terça-feira, 6 de agosto de 2019

Alepe assina convênio para transmitir conteúdos do Canal Futura


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a Fundação Roberto Marinho assinaram, nesta terça (6), um convênio que regula a retransmissão de conteúdos do Canal Futura pela TV Alepe (disponível no canal aberto digital 28.2). Firmado durante a Reunião Plenária, o contrato de licenciamento, válido por três anos, abrange telejornais, programas educativos, esportivos, culturais e filmes, entre outros, hoje veiculados pelo Futura em serviços de TV por assinatura.

Além disso, o acordo prevê ações de mobilização em conjunto em escolas e na comunidade local. Permite também que a equipe da TV Alepe receba capacitação e participe do projeto anual de rede da Fundação Roberto Marinho, produzindo programas e outros conteúdos para exibição em rede nacional pelo Canal Futura. Depois do prazo estipulado, o contrato poderá ser prorrogado automaticamente pelo mesmo período.

Gepais acompanha homens autores de violência doméstica


A ideia é proporcioná-los reflexões sobre gênero e relações familiares, reforçando a importância da Lei Maria da Penha

A Lei Maria da Penha completa 13 anos nesta quarta-feira, 07, como um instrumento importante para coibir a violência doméstica contra a mulher. No sentido de reforçar ainda mais a importância desta lei, e contribuindo no combate e a prevenção a esse tipo de crime, a Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (GEPAIS), órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), desenvolve em quatro cidades pernambucanas o trabalho dos Grupos Reflexivos com os autores da violência.

Os grupos são ministrados pelas equipes das Centrais de Apoio às Medidas e Penas Alternativas (CEAPA´s) das cidades de Recife, Caruaru, Garanhuns e Santa Cruz do Capibaribe, através de uma equipe formada por advogado, psicólogo e assistente social. O objetivo é proporcionar reflexões sobre gênero e relações familiares, visando a não reincidência criminal. Os cumpridores atendidos praticaram crimes como: lesão corporal leve, ameaça, violência psicológica, moral, sexual e patrimonial.

Videoconferência da ANA discute monitoramento das águas do São Francisco



Em uma reunião que durou mais de 3h nesta segunda-feira (5 de agosto), técnicos de diversos órgãos analisaram as condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco. A videoconferência promovida mensalmente pela Agência Nacional de Águas (ANA) contou com apresentações da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que mostraram os resultados do monitoramento ictiológico no Baixo São Francisco e os estudos limnológicos no reservatório de Três Marias, em Minas Gerais.

A limnologia estuda as águas interiores, independentemente de suas origens, verificando as dimensões e concentração de sais, em relação aos fluxos de matéria e energia e as suas comunidades bióticas. A ictiofauna é o estudo do conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica.

Conselheiro do TCE Ranilson Ramos é homenageado pelo TRE-PE



O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) Ranilson Ramos, diretor da Escola de Contas do TCE, foi um dos agraciados com a medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca - Classe Ouro, em cerimônia que aconteceu na noite desta segunda-feira (05) no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).

A solenidade marcou os 87 anos de instalação da Justiça Eleitoral de Pernambuco. Na ocasião foram homenageadas 49 pessoas, sendo 38 com a medalha Frei Caneca e outras 11 com o diploma de Honra ao Mérito do TRE-PE e de Mérito Acadêmico, concedido pela Escola Judiciária Eleitoral.

Turismo de Pernambuco viaja pelo Brasil em agosto


Porto de Galinhas (Foto: Renata Victor)

A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por meio Empetur, cai na estrada pelo Brasil divulgando os atrativos turísticos dos municípios do Estado. Equipe da estatal participa, no mês de agosto, dos eventos: “Roadshow do Recife” e “Um Mergulho em Porto de Galinhas”, que vão passar por diversas cidades do País. As ações são promovidas pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife e o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e acontecem nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Norte.

O roadshow do Recife tem como objetivo apresentar de uma forma criativa, interativa e diferente, a capital do Estado, mostrando todas as novidades, atrativos e o calendário cultural da cidade. A intenção é levar os projetos da Prefeitura do Recife para que os agentes de viagens e operadores consigam vender o destino com mais propriedade. O roadshow acontece nos dias 6 e 8, nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente. No fim do mês, nos dias 20 e 22, ele chegará a Brasília e Goiânia.

Iterpe reforça parceria com o Sindicato Rural de Araripina durante evento



No último sábado (03/08), o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Altair Correia, prestigiou a solenidade de posse da nova diretora do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (STR) do município de Araripina, Camila Rocha. Por ocasião do evento, realizado na sede do sindicato, Correia reafirmou o compromisso do Governo de Pernambuco, através do Iterpe, em fortalecer a parceria capaz de alavancar as ações de Regularização Fundiária no Sertão do Araripe.

A posse da primeira mulher que assume o cargo de diretora do sindicato localizado na cidade pólo do Araripe foi celebrado pelos participantes também por sua expressiva atuação junto ao movimento de juventude rural. A proposta do STR de Araripina é contribuir com a continuidade das atividades da Regularização Fundiária que o Governo do Estado realiza na região, facilitando o trabalho das equipes do Iterpe através da sua ampla capilaridade de atuação e de acesso às famílias rurais.

SJDH doa mais dois mil celulares apreendidos em UPs para jovens estudantes



Reciclar vidas através de equipamentos eletrônicos oriundos do crime. Com essa intenção, cerca de dois mil celulares apreendidos nas 23 unidades prisionais do estado nos últimos meses foram doados, nesta terça-feira (06/08), pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife (CRC). O material será destinado para estudantes da rede pública com o objetivo de profissionalizar os jovens e fomentar o descarte sustentável.

Na ocasião, o Centro também entregou 10 computadores recondicionados pelos jovens beneficiados para 20 catadores do Programa Coleta Seletiva, em atuação no município de Jaboatão dos Guararapes. Um termo de cooperação técnica foi assinado pelo secretário da SJDH, Pedro Eurico, e pelo presidente do CRC, Sávio França, no último mês de abril, quando aproximadamente 600 aparelhos foram doados à ONG.

Vereadores do Recife realizam vistoria em áreas de risco nesta quarta-feira (7) na companhia da Defesa Civil

Membros da Comissão Interpartidária de Defesa Civil da Câmara Municipal do Recife, presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (foto), visitarão quatro áreas de morro na companhia da Defesa Civil do município para elaborar relatório de intervenção que será enviado ao poder executivo

Os vereadores da Comissão Interpartidária de Defesa Civil da Câmara Municipal do Recife, presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (Solidariedade), irão se reunir na manhã desta quarta-feira (7) para realizar uma visita técnica nas áreas de risco da capital pernambucana. O intuito é fazer uma análise das áreas junto à Defesa Civil do Recife e elaborar um relatório que será entregue à Prefeitura, para evitar que deslizamentos aconteçam durante o período de altos índices pluviométricos dentro e fora do período de inverno da cidade.

Nota do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) sobre metodologia de cobrança pelo uso dos recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco



A Lei Federal nº 9.433/1997, a Lei das Águas, confere como uma das competências dos comitês de bacia hidrográfica estabelecer os mecanismos e os valores a serem cobrados dos respectivos usuários de água na sua área de atuação.

Esta mesma Lei estabelece que compete ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos deliberar sobre as questões que lhe tenham sido encaminhadas pelos Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos ou pelos Comitês de Bacia Hidrográfica.

Universitários pernambucanos conquistam vaga na final da seleção para Estágio-Visita na Câmara dos Deputados


Petrolina, Primavera, Serra Talhada, Buenos Aires e Belém do São Francisco são as cidades dos estudantes que estão participando da final da seleção promovida pelo deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) para o Estágio-Visita de Curta Duração da Câmara dos Deputados, em Brasília. Os vídeos foram avaliados pela criatividade dos universitários em mostrarem o potencial do lugar onde vivem.

Adalberto Bruno, de Petrolina, que cursa Gestão Pública na Uninassau, destacou o potencial da fruticultura de sua região. A estudante de Direito Gabriela Alves, de Primavera, mostrou a vocação turística da Cachoeira do Urubu. O desenvolvimento regional, que cresce com novos investimentos, foi abordado por Edvan Lima, de Serra Talhada, estudante de Direito.

Programa Ganhe o Mundo oferece 15 mil vagas em cursos de línguas para alunos da rede estadual de PE



O Ganhe o Mundo, programa estadual que oferece intercâmbio a estudantes da rede pública, abriu o processo seletivo para preencher 15 mil vagas em cursos de línguas. Para concorrer, é necessário estar no 1º ano do ensino médio de uma escola estadual. As inscrições vão até o dia 25 de agosto.

Segundo a Secretaria de Educação, do total de vagas, 11.300 são para língua inglesa, 3.600 para língua espanhola e 100 para língua alemã. Para participar, além de ser aluno da rede estadual, é necessário ter alcançado a média mínima de 7 em português e matemática nos dois primeiros bimestres de 2019. A nota nas matérias é o critério de classificação.

Integrante do Serta e da Rede Ecolume é homenageado pela Alepe

Sebastião Alves, cidadão de Arcoverde, contribui com a Rede Nacional Ecolume no Serta, em Ibimirim, para o desenvolvimento do 1º sistema agrovoltaico no Brasil 

Nesta segunda-feira (5), o professor potiguar Sebastião Alves, conhecido por Tião, já há mais de 30 anos no sertão de PE, dedicados à agricultura orgânica no estado, precursor da criação da escola Serta de Agroecologia em Ibimirim, recebeu o título de cidadão pernambucano pela Assembleia Legislativa (Alepe), durante a homenagem da Casa aos 30 anos do Serta. A iniciativa foi do deputado Isaltino Nascimento e contou com o apoio do presidente do Poder Legislativo Estadual, Eriberto Medeiros. Tião integra ainda a rede nacional pioneira de pesquisadores (Ecolume), liderada pela climatologista Francis Lacerda, do Laboratório de Mudanças do Clima do Instituto de Agronomia de Pernambuco (IPA), responsável pelo protótipo inédito no Brasil para a produção integrada de energia, água e alimentos.

Após recesso parlamentar, deputado Fabrizio Ferraz retorna à Alepe com pauta intensa



Com o fim do recesso parlamentar, as atividades na Assembleia Legislativa de Pernambuco reiniciaram na última quinta-feira (1º). De volta à Casa, o deputado estadual Fabrizio Ferraz ganhou atenção ao falar da sua agenda de atividades prevista para esse segundo semestre. O parlamentar, que está em seu primeiro mandato e tem base em Floresta, no Sertão do Itaparica, tem ganhado espaço no sertão pernambucano e em outras regiões com o fortalecimento do seu grupo político, além de ser destaque na Alepe pela sua atuação na elaboração de políticas públicas e articulações importantes.

“O recesso é um período muito importante para que possamos visitar as nossas bases e estar mais próximos da população. Aproveitamos esse mês para viajar pelo interior do Estado, sobretudo pelo sertão, para ouvir as demandas de cada região e então elaborar a nossa agenda de atividades. Estamos de volta para o segundo semestre com uma programação intensa na Casa Legislativa e também nos municípios”, disse.

Enagro soma mais de R$ 58 mil em negócios, em Araripina


Encontro realizado pelo Sebrae reuniu mais de mil produtores rurais em Araripina no último final de semana (Foto: Maker Midia)

O 6º Encontro de Agronegócios do Sertão do Araripe (Enagro), realizado pela Unidade do Sebrae Sertão do Araripe, na Faculdade de Ciências Agrárias de Araripina (Faciagra), no último fim de semana (2 e 3/8), movimentou cerca de R$ 58 mil em negócios. O Encontro realizado em parceria com a ADDiper, contou com seminários, oficinas, palestras e clínicas tecnológicas, integrando as principais cadeias produtivas do Sertão.

Instituições de fomento, desenvolvimento e pesquisa envolvidas no evento, buscaram apoiar os produtores rurais. Por meio do Banco do Nordeste (BNB), por exemplo, foram concedidos cerca de R$ 50 mil em crédito. “Tivemos uma participação expressiva dos produtores rurais da agricultura familiar, com a presença de mais de mil agricultores. Foram oferecidos serviços importantes para estimular o desenvolvimento da agricultura familiar, a exemplo do IPA que esteve no Encontro fornecendo DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) em tempo real, assim como o serviço de crédito do Banco do Nordeste”, reforça a gerente do Sebrae no Sertão do Araripe, Lucélia Barros.

Aluna de Escola de Tacaratu fica entre as finalistas da 9ª edição do concurso de incentivo à leitura Ler Bem; disputa derradeira será no dia 1º de outubro em Recife






Os alunos Amadeu Francisco, de Barreiros; Maria Letícia, do Cabo de Santo Agostinho, e Ana Elaine, do Recife, são os últimos selecionados para participar da final do Concurso Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa). A etapa da semifinal, que definiu as últimas três das 18 vagas para a disputa derradeira, no dia 1º de outubro, no Museu do Cais do Sertão, aconteceu nesta segunda-feira (5), em Camaragibe.

Além desses três representantes, também estão confirmados na final estudantes de Tacaratu, Glória do Goitá, Vertentes, Taquaritinga do Norte, Sairé, Lagoa dos Gatos, Cupira, Caruaru, Garanhuns, Quipapá, Arcoverde, Tabira, Cabrobó, Araripina e Santa Cruz, que disputam o primeiro lugar da competição literária. Foi a leitura das aventuras dos amigos Naldo, Mônica e Tuti em seus passeios pelos pontos turísticos de Olinda, descritos no livro “A Batalha dos Mamulengos”, do dramaturgo e escritor carioca Rubem Rocha Filho (Ed. Bagaço), falecido em 2008, que garantiu as vagas dos alunos.

“Nós estamos muito satisfeitos e felizes porque, a cada edição, há mais envolvimento de todos nesse projeto tão bonito. Além de mais escolas, alunos e municípios querendo participar, o nível dos participantes vai aumentando e cada ano fica mais difícil selecionar, o que mostra o quanto eles estão se empenhando para se destacar. A expectativa para a final deste ano é a melhor possível. Com certeza será um momento de muita confraternização e emoção”, destaca a coordenadora do Ler Bem, Nélia Azevedo.

Este ano, mais de 140 mil estudantes participaram das seletivas da 9ª edição do Ler Bem, chegando em um número de 130 participantes das seis semifinais, representando cada um dos municípios de Pernambuco inscrito na competição.

A publicação a ser lida na final será “O fascínio da caixa preta – ou uma lágrima para Ludwig”, do autor Paulo Caldas (Ed. Bagaço). O livro conta a históriado cientista Ludwig Theodor Dietrich, na Suíça, que tem o sonho de deter o crescimento do buraco da camada de ozônio que protege a Terra dos raios solares. Perseguido por agentes de duas superpotências, recorre à coragem de um jovem agricultor nordestino para alcançar o seu intento.

Por Amanda SouzaAssessoria de Comunicação da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa)

Economia está dando sinais de recuperação, diz Bolsonaro a empresários



O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (6) que a economia está dando sinais de recuperação e reafirmou que está trabalhando para desburocratizar e facilitar a vida dos empresários brasileiros. Bolsonaro falou hoje a empresário do setor automotivo durante a abertura do 29º congresso da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em São Paulo.

“A economia, como dá sinais fortes de reação, devemos sim, em grande parte, ao Ministério da Economia, que temos a frente o nosso [ministro] Paulo Guedes. E dia após dia, ele vem mostrando ao Brasil que eu mudei também, que no passado eu era estatizante”, disse o presidente. “O homem evolui e eu venho aprendendo muito com as pessoas que tenho ao meu lado. A maior contribuição que podemos dar aos senhores é não interferir no seu trabalho, é tirar o Estado de cima de vocês, é acreditar em vocês”, completou.

Confira as fotos da abertura do 29º Congresso da Fenabrave, em São Paulo

Entre as ações já realizadas pelo seu governo para estimular a economia e atrair investimentos para o país, Bolsonaro destacou a edição da medida provisória (MP) da liberdade econômica, o projeto de lei que propõe mudanças para obtenção da habilitação para motoristas, a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores e a MP que garante a antecipação do pagamento da metade do décimo terceiro salário para os aposentados e pensionistas todos os anos.

Por Agência Brasil

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia/Tacaratu/Caraibeiras: O presente para seu paizão está aqui no Magazine Paulinelly em até 12x sem juros; aproveite!


O presente para seu paizão está aqui no magazine Paulinelly. Estamos com várias opções para você não deixar passar em branco essa data tão especial. Telefonia, notebook, tvs, bicicletas, máquinas de barbear, roupão é muito mais! Aproveite e parcele suas compras em até 12x sem juros.

Magazine Paulinelly - as lojas que fazem parte da sua família. PETROLÂNDIA, TACARATU E CARAIBEIRAS.

Ver abaixo alguma das opções de você presentear o seu papai

Petrolândia: Agenda de atendimento da Clínica Mais Saúde; Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimentos dos demais dias da semana;  confira acima!

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Confira abaixo as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

Veja empresas e demais profissionais que também formaram parceria com o convênio System Saúde

Petrolândia: Farmácia Dehon tem promoções todos os dias; aproveite!


A cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, tem Farmácia DEHON, empresa que tem o objetivo de levar a toda população do Sertão de Itaparica medicamentos, produtos de belezas, perfumarias, entre outros produtos a preços mais acessíveis. 

Compareça a farmácia DEHON e confira as Mega Promoções para essa semana.

As Farmácias Dehon, com sete lojas espalhadas pelo Estado de Pernambuco, são um empreendimento familiar, dirigido por Jailton, Danúbia e Sandreane. A gerente de Petrolândia é Gleise.

O horário de funcionamento das Farmácias Dehon em Petrolândia é das 7 às 22h00, de segunda a sábado, e das 9 às 21h00, aos domingos e feriados.

Confira abaixo alguns dos muitos produtos que estão com preços imperdíveis nesta semana na DEHON

Grupamento de Bombeiros de Petrolândia realiza Teste de Aptidão Física Bombeiro Militar-TAFBM


O Centro de Educação Física e Desporto-CEFD do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco-CBMPE aplicou hoje o Teste de Aptidão Física Bombeiro Militar-TAFBM direcionado aos militares do 11° Grupamento de Bombeiros, sediados no município de Petrolândia.

Os Bombeiros Militares foram submetidos às provas: corrida 2400m, flexão de braço na barra fixa ou flexão de braço sobre o solo, abdominal em 1min e atividade aquática.

O 11° Grupamento de Bombeiros será utilizado como laboratório/modelo no estudo dirigido para fins de reativação do TAF no CBMPE, implementação dos Núcleos de Educação Física (NEFDs) e execução dos exercícios físicos diários na Corporação.

Ver fotos abaixo

Sem dinheiro, UFPE suspende uso de ar-condicionado em salas

Aparelho só deve ser usado em ambientes indispensáveis, como laboratórios de pesquisa e locais com equipamentos que necessitem de refrigeração. Foto: Tarciso Augusto/Esp. DP.

Com 30% de seu orçamento bloqueado pelo governo federal, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se viu obrigada a suspender o uso de ar-condicionado em salas de aula com janelas e outras dependências internas nos campi de Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru. O aparelho deverá ser utilizado somente em ambientes indispensáveis, como laboratórios de pesquisa e locais com equipamentos que necessitem de refrigeração. A medida só não será aplicada no Hospital das Clínicas (HC).

A informação foi divulgada nesta terça-feira (6) pela instituição, que também passa a recomendar o uso racional de energia elétrica por seus alunos, professores e funcionários. A orientação é só acender lâmpadas em momentos realmente necessários e nunca deixar sala vazia com luz acesa.

De acordo com a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Proplan), a UFPE recebeu do Ministério da Educação, em agosto, R$ 8,6 milhões para custear a manutenção, quando o repasse deveria ser de R$ 14,3 milhões. Situação semelhante aconteceu também em julho.

A universidade segue com 30% do orçamento bloqueado pelo poder executivo. Nesse índice, estão R$ 49,4 milhões, destinados à manutenção, e R$ 5,6 milhões em investimento na estrutura. Caso o dinheiro continue retido, o funcionamento da instituição ficará comprometido a partir de setembro.

As medidas anunciadas nesta terça somam-se às decisões tomadas em 2 de julho, quando foram suspensos, temporariamente, o lançamento de novos editais das pró-reitorias (exceto oriundos do Plano Nacional de Assistência Estudantil – Pnaes), o repasse de parcelas do Modaloc (Modelo de Alocação de Recursos) para os centros acadêmicos e departamentos, a contratação de novas bancas para concursos docentes e o início de reformas de infraestrutura.

Por Diário de Pernambuco

Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) divulga lista de aprovados do vestibular 2019.2


A Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) divulgou a lista de aprovados no vestibular 2019.2 da instituição. Os participantes devem acessar o site da faculdade para conferir o resultado.

No processo seletivo, foram oferecidas 200 vagas para cursos como odontologia, novidade no campus. Além disso, a FPS terá novos alunos em enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia.

Os classificados devem ficar atentos ao prazo de matrícula, disponível nos dias 7 e 8 de agosto. A FPS fica na Avenida Mascarenhas de Morais, 486, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife.

Por Diário de Pernambuco

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Aniversariante do dia, prefeita Jane recebe felicitações da associação quilombola borda do lago da agrovila 4


Nesta terça-feira, 06 de agosto de 2019, a associação quilombola borda do lago da agrovila 4 da reta parabeniza a prefeita do município de Petrolândia, Janielma Souza, pela passagem do seu aniversário.

Parabéns prefeita!
Muita saúde, sucesso e felicidade.

12º Festival de Cinema de Triunfo tem início celebrando o audiovisual pernambucano e nacional


Abertura contou com a presença de vários cineastas, produtores e amantes da sétima arte de todo o país (Foto: Jan Ribeiro)

Diante de um Cineteatro Guarany repleto de realizadores do audiovisual pernambucano e brasileiro, o 12º Festival de Cinema de Triunfo teve início nesta segunda-feira (5) celebrando a política cultural de Pernambuco voltada para o setor. A abertura do evento contou com a presença de dezenas de cineastas, produtores e amantes da sétima arte de todo o país, além da tradicional apresentação dos Caretas de Triunfo em frente ao equipamento cultural. Em seguida, foi a vez da sessão de filmes que participam das mostras competitivas.

Participaram da solenidade de abertura a coordenadora de Audiovisual da Secult-PE/Fundarpe e coordenadora do Festival de Cinema de Triunfo, Luciana Poncioni. A gerente do Sesc Triunfo, Katia Ferreira; Ozaildo Ferraz Jr., secretário de Turismo de Triunfo; Severino Pessoa, vice-presidente da Fundarpe; e Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, representando o governador Paulo Câmara.

Bolsonaro diz para empresários que vai privatizar os Correios


O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje a uma plateia de empresários que está tomando uma série de medidas para "destravar a vida de vocês" e anunciou: "Vamos privatizar os Correios". Foi aplaudido pelos presentes. Ele participou de cerimônia de abertura do 29º Congresso Expofenabrave em São Paulo. O evento é organizado pela associação de concessionárias de veículos.

Ele disse que mudou sua visão a respeito das privatizações. "Eu mudei. Era estatizante", afirmou, acrescentando que vem "aprendendo muito" com as pessoas que estão ao seu lado. "Já falei que não entendo de economia. Quem entendia, afundou o Brasil."

Bolsonaro vê sinais de recuperação da economia e crê que seu seu governo vem restabelecendo a confiança na classe política. "Nós estamos cumprindo o que diz a Constituição em relação à independência dos Poderes", afirmou. Ele lembrou que ainda haverá etapas de negociação sobre a reforma da Previdência no Senado, bem como para a reforma tributária,,que está em comissão especial na Câmara.

"Nossa situação [econômica] realmente ainda está um pouco complicada", admitiu. "As medidas vão aparecendo aos poucos", disse, citando a liberação de parcela do 13º e também dos saques do FGTS. "A maior contribuição que podemos dar aos senhores [empresários] é não interferir em seu trabalho, é tirar o Estado de cima de vocês", disse.

Ao ministro do Meio Ambiente, Bolsonaro afirmou que questões relativas a licença ambiental poderiam ser transmitidas à competência dos Estados. Ele voltou a criticar a divulgação de dados sobre desmatamento por parte do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). "Vocês não imaginam o prazer que eu tive de conversar com [o presidente da França, , Emmanuel] Macron e [a chanceler alemã] Angela Merkel. Eles não se deram conta ainda que o Brasil está sob nova direção. Tem presidente da República, poxa."

Países europeus questionam o comprometimento do atual governo com questões ambientais. Antes mesmo do anúncio do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul, Macron disse em junho, durante a cúpula do G-20, que a França não assinaria o documento caso o Brasil saísse do Acordo de Paris, sobre o clima.

Já Merkel afirmou, também na cúpula em Osaka, no Japão, que via com "grande preocupação" as posições do presidente brasileiro em relação ao desmatamento. À imprensa na época, Bolsonaro rebateu dizendo que os alemães "têm a aprender muito conosco".

Nesta terça, Bolsonaro voltou a dizer que "maus brasileiros não podem divulgar números mentirosos, fazendo uma campanha negativa para o nosso Brasil", sem citar diretamente o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cujo diretor foi exonerado após rebater críticas de Bolsonaro sobre dados de desmatamento divulgados pelo órgão.

"Isso é uma péssima propaganda para o Brasil lá fora. Quando falam que estamos desmatando, quando dados imprecisos são divulgados, quando números absurdos, caso fossem verdadeiros, como aquele que eu já desmatei mais de 88% da Amazônia... Eu sou o 'Capitão Motosserra'", afirmou, arrancando novas risadas da plateia de empresários.

O Inpe detectou aumento de 88% no desmatamento da Amazônia em junho de 2019, na comparação com igual mês de 2018.

Patrão

Ele também voltou a falar que é difícil ser patrão no Brasil. "Estamos facilitando a vida dos mais pobres sem fazer demagogia. É mais fácil defender emprego, tem mais votos. Eu defendo emprego, patrão e os que mais perdem, os desempregados." Ele encerrou seu discurso fazendo referência a uma possível tentativa de reeleição: "Em 2022 ou 2026 entregarei o Brasil muito melhor do que encontrei", afirmou.

Por Valor Econômico

Homem que tentou fugir de presídio vestido de mulher é encontrado morto no RJ


O preso Clauvino da Silva, de 42 anos, que ganhou destaque no noticiário do Brasil e do mundo ao tentar escapar do complexo penitenciário de Gericinó (Bangu) vestido de mulher, foi encontrado morto na manhã de hoje (6), dentro do presídio.

Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), a morte foi provocada por enforcamento.

Clauvino tentou fugir do presídio no último sábado com uma máscara, uma peruca e as roupas de sua filha adolescente, mas o plano foi frustrado por agentes penitenciários.

Segundo a Seap, o preso foi encontrado morto dentro de sua cela, enforcado com um lençol. Os bombeiros foram acionados e a Polícia Civil investigará o caso. A secretaria instaurou uma sindicância para apurar os fatos.

Por: Agência Brasil

TRF-3 suspende decisão que autorizou Adélio Bispo a conceder entrevista ao SBT e a Veja


O desembargador federal Nino Toldo, Tribunal Regional Federal da 3ª Região (do TRF-3), decidiu nesta segunda-feira (05) suspender autorização a Adélio Bispo de Oliveira, autor de facada presidente Jair Bolsonaro durante ato de campanha eleitoral, para conceder entrevista à revista Veja e ao SBT enquanto estiver preso provisoriamente.

A medida atendeu a um pedido do MPF (Ministério Público Federal), que solicitou a proibição das entrevistas, autorizadas pela 5ª Vara Federal de Campo Grande (MS). As informações foram divulgadas pelo site Jota. As emissoras iriam gravar com Adélio na Penitenciária Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, onde ele está preso provisoriamente.

Na decisão, Nino Toldo afirma que a medida não impede os veículos de publicarem qualquer reportagem sobre o tema. Segundo ele, o acordo não representa censura prévia.

“Apenas houve uma decisão liminar (provisória, portanto), atendendo a pedido do MPF, desautorizando que o preso Adélio Bispo de Oliveira, custodiado na PFCG, concedesse entrevistas enquanto perdurasse investigação em curso”, disse.

O desembargador disse que ainda há dúvidas sobre a integridade mental de Adélio Bispo, diagnosticado com Transtorno Delirante Persistente.

“A própria defesa pedira, no juízo ao qual está vinculada a investigação e onde correrá a ação penal, o exame de insanidade mental do preso/investigado, o que põe em dúvida a própria autorização dele para ser entrevistado”, afirmou.

Para Nino Toldo, Adélio Bispo poderia dar “quantas entrevistas quisesse”, caso estivesse em liberdade, pois “faria isso por sua conta e risco, tanto quanto à sua segurança quanto à sua defesa”. O desembargador ressalta que, no entanto, como ele foi preso “passou a ter não só a sua liberdade de locomoção privada, mas também mitigada a sua liberdade de expressão”.

O desembargador disse ainda que não faria sentido o Judiciário permitir entrevista aos 2 veículos da imprensa, pois iria privilegiar somente a Veja e o SBT em detrimento de outros veículos de comunicação.

“Ora, estivesse Adélio em liberdade, poderia dar entrevista a quem quisesse. Sob a custódia do Estado, não faz sentido privilegiar este ou aquele veículo”, disse.

ARGUMENTOS DO MPF

Ao pedir a suspensão da decisão que autorizou Adélio a conceder entrevista, o MPF alegou que episódio poderia resultar na difusão de “fanatismo em um ‘palanque político’ montado dentro de uma unidade penitenciária, levando a uma consequência de descrédito das instituições”.

Poder 360

Dani Alves vai a CT e tem primeiro contato com elenco do São Paulo




O lateral-direito Daniel Alves foi ao CT do São Paulo na manhã desta terça-feira e teve seu primeiro contato com o elenco tricolor. Está previsto que o jogador passe por exames e converse com o técnico Cuca.

Daniel Alves chegou à cidade na segunda à tarde, sendo recepcionado por muitos torcedores no aeroporto de Congonhas. De lá, ele foi a um hotel para descansar com a família.

Ainda não há previsão de quando o novo reforço são-paulino poderá estrear – não será no sábado, contra o Santos, no Morumbi. A data será definida justamente após os exames e a conversa com a comissão técnica.

Com contrato até dezembro de 2022, Daniel Alves será apresentado oficialmente à torcida nesta terça-feira à noite, no Morumbi. O evento terá transmissão ao vivo no GloboEsporte.com a partir das 19h.


Por GloboEsporte.com — São Paulo

Projeto Bora Pernambucar chega ao Sertão do São Francisco nesta quarta-feira


O projeto Bora Pernambucar - Turismo de canto a canto chega, nesta quarta-feira (07), à cidade de Lagoa Grande, no Sertão de São Francisco. O evento acontece na Enoteca - Francesco Luigi Pérsico, das 8h às 14h.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur com apoio das prefeituras municipais e do Sebrae. O objetivo do programa é percorrer todas as regiões de Pernambuco para mapear as potencialidades e carências de cada município com relação ao turismo.

Em Lagoa Grande, participarão do encontro o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, e o prefeito da cidade anfitriã, Vilmar Cappellaro, além dos representantes do trade turístico e de gestores dos municípios de Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Petrolina, Orocó e Santa Maria da Boa Vista.

“Estamos na expectativa de que o projeto Bora Pernambucar seja um grande sucesso na Região do Sertão do São Francisco. Os municípios estão todos empenhados e preparados para nosso encontro. Queremos ouvir as potencialidades e as necessidades em prol fortalecimento do turismo na região”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Durante o evento, haverá uma apresentação lúdica com o ator Adriano Cabral, além da explanação do case de sucesso da Paraíba com o tema “Turismo de experiência do Brejo Paraibano”. A próxima cidade a receber o projeto é Belém de São Francisco, no Sertão de Itaparica, nesta sexta-feira, nove de agosto.

Por:
SECRETARIA DE TURISMO E LAZER DE PERNAMBUCO
EMPRESA DE TURISMO DE PERNAMBUCO (EMPETUR)
CENTRO CULTURAL CAIS DO SERTÃO
ARENA DE PERNAMBUCO

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Petrolândia: Enfermeira Especialista em Estética Joane Barboza detalha benefícios e vantagens do plano de desconto familiar, o ALFA SAÚDE


A Enfermeira Especialista em Estética Joane Barboza foi entrevistada ao vivo pelo radialista e blogueiro Assis Ramalho, no programa Acordando com as Notícias, transmitido pela Web Rádio Petrolândia.

O tema e objetivo principal da entrevista foi o de detalhar os benefícios e as vantagens que o plano de desconto familiar ALFA SAÚDE oferece para a família que adquire o cartão.

O Alfa Saúde conta com mais de 40 profissionais credenciados, além de várias farmácias. Em exames são oferecidos descontos que variam de 15 a 50%., enquanto nas farmácias chegam de 10 até 70%.

Joane Barboza também é conveniada ao ALFA SAÚDE.

Assista a íntegra da entrevista e saiba mais detalhes do ALFA SAÚDE.


Veja abaixo lista de profissionais, Clínicas e Farmácias credenciadas ao ALFA SAÚDE


Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia Classificados: Vende-se um Onix 2015 1.0 com 30.000 km; Interessados devem procurar Euclides Modas


Vende-se um Onix 2015 1.0 com 30.000 km rodado. Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou Celular: (87) 9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

A loja Euclides Modas, que também negocia com calçados e confecções, está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho.

Ver fotos abaixo