sexta-feira, abril 19, 2013

Petrolândia: Assis Ramalho entrevista Major PM Reinaldo Mesquita sobre a invasão às unidades do "Minha Casa Minha Vida"

Assis Ramalho entrevista Major PM Reinaldo Mesquita
Foto: Arquivo Blog de Assis Ramalho
Na madrugada desta sexta-feira (19) cerca de 26 famílias não cadastradas como beneficiárias invadiram  residências do Programa Minha Casa Minha Vida, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. Os imóveis estão em fase de acabamento.

Sobre a atuação da Polícia Militar de Pernambuco para controlar a invasão, a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou, na manhã do mesmo dia, o Major PM Reinaldo Mesquita, da 4a CIPM, sediada em Petrolândia. O áudio desta entrevista foi enviado à RBN 950 AM, de Paulo Afonso-BA, emissora da qual Assis Ramalho é repórter correspondente.

Na entrevista, que foi transmitida pela Rádio Bahia Nordeste(RBN) de Paulo Afonso, dentro do programa jornalistico Primeira Hora com o radialista Marcelo França,  o Major afirmou que, na manhã desta sexta-feira, tão logo foi avisado da ocorrência, enviou ao local uma guarnição para conversar com as pessoas que estavam à frente do movimento da invasão, e que foi esclarecido para elas que,  nesse tipo de invasão, cabe à empresa que está construindo as casas entrar com uma Ação de Reintegração de Posse, e que a Polícia Militar vai aguardando a postura da empresa junto à Justiça Estadual. Enquanto isso, afirma o oficial, a PMPE vai estar presente para evitar situações de conflito, embora não possa atuar para a retirada dos invasores.

O Major também falou que nessa situação o prefeito fica de mãos atadas ante à própria lei, e que não cabe  à autoridade municipal resolver, já que é uma questão que parte para a Justiça.

Acompanhe abaixo a entrevista com o Major PM Reinaldo Mesquita:

A nossa reportagem perguntou se a Polícia Militar já estava tomando as medidas cabíveis com relação à invasão: 

"Assis, nós tivemos a notícia da invasão nesta manhã e, de imediato, mandamos ao local uma guarnição, comandada por um Oficial de Operações, que verificou que vinte e seis famílias invadiram aquelas casas,  destinadas pelo governo federal ao programa "Minha Casa Minha Vida", e em conversa com algumas pessoas que estavam à frente do movimento de invasão, foi esclarecido que neste tipo de invasão cabe à empresa que está construindo aquelas casas, que estão em fase de acabamento, entrar com uma Ação de Reintegração de Posse. A Polícia Militar neste caso, vai ficar aguardando a postura da empresa junto à Justiça Estadual, para que a gente então possa dar o apoio no cumprimento da reintegração de posse", disse o Major.

Perguntamos se a Polícia Militar irá acompanhar de perto o caso, para que sejam evitados conflitos:

"A Polícia Militar vai estar presente efetuando rondas, e sempre presente com ações ostensivas, para evitar qualquer tipo de atrito entre os invasores com integrantes da  empresa e até mesmo entre os que estão cadastrados no sistema das casas. Então, a Polícia Militar vai estar presente para evitar essas situações, embora não possa atuar com a retirada dessas pessoas que invadiram as casas, por ainda não dispor de uma ação judicial para tal fim.

Sobre o cumprimento da legislação:

''Infelizmente, ou felizmente,  a gente tem a legislação e temos que cumpri-la. Portanto a gente tem que aguardar o trâmite judicial para que a gente possa na verdade dar o apoio, porque a Polícia Militar dá o apoio ao cumprimento da ordem judicial, e com a força policial ela faz com que a ordem da autoridade do Magistrado seja cumprida.

Perguntamos se o Major já tinha entrado em contato com o prefeito do município, Lourival Simões, sobre o caso:

"A parte da polícia, na verdade, pode servir como mediadora de conflito, e tentar fazer essa pacificação. Nós já tivemos contato hoje com o prefeito municipal (Lourival Simões), mas também a gente há de entender que o próprio prefeito também fica de mão atadas ante à própria lei. Ele fica com a boa disposição de conversar, mas que também não cabe nessa altura à autoridade municipal resolver. Isso aí já é uma questão que parte para a Justiça Estadual", finalizou o Major Reinaldo, agradecendo pela entrevista.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Arquivo Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Prefeitura Municipal entrega cinco novos ônibus escolares e veículos para atender o CRAS e Cadastro Único

Ônibus escolares estacionados em frente à Prefeitura Municipal
Fotos: Assis Ramalho
Na manhã desta sexta-feira (19), a prefeitura de Petrolândia fez a exposição ao público de 05 novos ônibus  escolares. Também foi anunciada a entrega de 01 Fiat Uno e 01 Fiat Dublô, além de uma prancha para transporte de máquinas pesadas.

Os novos ônibus escolares, adaptados para atendimento a portadores de deficiências, foram adquiridos pelo Município através de parceria da Prefeitura com o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), ao amparo do  programa Caminhos da Escola. Os ônibus padronizados, incluindo todos os itens de segurança exigidos pela legislação, serão utilizados para o transporte de alunos da zona rural.

O veículo Fiat Uno foi adquirido para o CRAS-Conselho Regional de Assistência Social, e o Fiat Dublô, para o serviço do Cadastro Único, responsável pelo acompanhamento do Bolsa Família e outros programas sociais. 
Da Redação do Blog de Assis Ramalho 
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: CFEPP inicia Curso Preparatório para Concursos e Pré-Vestibular no dia 29

Chegou em Petrolândia o que você esperava: Curso Preparatório para Concursos e Pré-Vestibular, com a garantia de qualidade do CFEPP Cursos.

O Curso Preparatório para Concursos e Pré-Vestibular oferece:

  • Os melhores professores
  • A melhor estrutura
  • Os melhores preços
  • Início imediato em 29 de abril
Corra e garanta seu lugar no Curso Preparatório para Concursos e Pré-Vestibular, pois as vagas são limitadas.

CFEPP Cursos - Seu futuro começa aqui
Av. dos Três Poderes, 58 - 1o. Andar - Centro - Petrolândia (PE)
Contatos: (87) 3851-1532, 9616-0600 e 9954-1287
Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Leitora agradece a recuperação da estrada de acesso ao Projeto Apolônio Sales


Nos dias 07 e 12 de abril, as leitoras SilmaraKelly e Pricilla Viana, respectivamente, enviaram mensagens à Redação do Blog de Assis Ramalho solicitando providências para a recuperação da estrada de acesso ao Projeto Apolônio Sales, em nome de seus amigos, parentes e produtores que ali residem.

Neste sábado (19), a leitora Pricilla enviou nova mensagem, desta vez para agradecer. Veja abaixo o que diz nossa leitora:

"Caro Assis, é com grande satisfação que venho informar aos seus leitores que a estrada de acesso do Projeto Apolônio Sales, que inicia na esquina do Cemitério Municipal, foi restaurada. Parabéns ao responsável por esse trabalho! A população agradece. Pricilla Viana."

Este espaço é democrático. Envie sua reclamação, sua crítica construtiva, sua sugestão. Exigimos apenas que o leitor se identifique corretamente, pois o anonimato é vedado pela Constituição. É direito seu expressar-se desde que assuma suas palavras, pois quem está dentro do seu direito não precisa se esconder para exigi-lo.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Famílias não cadastradas invadem casas do programa "Minha Casa Minha Vida"

Grupo de pessoas não cadastradas ocupou as casas
Fotos: Assis Ramalho

Em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, cerca de vinte e seis famílias invadiram, na madrugada dessa sexta-feira (19), as unidades residenciais construídas com recursos do programa federal "Minha Casa Minha Vida". A invasão das casas foi feita por pessoas não contempladas no programa.

São 60 casas, em fase de conclusão, que estão sendo construídas pela empresa Latache Engenharia e Instalações. O atraso na entrega das unidades é motivo de críticas e reclamações dos beneficiários cadastrados. Agora, ao verem suas futuras casas invadidas, os beneficiários que deveriam receber os imóveis estão desesperados.

Policiais militares e representantes da Prefeitura estiveram na área ocupada para conversar com os invasores, que resistem na ocupação.

Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, o Major PM Reinaldo, comandante da 4a CIPM, afirmou que nesse tipo de invasão cabe à empresa que está construindo aquelas casas (Latache Engenharia) entrar com Ação de Reintegração de Posse. Segundo o Major, a Polícia Militar vai aguardar o posicionamento da empresa junto à justiça, mas, enquanto isso não se resolve, o efetivo vai estar presente no local da invasão, para evitar atritos entre ocupantes e beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida. A entrevista completa com Major PM Reinaldo será publicada ainda nesta sexta pelo Blog de Assis Ramalho.

A reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou o local da invasão, na manhã desta sexta-feira (19), e conversou com os invasores, que afirmaram que o movimento está sendo apoiado pelos vereadores Jorge Viana e Rogério Novaes, ambos do PSL.

Em conversa com a nossa reportagem, todos os invasores foram unânimes em afirmar que não vão sair de lá enquanto a prefeitura não resolver suas situações. Eles alegam que estão desempregados e morando de aluguel, e que estão sendo despejados pelos donos das casas por falta de pagamento.

"Nos reunimos ontem, e decidimos ocupar essas casas. Não temos para onde ir e muitas famílias aqui também moram em casas alugadas", disse José Ronaldo, que declarou residir na Quadra 17 e ter 6 filhos.

"Tenho três filhos e não tenho emprego. Só saio daqui quando o prefeito vier conversar com a gente", disse a dona de casa Ana, de 30 anos, que reside na Quadra 17.

Também conversamos com Maria de Lourdes, de 53 anos, que afirmou ter vindo de Aracaju (SE) há cerca de um ano para aventurar emprego na região. "Vim pra cá com a cara e a coragem, pra ver se arrumava um emprego, e hoje eu vivo de favor em casa de uma amiga. É por isso que hoje eu estou aqui, pra ver se consigo uma casa", disse ela.

Socorro Maria da Conceição, de 48 anos, disse morar no Bairro Nova Esperança."Moro de aluguel e o meu marido está desempregado. A qualquer momento o dono da casa vai botar a gente pra fora e então eu resolvi vim pra cá", disse.

Já dona Tânia disse ter 5 filhos e que vive do dinheiro do Bolsa Família."Não tenho emprego e hoje eu vivo com os meus filhos com, 70 reais do Bolsa Família."

Alguns invasores também informaram à nossa reportagem que a Latache Engenharia, empresa responsável pela construção das casas, não teria pago a vários pedreiros e alguns deles fizeram parte da invasão.

Em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, o prefeito Lourival Simões afirmou que a Prefeitura Municipal não tem responsabilidade sobre a invasão da área. Segundo o prefeito, o problema deve ser resolvido pela empresa Latache Engenharia, junto com o Banco BMG


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Petrolândia: Brasão da Guarda Municipal aguarda projeto de lei para se tornar símbolo oficial


A imagem acima retrata o brasão da Guarda Municipal de Petrolândia, criado em 2008, por iniciativa do encarregado do setor na época, Carlenildo Gabriel. O Brasão foi idealizado pelo Prof. Roberto Oliveira, que registrou o design e símbolos em cartório. Entretanto, segundo Roberto Oliveira, o Brasão ainda não é considerado um símbolo oficial, por falta de uma lei municipal.

"Vejo no carro da guarda, nas fardas, mas gostaria que virasse projeto de lei na Câmara de Petrolândia. Sei o significado de cada elemento. Conversei com Carlenildo e vamos apresentar proposta para que o Brasão da Guarda Municipal vire um símbolo oficial, através de uma lei municipal. Eu e Carlenildo, vamos compartilhar a autoria. Estou torcendo para que todos votem a favor e o prefeito sancione a lei. Será muito gratificante fazer parte da história deste município", disse o professor Roberto Oliveira à Redação do Blog de Assis Ramalho.

Parabéns ao Prof. Roberto Oliveira pelo desejo de ver o seu nome escrito na história de Petrolândia e de  ter sua obra reconhecida como símbolo desta cidade.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Prof. Roberto Oliveira

Escritor defende literatura indígena para embasar estudo de culturas tradicionais

Olívio Jekupe 
Quando era professor, Olivio Jekupe precisava provar para os alunos que tinha conhecimento da disciplina para que os estudantes passassem a respeitá-lo. “Quando eles duvidavam, eu começava a falar difícil e eles não entendiam nada”, relembra sobre a época em que precisou lecionar para se sustentar como estudante de filosofia. Hoje, é Olivio que se preocupa com a preparação dos professores. Na semana em que lança o seu 12º livro de literatura, o índio guarani defende a difusão das obras escritas por indígenas como forma de embasar o estudo da história e da cultura desses povos nas escolas.

“Os professores vão ter que falar sobre nós. O que eles vão falar? Se não têm assunto, eles vão falar um monte de besteiras sobre a gente. Então, por isso, que é importante o surgimento dos escritores indígenas”, diz Olivio a respeito do cumprimento da Lei 11.645 de 2008, que determina a inclusão das culturas negra e indígena no ensino médio e fundamental.

PE: Comissões da Assembleia Legislativa visitam o Sertão nesta sexta-feira (19)

Deputado Diogo Moraes(PSB)(Foto: Assis Ramalho)

A Comissão de Agricultura da Casa Joaquim Nabuco realiza, nesta sexta-feira (19), audiência pública, na Câmara Municipal de Araripina, Sertão. Na ocasião, serão discutidas medidas de enfrentamento à seca na região e o incentivo a políticas permanentes de convivência com o semiárido. Ontem pela manhã, o assunto foi lembrado pelo deputado Diogo Moraes (PSB), presidente do colegiado. 

A Comissão Especial de Acompanhamento às Medidas de Enfrentamento à Seca e Obras Estruturadoras do Seminário também participa. Juntos, os colegiados realizam, à tarde, uma visita técnica à bacia leiteira da cidade de Bodocó. O encontro, que contará com a participação do presidente da Comissão de Enfrentamento à Seca, deputado Raimundo Pimentel (PSB), discutirá a diminuição da produção do segmento.

“É a pior seca dos últimos anos. Precisamos tirar uma lição da situação para encontrar soluções que reflitam na melhoria da qualidade de vida do homem rural”, frisou Diogo Moraes. O parlamentar destacou o encontro realizado em Carnaíba, na semana passada, onde foram aprofundadas medidas de prevenção a novas estiagens.

De acordo com o socialista, o governador Eduardo Campos (PSB) anunciou, no evento, a construção de quatro barragens médias, a fim de melhorar o abastecimento da área rural da localidade.

Alepe - Assembleia Legislativa de Pernambuco

Boletim CNM deste mês destaca a realidade dos municípios atingidos pela seca

A edição de abril/2013 do Boletim CNM, publicação da Confederação Nacional dos Municípios, traz um panorama da situação calamitosa vivida pelos municípios nordestinos diante do atual quadro de estiagem, com chamada de capa "Nordeste: uma triste realidade".

Além dessa importante matéria, o Boletim CNM traz outras matérias interessantes, como os destaques de capa: benefícios das redes sociais para as administrações municipais, exemplo de boas práticas em educação e cultura e municípios cearenses criam casas de apoio para dependentes do crack.

Para ler ou fazer download da edição (arquivo PDF). clique aqui>Boletim CNM - abril 2013

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: CNM

IBGE lança mapa com síntese de dados do Censo 2010 sobre população indígena

Em comemoração ao Dia do Índio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou a publicação O Brasil Indígena, que traz a síntese dos dados demográficos da população indígena sistematizados pelo Censo do IBGE/2010. O documento, produzido em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), foi lançado nesta quinta-feira (18), no Memorial dos Povos Indígenas.

A publicação será distribuída em escolas, instituições públicas e instituições que trabalham com os povos indígenas. O Censo 2010 contabilizou 896 mil pessoas que se declaram ou se consideram indígenas. O estudo revela um crescimento da população indígena em relação ao Censo 2000, quando 294 mil pessoas se declararam indígenas. De acordo com a publicação, o crescimento se deve ao “número de pessoas que se reconheceram como indígenas, principalmente nas áreas urbanas do país”.

“A publicação demonstra a recomposição demográfica dos povos indígenas no Brasil e mostra o quanto eles contribuem para a formação do povo brasileiro”, disse a presidente da Funai, Marta Azevedo.

Na ocasião também foi aberta a mostra Arte Karajá – Iny Bededyynana, que traz a produção da cultura material do povo Karajá, com destaque para a ritxoko, cerâmica produzida pelas mulheres da etnia e que foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural do Brasil em 2012. Com cerca de 3.000 mil indivíduos, o povo Karajá é originário da Bacia do Rio Araguaia, entre os estados do Tocantins, do Pará, de Mato Grosso e Goiás.

Agência Brasil

19 de abril: Hoje comemoramos o dia do Índio

19 de Abril é o Dia do Índio. A data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do Decreto Lei No. 5.540, mas o dia não foi escolhido aleatoriamente para essa homenagem. 

Explica-se que em 1940 foi realizado, no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas dos continente americano foram convidados para participar das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Esse comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, depois de entenderem a importância daquele momento histórico. A participação dos indígenas ocorreu no dia 19 de abril. Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, após a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

Nesta data, parabenizamos toda a comunidade indígena, em especial as aldeias Pankararu, na pessoa de um artista que valoriza sua cultura, suas raízes, sua cidade, sua família, tem consciência ambiental e política, talento de sobra para si mesmo e para inspirar seus sobrinhos, levando ao palco sua arte e a cultura pankararu e, fazendo tanto, ainda esbanja humildade. Parabenizamos o cantor Gean Ramos, da vizinha cidade de Jatobá, no Sertão de Pernambuco.

"Ciência do Índio é uma música que fala das crenças, fenômenos naturais, da alegria de voltar à minha terra (Jatobá-PE) e um pouco da rotina do ano em que a compus." Gean Ramos



Para conhecer melhor o trabalho do artista, visite o site geanramospankararu.wix.com
Perfil de Gean Ramos no Facebook: www.facebook.com/gean.ramos.562

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Vídeo: YouTube/Gean Ramos
Informações: Wikipedia e Acemprol