sábado, 11 de novembro de 2017

Petrolândia: Sobre Envelhecer - Artigo de Fernando Nivaldo Batista

Fernando Nivaldo Batista (Foto: Divulgação)

Ultimamente tenho caminhado sobre os anfiteatros desta realidade de forma mais palpável. A poeira do tempo teima em manchar-me cabelos e barba. De imediato, a pergunta que não se cala: A quem irei chorar meus medos quando a velhice se estabelecer? Não gostaria de ver o desamparo existencial do qual me obriga a força do tempo. Sim! Aos poucos a vida despedaça a certidão que nos identifica com o mundo. O tempo passa. Ele cobra juros...

Lembro-me de uma canção dos Nonatos que diz: “... Para os meus olhos, você não tem mais aquela aparência, rosto bem cuidado, pele com essência e o poder nas mãos de me ter aos seus pés...” Não há dúvidas. A existência sofre agravos com o tempo. De novo a fragilidade nos coloca nos braços dos outros. Os braços que outrora ninavam o recém nascido se submetem à evolutividade do tempo. A dependência, as fraudas forçadas cuja vergonha não tem escolhas.

Mais uma vez o laço, o cordão umbilical se arrebenta. Se despede a mocidade e suas destrezas. Quase sempre o conforto (ou desconforto?) desse desatino encontra-se em ladainhas, rosários, novenas e jaculatórias, isto é, as razões escatológicas, de alguma forma, dão resposta a uma fragilidade incômoda que envelhece sem permissão. A religião não deixa de ser refúgio fácil para os que estão ou não dispostos a enfrentar a condição humana do entardecer. O alaranjado do céu é o mesmo, porém, as horas são outras.



Feira da Agricultura Familiar é destaque na Exposição de Animais

São 32 expositores de todo o estado comercializando diversos tipos de produto e com grande qualidade (Foto: Edilson Júnior)

Um dos principais atrativos do estande da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA) na 76º Exposição Nordestina de Animais é a feira da agricultura familiar. Nela, 32 expositores apresentam o resultado de seus trabalhos para o público em geral. Artesanatos feitos com material reciclado, mudas de plantas, alimentos produzidos por eles mesmos, como queijo de cabra, tapioca, mel, cachaça, são alguns dos produtos encontrados no local com preços bastante acessíveis. A feira fica dentro do estande da SARA, na rua principal do Parque do Cordeiro.

A SARA desenvolve várias atividades de apoio e fomento ao produtor da agricultura familiar através da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar. O objetivo é controlar as atividades de produção, organização, comercialização, capacitação, associativismo e cooperativismo solidário, Segurança Alimentar e Nutricional, Convivência com o Semiárido, assistência técnica e articulação para o desenvolvimento territorial assegurando um desenvolvimento sustentável.


Ameaça silensiosa: câncer de ovário tem sintomas discretos e pode evoluir rapidamente se não tratado em estágio inicial

Tipo de tumor ginecológico tem baixa incidência e apresenta boas respostas ao tratamento quando diagnosticado precocemente; Especialista do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Grupo Oncoclínicas alerta sobre os principais sinais de alerta da doença

Pouco se ouve falar sobre câncer de ovário, mas atualmente é considerado o tumor ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e também combatido, já que é assintomático. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são registrados no Brasil aproximadamente cinco mil novos casos por ano, sendo que ¾ são diagnosticados em estágios avançados.

De acordo com o Dr. Daniel Gimenes, oncologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Grupo Oncoclínicas, o câncer de ovário possui maior incidência em mulheres acima dos 50 anos, sendo na grande maioria dos casos não é possível identificar previamente fatores de risco que justifiquem o aparecimento da condição. "Um dos fatores que torna esse tipo de câncer tão agressivo é o fato de se iniciar a partir de mutações genéticas não hereditárias que, por sua vez, alteram as características das células e apresentam alta capacidade de se multiplicarem rapidamente, fazendo com que a doença atinja um estágio avançado rapidamente quando não tratado", explica .


Petrolândia: Letícia Avelino, aniversariante deste sábado (11), recebe felicitações da irmã Michaela


Letícia Avelino, aniversariante de hoje

Neste sábado, 11 de outubro, a jovem Letícia Avelino faz aniversário e recebe mensagem especial de sua irmã Michaela Silva. 

Hoje é o seu dia, é um grande dia. Dias e anos se passaram e você continua especial e querida por todos que a conhecem e a admiram. Eu gostaria de lhe fazer uma eterna poesia, que ficasse registrada em seu coração, como presente e recordação.

Você é um presente de Deus, luz que encoraja e faz viver. É uma rosa perfumada, pura e cristalina, é rocha que não se abala, é como uma brisa leve e descontraída, é uma pessoa linda. Você tem o dom de amar, tem a simplicidade, a paciência, e o carisma que fazem de você um ser maravilhoso. Eu adoro e admiro você por tudo que é, por tudo que representa, pelo simples fato de existir.

Que este dia seja como o Sol, brilhe com toda intensidade, com toda sua plenitude e magia. Eu lhe desejo toda a felicidade do mundo! Que hoje seja um grande dia, que o amor que nos uniu um dia por laços familiares, possa nos unir sempre. Você é uma grande irmã. Feliz aniversário!

Blog de Assis Ramalho


Danilo Cabral apresenta PEC para garantir recursos para o SUAS na Constituição

Foto: Sérgio Francês

O deputado Danilo Cabral (PSB/PE) protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com 196 assinaturas, coletadas em tempo recorde – menos de 24h -, a PEC Nº 383, de 2017, altera a Constituição Federal para garantir recursos para o financiamento do Sistema.

“Na PEC 383, a PEC do SUAS, propomos que a União aplique, anualmente, nunca menos de 1% da Receita Corrente Líquida do respectivo exercício financeiro no financiamento do Sistema Único de Assistência Social”, explica o deputado Danilo Cabral, autor da proposta e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS.

Na opinião de Danilo, é necessário prever a existência do SUAS no texto constitucional, assim como estabelecer na Carta Magna o montante de receitas disponíveis para o efetivo funcionamento do Sistema. “Da forma como acontece hoje, fica a critério do governo cortar recursos para o SUAS. A PEC estabelece uma vinculação na Constituição para acabar com essa instabilidade que ameaça o Sistema”, afirma o parlamentar.


Pesquisador da Embrapa representa o Brasil no Banco de Sementes de Svalbard, Noruega

Arthur Mariante (foto) e pesquisadores de outros cinco países compõem o Painel Consultivo Internacional que vai apoiar a gestão do banco norueguês.

O pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Arthur Mariante (FOTO) representa o Brasil no Painel Consultivo Internacional que vai supervisionar a gestão do do Banco Global de Sementes de Svalbard, situado na cidade de Longyearbyen, Noruega. Ele e pesquisadores de outros cinco países – Noruega, Itália, Marrocos, Filipinas e Bósnia e Herzegovina – se reunirão em fevereiro de 2018 na Noruega para comemorar o aniversário de 10 anos do Banco.

Mariante foi escolhido por sua experiência como presidente do Comitê Gestor do Portfólio de Recursos Genéticos para Alimentação, Agricultura e Bioindústria da Embrapa (Regen), que reúne ações de pesquisa em todas as regiões brasileiras voltadas à manutenção, enriquecimento e caracterização dos núcleos de conservação animal, coleções biológicas de microrganismos e bancos vegetais.


Privatização da Chesf é discutida durante audiência pública em Santa Maria da Boa Vista


O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, participou de audiência pública realizada na manhã desta sexta-feira (10) na Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do estado. A reunião, proposta pelo vereador Izinho Moura (PT) e que contou com presença de representantes de entidades e movimentos sociais, alertou para os efeitos que a venda da estatal pode acarretar na economia e no desenvolvimento da região.

Lucas Ramos chamou a atenção para a importância da manutenção de políticas públicas que favoreçam o uso múltiplo da água do São Francisco, o que não está garantido com a privatização. “O Projeto Fulgêncio e assentamentos dependem do Velho Chico e sem seus recursos, a principal atividade econômica do município entra em colapso, pois haverá o comprometimento da agricultura familiar e irrigada”, destacou o socialista, que acrescentou: “A Adutora da Redenção, que também será atendida pelo rio e reduzirá em 70% o abastecimento de água através de carros-pipa quando estiver concluída, precisa da Chesf fortalecida para cumprir sua função social atendendo às famílias de Santa Maria da Boa Vista”, disse.


Recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas atende produtores de Eunápolis (BA)


Nos dias 21 e 22 de novembro, produtores rurais de Eunápolis poderão devolver embalagens vazias de defensivos agrícolas devidamente lavadas e inutilizadas no Viveiro da Tecnoplant, no recebimento itinerante promovido pela Arisba (Associação dos Revendedores de Insumos Agrícolas do Sul da Bahia), que gerencia a central de recebimento de Ilhéus, junto a Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia).

Ao entregar o material o produtor receberá, de acordo com o que determina a legislação, os comprovantes de devolução. Desta forma, em uma eventual fiscalização de órgãos públicos, podem comprovar que cumpriram com sua responsabilidade legal e também deram sua contribuição para o meio ambiente.

A iniciativa é uma das atividades que contribuem para o sucesso do Sistema Campo Limpo, que, em 15 anos, destinou corretamente mais de 450 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas em todo Brasil, reforçando a importância da logística reversa no campo e consolidando o país como referência e liderança mundial no setor.


SecMulher-PE abre inscrições para o 3º Seminário Gênero e Patrimônio Cultural

Evento acontece nos dias 28 e 29 no Centro Cultural dos Correios

Estão abertas as inscrições para o 3º Seminário Gênero & Patrimônio Cultural - Direitos Culturais, Cidadania e Participação das Mulheres nas Políticas de Patrimônio, que acontece nos próximos dias 28 e 29, no Centro Cultural dos Correios.

O seminário vai abordar os direitos culturais e as políticas de patrimônio voltadas para as manifestações artísticas do Frevo, Capoeira e do Caboclinho. As pessoas que participarem do evento vão ter a oportunidade de realizar um minicurso com o tema: “A Política de Patrimônio Imaterial e as Questões de Gênero”. Serão oferecidas 30 vagas para o minicurso, com carga horária de 4h, respeitando a ordem de inscrição. As pessoas interessadas já podem realizar suas inscrições, gratuitamente, no link: https://goo.gl/g6Xdi6.

A gerente de Formação em Gênero da Secretaria da Mulher do Governo de Pernambuco, Juliane Souza, informa que a iniciativa objetiva fomentar a reflexão de gênero no campo da cultura, reconhecendo a importância da participação das mulheres na preservação do Patrimônio Cultural.


Termina dia 29 de novembro prazo para negociação de dívidas de projetos irrigados da Codevasf

Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Os produtores dos projetos de irrigação administrados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) têm até o dia 29 de novembro para negociarem suas dívidas de titulação e tarifa d'água produtores (conhecida como K1). Ao todo, 2,5 mil lotes já tiveram suas dívidas liquidadas até o final de setembro. A taxa do K1 refere-se ao uso de investimentos do governo federal na implantação, reabilitação e modernização da infraestrutura de irrigação de uso comum dos perímetros.

Segundo dados da Unidade de Gestão das Cobranças da Codevasf, em Brasília, pouco mais de R$ 9,5 milhões já foram arrecadados pela Companhia, sendo cerca de R$ 2 milhões provenientes da negociação do K1 e aproximadamente R$ 7 milhões vindos da titulação de lotes.

"Os descontos, que vão até 90% do valor total da dívida, são válidos apenas para pagamento total do saldo atualizado. Mesmo os agricultores que participaram de processos de renegociação de suas dívidas no passado poderão obter o desconto para liquidação dos débitos. Aqueles agricultores que possuem mais de um lote também poderão liquidar seus débitos", destacou o presidente da Codevasf, Avelino Neiva.


Entidades empresariais comemoram entrada em vigor da reforma trabalhista


“Temos que avançar na reforma tributária, da Previdência e na mais necessária de todas, que é a reforma política", declara o presidente da Fiesp, em nota.

A entrada em vigor da reforma trabalhista, neste sábado (11), representa “a maior mudança na legislação do trabalho do Brasil desde 1943, quando foi publicada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)”, na opinião da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Em nota divulgada nessa sexta (10), a instituição afirma que o Brasil, “depois de mais de sete décadas”, se equipara a outros países que têm leis trabalhistas “seguras, mas flexíveis”.

O tom comemorativo foi o mesmo exibido por outras entidades empresariais. No entender da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Lei 13.467/17 representa “o almejado avanço na construção de relações do trabalho modernas e alinhadas com a economia do século 21”.

Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaff, disse que a modernização das leis trabalhistas propiciará a criação de novos empregos, “com segurança jurídica para todos”. Trata-se, segundo Skaff, de uma “vitória da sociedade e do Brasil”.

O presidente da Fiesp acentuou, em nota, que o Brasil está “maduro para viver uma nova forma de relação entre trabalhadores e empregadores, que será positiva para todos”. Lembrou, contudo, que o país necessita de mais reformas. “Temos que avançar na reforma tributária, da Previdência e na mais necessária de todas, que é a reforma política. Somente por este caminho, romperemos o ciclo vicioso de crises que se retroalimentam”, concluiu.


Paulo Câmara cumpre agenda neste domingo (12) em Belém do São Francisco e Floresta, no Sertão do Estado


Em visita ao Sertão de Itaparica, neste domingo (12.11), o governador Paulo Câmara irá anunciar a transformação da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Maria Emília Cantarelli em Escola Técnica Estadual. Com a mudança, a nova ETE passará a contar com a estrutura e a qualidade padrão de todas as 37 unidades em funcionamento no Estado, incluindo salas de aula, secretaria, arquivo, almoxarifado, hall de acesso, diretoria, coordenação, banheiros, biblioteca, sala dos professores, laboratórios de informática, ciências, física/matemática, cozinha, despensa, recreio coberto/refeitório e quadra coberta com vestiário.

O chefe do Executivo estadual aproveita a oportunidade para dar por inaugurado a cobertura da quadra poliesportiva da Escola Maria Emília Cantarelli, realizada através do Programa Quadra Viva. Cerca de 500 estudantes da unidade de ensino serão beneficiados com o novo equipamento de esporte e lazer. A estrutura, que recebeu investimentos na ordem de R$ 285 mil, possui uma área total de 772,40 m² de cobertura, com dimensões de 32,05m x 24,10m.


Petrolândia: Aniversariante do dia, Jailma França recebe o carinho da irmã Dejani França

Jailma França - aniversariante deste sábado (11)

Por meio do Blog de Assis ramalho, Dejani França (Dida), residente na  Rua Tancredo Neves, na Quadra 01 de Petrolândia, dá os parabéns à sua irmã Jailma França, residente da quadra 13 de Petrolândia, pelo dia do seu aniversário.

Parabéns minha irmã!
Feliz aniversário!!!
É o que te deseja sua mana Dida

Blog de Assis Ramalho
Informação e foto: Dejani França


Quilombo dos Palmares, em Alagoas, é reconhecido patrimônio cultural do Mercosul

A região da Serra da Barriga, em Alagoas, acolhia o Quilombo dos Palmares, o mais conhecido da história brasileira. (Foto: Arquivo/Agência Alagoas)

Em 20 de novembro é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, uma das principais lideranças negras da história do país. O nome faz referência ao Quilombo dos Palmares, maior espaço de resistência de escravos durante mais de um século no período colonial (1597-1704).

A região que acolhia o núcleo do quilombo, Serra da Barriga, em Alagoas, ganhou reconhecimento internacional. Neste sábado (11), será oficializada a certificação da área como patrimônio cultural do Mercosul. O título só foi conferido até agora a dois bens no país: a Ponte Internacional Barão de Mauá, ligação entre as cidades de Jaguarão, no Brasil, e Rio Branco, no Uruguai; e a região das Missões, que abrange cinco países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia).

A Serra da Barriga foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1985. Em 2007, foi aberto o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, próximo à cidade de União dos Palmares, a cerca de 80 quilômetros da capital do estado, Maceió. O projeto envolveu a construção de instalações em referência a Palmares, como a casa de farinha (Onjó de farinha), casa do campo santo (Onjó Cruzambê ) e terreiro de ervas (Oxile das ervas). O espaço ainda é o único parque temático voltado à cultura negra no Brasil e recebe anualmente cerca de 8 mil visitantes.

Visibilidade


Homens tentam assaltar hospital em Caruaru e trocam tiros com policial militar

Tentativa de assalto aconteceu na madrugada deste sábado (11) em Caruaru (Foto: Unimed Caruraru)

Três homens tentaram assaltar pacientes do Hospital Unimed na madrugada deste sábado (11), no bairro Universitário, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar, eles estavam armados, encapuzados e chegaram em uma van.

No local os homens renderam dois seguranças e anunciaram o assalto. Os suspeitos perceberam que entre os pacientes estava um policial militar e começaram a atirar. Os homens fugiram e deixaram cair um revólver.


Diabetes: é possível viver com qualidade


O Brasil tem atualmente mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes e este número vem crescendo anualmente. Muitos pacientes recebem o diagnóstico como uma sentença para uma vida de restrições, mas é possível viver com qualidade. “Com controle e acompanhamento médico, a doença não é fator impeditivo para nada”, esclarece a endocrinologista do Hospital Jayme da Fonte, Juliana Arruda.

Diabetes é uma doença crônica que acontece quando o organismo passa a não produzir insulina, ou esta não tem ação adequada. Esta alteração vai resultar na elevação do nível de glicose no sangue – a conhecida hiperglicemia. Quando o portador da diabetes tem um quadro prolongado de hiperglicemia, pode haver danos em alguns órgãos, como rins, olhos, coração, dentre outros. As formas mais comuns da doença são o Tipo 1 ou Tipo 2. No primeiro caso, a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem uma destruição autoimune. É diagnosticada geralmente na infância ou adolescência, mas pode ser identificada em adultos também. Os portadores necessitam de injeções diárias de insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas para ajudar a manter a glicose no sangue em valores normais.


SemiáridoShow, Prefeitura de Petrolina apresenta propostas para fortalecimento do turismo rural e regional


Seminário de turismo da Prefeitura é destaque na programação do Semiárido Show (Foto: Sérgio Sá/Divulgação SECULTE)

Turismo rural e regional foram os temas do seminário apresentando pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) de Petrolina durante a 7ª Edição do SemiáridoShow, nesta quarta-feira (08). A ação, em parceria com a Criatur e o IF Sertão, aconteceu no auditório Macambira da Embrapa e contou com a presença de mais de 130 participantes.

Durante todo o dia, o público pôde assistir a palestras, entre elas com a presidente-executiva da Brasil Rural Experiências Rurais e Naturais, Andrea Roque e João Roberto, que fizeram uma panorâmica do turismo rural e as oportunidades da região. Já Melânia Vieira apresentou o case de sucesso do Engenho Lage Bonita, que abriu as portas para visitação. A programação ainda contou com um bate-papo com Cynthia Clause, da Criatur e Gislane Gava, professora do IF Sertão, que abordaram o desenvolvimento do turismo e sobre a geração de renda no Vale do São Francisco.


Petrolândia: Boneco Bumblebee faz a alegria da criançada no Supermercado Sanfrancisco


A molecadinha pira quando se aproxima do Boneco Bumblebee (Fotos: Assis Ramalho/Blog AR)

Pais compareceram com seus filhos ao Supermercado Sanfrancisco, filial da rua Clodoaldo Bezerra, no centro de Petrolândia, para tirar fotos com o famoso Boneco Bumblebee.



O garotinho parece não acreditar está em frente ao Boneco Bumblebee




A molecadinha pira quando o assunto é Transformers. Os robôs que se transformam em veículos fazem a cabeça da garotada e vem ganhando cada vez mais fãs.

O Boneco Bumblebee é um dos favoritos dos pequenos, e isso ficou provado nesta sexta-feira (10), em Petrolândia, onde centenas de crianças - acompanhadas por seus pais - compareceram ao Supermercado Sanfrancisco, filial da rua Clodoaldo Bezerra, no centro de Petrolândia, para tirar fotos com o famoso Boneco Bumblebee.

Para isso, bastou comprar produtos das linhas Tralalá Kids, Tralalá Baby e Transformers no Supermercado do empresário Armando Rodrigues, para serem clicados ao lado do Boneco Bumblebee, atual sonho de consumo dos baixinhos.

Parabéns ao Supermercado Sanfrancisco pela bonita iniciativa de levar alegria a criançada!


  

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 13 a 17 de novembro de 2017


Segunda-feira (13): Neurologista, Nutricionista, Exames Laboratoriais, Raio X,  Eletrocardiograma
Terça-feira (14): Preventivo, Nutricionista, Colposcopia, Exames Laboratoriais, Raio X,  Eletrocardiograma
Quarta-feira(15): FERIADO NACIONAL
Quinta-feira (16): Clínico Geral, Nutricionista, Exames Laboratoriais, Raio X,  Eletrocardiograma
Sexta-feira (17): Ginecologista, Dentista, Nutricionista, Exames Laboratoriais, Raio X,  Eletrocardiograma


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia


Veículos de luxo são apreendidos em ação da PF contra desvio de verbas para vítimas da chuva em PE

Merecedes Benz é um dos veículos apreendidos durante a Operação Torrentes, que investiga desvio de recursos pra ajudar vítimas de chuva em Pernambuco (Foto: Polícia Federal/ Divulgação).

Seis veículos de luxo, de várias marcas, foram apreendidos pelos policiais federais que participaram da Operação Torrentes. A ação investiga desvios de até 30% no valor de contratos para compra de colchões, filtros de água e comida para flagelados de enchentes na Zona da Mata Sul de Pernambuco, este ano e em 2010. O montante repassado pelo governo federal chega a R$ 450 milhões.

Na quinta-feira (9), a PF cumpriu 71 mandados judiciais, sendo 14 de prisão temporária, incluindo policiais militares que atuavam na Casa Militar do Governo de Pernambuco e empresários. O balanço parcial das apreensões foi feito nesta sexta-feira (10). Fotos e vídeos enviados pela PF mostram veículos de marcas importadas, como Mercedes Benz, Jeep, Toyota, Honda e Nissan.


Com fim da contribuição obrigatória, ministro estima que mais de 3 mil sindicatos desaparecerão

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, durante audiência pública na Câmara dos Deputados (Foto: Edu Andrade/ASCOM Ministério do Trabalho)

Com o início da vigência da nova lei trabalhista neste sábado (11), a contribuição sindical obrigatória, que era cobrada no valor de um dia de salário de cada trabalhador, deixa de existir e, por conta disso, deverão desaparecer mais de três mil sindicatos. A avaliação foi feita pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Reforma trabalhista: veja ajustes que o governo deve fazer na lei que começa a vigorar neste sábado

Atualmente, segundo o ministro, há cerca de 16,8 mil sindicatos no Brasil, dos quais 5,1 mil são patronais. O restante, cerca de 11,3 mil, representa os trabalhadores.

"Eu acredito que deverá reduzir em 30% dos 11,3 mil sindicatos [dos trabalhadores]", declarou o ministro. Segundo Nogueira, essa redução vai acontecer porque parte dos sindicatos vai se fundir a outros.

Segundo Ronaldo Nogueira, os sindicatos dos trabalhadores que tendem a desaparecer são aqueles que não realizaram, nos últimos três anos, acordos coletivos, considerados por ele como uma das "razões fundamentais da organização sindical".


Em meio à ação, o trabalho de conscientizar as crianças contra o tráfico de animais


Crianças que viram animais silvestres sendo apreendidos receberam brinquedos da campanha Defensores do Meio Ambiente (Fotos: Divulgação/CPRH)

Entre os 198 animais silvestres apreendidos ao longo da Operação Lenha Branca, realizada pela CPRH no Sertão do Araripe, entra a segunda (6) e esta sexta-feira (10), seis foram entregues voluntariamente à Agência ambiental. Os agentes aproveitaram a ação para reforçar a conscientização sobre a necessidade de preservação das espécies e do meio ambiente. As crianças, especialmente nas situações de apreensão, tiveram uma atenção especial: receberam brinquedos da campanha Defensores do Meio Ambiente, lançada pela CPRH no ano passado. Foram distribuídos 40 brinquedos.

Além de combater o estresse nas ações de apreensão, a campanha Defensores do Meio Ambiente sensibilizou bastante, tanto as crianças como os próprios agentes ambientais. No bairro do Planalto, no município de Araripina, por exemplo, crianças formaram fila para receber os brinquedos. Um garoto de menos de cinco anos chegou a levar a equipe para sua casa para entregar um azulão que era criado em cativeiro.


Câncer de próstata: Cuidados preventivos de rotina devem começar por volta dos 45 anos

90% dos casos diagnosticados no início têm alta chance de cura

Cerca de 10% dos homens com 50 anos, 30% com 70 anos e 100% dos que chegarem aos 100 anos de idade terão câncer de próstata. Glândula responsável por nutrir os espermatozoides, a próstata passa a ser o centro das atenções após os 45 anos de idade, fase em que os cuidados com o órgão precisam ser redobrados.

No entanto, esse é um assunto que ainda configura certo tabu entre o público masculino. O exame de toque, que dura apenas alguns segundos e pode ser o grande divisor de águas entre um diagnóstico precoce com altas chances de cura e a detecção de um tumor já em fase avançada, apesar de ser cercado de mitos e preconceitos, felizmente tem sido procurado cada vez mais. Além do toque, outros recursos também são utilizados, como os exames de sangue e de imagem.

As chances de cura são de 80% a 90%; para tumores detectados precocemente. Quando o câncer é detectado em estágio avançado, essas chances diminuem para 10% a 20%.


Petrolândia: Chácara Santa Helena, próximo à Agrovila 4 da Reta, estará aberta neste sábado e domingo com banho de piscina,cerveja gelada e petiscos

 

A Chácara Santa Helena, localizada próximo a agrovila 04 da reta (Petrolândia), vem por meio deste comunicar que estará aberta neste sábado e domingo com banho de piscina, cerveja gelada, petiscos etc.

Reúna seus amigos e familiares e vá curtir o final de semana na chácara Santa Helena, organização de Painha.

Para entrar em contato com a direção da chácara Santa Helena, ligue Tel/WhatsApp 87 99997-6230.

A Chácara Santa Helena dispõe de Wi-Fi e muito mais.

Chácara Santa Helena, um paraíso ao alcance de todos! funciona todos os finais de semana aos sábados e domingos.

Blog de Assis Ramalho
Informação e fotos: Direção da Chácara Santa Helena


Petrolândia: 11º aniversário de atividade da loja Minas é comemorado com ação solidária; ainda há tempo de participar!

No Aniversário Solidário da Minas, a loja convida clientes a aproveitar promoções e ainda fazer o bem, com a doação de alimentos que serão destinados à Casa da Caridade da Paróquia São Francisco de Assis, em Petrolândia; a campanha encerra-se neste sábado (11) - Fotos: Assis Ramalho

A MINAS em Petrolândia é organizada pelo casal Eduardo (Edu) e Rejane


Nesta sexta-feira (10), a loja Minas celebrou seu 11º aniversário de atividade em Petrolândia, em grande estilo e com ação solidária. No Aniversário Solidário da loja Minas, a loja convidou clientes a aproveitar promoções e ainda fazer o bem, com a doação de alimentos que serão destinados à Casa da Caridade da Paróquia São Francisco de Assis, em Petrolândia.

O Aniversário Solidário da Loja Minas arrecadou alimentos não perecíveis durante todo o mês de novembro. Neste sábado (11), a Minas ainda dá sequência as comemoração do Aniversário Solidário.

Ingresse nesta festa, traga 1 kg de alimento e desfrute das promoções e descontos que somente a loja Minas é capaz de oferecer.

A loja Minas está localizada na rua Cecília Delgado, 62, centro de Petrolândia, em frente à Secretaria Municipal de Saúde. Telefone: 87 3851-1670. Acompanhe os lançamentos da loja Minas no Instagram @minascalcadospetrolandia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho