sábado, 17 de outubro de 2020

Petrolândia: Escola 06 de Março promove a ''BLITZ DA SAUDADE'' para comemorar o Dia do Professor





Na quinta-feira (15/10), professores da Escola Municipal 06 de Março, em Petrolândia,  reuniram-se no final da tarde em frente a escola  para promover a” BLITZ DA SAUDADE”, onde foi comemorado o Dia do Professor (15/10) e do Funcionário público (28/10).

O evento contou com a participação de alguns alunos (Beatriz-7ºA, Maria Eduarda Meireles – 9ºB, Jamilly Eduarda – 9º A, Mirella – 8º A, Liebert-9ºB e Louise Vitória – 9º A), que representaram os 543 alunos da escola. Como também contou com a participação de boa parte dos funcionários e um representante de pais.


Houve diversas apresentações:

Mensagens lidas pelas alunas - Maria Eduarda Meireles – 9ºB e Jamilly Eduarda – 9º A

Luiz Manoel, secretário da escola, também fez homenagens com reflexão de textos bíblicos.

Músicas foram cantadas pela professora Regivane Gomes e pelo ex- aluno Raniel.

A professora Rita apresentou em Libras a música “Ao mestre com carinho”

No encerramento foram entregue lembrancinha máscara e uma mini garrafa – álcool em gel) ao som da música “Amigos para sempre”

Sobre o evento a professora Bel fez o seguinte relato;

'Nesse Dia do Educador, precisamos demonstrar toda a nossa gratidão, porque durante a pandemia elas e eles têm se desdobrado para cumprir a agenda na qual foi atribuída. Sabemos que está sendo uma tarefa árdua, pois esse novo fazer pedagógico nos remete a grandes obstáculos. Por isso, mesmo que muitos tivessem nenhuma experiência com as aulas a distância os docentes toparam o desafio de se reinventar e mostraram que têm como verdadeira missão de vida, educar, independente de situações.
Quero expressar também minha gratidão aos demais funcionários, pois todos tem desempenhado com garra, competência e espírito de equipe. E dizer que: o segredo de uma grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe. Parabéns! Família 06 de Março!"















Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR


Petrolândia Eleições 2020: O que mudou no Plano de Governo do candidato a prefeito DR. JOÃO e do PT de 2016 para 2020


Candidato a prefeito Dr. João (PT/Coligação Petrolândia vai sorrir de novo) Reprodução TSE

Com os planos de governo dos candidatos a prefeito disponíveis no site do TSE, o Blog de Assis Ramalho traz, neste sábado (17/10), a menos de um mês das eleições municipais, mais um comparativo entre as propostas de governo dos candidatos/partidos que concorreram em 2016 e têm candidatos em 2020. Hoje, o enfoque é duplo. Além do comparativo entre as propostas de governo de Dr. João (PT-13) este ano, como candidato da coligação "Petrolândia vai sorrir de novo", e em 2016, quando concorreu sob a legenda do PP (Coligação "Muda Petrolândia"), mostramos também as propostas de governo do Partido dos Trabalhadores em 2016, com a candidata a prefeita Adriana Professora, e a de 2020.  

Confira:

O Plano de Governo de Dr. João em 2016 apontou propostas nas áreas de SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, POLÍTICAS SOCIAIS, CULTURA, ESPORTE E LAZER, GERAÇÃO DE EMPREGOS e BOA ESPERANÇA E AGROVILAS. Já o PT, naquele ano na coligação Frente Popular de Petrolândia, destacou ações em AGRICULTURA, ESPORTE, MEIO AMBIENTE, MOBILIDADE URBANA, EDUCAÇÃO e AÇÃO SOCIAL. 

Em 2020, o plano de governo de DR JOÃO/PT aborda os tópicos SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, ASSISTÊNCIA SOCIAL, GERAÇÃO RENDA, AGRICULTURA, INFRAESTRUTURA, CULTURA/LAZER, TURISMO e ESPORTE.

Para este comparativo, elegemos os itens SAÚDE, EDUCAÇÃO, POLÍTICAS SOCIAIS/AÇÃO SOCIAL/ASSISTÊNCIA SOCIAL, GERAÇÃO DE EMPREGOS/GERAÇÃO RENDA e AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE/AGRICULTURA.

SAÚDE - Propostas DR JOÃO 2016

1) Lutar pela Implementação da Geres – Regional de Saúde da Micro-região de Itaparica. Justificativa: elevar Petrolândia a condição de Cidade Polo na Saúde Regional. 
2) Dotar Petrolândia de uma UTI com 10 Leitos (08 adultos e 02 pediátricos). Justificativa: Necessidade premente na saúde das pessoas, tanto para os de uma condição econômica mais avantajada, como para os desvalidos ( mais pobre ). 
3) Clínica de Hemodiálise (Renal Crônicos). Justificativa: já temos projeto concebido para este setor, onde existe uma demanda muito grande e cujos pacientes muito debilitados estão sendo obrigados a se deslocar para outros centros (Ex: Recife, Caruaru,Arcoverde , Salgueiro,Petrolina, Paulo Afonso/Ba, dentre outros) 
4) Exames Laboratoriais em quantidade suficiente para as demandas de urgências (24 horas) e eletivas.
5) Exames de Imagens: Ultrassonografia Geral e Específica, Raio X Geral e Contrastados,Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica; Colonos copia Diagnóstica e Terapêutica; Eletroencefalograma; Eco cardiograma; Eco cardiograma ; Tomografias Computadorizadas; Ressonância nuclear magnética e outros. Todos realizados em nossa cidade. 
6) Atuar de forma efetiva na atenção Básica, como Imunizações e prevenções; ativar e criar novos PSFs, distribuídos conforme a necessidade de cada localização e a demanda da população. Ativar o CEO, criar parcerias com organizações sociais nacionais e internacionais; criar parcerias com os governos: Estadual e Federal; criar Núcleos de Captação (Concepção e acompanhamentos Projetos e emendas Parlamentares) de recursos em todos os seguimentos.
7) Contratar pofissionais médicos e paramédicos capacitados em diversas especializações, inclusve nas áreas de urgências e eletivas, por exemplo: Cirúrgias : Geral, Ginecológica e Obstétrica, Ortopédica, Oftálmica, Vascular,Urológica; bem como outras clínicas. Priorizando os profissionais da terra e consequentemente os que residam na cidade.
8) Acabar com as filas de espera e marcação de exames e procedimentos 
9) Renovar e Adquirir meios de transportes novos, equipados e confortáveis para as transferências dos pacientes para Recife e outras localidades, em caráter de urgência e eletiva. 
10) Dotar “Uma Casa de Apoio” em Recife com uma boa infraestrutura, agilização, respeito e humanização no trato com os problemas de saúde na vida dos mais necessitados. 
11) Instituir Caravanas da saúde quando serão levados diversos profissionais e procedimentos médicos ao encontro das mais diversas necessidades em saúde das regiões e consequentemente da população mais carente.

SAÚDE Propostas PT 2016
- Não apresentou propostas na área. 

SAÚDE Propostas DR JOÃO/PT 2020
1 – Lutar pela implantação da GERES – Regional de Saúde da Microrregião de Itaparica;
2 – Dotar Petrolândia de uma UTI com 12 Leitos;
3 – Implantar serviço de Hemodiálise para atender os pacientes renais crônicos;
4 – Implementar serviço de análises clínicas (Laboratório 24 horas);
5 – Disponibilizar à população serviços de: Ultrassonografias gerais e específicas, Raio-X Geral e Contrastado, Endoscopia Diagnóstica e Terapêutica; Colonoscopia Diagnóstica e Terapêutica; Eletroencefalograma; Eco- Cardiograma; Tomografias Computadorizadas; Ressonância Magnética e outros, todos realizados dentro do município;
6 – Atuar de forma efetiva na atenção básica, com imunizações e prevenções; ativar e criar novos PSFs, distribuídos conforme a demanda e a necessidade de cada localidade. Ativar o CEO, criar parcerias com organizações sociais nacionais e internacionais; criar parcerias com os governos: Estadual e Federal; criar núcleos de capacitação (concepção e acompanhamento de projetos e emendas parlamentares);
7 – Contratar profissionais médicos e paramédicos capacitados em diversas especializações, priorizando os profissionais da terra ou residentes na cidade, para dispor: Cirurgia Geral, Ginecológica e Obstétrica, Ortopédica, Oftalmológica, Vascular, Urológica; bem como outras clínicas;
8 – Organizar a marcação de exames e procedimentos, evitando as filas longas de espera;
9 – Renovar as frotas e adquirir meios de transporte novos e equipados para TFD e remoções em caráter de urgência e eletivas. Disponibilizando uma casa de apoio em Recife com boas instalações, infraestrutura e serviço de acompanhamento eficaz no direcionamento das demandas dos pacientes e seus acompanhantes;
10 – Instituir as Caravanas da saúde, levando os profissionais e procedimentos médicos ao encontro das regiões mais desassistidas e carentes;
11 – Implantar cursos de aperfeiçoamento dos profissionais da saúde, bem como pagar a insalubridade e remunerações adequadas, promovendo concurso público para maior segurança e qualificação do corpo técnico.

EDUCAÇÃO - Propostas DR JOÃO 2016
1) Criar Escolas de tempo Intergral. Os pais colocam os filhos na escola e vão trabalhar sem nenhuma preocupação com alimentação, esportes, lazer, cultura, acompanhamento psicológico –médico e odontológico, dentre outros. 
2) Implementar centros de ensinos de música, dança, artesanato e teatro nas escolas municipais e centros sociais para, assim, fortalecer o vinculo dos jovens com as escolas e a sociedade; afastando- o da ociosidade e da alienação pelos os maus caminhos. Preenchendo seu tempo e desenvolvendo seus potenciais de vida. 
3) Criar Escolas e Cursos Técnicos e Profissionalizantes em todos os segmentos, de forma individual e em parcerias com : organismos Sociais Nacionais e Internacionais , Estado e União ( Senai , Senac , Universidades Federais, etc. ). 
4) Buscar parcerias e extensões de universidades privadas e públicas para o nosso município; sobretudo nas áreas que contemplem os potenciais naturais da nossa Terra. Como água e terras férteis e irrigáveis = Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia da Alimentação e da Transformação – com beneficiamento dos produtos produzidos pela nosso povo ( Ex: beneficiamento do coco e de sua água, beneficiamento das frutas e hortigranjeiros) 
5) Identificar, remunerar e capacitar os nossos professores para que forneçam aos nossos alunos (futuro de nossa terra) um ensino de qualidade, evitando o deslocamentos destes para outras cidades. 
6) Merenda Escolar de qualidade e com regularidade, composta por alimentos básicos do nosso meio com teor proteico, mineral e vitamínico compatíveis com as necessidades inerentes ao 
sustento nutricional humano; produzidos e fornecidos pela nossa região; 
7) Fardamento Escolar de forma regular, qualidade e conforto compatível com as necessidades dos alunos matriculados nas Escolas Públicas Municipais; 
8) Incentivo Financeiro Público aos alunos de nível superior; 
9) Criar gincanas escolares com premiação para incentivar o aprendizado dos alunos; 
10) Implementar programa “Aluno participativo”, onde em cada escola haverá eleições para a escolha de “prefeito” e “vereadores” da instituição que, por sua vez, estarão representando os demais alunos e levando as demandas para a direção e, até mesmo, a depender da relevância, para a secretaria de educação. 
11) Implementação da feira de ciências munipal, onde os alunos de várias instituições irão selecionar os melhores projetos para representar a sua escola e concorrer a prêmios.

EDUCAÇÃO Propostas PT 2016
*Garantir plenamente a implementação do Plano Nacional de Educação, respeitando a Lei do Piso Salarial dos Professores. 
*Gestão Democrática Escolar: -Os funcionários escolherem o gestor; -Implantação de equipe gestora com plena autonomia nas decisões da escola; -Fortalecimento dos conselhos escolares; -Incentivo à formação de associações de pais/mães/responsáveis dos alunos da rede municipal por escola para que intervenham e colaborem mais com a equipe gestora na administração escolar. 
*Reelaboração do cardápio escolar: retirando produtos industrializados e acrescentando de maneira integral produtos da agricultura orgânica. 
*Valorização da educação do campo e implementação de suas políticas. 
* Criação do Conselho de segurança alimentar

EDUCAÇÃO Propostas DR JOÃO/PT 2020
1 - Instituir concurso público para os profissionais de educação, qualificando a pasta através de cursos, congressos, e outros afins, melhorando a qualificação profissional e ampliando o quadro de servidores;
2 – Criar programas atrativos para aumentar os quantitativos de alunos em sala de aula, chegando ao cumprimento da tão ambiciosa meta de 100%. Dispondo de Kit escolar, fardamento, campeonato dos chamados esportes eletrônicos (ou eSports), gamers têm assumido postura de atleta e levado o universo cibernético cada vez mais próximo das modalidades esportivas de ponta. A plataforma de multijogadores ultrapassa a barreira do lazer e de torneios amistosos para muitos dos aficionados. Franquias de jogos — como League of Legends (LoL) e Counter Strike (CS:GO) — tomaram proporção de esporte ao surgirem clubes com jogadores pagos para disputar torneios, ligas nacionais e internacionais com altas premiações e, claro, um público torcedor. É ele que alimenta cada vez mais o crescimento do interesse de meios de comunicação e empresas patrocinadoras pelas partidas disputadas em rede. Cibernéticos;
3 – Instituir escolas integrais, com profissionais qualificados, ensino e atividades adequadas, acompanhamento médico, odontológico, psicológico e nutricional por meio da merenda escolar de qualidade;
4 - Criar e buscar parcerias na implantação de cursos técnicos, universidades, dando condições de acesso a todos. Observando as vocações dos jovens, bem como os recursos naturais existentes no município Ex: cursos técnicos de agricultura, pecuária, pesca, mecânica, marcenaria, eletrônica, comércio, saúde etc. Faculdade com cursos de Engenharia de Pesca, Agronomia, Enfermagem, Administração, Pedagogia , etc.

POLÍTICAS SOCIAIS Propostas DR JOÃO 2016

1) Implantar Projeto de uma casa de recuperação para viciados;
2) Desenvolver programa de cesta básica, durante 06 (seis) meses, para famílias com renda zero.
3) Implementar programa “governo participativo”. Assim cada quadra, bairo, agrovilas , povoados, logradouros, terão participação efetiva , na oferta de sugestões e ou demandas , levadas por um ou mais representantes da sua comunidade , diretamente ao executivo.Constituindo assim num dos mais belos governos de inclusão popular.
4) Projeto de construção e recuperação de Casa Populares com recursos Públicos Municipais,  estaduais, Federais e de Organismos Sociais Nacionais e Internacionais.
5) Criar Projetos que complementem a nutrição da população mais pobre, como o programa de leite (para crianças e idosos), captação de outros alimentos essenciais para nutrição humana, produzidos em nossa região, e que muitas vezes são desprezados (jogados fora)
6) Cadastrar toda população de Petrolândia conforme seu nível econômico, social e familiar, bem como a regularidade dos seus filhos no cadastro escolar, para implementação de políticas públicas voltadas para estes, promovendo a diminuição das desigualdades.
7) Criar e melhorar as Creches e albergues, centros esportivos e serviços sociais, nas áreas da periferia, sobretudo nas comunidades mais pobres.
8) Procurar identificar, e ou criar centros de Reabilitação para drogados, e ministrar palestras  educativas de forma: preventivas, de seguimento e encaminhamentos dos casos de drogados(viciados). Procurando sempre promover a sua recuperação.
9) Criar uma agenda mínima do Prefeito, para receber a presença das pessoas comuns ( mais humildes) , no gabinete e ou nas localidades em que moram ; para ouvir suas demandas e sugestões.
10) Identificar, estimular e parcerisar com todos os segmentos da Igreja Cristã: ouvindo sugestões e tomando soluções , para a melhora na qualidade de vidas das pessoas.
11) Criar um plano Municipal de segurança com projetos e ações encaminhadas ao Estado e ao Ministério da Justiça para obtenção de recursos;

AÇÃO SOCIAL
Propostas PT 2016
  1. - Manter os vários serviços já desenvolvidos no município com incentivos federais 
  2. -Casa de Tratamento e Reabilitação CAPS – AD Petrolândia; 
  3. -Combate com campanhas educativas permanentes ao uso excessivo de bebidas alcoólicas e drogas ilícitas; 
  4. -Apoio integral ao trabalho do AA (Alcoólicos Anônimos), com implementação de outros centros de convivência.
ASSISTÊNCIA SOCIAL Propostas DR JOÃO/PT 2020
1 – Ampliação de projetos para construção de casas populares com recursos municipais, estaduais, federais e, organismos sociais nacionais e internacionais;
2 – Desenvolver programa de cesta básica, durante 06 meses, para famílias com renda zero;
3 – Implantar projeto de uma casa de recuperação para viciados e apoio aos moradores de rua;
4 – Cadastrar toda população de Petrolândia conforme seu nível econômico, social e familiar, bem como a regularidade dos seus filhos no cadastro escolar para implementação de políticas públicas voltadas para estes, promovendo a diminuição das desigualdades;
5 – Fortalecer e incentivar a implementação e participação dos conselhos municipais de Políticas Públicas.

GERAÇÃO DE EMPREGOS Propostas DR JOÃO 2016
1) Criação de agencia municipal de empregos para selecionar currículos e facilitar a contratação e vínculo entre empregador e empregado;
2) Fortalecer o empreendedorismo dando isenção fiscal de 50% do ISS (Imposto sobre Serviços) durante os 06 (seis) primeiros meses de funcionamento das novas empresas;
3) Estimular a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais nos mercados de trabalho,
público e privado; 
4) Criar um Distrito Industrial com toda Infraestrutura de Petrolândia, com oferta de terrenos com infraestrutura para aqueles que demonstrem interesse real de ali se instalar.
5) Criar um Escritório de Estudos e Projetos dos Potenciais Naturais de Petrolândia, para captação de recursos em outros níveis administrativo, através de Técnicos de reconhecida competência profissional.
6) Manter em pleno estado de adimplência (Regularidade Fiscal) de todas as certidões necessárias, para assinatura de emendas e convênios que tragam recursos extras do Estado, União e organismos Internacionais.
7) Atrair empresas no segmento de piscicultura, frutas irrigadas, sobretudo coco e seus substratos, dando estímulos e beneficiamento para agregação de maiores valores; sem esquecer os produtores da agricultura familiar.
8) Tornar Petrolândia “o Pólo de Saúde de Itaparica”, ofertando uma grande demanda de Serviços em saúde, hoteleira, gastronomia, farmácias e drogarias, habitação; gerando uma grande quantidade de empregos para os nossos jovens nessas áreas. Atraindo pessoas de outras cidades que queiram mais saúde e qualidade de vida.
9) Criar o programa universitário empreendedor, visando estimular recémformados a abrir o próprio negócio, além de encaminhamentos para programas de trainees em empresas locais e regionais;
10) Implantar espaço online visando orientar e informar os empreendedores;
11) Realizar mostras e feiras de negócios.

GERAÇÃO DE EMPREGOS Propostas PT 2016

- Não apresentou propostas na área. 


GERAÇÃO RENDA Propostas DR JOÃO/PT 2020

1 – Implementar o Sistema Nacional de Emprego – SINE para selecionar currículos e facilitar a contratação e vínculo entre empregador e empregado;
2 – Estimular a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais nos mercados de trabalho público e privado;
3 – Atrair empresas no segmento de piscicultura, frutas irrigadas, sobretudo coco e seus substratos, dando estímulos na isenção fiscal e infraestrutura logística;
4 – Tornar Petrolândia referência como polo de saúde de Itaparica para, assim, aumentar a demanda das farmácias, hotéis, restaurantes e outros que irão se beneficiar com o fluxo constante dos pacientes de outros municípios;
5 – Fortalecimento e incentivo ao artesanato e suas formas de comercialização (participação em feiras e espaços de comercialização da economia solidária).

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Propostas DR JOÃO 2016
1) Criar uma Central Municipal de Abastecimento. Onde tenhamos a participação dos agricultores de Petrolândia e Região , abastecendo, comercializando e distribuindo seus produtos, agregando maiores valores, num ambiente apropriadamente concebido para este fim.
2) Reequipar e adquirir maquinários (Tratores para Aração, Máquina Perfuratriz, Trator de Esteira, Retroescavadeira e afins para assistência ao homem do campo).
3) Estimular a adoção de praças e áreas verdes para serem cuidadas por empresas privadas (Adoção verde)
4) Contratar Profissionais de Nível médio (Técnicos ) e superior (Engenheiros ) para dar suporte aos agricultores, sobretudo os pequenos Agricultores.
5) Realizar palestras ministradas por profissionais da área, e distribuir sementes e mudas selecionadas; ouvindo sempre as idéias e ponderações dos agricultores.
6) Estimular construções sustentáveis nas obras públicas, com acompanhamento pofissional especializado (Woodframe / steelframe)
7) Confecção e ou Aprimoramento de um Plano Diretor Urbanístico, que redimensione toda cidade e agrovilas, com ênfase maior para o Bairo Nova Esperança.
8) Executar um Robusto e Amplo Projeto de Reflorestamento Urbano de toda cidade e Agrovilas, com a participação popular.
9) Testes para implantar tratamento de esgoto com plantas aquáticas. Desta maneira será possível reduzir custos no processo, tratar ecologicamente e, por consequência, devolver as águas tratadas e limpas de volta ao Velho Chico.
10) Implantar o programa de saúde animal;
11) Implantar o Programa de Saneamento Rural.

AGRICULTURA/MEIO AMBIENTE Propostas PT 2016
AGRICULTURA Apoio integral à implementação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, elaborado por agricultores e agricultoras da FETAPE (Federação dos trabalhadores e trabalhadoras na Agricultura do Estado de Pernambuco), através do Sindicato Rural de Petrolândia e seus associados. Tem como principal meta a valorização da agricultura familiar, reforma agrária, meio ambiente, participação das mulheres e jovens, atenção às crianças e adolescentes, educação do campo, e as parcerias necessárias.
MEIO AMBIENTE Implantação da Agenda 21 Local que é um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolvem tanto a sociedade civil e o governo em um processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos locais e o debate sobre soluções para esses problemas através da identificação e implementação de ações concretas que visem o desenvolvimento sustentável local.

AGRICULTURA Propostas DR JOÃO/PT 2020
AGRICULTURA
1 – Instituir o Fundo Municipal de Agricultura, bem como reequipar e adquirir maquinários (tratores, perfuratriz, retroescavadeira, etc.) para dar assistência ao homem do campo;
2 – Construir o cinturão verde que liga toda a zona agricultável de Petrolândia, melhorando o escoamento e os custos com a logística.
3 – Instituir a assistência jurídica e contábil às associações e cooperativas, criando parcerias com o SEBRAE, IPA, SDA e outras Instituições competentes;
4 – Organizar as associações/cooperativas para habilitação no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), PNAE (PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR) e programas afins;
5 – Apoiar os piscicultores do município.
6 – Construir a CEASA e reformar o mercado público;
7 – Instituir o programa municipal de banco de sementes e incentivar as pequenas agroindústrias.
8 – Articular, junto aos Governos Estadual e Federal, para garantir projetos de acesso à água, com Implementação de Tecnologias Sociais.
MEIO AMBIENTENão apresentou propostas na área. 

Análise: As propostas do PT em 2016 não chegaram a 2020. O Plano de Governo 2016 de Dr. João foi atualizado, com cortes de propostas em várias áreas, inclusive todas as ações para o Meio Ambiente. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: DivulgaCand/TSE

Secretário de cultura e Turismo na Bahia é encontrado morto a facadas dentro de carro


O secretário de Cultura e Turismo da cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, Alexandre Vieira, foi encontrado morto dentro de uma caminhonete, na manhã deste sábado (17). O caso é investigado pela Polícia Civil.

A polícia acredita que Alexandre, que tinha 53 anos, tenha sido morto com ao menos sete facadas, na madrugada deste sábado. Uma faca foi encontrada perto do local do crime e encaminhada para perícia.

A polícia também suspeita que duas pessoas participaram do homicídio e faz buscas na região. A identidade dos suspeitos não foi divulgada.

A vítima foi encontrada por moradores do bairro Boa Vista, no começo da manhã. O corpo de Alexandre estava no banco do motorista de um carro que era do secretário.

De acordo com informações da polícia, o corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, onde vai ser periciado.

Alexandre Vieira nasceu em Minas Gerais, mas morava em Luís Eduardo Magalhães, onde também foi coordenador na Secretaria Municipal de Educação, de janeiro de 2017 a abril de 2020. Ele deixou esposa e dois filhos adolescentes.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães decretou luto oficial de três dias pela morte do secretário. Em nota, a administração municipal destacou as ações desenvolvidas por Vieira na cidade.

"Alexandre tinha 53 anos e deixa um legado de serviços prestados, ensinamentos altruísticos e solidários para a nossa comunidade e de muitos amigos e admiradores de sua criatividade e do seu amor pela sua arte e pelo seu trabalho, sendo um artista reconhecido e premiado nacionalmente", diz um trecho da nota.

O secretário de Cultura e Turismo da cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, Alexandre Vieira, foi encontrado morto dentro de uma caminhonete, na manhã deste sábado (17). O caso é investigado pela Polícia Civil.

A polícia acredita que Alexandre, que tinha 53 anos, tenha sido morto com ao menos sete facadas, na madrugada deste sábado. Uma faca foi encontrada perto do local do crime e encaminhada para perícia.

A polícia também suspeita que duas pessoas participaram do homicídio e faz buscas na região. A identidade dos suspeitos não foi divulgada.

A vítima foi encontrada por moradores do bairro Boa Vista, no começo da manhã. O corpo de Alexandre estava no banco do motorista de um carro que era do secretário.

De acordo com informações da polícia, o corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, onde vai ser periciado.

Alexandre Vieira nasceu em Minas Gerais, mas morava em Luís Eduardo Magalhães, onde também foi coordenador na Secretaria Municipal de Educação, de janeiro de 2017 a abril de 2020. Ele deixou esposa e dois filhos adolescentes.

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães decretou luto oficial de três dias pela morte do secretário. Em nota, a administração municipal destacou as ações desenvolvidas por Vieira na cidade.

"Alexandre tinha 53 anos e deixa um legado de serviços prestados, ensinamentos altruísticos e solidários para a nossa comunidade e de muitos amigos e admiradores de sua criatividade e do seu amor pela sua arte e pelo seu trabalho, sendo um artista reconhecido e premiado nacionalmente", diz um trecho da nota.

Por G1 BA e TV Oeste


Drones do INCRA vão ajudar no georreferenciamento de imóveis rurais em Pernambuco


O Incra adquiriu drones para otimizar processos e vistoria da autarquia em Pernambuco. Adquiridos pela Superintendência Regional da Bahia, com recursos da Diretoria de Desenvolvimento, os equipamentos já estão em uso no Paraná, Piauí e Pernambuco, que já contam com servidores capacitados para operarem os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), nome técnico para o que se convencionou chamar drones.

Tyronilson Santos, gestor da Divisão de Desenvolvimento e Consolidação do Incra em Pernambuco, prevê uma melhora no fluxo de trabalho em vários setores que utilizarem os VANTs. "Agora a realização de vistorias técnicas e até a observação e ação em áreas de degradação do meio ambiente em assentamentos são ações que serão realizadas a distância e de forma mais rápida agora".

Santos ressalta a importância do equipamento em áreas onde há risco de atuação dos servidores. "Na supervisão ocupacional, uma das metas institucionais prioritárias, os servidores poderão observar o assentamento sem se envolver diretamente no local, evitando riscos e exposições", afirma.

Codevasf lança licitação para conclusão do projeto Pontal Norte, em Petrolina (PE)


O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, esteve com o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, nesta sexta (16), em Petrolina (PE), para o lançamento de licitação visando à conclusão do Pontal Norte, projeto público de irrigação localizado na área rural do município pernambucano. Ao todo, o Governo Federal irá investir cerca de R$ 200 milhões no projeto.

O investimento será destinado a obras e aquisição de equipamentos do Pontal Norte, que terá uma área irrigada de 4,1 mil hectares, dividida em 60 lotes empresariais, com média de 40 hectares por unidade, e 286 lotes familiares, com média de seis hectares por unidade.

A área norte do Pontal usará água captada do Pontal Sul, já finalizado e em fase de ocupação, e terá uma infraestrutura hídrica com 23 km de canais e duas estações elevatórias, 13 setores de colonização e 64 km de redes pressurizadas, o que deve gerar mais de 12 mil empregos e beneficiar quase duas mil pessoas.

Maia nega estender calamidade e diz que 'ideias criativas geram desastres econômicos'




O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou neste sábado (17) que não pretende pautar uma extensão do estado de calamidade, declarado em razão da pandemia do novo coronavírus.

O decreto que reconhece o estado de calamidade autorizou a União a não cumprir a meta fiscal prevista para este ano e a elevar gastos públicos para financiar as ações de enfrentamento à crise gerada pela pandemia.

Esse estado de calamidade tem data para acabar: 31 de dezembro de 2020, mas uma parte do Congresso vem defendendo a extensão do decreto até o início de 2021 como saída para permitir um aumento de despesas no ano que vem. Isso viabilizaria uma nova prorrogação do auxílio emergencial pago pelo governo para trabalhadores informais e a criação do Renda Cidadã, programa que substituiria o Bolsa Família.

Maia, que participou de um evento na internet promovido por uma corretora, afirmou que estender esse estado de calamidade passaria a investidores "uma sinalização muito ruim" sobre o compromisso do país com a responsabilidade fiscal.

"Prorrogar a calamidade, em tese, vai gerar a prorrogação da PEC da Guerra e, automaticamente, prorrogando a PEC da Guerra vai passar uma sinalização muito ruim para aqueles que confiam e precisam da credibilidade da âncora fiscal para continuar investindo ou voltar a investir nesse país", disse o presidente da Câmara.

"A gente já viu que ideias criativas geram desastres econômicos e impactam a vida das famílias brasileiras", completou ele.

Maia ainda afirmou que não existe possibilidade de o auxílio emergencial ser prorrogado.

"A pandemia e a estrutura que foi construída para seu enfrentamento tem data para acabar, que é 31 de dezembro de 2020. Qualquer coisa que mude essa regra vai gerar um impacto muito grande em indicadores econômicos que vão afetar muito mais a vida dos brasileiros do que um, dois ou três meses de renda mínima", disse.

Segundo o presidente da Câmara, a prorrogação do auxílio ou a criação de um novo programa de distribuição de renda podem gerar aumento de popularidade no curto prazo, mas isso não se mantém a longo prazo.

"O curto prazo pode ser bonito, mas o médio e longo prazo...Temos metade desse governo ainda e, se isso acontecer, o governo vai pagar a conta com a sua popularidade."

G1 Política

Petrolândia: Família comunica o falecimento de João Rodrigues do Amaral; sepultamento será neste domingo (18/10), às 16:00


Faleceu na manhã deste sábado (17/10/2020) o Sr. João Rodrigues do Amaral, 78 anos,  natural de custódia, que chegou em Petrolândia em 1998.

O corpo está sendo velado na Rua Bom Jesus, por trás de AURINEZIO CONSTRUÇÕES. 
BAIRRO NOVA ESPERANÇA. Seu sepultamento será amanhã às 16:00 no Cemitério São Francisco, em Petrolândia.

A família agradece a todos que comparecerem a este ato de solidariedade e respeito humano.

Homem sério e digno, seu João teve 11 filhos.



Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Alexandre Sertão


Boletim deste sábado (17/10/2020): Pernambuco chega 8.480 mortes por Covid-19, após confirmar mais 403 infectados e 11 óbitos


Pernambuco registrou, neste sábado (17), mais 403 casos da Covid-19 e 11 óbitos por causa da doença. Com isso, o estado passou a totalizar 155.923 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 8.480 mortes, números que começaram a ser contabilizados em 12 de março, no início da pandemia (veja vídeo acima).

Entre os novos casos registrados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), estão 25 pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 378 com quadros leves da Covid-19. Ao todo, Pernambuco tem 26.684 casos graves e 129.239 casos leves da doença.

Com relação aos 11 óbitos, quatro aconteceram nos últimos três dias, sendo duas na quinta-feira (15) e duas na quarta-feira (14). As outras sete mortes ocorreram entre os dias 6 de agosto e 11 de outubro.

"Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde", informou o governo estadual.

Por G1 PE


Nem cloroquina nem remdesivir são capazes de salvar vidas da Covid-19, afirma estudo da OMS


Uma pesquisa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) constatou que quatro antivirais usados no tratamento da Covid-19 são ineficazes no tratamento da Covid-19. Entre eles, estão a hidroxicloroquina, até hoje defendida presidente Jair Bolsonaro, e o remdesivir, primeiro remédio aprovado para tratamento da doença nos Estados Unidos.

O estudo feito pela Solidarity Therapeutics Trial analisou dados em mais de 30 países e em 405 hospitais. Esse é o maior estudo feito até o momento com essas drogas. Nesta quinta-feira (15/10), a OMS fez uma pré-publicação dos resultados, mas a pesquisa ainda aguarda aprovação em uma revista científica para ser publicada. A OMS, porém, declarou que os resultados são conclusivos.

Segundo o estudo, além da hidroxicloroquina e do remdesivir, a combinação de lopinavir/ritonavir e o interferon beta-1a também não se mostraram eficazes no tratamento da doença.

Aprovação do governo Bolsonaro nas capitais varia de 18% em Salvador a 66% em Boa Vista, mostram pesquisas Ibope



A primeira rodada de pesquisas realizadas pelo Ibope em 25 capitais mostra um cenário com diferenças significativas na maneira como os eleitores avaliam a administração do presidente Jair Bolsonaro.

Enquanto em Salvador, na Bahia, o índice dos que consideram o governo ótimo ou bom é de 18%, na capital de Roraima, Boa Vista, a aprovação chega a 66%. Quando analisado o percentual de reprovação, essas duas cidades também ocupam os dois extremos. Na primeira capital, o percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo atinge 62%, enquanto na segunda, 15%.

Apenas em São Luís (MA) ainda não foi feito um levantamento do Ibope após o registro oficial das candidaturas.

A média de aprovação ao governo Bolsonaro é maior nas capitais do Norte e do Centro-Oeste e menor no Nordeste, no Sul e no Sudeste. Professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pedro Mundim acredita que, com exceção de Boa Vista e Salvador, que fogem bastante da média, as demais capitais estão mais próximas das pesquisas nacionais divulgadas recentemente.

A última pesquisa nacional do Ibope sobre a aprovação do presidente, concluída em setembro, mostrou uma aprovação do governo Bolsonaro por 40%. Os que consideravam o governo regular somaram 29%. Esse foi o mesmo percentual de brasileiros que consideravam o governo ruim ou péssimo.

Três grupos de capitais

Nesta primeira rodada de pesquisa Ibope nas capitais, é possível identificar três grupos, segundo o patamar de aprovação e reprovação do presidente. No primeiro estão as cidades com aprovação dentro da média nacional, com pequenas variações dentro da margem de erro, como Goiânia, Palmas, João Pessoa, Maceió, Macapá, Belo Horizonte e Natal.

No grupo das cidades com aprovação acima da média nacional estão, além de Boa Vista, cidades como Manaus, Porto Velho, Cuiabá e Rio Branco. Já no terceiro grupo das cidades com alto percentual de eleitores que reprovam o governo Bolsonaro estão, além de Salvador, cidades como Teresina, Porto Alegre, Fortaleza, São Paulo, Recife, Belém, Vitória e Florianópolis.

Cabo eleitoral

Segundo Pedro Mundim, apenas uma análise mais detalhada sobre a conjuntura política em Boa Vista e em Salvador pode dar mais subsídios para explicar essas diferenças tão significativas. Ele ressalta, porém, que a capital baiana tem sido um local de resistência de partidos de esquerda e isso pode estar relacionado à reprovação maior do presidente.

“Em Salvador, há uma tradição de lideranças do PT na capital ou de partidos de esquerda que talvez explique essa reprovação alta. Ou seja, o que é possível dizer é que há questões locais que afetam esses percentuais. Mas, no geral, as capitais estão relativamente dentro da média geral da pesquisa nacional”, observa Mundim.

O professor da UFG chama a atenção dos efeitos que o indicador de aprovação e reprovação do presidente pode ter nas eleições nas capitais. No Rio, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) e Luiz Lima (PSL) tentam colar a imagem no presidente. A aprovação de Bolsonaro no Rio, contudo, está numericamente abaixo da média nacional (34%). Em São Paulo, onde a aprovação de Bolsonaro é de 27%, Celso Russomano (Republicanos) é o candidato apoiado pelo presidente.

“Há uma relação clara. Onde o governo é muito reprovado, não é interessante para os candidatos colarem a sua imagem no presidente. Onde a aprovação é alta, isso pode resultar em algum ganho para o candidato. Mas será preciso ficar atento ao seguinte: se mais de um candidato buscar essa estratégia, os eleitores não terão como diferenciá-los porque ambos estarão se colocando como aliados do presidente. Quando isso acontece, o eleitor tende a buscar outras informações para identificar como esses candidatos se diferenciam”, explica Mundim.

Por G1

Discussão por causa de política termina em homicídio em Tacaratu-PE


HOMICÍDIO EM TACARATU-PE

De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nesta sexta-feira (17) a guarnição local ao realizar rondas no centro da cidade de Tacaratu foi acionada pela central da 4 CIPM, a qual informou que tinha acontecido um homicídio no Sítio Gameleira e a vítima havia sido socorrida por populares para o hospital local. 

De imediato a guarnição seguiu ao hospital, onde médica plantonista relatou que a vítima de 22 anos havia dado entrada no naquela unidade hospitalar sem os sinais vitais. Testemunhas relataram que o suspeito e a vítima haviam discutido momentos antes por causa de política. Após a discussão, o suspeito foi até a sua resistência e voltou a pé armado com um revólver. Ao se aproximar da vítima, efetuou 01(um) disparo no peito esquerdo, em seguida fugiu a pé. As diligências continuam no intuito de capturar o autor do homicídio.


INFORMAÇÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO

4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo

Medalhista do Pan do Rio de Janeiro, ginasta Ana Paula Scheffer morre aos 31 anos no oeste do Paraná


A ginasta Ana Paula Scheffer, ex-atleta da seleção brasileira de ginástica rítimica, morreu nesta sexta-feira, aos 31 anos, em Toledo, no oeste do Paraná. Medalhista nos Jogos Panamericanos do Rio, em 2007, ela foi encontrada morta em casa, onde morava com os pais, no início da tarde. A suspeita inicial é que ela tenha sofrido um infarto fulminante. As informações foram repassadas pela assessoria de ginástica rítmica de Toledo ao G1 PR.

Ainda segundo a assessoria, Ana Paula Scheffer estava deitada na cama do quarto quando foi encontrada, por volta das 12h30, pela mãe.

- Ela era uma menina muito alegre, muito querida. Nunca me deu trabalho, era muito amorosa. Foi nosso orgulho, meus dois filhos são orgulhos para mim. Vai ser mais difícil, porque parece que é um sonho o que estou passando. A hora que cair a ficha vai ser difícil, disse a mãe Sonia Scheffer .

Como atleta, Ana Paula Scheffer disputou competições pela equipe brasileira de ginástica rítmica e conquistou o bronze no individual de arco no Pan de 2007.


Ela trabalhou também como treinadora nas seleções transitórias de Ginástica Rítmica Individual e de Conjunto e também vinha atuando como técnica da modalidade em Cascavel, no oeste do Paraná.

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) publicou uma nota de pesar pela morte da ginasta e lembrou que ela era uma das mais notáveis de sua geração, além de destacar o seu trabalho atual como treinadora. (leia a nota completa abaixo)

- Ana Paula Scheffer é uma das atletas que construíram a nossa Ginástica Rítmica, e que a transformaram em motivo de grande orgulho para todos os brasileiros. Além de inspirar, tinha um importante trabalho de formação de novas atletas no Paraná, disse a presidente da CBF, Maria Luciene Cacho Resende.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Toledo. O velório deve ser realizado em Toledo, no sábado, ainda sem local definido.

Íntegra da nota da CBG

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) lamenta profundamente o falecimento da ex-ginasta Ana Paula Scheffer.

Uma das atletas de Ginástica Rítmica mais notáveis de sua geração, Ana Paula conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, no aparelho arco.

Treinadora, atuava em Cascavel na formação de atletas. “Ela deu continuidade à carreira na GR como treinadora; suas atletas obtiveram títulos nacionais e sul-americanos”, diz Marcia Aversani, presidente da Federação Paranaense de Ginástica.

Ana Paula morava com os pais. Segundo relatos, a mãe da treinadora foi chamá-la, e, ao não receber resposta, encontrou-a sem vida.

O corpo foi levado ao IML de Toledo para apuração da causa da morte. O velório deverá ser realizado apenas na manhã deste sábado (17), a fim de dar tempo para que um irmão, que mora no Canadá, possa estar presente.

Além do feito nos Jogos Pan-Americanos do Rio, Ana Paula participou do Pan da modalidade, em 2005; dos Jogos Sul-Americanos de 2006, em Buenos Aires, e de 2010, em Medellin, além do Mundial de GR de 2009, no Japão.

“Como árbitra, via em Ana Paula uma ginasta que fazia uma bela figura em quadra, sempre apresentando elementos de dificuldade e de muita beleza também”, acrescenta Marcia.

“Ana Paula Scheffer é uma das atletas que construíram a nossa Ginástica Rítmica, e que a transformaram em motivo de grande orgulho para todos os brasileiros. Além de inspirar, tinha um importante trabalho de formação de novas atletas no Paraná. Parte cedo demais, mas não será esquecida. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, declarou a presidente da CBG, Maria Luciene Cacho Resende.


Por Redação do ge, com G1 PR — Toledo, PR

Pernambuco confirma 13 novas mortes pela Covid-19, entre elas a de uma menina de 1 ano e 11 meses


Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (16), mais 654 casos de Covid-19, dos quais 17 são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 637 são leves. Com a atualização, feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o Estado ultrapassou a marca de 155 mil infectados pela doença. Agora Pernambuco contabiliza 155.520 casos, sendo 26.659 graves e 128.861, leves.

No informe desta sexta, a SES-PE notificou a confirmação laboratorial de 13 novos mortes, ocorridas desde 18 de maio. Entre as vítimas fatais, estava uma menina de 1 ano e 11 meses, que morava em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, e que faleceu nessa última quarta-feira (14).

Pernambuco totaliza 8.469 mortes pela Covid-19. Desde o início da pandemia, no Estado 51 crianças com idade de 0 a 9 anos morreram por contágio pelo novo coronavírus.

Além da criança, também na última quarta morreram mais cinco pessoas. Já no dia seguinte, quinta-feira (15), ocorreu uma morte. Os outros seis registros de morte ocorreram entre 18 de maio e a última segunda-feira (12).

As novas mortes foram de residentes dos municípios de Camaragibe (2), Garanhuns (1), Jaboatão dos Guararapes (2 adultos e a criança), Passira (1), Recife (2), Santa Cruz do Capibaribe (1), São Lourenço da Mata (1), Serrita (1) e Trindade (1).

Os pacientes tinham idades entre 38 e 90 anos, além de uma criança (sexo feminino) de 1 ano e 11 meses. As faixas etárias são: 0 a 9 (1), 30 a 39 (1), 50 a 59 (2), 60 a 69 (3), 70 a 79 (3) e 80 ou mais (3).

Dos 13 pacientes que vieram a morrer, 9 apresentavam comorbidades confirmadas: diabetes (5), doença cardiovascular (4), doença renal (2), hipertensão (1), tabagismo (1) e doença respiratória (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Os demais estão em investigação.

Além disso, o boletim registrou um total de 138.012 pacientes recuperados da doença. Desses, 16.993 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 121.019 eram casos leves.

Por Folha de Pernambuco

Paulo Afonso-BA: Grau Técnico apresenta suas instalações; Matrículas abertas a partir de 3/11/2020


Em breve, Paulo Afonso-BA vai dispor de um novo empreendimento para capacitação profissional, a Grau Técnico. Mas você já pode conhecer as instalações da unidade, no vídeo de apresentação da Grau Técnico. As matrículas estarão abertas a partir de 03 de novembro. Confira no vídeo abaixo.

Informações: (75) 98702-1408 Fone/WhatsApp
Siga-nos no Instagram: @grautecnico_pauloafonso


Blog de Assis Ramalho
Imagens/vídeo: Grau Técnico/Paulo Afonso Tem

Águas Belas: MPPE e MPF expedem recomendação conjunta para não realização de evento de Motocross com público em terras indígenas


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Águas Belas, e o Ministério Público Federal, por meio da Procuradoria da República em Garanhuns, expediram recomendação ao organizador de evento de Motocross, Jaime Inácio Rodrigues Júnior, para que se abstenha de organizar ou realizar o evento na chamada “Fazenda Filadélfia”, área indígena, até a liberação das equipes sanitárias do Estado de Pernambuco e do Município de Águas Belas, em decorrência da pandemia da Covid-19.

O evento seria realizado nos dias 17 e 18 de outubro de 2020, com abertura ao público, posteriormente adiado para os dias 21 e 22 de novembro deste ano.

O mesmo evento realizado em 2019 levou à circulação de aproximadamente oito mil pessoas em dois dias. No entanto, está em vigência o Decreto Estadual n.º 49.055/2020, que regulamenta as medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus no Estado de Pernambuco, proíbe eventos sociais de tal magnitude (arts. 11 e 14), e estabelece que a retomada das competições esportivas nas modalidades individuais só é possível desde que vedado o acesso do público em geral (§5º do art. 13 do mesmo Decreto Estadual c/c a Portaria SEE nº 2508, de 11/08/2020).

Por isso, ao Município de Águas Belas foi recomendado que atue de maneira proativa na fiscalização de eventos sociais proibidos. De acordo com a recomendação conjunta, a magnitude e a divulgação de determinados eventos a ocorrerem no município patenteiam o prévio conhecimento dos órgãos de fiscalização municipais.

Por sua vez, em atenção à Lei nº 14.021/2020, que dispõe sobre medidas de proteção social para prevenção do contágio e da disseminação da COVID-19 nos territórios indígenas e cria o Plano Emergencial para Enfrentamento à Covid-19 nos territórios indígenas, foi recomendado à União, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco (DSEI/PE), e à Fundação Nacional do Índio (FUNAI), de forma complementar, coordenada e integrada com o Município de Águas Belas, que, atentas ao referido evento em qualquer das datas, caso venha a realizar-se em desrespeito aos decretos sanitários vigentes, notifiquem as autoridades administrativas, policiais e o Ministério Público.

A recomendação conjunta, assinada pelo promotor de Justiça de Águas Belas, Eduardo Pimentel, e pelo procurador da República, Edson Cavalcante Júnior, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta sexta-feira (16).

Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

Petrolândia: Farmaácia Dehon avisa que chegou Carnaúba Composta Amarga (Muitas vantagens em um único produto)

Carnaúba Amarga - Prudutos Naturais

A Farmácia DEHON, localizada na Avenida dos Tês Poderes, centro de Petrolândia, informa que já chegou carnaíba composta amarga. São produtos naturais. Aproveite!

A Carnaúba Amarga tem papel importante no controle das taxas sanguíneas, evitando assim o diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial, além de tumores e evitar o derrame cerebral.

Você encontra esse produto na Farmácia Dehon.



Localizada no centro comercial da cidade de Petrolândia, na Avenida dos Três Poderes, a Farmácia Dehon tem uma equipe de profissionais capacitados, prontos para atender você.

O horário de funcionamento da Farmácia Dehon em Petrolândia é das 7 às 22h00, de segunda a sábado, e das 9 às 21h00, aos domingos e feriados.

Farmácia DEHON - Tel. 3851 - 1206


Redação do Blog de Assis Ramalho



Requalificação ambiental financiada pelo CBHSF é iniciada em Paulo Afonso-BA


Com o objetivo de melhorar áreas degradadas no município de Paulo Afonso (BA) o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco está financiando a requalificação ambiental através do reflorestamento, limpeza e isolamento da área do Lago Siriema.

A empresa responsável pelo serviço, GOS Florestal, deverá ainda ampliar o viveiro de mudas nativas de médio e grande porte e plantas ornamentais, melhorar o aspecto visual e o potencial para interpretação ambiental e oportunidades de lazer aos usuários dos espaços do entorno do Lago da Seriema, proporcionando também o início da recuperação da biodiversidade local além de mobilizar a sociedade, para conscientizar sobre a importância da preservação e proteção do meio ambiente, assegurando maior sustentabilidade na consolidação de cada projeto e a manutenção das ações implantadas.

O viveiro que atualmente tem capacidade aproximada de 100 mil mudas por ano, ganhará novos módulos, de acordo com a necessidade de produção. Atualmente, o espaço tem construídos quatro módulos. Já no lago Siriema, inicialmente construído para receber o escoamento das águas pluviais e contribuir para o equilíbrio térmico da região, a revitalização contará com os serviços de limpeza do lago com a remoção, carregamento e destinação final de vegetação aquática. Também será feita a retirada da vegetação arbustivo-arbórea, além de entulhos, já que a área encontra-se assoreada.