sexta-feira, 3 de junho de 2016

03 de junho: Dia Nacional em Defesa do Velho Chico


Fotos: Ascom CBHSF
Hoje, 3 de junho, é o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico, uma data importante criada para chamar a atenção da sociedade para a necessidade de revitalização do rio São Francisco. Agradecemos a todos que participaram da campanha e aos artistas que colaboraram para a sua realização, através de suas interpretações sobre a realidade socioambiental do Velho Chico.

Esse dia foi eleito pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e divulga as causas defendidas pelo Comitê, como a revitalização, a vazão consciente, um novo modelo e nova matriz energética, e o uso racional dos recursos hídricos.

No terceiro ano da Campanha Nacional em Defesa do Velho Chico, o Comitê da Bacia Hidrográfica da Bacia do Rio São Francisco realizou, por meio de uma barqueata, uma verdadeira aula de educação ambiental nas águas são franciscanas.


Projeto São Francisco leva informação a moradores em áreas de influência da obra

Comunicação Itinerante do Projeto São Francisco (Foto: Assis Ramalho)

O trabalho de levar informações à população que vive em áreas de influência do Projeto de Integração do Rio São Francisco chegou a mais de 500 cidadãos nas duas últimas semanas. Cerca de 200 moradores de 10 vilas produtivas rurais participaram de capacitações promovidas por equipes do Ministério da Integração Nacional. Já as atividades de Comunicação Itinerante alcançaram 298 pessoas, com apresentações sobre a execução da obra e dos programas ambientais, mostras fotográficas e debates.

A rotina de capacitações é um quesito importante do Projeto São Francisco e beneficia famílias já reassentadas em vilas produtivas rurais ou que ainda serão contempladas. O objetivo é garantir a reinserção delas e a organização socioeconômica da comunidade. Os treinamentos são divididos em dez módulos, com temas voltados à convivência comunitária, associativismo e gestão produtiva, dentre outros.


Estudantes participam de peixamento em Petrolina (PE) e inserem 40 mil alevinos no rio São Francisco


Alunos de escolas estaduais do município pernambucano de Petrolina participaram, nesta sexta (03), de um peixamento educativo por meio do qual foram inseridos cerca de 40 mil alevinos no rio São Francisco. A ação marcou o encerramento da IV Semana do Meio Ambiente, evento promovido pela Codevasf que teve como foco a preservação do Velho Chico.

Antes do peixamento, os 40 estudantes que estavam presentes ouviram uma breve explanação do engenheiro de pesca e chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (PE), Rozzanno Figueiredo, sobre a importância da preservação do meio ambiente. Para Adriano Davi, aluno da escola Moisés Barbosa, a explicação do engenheiro da Codevasf permitiu que ele soubesse qual a real importância dos peixes para o rio. “Essa iniciativa está sendo muito bem aceita pelos alunos. É uma maneira de salvar o nosso bem mais precioso, que é rio São Francisco”, afirmou o jovem.


Hairnor recebe apoio e capacitações do Sebrae

O evento terá cerca de 200 estandes, sendo 18 do Sebrae em Pernambuco voltados aos micro e pequenos empresários

O Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, recebe, de sábado (4) a segunda (6), a Feira de Beleza do Nordeste – Hairnor. O evento terá cerca de 200 estandes com informações, aprimoramento técnico, lançamento de novos produtos, sinalizando tendências e promovendo grandes oportunidades de gerar negócios na área de beleza. A feira abordará temáticas que vão de assuntos comerciais para negócios a equipamentos e serviços para os setores de cabelo, beleza, cosmética e estética. Apoiadores do encontro, Sebrae em Pernambuco e Senac/PE vão realizar seminários e palestras que vão de orientações de vendas, atendimento e formalização a dicas de penteados e maquiagem.

A Feira tem início às 14h no sábado (4) e 12h nos dias seguintes, com as palestras do Sebrae sempre a partir das 16h, abordando temas como: “Lucroterapia – Baseada no compromisso e ação de todos”; “Inovações e tendência no mercado de estética”; “A Transcendência no Atendimento ao Cliente”; “O Homem que conhece a cabeça do consumidor”; “Espante o pessimismo da crise do seu salão” e “Criação do Valor no Mercado da Beleza”. Além dos seminários, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas levará 14 expositores ao evento, em 18 estandes.


Barqueata alerta sobre os problemas do Velho Chico


Foto: Ivan Cruz

 Foto: Regina Lima

No terceiro ano da Campanha Nacional em Defesa do Velho Chico, o Comitê da Bacia Hidrográfica da Bacia do Rio São Francisco realizou, por meio de uma barqueata, uma verdadeira aula de educação ambiental nas águas são franciscanas. A ação aconteceu nesta sexta-feira, 03 de junho, no trecho do rio que separa as cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco. Dez barcos enfeitados com os símbolos da campanha ‘Eu viro Carranca para defender o Velho Chico’ navegaram como uma frota de proteção ao rio, chamando a atenção da sociedade para os graves problemas da região. Dentro das embarcações, estudantes, professores, pesquisadores e ambientalistas puderam conferir de perto os dramas vivenciados pelo rio, que abastece mais de 15 milhões de pessoas em seu curso por sete unidades da federação.

“Essa é uma região estratégica para se perceber o impacto da ‘seca de gestão’ na bacia do São Francisco, que tem sofrido com a diminuição da sua vazão, a destruição de sua vegetação, a ocupação de suas áreas de mata nativa e, principalmente, o despejo de esgoto em suas águas, como fazem cidades como Juazeiro e Petrolina”, denunciou Almacks Luiz, membro do CBHSF e presidente do Comitê da Bacia do Rio Salitre. Durante a viagem pelo rio, os barcos fizeram uma parada na Ilha do Fogo para uma ação de peixamento e devolução simbólica de água limpa ao rio.


Ricardo Melo reassume presidência da EBC


O jornalista Ricardo Melo reassumiu hoje (3) a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Ontem (2), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, concedeu liminar em que garante o retorno de Melo à presidência daEBC e a legalidade do mandato de quatro anos. O jornalista foi exonerado do cargo pelo presidente interino Michel Temer e recorreu à Justiça.

Michel Temer havia nomeado o jornalista Laerte Rimoli para a presidência da empresa.


Fernando Bezerra Coelho recebe pré-candidato a prefeito em Altinho

Elenildo Arraes, Zeca Omena, Fernando Bezerra, Orlando José, Marconi Barros e Noeci Souza (Foto: Divulgação)

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) recebeu na manhã desta sexta-­feira (03/06) o pré­-candidato a prefeito da cidade de Altinho (Agreste do Estado), Orlando José (PSB), o ex-­prefeito Zeca Omena e as lideranças políticas locais Elenildo Arraes e Marconi Barros. Na reunião, que ocorreu no escritório que o senador mantém na zona Sul do Recife, eles discutiram os cenários políticos do Estado e do município. 

O pré­-candidato convidou o senador para um evento em Altinho envolvendo os trabalhadores rurais. A ideia é que o senador possa explicar como será a política 
de refinanciamento da dívida rural, contemplada pelo Projeto de Lei de onversão n° 8/2016, que deve ser sancionado pelo presidente em exercício Michel Temer nos próximos dias.


Petrolândia: Hospital Municipal afirma não poder divulgar nota sobre morte de bebê para "não desrespeitar a vontade da família"


Conforme é de amplo conhecimento público na cidade de Petrolândia, com amplos debates e centenas de mensagens de solidariedade e indignação nas redes sociais e afins, após a morte de um bebê durante parto no hospital local.

Na última terça (31) este blog publicou matéria a respeito do caso, em que é apresentado o clamor popular diante do fato, principalmente entre as mulheres que terão bebês nesta cidade. Na mesma postagem, dissemos que procuramos a família que sofreu a perda e - direito deles - informaram não desejar se manifestar sobre o caso, apenas "entregar a Deus".

Na mesma ocasião, noticiamos que o Hospital concordou em divulgar nota. O esclarecimento seria se o atendimento foi adequado ao caso, se o Hospital endossa o procedimento adotado, se alguma providência interna foi adotada após o fato.

Após várias cobranças da parte deste blog, também constantemente cobrado pelos leitores sobre a posição do hospital sobre o caso, as respostas recebidas, dia após dia, até esta tarde, foram: "a família não quer que seja falado sobre o assunto", "eles não querem que mencione o caso deles", "não podemos desrespeitar a vontade da família". Deixamos claro que o esclarecimento não era sobre "o caso deles", já de conhecimento público, mas sobre o procedimento médico, de forma generalista, sob a ótica da instituição.

Hoje, recebemos do hospital a sugestão de conversar com o pai da criança sobre o assunto, mas não é da família que os petrolandenses esperam esclarecimentos. A família cumpre silenciosamente o luto, sob manifestações de apoio e solidariedade de conhecidos e desconhecidos.

Assim, em respeito à expectativa de nossos leitores, informamos que não recebemos uma possível nota do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, com esclarecimentos sobre os procedimentos adotados pela instituição. Infelizmente, não temos como amainar a justificável ansiedade da população, sobretudo das gestantes assustadas e inseguras quanto ao atendimento que lhes será dispensado no parto.

Saber mais>Petrolândia: Morte de bebê durante parto gera comoção em redes sociais

Redação do Blog de Assis Ramalho


Jatobá: Secretaria de Educação é contemplada com um ônibus do programa Caminho da Escola


A rede municipal de ensino de Jatobá está em festa, através de mais um esforço e parcerias do executivo municipal com o Governo Estadual e Federal, Jatobá foi contemplada com 01 ônibus escolar.

A secretaria de educação de Jatobá tem recebido cada vez mais investimentos através da dedicação do Prefeito Robson Leandro e de toda equipe que compõe aquela secretaria, e que vem trabalhando incansavelmente procurando cada vez mais proporcionar um ensino de qualidade no município.

“A preocupação com a ampliação e melhoria da frota escolar que diariamente transporta alunos da rede de ensino do município é uma preocupação de toda gestão”. Disse Edjane Soares.


Prefeito acusado de desviar milhões guardava armas, R$ 758 mil e ouro

Armas foram apreendidas na casa do prefeito de Catende e do filho dele. (Foto: Artur Ferraz/ G1 PE)

A Polícia Civil de Pernambuco afirmou, nesta sexta-feira (3), que o prefeito de Catende, na Mata Sul de Pernambuco, Otacílio Alves Cordeiro (PSB), é o líder de uma organização criminosa acusada de desviar recursos públicos e fraudar licitações, gerando um prejuízo estimado de R$ 5 milhões para os cofres municipais. O gestor foi preso na quinta-feira (2) pela Operação Tsunami, deflagrada esta semana. Na casa dele, os agentes encontraram R$ 758.437 em uma gaveta, além de um lingote de ouro no valor estimado de R$ 40 mil.

Os detalhes da Operação Tsunami foram divulgados durante coletiva de imprensa, na sede da Polícia Civil, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. Os policiais civis também encontraram na fazenda do gestor, em Quipapá, na Mata Sul, e na casa dele, em Catende, 12 armas e 170 projéteis. São sete espingardas, um rifle de calibre 44, dois revólveres e uma pistola calibre ponto 40.


Prefeitura de Paulista usa drones para recadastramento e arrecadação de imóveis no município

Município do Paulista, em Pernambuco, será o cenário para o projeto piloto (Foto: Paulista em 1º lugar)

A Crescite, uma das maiores empresas nacionais especializadas em cobrança tributária e recadastramento de imóveis, lançará entre junho e julho de 2016 seu projeto piloto de recadastramento de imóveis urbanos com a utilização de drones. As imagens aéreas serão tratadas por softwares de última geração, o que permitirá a medição dos imóveis.

O município do Paulista, em Pernambuco, que já tem contrato com a empresa, será o cenário do projeto inicial. “Vamos sugerir um pequeno piloto com 20 mil imóveis, em áreas com adensamento. Em cerca de 90 dias teremos finalizado o trabalho. No entanto, ainda teremos o acompanhamento presencial destes imóveis, além da consultoria aos contribuintes que já é feita regularmente”, detalha o diretor da Crescite, Paulo Resende.


Prefeitura de Jatobá emite nota sobre acidente com ônibus do TFD


A Prefeitura de Jatobá, na atual administração municipal, vem através desta nota informar a população jatobaense que, diante do acidente ocorrido pelo micro-ônibus do TFD (tratamento fora do domicílio), que estava viajando para Recife no último dia 27 de maio de 2016, sente bastante pelos passageiros e pacientes que estavam no micro-ônibus. Esclarecemos a todos que, no momento que a secretaria de saúde foi informada sobre o acidente, imediatamente foi acionada uma equipe da prefeitura para se dirigir ao local do acidente e prestar apoio necessário a todas as vítimas.

Após o socorro chegar ao local, os passageiros e pacientes foram assistidos, sendo conduzidos para a cidade mais próxima, Santana de Ipanema/AL, onde deram entrada no Hospital Regional Doutor Clodolfo Rodrigues de Mello. O caso mais grave, de uma senhora que acompanhava um paciente, teve assistência da nossa equipe e foi transferida para cidade de Arapiraca, Alagoas. Graças a Deus todos os passageiros e pacientes estão bem.


Petrolândia: Restaurante Águia recebe premio Excelência 2016



Foi realizado na Casa de Shows Velho Chico, em 25 de maio/2016, a entrega do Prêmio Excelência 2016, concedido pela TLN Pesquisas e Eventos aos destaques a personalidades, profissionais e empresas que se destacaram em pesquisa de opinião pública, realizada em Petrolândia no mês de março.

O Blog de Assis Ramalho parabeniza o Restaurante Águia, reconhecido na pesquisa como destaque em Restaurante popular.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho


Críticas à precariedade da pavimentação e transporte de Petrolina marcam Agenda 40

Miguel na Cohab Massangano (Foto: André Santos)

Buracos nas ruas, calçadas deterioradas e transporte público de baixa qualidade foram as principais queixas dos moradores participantes da Agenda 40 no bairro da Cohab Massangano. O encontro promovido pelo PSB ocorreu, na noite desta quinta-feira (02), e contou com a presença do deputado estadual Miguel Coelho, vereadores e lideranças comunitárias da região.

Os moradores da Cohab apontaram a infraestrutura e dificuldades no transporte como os principais desafios da comunidade. Também relataram transtornos na saúde pública da cidade, principalmente, na falta de remédios, filas e outros problemas nas unidades de Atendimento Médico Especializado (AME).


Planejamento nega despesa adicional com criação de novos cargos


O Ministério do Planejamento informou hoje (3) que os mais de 14 mil novos cargos na administração federal, aprovados pela Câmara dos Deputados, a serem criados junto com a aprovação de reajustes de servidores públicos, não resultarão em custos adicionais ao governo.

Segundo o ministério, a criação dos novos cargos será compensada pela extinção de outros que se encontram vagos. O projeto de lei aprovado na Câmara, e que segue agora para o Senado, prevê a extinção de 15.994 cargos.


Obrigatoriedade de CNH para cinquentinhas é adiada para novembro


O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que a exigência de habilitação para guiar motos "cinquentinhas” e a multa para quem não tiver o documento só valerão a partir de 3 de novembro próximo.

A decisão altera o que o próprio Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou, em março último: que a obrigatoriedade começaria a ser cobrada na última quarta (1º).

Autoridades da Bahia, Pará, Paraíba, Pernambuco e do Rio Grande do Norte, no entanto, informaram que iniciaram a fiscalização na quarta e há relatos de multas por falta de habilitação.

Porém, nesta quinta, em nota, informou que a exigência só poderá ser feita a partir de novembro, por conta de uma alteração feita no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sancionada pela presidente Dilma Rousseff antes do afastamento, no último dia 4 de maio.


Renan critica a redução de prazos de processo contra Dilma Rousseff

"Dez dias na história não pagam o ônus de suprimi-los", pondera o senador

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse por meio de nota nesta sexta-feira (3) que "vê com preocupação" a redução de prazos dentro da comissão que analisa o impeachment de Dilma Rousseff. "Apesar de não conduzir o processo e não integrar a Comissão Processante, como presidente do Congresso Nacional, vejo com preocupação as iniciativas para comprimir prazos. Mais ainda se a pretensão possa sugerir supressão de direitos da defesa, que são sagrados", escreveu Renan.

A declaração foi motivada pelo fato de o presidente da Comissão Processante do Impeachment na Casa, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), ter acatado ontem (2) uma questão de ordem apresentada pela colega de partido Simone Tebet (MS) que, com base no Código de Processo Penal (CPP), pediu redução de 15 para cinco dias no prazo para apresentação das alegações finais da acusação e da defesa. De acordo com calendário estimado pelo relator senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a decisão poderia antecipar para 13 de julho a conclusão da chamada fase de pronúncia do processo.


Petrolândia: Fernando Filho afirma que energia do perímetro irrigado será restabelecida ainda hoje


Em mensagem de áudio dirigida ao prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, nesta sexta (03), o ministro de Minas e Energias, Fernando Filho, afirma que fez gestões com o Ministério da Integração e a NeoEnergia, controladora da Celpe, para negociar a liquidação das faturas não pagas pela Codevasf à Celpe, motivo do corte de energia elétrica nas estações de bombeamento do Perímetro Irrigado do Icó-Mandantes, na zona rural do município. 

Ainda segundo o ministro, a energia deve ser restabelecida ainda hoje. Confira abaixo a transcrição da mensagem de Fernando Filho. 

"Eu falei com o ministro Helder Barbalho, da Integração, ele já propôs um acordo à Celpe. Eu já falei com a presidente da NeoEnergia, que é a dona da Celpe, e ela vai recomendar ao pessoal da Celpe aceitar o acordo, que é o quê: pagar hoje 500 mil reais, que é o que tem na conta da Codevasf em Pernambuco, e o ministro está mandando hoje, mas só deve chegar semana que vem, um dinheiro da Codevasf nacional para a Codevasf Pernambuco, carimbado para poder saldar a dívida, que o que tem em aberto aí, segundo as informações aqui da Codevasf, são as faturas de março e de abril. Então, eles religariam hoje a energia, mediante esse pagamento dos 500 mil reais, com o compromisso de semana que vem a gente quitar todo o débito. O ministro me garantiu que mandará esse recurso ainda hoje, mas que pelos trâmites burocráticos só chega semana que vem na Codevasf em Pernambuco, carimbando pra gente poder fazer o pagamento da energia, e a gente ter isso resolvido ainda no dia de hoje".

Saber mais>Trabalhadores rurais fecham a BR 316 em protesto por corte de energia no perímetro irrigado

Redação do Blog de Assis Ramalho


MPF investiga pagamento de Bolsa Família a quase 10 mil mortos em PE


O Ministério Público Federal (MPF) investiga uma fraude no Bolsa Família em Pernambuco. Relatório do órgão aponta que está sob apuração o pagamento de mais de R$ 16,7 milhões para quase dez mil mortos, entre 2013 a 2014, no estado.

Com um repasse no valor de R$ 369,2 milhões, o órgão também aponta que Pernambuco é o segundo estado no ranking nacional em número de beneficiários investigados por não se enquadrar nos critérios do programa. E não para por aí. O Recife, de acordo com o MPF, ocupa o quinto lugar na relação de municípios que estão sob suspeita.

E as irregularidades não param. Dos mais de R$ 4 bilhões pagos em Pernambuco, 89.658 mil servidores públicos receberam total de R$ 248,7 milhões do programa. Além disso, pouco mais de dois mil doadores de campanha ganharam R$ 6,5 milhões. O estado também contabiliza 45,538 mil empresários embolsando quase R$ 117 milhões. O órgão não informou quantas pessoas têm o direito de receber o benefício no estado.


Petrolândia: Lila e Edilma Januário animam hoje a I Noite de Seresta Petrolândia Ontem Hoje e Sempre



Hoje é dia de festa em Petrolândia, com a I Noite de Seresta Petrolândia Ontem Hoje e Sempre. O encontro será animado pela rainha da seresta, Lila, e por Edilma Januário. 

O evento acontecerá na sede da AVEPE, na Orla de Petrolândia, a partir das 22h.  terá renda revertida para ações beneficentes do Instituto AFIM, será uma noite de recordações da Velha Petrolândia para amantes da seresta e da velha cidade. 

Reservas de mesa e ingressos à venda na Pousada Atenize ou pelo celular (87) 9 9997-1477. Mesas: R$ 80,00 (4 pessoas) e ingresso individual R$ 25,00. 

A I Noite de Seresta Petrolândia Ontem Hoje e Sempre é uma realização do Instituto AFIM, com apoio de Central de Adubos/Filial Petrolândia, Lojas Eletroléo, Pousada e Empório Atenize e Lourival Simões.

Redação do Blog de Assis Ramalho 
Com informações de Paulo Campos


Petrolândia: Aniversariante do dia, Rivanilda Nunes recebe felicitações da família e de amigos


Nesta sexta-feira, 03 de junho de 2016, familiares e amigos de Rivanilda Nunes felicitam a jovem pela passagem do seu aniversário.

Blog de Assis Ramalho
Foto: Divulgação


Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 06 a 10 de junho de 2016

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Confira abaixo as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 06 a 10 de junho de 2016, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade, em frente ao Supermercado +Barato.

Segunda-feira (06): Cirurgião, Dentista, Canal Dentário, Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais
Terça-feira (07): Pediatra, Neurologista, Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais
Quarta-feira (08): Clínico Geral, Pediatra, Eletrocardiograma, Raio X, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (09): Ginecologista, Colposcopia, Cirurgião, Exames Laboratoriais, Raio X
Sexta-feira (10): Preventivo, Nutricionista, Raio X, Exames Laboratoriais.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde


Petrolândia: Mototaxista é assassinado a tiros no Projeto Apolônio Sales

Crime aconteceu no Projeto Apolônio Sales (Foto; Assis Ramalho)

O mototaxista Everton Rodrigues de Souza, popularmente conhecido por Pão, foi assassinado na manhã desta sexta-feira (03), por volta das 10h30, no Projeto Apolônio Sales, zona rural do município de Petrolândia.

Segundo informações, a vítima estava em seu ponto de trabalho, na Avenida Auspício Valgueiro de Barros, no centro da cidade, quando, supostamente, o suspeito pelo crime solicitou uma corrida com destino ao projeto Apolônio Sales. No percurso, o passageiro teria atingido o mototaxista com disparos de arma de fogo e levado sua motocicleta. O crime aconteceu nas proximidades da Escola Municipal São Francisco.

No local do crime foi encontrado o celular da vítima e uma carteira, com pequena quantia em dinheiro.

A Polícia Militar esteve no local juntamente com uma equipe da Polícia Civil, onde foi realizado o levantamento cadavérico, e o corpo encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Everton Rodrigues, que tinha 31 anos, e residia na Quadra 04 de Petrolândia, deixa esposa e um filho

Redação do Blog de Assis Ramalho


Ministério da Fazenda anuncia troca de secretário executivo

Nomeado no dia 13, Tarcísio Godoy deixa cargo no governo interino (Foto: Roberto Stuckert Filho)

O Ministério da Fazenda anunciou hoje (3) uma mudança no cargo de secretário executivo, segundo posto mais importante da pasta. O economista Eduardo Refinetti Guardia vai substituir Tarcísio Godoy, nomeado há menos de um mês.

Guardia, que foi secretário do Tesouro no primeiro governo de Luis Inácio Lula da Silva, em 2002, foi trazido do mercado financeiro pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Desde fevereiro, ele respondia pela Diretoria Executiva de Produtos da BM&F Bovespa.

Godoy foi um dos primeiros nomes anunciados por Meirelles para compor sua nova equipe, já na manhã de 13 de maio, primeiro dia do governo interino de Michel Temer. Ele havia ocupado o mesmo cargo durante a passagem de Joaquim Levy pela Fazenda, no ano passado.


Buíque recebe 4ª edição do Prêmio Excelência TLN nesta sexta (03)

A TLN Pesquisas e Eventos realiza hoje, às 20h30, na Câmara de Vereadores de Buíque, a entrega dos certificados do Prêmio Excelência TLN a profissionais, personalidades e empresas que se destacaram em pesquisa de opinião feita no município.

Parabéns aos premiados na quarta edição do Prêmio Excelência TLN em Buíque.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: TLN Pesquisas e Eventos


Côrte Real participa de inauguração de Centro de Referência em Vitória de Santo Antão


O deputado federal Jorge Côrte Real (PTB-PE) participou, na noite desta quinta-feira (2), da inauguração do Centro de Referência em Direitos Humanos de Vitória de Santo Antão. Em uma solenidade que reuniu a sociedade vitoriense, grupos culturais e autoridades locais, Côrte Real destacou a importância do equipamento para acesso à Justiça, promoção dos direitos humanos e estímulo ao debate cidadão.

O Centro de Referência, localizado no bairro de Jardim Ipiranga, é fruto de uma parceria da Associação do Setor Jurídico (Assejur) com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O equipamento, o primeiro desse porte na Zona da Mata, oferece assistência às pessoas mais carente em situação de vulnerabilidade social, prestando atendimentos gratuitos de advocacia, psicologia e serviço social.


Petrolândia: Família convida para missa de sétimo dia de Dorgival Manoel Silva (Dorge de Tetê)


A convida família para a missa de sétimo dia em memória de Dorgival Manoel Silva (Dorge de Tetê), que sera realizada nesta sexta-feira (03), às 19:30h na Igreja Matriz de Petrolândia.

A família agradece a todos que comparecerem.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da família


Guloseimas Juninas: Margarina Puro Sabor ensina como fazer Pipoca de Chocolate e Bolo de Milho

Informe publicitário
Agora as festas começaram! Muitas gostosuras para comer nesse período com direito a quadrilha e diversão.

Aprenda a fazer receitas fáceis e que todo mundo adora. Leve um pouco mais de festividade para casa.

Veja abaixo os passo a passos completos:

Pipoca de Chocolate

Ingredientes

Margarina Puro Sabor
Milho para pipoca
Açúcar
Chocolate em pó


Sem alarde, Câmara cria 14.419 cargos federais, quase quatro vezes o que Temer prometeu cortar


Da coluna ‘Painel’ publicada por Folha de S. Paulo, 03-06-2016:

Sem fazer alarde, a Câmara aprovou a criação de 14.419 cargos federais — quase quatro vezes os 4.000 postos comissionados que Michel Temer prometeu ceifar neste ano. A autorização passou batida até por deputados. Ela estava no projeto de lei que concedeu aumento a servidores da Suframa, aprovado em meio aos reajustes salariais que trarão impacto de R$ 58 bilhões às contas públicas. Além de passar pelo Senado, será necessário realizar concursos para preencher os postos.

Dentre os cargos aprovados, a maior parcela é de técnicos administrativos em educação — são 4.732. Há, inclusive, 52 postos no Instituto Brasileiro de Museus e 516 analistas para o Comando do Exército.

Fonte: Instituto Humanitas Unisinos


Apertem os cintos, o piloto sumiu

“Todos os atores (que atuaram pelo impeachment) têm agendas próprias, não necessariamente convergentes. A única coisa que eles têm em comum é o mesmo inimigo externo, a saber, a esquerda no poder. O que os une é a violência contra o mesmo inimigo, que precisará continuar como tal. O que veremos agora será, pois, tais atores se digladiando entre si para impor sua hegemonia”, escreve Vladimir Safatle, professor do Departamento de Filosofia da USP, em artigo publicado por Folha de S. Paulo, 03-06-2016.

Eis o artigo.

É certo que mesmo o mais entusiasta apoiador do golpe oligárquico perpetrado no Brasil não imaginava uma sequência tão desastrada como a que estamos a ver. A narrativa hegemônica antes do processo de impeachment de Dilma Rousseff era que, afastada a presidente, o dólar cairia, a bolsa subiria, a sociedade se reunificaria e voltaríamos a uma certa normalidade.

Mesmo os que denunciavam a manobra política afirmavam que entraríamos em um conchavo macabro entre a classe política, a imprensa e o judiciário para a criação de uma pacificação artificial do cenário político nacional.


Falta de alimentos provoca confrontos na Venezuela

Protestos em massa ocorreram em várias áreas de Caracas, na Venezuela, por causa de falta de comida, de bens e serviços.

As manifestações começaram depois que os militares do Exército Nacional confiscaram produtos em várias partes do bairro San Martín a fim de enviá-los aos centros de abastecimento locais, onde são entregues à população. Segundo a informação divulgada pelo canal de televisão NTN24, os habitantes do bairro quiseram impedir o confisco.

A agência El Nacional informa que, nos confrontos, o Exército usou gás lacrimogêneo. Depois, os protestos se deslocaram para outros bairros de Caracas, chegando também ao centro da cidade, onde as pessoas encheram a Avenida das Forças Armadas, entrando em confronto com os militares. Seis pessoas foram detidas.


Programa 'Ponto a Ponto' discute sobre o mundo das Redes Sociais

“As redes sociais têm um pouco de fingir”, diz o filósofo Luiz Felipe Pondé (Foto: Divulgação)

O filósofo recifense Luiz Felipe Pondé atua como professor de Filosofia da FAAP e da PUC/SP, e é o convidado do Ponto a Ponto desta semana, que conta com contribuição da jornalista Mônica Bergamo e do sociólogo Antonio Lavareda. A entrevista vai ao ar neste sábado (4), à meia-noite, na BandNewsTV.

De acordo com Pondé, no mundo das redes sociais, “não dá pra saber qual é o tamanho entre a distância de dizer e fazer. As redes sociais têm um pouco de fingir”.


Petrolândia: Trabalhadores rurais fecham a BR 316 em protesto contra corte de energia no Perímetro Irrigado do Icó Mandantes



Trabalhadores rurais do Perímetro Irrigado do Icó-Mandantes, em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, bloquearam na manhã desta sexta-feira (03) a BR-316, nas proximidades da lanchonete dos Mandantes. Eles cobram que seja reativada a energia do reassentamento, cortada desde a última terça-feira (31). Segundo informações, o corte foi provocado por falta de pagamentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

O protesto acontece de maneira pacífica com queima de pneus e madeiras na rodovia. De acordo com informações enviadas à reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Radio Petrolândia, por Natanael Caetano, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, o corte da energia aconteceu nas estações de bombeamento do Bloco 04 (Mandantes), nas EB-2, EB-3, EB-4 e EB-5. 

''A situação aqui está muito complicada, porque com o corte da energia os agricultores estão tendo prejuízos enormes, perdendo suas lavouras, sem falar que algumas dessas famílias moram dentro do próprio lote e estão sem água para beber, e sequer têm água para dar aos animais'', disse Natanael Caetano.

Ainda de acordo com o dirigente do STR, por volta das 8 horas da manhã de hoje, uma comitiva do Polo Sindical, liderada pela Coodenadora Lenilda, se dirigiu a Petrolina, no intuito de uma reunião com a Superintendência Regional do INCRA/Médio São Francisco, para que seja resolvido o problema.

Os manifestantes dizem que só irão liberar a rodovia quando houver o religamento da energia.

Segundo novas informações, foi cortada a energia da EB 1, que abastece todas as agrovilas dos Blocos 3 e 4.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e informação: Natanael Caetano (Vice-presidente e Coordenador do Setor de Políticas Sociais do STR de Petrolândia)


Nutricionista lista 5 alimentos para pessoas com alergia ou intolerância a lactose

Diversos alimentos que são isentos de lactose são ótimas opções para alérgicos ou intolerantes a essa substância

A alergia ao leite, conhecida por APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca), e a intolerância à lactose atingem muitas pessoas no mundo todo, inclusive crianças, e é muito comum confundir ambas as reações, mas há diferenças entre as manifestações.

Aqueles que são alérgicos ao leite reagem negativamente às proteínas do leite, principalmente às do coalho (chamada caseína) e às do soro (denominadas alfa-lactoalbumina e beta-lactoglobulina). Segundo a nutricionista Lara Natacci, da DietNet, os principais sintomas de um alérgico são vômitos, cólicas, diarreia, dor abdominal, prisão de ventre e até sintomas mais intensos, como problemas cutâneos e respiratórios.

Já os intolerantes à lactose têm dificuldade em digerir e absorver o açúcar do leite (lactose), devido à diminuição da produção ou ausência de lactase (enzima que digere a lactose) em seus organismos. As reações podem ser diarreia, cólicas, gases, distensão abdominal (barriga estufada) e podem ocorrer logo após a ingestão de um alimento que contenha lactose.


Rio São Francisco sofre com erosão, pesca predatória e mau uso do solo


No dia em que é comemorado o Dia Nacional em defesa do Velho Chico, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) lembra que o trecho pernambucano de um dos mais importantes cursos d´água do País sofre com o lançamento dos esgotos domésticos e com a navegação inviabilizada em função da estiagem. Presidente do Comitê, Anivaldo Miranda lembra que esta sexta-feira deve ser dedicada à reflexão socioeconômica e à preservação da bacia, que abrange 639.219 quilômetros de área de drenagem e vazão média de 2.280 m3/s.

“O rio sofre há décadas, sobretudo em função dos impactos em decorrência do assoreamento, erosão de suas margens e destruição das matas ciliares, assim como a pesca predatória e o mau uso do solo. Os problemas, contudo, foram potencializados após a expansão urbana aliada à atividade econômica e a construção de barragens para dar lugar às hidrelétricas”, comentou. Para a Região Nordeste, a bacia do Rio São Francisco é a mais importante, e responsável por alimentar reservatórios como Sobradinho, Três Marias e Itaparica.

Para se ter ideia, o uso inadequado dos aquíferos subterrâneos, o uso irracional da água e a falta de chuva nas cabeceiras do rio formaram uma bolha capaz de secar a principal nascente do Velho Chico, no ápice das crises hídrica e elétrica do País, em 2014. Naquela época, o Operador Nacional do Sistema Elétrico precisou ativar as térmicas para preservar a água do Velho Chico. A medida teve impacto direto na conta de energia elétrica dos brasileiros. Nunca se falou tanto da importância do São Francisco como naquele momento.


Em Fortaleza, Humberto defende fortalecimento do SUS a gestores de saúde

Congresso de Secretarias de Saúde tem como objetivo promover o encontro de ideias, troca de conhecimentos e proposições em prol do SUS (Alessandro Dantas/ Liderança do PT no Senado)

Defensor do fortalecimento da universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o líder do Governo Dilma no Senado, Humberto Costa (PT-PE), está nesta sexta-feira (3) em Fortaleza para reiterar o seu compromisso pela melhoria do atendimento à população e contra projetos de lei que privilegiam planos privados de saúde em detrimento da saúde pública. O parlamentar é um dos convidados do XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e deve falar na manhã de hoje no encontro.

Na última quarta-feira, o ministro da saúde do governo interino de Michel Temer (PMDB), Ricardo Barros (PP-PR) - que já disse, segundo Humberto, "barbaridades" sobre reduzir o acesso e a cobertura universais do SUS e aumentar a quantidade de pessoas vinculadas a planos de saúde privados - foi vaiado no evento na capital cearense por secretários municipais, trabalhadores e profissionais da área de saúde.


Hairnor: Feira da Beleza começa neste sábado com descontos e novidades em cosméticos


A Feira da Beleza do Nordeste – Hairnor começa neste sábado, dia 4, e vai até a segunda-feira no Centro de Convenções de Pernambuco. A expectativa dos organizadores é de um público superior a 40 mil pessoas, incluindo dezenas de caravanas de 21 municípios do interior do Estado, além de grupos vindos de estados vizinhos.

Em sua maioria, o público da feira é formado por mulheres de todas as idades, que buscam adquirir produtos de qualidade com preços mais em conta e também por profissionais da área de beleza, como cabeleireiros, manicures, maquiadores e esteticistas, interessados em conhecer novos produtos e as novas técnicas em evidência no mercado, além de participar de cursos práticos de capacitação e seminários.

Durante o evento, as indústrias ligadas aos diversos segmentos do mercado da beleza estarão expondo uma infinidade de produtos, que vão desde cosméticos básicos, como batons, xampus e esmaltes de unha, até equipamentos como secadores de cabelo, chapinhas e móveis, além de sistemas de gestão para salões de beleza. Haverá, ainda, no pavilhão de exposições, uma área exclusiva para o segmento de estética.


Gilmar Mendes autoriza continuação de inquérito contra o senador Aécio Neves


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinou ontem (2) a retomada do inquérito que investiga o senador Aécio Neves (PSDB-MG), um dia após parecer no qual a Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se a favor do prosseguimento das investigações que apuram supostos crimes cometidos pelo senador em Furnas, empresa subsidiária da Eletrobrás.

Há duas semanas, o ministro Gilmar Mendes, relator da investigação, suspendeu as diligências e devolveu o processo para o procurador-geral Rodrigo Janot Janot. Na ocasião, ao decidir a questão, Mendes entendeu que não há fatos para uma nova investigação contra o senador, sendo que o procurador pediu o arquivamento de um primeiro pedido em março do ano passado.


Mais de 500 mil funcionários públicos receberam Bolsa Família, diz MPF


Mais de 500 mil funcionários públicos receberam indevidamente o Bolsa Família. Essa fraude descoberta pelo Ministério Público Federal já soma mais de R$ 2,5 bilhões.

Esses casos se multiplicam pelo país. Gente que não tem direito ao benefício tirando a vez de quem precisa, porque tem importância o benefício também. O Ministério Público cobrou uma fiscalização rigorosa.

Essa não foi uma investigação superficial e levou em conta o cruzamento de dados da Receita Federal, de Tribunais de Contas, do TSE e do Ministério do Desenvolvimento Social, que é responsável pelo Bolsa Família. O programa pagou mais de R$ 2,5 bilhões entre 2013 e 2014 a quem não tinha direito.

Dona de casa, Rejane teve que esperar por mais de dois anos para começar a receber o Bolsa Família. Ela mora em Ilhéus, na Bahia, e cumpria as exigências do programa, como o limite de renda de até R$ 154 por pessoa da família que tem crianças.