quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Petrolândia: Câmara Municipal manifesta Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Pedro Pereira de Barros

Foto: Câmara Municipal de Petrolândia/Divulgação
Na Sessão da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite dessa quarta-feira (14), o Corpo Deliberativo da Casa Aureliano de Menezes registrou a Moção de Pesar nº 017/2013, pelo falecimento do Sr. Pedro Pereira de Barros, conhecido como Pedro Bagaceira, fato ocorrido no dia 12 de junho passado, em nossa cidade. Abaixo, reproduzimos a Moção de Pesar, na íntegra.

Moção de Pesar nº 017/2013

A Câmara Municipal de Petrolândia, através do seu Corpo Deliberativo, manifesta votos de profundo pesar pelo falecimento do Senhor Pedro Pereira de Barros, ocorrido no dia 12 de junho de 2013, nesta cidade.


Governo edita Medida Provisória para garantir pagamento de auxilio financeiro a todos os Municípios brasileiros

Pagamento de R$ 1,5 bi deve ser feito até esta sexta-feira (16), pelo Banco do Brasil,
seguindo os mesmos critérios de distribuição do FPM.
A presidente Dilma Rousseff mandou publicar, na edição desta quinta-feira, 15 de agosto, a Medida Provisória 624 com anexos. A MP determina o pagamento imediato do auxílio financeiro, que foi incluído em projetos de conversão de duas outras MPs que tramitam no Congresso.

Com a decisão de editar a MP, a presidente Dilma Rousseff quer manter o compromisso assumido na XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de pagar o auxílio financeiro a todos os Municípios brasileiros ainda neste mês de agosto.

Petrolândia: Vereadora Dona Santa apresenta Moção de Aplausos em homenagem ao dia dos Pais e dia do Estudante

Dona Santa, vereadora de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)
Na Sessão da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada na noite dessa quarta-feira (14), a vereadora Maria do Socorro Santos de Souza (Dona Santa), do PPS, registrou duas Moções de Aplausos. A Moção de Aplausos nºs 018 e 019/2013, em congratulação aos estudantes e aos pais, respectivamente, pela passagem de suas datas comemorativas. Abaixo, reproduzimos as moções apresentadas pela vereadora, na íntegra.


Petrolândia: Pauta da Sessão da Câmara Municipal realizada em 14/08/13


Na noite dessa quarta-feira, 14 de agosto, a Câmara Municipal de Petrolândia realizou a 5ª Sessão Ordinária do 2º Período da 1ª Legislatura.

Foram apresentadas as Indicações nºs 037, 038, 039, 040/2013 e Moções nº 016, 017, 018 e 019/2013. Esses documentos serão apresentados em matérias específicas neste Blog.

O empresário Jadilson de Souza Ferraz, do Grupo Trupé, esteve presente à Sessão para receber homenagem, com Moção de Aplauso, em reconhecimento à relevância do evento Trupé de Cultura, promovido pelo empresário no início deste mês de agosto, trazendo atrações culturais e musicais de excelente qualidade para apresentações em Petrolândia.

Houve também a apresentação do Projeto de Lei nº 1084/2013, do Poder Executivo Municipal, cuja Ementa Dispõe sobre as Diretrizes para a Elaboração da Lei Orçamentária para o Exercício de 2014, e dá outras providências.

A próxima Sessão da Câmara Municipal de Petrolândia está marcada para 28/08/2013, às 19h00.

Matérias relacionadas (clique na manchete para ler):
Vereadora Dona Santa apresenta Moção de Aplausos em homenagem ao dia dos Pais e dia do Estudante
Câmara Municipal manifesta Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Pedro Pereira de Barros
Vereador Jorge Viana apresenta Indicação para calçamento de três ruas e avenida na Quadra 17 da cidade
Vereador Carlos Alberto apresenta Moção de Aplausos a Jadilson Ferraz pela realização do Trupé de Cultura
Vereador Rogério Novaes apresenta Indicação para obras de pavimentação no Projeto Icó-Mandantes e agrovilas do Limão Bravo
Vereador Jorge Viana apresenta Indicação para reforma de equipamentos da Praça da Quadra 17 da cidade

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Câmara Municipal de Petrolândia

Petrolândia: Leitor reclama da Prefeitura sobre Concurso de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias

http://2.bp.blogspot.com/-Oe2c3QsKTRE/Ubsye9o1eMI/AAAAAAACOVk/sTM6O1bauDY/s1600/palavra-do-leitor.jpg

Leitor do Blog de Assis Ramalho envia mensagem à redação, reclamando sobre a falta de informação sobre o Curso de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Endemias, realizado em 2012.

"Boa noite, Assis, cadê o prefeito desta cidade que não toma decisão referente ao concurso aqui realizado. A Advise já fez o curso de formação do ACS, e a secretaria de saúde, junto com o prefeito, não divulgam nada. Luan"

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Vende-se terreno de 7 hectares no Projeto Apolônio Sales

Terreno à venda tem plantação de manga

Vende-se um terreno no Projeto Apolônio Sales, em Petrolândia (PE).

A área mede 7,0 (sete) hectares (70.000 m2), perto do rio (cerca de 1.500 m do acesso à água). 

Benfeitorias: 2,0 (dois) hectares de plantação de manga. O terreno é favorável à exploração da agricultura irrigada. 

Preço: R$ 90.000,00 (noventa mil reais).

Interessados devem entrar em contato pelo telefone: (087) 3851-1070.

Da redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Divulgação

MPPE discute situação de unidades de internação de menores em Pernambuco


Discutir e apresentar dados acerca da situação das unidades de internação e de semiliberdade em Pernambuco. Estes foram os objetivos da reunião realizada nesta quinta-feira (15), no salão dos Órgãos Colegiados, na sede do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), com a primeira apresentação pública do relatório nacional sobre as unidades de internação, elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP)

Na ocasião, estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon; a coordenadora do Caop Infância, a promotora de Justiça Jecqueline Elihimas; o promotor de Justiça Eduardo Cajueiro; o procurador de Justiça Gilson Barbosa; além do secretário Executivo de Pessoal e Relações Institucionais da Secretaria de Administração do Estado, Bruno Ferraz; o gestor do Núcleo de Gestão por Resultados da Secretaria de Defesa Social, Ryan Amorim; e o secretário da Criança e da Juventude, Pedro Eurico.

Fernando Bezerra Coelho acompanha procissão da Padroeira de Petrolina


Nesta quinta-feira, 15 de agosto, foi homenageada a padroeira da maior cidade do sertão pernambucano. Em Petrolina, uma multidão de fieis saiu às ruas para acompanhar o andor de Nossa Senhora Rainha dos Anjos.

O ministro Fernando Bezerra Coelho participou da procissão, acompanhado de dona Lizete Coelho, sua mãe, e do filho, o deputado federal Fernando Filho.

Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional
Fotos: Divulgação

Floresta(PE): Blog de Assis Ramalho mostra entrevista com Secretário de Educação do Município, Raul Goiana, nesta sexta-feira(16)

Raul Goiana em entrevista ao Blog de Assis Ramalho
(fotos: Lucia Xavier)

Nesta sexta-feira(16) o Blog de Assis Ramalho vai publicar entrevista exclusiva com o Secretário  de Educação do Município de Floresta, Raul Goiana.

Na matéria o Secretário detalha tudo sobre as ações realizadas, e as ações a serem realizadas no governo da prefeita Rorró Maniçoba(PSB).

Aguarde a entrevista que será lançada nesta sexta-feira(16).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Ministério da Saúde lança campanha de atualização da caderneta de vacinação infantil

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
O Ministério da Saúde lançou hoje (15) campanha nacional para atualizar a caderneta de vacinação infantil. A meta é vacinar, de 24 a 30 de agosto, as crianças menores de 5 anos que não estejam com a imunização em dia. “As vacinas do calendário básico estarão disponíveis nos postos”, ressaltou Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

“O pai, a mãe ou o responsável tem que levar a criança [ao posto de vacinação]. Se tiver a caderneta é muito bom, porque é a chance para atualizar as vacinas; ver se estão em dia; ver quais estão programadas para tomar em um mês, em dois meses. Se tiver alguma que possa receber naquele dia, toma no mesmo dia”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Anatel divulga desempenho de operadoras de telefonia por estado e município


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou hoje (15) os resultados da avaliação de desempenho das operadoras de telefonia celular por estado e município. A agência divulgara três relatórios sobre o desempenho das empresas, depois que a venda de novas linhas foi suspensa no ano passado por causa da queda na qualidade do serviço prestado.

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho doa livros de Abdias Moura à Biblioteca Municipal

Servidores da Biblioteca Municipal Barão de Mauá
Assis Ramalho e funcionários da Biblioteca Municipal
Alexandre Sertão, Coordenador da Biblioteca Municipal
Alunos em pesquisa na Biblioteca Barão de Mauá

Na manhã dessa quarta-feira (14), Assis Ramalho visitou a Biblioteca Municipal Barão de Mauá, de Petrolândia, para doar livros recebidos do imortal pernambucano Abdias Moura à biblioteca pública.

As obras foram entregues ao Coordenador da Biblioteca Municipal, Alexandre Sertão, e servidores da instituição. O Blog de Assis Ramalho deseja que os importantes livros doados por Abdias Moura contribuam não só para o enriquecimento do acervo à disposição do público, mas principalmente para a construção de novos conhecimentos, a partir de sua leitura/estudo.

A Biblioteca Municipal Barão de Mauá está funcionando provisoriamente na Escola Municipal Sete de Setembro, localizada na Quadra 01 da cidade. O novo prédio da biblioteca está em construção na Praça dos Três Poderes, ao lado da Câmara de Vereadores.

Os novos livros à disposição dos leitores são:
As três faces do amor
Como a guerra chegou à Floresta Amazônica
O Recife dos romancistas: paisagens, costumes, rebeliões
O Sumidouro do São Francisco: origem dos conflitos no Brasil
Sexo, Nação e Cor: ensaio sobre o preconceito

Biografia de Abdias Moura - Abdias Moura é bacharel e licenciado em Sociologia pela Universidade Católica de Pernambuco — Unicap — e bacharel em Direito e Ciências Sociais pela Faculdade de Direito do Recife. Tem curso de Capacitação em Desenvolvimento Econômico pela CEPAL/ONU.

Jornalista, atuou no Recife e no Rio de Janeiro. Foi chefe da reportagem do Jornal do Commercio do Recife, tendo se afastado do cargo para dedicar-se ao ensino e a atividades técnicas. Atualmente é editorialista do Jornal do Commercio do Recife.


O escritor Abdias Moura é um dos imortais da Academia Pernambucana de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 32 desde 2005, e membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste, ocupando a Cadeira 39.
Para ver todas as fotos, clique aqui>Entrega de livros de Abdias Moura na Biblioteca Municipal Barão de Mauá

Notícias relacionadas:
Blog de Assis Ramalho recebe livros de Abdias Moura

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

CBHSF realiza plenária eleitoral em Salvador neste fim de semana

http://2.bp.blogspot.com/-YTrLonYs7J4/UHqRKYzLFRI/AAAAAAAAyr4/MCyUiwuD1ms/s1600/cbhsf_logo.png

Os membros e instituições ligadas ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF têm encontro marcado nos dias 19 e 20 próximos, quando serão realizadas a XXIII Plenária Ordinária e a XIV Plenária Extraordinária do colegiado. Na programação, constam debates, apresentações técnicas, posse dos novos membros do Comitê (titulares e suplentes) e eleição e posse da Diretoria Colegiada – Direc e das Câmaras Consultivas Regionais – CCRs.

Robótica educacional chega também para Centros de Atendimento Socioeducativos-Cases


Escolas Estaduais localizadas em Centros de Atendimento Socioeducativos (Cases) também vão receber equipamentos de robótica da Lego a partir deste mês. Um total de dez professores e cinco coordenadores escolares de cinco Cases começaram a ser capacitados, na última quarta-feira (14), para o uso da tecnologia. Inicialmente, a ação se estende aos Cases Santa Luzia, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Abreu e Lima e Caruaru.

Ainda este mês, no dia 28, equipes da Lego Zoom vão visitar as escolas dos cinco Case para preparar o ambiente e verificar a infraestrutura necessária para o uso da tecnologia. Cada escola receberá um kit de robótica da Lego contendo um bloco programável, motores, sensores e peças para a construção dos protótipos. Além disso, a escola receberá um tablet, que deve ser usado para a programação dos robôs. O equipamento já é utilizado em quase 300 escolas da rede estadual articulando com o conteúdo de física e matemática.

Inajá: Prêmio Excelência 2013 é concedido a personalidades e empresas de destaque no município

 

No mês de julho passado, a cidade de Inajá, no Sertão de Pernambuco, recebeu a TLN Pesquisas e Eventos, de Tide Lucena, para a concessão Prêmio Excelência 2013.

Após pesquisa de opinião pública realizada na cidade, foram agraciados com o Certificado do Prêmio Excelência 2013 as seguintes personalidades, empresas e serviços de destaque, de acordo com a opinião dos inajaenses.

O prefeito de Inajá, Leonardo Martins, foi destaque do Prêmio Excelência na categoria Político Destaque. Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, o prefeito está muito feliz com a premiação, e deve isso ao povo do município, que reconhece o seu trabalho e garante fazer sempre mais por esse município.

A cerimônia de entrega dos Certificados foi realizada na Câmara Municipal de Inajá, na noite de 02 de agosto.

Em destaque também ficou a secretaria de cultura e eventos do município, que é formada pelos diretores Nego e Nayane. Em pesquisa os eventos do município se revelaram os melhores da região, e a estrutura foi elogiada por toda a população.

A TLN Pesquisas e Eventos parabeniza a todos pelo sucesso e agradece à população pela confiança depositada em seu trabalho. TLN desde 1999 fazendo pesquisa de qualidade com credibilidade.

Para ver as fotos da cerimônia de premiação, clique aqui> Inajá: Entrega Prêmio Excelência 2013 TLN Pesquisas


Relação de Contemplados com o Prêmio Excelência 2013 em Inajá-PE:

Jatobá: Cidadão indignado com onda de violência no município envia carta à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

http://2.bp.blogspot.com/-Oe2c3QsKTRE/Ubsye9o1eMI/AAAAAAACOVk/sTM6O1bauDY/s1600/palavra-do-leitor.jpg

Carlos Roberto Gomes Brito, residente em Jatobá, município do Sertão de Itaparica, cidadão indignado com os crimes que constantemente acontecem naquela cidade, principalmente roubos e assaltos, encaminhou carta à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, em atenção ao titular da pasta, Dr. Wilson Damásio.

A carta, enviada à SDS, com cópias para o Prefeito de Jatobá, Robson Leandro, e  Câmara de Vereadores do Município, foi recebida também pela reportagem do Blog de Assis Ramalho. Abaixo reproduzimos o documento, na íntegra.

'Jatobá, 12 de agosto de 2013

À Secretaria de Defesa Social de Pernambuco
Att. Dr. Wilson Damásio
MD Secretário de Estado

Assunto: Onda de violência que assola Jatobá-PE

Prezado Secretário,

Cumprimentando-o, venho por esta carta formalizar reclamação referente a onda de violência por que vem passando a outrora pacata cidade de Jatobá, e que hoje se encontra à mercê dos marginais, que atuam sem qualquer constrangimento durante o dia e noite neste Município.

Com V.Sa.deve saber, o município de Jatobá foi criado em tempo recente, através do desmembramento de Petrolândia, cuja cidade conta hoje com uma grande unidade da Polícia Militar de Pernambuco, além de unidades da Polícia Civil, que estão exercendo relativo controle sobre a população e visitantes.

Diversamente, o Município de Jatobá prescinde de uma estrutura permanente da Polícia Militar, salvo um pequeno destacamento desaparelhado, e que, a maior parte do tempo, permanece fechado. Ademais, é um município fronteiriço aos Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe. Fica às margens do rio São Francisco, onde existem três travessias próximas uma da outra (Ponte de Itaparica, UHE Moxotó e Ponte de Paulo Afonso), assim como possui muitas rotas de fuga para os marginais se evadirem com total facilidade.


Créditos de telefone pré-pago não podem ter validade


As empresas de telefonia móvel estão proibidas de estabelecerem prazo para a utilização dos créditos adquiridos na modalidade pré-pago. Em votação unânime, a 5ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região anulou na tarde de ontem as cláusulas contratuais que estipulavam um limite de até seis meses para os clientes zerarem o saldo, sob pena de perderem o valor pago. A decisão vale para todas as operadoras. Existem 211 milhões de linhas pré-pagas no Brasil, cerca de 80% do total.

Os magistrados analisaram uma ação impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF) e provocaram reviravolta no entendimento dos tribunais, uma vez que o teor em questão contraria julgamentos anteriores sobre o assunto. Diante de advogados das principais companhias do setor, o colegiado classificou como “apropriação indébita” o cancelamento dos créditos de celulares pré-pagos, quando os clientes não os utilizam no prazo de validade.


Entidades reagem a proposta que obriga pessoas com deficiência a estudar em escola regular


Entidades ligadas à defesa dos direitos de pessoas com deficiência, como as associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a Sociedade Pestalozzi estão mobilizadas contra mudanças no Plano Nacional de Educação (PNE), que apresenta as 20 metas para a educação brasileira para os próximos dez anos.

A reação começou porque o texto da meta 4, que trata da inclusão de pessoas com deficiência, aprovado na Câmara dos Deputados no ano passado, foi modificado no Senado.

A versão aprovada pelos deputados dizia que é preciso universalizar para a população entre 4 e 17 anos com deficiência, o acesso à educação, preferencialmente, na escola regular. No entanto, a redação aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado retirou a palavra "preferencialmente" do texto. Representantes de entidades não governamentais que assistem pessoas com deficiência dizem que a alteração é vista como uma ameaça.


Na avaliação da presidente da Federação Nacional das Apaes, Aracy Ledo, a ideia de matricular pessoas com deficiência em escolas regulares pode trazer grandes problemas. Segundo ela, os profissionais da rede pública não estão preparados, a educação continuada ainda não está pronta e as salas não estão adaptadas para receber esses alunos.


Deputado José Humberto Cavalcanti busca soluções para a Zona da Mata junto à Petrobras

http://4.bp.blogspot.com/-V-45bYyMjFM/UW6WFSoS5kI/AAAAAAAB9rg/hfIss_E9K3k/s400/24837a.jpg
Deputado estadual José Humberto Cavalcanti (PTB-PE)
O deputado estadual, José Humberto Cavalcanti (PTB), vice-presidente da Comissão Especial do Setor Sucroalcooleiro, viajou no dia de ontem (14) para o Rio de Janeiro para se reunir com representantes da Petrobras. O objetivo da reunião, foi apresentar uma proposta à Petrobrás como alternativa para amenizar a crise do setor sucroalcooleiro em Pernambuco, setor este que emprega mais de 250 mil pessoas e que está sofrendo uma enorme redução na safra devido a estiagem que atingiu a região.

Tomando conhecimento que Petrobras tem um programa chamado Poluição Zero, que mantém um fundo financeiro destinado a investir em produção de oxigênio na mesma proporção do que gerar em poluição, como forma de compensação ambiental, o deputado José Humberto Cavalcanti sugeriu em conjunto com a Comissão,que uma parte desse fundo fosse destinado para o setor canavieiro, onde usineiros, fornecedores e assentados cederiam as partes de suas terras que estão degradadas e impróprias para o plantio de cana de açúcar, para que sejam recuperadas pela Petrobras, com a reposição de plantas nativas da região como forma de repor as perdas ambientais.

Esta iniciativa beneficiaria na área ambiental, econômica e social toda a região da Zona da Mata de Pernambuco.

Assessoria de Imprensa do Deputado Estadual Humberto Cavalcanti

Petrolândia: Agência de Empregos CLD oferece Curso Profissional de Carpinteiro para homens e mulheres

A CLD Agência de Empregos e Empreendimentos Turísticos informa que está com inscrições abertas para Curso Profissional de Carpinteiro, com vagas para homens e mulheres. Início das aulas em 31 de agosto.

Não recebemos informações sobre carga horária, taxa de inscrição, número de vagas e local de realização do curso. Os interessados em participar da qualificação profissional devem procurar a Agência de Empregos CLD.

A CLD Agência de Empregos e Empreendimentos Turísticos está localizada na Praça da Quadra 12, em Petrolândia.

Telefone/Celular: (087) 9999-8654, 9633-9518 e 3851-1809.
E-mail:
agenciadeemprego_cld@hotmail.com
carlenildogabriel1@hotmail.com


Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Eurides Xavier, aniversariante do dia, recebe parabéns de familiares e amigos


Nesta quinta-feira, 15 de agosto, a aniversariante do dia é a simpática, extrovertida e popular Eurides Xavier, de Petrolândia, a única pessoa que conhecemos a gostar de filas de banco.

A aniversariante recebe os parabéns de amigos, parentes, familiares e o carinho de todos que a conhecem e apreciam seu jeito irreverente.

Parabéns, Eurides! Deus a cubra de bênçãos, hoje e sempre!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Eurides Xavier

Petrolândia: Bingo dançante para arrecadar fundos para construção da Capela da Agrovila 07 da Reta será realizado no dia 24 de agosto

Capela da Agrovila 07 da Reta

Será realizado no próximo  dia 24 de agosto de 2013, na Agrovila 07 do Bl 02 da Reta em Petrolândia, um grandioso Bingo Dançante para arrecadação de fundos para construção da Capela da Agrovila daquela localidade.

A comissão organizadora convida todos a prestigiar o Bingo dançante beneficente que terá início a partir das 21:00 horas com o preço da cartela custando R$ 5,00. O prêmio será um carneiro.

O evento será animado pela banda musical Forrozão Xote de Luxo, com participação especial de ''Os Manos''

A organização do evento beneficente é do Grupo Comunidade na Fé.

Redação do Blog de Assis Ramalho 

Alagoas: Operação da Polícia Rodoviária Federal prende médico e empresário acusados de tráfico e assaltos no interior do estado


Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam, na noite desta quarta-feira (14), três suspeitos de envolvimento em assaltos a ônibus e carga, e tráfico de drogas. A operação foi realizada na BR-101, no trecho que corta o município de São Miguel dos Campos. Entre os detidos está um médico e um empresário.

Durante as fiscalizações, os policiais abordaram um VW/Gol, no km 135 da BR 101. Após revista minuciosa nos três ocupantes e no veículo, as equipes encontraram três armas de fogo, sendo dois revólveres calibre 38 e uma pistola calibre 380, bem como 28 munições. Também foram encontrados canivetes e uma quantia em dinheiro. Em um outro veículo, um Toyota/Hillux, de propriedade de um dos abordados, foi encontrada uma balaclava e mais quantia em dinheiro. O somatório dos valores encontrados totalizou 4.583 reais.


PE: Estudantes da rede estadual ganham o mundo, com destino aos EUA


O Programa Ganhe o Mundo, promovido pela Secretaria de Educação do Estado(SEE), deu início na tarde de ontem (14), a mais uma edição de intercâmbios, com o embarque de 35 estudantes da rede estadual rumo aos Estados Unidos. As 20 meninas e 15 meninos, de vários pontos do estado, desembarcarão em Dallas, de onde partirão para diferentes destinos como Salt Lake City, Phoenix, Los Angeles, Rochester, Boise e Rockford.

Acompanhados dos seus familiares, professores e amigos, os jovens intercambistas lotaram o saguão de embarque do aeroporto internacional do Recife, na zona sul da cidade, para a despedida festiva, repleta de emoção, alegria e esperança.

Proposta de Humberto Costa que reformula direitos autorais vira lei

Senador Humberto Costa (PT-PE)
O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (15), publica a sanção pela Presidenta Dilma Rousseff da lei que cria novas regras para a cobrança, a arrecadação e a distribuição de recursos pagos por direitos autorais.

O texto, que passará a valer em 120 dias, é o mesmo aprovado pelo Congresso Nacional em julho e tem origem no substitutivo apresentado pelo Senador Humberto Costa (PT-PE). Humberto foi o relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado do Projeto de Lei do Senado (PLS) 129/2012.

Durante o trabalho, o senador aperfeiçoou, como resultado de mais de 20 reuniões com atores relacionados ao tema, documento produzido por comissão parlamentar de inquérito que investigou a atuação do Ecad. No dia da aprovação pelo Senado, 3 de julho, grupo com aproximadamente 30 artistas esteve no senado, entre os quais Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Caetano Veloso.

Frases do dia 15/08/13: Coletânea IHU On-Line


Fede!

"Renan chama meu discurso de strip tease', mas não costumo deixar as coisas escondidas por debaixo dos panos. Não me cheira bem" – Randolfe Rodrigues, senador – PSOL-AP, sobre a comparação entre seu desabafo no plenário a um "strip tease público", feita por Renan Calheiros – Folha de S. Paulo, 15-08-2013.

Tacaratu é beneficiado com implantação de Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD)


A Prefeitura de Tacaratu, através da Secretaria Municipal de Saúde, propôs ao Ministério da Saúde a implantação de Laboratório Regional de Prótese Dentária-LRPD na cidade. 

A proposta foi apresentada em 19/04/13, em Termo de Compromisso, e foi homologada em publicação no Diário Oficial da União, no dia 02/08/13, por meio da Portaria MS-1.585/13, na qual são credenciados 370 laboratórios. Pernambuco foi contemplado  com 31 LRPDs, sendo apenas dois na VI-Regional de Saúde, para os municípios de Tacaratu e Jatobá.

Os LRPD fazem parte da Atenção Especializada/Atenção Secundária à Saúde. Para atender à demanda pelo serviço reabilitador protético e na perspectiva da assistência integral em saúde bucal, o Ministério da Saúde passou a financiar, desde 2005, o credenciamento de Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD). O LRPD é um estabelecimento que realiza o serviço de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível e/ou prótese coronária/intrarradiculares e fixas/adesivas.

Municípios com qualquer base populacional pode ter o LRPD e não há restrição quanto à sua natureza jurídica, ou seja, a Secretaria Municipal/Estadual de Saúde pode optar por ter um estabelecimento próprio (público) ou contratar a prestação do serviço (privado).

O Ministério da Saúde repassa um recurso mensal aos municípios/estados para confecção de próteses dentárias, de acordo com uma faixa de produção: entre 20 e 50 próteses/mês; entre 51 e 80 próteses/mês; entre 81 e 120 próteses/mês; acima de 120 próteses/mês.

O recurso financeiro é repassado para o Fundo Municipal ou Estadual de Saúde, no Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC), após publicação em Portaria específica do Ministério da Saúde. A produção de prótese da dentária é acompanhada de acordo com as informações prestadas pelo município/estado através do Sistema de Informação Ambulatorial do SUS (SIA/SUS).

Termo de Compromisso Tacaratu e MS
(clique na imagem para ampliar)
Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Secretaria de Saúde Municipal de Tacaratu

Prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, é entrevistada pelo Blog de Assis Ramalho

Assis Ramalho entrevista Rorró Maniçoba (Fotos: Lúcia Xavier)
Na última sexta-feira (09) a reportagem do Blog de Assis Ramalho fez entrevista exclusiva com a prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB). Na oportunidade, a prefeita prestigiava a inauguração da nova loja da Eletroléo na cidade de Floresta.

Na entrevista, a prefeita faz avaliação e diz que o seu governo vai bem, confirma que o município vai realizar concurso público em breve e que não tem dúvida de que Eduardo Campos vai ser candidato a presidente da República.

Entre outros assuntos, a prefeita Rorró Maniçoba também fala do seu apoio ao deputado estadual Rodrigo Novaes para as eleições de 2014. Fala ainda das ações do seu governo no qual, segundo ela, muito já foi feito, mas ainda há muito a fazer pelo município de Floresta.

Confira abaixo, na íntegra, a entrevista da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, concedida à reportagem do Blog de Assis Ramalho:

Iniciamos a entrevista perguntando sobre o novo investimento da loja Eletroléo na cidade de Floresta.

Rorró Maniçoba
: "Eu vejo com muita alegria esse novo empreendimento da Eletroléo aqui, em Floresta, porque isso é muito bom, não só para Floresta como para toda a região. Um empreendimento deste tamanho, além de gerar renda, também gera emprego para muitas pessoas da região. Estou muito feliz em estar aqui, prestigiando a inauguração desta linda loja."

Pedimos que a prefeita fizesse uma  avaliação do seu governo. 

Rorró Maniçoba: "O nosso governo está bem avaliado. Graças a Deus, com a ajuda do governador Eduardo Campos, nós temos feito um bom trabalho, mas sabemos que ainda temos muito o que fazer e o que melhorar. Mas estamos indo muito bem, obrigada."

Perguntamos se a Promotoria de Justiça teria exigido a realização de concurso público no município de Floresta.

Rorró Maniçoba: "É verdade. Nós já fomos notificados pela Promotoria (Promotor de Justiça de Floresta, Antonio Rolemberg) e, realmente, vamos ter que realizar o nosso concurso público para a prefeitura de Floresta."

Sobre sua fidelidade ao governador 
Eduardo Campos.


Rorró Maniçoba: ''Eu sou do PSB e, portanto, eu sou fiel ao nosso governador. E, pelo trabalho que ele tem realizado, não só aqui no Sertão como em todo o Estado, eu acho que todos os pernambucanos têm quase que uma obrigação de estar com o nosso (quem sabe) Presidente da República."

Perguntamos à prefeita se ela está realmente confiante de Eduardo Campos sairá como candidato a presidente da República em 2014.

Rorró Maniçoba: ''Eu acredito. Ele é jovem, inteligente, é uma pessoa de que o Brasil precisa, e eu confio e acredito muito no potencial do nosso governador."

A nossa reportagem quis saber se houve movimentos sociais nas ruas de Floresta no mês de junho.

Rorró Maniçoba: "Olha, aqui em Floresta aconteceu esse movimento popular nas ruas, mas foi muito pacato, com poucas pessoas. Mas eu entendo que é visível a preocupação das pessoas em querer dizer o que sentem. Então, a partir do momento em que um cidadão tem a coragem de reivindicar nas ruas, os demais também querem seguir. As pessoas, na verdade, querem dar um basta na corrupção no Brasil, e as coisas tem que melhorar."

Perguntamos sobre seu apoio à reeleição do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) no próximo ano.

Rorró Maniçoba: Com certeza. Estamos apoiando e vamos apoiar a reeleição do nosso deputado estadual Rodrigo Novaes.

Sobre a recuperação da PE-36, rodovia que liga Ibimirim a Floresta:

Rorró Maniçoba
: "Eu acho que uma coisa boa, que conseguimos recentemente para toda a nossa região, foi a recuperação das estradas de Ibimirim a Floresta (PE-36). O nosso governador Eduardo Campos já deu a ordem de serviço e isso é muito importante, porque vai trazer progresso não só para Floresta, como para toda a região."

Perguntamos à prefeita sobre as próximas obras em vista a serem realizadas em Floresta.

Rorró Maniçoba: "Olha, através da Codevasf, nós já estamos começando a fazer o saneamento de toda a cidade. Também estamos construindo quadras esportivas, estamos construindo creches, vamos construir um complexo esportivo, casas populares, escolas. Temos realizado obras de abastecimento d'água em mais de quarenta comunidades. Também eu vou dar ordem de serviço, na próxima semana, para a realização de melhorias sanitárias, tanto na zona rural quanto na zona urbana. Enfim, temos realizado muitas coisas, mas temos muito mais a realizar."

Pedimos para que fizesse uma avaliação sobre a saúde e a educação durante o seu governo.

Rorró Maniçoba: "Olha, em relação à saúde, nós melhoramos bastante. Mas a saúde, você sabe que é um caos no país inteiro. Mas hoje nós temos um hospital em reforma, nós temos uma maternidade nova, que foi toda reformada, nós temos dois blocos cirúrgicos novos, temos todas as enfermarias reformadas. Temos hoje várias especialidades médicas, como dermatologista, cardiologista, endocrinologista,  neurologista, psicólogo, fonoaudiólogo, psiquiatra. Enfim, hoje nós temos aqui, em Floresta, uma diversidade de médicos. Sobre a pergunta que você fez sobre como anda a nossa educação, eu estou aqui ao lado do nosso secretário de Educação, Raul Goiana, que vai explicar para você com muito mais informações." (A entrevista com Raul Goiana, Secretário de Educação de Floresta, será publicada pelo Blog de Assis Ramalho em nova matéria.)

Agradecemos à prefeita pela atenção para com nossa reportagem. 

Rorró Maniçoba: ''Eu lhe agradeço pelo espaço, muito obrigada. Desejo muita paz para todo o povo do Sertão de Itaparica. Um abraço para Petrolândia."

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier