terça-feira, abril 29, 2014

Petrolândia: Secretaria de Agricultura e IPA distribuem palma forrageira resistente à cochonilha do carmim

 Entrega de raquetes de palma na zona rural

A Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e o Instituto Agronômico de Pernambuco-IPA, realizaram na quinta-feira passada (24), a entrega de 12.500 raquetes da variedade de palma Orelha de Elefante Mexicana, a 15 produtores/criadores das comunidades Baixa Querida, Mandacaru, Avarzeado, Lagoa do Cipó, na zona rural do município. A variedade distribuída é resistente à Cochonilha do Carmim (Dactylopius opuntiae).

A finalidade da ação é proporcionar a multiplicação dessa variedade em propriedades do município, para posteriormente repassar novas raquetes para outros agricultores.

A Cochonilha do Carmim é um inseto que se alimenta da seiva das plantas e além de sugar a planta, a cochonilha também pode introduzir vírus ou toxinas que deixam à planta amarela e murcha podendo destruir a palma forrageira dentro de poucos meses se não for combatida rapidamente.

A melhor forma de identificar a praga é verificando a presença de flocos brancos (colônias) nas raquetes da palma. Ao esmagar as colônias há a liberação de líquido avermelhado.

A Cochonilha do Carmim é uma praga quarentenária presente - A2 que está destruindo plantações nos estados de Pernambuco, Paraíba e Ceará. Em Pernambuco ocorre em 39 municípios.

Prevenção e Controle da Praga


- Não adquirir palmas de regiões com ocorrência da praga Cochonilha do Carmim;
- Não transitar com animais de regiões com ocorrência da praga para regiões onde não ocorra a praga;
- Eliminar imediatamente as primeiras raquetes atacadas (dar ao gado ou queimar);
- Nos plantios adensados abrir ruas para facilitar a eliminação da praga;
- Destruir os plantios abandonados com ocorrência da Cochonilha do Carmim;
- Pulverizar as raquetes com a mistura de 20 litros de água com 600 ml de detergente neutro e 300 ml de água sanitária ou 20 litros de água com 01 litro de detergente neutro;
- Repetir a aplicação de 8 em 8 dias;
- Os produtos precisam ser aplicados próximos às cochonilhas – cerca de 20 centímetros – para que a própria força do jato d’água ajude na remoção de suas camadas protetoras de cera e gordura.

Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Fábio Menezes/Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura e Adagro

Nenhum comentário:

Postar um comentário