domingo, 24 de setembro de 2017

Petrolândia: Fabiano Jaques divulga esclarecimento sobre visita à Agrovila 04 da Reta

Fabiano Jaques Marques (Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Amigos de Petrolândia,

Em respeito à comunidade da Agrovila 04 da Reta, se faz necessário esclarecimentos sobre a nota de nossa visita à referida comunidade. Vamos aos fatos:

01- Em nenhum momento nos referimos (à) Associação Quilombola Borda do Lago Negros de Betinho em nossas declarações;

02- Recebemos um convite de amigos da comunidade para ver de perto as dificuldades vividas pelas pessoas que ali residem, e ouvimos relatos das mesmas de que na Agrovila 04 moram 69 famílias e que só aproximadamente 10 recebem auxílio do carro-pipa (cadastrados);

03- Recebemos também denúncias de que, para entrar na Associação, é cobrado um valor de R$ 140,00 (cento e quarenta reais);

04- Temos o maior respeito pela Associação Quilombola Borda do Lago, em especial ao nosso amigo Betinho e também à nossa amiga Cida, mas, temos a certeza que quem redigiu essa carta-resposta não conhece nossa trajetória, até porque conheço toda a família, desde pequeno, e fui criado por minha amiga Cida, e tenho a certeza: todos que fazem a referida associação conhecem não só a mim como à minha família;

05- Para finalizar, quero deixar claro que não me ofereci e sim fui convidado, como sou em muitos eventos, pela comunidade, para ver de perto o sofrimento da nossa gente e, assim como foi na Agrovila 04, foi em vários locais e vai continuar sendo, doa em quem doer. Afinal de contas, não tenho mais mandato, porém tenho um compromisso com o povo de minha terra!

Fabiano Jaques Marques

Notícias relacionadas
>Empresário e ex-vereador Fabiano Jaques visita a Agrovila 04 da Reta

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta segunda-feira (25) na CLIMAGEM


Atenção, mulheres de Petrolândia e região, avisamos que o mastologista Dr. PAULO JÚNIOR estará atendendo na tarde desta segunda feira (25) na CLIMAGEM (Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem). Não percam a oportunidade de cuidar da sua saúde. Marcação no local ou através do telefone: 87 3851-1195.

A CLIMAGEM está localizada na Avenida Marquês de Olinda, nº 32, no centro de Petrolândia - em frente a MouraLab, próximo à Pousada e Empório Atenize.

A mastologia é a especialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar as doenças benignas e malignas da mama. O mastologista é o médico habilitado e com treinamento adequado para decidir qual a melhor conduta a seguir, desde os casos mais simples até os mais complexos, onde haverá a necessidade de planejar e realizar o tratamento cirúrgico, como no caso do câncer de mama. O diagnóstico precoce e o acompanhamento com profissional especializado são essenciais para o sucesso do tratamento das patologias mamárias.

Em Pernambuco, além de Petrolândia, Dr. Paulo Lucena atende também em Jatobá, Floresta e Tacaratu. Atende também em Paulo Afonso, na Bahia.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Climagem

Quadrilha é presa em blitz ao se preparar para assaltos a carros-fortes no Sertão de Pernambuco


Os presos indicaram aos policiais uma residência, onde foram apreendidas armas de grosso calibre, dentre elas um fuzil equipado com luneta, com 18 munições. (Foto: Divulgação / Polícia Militar de Pernambuco)

Quatro integrantes de uma quadrilha suspeita de assaltar bancos e carros-fortes foram presos neste domingo (24), em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), os suspeitos atuavam no Sertão e se preparavam para assaltar carros-fortes, quando foram surpreendidos por policiais militares que faziam blitz de rotina e bloqueios na região.

Ainda conforme a PM, os integrantes da quadrilha vinham planejando o ataque há algum tempo, mas não estavam encontrando espaço para atuar, por conta da pressão policial em toda a área. Os presos indicaram aos policiais uma residência, no assentamento Jiboia, onde foram apreendidas armas de grosso calibre, dentre elas um fuzil equipado com luneta, com 18 munições. Além dele, foram apreendidos uma espingarda de repetição calibre 12, um revólver calibre 38, uma pistola 9mm, quatro placas e três capas de colete balístico, três espoletas de detonação de dinamite, dois veículos roubados e 218g de cocaína.

JC Online

Petrolândia: Montanha de lixo é despejada no percurso da procissão de abertura da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis


Grande quantidade de restos de poda e lixo foi despejada em canteiro central da Avenida Manoel Borba, no centro comercial de Petrolândia. Segundo informações da Prefeitura, foi realizado um grande esforço para deixar a cidade mais limpa para os festejos do Padroeiro, no entanto, no domingo as equipes da limpeza urbana da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão de folga.

O local do descarte do lixo está no percurso da procissão de abertura da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis, prevista para ser iniciada às 19h00 deste domingo (24). A sai da frente do Terminal Rodoviário, na entrada da cidade, e segue pela Manoel Borba, em direção à Igreja Matriz.

Os fieis, entre eles a prefeita Janielma, que conduzirá uma das bandeiras, vão se deparar com esse obstáculo adicional, além, provavelmente, de automóveis estacionados e calçadas irregulares e/ou obstruídas ao longo do caminho.

Na sexta-feira (22), à tarde, a prefeita recebeu os vereadores para reunião que teve a limpeza urbana como tema principal. O debate entre Executivo e Legislativo foi no sentido de atualização do Código de Postura do Município de Petrolândia, com medidas como a elevação do valor das multas para os sujadores da cidade.

Abaixo, fotos da procissão de abertura da Festa do Padroeiro em 2014, durante passagem na Avenida Manoel Borba.

Fotos: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Corpo de idoso falecido há vários dias é encontrado em imóvel na Quadra 17



Fotos: Assis Ramalho/Blog AR




Na tarde deste domingo (24), a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, sediada em Petrolândia, foi acionada para averiguar uma casa fechada há mais de 10 dias, na Quadra 17, no qual a comunidade notificou intenso mal cheiro. No local, os policiais militares encontraram o corpo do sr. Rosivaldo Alves da Silva, 77 anos, em estado de decomposição. O idoso morava sozinho.

Vizinhos relataram à reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia que a casa, localizada na avenida Pedro de Souza Freire, estava fechada há mais de 10, talvez 15 dias. Pelo tempo prolongado de ausência, os vizinhos pensaram que ele estava em viagem, por isso não estranharam o imóvel estar fechado. A vizinhança desconfiou da morte do idoso ao perceber forte mal cheiro exalado da residência dele.

Após adentrar o imóvel, a Polícia Militar informou que o levantamento cadavérico será realizado por equipe do Instituto Médico Legal (IML) de Caruaru, onde será realizada a necropsia.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Comemoração ao Dia Nacional do Surdo nesta terça (26) tem homenagem póstuma à profª Lúcia Barros


Reprodução Facebook Lúcia Barros

Nesta terça-feira (26), será celebrado em Petrolândia o Dia Nacional do Surdo. A programação organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o grupo 'Mãos que Encantam', do Centro de Formação Profissional Luiza (Ceforprol), e a EREM de Jatobá. 

A professora e intérprete de braille e Libras, Lúcia Barros, falecida no dia 20 de janeiro deste ano, receberá homenagem póstuma no encerramento do evento, à noite, no Centro Cultural.

8h às 12h
Sensibilização e dinâmicas de interação para o fortalecimento da comunidade surda.
Local: Centro Beethoven de Apoio à Educação Inclusiva.

16h às 17h30
Mobilização Setembro Azul e panfletagem.
Local: Próximo à Pousada e Empório Atenize, na Avenida dos Três Poderes, centro da cidade

18h às 20h
Apresentação dos alunos da Escola Estadual de Jatobá em homenagem ao Dia Nacional do Surdo; Reflexões sobre o Setembro Azul; História da educação dos surdos; Oficina; Homenagem póstuma à professora Lúcia Barros.
Local: Centro Cultural Hidelbrando Menezes

Notícias relacionadas

Redação do Blog de Assis Ramalho

Projeto revela parte da cidade submersa no Lago Paranoá, em Brasília

Mergulhadores de escolas de mergulho do DF participam de ação de limpeza do Lago Paranoá. Projeto prevê compartilhamento de imagens e vídeos do que for encontrado em cada local (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Vestígios da vida de operários que ajudaram a construir Brasília, objetos que fizeram parte do passado, espécies diversas. Parte da história, da fauna e da flora da capital federal ocultadas desde que as águas do Rio Paranoá correram pelo vale que acabou se transformando no Lago Paranoá, um dos locais mais conhecidos da cidade, poderá ser conhecida por toda a população a partir de outubro, quando imagens subaquáticas da parte do cerrado coberta pela água ganharem a internet.

A divulgação dos registros submersos faz parte do Projeto de Mapeamento Georreferenciado do Lago Paranoá. Idealizado pelo mergulhador Frank Bastos, a iniciativa consiste em um sitecolaborativo, que receberá dos mergulhadores vídeos e informações o que for encontrado em cada local. As descobertas serão checadas por outra pessoa, que navegará pela região. Depois dessa verificação, as informações se tornarão acessíveis ao público.

Jatobá/Itaparica: Pelada da Associação Pó de Serra deste domingo (24)


Neste domingo, 24 de setembro de 2017, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá. realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 7 às 8hs da manhã):


Placar: camisa verde 3 x 0 camisa amarela
Gols do camisa verde: Tiago, Júnior e Pitomba

Segundo tempo (8h00 às 9h00)
Placar: camisa verde 2 x 2 camisa amarela

Gols do camisa verde: Ronaldo e Moisés
Gol do camisa amarela: Fábio e Almir


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza

Petrolândia: Aniversário de 17 anos de Regianny Queiroz é festejado com muita animação


Andressa e a madrinha Angelina (Fotos: Lúcia Xavier)







Na noite dessa quinta-feira (21), a jovem Andressa Regianny Queiroz comemorou com muita alegria, aplaudida pela família e amigos, seus 17 anos. Ela é filha de Andréa Queiroz, mãe-coruja assumida, e de Reginaldo Carvalho, o Régi. A festa, com delicioso churrasco,

O padrinho Hugo, residente em São Paulo, fez questão de comparecer, assim como a tia-madrinha Angelina, para abraçar a linda afilhada.

Nada de cor de rosa, a decoração da festa foi nas cores preto e dourado, com simplicidade e discrição. Já Regianny estava exuberante em um macacão preto de corte reto, que destacou o porte e a beleza loira da aniversariante.

Detalhe: a jovem chegou a ser candidata a miss Petrolândia 2017, mas desistiu da seleção.

Ver mais fotos>Aniversário de Regianny 17 anos (21/09/2017)

Notícia relacionada
>Andressa Regianny é aniversariante desta quinta (21) e recebe homenagem de sua mãe, Andréa Queiroz

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Petrolândia enfrenta Ibimirim e Sanharó na 1ª fase da 12ª Copa da TV Asa Branca de Futsal; confira os demais grupos da competição que começa no dia 7 de outubro


Ginásio de Esporte Dr. Francisco Simões de Lima - em Petrolândia - será palco de mais uma edição da Copa TV Asa Branca (Foto: Assis Ramalho/arquivo Blog AR)

O sábado foi de movimentação para a 12ª Copa TV Asa Branca de Futsal. O congresso técnico realizado no auditório da emissora, definiu os grupos e todos os detalhes da competição, que começa no dia 7 de outubro. Participaram a comissão da Copa, arbitragem e representantes de todos os times.

Esse ano, 29 equipes, entre elas Petrolândia,  garantiram a inscrição e vão brigar pelo título mais importante do futsal amador da região. Na primeira fase, as equipes estão divididas em sete grupos com três times e dois com quatro times. Duas equipes passam para a próxima etapa e formam novos grupos, definidos também por sorteio.

Outra novidade é o “mata-mata”, que só será disputado na semifinal, permitindo a realização de mais jogos e dando mais chances de classificação para as equipes. A partida de abertura será entre São Joaquim do Monte e Caruaru (atual campeão), em São Joaquim do Monte.

Grupos da 12ª Copa TV Asa Branca de Futsal:

Grupo 9
Petrolândia
Sanharó
Ibimirim

Grupo 1
Caruaru
Santa Cruz do Capibaribe
Ozz Direitinhozz (Caruaru)
São Joaquim do Monte

Petrolândia: Festejos do Padroeiro São Francisco de Assis tem início neste domingo; veja programação completa


Os festejos em louvor do Padroeiro de Petrolândia, São Francisco de Assis, vai começar neste domingo, 24 de setembro, com programação até o dia 04 de outubro, dia do santo protetor dos animais.

Confira abaixo a programação diária, anunciada pela Paróquia de Petrolândia e pela Prefeitura de Petrolândia:

24 de setembro - Domingo

Abertura e hasteamento da bandeira
19h00 - Procissão saindo da frente do Terminal Rodoviário até a Igreja Matriz de São Francisco de Assis
Celebração Eucarística: Padre Pedro Luiz, pároco de Belém do São Francisco-PE
Serviços Litúrgicos: Coral Vozes do São Francisco, Setor Padre Cícero e Setor Frei Damião

Quermesse: Movimento de Mãe Rainha e Servos de Jesus e Maria

25 de setembro - Segunda-feira

Petrolândia: Associação Quilombola Borda do Lago divulga nota sobre reunião com ex-vereador Fabiano Marques, nesse sábado (23)

Foto: Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR

Nota de Esclarecimento

Assis, a Associação Quilombola Borda do.Lago, localizada na Agrovila 4 da Reta, entre os municípios de Tacaratu e Petrolândia, vem por meio desta esclarecer os pontos da fala do senhor Fabiano Marques, ex-vereador da cidade de Petrolândia.

1. Água para o consumo humano: Como todos sabem, quem domina a água das agrovilas da Reta é a Chesf, até 2021, e depois passará para a Prefeitura de Tacaratu. Hoje, o problema da água se encontra no.MPF (Ministério Público Federal) de Serra Talhada, onde, em reunião com representantes do Sindicato Rural e lideranças das comunidades, a Chesf fez uma acordo que, em 60 dias resolveria o caso. Caso contrário, Sindicato Rural, através de seu Maurício e Natan, vão acionar o MPF novamente. Assis, como.todos sabem, a Agrovila 4 passou a ser denominada como comunidade quilombola, declarada pela Fundação Palmares e pelo D.O.U. (Diário Oficial da União), como pertencente ao município de Petrolândia. Hoje, a Prefeitura de Petrolândia trabalha na comunidade quilombola,  colocando caminhão pipa. Hoje, temos marcado na comunidade quilombola Agrovila 4 da Reta um poço artesiano que será perfurado através da Codevasf, conseguido pelo ex-gestor (de Petrolândia) Lourival Simões, para resolver essa questão da água. A Prefeitura de Tacaratu, através do prefeito Gerson, também indicou um poço para a comunidade. Como todos sabem, como a Agrovila 4 da Reta como bloco pertence a Tacaratu e como Comunidade Quilombola Borda do Lago pertence a Petrolândia. Nessa questão de água, estamos sofrendo sim, mas estamos sofrendo por causa da Chesf e não pelo governantes.

Caro Assis, outro ponto que (o ex-vereador) tocou foi (a gente ser) esquecido pelos governantes.

Enquanto Agrovila 4 pertencendo a Tacaratu e como Comunidade Quilombola Borda do Lago pertencendo a Petrolândia, os dois (Municípios), Tacaratu e Petrolândia, trabalham dentro da comunidade quilombola. Exemplo: ônibus da Saúde de Petrolândia atende na comunidade e várias coisas que, quando a comunidade precisa, a prefeita não nega. Tacaratu também age de forma coerente, oferecendo vacinas e Agente Comunitário de Saúde.

Acho que falta apoio sim, desses governantes que estão em Brasília, desse presidente que quer acabar com os direitos quilombolas, querendo acabar com o Decreto 4.887/03. Enquanto (sobre os) governantes municipais, o povo quilombola não tem nada a dizer. Parabéns para os dois municípios.

Agradecemos pela oportunidade, Assis.

Assina: Associação Quilombola Borda do Lago Negros de Betinho

Notícia relacionada:
>Empresário e ex-vereador Fabiano Jaques visita a Agrovila 04 da Reta

Redação do Blog de Assis Ramalho

Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 24/09/2017


Neste domingão, 24 de setembro de 2017, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra três fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, e velha Barreiras hoje submersas as águas do Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Fotos: Petrolândia ontem, hoje e sempre e sempre