segunda-feira, 7 de abril de 2014

Momento Física: Cosmologia


O Blog de Assis Ramalho, em parceria com o professor Roberto Oliveira oferece aos estudantes o Momento Física, no qual são divulgadas gratuitamente aulas de Física on line. O objetivo deste projeto é disponibilizar materiais que envolvem o ensino de Física para estudantes que pretendem se preparar para vestibulares ou simplesmente aprofundar seus conhecimentos na disciplina. O Momento Física é postado às segundas-feiras.

AULA 11/2014: COSMOLOGIA


ENCARTE com questão da aula online: Encarte Aula 11/2014

Vídeos: 


Material de apoio:

Saturno / Foto: Álvaro Folhas (Portugal)

Vídeo Star Trail/Álvaro Folhas: http://youtu.be/Kaka-kGKQJE

Para ver todas as aulas>
Momento Física - Professor Roberto Oliveira

Roberto Oliveira para Blog de Assis Ramalho
Material didático, animação e vídeo: Roberto Oliveira

Petrolândia: Vaqueiros de Petrolândia se unem para representar o esporte de vaquejada

Petrolandenses com o pré-candidato a governador Paulo Câmara (camisa branca)
No centro, de camisa verde, Celso Vitório, considerado o melhor vaqueiro brasileiro
Egilson Teles (camisa xadrez), do programa Abre a Porteira, cobriu o evento.
Vaqueiros de Petrolândia

Sábado e domingo passados, dias 5 e 6, um grupo de jovens vaqueiros de Petrolândia esteve na cidade de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, para prestigiar a Vaquejada do Special Silver, promovida pelo Haras Bonsucesso no Parque Terra de Santa Fé. Na noite do sábado, foi realizado o 2º Leilão do Haras Bonsucesso de animais quarto de milha com DNA de Vencedores. O evento teve a cobertura do programa Abre a Porteira, apresentado por Egilson Teles.

Os vaqueiros petrolandenses Dedé de França, Leê, Nedson e Francisco pretendem resgatar e divulgar o esporte de vaquejada em Petrolândia e preparar representantes para levar o nome do Parque João Pernambuco (Xodó do Vaqueiro) e da cidade em eventos regionais e nacionais. O grupo agradeceu ao prefeito Lourival Simões pelo apoio que está sendo dado à estruturação de uma associação de vaqueiros neste município.

Os números para contato com o grupo de vaqueiros de Petrolândia são (87) 9639-4107 e (87) 9666-6872.

Para ver mais fotos, clique aqui>Vaqueiros de Petrolândia em Bezerros (PE)


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lelê

MEC discute marco regulatório mais exigente para cursos de especialização


Abrir um curso de especialização, ou MBA, pode ficar mais difícil para as instituições de ensino, porque o Conselho Nacional de Educação (CNE) está preparando um marco regulatório para os cursos lato sensu. O objetivo é dar maior segurança para os estudantes e oferecer um mínimo de qualidade.

Uma comissão trabalha há cerca de oito meses no novo marco regulatório, que ainda passará por audiência pública antes de ser aprovado pelo MEC. Entre as mudanças, a especialização poderá ser oferecida por instituições de esino superior e pós-graduação, instituições de pesquisa científica e escolas de governo, desde que na mesma área em que as instituições atuam.

"Essa forma de especialização está fora da regulação. Para oferecer o curso, basta ser credenciada para graduação. Isso acabou por provocar uma oferta descontrolada de especialização no país. Tem instituições com um curso de graduação e oferecem 30 especializações fora da área em que atuam", explica o conselheiro da Câmara de Educação Superior do CNE Erasto Fortes.

Justiça nega pedido do Ministério Público para suspender agrotóxicos


Uma decisão da Justiça Federal negou pedido do Ministério Público Federal (MPF) de suspensão imediata do registro de agrotóxicos que tenham como ingrediente o 2,4-D, usado para combater ervas daninhas da folha larga. Na avaliação do MPF e de alguns pesquisadores, o 2,4D é prejudicial à saúde humana e ao meio ambiente. Entretanto, para o juiz Jamil Rosa, da 14ª Vara Federal, não há consenso técnico sobre efeitos negativos da substância que justifiquem o cancelamento imediato dos registros. A decisão saiu sexta-feira (4) mas foi divulgada nesta segunda-feira (7).

“Os estudos em que o autor [da ação] se baseou para requerer a providência da suspensão não são conclusivos no sentido de que o referido produto tem toxicidade acima dos níveis considerados seguros”, diz o juiz. Ele também indeferiu a suspensão da tramitação na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) dos processos sobre sementes transgênicas resistentes a agrotóxicos. Para ele, é necessário esperar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) conclua um processo de reavaliação do 2,4-D. O Ministério Público teme que a liberação das sementes resistentes a pesticidas aumente o consumo do 2,4-D no Brasil.

Petrolândia: Artes do Sertão, ateliê de Ilga Carvalho, é inaugurado na Quadra 07


Foi inaugurada no sábado, dia 05, o ateliê de artesanato Artes do Sertão, na Av. Auspício Valgueiro Barros, nº 365, na Quadra 07 de Petrolândia. No espaço é comercializada a produção artesanal da Asssociação Artes do Sertão, formada por Adhalis Yelba, Maria Andreza, Ilga Carvalho e Hilton Filho.

A abertura do novo empreendimento foi abençoada pelo Padre Fernando Nivaldo. Em seguida, foi servido um ligeiro coquetel. 

Ao procurar o presente do Dia das Mães, confira os produtos artesanais do ateliê Artes do Sertão, onde estão à venda os famosos sabonetes de Ilga Carvalho. 

Para ver mais fotos, clique aqui>Inauguração Artes do Sertão


Redação do Blog de Assis Ramaho
Fotos: Assis Ramalho

Humberto Costa destaca unidade do partido em PE


Líder do PT no Senado, Humberto Costa, destacou a unidade do partido de Pernambuco para as eleições deste ano. Segundo o parlamentar, o PT saiu fortalecido do processo de definição da chapa que vai disputar as eleições no Estado. Hoje, ele participou do ato de lançamento da pré-candidatura do deputado federal João Paulo (PT) ao Senado na chapa que tem o senador Armando Monteiro (PTB) como pré-candidato ao governo. O evento aconteceu na sede estadual do partido, no Recife.

“É um momento histórico, importante para o PT e para tonos nós. Estamos aqui consolidando uma chapa forte, uma chapa para vencer. O processo de definição se deu de forma transparente e hoje o nosso partido está unido. Isso não deve ter entrado nas contas daqueles que montaram a outra chapa. Esperavam que o PT fosse se dividir para fazer o que já fizeram em outras oportunidades”, afirmou o senador.

Petrolândia: Salão R&H, de Renata Helly, tem tudo para sua beleza na Quadra 11


A cabeleireira Renata Helly informa às usas clientes e amigas o endereço de seu Salão de Beleza, localizado na Av. N. Sra. do Carmo, na Quadra 11, próximo à Ki-Pão. 

Renata faz escova, chapinha, hidratação, relaxamento, progressiva, sobrancelha com henna. Além disso, em seu espaço de beleza você também encontra cosméticos, lingeries e confecções em moda feminina e masculina, para o público adulto e infantil.

Contato com Renata Helly (87) 9962-5276
Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Renata Helly

Petrolândia: Campeonato de Som Automotivo atrai grande público ao Parque João Pernambuco








Neste domingo, 06, foi realizado em Petrolândia mais uma edição do Campeonato de Som Automotivo, Carros Antigos e Motos e Carros Rebaixados. Com organização de Mário Táxi, o evento teve início à tarde e adentrou pela noite.

Um grande público, na maior parte jovens, se fez presente no Parque de Exposições João Pernambuco (Xodó do Vaqueiro), para conferir a disputa dos paredões em exibição no evento. Participaram carros, motos e sons de diversas cidades pernambucanas e dos vizinhos estados de Alagoas e Bahia.

O evento também serviu de oportunidade de negócios a comerciantes de peças e acessórios, que montaram estandes no parque para expor seus produtos e serviços.

Parabéns a Mário Táxi pela realização de mais um evento de sucesso.


Ver mais fotos, clique aqui>Campeonato de Som e Carros 2014

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Empresário oferece recompensa de dois mil reais a quem der informação de painel roubado de sua carreta


Na madrugada deste domingo (06), em Petrolândia, ladrões arrombaram uma carreta Scania, pertencente ao empresário Geraldo Melinha, e furtaram o painel completo, inclusive o tacógrafo. O roubo aconteceu na Avenida Djalma Wanderley, próximo ao estabelecimento comercial do empresário.

Segundo Geraldo Melinha, esse tipo de roubo já está virando rotina na cidade de Petrolândia.

"Só nos últimos trinta dias, eu tenho conhecimento de pelo menos cinco roubos, iguais a esse, realizados aqui em Petrolândia", disse o empresário.

Geraldo oferece recompensa de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para quem tiver informação do paradeiro do painel de seu veículo.

"O painel que me foi roubado é muito caro. Portanto, quem me trouxer informação do paradeiro dele, eu estou dando uma recompensa de dois mil reais. Pelo menos se eu recuperar o painel, o prejuízo vai ser menor. Se não, vou ter de desembolsar mais de dez mil reais pra comprar um outro", finalizou Melinha.

Os telefones para contato com o empresário são (87) 3851-2283 e (87) 9991-7092


Redação do Blog de Assis Ramalho

Classificados Petrolândia: ALUGA-SE uma casa na Quadra 17, próximo ao PSF Renascer


ALUGA-Se uma casa na quadra 17, próximo ao PSF Renascer. O imóvel é composto por uma três quartos, duas salas, cozinha, dois banheiros e área de serviço. O imóvel é todo murado, quintal cimentado, piso em cerâmica e teto forrado. Valor do aluguel a combinar com a proprietária.
Interessados, por favor, ligar para Eide (87) 9935-9745.

Redação do Blog de Assis Ramalho

O Blog de Assis Ramalho divulga gratuita classificados de Petrolândia e região. Envie seu anúncio para contato@assisramalho.com.br ou ligue (87) 9955-1186.

Petrolândia: Paróquia de Petrolândia divulga programação da Semana Santa


A Semana Santa é, do ponto de vista da fé, o período mais expressivo para a vida cristã. Do ponto de vista litúrgico,celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, sua permanência nesta cidade sagrada até os últimos acontecimentos da sua Paixão, Morte e Ressurreição.

Os eventos mais recordados são a entrada triunfal de Jesus na manha do primeiro dia da semana, a última ceia com seus amigos e seguidores, as orações e vigília no Horto das Oliveiras, sua prisão e condenação, caminho para o calvário, onde ocorre sua Morte e Ressurreição Gloriosa.

Para vivenciar este tempo forte na igreja e na vida dos cristãos, nossa paróquia terá a seguinte programação para a SEMANA SANTA:

17/04 - Quinta-feira: MISSA DA CEIA DO SENHOR (LAVA PÉS)
9:00H: MISSA DOS SANTOS ÓLEOS NA CATEDRAL DIOCESA EM FLORESTA
19:30H:IGREJA MATRIZ
19:30H: COMUNIDADE PERPÉTUO SOCORRO, Qd 13

18/04 - Sexta-feira: SEXTA –FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR
05:00H: VIA- SACRA PÚBLICA SAINDO EM FRENTA DA IGREJA MATRIZ PARA A SERROTA.
19:30H: CELEBRAÇÃO DA AÇÃO LITÚRGICA NA IGRJA MATRIZ
19:30H: CELEBRAÇÃO DA AÇÃO LITÚRGICA NA COMUNIDADE PERPÉTUO SOCORRO,Qd 13

19/04 - Sábado: VIGÍLIA PASCAL
22:00H: IGREJA MATRIZ
19:30H: COMUNIDADE PERPÉTUO SOCORRO,Qd 13
20/04 Domingo: PÁSCOA DO SENHOR
8:30H: IGREJA MATRIZ
10:00H: BATIZADOS
16:00H: PROJETO APOLÔNIO SALES
19:00H: IGREJA MATRIZ

FELIZ E SANTA PÁSCOA A TODOS!

Pe. Antonio Miglio
Pe. Fernando Nivaldo

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Padre Fernando Nivaldo

Notícias relacionadas(clique para ler)
>Petrolândia: Flávio Henrique interpreta papel de Jesus Cristo durante Via Sacra e emociona os fiéis presentes
>Petrolândia: Procissão da Via Sacra e encenação da Paixão de Cristo têm cobertura do Blog de Assis Ramalho
>Petrolândia: Pastoral da Juventude realiza Via Sacra Paixão e Morte de Jesus Cristo, e emociona os fiéis

Ao lado de Armando, João Paulo promete ganhar Pernambuco


"Vamos ganhar as ruas, ganhar Pernambuco, vamos ganhar a disputa ao Senado, eleger Armando e eleger Dilma no primeiro turno. À luta companheiros!". Foi com a disposição e a experiência de quem milita nos movimentos sociais e sindicais há mais de 40 anos, e confiando na garra da militância petista, que o deputado federal João Paulo se apresentou nesta segunda-feira (7) como pré-candidato ao Senado pelo PT, na chapa que será liderada por Armando Monteiro, pré-candidato a governador de Pernambuco.

Em um ato na sede do diretório estadual do PT, João Paulo se disse preparado para representar o Estado no Senado e que, para isto, fará uma campanha aguerrida. "Depois de ter vivido movimento de igreja, ter sido presidente de associação de moradores, comissão clandestina de porta de fábrica, dirigente sindical, vereador, deputado, de ter vivido oito anos de prefeito, e agora deputado federal, eu quero dizer a vocês que estou preparado. E quero dizer que vocês vão ver aquele mesmo guerreiro que viveu processos que eram considerados impossíveis, mas que em 2000, 2004 e 2008, por exemplo, superou as dificuldades".

Petrolândia: CFEPP Cursos promove evento 'Vai com Tudo' com demonstração de MMA


Na manhã do sábado passado, dia 05, foi realizado em Petrolândia o "Vai Com Tudo", com apresentações de lutas de MMA. Prestigiaram o evento os atletas Walid Queiroz, mestre de muay thai e faixa preta de jiu-jitsu, Augusto "Gugu", campeão brasileiro de kickboxing e atleta de destaque do Bokum Fight de Aracaju (SE).

Com demonstrações entre atletas de diversas regiões, o "Vai Com Tudo" aconteceu no pátio do CFEPP Cursos e foi uma realização dos alunos de Gestão Empresarial, orientados pelo professor Ericson Menezes, coordenador do evento.

A animação musical do evento, no intervalo das apresentações, foi um show de Caíque Safdão, aluno do CFEPP Cursos.

Clique aqui para ver mais fotos>Apresentação MMA no CFEPP

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: CFEPP Cursos
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Em resposta ao pleito do vereador João Vicente, SDS afirma impossibilidade de instalar IML nesta cidade

Vereador João Vicente (Foto: Assis Ramalho)

No mês de fevereiro, o vereador João Vicente Alves Filho (João Enfermeiro), da Câmara Municipal de Petrolândia, encaminhou ofício à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco  para requerer a instalação de uma unidade do IML-Instituto Médico Legal no município neste município do Sertão de Itaparica. Em resposta, a SDS informa que não há possibilidade de atender ao pleito do vereador, considerando que há projeto para instalação de complexos da Polícia Científica em Salgueiro, Petrolina, Garanhuns, Palmares, Caruaru e Goiana.

Abaixo, reprodução do ofício recebido da SDS-PE.


Notícias relacionadas (clique para ler)
>Petrolândia: Vereador João Vicente requer a instalação de IML na cidade
>Governo de Pernambuco inicia interiorização dos complexos de Polícia Científica

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Assessoria Câmara Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Seis jogos movimentaram a abertura da 'Copa dos Campeões' neste final de semana no Estádio '' O Galegão''

Time do Petrolândia fez estréia no sábado vencendo o Grêmio Petrolândia pelo placar de 4 x 2
Grêmio Petrolândia
Palmeiras de Caraibeiras empatou com o São Paulo em 1x1
São Paulo da Quadra 13 de Petrolândia

Teve início neste final de semana em Petrolândia, a Copa dos Campeões. Ao todo foram disputadas quatro partidas no Estádio Municipal '' O Galegão'' onde o equilíbrio prevaleceu em quase todas as partidas.

No primeiro jogo de  sábado(05) a equipe do Petrolândia derrotou o Grêmio Petrolândia pelo placar de 4x2.  Edson da Vila(2 gols), Fantica e Henrique marcaram para o time do Petrolândia, enquanto Nikson fez os dois gols do Grêmio Petrolândia. 

Árbitro: João Bocão
Auxiliares: Cris Bombom e Cinho

Ainda no sábado, na segunda partida, o São Paulo da Quadra 13 de Petrolândia empatou com o time do Palmeiras de Caraibeiras em 1x1.

Mais dois jogos foram realizados neste domingo(06). Na primeira partida, a Adimec empatou com a Ponte Preta de Floresta pelo placar de 2x2. Depois de está vencendo por 2x0, com gols de Feio e Adailton, o Adimec cedeu o empate a Ponte Preta, que marcou dois gols no fanalzinho da partida, através de Savoca e Diego (Pênalti).

Na segunda partida de domingo, o Sport Leão da Reta da Agrovila 07 de Petrolândia, empatou com a equipe de Carnaubeira da Penha em 0x0.

Próximos jogos:

Terça-feira(08): 19:30 - Canarinho de Caraibeira x Grêmio Petrolândia
Terça-feira(08): 21:00 - São Paulo da Quadra 13 x Floresta

Quinta-feira: (10): 19:30 - Adimec x Botafogo
Quinta-feira: (10): 21:00 - Sport Leão x Vitória de Floresta 

Sábado(12): - 19:30 -Canarinho de Caraibeiras x Petrolândia
Sábado(12): - 21:00 - Floresta x Palmeiras de Caraibeiras

Domingo(13): - 15:30 - Vitória de Floresta x Carnaubeira da Penha
Domingo(13): - Botafogo de Tacaratu x Ponte Preta de Floresta

Confira as Chaves:

Chave A: Palmeiras(Tacaratu),  São Paulo(Petrolândia)  e Floresta
Chave B: Petrolândia(Petrolândia), Grêmio Petrolândia e Canarinho(Caraibeiras)
Chave C: Ponte Preta(Floresta, Adimec(Petrolândia) e Botafogo(Tacaratu)
Chave: D: Carnaubeiras, Spor Leão da Agrovila da Reta(Petrolândia) e Vitória(Floresta)

Obs: Os dois primeiros colocados de cada chave se classificam para as quartas de final, que será disputada em forma de mata-mata.

Quartas de Final
Chave E - 1º do A x 2º do B
Chave F - 1º do B x 2º do A
Chave G -1º do C x 2° do D
Chave H -1º do D x 2º do C

Semifinais
Chave I - Vencedor do E x Vencedor do G

Chave J - Vencedor do F x Vencedor do H
Finais
Vencedor do I x Vencedor do J

O Campeonato Municipal é organizado pela LIDEPE (Liga Desportiva de Petrolândia) com o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia.
Para ver mais fotos, clique aqui>Abertura da Copa dos Campeões

Ponte Preta de Floresta
Carnaubeira da Penha
Sport Leão da Reta


Notícia relacionada(clique para ler)