quinta-feira, 30 de maio de 2019

Cidades brasileiras registram atos em defesa da educação em 22 estados e no DF

Salvador: Manifestantes realizam passeata no centro da capital baiana em protesto contra cortes de verbas da educação
RECIFE: Concentração do protesto acontece na Rua da Aurora, na tarde desta quinta-feira (30)

Manifestantes se reuniram no Centro do Rio 

SÃO PAULO - Pista da Avenida Faria Lima foi fechada pelos manifestantes

Alunos protestam nesta quinta (30) em Teresina, no Piauí

Cidades brasileiras registraram nesta quinta-feira (30) protestos em defesa da educação. Até por volta de 19h30, atos foram registrados em ao menos 116 cidades de 22 estados e do Distrito Federal.

Este é o segundo dia de protestos pelo país contra os cortes anunciados pelo governo federal para o setor. Os atos seguiram pacíficos por toda a manhã, mas houve confusão no início da tarde em Brasília. Durante um princípio de tumulto entre policiais militares e manifestantes, a polícia usou spray de pimenta contra um grupo e um homem foi detido.

Os primeiros atos pela educação no governo de Jair Bolsonaro ocorreram em 15 de maio. Nesta quinta-feira, parte dos manifestantes também protestava contra a reforma da Previdência.

No último domingo (26), em uma onda de protestos que ganhou força após os primeiros atos pela educação, manifestantes foram às ruas em defesa de Jair Bolsonaro.

Os atos pelos país

Rio de Janeiro

Manifestantes se reuniram no Centro do Rio nesta tarde. A concentração ocorreu próximo à Igreja da Candelária.

Em Campos de Goytacazes, o ato em defesa da educação ocorreu durante a tarde. Os manifestantes se reuniram no Pelourinho, no Centro, por volta das 15h, com faixas e cartazes.

Em Cabo Frio, o ato começou por volta das 17h na Praça Porto Rocha, no Centro. Em Saquarema, o ato ocorreu na Praça Santo Antônio. Em Macaé, petroleiros, professores, servidores e estudantes do município de Macaé participam do ato no Calçadão.

Em Teresópolis, estudantes se concentram na Praça Olímpica para uma aula pública. Professores das redes estadual e municipal também participam dos atos. Em Petrópolis, os alunos se concentraram na Praça Dom Pedro. Já em Nova Friburgo, os alunos se reuniram na Praça Demerval Barbosa Moreira.

São Paulo
Na capital paulista, a concentração dos manifestantes começou no Largo da Batata, em Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo. O grupo seguiu em passeata pela Avenida Rebouças em direção à Avenida Paulista.

Em Campinas, representantes de estudantes secundaristas e universitários, além de professores e movimentos sindicais se reuniram no Largo do Rosário.

No interior de São Paulo, o protesto em Ribeirão Preto ocorreu em frente ao campus da USP. Em Santos, petroleiros fizeram ato em apoio aos estudantes e em defesa das refinarias, contra a privatização e a Reforma da Previdência. À noite, estudantes santistas se reuniram na Estação da Cidadania realizaram passeada pela avenida Ana Costa até a praça Independência.

Em Araraquara, o protesto foi na portaria do campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em São Carlos, estudantes, professores e servidores da UFSCar, da USP e do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) saíram em passeata direção ao Centro.

Em Sorocaba, os manifestantes caminharam até a Praça Frei Baraúna. Em Itatiba, alunos se reuniram na Praça da Bandeira durante a tarde. Em São José dos Campos, o grupo se concentrou na praça Afonso Pena e seguiu em passeata pelas ruas do Centro. Em Jacareí, os alunos do Instituto Federal e outros manifestantes se reuniram mais cedo na praça Conde Frontim, no Centro.

Em Tupã, estudantes e moradores participaram de uma mobilização na frente do campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Pais e professores também se juntaram ao ato, numa aula aberta que começou por volta de 7h30.

Em Itaquaquecetuba, estudantes, professores e líderes de movimentos fizeram aula pública na Praça Padre João Álvares.

Em Birigui, manifestantes se reuniram na Praça James Mellor, em frente à prefeitura. Em Jundiaí, a manifestação foi na Praça da Matriz. Em Presidente Prudente, manifestantes realizaram, no Centro, uma mesa-redonda sobre o funcionamento das atividades acadêmicas.

Em Franca, a mobilização reuniu estudantes da Unesp na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, onde eles distribuíram panfletos.

Em Suzano, alunos e professores do Instituto Federal de Suzano protestaram na Praça João Pessoa. Em Pindamonhangaba, o ato reuniu estudantes, professores, militantes políticos e sindicalistas na praça Monsenhor Marcondes.

Em Ourinhos, os manifestantes se concentraram na Praça Mello Peixoto e realizaram uma caminhada. Já em Bauru, além de alunos e professores, integrantes de movimentos sociais também participam do ato em frente à Câmara de Vereadores. Em Marília, o ato ocorreu no Espaço Cultural, no centro da cidade, enquanto que, em Assis, o ato ocorreu na Praça da Catedral.

Em Piracicaba, os manifestantes se reuniram na praça do Terminal Central Integração (TCI), no Centro. Em Ilha Solteira, estudantes da rede estadual e do Instituto Federal realizaram caminhada.

Em Botucatu, o ato ocorreu na Praça Rubião Júnior, em frente ao Largo da Catedral. Em Araçatuba, alunos, professores e estudantes protestaram na Praça Rui Barbosa.

Em Avaré, alunos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) fizeram um "coração humano" durante o protesto. Em Itapeva, estudantes da Unesp se reuniram no campus e, com faixas e cartazes, eles seguiram em passeata até a Praça Anchieta, no Centro. Uma aula pública também reuniu manifestantes em Tatuí.

Distrito Federal

Em Brasília, os manifestantes começaram a se reunir por volta das 10h na praça do Museu Nacional da República. Além da pauta da educação, eles protestaram contra a reforma da Previdência e contra medidas do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).]

A Esplanada dos Ministérios chegou a ficar bloqueada por volta de 12h15, enquanto os manifestantes caminhavam no sentido Praça dos Três Poderes. Durante o trajeto, houve um princípio de tumulto entre policiais militares e manifestantes. A corporação usou spray de pimenta contra o grupo, e um homem foi detido.

Bahia


Na Bahia, professores e estudantes fizeram ato nesta manhã ato no Centro de Salvador. A concentração começou por volta das 9h, no Largo do Campo Grande. Também houve protesto em Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros da capital baiana, e nos municípios de Alagoinhas, Serrinha, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Pernambuco


Em Pernambuco, estudantes, professores e servidores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realizaram um "abraço simbólico" ao prédio da instituição, no bairro de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife.

Em Caruaru, no Agreste pernambucano, o ato pela educação também incluiu a pauta contra a reforma da Previdência. Professores, alunos e representantes de partidos e associações participaram do movimento e saíram em caminhada pelas principais ruas do Centro segurando cartazes e gritando palavras de ordem.

O campus de Caruaru do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) aprovou a paralisação das aulas nesta quinta. No campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cada professor irá decidir se dará aula ou não. Também houve ato nos municípios de Barreiros e Garanhuns.

Piauí

Em Teresina, um grupo de manifestantes se reuniu na Praça da Liberdade, no Centro de capital piauiense, e saiu em passeata pelas ruas. Professores da Universidade Federal do Piauí informaram que aderiram à greve, e há a previsão de que algumas aulas sejam suspensas nesta quinta.

Maranhão

Em São Luís, estudantes distribuíram panfletos na Avenida dos Portugueses informando aos motoristas sobre os objetivos do ato e bloquearam acessos na entrada e na saída da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Sergipe

Em Sergipe, um grupo de estudantes fechou o principal acesso do campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no município de São Cristóvão (SE). As audiências no Fórum Prof. Gonçalo Rollemberg Leite, localizado dentro do campus, foram suspensas porque os magistrados, servidores, advogados e os jurisdicionados foram impedidos de entrar na unidade.

Em Aracaju, estudantes e trabalhadores se concentraram na Praça General Valadão, de onde o grupo saiu em caminhada pelas ruas do Centro.

Ceará

No Ceará, ao menos sete cidades do interior tiveram atos pela educação. Pela manhã, foram registrados protestos nas cidades cearenses de Iguatu, Itapipoca, Jucás, Morada Nova, Itarema, Barbalha e Quixadá.

À tarde, em Fortaleza os manifestantes se concentraram na Praça da Gentilândia para caminhada rumo à Universidade Federal do Ceará (UFC).

Paraná

No Paraná, um grupo de alunos, professores e funcionários da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em Cascavel participaram de ato.

Mato Grosso


Em Mato Grosso, manifestantes se reuniram em Rondonópolis e Tangará da Serra, cidades a 218 e 242 km de Cuiabá, respectivamente.

Pará

No Pará, houve paralisações de docentes, alunos e técnicos em ao menos quatro cidades. Em Belém, as aulas na UFPA, UFRA e IFPA foram suspensas. Na cidade, a passeata começou no fim da tarde na Praça da República em direção ao mercado de São Brás.

Em Santarém, grupos de estudantes e professores se reuniram na Praça da Matriz.

Em Marabá, a manifestação foi realizada dentro do campi da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e em Tucuruí, os manifestantes se reuniram na Praça do Rotary, no centro da cidade. Já em Altamira, alunos e professores fecharam a entrada do Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Santa Catarina
Em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os estudantes se organizavam nesta manhã em unidades acadêmicas pintando faixas e cartazes. Em Blumenau, estudantes e professores da UFSC e do IFSC se reuniram na Praça Doutor Blumenau, mesmo com chuva intensa no município.

Em Joinvile, estudantes e professores que participavam do Congresso Brasileiro de Química fizeram um ato no Centro de Convenções e Exposições Expoville. Os estudantes também fizeram protesto na Praça da Bandeira, no Centro, por volta das 15h.

Amapá


Em Macapá, um grupo formado por professores e estudantes e professores fez ato na portaria do campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Paraíba

Na Paraíba, grupos de estudantes e professores de universidades e institutos federais fizeram atos em Sousa, Campina Grande, Esperança, Cajazeiras, Cuité, Patos e João Pessoa. Além da pauta da educação, eles também protestaram contra a reforma da Previdência.

Em Sousa, o grupo montou tendas no Calçadão, no Centro da cidade, para conversar com as pessoas sobre a Previdência. Em João Pessoa, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) houve uma panfletagem e caminhada de estudantes e professores.

Acre

No Acre, centrais sindicais se reuniram no Centro de Rio Branco em um ato que, além de protestar contra os cortes na educação, criticava a reforma da Previdência. Também houve protesto no município de Cruzeiro do Sul.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, houve atos em cidades como Pelotas, Santa Rosa, Santa Maria, Rio Grande, Lajeado e Venâncio Aires.

Em Porto Alegre, o ato ocorreu na na Esquina Democrática, entre a Rua dos Andradas e a Avenida Borges de Medeiros, no Centro de Porto Alegre.

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, estudantes, professores e indígenas fazem atos na capital, Campo Grande, e em municípios como Amambai, Anastácio e Dourados. Em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) fizeram uma manifestação próximo à linha internacional.

Alagoas

Em Alagoas, estudantes, professores e trabalhadores protestaram na cidade de Arapiraca pela manhã. Durante a tarde houve protestos em Maceió. O grupo saiu da Praça do Centenário, no Farol, em caminhada até o Centro.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, estudantes, professores e servidores públicos se reuniram no Centro de Belo Horizonte. Desde as 9h, dois pequenos grupos se reuniam em praças da região. Na Afonso Arinos, foi montada uma tenda e foram expostos cartazes a favor da educação pública e também com números que representam a quantidade de estudantes e professores na Universidade Federal de Minas (UFMG). Já na Praça Sete, manifestantes fizeram panfletagem. Houve paralisação no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

Em Uberlândia, o ato começou no campus da Universidade Federal de Uberlândia e depois seguiu até a Praça Tubal Vilela, no Centro da cidade. Em Uberaba, o ato ocorreu na Praça Rui Barbosa, no Centro de Uberaba.

Goiás

Em Goiás, os protestos foram realizados em Luziânia, Anápolis e Rio Verde. Em Luziânia, estudantes e docentes do campus do Instituto Federal de Goiás (IFG) na cidade se reúnem em frente à igreja Matriz.

Em Goiânia, o grupo se reuniu na Praça Universitária, de onde os manifestantes seguiram em caminhada até a Praça do Bandeirante, no Setor Central. Eles usaram carros de som, cartazes e bandeiras.

Rio Grande do Norte

Durante a tarde foram registrados protestos em Natal, Mossoró, Nova Cruz e Assu. Em Natal, o protesto começou por volta das 15h, no cruzamento entre as avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho. Na cidade de Nova Cruz, estudantes secundaristas se juntaram em frente à sede do IFRN. Em Assu, estudantes e professores também saíram em passeata.

Rondônia

Protestos foram realizados em Porto Velho e Ji-Paraná. Na capital, o local escolhido foi a praça Marechal Rondon, no centro da cidade. Em Ji-Paraná, o protesto ocorreu frente ao campus da Unir.

Por G1

Para SDA, sociedade civil terá papel estratégico na definição de políticas públicas para a agricultura familiar

Foto: Edilson Júnior/SDA

O Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário (CDRS) terá papel estratégico na elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar em Pernambuco. As metas e prioridades do conselho ficaram definidas nesta terça-feira (28), durante reunião realizada para discutir as diretrizes de atuação do colegiado para o biênio 2019/2020, além da reformulação do estatuto do conselho.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, que também é vice-presidente do conselho, o CDRS dará contribuição importante na definição das políticas públicas da pasta e no planejamento e acompanhamento das ações. “Nesse cenário, com a extinção dos conselhos federais, precisamos resgatar o protagonismo do conselho estadual de desenvolvimento rural e formatar um novo modelo de atuação, visando a questão orçamentária e elaboração dos projetos”, destacou. Ainda segundo Dilson, o fortalecimento e ampliação dos espaços de participação da sociedade civil é uma decisão do Governo Paulo Câmara.

Petrolândia: Secretaria de Serviços Urbanos divulga nova programação de coleta de lixo na área rural


A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos divulgou a nova programação de coleta de lixo na área rural. A nova rota, que terá início nesta sexta-feira (31), está disponível abaixo com horários, dias da semana e locais por onde a coleta vai passar. Confira:

- Icó Mandantes, Angico, Umbuzeirão
Terça e sexta-feira (8hs às 14hs)

- Comunidades Entre Serras Pankararus
Sexta-feira (14hs às 17hs)

- Brejinho da Serra e Brejinho de Fora
Terça-feira (14hs às 17hs)

- Apolônio Sales e Serrota
Quarta-feira e Sábado (10hs às 12hs)

- Agrovilas 01 e 02 do Bloco 01
Quarta-feira e Sábado (10hs às 12hs)

Prefeitura Municipal de Petrolândia
Secretaria de Serviços Urbanos
Telefone: (87) 99649-4584
Disque denúncia: (87) 99999-3021

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Pastor mata outro em Timbaúba, PE em discussão bíblica

Paulo Germano da Silva foi morto pelo pastor José Carlos da SilvaFoto: Reprodução

Um pastor foi preso por matar outro pastor na cidade de Timbaúba, Zona da Mata Norte de Pernambuco. O crime aconteceu na manhã dessa quarta-feira (29), no bairro do Cruzeiro. Segundo a Polícia Civil, José Carlos da Silva, 52 anos, atingiu Paulo Germano da Silva, 58, com golpes de faca e pedra por causa de "desentendimentos sobre a palavra de Deus".

O homicídio ocorreu nos fundos de uma igreja pentecostal. Ainda de acordo com a PCPE, as discussões sobre religião fizeram com que José Carlos atacasse Paulo Germano com duas facas. A vítima tentou fugir, mas o autuado o alcançou e passou a atacá-lo com pedras. Paulo não resistiu aos ferimentos e morreu no local do crime.

Após o crime, o pastor fugiu para a casa da irmã, onde foi localizado pela Polícia Militar. José Carlos confessou o crime e deve seguir para uma audiência de custódia. O caso segue sendo investigado pela 46ª Delegacia de Polícia de Timbaúba.

Por: Portal FolhaPE

Comissão Especial de Aquicultura realiza audiência pública com produtores do Litoral Norte


Fotos: Roberto Pereira Jr

A Comissão Especial de Aquicultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou sua última audiência pública, nesta quarta (29) em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife, depois de ter passado por Petrolândia (Sertão de Itaparica) e Palmares (Zona da Mata Sul). O encontro ocorreu no salão paroquial da Igreja Matriz do município e reuniu produtores de peixe, camarão e ostras, pescadores artesanais, técnicos e representantes do Poder Público.

De acordo com o presidente do colegiado, deputado Waldemar Borges (PSB), a escuta dos produtores vai dar fundamento a uma política de apoio à aquicultura. “Queremos ouvir as pessoas envolvidas com a atividade para identificar os pontos de estrangulamento da atividade para ver de que maneira podemos ajudar a superá-los. Vamos concluir esse processo produzindo leis de apoio ao desenvolvimento da aquicultura em Pernambuco”, pontuou o parlamentar.

Petrolândia: Chácara Dona Tonha e Churrascaria e Hotel do Nilson recebem Prêmio Excelência 2019

 

Foi realizado em Petrolândia, a entrega do Prêmio Excelência 2019 concedido pela TLN Pesquisas e Eventos aos destaques a personalidades, profissionais e empresas que se destacaram em pesquisa de opinião pública, realizada em Petrolândia no início do ano.

A Chácara Dona Tonha, localizado no Sítio Serrota, às margens do rio São Francisco, e Churrascaria e Hotel do Nilson (localizado em frente a BR-36), com organização do empresário Nilson, foram premiados com o certificado Excelência 2019.

A Chácara Donha Tonha é lugar aconchegante e sossegado, com muitas mesas ao ar livre, bastante arborizada, com piscinas para adultos e crianças, além de banho de cascata.

O cardápio oferece variedade de pratos para almoço e petiscos.

Conheça a Chácara Dona Tonha, um novo espaço de lazer em Petrolândia.

A Chácara Dona Tonha funciona aos sábados, domingos e feriados.

Telefone para contato (87) 9.9615-5480

Veja também > Petrolândia: Entrega do Prêmio Excelência 2019 é realizado no Maria Fumaça com grande participação; veja lista


Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Pagode Pra Recordar anima a Quinta do Clone no Maria Fumaça, cada vez melhor


Nesta Quinta do Clone, com promoção clone de caipirinha, o Bar e Restaurante Maria Fumaça apresenta o grupo Pagode Pra Recordar, a partir das 20h00,

O final de semana começa hoje no Maria Fumaça, seu quiosque na Orla Fluvial de Petrolândia, cada vez melhor!

Divulgação/Maria Fumaça

Deputado dá cabeçada em colega e deve ser levado ao Conselho de Ética - vídeo

Deputado Julian Lemos (PSL-PB) durante discurso no plenário da Câmara. Ele corre risco de ser processado no Conselho de Ética. Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado Expedito Netto (PSD-RO) informou nesta quinta-feira (30) que prepara uma representação por quebra de decoro contra o colega Julian Lemos (PSL-PB) por agressão física. Nessa quarta-feira (29), Expedito interveio em favor do também deputado Edmilson (Psol-PA) na tentativa de encerrar uma discussão entre o parlamentar do Psol e o do PSL. Julian empurrou com a cabeça o parlamentar de Rondônia. No vídeo da transmissão da sessão da Câmara é possível ver o momento da agressão: Assista ao vídeo abaixo

Caminhoneiros são atacados a tiros no Trevo do Ibó, próximo ao município de Belém do São Francisco (PE)


Um vídeo que começou a circular hoje (30) em grupos de WhatsApp da região mostra pelo menos caminhões com marcas de tiros. O caminhoneiro que gravou as imagens conta que foi atacado por bandidos no Trevo do Ibó, próximo ao município de Belém do São Francisco (PE), no Sertão de Itaparica. O fato teria ocorrido na madrugada de ontem (29), por volta das 4h.

Por sorte, ele e os demais caminhoneiros que passavam pelo local conseguiram sair do trecho e pararam em um posto de combustíveis já na cidade de Cabrobó, no Sertão do São Francisco. O motorista ainda relata como o fato aconteceu. Assista ao vídeo acima.

(Do Blog do Carlos Brito).

Petrolândia/Tacaratu/Jatobá: Exame para diagnóstico precoce da dengue está disponível na Clínica e Laboratório Jaques; marque o seu

Divulgação/ Clínica e Laboratório Jaques

Serra Talhada: Assaí Atacadista vai ser inaugurado em junho, diz prefeito


Em entrevista ao jornalista Magno Martins, durante o programa “Frente a Frente”, o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, demonstrou muita empolgação ao falar da construção do Assaí Atacadista na cidade. Ele afirmou que o empreendimento de R$ 40 milhões, que está sendo construído no Centro, será inaugurado em junho.

“Estamos indo na contramão do Brasil e uma das novidades é que o Assaí Atacadista será inaugurado no próximo dia 18 de junho. Um equipamento que vai gerar mais de 400 empregos diretos”, informou.

No complemento, falou de outros investimentos. “Serra Talhada terá mais conquistas. A construção do Sesc/Senac, Atacadão e está pra chegar uma revenda da Toyolex. Tudo isso é geração de emprego e renda”, destacou.

Por  Blog Alvinho Patriota

Projeto de lei garante à gestante pernambucana conhecimento sobre a entrega legal para adoção


Um projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) garante à gestante pernambucana que não queira exercer a maternidade ter conhecimento do direito de entregar, legalmente, seu filho recém-nascido para adoção e ainda dispor de assistência psicológica, social e jurídica. O projeto que determina ampla divulgação da lei que institui a adoção legal no País foi apresentado pelo deputado Romero Sales Filho e iniciou a tramitação no Legislativo estadual esta semana, com sua chegada às comissões de Constituição Legislação e Justiça e dos Direitos da Mulher.

Segundo o parlamentar, a iniciativa foi apresentada após constatar que muitas gestantes ainda acreditam ser crime entregar o bebê para adoção. A entrega voluntária da criança está prevista na Lei Federal 13.509, de 22 de novembro de 2017, que permite à mãe manifestar, antes ou logo após o nascimento, o interesse de entregar a criança para adoção, com a garantia de sigilo sobre o nascimento.

Por indicação de Rodrigo Novaes, Tacaratu recebe Prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca na Assembleia Legislativa de PE


O prefeito de Tacaratu, José Gerson, recebeu na noite de segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca concedido pela Alepe aos municípios que se destacam no incentivo à leitura no Estado.

A indicação de Tacaratu foi do Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alepe, o deputado estadual Romário Dias (PSD), ao lado do deputado licenciado e secretário de Turismo, Rodrigo Novaes. O município de Tacaratu é conhecido pelas fortes tradições indígenas, em especial do povo Pankararu, além do artesanato de barro e de danças e festejos religiosos de tradição secular.

De acordo com Romário, o prêmio é mais do que merecido para o município, pois, mesmo com restrições financeiras que atingem a maioria das cidades do Estado, a gestão municipal realizou grandes esforços para garantir o pleno funcionamento da biblioteca pública municipal Dom João de Souza Lima, promovendo, assim, o devido acesso ao saber.

“Fico muito feliz e honrado em poder indicar Tacaratu e em participar dessa solenidade, pois valorizamos muito esse tipo de ação. A única herança que não se discute nos tribunais é o saber; essa é a única herança que um pai pode deixar verdadeiramente para um filho. Quando a educação é prioridade, tudo melhora na vida da gente, no município, no Estado e no País”, afirmou o deputado, que ainda destacou o nome do ex-vereador do município, José Gomes de Araújo, que doou o terreno para a construção da escola na cidade.

Além de Tacaratu, também receberam o prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca as cidades de Tacaimbó, Ferreiros e Recife. A premiação reconhece as iniciativas das gestões municipais em instalar e promover a manutenção das bibliotecas públicas e escolares.

Durante o evento na Alepe, as gestões premiadas foram agraciadas um troféu e um diploma. Quem recebeu a premiação do municipal de Tacaratu foi o prefeito José Gerson da Silva.

O prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca foi instituído na Alepe pela Resolução Nº 1317, de 2015. Anualmente, os parlamentares indicam a gestão a ser premiada e cabe à Comissão de Educação e Cultura a escolha dos quatro vencedores, sendo um município de cada uma das quatro regiões do Estado: Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão.


Blog de Assis Ramalho, com informações do Blog da Folha
Fotos: Assessoria da Prefeitura de Tacaratu

Alcymar Monteiro será atração na Cavalgada de Santana em Brejo da Madre de Deus


Este ano, o cantor Alcymar Monteiro será uma das atrações da tradicional Cavalgada de Santana, programa cultural que reúne cavaleiros de toda a região do agreste para celebrar a tradição das tropas e boiadas no município do Brejo da Madre de Deus (PE).

Também se apresentarão no evento, que acontecerá no próximo dia 6 de julho, Daniel Gouveia, Rubieno Catanha e a Banda Forrozão MW, além de trio de forró pé-de-serra. Em sai 18ª edição, a cavalgada é promovida pela Pousada da Paixão, que funciona dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém, onde todos os anos é encenado o espetáculo da Paixão de Cristo.

Petrolândia Classificados: VENDE-SE uma casa na Quadra 07, com 3 quartos e garagem



VENDE-SE uma casa residencial, localizada na Quadra 07, em Petrolândia.

O imóvel é constituído por terreno 8x24m, com 140m2 de área construída, 40m2 de laje, 3 quartos (1 suíte), garagem, sala de estar, sala de jantar, cozinha grande com balcão, banheiro social, lavanderia, portão eletrônico.

A casa já financiada pelo Banco do Brasil. O comprador poderá dar entrada e assumir as prestações, ou financiar novamente pelo banco de sua preferência.

Valor R$ 250.000,00.

Mais informações chamar por Whatsapp/celular 87 99650-8756.

Informações e foto do proprietário

Grupo de xaxado Cabras de Lampião parte de Serra Talhada para turnê em São Paulo

Fotos: Sebastião Costa

O grupo pernambucano de xaxado Cabras de Lampião coloca o matulão nas costas e pega a estrada, a partir do dia 8 de junho. O grupo sai da cidade do cangaceiro Lampião, em Serra Talhada, sertão do Pajeú, e parte para uma turnê. A primeira parada do Cabras de Lampião, é na terra da garoa, em São Paulo. Os cabras vão percorrer além da capital paulista, as cidades de Birigui, Osasco e Sorocaba. O público vai poder conferir, além do xaxado, outras danças típicas do bando guerreiro nordestino. As apresentações são gratuitas e vão acontecer nas unidades Sesc de São Paulo e culminar na Festa das Tradições Nordestinas, no Centro de Tradições Nordestinas, no evento “São João de Nóis Tudim”.

De acordo com a presidente da Fundação de Cultura Cabras de Lampião, Cleonice Maria, o grupo parte da Terra de Lampião e Capital do Xaxado para mostrar a dança dos cangaceiros, apresentando uma riqueza de elementos: indumentárias, comidas, hábitos e, principalmente, histórias, narradas nas letras das canções.

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina nesta sexta (31)



Termina nesta sexta-feira (31) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, destinada a vacinar exclusivamente o público prioritário, entre eles, idosos, crianças, gestantes, profissionais de saúde e professores. De acordo com o Ministério da Saúde, a partir de segunda-feira (3), as doses restantes da campanha ficarão disponíveis para a população em geral. Até esta quarta-feira, 44,6 milhões de pessoas que buscaram os postos de vacinação, o que representa 75% da população-alvo.

“Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

INSS não pode tomar dinheiro de aposentado

Segurado que recebeu valor por decisão judicial não tem que devolver por via administrativa.

O INSS não pode descontar verbas concedidas judicialmente e recebidas de boa-fé de aposentados e pensionistas, principalmente no que diz respeito à desaposentação (quando o segurado continuava contribuindo, após a aposentadoria e conseguia recalcular o valor com os novos recolhimentos), medida considerada ilegal pelo Supremo Tribunal Federal.

A determinação partiu do próprio Supremo, e até de norma interna do INSS que barra o desconto. Mesmo com tantas decisões que impedem o débito, o instituto continua descontando diretamente nos contracheques.

Petrolândia: Vereador Evaldo critica prefeitura por corte do transporte de universitários e cobra transparência nas decisões tomadas pela prefeitura


A Câmara Municipal de Petrolândia realizou na noite desta quarta-feira (29/05/2019), mais uma reunião ordinária. Sob a presidência do vereador Joilton Pereira (PTB), a sessão registrou a presença dos vereadores Dedé de França (PSB), Delano Santos (PSB),  Dr. Eudes Fonseca (PV), Sílvio Rogério (SD), Toinho de Eugênio (SD),  Zé Pezão (PTB), Professor Evaldo (PSD), Jorge Viana (PSL) e Nilson Pescador (PSDC)

Em seu pronunciamento, o vereador Evaldo Nascimento (Professor Evaldo) voltou a criticar o governo municipal pela suspensão do transporte para estudantes que fazem faculdade em Paulo Afonso (BA), e cobrou transparência nas decisões tomadas. ''Se alguém explicar para a gente que o dinheiro acabou, e para onde foi o dinheiro, a gente vai entender. O próprio povo vai entender. O que falta é você explicar para os estudantes por que é que em dezembro de (20)18, novembro de 18, outubro de 18, setembro de 18, julho de 18, tinham recursos para pagar algo em torno de vinte e poucos mil, por mês, para o transporte universitário, e agora em 19 o recurso diminuiu e o dinheiro foi-se embora e não tem dinheiro para pagar. Então, é preciso se explicar, porque, se explicar, o homem vai compreender. É só isso que está faltando'', disparou Evaldo, chamando a atenção do presidente (Joilton), para solicitar providências da Casa Legislativa.

 (Veja vídeos abaixo).

As indicações, moção de pesar e discurso dos demais vereadores, em breve, serão postadas em destaques individuais neste blog.











Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR

Governo do Estado orienta municípios sobre o atendimento de criança e adolescentes vítimas de violências sexuais

Os direcionamentos partem da cartilha “Informações sobre o Abuso Sexual na Primeira Infância”, que aborda desde o conceito das violência até as instruções de atendimento 

As cidades de Toritama, Barreiros, Bezerros e São Lourenço da Mata receberam durante o mês de maio orientações sobre a cartilha “Informações sobre o Abuso Sexual na Primeira Infância” material que destrincha as violências sexuais contra crianças e adolescentes. Os encontros que aconteceram nos dias 6, 16, 24 e 28, respectivamente, aconteceram durante os Seminários sobre o Enfrentamento às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes e reuniram profissionais municipais da assistência social, saúde e educação. Recife recebe os direcionamentos nesta quarta-feira (29), no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), das 8h às 12h.

A cartilha aborda desde o conceito do que é o abuso sexual, como ocorrem e as implicações do crime no comportamento das crianças, até as instruções sobre como a rede de proteção se configura. O material faz parte das ações do programa estadual Atenção Redobrada, que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta quinta-feira, 30 de maio; veja lista


Mudam de idade hoje (quinta-feira 30 de maio de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Larissa Raquel, Zelia Maria, Kaly Cliz , Nadiane Queiroz, Jose Alves Junior Alves, Leideane Gomes, Joyce Raiane Pires , Neide Jesus, João Ribeiro,  Sirley Bevenuto e  Leidiane Gomes

O Blog de Assis Ramalho presta essa homenagem aos aniversariantes do dia. Felicidades para vocês, nesta data tão especial!

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho.

Danilo Cabral protocola projeto que garante eleição direta para reitores nas universidades

Foto: Sérgio Francês

O deputado federal Danilo Cabral (PSB/PE) protocolou, nesta quarta-feira (29), um projeto de lei que estabelece mecanismos e critérios para o processo de escolha de dirigentes das instituições de ensino superior. A proposta foi criada após o governo sinalizar que a indicação de reitores seria feita pelo presidente da República.

O PL do parlamentar estabelece, entre outras diretrizes, que será feita uma consulta à comunidade escolar da universidade, com votação uninominal. A nomeação deverá ser decorrente do processo de consulta, organizado pelo colegiado máximo da instituição, criado especificamente para este fim, no qual será declarado vencedor o candidato mais votado.

Em Petrolândia, clube de leitura se reúne para estudar política

Vivendo e observando um momento muito agitado da conjuntura política no Brasil, um grupo de professores, estudantes e servidores públicos de Petrolândia, no Sertão do São Francisco, decidiu estudar coletivamente para entender melhor os acontecimentos. Foi a partir dessa iniciativa que surgiu o Clube do Livro da Expressão Popular. O clube leva o nome da editora que publica os livros lidos pelo grupo. 

A Expressão Popular, fundada em 1999 em São Paulo por um grupo de militantes de vários movimentos populares, especialmente o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), já tem mais de 500 livros publicados e tem como objetivo impulsionar a formação política e ideológica de militantes de esquerda. Nascida num momento de derrotas da esquerda mundial, a iniciativa também impulsionou a criação de escolas de formação política. Uma das principais vantagens da editora em relação às outras é os preços baixos dos livros, que pagam basicamente a produção e a mão de obra, o que barateia e deixa as obras bastante acessíveis. Dentro das publicações, há leituras voltadas a política, economia, história, educação, direito, comunicação, agroecologia, gênero, diversidade sexual e questões de raça e etnia, além das leituras infantis.

É a partir do Clube do Livro, uma política de assinatura e fidelização dos clientes com baixos preços para a aquisição mensal de livros, que a leitura do clube é escolhida. O professor Daniel Filho, que faz parte do grupo, explica: “O objetivo inicial era compreender todo esse processo que a gente vive no país. Além disso, a Expressão Popular é uma editora que publica textos importantes. Daí surgiu a ideia de assinar o Clube do Livro que a Expressão oferece e daí nos encontramos mensalmente para socializar as leituras e impressões”.

Os encontros acontecem mensalmente, sempre na biblioteca pública da cidade. A cada mês, a leitura é a que é enviada pela editora. O grupo, que começou com 5 pessoas, hoje recebe um público maior, mesmo com os desafios “Ás vezes a entrega do livro atrasa para algumas pessoas. O principal desafio é fazer com que o livro chegue para todos ao mesmo tempo. A gente espera que todos os membros tenham feito a leitura para marcar os encontros. Os encontros vêm crescendo por serem abertos, quem media os debates são as pessoas que participam do clube, mas ele é aberto para toda a comunidade, então sempre aparecem novas pessoas para participar dos debates e alguns se interessam em assinar o Clube do Livro”, explica Daniel.

Nos encontros, já foram debatidos livros como “As veias abertas da América Latina”, do uruguaio Eduardo Galeano; “Agronegócio e indústria cultural”, de Ana Manuela Chã; “A reforma empresarial da educação - Nova direita, velhas ideias”, de Luiz Carlos de Freitas e “Amazônia - riqueza, destruição e saque”, de Gilberto de Souza Marques. O próximo encontro do grupo acontece no dia 3 de junho. As leituras da vez serão “Apontamentos para a teoria do autoritarismo” e “Reflexões sobre a construção de um instrumento político” do sociólogo e político Florestan Fernandes. O encontro inicia às 19h na Biblioteca Pública Municipal Barão de Mauá, que fica na Av. dos Três Poderes, 872, Centro.

Por Vanessa Gonzaga
Brasil de FatoEdição: Monyse Ravenna

Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco retoma reforma em centro de artesanato em Limoeiro

Foto: Eduarda Santana/Prefeitura Municipal de Limoeiro

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, recebeu o prefeito de Limoeiro/PE, João Luís Ferreira Filho, artesãos e entidades das região, nesta segunda-feira (27), para discutir a retomada das obras no Centro de Artesanato do Vale do Capibaribe, em Limoeiro. A reforma foi iniciada em 2010, sofreu paralisações, e tem como novo prazo de conclusão, anunciado pelo secretário, para janeiro de 2020.

“A reforma do Centro de Artesanato do Vale do Capibaribe, em Limoeiro, figura desde 2010 no calendário de obras em prioridade. Agora, com uma reformulação no projeto, pretendemos entregar o espaço ao povo de Limoeiro até o começo de 2020”, comenta Novaes.

Programação junina da Prefeitura de Paulo Afonso tem Amado Batista, Samyra, Adelmário e forró pé de serra


A partir do dia 20 de junho a Prefeitura de Paulo Afonso abre os festejos juninos no município. Este ano, a novidade é o São João que acontece no Coreto, no Centro, e reúne o pé de serra com uma programação voltada para as famílias que curtem o tradicional forró, seguindo até o dia 24.

O São Pedro no BTN atesta a tradição com os grandes shows, reunindo nomes da música nacional e um grande público. A abertura, que acontece no dia 28, traz Adelmário Coelho; no dia 29, Amado Batista e no dia 30, Samyra.

Mais de 700 hectares de reservas legais em assentamentos estaduais foram identificados pelo Iterpe

Foto: Mirthis Novaes/Comunicação Iterpe

Durante o primeiro quadrimestre de 2019, a gestão das áreas ambientais dos assentamentos públicos estaduais, realizada pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado - Iterpe, através da Unidade de Meio Ambiente (UNIMA), acompanhou áreas de reservas legais que ultrapassam 700 hectares. A área levantada corresponde ao trabalho realizado pelos engenheiros florestais do órgão em sete assentamentos.

O levantamento foi feito em 43 reservas legais visando elaborar laudos técnicos para subsidiar ações realizadas em conjunto com as associações de agricultores familiares. “O balanço das ações ambientais, apresentadas na semana de comemoração do Meio Ambiente, contribui na regularização das famílias de agricultores que vivem em assentamentos do Estado de Pernambuco”, reforçou o presidente do Iterpe, Altair Correia.

São João de Serra Talhada terá videomonitoramento



Para reforçar a segurança durante as festas juninas, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) realiza, do dia 31 de maio até o dia 30 de junho, a Operação São João. Neste São João, o videomonitoramento, que era feito somente no Recife nos anos anteriores, será estendido para outros municípios - além da capital, haverá também em Caruaru, no Ageste, e Serra Talhada, no Sertão.

"A ampliação do videomonitoramento no Estado se deu pela necessidade de realizar uma cobertura de segurança maior já que as festas são tão capilarizadas", afirmou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Este ano, o esquema de segurança conta com 28.152 postos de trabalho, 1.946 a menos que em 2018, quando foram criadas 30.098 jornadas de trabalho. O valor empregado na segurança no período junino deste ano é de R$ 2,5 milhões, o mesmo investimento do ano passado. A segurança conta com a ação de 4.457 policiais civis, 17.290 policiais militares, 288 policiais científicos, 5.621 bombeiros, 65 profissionais do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e 431 da corregedoria.

Pernambuco terá no período junino 600 polos descentralizados de segurança, 150 a menos do que em 2018. Segundo o secretário, o número de postos de trabalho reduziu porque 2018 foi ano de Copa do Mundo e, por isso, teve uma concentração maior de polos. “A secretaria recebeu um número menor de demanda do que em 2018. Mas o investimento continua o mesmo", ressaltou. O secretário explicou que a ativação dos mais das 28 mil jornadas faz com que as vagas de trabalho estejam disponíveis para um mesmo profissional atuar mais de uma vez, porém com períodos intercalados.

Segundo o coronel da Policia Militar Vanildo Maranhão, os policiais atuarão em patrulhas, plataformas elevadas, realizando abordagens e prevenindo a ação de criminosos. “Nós distribuiremos, através do planejamento operacional, os policiais em todo o Estado”, afirmou.

O Agreste e a Zona da Mata, onde se concentram a maior quantidade de pessoas, receberão 11.309 policiais militares, 1.938 civis, 4.003 bombeiros, 30 GTA, 250 policiais da corregedoria e 104 policiais científicos. O público esperado em todo o Estado é de cerca de 2,5 milhões.

De acordo com o coronel comandante do Corpo de Bombeiros, Manoel Cunha, o efetivo atuará na área técnica de regularização dos pátios de eventos e nas barracas de fogos. “É prudente informar que todo evento que esteja dentro de uma estrutura condensada tem o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros e os locais de venda também passam por regularização”, afirmou.

Delegacias móveis
Em Caruaru, funcionarão três Delegacias Móveis - uma no pátio de eventos, uma no Alto do Moura e outra na Feira de Artesanato, sempre aos sábados e domingos. A meta é atender demandas com mais rapidez.

Alerta Celular
Os pátios de eventos do Recife, de Gravatá e de Caruaru receberão equipes, no período de 22 a 26 de junho, que estarão registrando o IMei do telefone da população no sistema Alerta Celular, da SDS. Além disso, os policiais farão abordagens a suspeitos e consultarão o número de identificação do aparelho celular, podendo encontrar possíveis aparelhos roubados.

Por Folha dePE

No Dia Mundial sem Tabaco, a Fundação do Câncer promove a causa e relembra suas principais ações de conscientização


A Instituição reforça o conceito #EuMeImporto, traduzindo uma cultura de empatia e respeito pelas pessoas
No dia Mundial sem Tabaco (31/05), a Fundação do Câncer apresenta sua nova campanha, ‘’Importe-se com alguém além de você’’, com o objetivo de conscientizar a população sobre os impactos do tabaco para a saúde individual e coletiva, bem como os problemas ambientais que gera. A ação faz parte do conceito #EuMeImporto, tônica da Instituição que traduz a cultura de empatia e respeito pelas pessoas.

Além das peças publicitárias informativas divulgadas a partir de 22 de maio nas redes sociais da Instituição, a ação conta com depoimentos de um entusiasta da causa antitabagista e de duas personalidades que decidiram parar de fumar por conta da campanha de Dia Mundial do Câncer, promovida pela Fundação do Câncer em fevereiro deste ano.

Fortaleza vai sediar na próxima sexta-feira (31) instalação e posse da Academia Brasileira de Direito

Entidade será presidida por um cearense pelo biênio 2019-2021 e contará com representantes de todos os estados do país

O dia 31 de maio representará um momento histórico para a área jurídica brasileira. Isto porque Fortaleza vai sediar a solenidade de instalação e posse da Academia Brasileira de Direito (ABD). O ato acontecerá no Hotel Sonata de Iracema, às 19h30 e deve reunir autoridades e juristas de todo o País. A instituição será presidida pelo advogado e professor universitário cearense, Roberto Victor Ribeiro.

A Academia terá como diferencial "não só disseminar a cultura e o aprimoramento do conhecimento jurídico, mas, acima de tudo, aproximar-se da sociedade para que possamos, cada vez mais, caminhar de mãos dadas com os futuros cientistas jurídicos”, explica Roberto Victor.