domingo, fevereiro 06, 2022

Associação Provida doa materiais escolares para crianças da Aldeia Indígena Pankararu Opará de Jatobá


Nesse sábado (05/02), Claudia Leal, em nome da Associação PROVIDA, fez a doação de materiais didáticos como folhas de ofício, cadernos, lápis de cera, lápis de cor, cadernos de desenho, dentre outros, com o intuito de ajudar a garantir uma melhor ambiente estudantil para as crianças. 

A Aldeia Indígena Pankararu Opará de Jatobá - PE é parceira da PROVIDA a alguns anos e logo mais estará recebendo duas unidades de Sisteminhas Embrapa.

Reprodução Facebook Cláudia Leal

"Brasil, por que matas o negro e oprime sua gente?" Artigo de Fernando Batista


Brasil, por que matas o negro e oprime sua gente?


Por: Fernando Batista

Ainda me inquietam as notícias na mídia sobre o assassinato brutal do jovem negro congolês Moïse Mugenyi. Essa inquietação se junta a de tanta gente que não se coaduna com o racismo estrutural que mata e está enraizado em nossa sociedade. No Brasil, é escancarada a porta da discriminação racial. É aceitável, porém, que a superação desta questão cruel não está no cultivo de mais ódio. Já estamos cansados das mortes e da ineficiência da polarização raivosa que corrói o mundo e a nossa sociedade tupiniquim.

Infelizmente vemos se alavancar discursos de xenofobia, racismo e oporofobia (ódio aos pobres) na nossa sociedade brasileira. Moïse foi espancado até a morte de forma atroz e desumana por ter cobrado o seu devido salário pelos dias trabalhados. Quão caro custou sua vida. Por quantos chutes e pauladas lhe foi negociada a sua paga? Quantos como ele ainda receberão como pagamento a própria morte?
Vidas negras importam! O racismo estrutural mantém as mãos brancas limpas. Três tiros sem a intenção de matar. Quinze minutos de espancamento sem a intenção de matar. quatrocentos anos de escravidão sem a intenção de matar . Ahhh, me poupe. A superação disso tudo passa pelo empenho de todos. e, pelo visto, vai demorar ainda. Fato!

'Rainha do Piseiro' é presa por importunação sexual, atos obscenos em via pública e desacato a policiais, no Ceará

Ketney Karol, a "Rainha do Piseiro" de Juazeiro do Norte, foi presa pela Polícia Militar. — Foto: Reprodução

A cantora, dançarina e digital influencer Ketney Karol, de 27 anos, conhecida como "Rainha do Piseiro", foi presa neste sábado (5), no Bairro Timbaúbas, na cidade de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará. A Polícia Militar do Ceará recebeu denúncias contra a mulher e efetuou a prisão.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informou que Ketney foi presa em flagrante e conduzida à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte. A cantora foi autuada pelos crimes de importunação sexual, ato obsceno em via pública, desacato, violação de domicílio e perturbação ao sossego alheio.

O g1 tentou contato com a assessoria de imprensa da cantora, mas não obteve resposta. Segundo a PM, ela teria importunado uma funcionária de um estabelecimento comercial.

A "Rainha do Piseiro" tem mais de 18 mil seguidores no Instagram e diversos vídeos de coreografias do estilo musical em sua página oficial no Youtube. Em uma série de stories publicada antes da prisão, ela aparece com amigos e amigas bebendo em um estabelecimento comercial e em um posto de combustíveis.

Petrolândia: Confira calendário de 07 a 11/02/2022 para marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde: Obrigatório cartão de vacina contra Covid-19


Já está disponível o calendário semanal de marcação de exames e consultas da Secretaria de Saúde de Petrolândia, nos horários manhã e tarde, de 07 a 11 de fevereiro de 2022. Confira mais abaixo.

ATENÇÃO!
A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia informa que está proibido a entrada e permanencia de pessoas sem máscaras nas repartições públicas. Também comunica ser obrigatório a apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19 no momento da marcação de consulta e exames.

A Secretaria Municipal de Saúde está situada na Rua Cecília Delgado, em frente à loja DLeles (antiga Minas Calçados). CONFIRA ABAIXO O CALENDÁRIO.

Município de Petrolândia conta com uma mini eólica que firma compromisso com a CPRH

Foto meramente ilustrativa

Sediada na Fazenda Baixa do Sebastião, na zona rural de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, a empresa Mini Eólica Petrolândia S/A, em processo de 12 de julho de 2021, firmou compromisso com a Agência de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH). O objeto do compromisso é a compensação florestal do impacto ambiental da atividade empresarial, com a destinação de 0,5982 hectares da área para conservação da vegetação nativa no Bioma Caatinga. O extrato do compromisso foi publicado no Diário Oficial de Pernambuco de 03/02/2022.

Aberta em janeiro de 2020, a empresa que opera com o nome de fantasia Araripina Mini Eólica, é uma sociedade anônima fechada, com presidente e diretor residentes em Minas Gerais.

O comércio de equipamentos para geração de energia solar já é uma realidade em Petrolândia e região. Agora, ao que parece, empresas e moradores locais podem esperar o acesso também à energia eólica privada. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Governo de Pernambuco participa de encontro em Poção para fortalecimento dos conselhos tutelares

Evento faz alusão aos sete anos da morte de três conselheiros tutelares durante o exercício de sua função (Foto: Prefeitura de Poção/Cortesia)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), está participando do 7º Encontro Estadual de Mobilização e Fortalecimento dos Conselhos Tutelares de Pernambuco. O evento, que começou na sexta-feira (4), segue até este domingo (6), dia que marca os sete anos do assassinato dos conselheiros tutelares José Daniel Farias, Lindenberg Vasconcelos e Carmen Lúcia da Silva durante o exercício de sua função no município de Poção, no Agreste.

“Todos nós sabemos a importância das ações voltadas às crianças e aos adolescentes, mas falar do trabalho dos conselheiros tutelares é algo que toca particularmente a toda a sociedade, porque são eles que estão na ponta, recebendo casos delicados e que exigem tanta sensibilidade e presteza. Fortalecer a atuação dos conselheiros tutelares, com muita capacitação e acompanhamento, é garantir o efetivo trabalho deles e a proteção das nossas crianças”, afirmou o secretário executivo de Políticas para Criança e Juventude de Pernambuco, Eduardo Vasconcelos, que participou da mesa de abertura do evento.

Ministro da Saúde alerta que país não atingiu pico da variante Ômicron

Marcelo Queiroga enfatizou importância do esquema vacinal completo (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil ainda não chegou ao pico da nova onda da covid-19 causada pela variante Ômicron. No Brasil há cerca de dois meses, a nova cepa registrou, no fim de janeiro, 300 mil casos diários de infecções do coronavírus. "Analisando a última semana epidemiológica do país, tivemos aumento de casos causado pela covid-19 e ainda não chegamos no pico da onda causada pela Ômicron. O enfrentamento contra a doença continua", avaliou Queiroga nesse sábado (5), pelo Twitter.

Ainda segundo o ministro da Saúde, a pasta monitora a pressão sobre o sistema de saúde e a ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). "Há espaço para abertura de novos leitos e estamos apoiando os Estados sempre que necessário. A atenção primária também tem sido reforçada", ressaltou.

Na mesma postagem, Marcelo Queiroga enfatizou a importância da vacinação para que os casos tenham sintomas mais leves. "Se você ainda não tomou a segunda dose e a dose de reforço, não esqueça de completar seu esquema vacinal”, alertou.

Agência Brasil

Justiça suspende abate de jumentos no Brasil



A Justiça Federal decidiu suspender o abate de jumentos na Bahia e em todo o Brasil para exportação à China. A medida foi tomada por 10 dos 13 desembargadores da Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, na noite da quinta-feira (3).

Desde 2016, o Brasil passou a exportar a couro do animal para a produção de um remédio conhecido como ejiao, bastante popular na China.

A decisão do TRF-1 é mais um passo jurídico de uma ação que corre desde 2018, quando entidades de defesa do direito dos animais entraram com um processo solicitando a proibição. Em um primeiro momento, a Justiça da Bahia concedeu uma liminar proibindo os abates no Estado.

Em 2019, porém, a medida foi suspensa por Kassio Nunes Marques, hoje ministro do STF e à época desembargador do TRF-1. Ele voltou a liberar os abates atendendo a um pedido dos governos estadual e federal, além prefeitura de Amargosa, onde funciona o maior frigorífico de abates de jegues do país.

O magistrado concordou com o argumento de que a proibição do mercado prejudicava a economia do município e da Bahia.

Estudantes com mais de 18 anos terão que apresentar comprovante de vacinação nas escolas da Bahia



Nesta segunda (7), começam as aulas de forma 100% presencial em todas as unidades de ensino da rede pública do estado da Bahial. Neste retorno, será obrigatória a apresentação do cartão de vacina, na portaria das escolas, para os estudantes maiores de 18 anos. A regra também é válida para a comunidade escolar que deseje ter acesso às unidades de ensino, atendendo ao decreto governamental que exige o comprovante para entrar em prédios públicos estaduais.

A medida é mais uma forma de prevenir a disseminação do Coronavírus, que vai contar também com o uso obrigatório de máscaras, ventilação dos ambientes e disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos, conforme os protocolos de biossegurança.

O superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) Manoel Calazans, ressalta a importância de todas as pessoas, independente da idade, seguirem as recomendações dos órgãos de Saúde e entidades científicas na atualização da carteira de vacinas. “A escola precisa reforçar e destacar a importância de acreditar na vacina e na ciência. Os estudantes que não estiverem vacinados, poderão ter acesso à escola, porém vamos fazer um trabalho educativo sobre a importância da vacinação com toda a comunidade. Esperamos que as famílias que ainda não foram vacinadas sejam sensibilizadas com a importância do ato”.

Petrolândia: Domingo é dia de saborear o delicioso baião-de-dois no Maria Fumaça; a partir das 19h tem som ao vivo com o irreverente cantor Keven Vip



Neste domingo, 06 de fevereiro de 2022, é dia de saborear o delicioso baião-de-dois do Bar e Restaurante Maria Fumaça, quiosque localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, com ambiente confortável e deliciosas opções em carnes .e peixes.

O funcionamento deste domingo é das 11:30 às 24 horas

A partir das 19 horas tem som ao vivo com o irreverente cantor Keven Vip

Usufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor - APROVEITE!

Petrolândia: Programa 'Acordando com as Notícias' apresentado por Assis Ramalho na Web Rádio Petrolândia passa a ser apresentado de segunda a sexta-feira


A partir desta próxima semana o programa "Acordando com as Notícias", transmitido pela Web Rádio Petrolândia, apresentado por Assis Ramalho, será apresentado de segunda a sexta-feira. 

Pioneiro em Petrolândia, o programa, antes apresentado de segunda a sábado, está no ar há mais de 15 anos. 

Idealizado pelo radialista Assis Ramalho [DRT 3544/PE], o"Acordando com as Notícias" foi ao ar por oito anos na extinta Rádio São Francisco (102FM). O programa passou a ser apresentado na Web Rádio Petrolândia, a partir do ano de 2015.  

Petrolândia e região passaram a ter um novo canal de comunicação, a  WEB RÁDIO PETROLÂNDIA - 24 HORAS NO AR, a partir de janeiro de 2015, época de sua inauguração.

A Web Rádio Petrolândia e o Blog de Assis Ramalho são empresas organizadas por  Assis Ramalho e Lúcia Xavier.


Ouça o Programa Acordando com as Notícias na Web Rádio Petrolândia

O radialista Assis Ramalho [DRT 3544/PE] apresenta o Programa Acordando com as Notícias de segunda a sexta-feira das 06:30 as 08:30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.

Clique e OUÇA A WEB RÁDIO PETROLÂNDIA 24 HORAS NO AR

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Cicatrizes da fome: Acidentes com álcool crescem com crise do gás


O álcool é um líquido inflamável e traiçoeiro. Diferentemente do que ocorre na queima de lenha ou de gás, quando o álcool pega fogo e o combustível está acabando, a chama fica transparente e nem sempre é perceptível.


Sem dinheiro para comprar gás de cozinha, Leiliane Oliveira, 35 anos, contava com uma latinha cheia de álcool para aquecer a comida e alimentar sua família. Em uma quinta-feira, ela arrumou o cabelo quando chegou a sua casa, e foi fazer o jantar para o esposo e a filha usando pela primeira vez o combustível comprado por R$ 3 no posto de gasolina.

O fogareiro improvisado apagou enquanto cozinhava mingau de fubá e frango ao molho. A auxiliar de cozinha pegou a garrafa quente de refrigerante cheia de álcool, abriu a tampa e tentou encher o reservatório.

Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta semana, de 7 a 11 de fevereiro; Agende sua consulta

 


A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta próxima semana; VEJA DIA E DATA NO QUADRO ACIMA

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp).

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma de segunda a sexta-feira (veja abaixo).

SAIBA QUAIS SERVIÇOS ESSENCIAIS A CLÍNICA MAIS SAÚDE OFERECE AOS SEUS CLIENTES

Vacinação contra a Covid: Quase 151 milhões de pessoas estão totalmente imunizadas; País passa de 2.900.000 doses aplicadas em crianças



Os dados do consórcio de veículos de imprensa deste sábado (5) mostram que 150.934.583 pessoas estão totalmente imunizadas. Este número representa 70,26% da população total do país. A dose de reforço foi aplicada em 50.551.924 pessoas, o que corresponde a 23,53% da população.

A população com 5 anos de idade ou mais (ou seja, a população vacinável) que está parcialmente imunizada é de 83,4% e a população com 5 anos ou mais que está totalmente imunizada é de 75,41%. A dose de reforço foi aplicada em 31,25% da população com 18 anos de idade ou mais, faixa de idade que atualmente pode receber o reforço da vacinação.

15 estados e o Distrito Federal divulgaram números da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. No total, 2.901.799 doses foram aplicadas em crianças, que estão parcialmente imunizadas. Este número representa 14,15% da população nessa faixa de idade que tomou a primeira dose.

10 estados não divulgaram dados da vacinação na população geral.

Estados com maiores percentuais de totalmente imunizados (2ª dose + dose única): SP (79,63%), PI (77,25%), MG (73,98%), MS (72,82%) e RS (72,74%).

Brasil, 5 de fevereiro

Total de pessoas que estão totalmente imunizadas (que receberam duas doses ou dose única): 150.934.583 (70,26% da população total e 75,41% da população vacinável*)

Total de pessoas que receberam a dose de reforço: 50.551.924 (23,53% da população total e 31,25% da população vacinável**)

Total de pessoas que estão parcialmente imunizadas (que receberam apenas uma das doses necessárias): 166.927.017 (77,70% da população e 83,40% da população vacinável*)
*população com 5 anos de idade ou mais
**população com 18 anos de idade ou mais

Total de crianças de 5 a 11 anos que tomaram a primeira dose: 2.901.799 (14,15% da população entre cinco e 11 anos)

Total de doses aplicadas: 368.413.524 (76,74% das doses distribuídas para os estados)

16 estados e o DF divulgaram dados novos: BA, SP, MA, PE, DF, SE, PI, SC, PA, AC, MS, ES, RS, RN, RJ, PB, AM

10 estados não divulgaram dados novos: AL, AP, CE, GO, MG, MT, PR, RO, RR, TO

Por G1


Mega-Sena de R$ 26,4 milhões tem um vencedor; confira as dezenas sorteadas



A Caixa realizou na noite deste sábado o sorteio do concurso 2.451 da Mega-Sena, com um prêmio de R$ 26.422.347,01. Uma aposta de Belo Horizonte (MG) acertou sozinha os seis números. As dezenas sorteadas foram: 13 - 26 - 31 - 46 - 51 - 60.

Caso aplique todo o valor na poupança, o vencedor receberá R$ 159,5 mil de rendimento no primeiro mês.

Por Agência o Globo