terça-feira, agosto 04, 2015

5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar, promovida por SARA e SDSCJ, tem início hoje

Os debates sobre as propostas e os avanços para a promoção da soberania alimentar e o direito humano à alimentação adequada e saudável serão ampliados na 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar (Cesan/PE), promovida pelo Governo do Estado, através das secretarias de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), em parceria com o Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Pernambuco (Consea/PE).

A convenção será realizada no Hotel Canariu’s, em Gravatá, nos dias 4, 5 e 6 de agosto, e abordará o tema Comida de Verdade no Campo e na Cidade, por Direitos e Soberania Alimentar. A presidenta do Consea Nacional, Maria Emília Pacheco, ministra a palestra de abertura do evento, que contará com a participação dos secretários estaduais da SARA e da SDSCJ, Nilton Mota e Isaltino Nascimento, respectivamente, da secretária Nacional Adjunta da SESAN/MDS, Lilian Rahal, e da representante do Ministério da Saúde, Simone Guadagnini.

Durante os três dias de trabalho em grupo, os participantes discutirão estratégias de fortalecimento do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesans) e propostas para a revisão do I Plano Estadual de Segurança Alimentar de Pernambuco, que aponta um conjunto de objetivos e diretrizes. O material deverá ser apresentado na 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), que será realizada de 3 a 6 de novembro deste ano, em Brasília (DF).

Ao todo, 340 pessoas de todos os municípios pernambucanos vão participar da conferência. O público é formado por representantes dos governos estadual e municipal e da sociedade civil organizada, como sindicatos e associações. São profissionais de diversas áreas como serviço social, nutrição, pedagogia, agronomia e professores universitários, que participaram das conferências municipais e têm efetiva participação nas discussões sobre segurança alimentar em seus municípios.

Nos últimos anos Pernambuco avançou na segurança alimentar, através da instituição de políticas públicas estaduais complementares de combate à desertificação, de convivência com o semiárido, de assistência técnica e extensão rural para agricultura familiar. “A qualidade de vida da população está diretamente ligada a alimentação e nós queremos seguir contribuindo com a expansão do debate e com a sensibilização de todos, garantindo a participação ativa da sociedade”, explicou o secretário de Agricultura Nilton Mota.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, "o evento é uma oportunidade que temos para construir uma política estratégica de forma intersetorial e articulada entre vários órgãos para ajudar a melhorar a qualidade de vida da população pernambucana".

"A Conferência propõe uma discussão que vai além do controle de qualidade, combate a utilização de agrotóxicos e produção de transgênicos. Queremos discutir alternativas para fortalecer os agricultores familiares, que produzem mais de 70% da comida que chega à mesa dos brasileiros", pontua Zélia Tavares, presidente do Consea/PE.

Serviço: 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar (Cesan/PE)
Local: Hotel Canariu’s, em Gravatá
Data: 4, 5 e 6 de agosto
Hora: 8h30
Contatos: Cecília Araújo (SARA) – (81) 99488-3320
Danilo Tenório (SDSCJ) – (81) 99488-2238

PROGRAMAÇÃO

1º dia – 04/08 (terça-feira)
8h30 – Credenciamento e Lanche
9h – Leitura do Regimento
10h – Abertura da 5º CESAN-PE
11h – Conferência: Maria Emília, CONSEA Nacional
12h – Almoço
14h - Painel Povos Tradicionais
15h20 – Guia Alimentar
15h40 – Lanche
16h – SISAN-PE Mariana Suassuna- CAISAN-PE Sônia Lucena - CONSEA-PE
17h - Orientações para os grupos
18h - Apresentação cultural
19h - Jantar 20h30 - Documentário Semiárido Debate

2ª dia – 05/08 (quarta-feira)
8h30 – Trabalho de Grupos
10h – Lanche
10h15 - Trabalho de Grupos
12h – Almoço
14h – Trabalho de Grupos
16h – Lanche
16h20 – Socialização dos trabalhos de grupos
19h - Jantar
20h30 - Atividades paralelas (reuniões, encontros, carta política, sistematização dos resultados)

3ª dia – 06/08 (quinta-feira)
8h30 – Apresentação e aprovação das propostas
10h – Lanche
10h20 - Leitura de Moções e da Carta Política
11h20 - Escolha de delegados/as
12h - Encerramento e Apresentação Cultural
13h – Almoço

Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária/Gerência de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário