terça-feira, 4 de agosto de 2015

Petrolândia: Reunião com alunos de cursos da Funeso/Faexpe/Paranapanema é transferida da Câmara Municipal para a Escola 1º de Julho

Auditório da Câmara lotado na reunião realizada na quinta-feira (30/07)

Na tarde desta terça-feira (04), na rede social Facebook, os blogueiros de Petrolândia foram convidados a assistir à reunião de representantes da Funeso/Faexpe/Paranapanema, prevista para acontecer no auditório da Câmara Municipal na quinta-feira (06), às 19h00, como foi acordado em reunião ocorrida no mesmo local na quinta-feira passada. 

Naquela ocasião, consultores de um grupo educacional solicitaram aos alunos o prazo de 8 dias, ao fim do qual novo encontro seria realizado para apresentação de uma solução definitiva para o caso dos estudantes vinculados inicialmente à Funeso/Unesf, em convênio com a Faexpe (Faculdades Extensivas em Pernambuco), cujos cursos oferecidos foram denunciados como irregulares em ação civil pública do Ministério Público Federal-Regional Serra Talhada.  

Porém, por volta das 22h00 de hoje, a secretária da instituição, Magda Barros, publicou também no Facebook a informação de que o local do encontro foi mudado e, implicitamente, 'desconvida' os blogueiros para o evento.

"Nossa reunião será quinta-feira às 19:00 h. Escola Primeiro de Julho, onde funciona nossa faculdade. Desde já esclareço que a reunião é para os alunos", informa a secretária do Grupo Educacional. 

Audiência Pública - A audiência pública a ser realizada na Câmara Municipal de Petrolândia, mediante convocação de representantes das faculdades envolvidas e de outras instituições (Ministério Público, Prefeitura Municipal e outras), que se pretendia realizar amanhã, dia 5, não acontecerá. O presidente da Casa Legislativa, Fabiano Marques, esclareceu que será aguardado o desfecho da reunião de quinta-feira com os alunos. Caso não seja um resultado positivo, a Audiência Pública será convocada pelo Poder Legislativo do Município.

Notícia relacionada (clique para ler)
>Petrolândia: Em reunião com consultores de grupo educacional, ex-alunos da Funeso/Faexpe descobrem estar sem faculdade e que a solução definitiva para o caso vem em 8 dias

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Após evento de homenagem, Rayssa, viúva do empresário André da Ultragaz, fala como está sua vida após morte do marido

Entrevista completa irá ao ar na manhã desta quarta-feira (05) no programa "Acordando com as Notícias'', transmitido pela Web Rádio Petrolândia

Há sete meses a cidade de Petrolândia perdia um dos seus filhos ilustres. No início da manhã do dia 27 de dezembro de 2014, familiares, parentes e amigos do empresário André Henrique Almeida foram pego de surpresa com a notícia de sua morte. Um acidente de trânsito, ocorrido na estrada entre Manari e Inajá, vitimou o empresário petrolandense, mais conhecido em Petrolândia como André da Ultragaz.

André deixou a esposa Rayssa  e uma filhinha de menos de um ano. Em recente entrevista a reportagem do Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, a viúva falou dos sete meses de ausência do marido. A reportagem foi gravada durante  homenagem feita pela AABB de Petrolândia a André Rodrigues, que era sócios e amigo particular do presidente da intituição. Na oportunidade foi realizado um torneio de futebol society e a taça levou o nome do empresário. Convidada, a esposa Rayssa compareceu ao evento junto com a filhinha e a cunhada Ângela Rodrigues para receber as homenagens onde conversaram com a nossa reportagem; aconpanhe abaixo

Assis Ramalho; Rayssa, qual a sensação de ver o seu marido sendo homenageado meses após a sua morte?

Rayssa: Eu fiquei muito emocionada por que ele foi uma pessoa muito importante pra mim, e também para as pessoas que conviveram com ele. Então, por tudo isso eu fico feliz de ter recebido esse convite e poder ver esse carinho que todos tinham, e tem por ele.

Assis Ramalho: Homenagens como essa faz com que passe um filme em sua cabeça? Você sente a presença dele?

Rayssa: Com certeza. Pra mim é como ele estivesse aqui presente e eu sinto a presença dele.

Assis Ramalho: Como está a sua vida, junto com a sua filhinha, meses depois da morte de André Rodrigues? Está sendo difícil?

Rayssa: No início foi muito difícil se acostumar com a ausência dele, muito triste. Mas, hoje, com as lembranças dos bons momentos que vivemos faz com que eu fique feliz, e também tem a nossa filha que é o sangue dele e ela é a carinha dele. Pra mim é como se eu estivesse vendo os dois juntos.

Assis Ramalho: Qual recado você mandaria pra ele, neste momento, que deva está no céu vendo essa entrevista?

Rayssa: Que te amo, e que você fique bem onde você esteja. E que por mim, e por sua família, você nunca vai ser esquecido.

A nossa reportagem também falou com Ângela Rodrigues, tia de Andrè Rodrigues. Emocionada, ela falou das saudades que sente do sobrinho.

''André era uma pessoa maravilhosa, desde a sua infância ele foi uma criança muito querida, e tinha todo o carinho da família. Foi feito de tudo para André sair da situação em que se encontrava, mas infelizmente Deus o levou. Eu acho que ele não concluiu a sua história aqui na terra, mas infelizmente aconteceu essa fatalidade e onde ele está eu tenho certeza de que está melhor do que aqui e em um futuro muito longo eu tenho certeza de que a gente vai se encontrar. E aí,vai ser uma felicidade''

As entrevistas completa irá ao ar na manhã desta quarta-feira (05) no programa ''Acordando com as Notícias'', transmitido pela Web Rádio Petrolândia
Web Rádio Petrolândia apresenta de segunda a sábado das 05h 30 às 08h30 o programa ''Acordando com as Notícias'', com Assis Ramalho.

O programa é repleto de notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, através do sitewww.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia realiza 3ª Conferência Municipal da Juventude no dia 21 de agosto

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude e a Prefeitura Municipal de Petrolândia, com apoio da Casa das Juventudes, realizam no dia 21 de agosto (sexta-feira), na Casa de Shows Velho Chico, a 3ª Conferência Municipal da Juventude de Petrolândia, com início às 7h30min.

Sob o tema “As várias formas de mudar o Brasil”, serão debatidos cinco eixos temáticos, sendo eles: I - Direito à Educação, Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; II - Direito ao Desporto, Lazer e Cultura; III - Direito à Saúde, Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; IV - Direito à Diversidade e à Igualdade, ao Território e à Mobilidade, à Comunicação e à Liberdade de Expressão; e V - Direito à Cidadania, à Participação Social e Política, à Representação Juvenil, Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.

Petrolândia: Oportunidade de emprego para Técnico Agrícola


A Agropel de Petrolândia anuncia uma vaga de emprego para Técnico Agrícola. Os interessados devem entregar currículo na Rua Regente Feijó, 89 - Centro -Petrolândia (PE).

Mais informações: (87) 3851-1282.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Jatobá: Super OARA é atração confirmada do Reveillon imperdível no CRI


O revéillon em Itaparica vai ter um brilho a mais este ano com a explosão de ritmos e sons da Super OARA (Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos) no Clube Recretarivo Itaparica (CRI). A presença da atração foi anunciada pelos organizadores do evento, o melhor revéillon da região.

A recepção a 2016 no tradicional clube de Jatobá é uma realização do CRI e de meu amigo Edísio Bezerra.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações Edísio Bezerra/CRI

Petrolândia: Lions Clube promove Campanha do Agasalho 2015


O Lions Clube de Petrolândia realizou neste domingo (02), a Campanha do Agasalho 2015, no horário das 16h00 às 17h00, em frente a Igreja Matriz, no centro da cidade.

Foram distribuídas dezenas de mantas, do artesanato de Caraibeiras (distrito de Tacaratu), para cerca de 60 famílias carentes, residentes no município de Petrolândia.

Antes do início das distribuições dos mantos, aconteceu uma corrente de oração puxada por sócios do Lions Clube, e que teve a participação dos demais presentes ao evento.

Veja abaixo a relação da nova diretoria do Lions Clube de Petrolândia para a gestão 2015/2016.

Presidente: Célia Maria Yoyô de Lima
1º Vice-Presidente: Nilson da Silva Guedes
2º Vice-Presidente: Geraldo Manoel de Lima
3º Vice-Presidente: Diogo Leite de Carvalho
Secretário: Sizenando Alves de Carvalho Neto
Tesoureiro: Romeu Novaes de Sá
Assessor de Sócios: Gilberto de Souza
Diretor Social: Francisco Cezar Cavalcante Rodolfo
Diretor Animador: Quitéria Maria S. Couto
Diretores Vogais: José Antônio Lima de Sá, José Bezerra Sandes; Cícero José da Silva e João Geraldo de Araújo Filho

Ver fotos, clique > Campanha do Agazalho 2015; Lions Clube de Petrolândia

Notícias relacionadas (clique para ler)

Redação do Blog de Assis Ramalho

Prefeito e a mulher são encontrados mortos na chácara onde moravam, em Matrinchã (GO)

Prefeito e a mulher são encontrados mortos em chácara (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)

O prefeito da cidade deMatrinchã, Daniel Antônio de Souza (PTB), de 50 anos, e sua esposa, Elizeth Bruno de Barros, de 40 anos, foram encontrados mortos na chácara onde moravam, nesta terça-feira (4), conforme informações da Polícia Militar.

Os policiais militares acreditam que o casal tenha sido morto a tiros, mas aguardam o resultado da perícia. Ainda não há informações sobre a motivação nem o horário do crime. Com apenas 4 mil habitantes, Matrinchã fica na região noroeste de Goiás, a cerca de 260 km da capital.

O delegado Paulo Roberto Tavares, responsável pelo caso, informou ao G1 que "tudo leva a crer que seja um duplo homicídio". Os corpos, segundo ele, foram encontrados nesta manhã por dois assessores do prefeito que tinham uma reunião marcada com ele.

IPA planeja ações estratégicas para Assistência Técnica e Extensão Rural em Pernambuco


O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) inicia um ciclo de reuniões estratégicas na área de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), a partir desta terça-feira (04/08). O objetivo é criar o Plano de Ação Municipal (PAM) para os próximos quatro anos (2016/2019), atualizando-o anualmente.

Na primeira fase do projeto, haverá reuniões nas doze regionais do Instituto, com todos os técnicos, para identificar as potencialidades e dificuldades de cada município. Na sequencia, os técnicos discutirão com as comunidades das 182 cidades que o IPA presta assistência e os Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRSs) quais as metas, de acordo com a realidade local.

O diretor de Extensão Rural, Albérico Rocha, informou que o documento tem como foco a Unidade de Produção Familiar Rural (UPFR), a partir de um estudo da realidade. “É fundamental traçar um panorama estratégico, que possa viabilizar alternativas para que extensão rural trabalhe com os agricultores organizados em comunidades rurais, seguindo os princípios da agroecologia, nas perspectivas ecológica, social, cultural, política, ética e sustentável”, destacou.

Copa do Brasil: Corinthians e Cruzeiro decidem em casa; Fla e Vasco Santos e Corinthians fazem os clássicos estaduais; Confira

A taça da Copa do Brasil (Foto: Reprodução)

Depois do sorteio dos confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil, emsorteio realizado no fim da manhã desta terça-feira, à tarde a sede da CBF foi palco da definição dos mandos de campo. Ceará, Corinthians, Grêmio, Cruzeiro, Figueirense, Ituano e Paysandu decidem em casa. No caso de Flamengo x Vasco, se os dois jogos forem no Maracanã, configurando campo neutro, cai o critério do gol fora de casa. No caso de Corinthians x Santos, a primeira partida deve ser na Vila Belmiro, onde o Peixe manda normalmente os seus jogos.

A princípio, as datas reservadas em agosto para o mata-mata são dias 19 e 20 para os jogos de ida e 26 e 27 para os de volta. Horários, dias exatos e locais dos duelos ainda não foram confirmados. A tabela será confirmada levando em consideração que rivais estaduais não joguem no mesmo dia, o que deixaria, por exemplo, Grêmio e Inter atuando em Porto Alegre um na quarta-feira (19) e outro na quinta (20). Mesmo caso de Palmeiras e São Paulo, levando-se em consideração que Santos x Corinthians será na Baixada Santista.

Confira como ficaram as partidas de ida de volta:

19 ou 20/08

Internacional x Ituano
São Paulo x Ceará
Palmeiras x Cruzeiro
Flamengo x Vasco
Fluminense x Paysandu
Coritiba x Grêmio
Atlético-MG x Figueirense
Santos x Corinthians

Carta Aberta à Ministra de Estado do Meio Ambiente denuncia o desmatamento no oeste baiano

Foto de Martin Mayr, em setembro 2013, no gerais de Formosa do Rio Preto-BA.

À Excelentíssima Senhora
Izabella Mônica Vieira Teixeira
Ministra de Estado do Meio Ambiente
Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 5º andar
70068-900 – Brasília – DF

Referente: Desmatamento no cerrado no oeste baiano: autorizações desmedidas e infundadas para supressão da vegetação nativa

Barreiras, 8 de julho de 2015

Senhora Ministra,

A “Associação de Promoção do Desenvolvimento Solidário e Sustentável – 10envolvimento”, fundada no ano de 2004 com sede em Barreiras – BA, é uma organização não-governamental inserida na ação social da Diocese de Barreiras – BA. Através do seu braço executivo “Agência 10envolvimento”, a entidade vem trabalhando, constante e sistematicamente, em prol dapreservação do bioma Cerrado e do bem-estar das comunidades tradicionais no oeste baiano.

2. Neste âmbito, depara-se com uma desenfreada e frequentemente ilegal supressão da vegetação nativa, causa primordial de diversos impactos socioambientais nocivos: perda da biodiversidade, distúrbio da recarga do aquífero Urucuia, assoreamento dos cursos de água, eliminação das áreas de extrativismo, fechos e fundos de pasto, aniquilação da cultura geraizeira.

Prefeito tem carro incendiado na porta de casa no interior da Bahia

Carro ficou completamente destruído (Foto: RF Notícias)

Um dos veículos do prefeito Marlos André, da cidade de Pindobaçu, no Centro-Norte da Bahia, foi incendiado na madrugada desta terça-feira (4). O crime aconteceu por volta das 3h30, na rua Claudionor Dantas de Freitas, no Bairro Novo, em frente à residência do gestor.

Segundo a delegada Maria Elisa Padilha, os suspeitos, que ainda não foram identificados, usaram material inflamável para atear fogo no caminhão baú Ford F4000, de propriedade do prefeito. As chamas alcançaram grandes proporções e acabaram atingindo uma parede da frente casa e a fiação elétrica da rua. Ninguém estava na casa no momento do crime.

Petrolândia: Posto DR lança Promoção Compra Premiada. Comprou! Achou! Ganhou!


O Posto DR, tradicional posto de combustíveis de seu Amadeu (Posto Avenida), em Petrolãndia, está realizando a promoção Compra Premiada. ''Comprou! Achou! Ganhou!. Na compra acima de R$ 15,00 (moto), e R$ 30,00 (carro), o cliente concorre, através de raspadinha, a vários prêmios (veja tabela acima).

O Posto DR, parceria do Blog de Assis Ramalho, está localizado na Av. Djalma Wanderley, 707, em Petrolândia, e a organização é de seu Amadeu e família.

Clique > Petrolândia: Posto DR, o posto de seu Amadeu, onde você encontra combustíveis e serviços de qualidade

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação do Posto DR

Quatro assaltantes de banco morrem em confronto com a polícia em Saloá, no Agreste de PE

Agência do Banco do Brasil de Saloá foi destruída na ação. Foto: Divulgação/PM 

Quatro ladroes de bancos foram mortos na madrugada desta terça-feira (4) em confronto com Policiais do 9º Batalhão de Garanhuns/PE. Os criminosos não contavam com uma ação rápida dos policiais do GATI e ROCAM que juntos com outras guarnições surpreenderam os bandidos e houve uma intensa troca de tiros com as equipes do GATI e ROCAM, já na área rural do município de Terezinha, durante a fuga dos bandidos.

A Central de Operações do batalhão foi informada que em Saloá no Agreste pernambucano, bandidos se preparavam para explodir os caixas eletrônicos da Agência do Banco do Brasil, foi deslocado reforço policial para a cidade e quando os PMs se deslocavam por uma estrada vicinal do Sítio Pedra de Fogo que liga Terezinha a Saloá, foram surpreendidos pelos elementos que deram início a troca de tiros com o GATI e ROCAM, no revide três elementos foram baleados, chegaram a ser socorridos para o Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns, mas não resistiram e vieram a óbito, um quarto elemento foi posteriormente localizado, socorrido ao hospital do município de Terezinha e também veio a óbito.

A ação criminosa contou com a participação de cerca de 15 elementos todos fortemente armados, dois deles ficaram nas proximidades do destacamento da Polícia Militar dando cobertura em motocicletas, o restante do bando foi até a agência onde colocaram os explosivos e dinamitaram os caixas eletrônicos que segundo informações estavam sem dinheiro, os policiais do destacamento de Iati realizavam diligencias quando os bandidos perceberam e deram inicio a fuga.

Entraves marcam logística reversa de eletroeletrônicos

A ideia é que os equipamentos eletroeletrônicos, ao serem desmontados, tenham suas peças encaminhadas para indústrias de reciclagem.

Ao final da vida útil de eletroeletrônicos (computadores, aparelhos celulares e geladeiras), o consumidor deve devolvê-los ou aos fabricantes, ou aos importadores ou aos comerciantes para que esses equipamentos tenham uma destinação adequada. Este procedimento, chamado de logística reversa, está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), lei 12.305 aprovada em agosto de 2010 pelo Governo Federal mas ainda não implantada. O processo de implantação desta logística foi o tema pesquisado pela gestora ambiental Erika Tatiane Ferreira Yura em sua dissertação de mestrado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

“Para ser implantada, a Política precisa, primeiro, ser regulamentada. Enquanto o governo federal não fizer os ajustes necessários, o acordo setorial entre comerciantes, produtores e a indústria não será assinado. É preciso ainda resolver algumas questões jurídicas que depende da participação de múltiplos Ministérios Federais”, aponta a pesquisadora.

Segundo Erika, nos últimos anos, os atores deste acordo setorial têm se reunido com o objetivo de determinar exatamente como vai funcionar a implantação da logística reversa e qual será a responsabilidade de cada um deles.

Corpo de sargento da PM é achado carbonizado no interior do Ceará

Corpo de sargento foi achado em matagal na
cidade de Russas (Foto: Russas News)

O corpo do sargento aposentado da Polícia Militar Luciano Tavares foi encontrado carbonizado na manhã desta segunda-feira (3) na cidade de Russas, no interior do Ceará. O cadáver foi localizado em um terreno baldio próximo à garagem da prefeitura do município, no Centro da cidade.

A polícia investiga o caso, mas, até a tarde desta segunda-feira, ninguém foi preso. "Estamos ouvindo diversas pessoas para traçar uma linha de investigação, mas ainda não podemos afirmar se o caso se trata de um homicídio, latrocínio ou de um outro crime. O que já identificamos por meio de perícia é que com certeza ele foi assassinado", diz o inspetor da Polícia Civil José Domingos.

Três pessoas prestaram depoimento como suspeitos, mas a polícia diz que não há indícios suficientes para efetuar prisão.

Bandidos levam quase R$ 100 mil de comerciante em Araripina, no Sertão de PE


Bandidos que estavam em uma motocicleta realizaram um assalto nesta segunda-feira (03) emAraripina, no Sertão pernambucano. Eles invadiram um estabelecimento comercial do ramo agropecuário e levaram uma quantia de quase R$ 100 mil.

De acordo com a Polícia Militar, os criminosos chegaram em uma moto de cor preta e anunciaram o assalto. Em dinheiro, foram levados R$ 750, mas uma bolsa contendo cheques no valor total de R$ 95 mil foi localizada pelos ladrões e também foi levada.

Os criminosos ainda foram perseguidos pela polícia, mas a viatura quebrou no meio do caminho, o que contribuiu para a fuga dos ladrões. A PM ainda continuou a busca em um veículo particular, mas não conseguiu localizá-los. O dono da empresa prestou ocorrência da Delegacia de Polícia Civil.

G1 Petrolina

MPPE recomenda que prefeito de Garanhuns esclareça publicação de lista de aprovados em concurso público


A Portaria n° 557/2015 da Prefeitura de Garanhuns, destinada à homologação de concurso público realizado para o provimento de cargos públicos, não esclarece em que datas as duas listagens de aprovados previstas pelo edital foram publicadas. Além disso, foi observada a publicação de, pelo menos, quatro listagens de resultado final, no Diário Oficial dos Municípios. Por esses motivos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito do município, Izaías Régis, esclarecer, de maneira inequívoca, a que listagens se refere à homologação publicada do resultado final do certame.

Caso a homologação publicada não abranja as listagens mencionadas na cláusula 11.2 do edital do referido concurso, que seja promovida, com a máxima brevidade, retificação da homologação para contemplar as listas referidas no edital. A cláusula 11.2 prevê que o resultado final será homologado por ato da Prefeitura Municipal de Garanhuns e publicado na imprensa oficial do Estado em duas listagens, sendo uma com todos os candidatos classificados e outra com os declarados pessoa com deficiência. As listas devem ser organizadas por ordem decrescente da nota final, separadas por cargo/especialidade, contendo nome do candidato, número de inscrição, pontuação final no certame e ordem de classificação.

Controle de doenças negligenciadas no País elevaria produtividade em R$ 55 bilhões


O controle de sete doenças tropicais negligenciadas (DTNs), consideradas endêmicas no País – hanseníase, esquistossomose, leishmaniose visceral, oncocercose, tracoma, filariose linfática e Chagas –, aumentaria a produtividade em R$ 55 bilhões até 2030 no Brasil. A estimativa, feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), leva em conta, por exemplo, o impacto de faltas ao trabalho, aposentadorias precoces e sequelas que reduzem a capacidade laboral dos doentes brasileiros.

A reportagem é de Lígia Formenti, publicada pelo O Estado de S. Paulo, 02-08-2015.

“A maior parte das doenças não mata, mas afeta de forma significativa a produtividade. Países já entenderam que a criança não tratada vai faltar à escola, tem mais riscos de anemia, seu rendimento escolar será prejudicado e, em consequência, será um adulto com formação pior”, diz Márcia de Souza Lima, uma das autoras do relatório da OMS.

A professora Nádia dos Santos, da Escola Municipal Araceles Correa, em São Cristóvão, na região metropolitana de Aracaju, confirma as observações. Não raro, diz, alunos desmaiam nas aulas. “Uns dizem que é virose, outros, falta de café da manhã. Não sabemos de fato o que acontece.” Uma coisa, porém, é comum: além dos desmaios, estudantes se queixam de dores de barriga e enjoos, sintomas frequentes de esquistossomose e outras verminoses.

Jatobá: 1ª Semana do Empreendedor Individual oferece palestras, oficinas e consultorias gratuitas do Sebrae de 17 a 21 de agosto


A Prefeitura Municipal de Jatobá, em parceria com o Sebrae-PE, vai promover a 1ª Semana do Microempreendedor Individual no município, no perído de 17 a 21 de agosto.

O evento oferecerá acesso gratuito a palestras e oficinas ministradas pelo Sebrae-PE no Auditório da Escola Municipal Djanira Dória, das 18 às 22 horas. As consultorias acontecerão na Sala do Empreendedor, instalada no Anexo da Prefeitura, no horáro das 8 às 18 horas.

Empreendedores formalizados e aqueles que buscam mais informações sobre a formalização de Microempreendores Individuais não podem perder esta oportunidade de capacitação gratuita.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Banner: Portal Jatobá/Ascom PMJ

Governo anuncia criação de três mil vagas de residência para o Mais Médicos

Os profissionais inscritos no programa Mais Médicos recebem R$ 10,5 mil por mês, pagos pelo governo federal.

O governo anunciou hoje (4) a criação de três mil vagas de residência médica, sendo a maioria oferecidas a estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Setenta e cinco por cento das bolsas serão destinadas à formação de especialistas em medicina geral de família e de comunidade. O anúncio foi feito durante cerimônia de comemoração de dois anos do Programa Mais Médicos, no Palácio do Planalto. As bolsas serão financiadas pelos ministérios da Saúde e da Educação.

A meta do governo é criar, até 2018, 11,5 mil novas vagas de graduação em medicina e 12,4 mil vagas de residência para formação de médicos em áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS). Com o anúncio de hoje, o programa chega a 62% da meta de novas vagas de residência.

Também foi anunciada hoje a contratação de 880 professores para lecionar nas universidades federais que abriram novas vagas nos cursos de medicina ou criaram faculdades na área, após a criação do programa.

Jatobá: Confira resultado da pelada da Associação Pó de Serra, em Itaparica, realizada no domingo (02)

Fotos: Jair Souza

A Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá, realizou no domingo passado (02) sua tradicional pelada. Confira os resultados enviados por nosso amigo Jair Souza, o popular Jair do Picolé.

Primeiro tempo:  
Placar: Camisa azul 1x0 Camisa vermelha
Camisa azul
Gol: Moisés
Escalação: Samuel, Luiz, Arnaldo, Gean, Moisés, Gegê, Eronildes, Cristiano, Tiago, Berg e Juvenal.
Camisa vermelha
Escalação: Sivaldo, Fernando, Babão, Nego, Silvio, Alexandro, Nicácio, Ivaldo,
Valdir, Pitomba e Eraldo.

Segundo tempo:
Camisa azul 7x3 Camisa vermelha
Camisa azul: Moisés (3), Nego Van (2), Sivaldo e Pitomba
Escalação: Samuel, Pitomba, Moisés, Nego Van, Naldinho, Paquito, Ronaldo, Arnaldo, Gean, Givanildo e Miguel.
Camisa vermelha:
Gols: Zinho, Quel e Adriano
Escalação: Eronildes, Joilson, Zinho, Adriano, Naldo, Erivan, Nicácio, Quel, Nego, Eraldo e Luciano.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações/fotos: Jair Souza

Secretaria de Educação realiza formação para o fortalecimento da gestão democrática


A Secretaria Estadual de Educação (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Gestão da Rede, inicia o calendário de formação para o fortalecimento da gestão democrática na escola. A iniciativa, que acontecerá em quatro polos localizados do Sertão ao Cais, tem início nesta terça-feira (04), na Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Moxotó Ipanema. A formação tem como público-alvo os técnicos das GREs, que nelas, acompanham as ações junto às unidades escolares em sua área de jurisdição.

As formações visam proporcionar um momento de reflexão e discussão sobre a importância do envolvimento dos professores, funcionários, pais e estudantes nas ações da gestão democrática e participativa dentro da escola, inserindo, efetivamente, a comunidade escolar nas ações propostas para a unidade educacional. Mais informações: Gerência Técnica de Gestão da Rede (081-3183-9720).

Confira abaixo os polos onde acontecerão as formações:

Programa Odontolegal atende público no Juizado Criminal do Idoso nesta quarta (5/8)


O Programa Odontolegal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realiza atividades educativas no Juizado Especial Criminal do Idoso (Jecrim Idoso) para comemorar o Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto. O evento acontece das 8h às 13h no hall de entrada do Juizado, localizado na Rua da Glória, 201, bairro da Boa Vista, no Recife.

Serão abordados temas relativos à atenção à saúde e prevenção do câncer de boca, com distribuição de cartilhas e fôlderes entre os participantes. Um dentista e dois técnicos em saúde bucal atenderão aos participantes. A ação é aberta ao público, com atenção especial aos cidadãos com mais de 60 anos.

Assentados recebem capacitação para a produção de óleo de coco em Sergipe

Valorizado no mercado, o óleo extra-virgem pode render aos agricultores um acréscimo considerável na renda familiar. “O coco está em baixa aqui na região. A gente hoje é obrigado a vendê-lo por R$ 0,30. Já o óleo, que é feito com oito cocos, pode ser vendido a R$ 20 meio litro." (Foto: Geraldo Vasconcelos)

Na pequena Pacatuba (distante cerca de 110 Km de Aracaju), no território do Baixo São Francisco, em Sergipe, uma mudança importante no desenvolvimento de uma das principais culturas regionais começa a transformar as vidas de famílias de agricultores familiares.

Moradores do assentamento Padre Nestor, implantado pelo Incra no município, os agricultores, que têm na extração do coco nativo sua maior fonte de recursos, estão descobrindo na produção de óleos da fruta uma alternativa consistente para ampliar a renda familiar. “A gente, aos poucos, foi percebendo que com a venda do óleo era possível garantir um valor maior, melhorar a nossa renda”, conta o agricultor Petrônio da Silva, morador do assentamento.

Bancada de Oposição na Alepe intensifica atuação no segundo semestre

Sílvio Costa Filho (Foto: João Bita/Alepe)

Na primeira sessão plenária na Assembleia Legislativa, após o recesso de meio de ano, nesta segunda-feira (03), o líder da Bancada de Oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), destacou em pronunciamento que o trabalho de fiscalização e cobranças ao Poder Executivo será ainda mais intensificado neste segundo semestre.

Costa Filho aproveitou a oportunidade para fazer um balanço do trabalho realizado ao longo do primeiro semestre e, sobretudo, durante o recesso, quando os parlamentares da oposição deram continuidade aos encontros com entidades da sociedade civil organizada e realizaram novas edições do projeto Pernambuco de Verdade, vistoriando obras paralisadas ou inacabadas e denunciando a precariedade na prestação de serviços públicos em diversas áreas, a exemplo da saúde estadual.

Petrolândia: Documentos perdidos de Everaldo Luiz da Silva


Foram perdidos nesse domingo (02), nas imediações da Av. Auspício Valgueiro Barros, em Petrolândia, uma carteira porta-cédulas, de cor preta, contendo documentos de Everaldo Luiz da Silva e documentação de um veículo.

Pede-se a quem encontrou ou encontrar, por favor, entrar em contato com os números (87) 99985-6993 e 99649-1875. Será gratificado.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Everaldo Luiz

Servidores do Hospital Oswaldo Cruz iniciam greve a partir desta quinta-feira


Os servidores do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) vão entrar em greve a partir da zero hora desta quinta-feira (06). A decisão da categoria foi tomada na manhã desta segunda-feira (03) após uma assembleia promovida pelo Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco (Sindupe).

Os trabalhadores decidiram parar protestar contra perdas salariais que começaram no mês de junho. Segundo o presidente do sindicato, José Rosa, os servidores tiveram uma queda de R$ 23 no valor do benefício de produtividade no mês passado, e para o mês de agosto esse valor pode chegar a R$ 150. O pagamento do incentivo é variável e pode flutuar entre R$ 380 a R$ 410.

Policial militar reformado morre após ser baleado por seguranças de carro forte na Estância, Zona Oeste do Recife

Seguranças foram encaminhados ao DHPP

Um policial militar reformado morreu após ser atingido por um tiro de arma de fogo disparado por seguranças de um carro forte na avenida Dr. José Rufino, no bairro da Estância, Zona Oeste do Recife, na noite desta segunda-feira (03). Há duas versões para a morte da vítima, Fernando José Moreira de Barbosa, de 53 anos.

A primeira foi dada pelos seguranças, que afirmam se tratar de uma tentativa de assalto. O policial estava em uma moto e, de acordo com o passageiro do veículo dele, Cláudio Neres, o motivo do homicídio foi uma discussão de trânsito. De acordo com Cláudio, o carro forte estava impedindo a passagem da motocicleta e, por isso, iniciou-se uma briga. O Instituto de Medicina Legal chegou ao local e realiza a perícia.

Floresta: Confira as atrações da 27ª Exposição de Animais de 13 a 16 de agosto

Ascom Prefeitura Municipal de Floresta

Waldemar Borges cobra discussão do Pacto Federativo

Deputado Waldemar Borges (Foto: João Bita)

Em pronunciamento feito na Assembleia Legislativa durante a primeira a sessão plenária do segundo semestre, nesta segunda-feira (03.08), o deputado Waldemar Borges chamou a atenção para o agravamento da crise no país devido ao desempenho negativo dos principais indicadores nacionais. Destacando a necessidade de enfrentamento e construção de soluções, o líder do Governo afirmou que estados e municípios estão arcando com as consequências de um "modelo de Pacto Federativo anacronicamente deformado", com forte concentração de recursos pela União.

Em 1985, 70% do que era arrecadado pela União era partilhado com estados e municípios. Três décadas depois, esse percentual é de apenas 30%. "Vivemos uma equação invertida na qual estados e municípios estão sendo penalizados. Estamos acompanhando a situação de 130 municípios pernambucanos que se encontram sob o risco de infringirem a Lei de Responsabilidade Fiscal devido a queda de repasses federais", destacou o deputado.

Jatobá: II Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude será realizada nesta quinta (06) na EREMI

Informações: Portal Jatobá/Ascom PMJ

Rede internacional quer aumentar a atuação em Pernambuco

Foto: Douglas Fagner

A sul-africana Rose Molokoane, presidente da Slum Dwellers International (SDI), rede independente de entidades da sociedade civil que atua para criar cidades inclusivas e inserir a população urbana de baixa renda nas estratégias de desenvolvimento urbano, participou de reunião, nesta segunda-feira (3), na Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). O objetivo do encontro foi tratar sobre a ampliação da atuação da SDI em Pernambuco, além de potencializar a parceria com o Governo do Estado para multiplicar a metodologia de Investimento Integrado para Transformação (Poupança Comunitária) já utilizado no Território da Ilha de Deus.

Para Rose, a atuação da SDI no Recife é um caso de sucesso e servirá de exemplo para expandir o trabalho da entidade no resto do País. “O trabalho realizado na Ilha de Deus é muito bom e, agora que queremos aumentar nossa atuação no Brasil, é o caso que vamos apresentar em outros Estados. Também queremos ampliar o número de comunidades atendidas em Pernambuco e criar um fundo que possa ser utilizado pelos próprios moradores. Para isso, é preciso formalizar melhor a parceria com algum tipo de documento que fortaleça esta relação SDI Pernambuco”, afirmou a presidente.

Detran de Alagoas é o primeiro no país a emplacar cinquentinhas


Alagoas saiu na frente no processo de modernização do trânsito no país. Há diversos projetos de lei tramitando no Congresso Nacional que tratam de propostas para melhorias do trânsito no território nacional.

Recentemente foi sancionada a Lei 13.154/2015 que estabeleceu mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Entre estas mudanças, está o emplacamento dos veículos ciclomotores de 50 cilindradas. Ou seja, agora é obrigatório o primeiro emplacamento das chamadas cinquentinhas.

Desta forma, o lançamento desses veículos na base de dados de um órgão de trânsito passou a ser responsabilidade dos estados. Em Alagoas, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) se reuniu e decidiu pelo primeiro emplacamento das cinquentinhas com Nota Fiscal com data de compra a partir de 16 de maio de 2014. Ou seja, os proprietários desse tipo de veículo deverão pagar 7/12 de Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) relativos a 2014.

Paulo Afonso: Vision Idiomas e Livraria Nobel fazem parceria para você aprender inglês do seu jeito

Vision Idiomas e Livraria Nobel agora são empresas parceiras. Quer aprender inglês do seu jeito? Matricule-se na Vision! Matrículas abertas também para cursos de Francês, Espanhol e Italiano. 

Mal começou um novo mês e a Vision Idiomas, sediada em Paulo Afonso, já anuncia nova parceria para atender plenamente os seus alunos. Aulas gratuitas de balé na Ballet & Cia ou jiu jitsu com Dionízio Neto na Academia DNJJ, são mimos para os alunos da Vision. No final do mês passado foi anunciada parceria com a Experimento Intercâmbio Cultural, agência com 40 anos de atuação em intercâmbio cultural no Exterior. Agora os alunos da Vision Idiomas e clientes da Livraria Nobel, inaugurada recentemente em Paulo Afonso, recebem descontos especiais nas duas empresas. 

A Livraria Nobel oferece descontos de 5% livros em geral e 10% nos específicos, relacionados aos cursos da Vision Idiomas. Para aproveitar os descontos, basta apresentar na Livraria Nobel o seu cartão de Parceiro Vision ou o comprovante de matrícula nos cursos da instituição. 

A Vision Idiomas, por sua vez, oferece descontos a quem apresentar a nota fiscal de compra de livros na Livraria Nobel, situada na Rua da Gangorra, 130 - Paulo Afonso (BA). O telefone da livraria é (75) 3281-7806.

Os alunos da Vision Idiomas vão participar de aulas no espaço da Livraria Nobel, com acesso aos livros necessários ao desenvolvimento do idioma estudado. 

Vision Idiomas está localizada na Rua Esplanada, 77 - Alves de Souza, próximo ao Restaurante Tambaú. Telefone (75) 3281-7778. Curta a fanpage no Facebook Vision Curso

Assessoria de Imprensa Vision Idiomas

Em reunião da FIEPE, Julio Lossio destaca incentivos fiscais na geração de energia limpa

Foto: Ricardo Alves/Ascom PMP

Ao lado dos secretários municipais Orlando Tolentino, Jorge Assunção e Heitor Leite, o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, marcou presença na reunião da diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), realizada nesta segunda feira (03/08), nas instalações da entidade em Petrolina. O encontro reuniu o presidente em exercício da FIEPE, Ricardo Essinger, o diretor da Unidade Regional de Petrolina, Albânio Ferreira, e todo o corpo dirigente da rede, incluindo a CIEPE, SESI, SENAI E IEL.

Na ocasião, além de deliberações administrativas, foi apresentado aos presentes o Projeto de Instalação da Usina Termosolar em Petrolina, pelo professor da UPE e Gerente da Divisão da Eficiência Energética da Chesf, José Bione de Melo Filho. A aplicabilidade dessas fontes alternativas de energia, em especial a fotovoltaica (luz transformada em eletricidade), também estavam na pauta de discussão.

5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar, promovida por SARA e SDSCJ, tem início hoje

Os debates sobre as propostas e os avanços para a promoção da soberania alimentar e o direito humano à alimentação adequada e saudável serão ampliados na 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar (Cesan/PE), promovida pelo Governo do Estado, através das secretarias de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (Consea/PE).

A convenção será realizada no Hotel Canariu’s, em Gravatá, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, e abordará o tema Comida de Verdade no Campo e na Cidade, por Direitos e Soberania Alimentar. A presidenta do Consea Nacional, Maria Emília Pacheco, ministra a palestra de abertura do evento, que contará com a participação dos secretários estaduais da SARA e da SDSCJ, Nilton Mota e Isaltino Nascimento, respectivamente, da secretária Nacional Adjunta da SESAN/MDS, Lilian Rahal, e da representante do Ministério da Saúde, Simone Guadagnini.

Deputado Júlio Cavalcanti critica tratamento do Estado aos servidores


Na reunião plenária desta segunda-feira (03) o deputado Júlio Cavalcanti fez severas críticas ao tratamento dado pelo Governo do Estado aos seus servidores. O parlamentar destacou a crise do Hospital Regional de Arcoverde, que está sem pagar os profissionais. “As terceirizadas estão demitindo os funcionários, estão sem poder pagar, pois também estão sem receber também. São maqueiros, auxiliares de serviços gerais, e até os médicos! Um hospital que era pra ser exemplar, pois é responsável não apenas pela população de Arcoverde, mas de toda uma região – mais de 50 mil pessoas –, está um caos!”, disse Júlio.

Júlio destacou, ainda, que em todos os municípios do interior do Estado que percorre há relatos de problemas. De acordo com ele, os policiais militares da região não estão recebendo as diárias e, com isso, os plantões estão reduzidos. “Os problemas estão em todas as áreas, na saúde, na segurança, na educação. Cadê o Pacto pelo Vida? Cadê o trabalho, cadê a administração? Não são apenas as obras que estão atrasadas. O próprio custeio do Estado está em atraso, ou seja: o dia a dia do Estado está um caos”, declarou.

Assessoria de Comunicação do deputado Júlio Cavalcanti

Petrolândia: Dra. Lourdes Barbosa, psiquiatra, atende hoje na Petroclínica a partir das 8h30


A Petroclinica informa que a psiquiatra Lourdes Barbosa estará atendendo nesta terça (04), a partir das 08h30 da manhã. 

Informações e agendamento de consultas: (87) 9805-0774 ou 3851-2333.

A Petroclínica está localizada na Av. Auspício Valgueiro Barros, próximo ao Atacado Sanfrancisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Claudijane Souza/Petroclínica

Confira resultado das loterias da Caixa de segunda-feira (03); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na segunda (03), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira
, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.