Web Radio Petrolândia

quarta-feira, 25 de março de 2020

Prefeitura de Petrolândia orienta população, quem deve usar máscara


Essa dúvida tem sido frequente e resolvemos trazer as informações do Ministério da Saúde sobre QUEM DEVE USAR MÁSCARA.

Lembre-se: se você utilizar as máscaras em demasia pode faltar para quem realmente precisa!

Prefeitura de Petrolândia

Famílias ficam desabrigadas após chuva forte em Afogados da Ingazeira, no Sertão de PE

Afogados da Ingazeira após chuvas — Foto: Wellington Júnior

Fortes chuvas têm sido registradas em algumas cidades do interior de Pernambuco, e um dos municípios que mais afetado foi Afogados da Ingazeira, no Sertão do Estado.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), em apenas quatro horas, choveu na cidade cerca de 128 milímetros. O município ficou totalmente alagado e a população se arriscou na chuva para tentar salvar alguns bens materiais.

De acordo com a Defesa Civil de Afogados da Ingazeira, o bairro mais atingido foi o “ Borges”, eles também afirmaram que um açude rompeu na zona rural e felizmente não houve mortes, mas dez famílias estão desabrigadas.

A Defesa Civil está recebendo doações de mantimentos para quem quiser ajudar as famílias desalojadas. O número para contato é o (87) 9.9629-5758.

Por G1 Caruaru

Paulo Afonso (BA): Técnico em enfermagem do Hospital Nair Alves de Souza diz que estão ‘romantizando a situação’ e que falta o essencial: treinamento e EPIs


PAULO AFONSO – Daniel Sinésio é o primeiro profissional de saúde que torna pública uma queixa contra o governo do estado em relação ao preparo deles para enfrentar a pandemia do Covid-19.

Técnico em enfermagem, o rapaz diz que ‘estão romantizando a situação’ e que eles não receberam treinamento nem o Equipamento de Proteção Individual [EPI].

“A luta tem que ser por EPI’s, os profissionais estão de cara limpa na linha de frente, com ressalvas a empresa Pressau – que vem fazendo o máximo que pode-, me refiro ao poder estadual e a empresa majoritária no NAIR [Hospital Nair Alves de souza]. Nem treinamentos tivemos para enfrentar tamanha pandemia e nem pandemia alguma, EPI’s estão escassos em todas as unidades, trabalhamos em qualquer situação com salários defasados, insalubridade mínima, carga horária exaustiva”, desabafou o jovem profissional que fica na Área Amarela do Nair.

“Só com a cara e a coragem não dá”, finaliza Sinésio, que também criticou o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia, Coren, “Inoperante e que não está nem aí para nós.” desabafou Daniel.

Assista ao vídeo abaixo

  

Por Portal Painel   

INSS: 13º salário será pago em abril e maio; segurados que ganham salário mínimo começam a receber primeiro


O adiantamento do 13º salário de aposentados, pensionistas e outros segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será pago nos meses de abril e maio. A confirmação das datas de antecipação está na medida provisória 927, que prevê uma série de dispositivos para mitigar efeitos para a economia causados pelo novo coronavírus e que autorizou a suspensão de contratos de trabalho por até quatro meses.

O pagamento da primeira parcela ocorrerá entre os dias 24 de abril e 8 de maio de 2020. Nesta parcela, não há desconto de Imposto de renda. A segunda parte do abono será entre 25 de maio e 5 de junho. O pagamento aos beneficiários seguirá a mesma ordem dos depósitos mensais de aposentadorias, pensões e auxílios.

Segurados que ganham salário mínimo começam a receber primeiro, já na última semana do mês. Para segurados que ganham acima do piso, os depósitos da primeira e da segunda parcelas do abono são feitos na semana seguinte. Os pagamentos seguem a ordem do final do cartão em que o segurado recebe o benefício, conforme a tabela abaixo.

Por Veja

Glória (BA) registra primeiro caso suspeito de coronavírus

GLÓRIA – BA – 01 CASO SUSPEITO

Com responsabilidade, a Secretaria de Saúde informa que uma pessoa residente em nosso município se encontra em fase de investigação para o coronavírus (Covid-19). Informamos que a paciente, uma mulher jovem, já está sendo monitorada no HMPA. Mantemos nosso compromisso em atualizar a nossa população assim que obtivermos os resultados necessários da análise. Ressaltamos, ainda, a necessidade de manutenção das medidas de higiene e proteção coletiva, apontando para o isolamento social como medida mais eficaz no momento.

Via PA4.COM,BR

Brasil tem 57 mortes e 2433 casos confirmados de Covid-19, Veja números e cada estado


O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta quarta-feira (25) seu mais recente balanço dos casos de coronavírus Sars-Cov-2, vírus responsável pela doença Covid-19. Os principais dados são:

57 mortes
2.433 casos confirmados
2,4% é a taxa de letalidade

Na terça-feira (25), o balanço apontou 46 mortes e 2.201 casos confirmados. O ministro Luiz Henrique Mandetta avalia que o aumento dos casos está ocorrendo de forma "aproximadamente igual nos últimos dias".


Governo de Pernambuco abre inscrições para seleção com 670 vagas na área de Saúde para conter o avanço do Coronavírus



O Governo de Pernambuco abriu, nesta quarta-feira (25.03), inscrições para selecionar 670 profissionais de saúde para atuar no complexo hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE). Os profissionais serão utilizados no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), centro de referência em Pernambuco para o atendimento de casos da Covid-19.

A seleção foi anunciada na última segunda-feira (23), por meio do Decreto N° 48.840, como parte das ações para conter o avanço do novo Coronavírus em Pernambuco. O recrutamento é para a contratação de enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos intensivistas, clínicos, infectologistas e pediatras, além de técnicos em enfermagem e flebotomistas.

As inscrições gratuitas são feitas, exclusivamente, pelo site www.upenet.com.br. O processo seletivo, realizado em uma única etapa eliminatória e classificatória em avaliação curricular, terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogável por igual período. A convocação para as contratações será através de publicação no Diário Oficial do Estado e através de e-mail dirigido ao endereço eletrônico constante na ficha de inscrição do candidato classificado.

O resultado final será divulgado no dia 04 de abril. O certame, executado pela Universidade de Pernambuco - UPE, está regido pela Portaria Conjunta SAD/UPE no 036, de 24 de março.

O Complexo Hospitalar da UPE é composto pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), pelo Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam) e pelo Pronto Socorro Cardiológico Universitário (Procape). O candidato que não atender à convocação para a sua contratação, no prazo máximo de três dias úteis, juntamente com a apresentação dos documentos para a comprovação dos requisitos para a contratação, citados no Edital, será considerado desistente, sendo automaticamente excluído do processo seletivo simplificado e será imediatamente convocado outro candidato, respeitadas a classificação geral dos candidatos aprovados.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria do governo de Pernambuco

Petrolândia: Endocrinologista Dr. Alexandre Torres e Cardiologista Dr. Cleobenisson Cruz atendem na MedClinic nesta sexta (27/03); agende sua consulta

Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista)

Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz

A MedClinic Clínica Especializada informa que Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista e Ultrassonografia), e o Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz vão atender nesta sexta-feira, 27 de março de 2020.

Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.
Orla da cidade.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: MedClinic

Petrolândia: Temporariamente fechada por causa do covid -19, Loja Delgado Construções informa atendimento interno via ligações [WhatsApp]


Divulgãção - Delgado Construções

Rio São Francisco [BOA NOTÍCIA]: Barragem de Sobradinho supera a capacidade de 70% do volume útil


No meio ao medonho das tristes notícias que assolam os casos de coronavírus que se espalham no Brasil e Nordeste, a redeGN Blog Geraldo José tem uma ótima notícia para os sertanejos: o reservatório Sobradinho, Bahia vem se recuperando das severas secas dos últimos anos e amanhã, quinta-feira 26 de março o volume útil atinge 71% do seu volume útil.

No mês de São José, os sertanejos renovam as esperanças para quem depende do Velho Chico, que há mais de sete anos sofria com a crise hídrica.

A expectativa com uma afluência (água que entra) acima dos cinco mil metros cúbicos por segundos na barragem é que no mês de abril o volume útil atinja 80% da capacidade.

O pescador e ex-presidente da Associação dos Pescadores Profissionais da Ilha do Fogo, Tadeu Reis da Costa, afirma que ainda é tímido mas "o nível do Rio São Francisco vem subindo e assim é bem melhor. O mato já estava tomando conta e agora com o nível do rio subindo a tendência é melhorar a situação que estava ficando insustentável", avaliou Tadeu.

O aumento da capacidade útil da Barragem de Sobradinho é justificado devido as chuvas que caem no Norte de Minas Gerais e a motivação das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, localizada em Minas Gerais, que foram abertas. O volume útil da barragem de Três Marias já chega a quase 100% da capacidade.

As chuvas que caíram durante janeiro e fevereiro beneficiam o Rio São Francisco, de Minas à Bahia e já permitem uma segurança hídrica para os próximos meses.

Redação redeGN

Secretaria Municipal de Saúde confirma segundo caso do novo coronavírus em Petrolina, PE


A Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, confirmou na tarde desta quarta-feira (25) o segundo caso do novo coronavírus no município. O paciente de 53 anos tem histórico de viagem recente a outros estados do Brasil. Ele está internado em um hospital da rede particular e seu estado de saúde é considerado estável. De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Saúde está monitorando o caso. As pessoas que tiveram contato com o paciente estão em isolamento domiciliar.

"Foram notificados mais 2 pacientes com suspeita de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), já com exames coletados. Um paciente recebeu alta e encontra-se em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela Secretaria de Saúde. O outro segue internado e ambos aguardam o resultado do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE). Temos 14 casos de SRAG em investigação, sendo 1 deles já confirmado para Influenza A e outro anteriormente para H1N1. Nenhum óbito relacionado a essas doenças foi registrado na cidade. Não é preciso pânico, pois a prefeitura tem um grupo que avalia e monitora toda a situação”, explicou a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

Petrolina atualmente contabiliza 2 casos confirmados de Covid-19, 8 casos suspeitos e 11 descartados.

Por G1 Petrolina

Prefeitura de Petrolândia divulga nota justificando atraso na distribuição de kit merenda escolar no período de quarentena


O Ministério da Educação ainda não se pronunciou se haverá a reposição dos recursos da merenda escolar em caso de utilização para distribuição de kit merenda no período de quarentena, o que impossibilita tal ação.

Sendo assim, os municípios que fizerem a distribuição de merenda escolar durante o isolamento social provocado pela pandemia causada pelo coronavírus, que afetou o funcionamento das unidades escolares, não poderão assegurar que realizando a distribuição nesse momento, terão assegurados merenda para o período de retorno das aulas.

Infelizmente, a Prefeitura de Petrolândia não dispõe dos recursos necessários no momento para arcar com a demanda, tendo em vista a situação da crise sanitária em que o município, o país e o mundo se encontram.

Prefeitura de Petrolândia

Concurso público de Paulo Afonso é adiado e provas objetivas acontecem dias 6 e 7 de junho


Diante de algumas colocações sobre o Edital, o Ministério Público (MP) recomendou à Prefeitura de Paulo Afonso o adiamento do concurso público municipal. Com o novo calendário, as provas objetivas acontecem nos dias 6 e 7 de junho e as inscrições foram estendidas até o dia 20 de abril, no endereço eletrônico www.consulpam.com.br.

O aditivo nº001/2020 traz as mudanças das fases, a exemplo da prova de títulos, recursos, entre outros. “A promotora faz diversas recomendações sobre o edital, a exemplo da isenção da taxa de inscrições e pontua outras questões, então recomenda o adiamento e, diante do que foi exposto, acatamos e alteramos a data do concurso, tendo em vista ainda a pandemia do Covid-19”, fala o secretário de Administração, Cléston Andrade. Ele explica que o horário da prova ainda será determinado

O certame prevê 452 vagas, onde 232 são destinadas para nível superior, 139 para nível técnico e 81 para nível médio. Destas, 369 são destinadas a ampla concorrência e 83 para pessoas com deficiência (PCD), como previsto na Lei nº 1.364/17.

O valor da taxa de inscrição para os cargos de nível superior é de R$ 160,00; para os de nível médio técnico é de R$ 80,00 e de nível médio é de R$ 60,00. O pagamento do valor somente poderá ser feito em espécie, por meio de pagamento de boleto bancário gerado no site www.consulpam.com.br. O boleto poderá ser gerado somente no período de inscrições.

O concurso será composto de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório para os níveis médio, técnico e superior; prova dissertativa de caráter eliminatório e classificatório para os níveis médio, técnico e superior e prova de títulos de caráter classificatório para os cargos de nível superior.

“Desde 2017 a atual gestão vem trabalhando no sentido de concretizar, mais do que uma obrigação legal, o desejo de constituir um quadro efetivo de servidores públicos que envolvem a complexa gestão municipal. Este concurso permitirá a composição fixa de recursos humanos, com mínima rotatividade, estabelecendo um quadro permanente e com conhecimentos específicos sobre a área de atuação, constituído mediante seleção técnica criteriosa, o que trará melhorias gradativas e maior eficiência ao desempenho institucional, em tempo reduzido e menos oneroso”, explica o secretário de Administração, Cléston Andrade.

Clique aqui para acessar o aditivo nº 001/2020 com o novo calendário

Por PA4.COM.BR

Pernambuco registra primeira morte de paciente com coronavírus e chega a 46 o número de casos confirmados

Hospital Universitário Oswaldo Cruz, localizado no bairro de Santo Amaro, na região central do Recife — Foto: Pedro Alves/G1

Pernambuco registrou, nesta quarta-feira (25), a primeira morte de paciente diagnosticado com o novo coronavírus (Sars-Cov-2). De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a vítima é um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Centro do Recife. Ele tinha apresentado os primeiros sintomas da Covid-19 no dia 18 de março e foi internado no dia 20. Com esse caso, sobe para 48 o número de óbitos no país.

Também nesta quarta-feira, a SES registrou mais quatro confirmações para o novo vírus, contabilizando 46. De acordo com a pasta, o paciente que morreu tinha histórico de diabetes, hipertensão, além de cardiopatia isquêmica.

Inicialmente, o homem foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na quinta-feira (19), com febre, tosse seca, dispneia (dificuldade de respirar) e dor toráxica. Na unidade, ele foi entubado e, em seguida, transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Huoc.

No Huoc, o homem foi medicado com antibiótico e antiviral indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), como diz o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS).

O idoso, segundo o governo, apresentou melhora no quadro respiratório e infeccioso, mas, como tinha outras doenças, houve uma piora no funcionamento dos rins e precisou, na terça-feira (24), passar por hemodiálise. Esse procedimento, a partir dos 80 anos de idade, é considerado de risco.

Na manhã desta quarta, durante a sessão, o homem teve uma parada cardiorrespiratória e, apesar das tentativas de reanimação pela equipe médica, ele morreu.

Por G1 PE

Bolsonaro pedirá hoje ao ministro da Saúde isolamento somente para idosos e doentes


O presidente Jair Bolsonaro afirmou que pedirá, nesta quarta-feira (25), ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, uma mudança na orientação de isolamento da população na crise causada pelo novo coronavírus. “Conversei por alto com Mandetta, hoje, e vamos definir essa situação. Tem que ser, não tem outra alternativa”, apontou. A fala foi dita ao deixar o Palácio da Alvorada.

“A orientação vai ser o [isolamento] vertical daqui pra frente. Vou conversar com ele e tomar uma decisão. Não escreva que já decidi, não. Vou conversar com o Mandetta sobre essa orientação”.

Questionado sobre como aconteceria na prática, Bolsonaro disse que é preciso pegar o idoso e isolá-lo, em hotéis ou em casa. "Tem o isolamento horizontal, que estão fazendo aqui, e tem o vertical. É o vertical. Peguei um vídeo agora do Japão, todo mundo na normalidade. Você tem que pegar o idoso e isolá-lo, com hotéis ou em casa. Pô, cada filho cuida de seu pai, do seu avô, poxa. Não quer que eu contrate uma pessoa para cuidar de cada idoso, é impossível. Eu não sei a massa de idoso que tem no Brasil, são alguns milhões”, afirmou.

Ele voltou a criticar ainda que as medidas restritivas impostas por alguns governadores no combate contra o vírus, pode ser ainda pior do que a própria doença. “Olha, quem está são, o risco é quase zero. O problema é acima de 60 anos ou quem tem algum problema de saúde. É isso. E agora o mal, né, que teremos depois com esse tipo de tratamento, isolamento horizontal, será muito maior do que vem acontecendo com vírus no momento. É uma realidade. Alguém acha que dá para ter zero mortes?", questionou.

O presidente também citou a própria mãe para falar sobre a doença. "Tem essas pessoas que se não tivessem acometido o vírus também teriam morrido. A gente lamenta, ninguém quer enterrar o ente querido, ninguém quer. A minha mãe vai fazer daqui a pouquinho 93 anos. Está magrinha, tem seus problemas. Ela está numa situação bastante complicada, qualquer coisinha que der nela, uma gripe qualquer, ela pode ser fatal. Lamento”.

Perguntado se seria possível isolar apenas a população de risco, Bolsonaro disse que é dever da família cuidar e que a população não pode deixar tudo nas costas do Estado. “Você quer que eu faça o quê? Eu tenho poder de pegar cada idoso lá e levar para um lugar e "ó, fica aí, tá aqui uma pessoa para te tratar". É a família dele que tem que cuidar dele em primeiro lugar, rapaz.

"O povo tem que deixar de deixar tudo nas costas do poder público. Aqui não é uma ditadura, aqui é uma democracia. A família em primeiro lugar. Este foi o discurso que me elegeu, inclusive. Os responsáveis pela minha mãe de 92 anos são seus meia dúzia filhos. Nós que somos responsáveis pela minha mãe no momento. Em último lugar, se não tiver ninguém, daí coloca num asilo, o Estado, seja quem for”, concluiu.

Correio Braziliense

Prefeitura de Petrolândia divulga disque denúncia de casos de violência contra a mulher

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Prefeitura de Petrolândia realiza vacinação domiciliar contra gripe





A Prefeitura de Petrolândia iniciou nessa terça-feira (24), a vacinação domiciliar contra a gripe. Em virtude da pandemia causada pelo coronavírus, o Ministério da Saúde orientou pela antecipação da campanha para o mês de março. Considerando que o primeiro público a ser atendido são idosos acima de 60 anos, portanto o segmento mais vulnerável ao Covid-19, a Secretaria Municipal adotou a estratégia de vacinar os idosos em suas próprias casas.

A secretária Lívia Leite explicou como será o funcionamento e reforçou a importância de que todos fiquem em suas casas durante o isolamento social em prevenção ao coronavírus. “Nos reunimos com a prefeita Jane Souza para discutirmos a melhor forma de atender a população idosa sem provocar uma exposição nesse momento em que todas as autoridades sanitárias recomendam o isolamento social para diminuir o risco de contaminação com o Covid-19, que se alastra a cada dia. Assim, decidimos organizar o calendário por quadras e fazer a vacinação dos idosos em suas próprias residências. Com isso reforçamos o apelo: Fiquem em casa. Deixem que a gente saia para que, dessa forma, possamos cuidar uns dos outros.”

A campanha de vacinação domiciliar segue até o próximo dia 27/03, de acordo com a programação abaixo, e também acontece nas Unidades de Saúde.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DOMICILIAR

24/03
QUADRAS: 01, 07, 08, 09 E 15

25/03
QUADRAS: 02, 04, 10, 12 E16

26/03
QUADRAS: 05, 06, 11, 13 E 17

27/03
QUADRAS: 03, 14, CS, CE

OBS: As demais comunidades terão suas datas informadas no decorrer da semana, incluindo área rural. Idosos do bairro Nova Esperança que tiverem facilidade de locomoção e desejarem ir a uma Unidade de Saúde, serão atendidos no PSF Francisco Fernandes.

Prefeitura de Petrolândia

Nota do diretório municipal do PT de Petrolândia


Nas últimas semanas vivemos entre a apreensão de uma pandemia e a irresponsabilidade de um presidente perante a crise.

Esta noite (24) assistimos um genocida sem véus ou verniz. Bolsonaro sendo quem sempre foi: autoritário, irresponsável, incapaz, desumano.

Contrariou todas as medidas de isolamento indicadas pela OMS adotadas no mundo inteiro, atacou a imprensa, governos estaduais e municipais assumindo sua total falta de empatia pelas vidas já ceifadas e as vítimas que virão em decorrência do Covid-19 e do colapso da saúde.

Nós que fazemos o diretório municipal do PT de Petrolândia repudiamos tal postura assim como parabenizamos o governo estadual e municipal por não dar ouvidos à tamanha insanidade.

A prefeitura de Petrolândia lançou decreto e adotou medidas para evitar o pior, mas é preciso mais.

As famílias mais pobres precisam do básico para manter o isolamento. Trabalhadores informais, empregados e donos de micro e pequenas empresas que precisaram fechar as portas, desempregados, crianças e jovens que tinham nas refeições da escola o sustento diário, moradores de ruas, idosos que necessitam sacar seu benefício precisam de uma força tarefa entre as pastas executivas e poderes públicos que a crise exige, tais como: transferência de renda através do cadastro único e bolsa família aos desempregados, informais e empregados forçados ao isolamento; Isenção, suspensão e ou prorrogação da cobrança de impostos (a depender de estudos do município que deverá analisar caso a caso) de micro e pequenos empresários; Insistir na conscientização e abrigo das pessoas em situação de rua; Distribuição imediata de kits de alimentação, em domicílio, para as famílias de estudantes matriculados na rede pública de ensino; transporte e escala de horário para quando esgotadas todas as formas de transação bancária via internet, as pessoas possam realizar saques de salários, aposentadoria e benefícios sem aglomeração nas agências; garantir determinação legal para não haver corte de água e energia por falta de pagamento enquanto durar o isolamento social; garantir com apoio da guarda municipal e polícia que as pessoas que podem permaneçam em isolamento, assim como proteger de violência doméstica mulheres que estejam em isolamento com parceiros abusivos.

O partido reconhece todas as medidas e esforços que a prefeitura de Petrolândia vem fazendo para informar, tranquilizar, atender e proteger sua população, assim como vem acatando sugestões e pedidos. Esperamos, com essa nota, poder contribuir para a extensão desse cuidado.

Primeiro cuidamos da vida. Depois cuidamos da economia.

Diretório municipal do Partido dos Trabalhadores de Petrolândia - PE

Daniel Filho - Presidente

Mônica Caetano - Vice-presidenta

Niedja Maria Batista - Secretaria de organização

Douglas Ayran - Secretaria de Finanças

Cássio Reimax - Secretaria de formação

Léo Lins - Secretaria da juventude

Denaide Clenes - Secretaria de movimentos populares.

Petrolândia, 25 de Março de 2020

Um dia após pronunciamento, Bolsonaro repete ataques a governadores e críticas ao isolamento

Bolsonaro falou com jornalistas na porta do Palácio da Alvorada nesta quarta-feira (25) — Foto: Guilherme Mazui/G1

O presidente Jair Bolsonaro repetiu nesta quarta-feira (25) o posicionamento do discurso em rede nacional que fez na terça, em que criticou medidas de isolamento e quarentena tomadas por governos estaduais no combate ao coronavírus.

As ações de isolamento são recomendações de autoridades sanitárias, como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em vários estados do Brasil, os governos locais determinaram fechamento temporário do comércio, escolas e serviços não-essenciais para evitar o avanço do vírus.

Bolsonaro se justificou dizendo que o isolamento vai criar uma crise econômica e gerar desemprego, o que, segundo ele, pode levar a conflitos sociais e abalo na democracia. O presidente disse que espera que o vírus não mate ninguém, mas afirmou que outros vírus mataram e, nas palavras dele, não houve "essa comoção toda".

"O que estão fazendo no Brasil, alguns poucos governadores e alguns poucos prefeitos, é um crime. Eles estão arrebentando com o Brasil, estão destruindo empregos. E aqueles caras que falam 'ah, a economia é menos importante do que a vida'. Cara pálida, não dissocie uma coisa de outra", afirmou o presidente a jornalistas na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada.

Bolsonaro disse que está conversando com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para que o ministério passe a adotar a orientação de isolamento vertical.

"Conversei por alto com Mandetta ontem [terça], hoje [quarta] vamos definir essa situação. Tem que ser, não tem outra alternativa. A orientação vai ser o vertical daqui para frente. Vou conversar com ele e tomar a decisão. Não escreva que já decidi, não. Vou conversar com Mandetta", disse.

Videoconferência com governadores do Sudeste

O presidente voltou a criticar especificamente os governadores de São Paulo, João Dória (PSDB), e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSL), que se tornaram rivais políticos do presidente.

“Alguns poucos governadores, não são todos, em especial Rio e São Paulo, estão fazendo uma demagogia barata em cima disso. Para esconder outros problemas, se colocam junto à mídia como salvadores da pátria, como o messias que vai salvar seus estados e o Brasil do caos. Fazem política o tempo todo.

A declaração foi feita antes de uma videoconferência prevista entre Bolsonaro e governadores dos estados do Sudeste – Rio, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. O presidente disse que tratará de temas como a suspensão do pagamento da dívida dos estados com a União, adotado para dar fôlego financeiros aos governadores neste momento de crise.

Por G1

Jatobá: Prefeitura lança novas regras para comercialização na feira livre; feirantes de outras cidades estão proibidos


A Prefeitura Municipal de Jatobá através da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Epidemiológica e Vigilância Sanitária comunica a toda população e cidades circunvizinhas que a Feira Livre do município passa a funcionar neste sábado (28) com novas regras de proteção devido a Pandemia do Coronavírus.

Confira as novas regras:

-Só poderá ser comercializado ALIMENTOS;

-Não será aceito comerciante que não sejam do município;

-Todas as barracas devem ficar a 2 metros de distância de cada uma;

-O feirante tem obrigação de não permitir aglomerações em sua barraca;

-Evitar o toque de mãos;

-Seguir as regras de prevenção pessoal.

A Prefeitura solicita ainda que os jatobaenses evitem levar seus idosos e crianças a feira.

Sabemos das dificuldades que todos tem passado, mas a medida é parte dos esforços para prevenir o novo coronavírus, em conformidade com determinação do Governo do Estado de Pernambuco e orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde).

PREFEITURA MUNICIPAL DE JATOBÁ –GOVERNANDO COM O POVO.

Por Portal Jatobá

Empresa com canteiro de obras em Sertânia (PE) demite trabalhadores que se rebelaram contra falta de medidas para COVID-19


A empresa Ferreira Guedes, com canteiro de obras em Sertânia e que foi manchete em diversos meios de comunicação de Pernambuco por não cumprir algumas medidas para o não contágio do COVID-19 para seus trabalhadores, acaba de tomar uma medida truculenta, que não visa o trabalhador, mas apenas o lucro.

Segundo o Tribuna do Moxotó, ela acaba de demitir centenas de trabalhadores. Pelo menos duzentos foram demitidos.

A lista está sendo divulgada em redes sociais e já atinge mais de cem pais de famílias. “Foi a maneira simplista e truculenta que a empresa achou para mostrar que tem que ser do seu jeito”. O Blog cobrou fiscalização e medidas por estado e município.

“Filmamos a situação do refeitório da empresa, trabalhadores por cima do outro, sem mascara, sem nada e ao denunciarmos isso, somos nós que seremos punidos? É assim que funciona nosso Brasil?”, disse um trabalhador. Ele entregou vídeo mostrando a irresponsabilidade da empresa Ferreira Guedes quando vai na contramão do que prega os órgãos públicos e as autoridades. Realmente é lamentável.

Por Tribuna do Moxotó/Blog do Nill Júnior

Paulo Afonso volta a ter sete casos suspeitos, 13 descartados e nenhum confirmado do coronavírus


A Vigilância em Saúde da prefeitura de Paulo Afonso realizou mais cinco coletas de exames suspeitos para o novo coronavírus (Covid-19), nesta terça-feira (24). Com estes somam sete pessoas aguardando o resultado do Lacen, em Salvador.

Ainda nesta segunda-feira (23), o laboratório divulgou 13 resultados negativos, somando 20 casos investigados no total, sem nenhum positivo.

Essas pessoas que estão em investigação, seguem o protocolo da Vigilância em Saúde, com isolamento domiciliar do paciente e dos familiares, além do monitoramento, como foi feito com os outros três pacientes que estão sob suspeita. O isolamento domiciliar deverá ser de 16 dias, como prevê as medidas da Organização Mundial de Saúde (OMS), monitorados pela vigilância e a Atenção Primária a Saúde.

O material foi coletado para o exame de detecção pela equipe do Lacen, que enviou para Salvador. De acordo com o laboratório, devido a grande demanda em todo o Estado, o resultado está sem prazo. A Secretaria de Saúde ressalta que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

Para as pessoas que apresentarem algum sintoma da doença, como tosse, febre alta e falta de ar, ou as assintomáticas que tiveram contato com alguma pessoa infectada pelo vírus, deverão procurar os postos de saúde, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h às 17h. Nos fins de semana deverão se dirigir ao Centro de Especialidades Médicas, que estarão em regime especial de atendimento, tanto do Centro, localizado em frente a Bobs, como no BTN, das 8h às 17h. Nos horários em que não tenham atendimento nem nos postos nem nos Centros de Especialidades, a população deverá procurar o HNAS, no Centro, ou HMPA, no BTN.

Por PA4.COM.BR

Fundo Estadual de Enfrentamento ao coronavírus é sancionado por Paulo Câmara


O governador Paulo Câmra (PSB) sancionou na manhã desta quarta-feira (25) a lei que institui o Fundo Estadual de Enfrentamento ao coronavírus. O projeto aprovado nesta terça-feira (24) pela Alepe com 45 votos favoráveis durante a primeira Reunião Plenária remota da história da casa tem como objetivo garantir recursos para apoiar o desenvolvimento de atividades e ações na área da saúde.

Segundo o governador, a lei possibilita uma "maior agilidade e capacidade de realizar a aquisição ou requisição administrativa de equipamentos, produtos e serviços voltados para combater a Covid-19".

A lei complementar que dispõe sobre os procedimentos para contratações destinadas ao fornecimento de bens, prestação de serviços, locação de bens e execução de obras necessárias no enfrentamento da pandemia também foi sancionada por Paulo Câmara.

"São medidas que garantem mais celeridade para que possamos assegurar a assistência aos pernambucanos. Aproveito para agradecer o empenho da Assembleia Legislativa, que apreciou esses projetos com rapidez, diante da emergência em saúde pública que estamos vivendo", afirmou o governador.
Por Diário de Pernambuco

Governo anuncia divisão do lucro do FGTS com os trabalhadores


O presidente Jair Bolsonaro vetou a ampliação da distribuição do lucro e rentabilidade de contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Após a decisão, permanece a regra de 50%. Medida atende pedido do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

A regra de divisão de 50% foi criada durante o governo de Michel Temer. Ela prevê a distribuição de parte do lucro com os trabalhadores.

Em 2019, Bolsonaro havia assinada uma Medida Provisória (MP) garantindo a ampliação das possibilidade de saques dos recursos.

Na época, a decisão garantiu a distribuição de todo o lucro do FGTS para os trabalhadores.

Como a MP vigora imediatamente após sua publicação, centenas de cotistas chegaram a receber o valor correspondente à divisão de 100% do resultado. O valor total sacado totalizou R$ 12,2 bilhões.
Conselho Curador do FGTS

Na época do anúncio da distribuição, o presidente do Conselho Curador do FGTS avaliou que a distribuição de 100% ampliava os ganhos dos trabalhadores.

Além disso, segundo ele, a sistemática tornava a rentabilidade do FGTS melhor que a maioria dos investimentos.

Vale destacar que os recursos depositados no FGTS possuem uma taxa de 3% mais a Taxa Referencial (TR). Com a distribuição de 100% do lucro, a rentabilidade das contas chegou a 6,18% – rendimento melhor que o da poupança.

O veto, no entanto, acaba com a obrigatoriedade de seguir com essa política de distribuição total do lucro.

No entanto, nos bastidores econômicos não há qualquer trava legal que impeça o Conselho Curador de distribuir fatia maior ou menor do que os 50% adotados nos anos anteriores.

Como a lei refere-se à “parte” do lucro, esse percentual pode ser de 1% a 99% do resultado.

Vale salientar que o Ministério da Economia integra a maioria no colegiado: três dos seis assentos do governo. O MDR, Ministério da Infraestrutura e Casa Civil possuem um assento cada.
Minha Casa, Minha Vida

Em justificativa ao pedido de veto, o MDR informou que a lei limitava os subsídios concedidos a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. Além disso, ampliava o FGTS de maneira desigual.


O MDR também acrescentou que essa prática favorecia “as camadas sociais de maior poder aquisitivo, que são as que possuem maior volume de depósitos e saldos na conta do FGTS”, apontou o Ministério.

No entanto, a limitação aos subsídios do MCMV também foi vetada pelo presidente Bolsonaro.

Por Portal Edital Concursos Brasil

Petrolândia: Aniversariante desta quarta (25), jovem cantora Siely [Sisi] Feitoza recebe os parabéns de familiares, fãs e amigos


Aniversariante desta quarta-feira, 25 de março de 2020, a jovem cantora Siely (Sisi) Feitoza, comemora mais um aniversário e recebe mensagens de parabéns de familiares, amigos e  fãs.

As felicitações são também do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia

Parabéns!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Divulgação/Facebook

Petrolândia: Dra Socorro Carvalho, Ultrassonografia e Ginecologia, atende na Petroclínica nesta quarta-feira (25) a partir des 15h:00; Agende sua consulta


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa que
que Dra Socorro Carvalho (Ultrassonografia e Ginecologia) atenderá nesta quarta-feira, 25 de março de 2020, a partir das 15 horas.

Agendamento de consultas e mais informações: 87 99805-0774 ou 3851-2333.

A Petroclinica conta com uma equipe totalmente qualificada para cuidar da sua saúde:

Veja abaixo a relação dos demais profissionais que atendem na Petroclínica.

*Dr Rommel Alencar- fisioterapia em geral
*Dra Nubia Lopes - ginecologia e ultrassonografia
*Joane Barboza - preventivo com câmera, depilação a Luz intensa pulsada e drenagem linfática
*Dr Alexandre Salomao - Endoscopia Digestiva alta/ gastroenterologia
*Dr Igaro cordeiro - cirurgião dentista (canal em sessão única )
*Dra Cicero Elisane- fisioterapia em geral e a domicílio
*Dra Socorro Carvalho- ginecologia e ultrassonografia em geral
*Dr Italo Porto -psicologia
*Dra Lariça Bulhoes - pediatria e dermatologia clinica
* Dr Marcos Bispo -Endoscopia digestiva/ gastroenterologia
*Dr Emílio Araújo- psiquiatria
*Dr Magnun Aurélio - clínico geral
*Dra Andreza carvalho -psicologia
*Dra Gizele Rodrigues- nutricionista
*Vicente Monteiro- otorrinolaringologia
*Dra Bruna Lopes - cirurgiã dentista

A Petroclínica também realiza Mamografia Digital

Municípios do Sertão do Pajeú (PE) em alerta máximo com fortes chuvas das últimas horas




 


Chuvas torrenciais em várias áreas do Pajeú deixam cidades em estado de alerta nesta manhã de quarta-feira (25). Em Cachoeira da Onça, uma barragem estourou e atingiu bairros da cidade de Afogados da Ingazeira. Moradores dos Bairros Borges e Brotas estão ilhados, sem acesso à área central da cidade.

O Riacho do Borges passou a pista seguindo pra Vila Pitombeira. O Rio Pajeú está um pouco próximo da Rua da Lama. Ele desceu com muita força . Muitos ouvintes ligam para a Rádio Pajeú, alguns mais desesperados com a água que cobriu a ponte do Anel Viário, levou móveis. Até um caminhão baú foi visto descendo água abaixo.

O acesso à Afogados da Ingazeira pela PE 292 está interditado pelas águas pra quem vem de Iguaracy. A não ponte resistiu e um trecho da pista foi levada pela força da água.

A Defesa Civil foi acionada e tenta ajudar as famílias de imóveis mais atingidos. Desabrigados estão sendo levados para o PETI, na área central da cidade. Não há relatos de mortes ou feridos. Mas o nível de apreensão é alto. O pico da chuva foi de madrugada. Há áreas com mais de cem milímetros registrados.

Bairros como São Francisco, acessos como o do Bairro Sobreira também estão afetados. Há problemas também em áreas rurais. O riacho do Curral Velho tem grande volume. O volume da Barragem de Brotas e do Rio Pajeú também aumentou muito.

Na zona rural, estão ilhadas as comunidades de Carapuça, Barro da carapuça, Santo Antonio, Brejo, Opa, Minador, São Domingos, Espanha, Leitão, Umbuzeiro, Serrote Verde, Travessão, Pereiros, Encruzilhada e região de Serra branca e do Caroá.

Em Iguaracy, moradores do Bairro do Campos estão isolados por conta da força da água. A Prefeitura acompanha e dá suporte aos moradores. O Rio do Macaco tem uma cheia histórica. A água segue para o Rio Pajeú. O governo municipal tem trabalho para tirar moradores de algumas áreas afetadas que ainda se negam a sair.

O Rio de Jabitacá está descendo com volume muito grande. “É impressionante o volume de água descendo, já chegando no Distrito de Jabitacá. A sorte é que é uma ponte larga”, disse o prefeito Zeinha Torres. Dois açudes estouraram nas propriedades de João Batista e Damião na Ramada e essa água está descendo com muita força próximo a Jabitacá.

Ele alertou para a população muito próxima à ponte que dá acesso ao Bairro Santa Ana. “A gente pede pra que a população não fique próxima desses rios”. Ele reclamou da fala do presidente Bolsonaro ontem. “Hoje muita gente perguntando se poderia ir pra rua, se teria aula”, reclamou o prefeito.

Em Carnaíba, o prefeito Anchieta Patriota destacou que foram mais de 200 milímetros em horas. Na Vila São Geraldo, as chuvas invadiram casas. Em Serra Branca, a Barragem estourou e o volume de água chega ao Rio Pajeú.

Na cidade de Sertânia, o Açude do Governo na fazenda Cachoeira no IPA, há 16 anos não sangrava. A Prefeitura está em alerta pois tudo deságua no Rio Moxotó, que deve subir o nível. Em algumas comunidades, a chuva alcançou 140 milímetros, como no Sítio Cacimbinha, próximo à divisa com Custódia.

Em Serra Talhada, as chuvas fortes causam grande volume de água no Rio Pajeú. A população está muito apreensiva com a possibilidade de que a água invada ainda mais áreas urbanas. A área do Pátio da Feira da Lagoa Maria Timóteo é a mais afetada.


Por Blog do Nill Júnior
Com fotos de Júnior Finfa, e Wellington Júnior e internautas

Petrolândia: Por causa do novo coronavírus, FarmaVida passa a funcionar em novo horário a partir desta quarta; das 08:00 às 21:00



Petrolândia: Não se exponha aos riscos do coronavírus - A FARMAVIDA vai até você; faça o seu pedido e receba no conforto do seu lar!


O país entra em uma nova fase da estratégia brasileira, a de criar condições para diminuir os danos que o vírus pode causar à população. Não se exponha aos riscos do coronavírus. A orientação é ficar em casa. Mas, não se preocupe, a FARMAVIDA vai até você! Faça o seu pedido e receba no conforto do seu lar, sem pagar nada por isso!

Localizada no centro comercial da cidade de Petrolândia, em frente à agência do Banco do Brasil, na Avenida Manoel Borba, a FARMAVIDA tem uma equipe de profissionais capacitados, prontos para atender você.

Faça já o seu pedido, a entrega é grátis!

Novo horário de funcionamento de postos de combustíveis já está valendo


Já está valendo a determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) regulamentando a redução no horário de funcionamento dos postos de combustíveis e os de revendas gás liquefeito de petróleo (GLP). Os revendedores de combustíveis automotivos em todo o país passam a funcionar, no mínimo, de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h. Até então, o horário mínimo de funcionamento era das 6h às 20h. A medida foi publicada segunda-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU) e foi tomada em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

"As medidas reforçam o cuidado com a garantia do abastecimento nacional e flexibilizam algumas obrigações, entre elas o horário de funcionamento dos postos de combustíveis", informou a agência.

A resolução determina ainda que os representantes dos operadores de terminais e dutos de petróleo, dos transportadores de gás natural, distribuidores de GLP, de postos revendedores de combustíveis automotivos deverão informar à ANP "quaisquer alterações nas rotinas operacionais que possam comprometer total ou parcialmente o abastecimento nacional".

A ANP disse que aqueles revendedores que quiserem funcionar em horário inferior ao horário indicado poderão fazê-lo, desde que tenham feito solicitação prévia e sejam autorizados pela agência reguladora.

Segundo a agência, as medidas buscam reduzir o risco de propagação do novo coronavírus e irão valer enquanto durar a situação de emergência em saúde de calamidade pública em virtude do vírus.

Por Agência Brasil

Prefeitura de Porto Alegre confirma primeira morte por coronavírus no RS


A Prefeitura de Porto Alegre confirmou a primeira morte por coronavírus na Capital e no Rio Grande do Sul. O prefeito Nelson Marchezan Jr. divulgou a informação na madrugada desta quarta-feira (25). O caso ainda não foi oficializado pela Secretaria Estadual da Saúde.

vítima é uma mulher de 91 anos que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Moinhos de Vento.

Até a noite de terça, eram mais de 2,2 mil casos confirmados em todo o Brasil, e 47 mortes. A maioria em São Paulo e Rio de Janeiro, além de uma investigada no Amazonas, que não entrou no último boletim do Ministério da Saúde.

Por G1 RS

Prefeitura de Petrolândia informa que resultado do exame do caso suspeito de coronavírus ainda não foi divulgado pelo Hospital Osvaldo Cruz

 Prefeitura de Petrolândia