Postagens

Mostrando postagens de Abril 19, 2013
Publicidade

Petrolândia: Assis Ramalho entrevista Major PM Reinaldo Mesquita sobre a invasão às unidades do "Minha Casa Minha Vida"

Imagem
Na madrugada desta sexta-feira (19) cerca de 26 famílias não cadastradas como beneficiárias invadiram  residências do Programa Minha Casa Minha Vida, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Os imóveis estão em fase de acabamento.

Sobre a atuação da Polícia Militar de Pernambuco para controlar a invasão, a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou, na manhã do mesmo dia, o Major PM Reinaldo Mesquita, da 4a CIPM, sediada em Petrolândia. O áudio desta entrevista foi enviado à RBN 950 AM, de Paulo Afonso-BA, emissora da qual Assis Ramalho é repórter correspondente.

Na entrevista, que foi transmitida pela Rádio Bahia Nordeste(RBN) de Paulo Afonso, dentro do programa jornalistico Primeira Hora com o radialista Marcelo França,  o Major afirmou que, na manhã desta sexta-feira, tão logo foi avisado da ocorrência, enviou ao local uma guarnição para conversar com as pessoas que estavam à frente do movimento da invasão, e que foi esclarecido para elas que,  nesse tipo de invasão, cabe à …

Petrolândia: Prefeitura Municipal entrega cinco novos ônibus escolares e veículos para atender o CRAS e Cadastro Único

Imagem
Na manhã desta sexta-feira (19), a prefeitura de Petrolândia fez a exposição ao público de 05 novos ônibus  escolares. Também foi anunciada a entrega de 01 Fiat Uno e 01 Fiat Dublô, além de uma prancha para transporte de máquinas pesadas.
Os novos ônibus escolares, adaptados para atendimento a portadores de deficiências, foram adquiridos pelo Município através de parceria da Prefeitura com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), ao amparo do  programa Caminhos da Escola. Os ônibus padronizados, incluindo todos os itens de segurança exigidos pela legislação, serão utilizados para o transporte de alunos da zona rural.

O veículo Fiat Uno foi adquirido para o CRAS-Conselho Regional de Assistência Social, e o Fiat Dublô, para o serviço do Cadastro Único, responsável pelo acompanhamento do Bolsa Família e outros programas sociais.  Da Redação do Blog de Assis Ramalho  Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: CFEPP inicia Curso Preparatório para Concursos e Pré-Vestibular no dia 29

Imagem
Chegou em Petrolândia o que você esperava: Curso Preparatório para Concursos e Pré-Vestibular, com a garantia de qualidade do CFEPP Cursos.

O Curso Preparatório para Concursos e Pré-Vestibular oferece:

Os melhores professoresA melhor estruturaOs melhores preçosInício imediato em 29 de abril Corra e garanta seu lugar no Curso Preparatório para Concursos e Pré-Vestibular, pois as vagas são limitadas.

CFEPP Cursos - Seu futuro começa aqui
Av. dos Três Poderes, 58 - 1o. Andar - Centro - Petrolândia (PE)
Contatos: (87) 3851-1532, 9616-0600 e 9954-1287
Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Leitora agradece a recuperação da estrada de acesso ao Projeto Apolônio Sales

Imagem
Nos dias 07 e 12 de abril, as leitoras SilmaraKelly e Pricilla Viana, respectivamente, enviaram mensagens à Redação do Blog de Assis Ramalho solicitando providências para a recuperação da estrada de acesso ao Projeto Apolônio Sales, em nome de seus amigos, parentes e produtores que ali residem.

Neste sábado (19), a leitora Pricilla enviou nova mensagem, desta vez para agradecer. Veja abaixo o que diz nossa leitora:

"Caro Assis, é com grande satisfação que venho informar aos seus leitores que a estrada de acesso do Projeto Apolônio Sales, que inicia na esquina do Cemitério Municipal, foi restaurada. Parabéns ao responsável por esse trabalho! A população agradece. Pricilla Viana."
Este espaço é democrático. Envie sua reclamação, sua crítica construtiva, sua sugestão. Exigimos apenas que o leitor se identifique corretamente, pois o anonimato é vedado pela Constituição. É direito seu expressar-se desde que assuma suas palavras, pois quem está dentro do seu direito não precisa se…

Petrolândia: Famílias não cadastradas invadem casas do programa "Minha Casa Minha Vida"

Imagem
Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, cerca de vinte e seis famílias invadiram, na madrugada dessa sexta-feira (19), as unidades residenciais construídas com recursos do programa federal "Minha Casa Minha Vida". A invasão das casas foi feita por pessoas não contempladas no programa.

São 60 casas, em fase de conclusão, que estão sendo construídas pela empresa Latache Engenharia e Instalações. O atraso na entrega das unidades é motivo de críticas e reclamações dos beneficiários cadastrados. Agora, ao verem suas futuras casas invadidas, os beneficiários que deveriam receber os imóveis estão desesperados.

Policiais militares e representantes da Prefeitura estiveram na área ocupada para conversar com os invasores, que resistem na ocupação.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, o Major PM Reinaldo, comandante da 4a CIPM, afirmou que nesse tipo de invasão cabe à empresa que está construindo aquelas casas (Latache Engenharia) entrar com Ação de Reintegração de P…

Petrolândia: Brasão da Guarda Municipal aguarda projeto de lei para se tornar símbolo oficial

Imagem
A imagem acima retrata o brasão da Guarda Municipal de Petrolândia, criado em 2008, por iniciativa do encarregado do setor na época, Carlenildo Gabriel. O Brasão foi idealizado pelo Prof. Roberto Oliveira, que registrou o design e símbolos em cartório. Entretanto, segundo Roberto Oliveira, o Brasão ainda não é considerado um símbolo oficial, por falta de uma lei municipal.

"Vejo no carro da guarda, nas fardas, mas gostaria que virasse projeto de lei na Câmara de Petrolândia. Sei o significado de cada elemento. Conversei com Carlenildo e vamos apresentar proposta para que o Brasão da Guarda Municipal vire um símbolo oficial, através de uma lei municipal. Eu e Carlenildo, vamos compartilhar a autoria. Estou torcendo para que todos votem a favor e o prefeito sancione a lei. Será muito gratificante fazer parte da história deste município", disse o professor Roberto Oliveira à Redação do Blog de Assis Ramalho.

Parabéns ao Prof. Roberto Oliveira pelo desejo de ver o seu nome escr…

Escritor defende literatura indígena para embasar estudo de culturas tradicionais

Imagem
Quando era professor, Olivio Jekupe precisava provar para os alunos que tinha conhecimento da disciplina para que os estudantes passassem a respeitá-lo. “Quando eles duvidavam, eu começava a falar difícil e eles não entendiam nada”, relembra sobre a época em que precisou lecionar para se sustentar como estudante de filosofia. Hoje, é Olivio que se preocupa com a preparação dos professores. Na semana em que lança o seu 12º livro de literatura, o índio guarani defende a difusão das obras escritas por indígenas como forma de embasar o estudo da história e da cultura desses povos nas escolas.
“Os professores vão ter que falar sobre nós. O que eles vão falar? Se não têm assunto, eles vão falar um monte de besteiras sobre a gente. Então, por isso, que é importante o surgimento dos escritores indígenas”, diz Olivio a respeito do cumprimento da Lei 11.645 de 2008, que determina a inclusão das culturas negra e indígena no ensino médio e fundamental.

PPS e PMN de Pernambuco vão acertar a fusão partidária na próxima segunda-feira (22)

Imagem
Vice-prefeita de Petrolândia, Janielma(PPS) Vereador de Petrolândia, Noca(PPS) Vereadora de Petrolândia, Dona Santa(PPS)
Está marcada para a próxima segunda-feira, dia 22, às 19h, a reunião do PMN e do PPS de Pernambuco para discutirem a fusão partidária.

Os dois partidos já se fundiram no plano nacional e agora estão tratando se como se dará também essa fusão nos estados e nos municípios. 
Aqui em Petrolândia, além da vice-prefeita Janielma Sousa, dois, dos onze vereadores da câmara municipal de Petrolândia são filiados ao PPS. Raimundo Paulo Lacerda( Noca) e Maria do Socorro Santos de Souza(Dona Santa).
Atualmente o PPS em Petrolândia é presidido pelo filho de Dona Santa, Delano Santos de Souza Filho.
Segundo o ex-presidente regional do PPS, Raul Jungmann, em Pernambuco a fusão ocorrerá sem nenhum tipo de turbulência porque os espaços serão “paritários” (meio a meio) tanto na executiva como no diretório regional.

O novo partido que surgiu em decorrência dessa fusão se chamará “Mobiliz…

Petrolândia: Evânio Barbosa apresenta-se no Geração 2 nesta sexta-feira (19)

Imagem
O cantor Evânio Barbosa apresenta seu show acústico no Bar e Restaurante Geração 2, do nosso amigo Naldinho, em Petrolândia, nesta sexta-feira (19). A apresentação tem início às 20h00.

No Geração 2, além da boa música do nosso amigo Evânio Barbosa, você encontra excelentes tiragostos, cerveja gelada e ótimo atendimento. Tudo isso na bonita Orla Fluvial de Petrolândia.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

PE: Comissões da Assembleia Legislativa visitam o Sertão nesta sexta-feira (19)

Imagem
Deputado Diogo Moraes(PSB)(Foto: Assis Ramalho)
A Comissão de Agricultura da Casa Joaquim Nabuco realiza, nesta sexta-feira (19), audiência pública, na Câmara Municipal de Araripina, Sertão. Na ocasião, serão discutidas medidas de enfrentamento à seca na região e o incentivo a políticas permanentes de convivência com o semiárido. Ontem pela manhã, o assunto foi lembrado pelo deputado Diogo Moraes (PSB), presidente do colegiado. 
A Comissão Especial de Acompanhamento às Medidas de Enfrentamento à Seca e Obras Estruturadoras do Seminário também participa. Juntos, os colegiados realizam, à tarde, uma visita técnica à bacia leiteira da cidade de Bodocó. O encontro, que contará com a participação do presidente da Comissão de Enfrentamento à Seca, deputado Raimundo Pimentel (PSB), discutirá a diminuição da produção do segmento.

“É a pior seca dos últimos anos. Precisamos tirar uma lição da situação para encontrar soluções que reflitam na melhoria da qualidade de vida do homem rural”, friso…

Boletim CNM deste mês destaca a realidade dos municípios atingidos pela seca

Imagem
A edição de abril/2013 do Boletim CNM, publicação da Confederação Nacional dos Municípios, traz um panorama da situação calamitosa vivida pelos municípios nordestinos diante do atual quadro de estiagem, com chamada de capa "Nordeste: uma triste realidade".

Além dessa importante matéria, o Boletim CNM traz outras matérias interessantes, como os destaques de capa: benefícios das redes sociais para as administrações municipais, exemplo de boas práticas em educação e cultura e municípios cearenses criam casas de apoio para dependentes do crack.

Para ler ou fazer download da edição (arquivo PDF). clique aqui>Boletim CNM - abril 2013

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: CNM

Presidente da Funai afirma que órgão foi abandonado em governos anteriores

Imagem
"Existe um preconceito histórico contra os povos indígenas que continua ainda muito vivo", diz a antropóloga e demógrafa Marta Maria do Amaral Azevedo, há quase um ano na presidência da Fundação Nacional do Índio, a Funai. "Acreditamos que, conhecendo mais, o preconceito diminui. Como os povos indígenas vivem e vão continuar vivendo no território brasileiro é questão que diz respeito a todos nós."

São cerca de 250 etnias e 800 mil indígenas autodeclarados no Brasil, segundo o Brasil Indígena, publicação que Funai e IBGE lançaram nesta quinta-feira (18). Desses, 500 mil vivem em terras indígenas e 300 mil não se reconhecem como pertencendo a um povo específico. Sofrem pressões da expansão da fronteira agrícola, da mineração, dos projetos de infraestrutura, de conflitos de terra. "Em regiões onde a ocupação econômica é mais antiga, há mais problemas. Ficou um passivo que começa a surgir agora", diz.

Frases do dia 19/04/13: Coletânea IHU On-Line

Imagem
O Blog de Assis Ramalho divulga a coletânea "Frases do Dia", publicada diariamente pelo IHU-Instituto Humanitas Unisinos.
Resistência - "Não vamos invadir o palácio, mas só saímos daqui depois que nos passarem a data do encontro com a presidente." -Neguinho Trocá, líder indígena, afirmando que os índios já se encontraram com 12 ministros que prometeram, mas nunca marcaram uma reunião com Dilma – Folha de S. Paulo, 19-04-2013.

Resenha PMPE 18/04/13: Ocorrências registradas pela PM no Sertão do Estado

Imagem
O Blog de Assis Ramalho divulga a resenha das ocorrências atendidas pela Polícia Militar de Pernambuco, contendo todos os registros desta quinta-feira (18), no âmbito da Diretoria Integrada do Interior II, centralizada em Serra Talhada. Desta forma, esperamos contribuir para destacar e enaltecer o trabalho conjunto dos nossos agentes de segurança pública, atuando fortemente em defesa da sociedade.


IBGE lança mapa com síntese de dados do Censo 2010 sobre população indígena

Imagem
Em comemoração ao Dia do Índio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou a publicação O Brasil Indígena, que traz a síntese dos dados demográficos da população indígena sistematizados pelo Censo do IBGE/2010. O documento, produzido em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), foi lançado nesta quinta-feira (18), no Memorial dos Povos Indígenas.

A publicação será distribuída em escolas, instituições públicas e instituições que trabalham com os povos indígenas. O Censo 2010 contabilizou 896 mil pessoas que se declaram ou se consideram indígenas. O estudo revela um crescimento da população indígena em relação ao Censo 2000, quando 294 mil pessoas se declararam indígenas. De acordo com a publicação, o crescimento se deve ao “número de pessoas que se reconheceram como indígenas, principalmente nas áreas urbanas do país”.

“A publicação demonstra a recomposição demográfica dos povos indígenas no Brasil e mostra o quanto eles contribuem para a formação do po…

Polícia divulga foto de acusado de assassinar o próprio filho, preso pela equipe Malhas da lei de Floresta

Imagem
A equipe Malhas de Floresta conseguiu prender terça-feira (16), Givaldo Domingos Dos Santos, 42 anos, conhecido por “Nêgo da moto serra”, que é acusado de matar o próprio filho Jailson da Silva Santos no ano de 2011.

Figurando como alvo prioritário no Sistema de Contenção ao Crime – SCC, do Estado de Pernambuco, com nível cinco de periculosidade, Givaldo Domingos assassinou o seu filho a facadas no centro da cidade de Inajá e desde então estava foragido.

Uma denúncia anônima levou os policias a prenderem Givaldo, na cidade de Paulo Afonso, Bahia, onde estava escondido. Ele foi recolhido ao Presídio Brito Alves em Arcoverde-PE, onde ficará à disposição da Justiça.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho  Com informações da PMPE

Comissão da Transposição realiza visita aos municípios de Floresta e Sertânia nesta sexta-feira,19

Imagem
A comissão da transposição do rio São Francisco visitará nesta sexta-feira(19) o Eixo Leste da obra com a presença do Ministro da Integração Fernando Bezerra Coelho, junto com seis senadores e assessores

A Comitiva que passará pelos municípios de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba, e sairá de Brasília as 07:00 desta sexta-feira da Base Aérea com destino a Cidade de Paulo Afonso em aeronave (jato) da FAB.

Além do Ministro Fernando Bezerra, estão com presenças conformadas os Senadores Vital do Rêgo, Humberto Costa, Cícero Lucena, Cássio Cunha Lima, Inácio Arruda, Benedito de Lira e Ciro Nogueira.

Em Floresta, o grupo visitará o canal de aproximação à estação de bombeamento, em construção pelo Exército Brasileiro e com 97% das obras concluídas. Em Sertânia, senadores vêem a exposição fotográfica de achados arqueológicos do Eixo Norte e visitam o Lote 12. Por fim, em Monteiro, eles participam de audiência pública sobre a obra na Câmara Municipal.

A presidenta Di…

Confira os resultados desta quinta na Libertadores, copa do Brasil, e como ficaram os confrontos do mata-mata das oitavas da Libertadores

Imagem

19 de abril: Hoje comemoramos o dia do Índio

Imagem
19 de Abril é o Dia do Índio. A data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto Lei No. 5.540, mas o dia não foi escolhido aleatoriamente para essa homenagem. 
Explica-se que em 1940 foi realizado, no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas dos continente americano foram convidados para participar das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Esse comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, depois de entenderem a importância daquele momento histórico. A participação dos indígenas ocorreu no dia 19 de abril. Durante este congresso foi criado o Insti…

Publicidade