sexta-feira, 6 de março de 2015

Supremo abre inquérito contra políticos envolvidos na Lava Jato; veja nomes aqui


O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta sexta-feira (6) autorizar a abertura de inquérito para investigar 49 pessoas – das quais 47 políticos – suspeitos de participação no esquema de corrupção da Petrobras revelado pela Operação Lava Jato.

Entre eles, há 22 deputados federais, 12 senadores, 12 ex-deputados e uma ex-governadora, pertencentes a cinco partidos, além de dois dos chamados "operadores" do esquema – o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e lobista Fernando Soares, o "Fernando Baiano".

O PP é o partido com mais políticos entre os que responderão a inquéritos (32). Em seguida, vêm PMDB (sete), PT (seis), PSDB (um) e PTB (um).

Não há governadores de estado na lista. Eventuais casos de governadores deverão ter os pedidos de abertura de inquéritos entregues na próxima semana pela Procuradoria Geral da República ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que tem atribuição de investigar governadores – nos casos das investigações de deputados e senadores, o foro é o STF.

Teori Zavascki retirou o segredo de justiça de todos os procedimentos de investigação. Segundo ele, não existe “interesse social” no sigilo das informações. “Pelo contrário: é importante, até mesmo em atenção aos valores republicanos, que a sociedade brasileira tome conhecimento dos fatos relatados”, argumentou.

O anúncio dos nomes foi feito a partir das 20h25, depois de um dia de intensa ansiedade nos meios políticos de Brasília. Uma assessora do Supremo leu os nomes dos parlamentares alvos dos inquéritos. São os seguintes, por partido:

PP
- Senador Ciro Nogueira (PI)
- Senador Benedito de Lira (AL)
- Senador Gladson Cameli (AC)
- Deputado Aguinaldo Ribeiro (PB)
- Deputado Simão Sessim (RJ)
- Deputado Nelson Meurer (PR)
- Deputado Eduardo da Fonte (PE)
- Deputado Luiz Fernando Faria (MG)
- Deputado Arthur Lira (AL)
- Deputado Dilceu Sperafico (PR)
- Deputado Jeronimo Goergen (RS)
- Deputado Sandes Júnior (GO)
- Deputado Afonso Hamm (RS)
- Deputado Missionário José Olímpio (SP)
- Deputado Lázaro Botelho (TO)
- Deputado Luis Carlos Heinze (RS)
- Deputado Renato Molling (RS)
- Deputado Roberto Balestra (GO)
- Deputado Roberto Britto (BA)
- Deputado Waldir Maranhão (MA)
- Deputado José Otávio Germano (RS)
- Ex-deputado e ex-ministro Mario Negromonte (BA)
- Ex-deputado João Pizzolatti (SC)
- Ex-deputado Pedro Corrêa (PE)
- Ex-deputado Roberto Teixeira (PE)
- Ex-deputada Aline Corrêa (SP)
- Ex-deputado Carlos Magno (RO)
- Ex-deputado e vice governador João Leão (BA)
- Ex-deputado Luiz Argôlo (BA) (filiado ao Solidariedade desde 2013)
- Ex-deputado José Linhares (CE)
- Ex-deputado Pedro Henry (MT)
- Ex-deputado Vilson Covatti (RS)

PMDB
- Senador Renan Calheiros (AL), presidente do Senado
- Senador Romero Jucá (RR)
- Senador Edison Lobão (MA)
- Senador Valdir Raupp (RO)
- Deputado Eduardo Cunha (RJ), presidente da Câmara
- Deputado Aníbal Gomes (CE)
- Ex-governadora Roseana Sarney (MA)

PT
- Senadora Gleisi Hoffmann (PR)
- Senador Humberto Costa (PE)
- Senador Lindbergh Farias (RJ)
- Deputado José Mentor (SP)
- Deputado Vander Loubet (MS)
- Ex-deputado Cândido Vaccarezza (SP)

PSDB
- Senador Antonio Anastasia (MG)

PTB
- Senador Fernando Collor (AL)

Operadores do esquema
- João Vaccari Neto, tesoureiro do PT
- Fernando Soares, o Fernando "Baiano"

Arquivamentos

Petrolândia: 1º 'Adorai de Encontro de Bandas' acontece neste sábado na Igreja de Cristo Pentecostal


Em entrevista ao blog, Pêu ex-craque do Flamengo fala de sua carreira e de suas glórias vividas no time de Zico

Pêu em entrevista a Assis Ramalho (Foto: Júnior Barrocão)
Peu (último jogador agachado da esquerda para direita) no Flamengo (Foto: Arquivo/Museu dos Esportes)
Foto oficial do elenco do Flamengo Campeão Mundial. Agachado, Peu é o primeiro da esquerda para a direita

O atacante Júlio dos Santos Ângelo não é muito conhecido por seu nome. Apenas três letras (P-E-U) identificam o alagoano que participou de importantes conquistas da "Geração de Ouro" do Flamengo, na década de 80.

Peu nasceu em Maceió, onde começou sua história em campo no Centro Sportivo Alagoano (CSA). A mãe de Peu era lavadeira do clube e o pai dele foi segurança, roupeiro, uma espécie de "faz tudo". Foi assim, desde menino, que ele foi criado entre os jogadores e a bola, tirando lições valiosas.
Aos 15 anos Peu já jogava pelo azulino alagoano e ainda muito jovem conquistou títulos nas categorias de base. Aos 17, já atuava entre os profissionais. Como o CSA revelava jogadores para os times do Rio de Janeiro e de São Paulo, em 1981 Peu foi parar no Flamengo de Zico & Cia.

Atacante eficiente com excelente domínio de bola, toques precisos, Peu só não teve mais oportunidades de se destacar no Flamengo porque caiu num time mágico. Por conta disso sempre foi um reserva de luxo, um jogador extremamente capaz, mas que quase sempre começava o jogo no banco de reservas. Nem por isso ele era triste. Muito pelo contrário! Alvo preferido das brincadeiras dos jogadores, principalmente de Zico, Peu sempre teve espírito jovial e alegre.

Foram quatro anos na Gávea, onde viveu um período muito intenso na história do clube. Peu teve a oportunidade de dar a volta olímpica três vezes na Taça Guanabara, uma no Carioca, venceu um Brasileiro, a Libertadores e o Mundial. Quer mais? Bom, é o suficiente para colocá-lo na galeria de grandes campeões pelo clube.

Ao deixar o Flamengo, Peu ainda se aventurou por uma série de times pelo Brasil e também no exterior. Foi campeão em Pernambuco (pelo Santa Cruz), e no Paraná (pelo Atlético), jogou ao lado de Raí no Botafogo de Ribeirão Preto e foi campeão mexicano com o Monterrey, em 1986. Ainda passeou por diversos Estados até encerrar definitivamente a carreira, aos 34 anos, levantando o título alagoano pelo clube que o revelou, o CSA.

Depois de pendurar as chuteiras, iniciou sua carreira de técnico sem sair da terra natal. Primeiro no Comercial AL, em 1996, depois no Dínamo AL, campeão das segunda divisão estadual, e posteriormente no Murici.
De lá para cá treinou times de base, como o Rio Negro RR e, em 2004, foi convidado para comandar o Itacuruba (PE) , na Série C do Campeonato Brasileiro.

No último domingo, 1º de março, o ex-craque do Flamengo, que agora é diretor das categorias de base do CSA, esteve em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, onde realizou testes com dezenas de jovens atletas no campo da Vila Dr. Francisco Simões de Lima, mais conhecido como campo da Vila dos Pescadores. Na oportunidade, o ex-craque do Flamengo concedeu entrevista exclusiva ao Blog de Assis Ramalho.

Confira abaixo a entrevista.

Assis Ramalho: Peu, primeiramente eu gostaria que você, que foi um ídolo do futebol alagoano e que brilhou no melhor time de todos os tempo do Flamengo, fizesse uma avaliação sobre a sua vinda aqui a Petrolândia para observar jovens talentos para o CSA de Alagoas, time pelo qual você iniciou a sua brilhante e vitoriosa carreira.

Pêu: Pra mim é um prazer estar aqui em Petrolândia, porque a minha vinda aqui faz parte de um projeto que a gente tem, que é de fazer um CSA forte e, para que isso venha a acontecer, a gente tem que começar pelas categorias de base. Então, nós estamos montando esta base para que, daqui a poucos anos, a gente possa colher os frutos que nós estamos plantando agora, que é essa garatoda que nós estamos observando, não só em Petrolândia como em outras cidades. Fico honrado em ter recebido essa função do CSA, que é o clube onde eu iniciei a minha carreira e que tem mais de um milhão de torcedores.

Assis Ramalho: Quais os primeiros procedimentos tomados em relação a esses garotos que forem aprovados?

Peu: O primeiro procedimento é pegar a autorização com os seus pais. Os garotos que forem aprovados hoje (domingo 1º), sendo liberados pelos pais, daqui a uns 20 dias já irão viajar para Maceió para iniciar os trabalhos no CSA.

Assis Ramalho: Chegando lá, os garotos vão receber total assistência do clube, a exemplo de alojamento, alimentação, eles terão assistência total do clube?

Peu: Chegando lá, eles ficam no alojamento que fica no campo (CT- Centro de Treinamento), e terão a alimentação necessária. Inclusive, nós fechamos uma parceria com uma empresa e os atletas vai poder fazer fisioterapia, e eles também terão acompanhamento de nutricionistas e de psicólogos. Emfim, lá nós damos todas as condições para que eles se tornem grandes jogadores.

Assis Ramalho: Pru, eu gostaria que você fizesse um resumo de sua brilhante carreira, já que você iniciou e brilhou no CSA, tendo saído de lá, ainda muito jovem, quando foi contratado pelo Flamengo, que naquela época tinha um super elenco, era o todo poderoso time comandado por Zico, na época o melhor jogador do futebol brasileiro. Como foi para você chegar lá e, de repente, estar jogando no meio daquelas feras todas? Eu acho que para você foi um sonho realizado, não?

Peu: Pra mim, foi algo muito importante, muito bom e muito gratificante. Na minha carreira eu ganhei muitos títulos. No CSA, por exemplo, eu comecei com 10 anos de idade, onde fui campeão em todas as categorias de base. Já como profissional, eu conquistei títulos alagoanos e também fui vice-campeão brasileiro pelo CSA da Taça de Prata (o que hoje representa a série B no futebol brasileiro). Depois, como você disse, eu fui contratado pelo Mengão, e lá eu vivi grandes momentos e conquistei grandes títulos. No mengão eu fui campeão da Taça Guanabara por três vezes, campeão carioca, campeão brasileiro, campeão da Libertadores e campeão mundial em 1981. Depois eu fui para o Monterrey do México, onde também fui campeão, de lá voltei para o futebol brasileiro, onde joguei no Atlético paranaense, no Cruzeiro, no Botafogo de Ribeirão Preto. Aliás, no Botafogo de Ribeirão Preto eu joguei com Raí. Também joguei no Santa Cruz, entre outros times. Então, com todo esse currículo que eu passei para você, eu me sinto preparado para fazer um bom trabalho nas categorias de base do CSA.

Assis Ramalho: Ainda em relação à sua passagem pelo Flamengo, como você foi recebido pelos jogadores da Gávea?  Eu pergunto isso porque, na época, o time era cheio de grandes estrelas. Além do seu astro maior, que era o Zico, tinha também o Júnior, o Leandro, o Mozer, Andrade, Adílio, Tita, Raul, entre outros. Todos eles lhe receberam bem?

Peu: É verdade, pra mim foi algo inesquecível. De repente você está ali, no meio daquelas feras todas. Mas posso lhe dizer que eu fui muito bem recebido por todos e vou aproveitar essa oportunidade e contar uma coisa. Você sabe que aquele grupo era um grupo onde quase todos foram formados na base do Flamengo. Aquele elenco tinha quase trinta jogadores, e no meio deles só tinha quatro que não tinham sido feitos em casa (no Flamengo), que éramos eu, Lico, Raul Plasma e (Paulo César) Carpergiani. Então, como era um grupo feito em casa, era um grupo muito unido e super fechado. E pelo que eu sentia, eram eles quem decidiam quem era o jogador que ia ficar, porque o jogador tinha que ser bom de bola e bom de grupo.

Assis Ramalho: Mas você, até onde eu sei, caiu nas graças do grupo porque na época eu me lembro que os jogadores do Flamengo, principalmente o Zico, gostavam muito de brincar com você, e dava para perceber que eles tinham um carinho muito grande por você, o que não era pra qualquer um. Aliás, ainda nos tempos de hoje, depois de mais de 30 anos, a gente ainda vê o Zico lembrando de você, falando do seu jeito divertido no Flamengo da época. Como é ter conquistado a amizade de Zico e ser amigo dele até hoje?

Pêu; É verdade, você disse muito bem. Pra mim é um privilégio muito grande ser amigo do Zico, até os tempos de hoje. Inclusive, recentemente indicaram um atleta da Paraíba pra ele (Zico), e ele me mandou ir lá, olhar esse atleta. Eu fui, dei o aval positivo e ele levou. Aproveito pra dizer pra você que no dia 26 de março, Zico vai estar em João Pessoa onde vai acontecer um jogo de masteres entre ex-jogadores do Corinthians (Amigos de Viola) e ex-jogadores do Flamengo (Amigos de Zico), e eu estarei lá a convite do Zico, que é meu amigo.

Assis Ramalho: Ao que parece, aquele grupo do Flamengo era muito unido, porque até hoje os jogadores estão sempre se encontrando, estão sempre programando algum evento para se ter um motivo de estar juntos, muito diferente dos tempos de hoje em que a gente não vê amizade nenhuma na classe dos atuais jogadores.

Peu: Você está muito certo, porque aquele time virou uma família. O pessoal está sempre ligando um para o outro, querendo saber como ele está, se está precisando de alguma coisa. É como você disse, todos procuram inventar um evento para estarem juntos novamente.

Assis Ramalho: Entre os muitos jogos e os muitos gols marcados por você, qual o jogo e o gol que mais lhe marcou em sua carreira?

Peu: Olha, eu acho que um gol que me marcou muito, foi um que eu fiz na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1982, contra o Guarani, no Maracanã com 145 mil torcedores. O Zico fez o primeiro e eu fiz o segundo, e nós vencemos por 2 x 1. Aquele resultado deu a nós o direito de decidir o título com o Grêmio, onde fomos campeão no Olímpico ganhando por 1 x 0, com gol de Nunes. No primeiro jogo, no Maracanã, foi 1 x 1, com gol de Zico. Então, aquele jogo e aquele gol contra o Guarani, foi um jogo e um gol inesquecível. Mas, tem um outro gol que foi muito importante na minha carreira, que foi o que eu marquei na decisão do Campeonato Alagoano de 1980, aos 47 minutos do segundo tempo, diante do nosso arquirrival CRB. Vencemos por 2x1 e fomos campeões. Naquele jogo o placar estava 1 x1, o CRB jogava pelo empate e o meu irmão Jorge Siri tinha perdido um pênalti. Então, quando tudo parecia perdido, aconteceu um lateral para o nosso time, e eu rapidamente pedi a bola. Ao receber a bola, eu driblei dois jogadores e chutei de fora da área, no ângulo. A bola bateu na trave e entrou. Aquele gol foi muito importante porque, além de ter dado o título ao CSA, eu consegui livrar a pele do meu irmão, que tinha perdido o pênalti, e aquele pênalti poderia prejudicar a carreira dele, porque tinha sido diante do CRB, o maior adversário do CSA.

Assis Ramalho: Peu, o que é que você ainda lembra daquela decisão histórica do Mundial de 1981, quando o Flamengo foi campeão no Japão, diante do Liverpool da Inglaterra. Eu já ouvi jogadores, inclusive o Zico e o Júnior, afirmarem que os jogadores ingleses ironizaram os jogadores do Flamengo antes da decisão. Isso foi verdade?

Peu: Sim, foi verdade. O que aconteceu foi que os jogadores do Liverpool achavam que o jogo já estava decidido, e que eles iriam ser campeões com a maior facilidade. Essa ironia que você citou aconteceu na véspera do jogo, quando nós (jogadores do Flamengo) fomos fazer o reconhecimento do campo. Quando nós chegamos, eles tinham acabado de fazer o reconhecimento do campo e ficaram olhando pra nós e rindo. Como eles eram todos jogadores altos, chamados de 'sangue puro', olharam pra nós, que éramos na maioria franzinos, e começaram olhar um para o outro e começaram a tirar sarro da cara da gente, inclusive nos chamando de desnutridos e "passa-fome". No final do jogo nós ganhamos de 3 x 0, e aí eles viram que a gente realmente tinha fome, mas era fome do título mundial, que ganhamos dando "olé". Aliás, como os gols foram marcados no primeiro tempo (dois de Nunes e um de Adílio), no segundo tempo eles, para não levar uma goleada maior, jogaram retrancados. (Peu abriu um largo sorriso ao responder).

Assis Ramalho: Peu, muito obrigado por sua atenção com a nossa reportagem, e deixo o espaço para você fazer suas considerações finais da entrevista.

Peu: Eu deixo um abraço para todos os torcedores do Flamengo aqui de Petrolândia e região, que na época torceram por mim, e também para os torcedores mais jovens, que não tiveram a oportunidade de ver Peu jogar, nem ver aquele time maravilhoso do Mengão. Também deixo um abraço para os torcedores dos demais times, porque futebol é festa, é alegria e a rivalidade fica apenas dentro de campo, quando a bola rola. Eu também quero deixar um abraço pra você que fez essa bonita entrevista comigo e que vai servir para aqueles que não conheciam a minha história no futebol. Gostei muito da entrevista, fiquei muito feliz com as suas lembranças, que fizeram com que eu voltasse àqueles bons tempos. Muito obrigado,e mais uma vez parabéns pela entrevista.

Prefeitura recupera estrada rural e beneficia oito comunidades em Afogados da Ingazeira


A Prefeitura de Afogados da Ingazeira concluiu nesta sexta (06), a recuperação dos 14 quilômetros da estrada que liga o município ao distrito de Pelo Sinal, município de Solidão. A ação beneficiou diretamente os moradores das comunidades rurais dos Sítios Barra, Nazaré, Alça de Peia, Jati, Jatobá de dois riachos, Dois Riachos, Laje do Gato e Gameleira.

O serviço foi realizado pelas máquinas do município: retroescavadeira, patrol, pá carregadeira e caminhões caçamba. No cronograma da Secretaria de Agricultura, as próximas estradas a serem recuperadas serão as dos Sítios Inveja e Quixaba dos Liberais. “É uma ação importante e que garante uma melhor trafegabilidade para quem vive na zona rural de Afogados. Nossas máquinas estão trabalhando a todo vapor para garantir a melhoria das estradas e a limpeza de açudes e barragens comunitárias,” destacou o Prefeito de Afogados, José Patriota.

Prefeitura de Afogados da Ingazeira/Núcleo de Comunicação Social

Mulheres são orientadas para prevenir doenças cardíacas por especialistas


"A mulher precisa prestar atenção principalmente ao peso, mas na pressão arterial, na glicose e no colesterol”, é o alerta feito hoje (6) pelo cardiologista Ivan Cordovil, segundo o qual a prevenção é fundamental e para isso é preciso fazer exames de seis em seis meses.

Chefe da divisão de hipertensão do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o médico participou da campanha de prevenção da saúde cardiovascular feminina realizada no Largo do Machado, no bairro do Flamengo, zona sul do Rio, para conscientizar as mulheres de que a hipertensão e a obesidade estão fortemente ligadas às doenças cardíacas.

Ivan Cordovil adverte ainda que, depois dos 20 anos de idade, as mulheres devem fazer exames de sangue, obrigatoriamente, duas vezes por ano, porque existem doenças que acarretam o aumento da pressão arterial durante o período da gravidez, o que pode levar à mortalidade fetal.

Petrolândia: Agência de Empregos CLD anuncia vagas para pedreiros em obra em São Paulo


Carlenildo Gabriel, diretor da Agência de Empregos CLD, sediada no Bairro Nova Esperança, em Petrolândia, informa que há vagas para pedreiros na Contrutora Realiza Itapeva, para acabamento de obra em prédio de São Paulo.

Segundo Carlenildo, o salário é de R$ 1.429, mais produção. Se nao atingir a meta, ganha 2 mil; se atingir, ganha pela produçao que é bem mais. O empregador oferece alojamento.  

Contatos: (87) 9999-8654 (Tim) e (87) 9140-9351 (Claro)

Informações: Carlenildo Gabriel/Agência de Empregos CLD

Comissão para avaliar PPPs ganha força com decisão do TCE, afirma Silvio Costa Filho

Foto: João Bita/Alepe

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) apontou como muito positiva a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) que solicitou a planilha detalhada e consolidada dos gastos com a construção da Arena da Copa.

Silvio informa que a bancada de oposição já colheu as assinaturas suficientes para a criação da comissão, e que na próxima semana a proposta será votada em plenário. A partir daí, uma série de reuniões e audiências públicas serão realizadas.

Para o parlamentar, a decisão do TCE reforça a proposta de criação da comissão especial para discutir a situação das Parcerias Público-Privadas (PPPs) implantadas pelo Governo do Estado, sobretudo a Arena da Copa e o presídio de Itaquitinga. Segundo Silvio, o fato do TCE-PE identificar obscuridades nos gastos com a Arena da Copa justifica plenamente a iniciativa da bancada da oposição.

Pronatec Campo será implantado em Petrolina neste semestre

Jorge Assunção, Antenor Aparecido e Júlia Aires (Foto: Laiane Oliveira)

Na última semana, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário de Petrolina, Jorge Assunção, esteve em Recife para uma reunião com o Comitê do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego em Pernambuco, na modalidade Campo. O intuito do encontro foi discutir os detalhes da implantação deste segmento do Pronatec em Petrolina.

Estiveram presentes a coordenadora nacional do Pronatec Campo pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, Julia Aires, o responsável pela Delegacia Estadual do MDA em Pernambuco, Antenor Aparecido, além de diversos representantes de entidades do setor agrícola, como Incra, MST, CPT, entre outros.

Para Petrolina, já estão definidos três modalidades de cursos. As inscrições e início das aulas estão previstos ainda para o primeiro semestre deste ano.

O Pronatec Campo atua na Formação profissional para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável em bases territoriais e agroecológicas. Só para o primeiro semestre deste ano o Governo Federal disponibilizou 120 mil vagas para todo o Brasil, em vários eixos tecnológicos diferentes, para atender o máximo de público do meio rural.

Petrolândia: Prepare-se para concurso da Guarda Municipal no Focus Preparatório. Início das aulas em 10 de março.

Foto: Assis Ramalho

O Curso preparatório FOCUS está com vagas para o preparatório para a Guarda Municipal de Petrolândia-PE. A realização de concurso foi determinada pelo MPPE no segundo semestre de 2014. 

Comece seus estudos agora, pois quem se prepara com antecedência terá mais chance de ser aprovado. Quem não fizer curso preparatório vai ficar para trás! 

Inscrições até o dia 7 de março
Início das aulas 10 de março de 2015

Curso com cinco meses de duração

Os professores do Focus Preparatórios são qualificados profissionalmente para o ensino das disciplinas do curso. Confira:
Osmar Brandão - Português
Roberto Oliveira - Raciocínio Lógico
Ana Catarine Queiroz - Direito Constitucional e Administrativo
Roberto Fonseca - Direito Penal e Processo Penal
Equipe administrativa: Celiana e Natália Lima

Matrículas na Essencial Perfumaria, na Av. Auspício Valgueiro Barros, Quadra 07 - Petrolândia (PE). Mais informações com Celiana Almeida (87-9915-8361) e Natália Lima (87-9939-2394.


Informações: Equipe Focus.

Petrolândia: Fabiano, presidente da Câmara de Vereadores, relembra importância do dia 6 de março


O vereador Fabiano Jaques Marques, presidente da Câmara Municipal de Petrolândia, divulgou na rede social Facebook, nesta sexta-feira (06), postagem em que relembra a importância desta data para a história do município. 

"Há exatamente 27 anos, deixávamos a nossa antiga Petrolândia para em uma nova cidade darmos continuidade às nossas vidas e aos nossos sonhos cheios de esperança. Passado todo esse tempo, chegamos à conclusão que a nossa gente, junto aos que aqui chegaram para viver, trabalhar e criar seus filhos, construíram uma nova história de desenvolvimento, fé e esperança para nossa querida Cidade. Parabéns, Petrolândia!"

O dia 6 de março é feriado municipal em Petrolândia, em comemoração da transferência da sede do município da velha para a Nova Petrolândia, antes da inundação de parte do território para formação do Lago de Itaparica, represa da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga.  

"Em 2006 fiz um projeto de Lei nº 010/2006, de minha iniciativa, com apoio total dos petrolandenses, para oficializar o dia 06 de março como sendo a data que marcou mais uma página da História de Petrolândia: a mudança da Petrolândia Velha para a Nova Petrolândia. Essa data, no ano de 1988, foi um dia emocionante, com a chegada do nosso Padroeiro, São Francisco de Assis, à Praça dos Três Poderes, na nova cidade, com a participação de padre Henrique, do Juiz de Direito e outras autoridades, como vice-prefeito, vereadores e todas as famílias petrolandenses", esclareceu a vereadora Maria do Socorro Santos de Souza (Dona Santa), autora do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Petrolândia que instituiu o feriado municipal.

Notícias relacionadas:

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Facebook Fabiano Marques 

Fernando Bezerra Coelho cobra ações para o Vale do São Francisco


O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) cobrou do Governo Federal medidas emergenciais para evitar que a região do Vale do São Francisco sofra com o prolongamento da crise hídrica. O Senador lembrou que o Vale sustenta uma cadeia econômica importante para todo o Nordeste, a partir da fruticultura irrigada, que gera mais de 240 mil empregos e gera uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 2 bilhões.

“Para se ter uma ideia do que o Vale representa, a indústria metal mecânica no ABC Paulista emprega atualmente 150 mil pessoas, segundo pesquisa de empregos da Fundação do Sistema Estadual de Análise de Dados, a Seade”, disse o senador, comparando o volume de postos de trabalho do Sertão.

Fernando defendeu que o Governo Federal adote medidas como a suspensão do plantio de novas áreas nos perímetros irrigados e a retirada da tarifa bandeira vermelha dos consumidores, cuja energia se destina a irrigação de áreas localizadas na região do semiárido nordestino. “No Vale do São Francisco, os empreendimentos de fruticultura estão distribuídos em três categorias: pequenos, com até 20 hectares, que somam 94%, os médios, entre 20 e 50 hectares, representam 4%, e os grandes, acima dos 50 hectares, que são 2%.

Abaixo, link para pronunciamento no youtube.
Clique>https://www.youtube.com/watch?v=7WK4bVbJhqY

Assessoria de Imprensa - Fernando Bezerra Coelho

Petrolândia: Restaurante Donna Júlia anuncia cardápio especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher


O Restaurante Donna Júlia, parceiro do Blog de Assis Ramalho, oferece cardápio especial no dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo domingo (08).

Restaurante Donna Júlia
Tempero diferente para seu dia a dia
Av. Djalma Wanderley, 397-B (pátio do Posto Rodrigás)
Petrolândia (PE)
Horário de funcionamento: Diariamente das 6h30 às 21h30, exceto domingos à noite.

Telefone: 87-3851-2121
Blog de Assis Ramalho
Informações: Direção do Restaurante Donna Júlia

Petrolândia: Manutenção técnica na estação repetidora da Serrota restabelece sinal de TVs

Centro de Recepção e Transmissão de Televisão e Telefones Rurais de Petrolândia no Mirante da Serrota (Foto: Lúcia Xavier)

O secretário de Cultura, Esportes e Lazer de Petrolândia, Ítalo Leite, entrou em contato com o Blog de Assis Ramalho para informar a realização de manutenção na estação repetidora de TVs, localizada no Mirante da Serrota.

Moradores da cidade reclamavam há meses da péssima qualidade do sinal de TV.

Canal 5 - TV Novo Tempo
Canal 7 - TV Band (sinal da BA, por enquanto)
Canal 9 - TV Asa Branca/Globo Nordeste
Canal 11 - TV Jornal/SBT

De acordo com Ítalo, em breve, Petrolândia vai receber também o sinal da TV Record.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Ítalo Leite/Prefeitura Municipal de Petrolândia

Micros e pequenas empresas já podem ser fechadas em até três dias em Pernambuco


Os microempresários e donos de empresas de pequeno porte já estão podendo dar baixa em seus negócios em um prazo que vai de 1 a 3 dias em Pernambuco. Para isso, basta apenas fazer a solicitação por meio do portal da Junta Comercial de Pernambuco na Internet (www.jucepe.pe.gov.br). No site, o empresário preenche os dados da empresa e o formulário de distrato padrão que é gerado pelo sistema. Depois disso, só é necessário imprimir, assinar os documentos, pagar a taxa e dar entrada na Jucepe. Não são mais necessárias as certidões de débitos tributários, previdenciários e trabalhistas, explica a presidente da Junta, Terezinha Nunes.

A simplificação do processo de baixa em micro e pequenas empresas faz parte da primeira etapa do Programa Bem Mais Simples Brasil, lançado pelo Governo Federal com o objetivo de desburocratizar os processos para abertura e fechamento de pequenas e médias empresas. O programa tem como meta final a baixa automática das empresas pela Internet e a abertura de novos negócios em um prazo máximo de apenas cinco dias. A previsão para a implantação total do programa é de cinco anos.

Por assessoria do governo de PE

Kaio Maniçoba requer depoimento de Pedro Barusco na CPI da Petrobras

Kaio Maniçoba na Câmara (Fotos: Divulgação)

O deputado federal Kaio Maniçoba (PHS-PE), eleito 3º vice-presidente na CPI da Petrobras, já teve dois requerimentos aprovados pelos integrantes da comissão na segunda reunião do colegiado realizada nesta quinta-feira (5), em Brasília. Um deles é sobre a convocação para a CPI do ex-gerente de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco, quem acusou o PT, em delação premiada, de receber entre US$ 150 milhões e US$ 200 milhões em propina de 90 contratos da estatal entre 2003 e 2013. O presidente da CPI, Hugo Motta (PMDB-PB), quer ouvir Barusco ainda na próxima terça-feira (10), quando acontece a terceira comissão.

De acordo com o deputado Kaio Maniçoba, o depoimento do ex-gerente da Petrobras “vai ajudar a esclarecer um dos maiores escândalos de corrupção já visto na história do Brasil, e a atuação dos deputados segue firme em defesa do país”.

O outro requerimento do deputado pernambucano diz respeito à solicitação ao Tribunal de Contas da União (TCU), Ministério Público Federal (MPF) e Controladoria Geral da União (CGU) para não fazerem acordo de leniência com empresas.

Tríplice viral para crianças com alergia ao leite de vaca já está disponível


Pais de crianças com alergia à proteína do leite da vaca já podem procurar os postos de saúde para vacinar os filhos com a tríplice viral, que protege contra o sarampo, a rubéola e a caxumba. A imunização dessas crianças havia sido suspensa no ano passado, após o registro de casos de reação adversa.

O Ministério da Saúde informou à Agência Brasil que já enviou aos municípios mais de 1,5 milhão de doses da tríplice viral – dessas, mais de 357 mil podem ser usadas por crianças com alergia à proteína do leite da vaca. As doses foram produzidas pelo laboratório da Fundação Oswaldo Cruz. A faixa etária indicada é de 1 ano a 5 anos incompletos.

Na campanha nacional de vacinação de 2014, a pasta recomendou aos estados e municípios suspender a vacinação em crianças com essa condição como medida preventiva já que, ao analisar a composição da dose produzida pelo Serum Institutte of India Ltd., verificou-se a presença de lactoalbumina hidrolisada.

Portal da Transparência de Goiana deve se adequar à Lei de Acesso à Informação, recomenda MPPE


Após constatar que o Portal da Transparência hospedado no site da Prefeitura de Goiana (Mata Norte) não possui as informações determinadas na lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI), o Ministério Público de Pernambuco recomendou ao prefeito, Frederico Gadelha, adequar, no prazo de 60 dias, as informações que constam no referido portal.

De acordo com a promotora de Justiça Patrícia Ramalho de Vasconcelos, a não conformidade do Portal da Transparência de Goiana com a LAI pode configurar crime de responsabilidade, sujeito a julgamento pelo Poder Judiciário, uma vez que o gestor público não pode se eximir e cumprir uma lei federal.

“Por esse motivo, o portal em questão deverá contar com informações sobre os dez itens mínimos requeridos pela LAI”, ressaltou a promotora. Os dez itens são: execução orçamentária e financeira; licitações abertas, em andamento e já realizadas; compras diretas, compreendendo aquelas efetuadas com dispensa ou inexigibilidade de licitação; contratos e convênios celebrados pelo município; custos com passagens e diárias concedidas a servidores municipais; informações sobre os cargos de provimento efetivo, comissionados, funções gratificadas e cedidos que compõem o quadro da administração municipal; planos de carreira e estruturas remuneratórias desses cargos; informações sobre as secretarias municipais, com os nomes dos responsáveis, endereço e contato de telefone e e-mail; leis municipais vigentes; e, por fim, os atos normativos expedidos pelo município.

Carro antigo pode ter problema com aumento do etanol na gasolina


O aumento do percentual de etanol anidro na gasolina, de 25% para 27%, pode causar problemas em veículos a gasolina produzidos antes da década de 90. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Edson Orikassa, esses carros podem apresentar alterações em itens feitos com borracha, como mangueiras de combustível, além de plásticos e metais, que tendem a oxidar com o etanol.

“Nos últimos anos, houve uma melhora grande desses materiais, mas pode ser que os veículos antigos ainda estejam sem tecnologia para se proteger desse ataque”, disse Orikassa. Nesses casos, a recomendação é que, até a conclusão de todos os testes, seja usada a gasolina do tipo premium, que não terá aumento do percentual de álcool, mas é mais cara – o litro custa cerca de R$ 4.

Para o professor de engenharia automotiva da Universidade de Brasília (UnB) Alessandro Oliveira, tanto os carros com carburador quanto os primeiros fabricados com injeção eletrônica podem sofrer as consequências do aumento do etanol na gasolina. “Essa frota já é bastante reduzida, mas tais veículos podem sofrer um pouco mais com essa gasolina com mais álcool, inclusive em termos de consumo de combustível”, explica.

Escola 'do século XIX' não consegue atrair jovens

Mozart Neves Ramos: "a larga maioria das escolas não tem banda larga, laboratórios tecnológicos. Então temos uma escola do século XIX, um professor do século XX e um aluno do século XXI." (Foto: Ricardo Lima/Divulgação)

O péssimo desempenho dos alunos na prova de redação do Enem, o desalento dos jovens chamados "nem-nem" (nem trabalham nem estudam) e os altos índices de evasão escolar no ensino médio são exemplos de problemas atuais da educação do jovem brasileiro que têm origem em um mesmo gargalo: a incapacidade das escolas em motivar, atrair e dialogar com os jovens.

A entrevista é de Ligia Guimarães, publicada pelo jornal Valor, 05-03-2015.

A avaliação é de Mozart Neves Ramos, engenheiro químico pernambucano que se tornou especialista em educação e atualmente ocupa o cargo de diretor de articulação e inovação do Instituto Ayrton Senna. "Temos uma escola do século XIX, um professor do século XX e um aluno do século XXI", afirma.

Doutor em química pela Unicamp e reitor da Universidade Federal de Pernambuco entre 1996 e 2003, Mozart tem grande experiência na área educacional. Foi secretário estadual da Educação de Pernambuco e membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), além de diretor-executivo do movimento Todos Pela Educação e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.

Câmara aprova projeto que cria o Estatuto da Pessoa com Deficiência


A Câmara dos Deputados aprovou ontem (5) projeto que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência, batizado pela relatora, deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), de Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O texto é uma espécie de marco legal das pessoas com deficiência. “Ele tem pontos em todos os setores: educação, saúde, trabalho, infraestrutura urbana, cultura e esporte, para promover e assegurar os direitos das pessoas com deficiência”, disse a relatora.

A proposta aprovada foi um substitutivo de Mara Gabrilli ao projeto de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). A matéria define o que é considerado deficiência, prevê atendimento prioritário em órgãos públicos e dá ênfase às políticas públicas para as pessoas com deficiência.

O projeto, que trata de vários aspectos do cotidiano das pessoas com deficiência, retorna ao Senado para nova votação. A relatora informou que tem o compromisso do senador Paim de não alterar o texto aprovado pelos deputados e atuar para que a votação seja rápida.

Frases do dia 06/03/2015: Coletânea IHU Online


Bala perdida

“As pessoas ficam falando de bala perdida no Rio. Mas será que isso é novidade? Estácio de Sá morreu de uma flecha perdida há 450 anos” - Ruy Castro, escritor – O Globo, 06-03-2015.

Caso Lava Jato afeta meio milhão de empregos, diz advogado-geral da União


A cadeia econômica que tem no topo 23 grandes empreiteiras e empresas do setor de energia envolvidas diretamente no caso Lava Jato tem abaixo de si cerca de 50 mil empresas prestadoras e fornecedoras de produtos e serviços, totalizando quase 500 mil empregos. Juntas, elas correspondem a 13% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O cálculo é do ministro Luís Inácio Adams, da Advocacia-Geral da União (AGU), que ontem (5) se encontrou com empresários fluminenses na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Adams acredita que a melhor saída para que a investigação dos atos de corrupção na estatal não acabe comprometendo a economia brasileira pode estar na efetivação de acordos de leniência, quando os grupos envolvidos assumem suas culpas e se comprometem a fazer uma série de medidas para pagar financeiramente pelos crimes cometidos e evitar futuros desvios de conduta, em troca da volta à condição de poderem fechar contratos com a área pública. O acordo passa pela AGU e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Editora relança livro de poesias em homenagem ao dia Internacional da Mulher


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que acontece no próximo dia 08 de março, a editora Mar de Letras relança o livro “Permanência”. De autoria de Marcia Mendes, a obra possui uma escrita em que o viés feminino se destaca.

Dividida em cinco partes, o livro de poesias aborda temas como o amor, o universo pessoal feminino, o dia a dia insatisfatório, dramas sociais e existenciais. Segundo a autora, a poética de "Permanência" exalta "a sublimidade da mulher, ou seja, a essência do feminino”, destaca.

Serviço:
Livro: Permanência
Páginas: 162
Preço: R$ 35,00
Venda pelo: http://www.livrariamardeletras.com.br/

Ascom Editora Mar de Letras

Silvio Santos deixa de ser bilionário e perde para Edir Macedo

O apresentador e dono do SBT Silvio Santos, que deixou a lista de bilionários da revista Forbes

Silvio Santos não é mais bilionário. O apresentador e dono do SBT deixou a lista de bilionários brasileiros da Forbes, conceituada revista de negócios dos Estados Unidos, divulgada nesta semana. Até 2014, o empresário aparecia entre os mais ricos do país com US$ 1 bilhão em patrimônio. Em 2015, ficou de fora e viu seus rivais Edir Macedo, Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho permanecerem no ranking.

A alta do dólar, que nesta semana bateu nos R$ 3,00 e chegou ao maior valor desde setembro de 2004, pode ser uma das causas da queda de Silvio Santos na Forbes. Em 2013, o animador aparecia com US$ 1,3 bilhão. No ano seguinte, perdeu US$ 300 milhões. Neste ano, saiu do ranking. O número de brasileiros na lista também caiu, de 65 em 2014 para 54 neste ano.

Acidente entre micro-ônibus e caçamba em Laranjeiras (SE) deixa seis mortos e 24 feridos


Um acidente entre um micro-ônibus e um caminhão caçamba, nesta quinta-feira (5), deixou seis mortos no trecho da SE-90, conhecido como Avenida Contorno, no município de Laranjeiras (SE). A colisão aconteceu próximo a um hospital e a uma fábrica de cimento. No total, 30 pessoas ficaram feridas.

Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 24 foram para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) em Aracaju. Desses, três estão na Ala Vermelha em estado grave e 14 na Ala Verde com feriNo Hospital e Maternidade Municipal São João de Deus, em Laranjeiras, deram entrada 14 passageiros feridos no acidente, mas apenas quatro deles permanecem na unidade em observação até as 13h02 desta quinta-feira. Outros três foram transferidos para o Huse.

Outros dois passageiros com ferimentos leves foram para a Unidade de Pronto-Atendimento Nestor Piva (UPA), localizado na Zona Norte da capital. Eles foram submetidos a avaliação médica e, em seguida, liberados.

Petrolândia: Miminho Viagens e Turismo faz linha para Caruaru aos domingos


A empresa de transportes Miminho Viagens e Turismo avisa aos interessados que estará fazendo linha de Petrolândia para Caruaru, todos os domingos

A empresa, sob o comando de Edmilson, conhecido popularmente por Miminho, avisa que também aceita frete para cidades circunvizinhas.

Interessados devem ligar para (87) 9992-7918 (Falar com Miminho).

Horário da viagem a combinar.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Miminho

Cuidado: os hackers estão de olho no seu smartphone


Muito vulneráveis atualmente, os smartphones podem se transformar no próximo alvo favorito dos hackers, que se aproveitam da negligência e da inocência dos usuários ao usar o aparelho. "O mercado de celulares é regido pela inovação e se concentra sobretudo em ter as novas funcionalidades ligadas ao marketing mais do que na segurança e no respeito à vida privada", analisa James Lyne, entrevistado durante o Mobile World Congress que termina nesta quinta-feira em Barcelona.

Responsável pela segurança global na Sophos, Lyne responsabiliza os fabricantes pela sensibilização insuficiente dos consumidores. Apenas 40% deles utiliza um código PIN. Na apresentação do Galaxy S6 no domingo em Barcelona, a Samsung insistiu na aparência, na recarga sem fio e na qualidade de sua câmera fotográfica, mas apenas se referiu à proteção antivírus.

Rede Brasil de Notícias

SDS deflagra operações para desarticular quadrilhas especializadas em tráfico de drogas no Sertão de PE

A Operação foi deflagada nas cidades de Afogados da Ingazeira, Custódia, Tabira, Serra Talhada e Salgueiro, todas no Sertão pernambucano.

A Secretaria de Defesa Social deflagrou, nos últimos dois dias, duas operações policiais para desarticular quadrilhas especializadas em tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de armas. A primeira operação, denominada Poeta II, foi iniciada na quarta-feira (4), em cinco cidades do Sertão de Pernambuco. A segunda ação, de nome Masmorra, começou no início da manhã de quinta-feira (5), e investiga presídiários e outras pessoas envolvidas em tráfico de drogas.

Na Operação Masmorra foram expedidos 28 mandados de prisão preventiva, sendo 10 mandados contra alvos soltos e 18 mandados contra presidiários. Todos os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Olinda. Dos 10 mandados contra pessoas soltas, sete foram presas, sendo quatro homens e três mulheres.

Charge do dia: se a gente não rir, adoece!


Confira resultado das loterias da Caixa de quinta-feira (05); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na quinta (05), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.