quinta-feira, agosto 15, 2013

PE: Estudantes da rede estadual ganham o mundo, com destino aos EUA


O Programa Ganhe o Mundo, promovido pela Secretaria de Educação do Estado(SEE), deu início na tarde de ontem (14), a mais uma edição de intercâmbios, com o embarque de 35 estudantes da rede estadual rumo aos Estados Unidos. As 20 meninas e 15 meninos, de vários pontos do estado, desembarcarão em Dallas, de onde partirão para diferentes destinos como Salt Lake City, Phoenix, Los Angeles, Rochester, Boise e Rockford.

Acompanhados dos seus familiares, professores e amigos, os jovens intercambistas lotaram o saguão de embarque do aeroporto internacional do Recife, na zona sul da cidade, para a despedida festiva, repleta de emoção, alegria e esperança.

Entre os intercambistas, destacava-se o sorriso de Jefferson Carlos Lima da Costa, 17 anos, que abraçado a mãe não escondia a ansiedade. “Tenho certeza que será uma experiência maravilhosa. Vou poder estudar, melhorar meu inglês e ainda conhecer outras pessoas e outra cultura. Esse aprendizado será essencial para a carreira de engenharia da computação que pretendo seguir”, declarou o aluno do 2º ano da Escola Professor Jordão Emereciano, localizada no Ibura, zona sul do Recife.

Já para a mãe de Jefferson, Karla Lima (34), o momento também era de saudade. “A gente sempre fica um pouco preocupada, com a falta que vai sentir do filho, mas sei que tudo será para o bem dele. Tenho consciência que é um passo muito importante na vida dele”, afirmou a dona de casa.

Alegria e expectativa também foram as definições encontradas por Alessandro Gomes (16), aluno do 2º ano da Escola de Referência Silva Jardim, para definir o momento. “Espero que lá eu encontre a mesma alegria que estou deixando aqui. Quero voltar superado, com uma nova cabeça, nova cultura e com muita felicidade”, destacou Alessandro.

Antes do embarque, colegas e familiares e a equipe do PGM prestaram uma homenagem ao estudante André Luiz Lima de Amorim, que faleceu na sexta-feira (9). André Luiz era aluno de destaque e embarcaria com o grupo dos selecionados desta viagem. Emocionado, o coordenador geral do Programa, Aurélio Molina, falou sobre a importância de seguir o exemplo dos bons. “André Luiz era dedicado, não desistia diante das dificuldades, um vencedor. A maior homenagem que vocês podem prestar a ele é fazendo o que ele faria,” aconselhou. O pai do estudante, Andeíldo José de Amorim agradeceu o apoio e as orações dedicadas a André e a toda família. “Ele está feliz por ver vocês felizes. Era um ótimo filho, sigam o exemplo dele”, declarou o pai.

Programa Ganhe o Mundo - No PGM, cada jovem passa um período de cinco meses estudando em escola estrangeira e além da conhecer a cultura do local onde vive, aprende outra língua. Para isso, recebe uma bolsa mensal no valor de US$ 300 dólares, o equivalente a, aproxima­damente, R$ 600. Essa atividade também foi proporcionada pelo Governo do Estado para que os jovens intercambistas possam estar capacitados e inseridos nas oportunidades de trabalho que surgirão nos grandes eventos esportivos que o Brasil receberá. Somente no ano passado 552 alunos embarcaram nessa experiência no exterior. Até o final e 2013, o Estado contabilizará 1600 estudantes da rede pública que terão a chance de participar de inter­câmbio nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Argentina, Chile e Espanha. O próximo embarque está marcado para o dia 21 de agosto, quando mais um grupo partirá para intercâmbio nos Estados Unidos.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação de Pernambuco
Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário