quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Deputado Kaio Maniçoba, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia, faz balanço dos seus trabalhos em Brasília e fala sobre perspectivas para 2016

A entrevista, na íntegra, vai ao ar na manhã desta quinta-feira (15 de outubro) no programa ''Acordando com as Notícias'' na Web Rádio Petrolândia. apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado, das 05h30 às 08h30.

Natural do município de Floresta, o deputado federal Kaio Maniçoba (PHS) desbancou, nas eleições de 2014, nomes fortes na política estadual e tornou-se o primeiro parlamentar a representar o Sertão de Itaparica em Brasília. Apesar da baixa votação, 28.585 votos, Kaio conquistou a 25ª cadeira de Pernambuco na Câmara Federal por meio do coeficiente eleitoral.

Filho da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), o parlamentar integra, atualmente, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, indicado para o cargo no mês de março passado. Apesar de jovem, o deputado tem se destacado na bancada do PHS.

Com exclusividade, Kaio Maniçoba concedeu entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia. Na ocasião, o parlamentar fez um balanço dos seus primeiros nove meses na Câmara Federal, e falou das pespectivas para as eleições municipais de 2016.

Assis Ramalho: Sei que ainda é cedo, são somente nove meses de mandato, mas gostaria que o deputado fizesse um balanço sobre os seus trabalhos em Brasília, principalmente os voltados para o nosso Sertão.

Kaio Maniçoba: Bom dia Assis Ramalho, e bom dia aos ouvintes da Web Rádio Petrolândia e aos leitores do Blog. Quero dizer que é um prazer voltar a ser entrevistado por você. Assis, sobre os meus trabalhos em Brasília, para que você tenha uma ideia, eu fui o único deputado federal onde aloquei emendas de autoria própria nos sete municípios do entorno de Itaparica, incluindo o município de Ibimirim. Eu coloquei valores, pequenos mas coloquei, para que a gente possa desenvolver a região. Isso independentemente de lados políticos, e vamos continuar os quatro anos de mandato colocando emendas para os municípios do Sertão, sempre buscando o desenvolvimento.

Assis Ramalho: Gostaria que citasse os principais projetos defendidos pelo deputado em Brasília.

Kaio Maniçoba: Assis, em Brasília eu tenho tido uma luta diária com projetos importantes voltados para a agricultura e para o desenvolvimento do nosso Sertão. Tudo isso para que a gente possa dar dias melhores a toda essa região da gente, e para todo o povo de Pernambuco que acreditou na gente. Então, eu tenho tratado o nosso mandato com muito carinho onde tenho feito projetos importantes, sendo que as mais importantes comissões da Câmara a gente tem feito parte delas. A gente faz parte do debate do Brasil. Nós estamos na CMO (Comissão Mista de Orçamento), onde define o orçamento do país. Nós também estamos na CPI da Petrobras, onde vem trabalhando nos maiores escândalos já vistos no nosso país. Enquanto vice-presidente, eu tenho trabalhado arduamente para que a gente possa dar um resultado que a sociedade espera e almeja que a gente faça. Também apresentei um projeto importante na agricultura, anistiando os produtores rurais que foram atingidos pela forte seca. Então, eu tenho sido uma única voz em favor do Sertão, onde tenho debatido junto com a presidente Dilma, junto com ministros, a seca em que vivemos. Nós não queremos mais viver de [água de carro] pipa, não queremos mais viver de favores. Eu sempre digo que a Lei Áurea aboliu a escravidão, mas não aboliu a escravatura em que nós vivemos. A gente vive mendigando por um [abastecimento por carro] pipa, vive mendigando por uma lata d'água, e o que falta é um olhar diferente para o nosso Sertão, para que a gente possa melhorar as condições das empresas estatais daqui, como a Codevasf, como o Dnocs, e como tantas outras que cuidam do nosso entorno, para que a gente tenha desenvolvimento e dias melhores, por que esse é o nosso compromisso com a nossa região.

Assis Ramalho: Em meio a esses inúmeros escândalos, o deputado e o seu partido é a favor do impeachment da Dilma, ou ainda é hora de dar uma trégua, rever o que vai acontecer daqui pra frente?

Kaio Maniçoba: Assis, a minha posição é de que a gente não pode ficar no debate do sim ou do não do impeachment. A gente tem que fazer um debate mais profundo, a gente tem que entender o impeachment, o que vai levar o Brasil no pós-impeachment. Então, eu acho que o debate é muito mais enfático para a gente fazer esse questionamento. Eu prefiro não me posicionar neste momento, porque eu acho que é hora de entendimento, é hora de a gente dar as mãos e tentar construir o Brasil. Nós não temos que olhar o partido (político), nós temos que olhar o país em que vivemos. Se nós tirarmos a presidente Dilma, nós vamos entregar o país a quem? Como é que vai ficar? Nós não podemos tratar uma presidente do Brasil como se a gente tirasse um síndico de prédio. Nós temos que respeitar a instituição, nós temos que respeitar o cargo que foi dado a ela pelo povo. Eu sou crítico ao governo, falo quando tem que falar, mas defendo quando tem que defender. Eu não estou aqui defendendo, se o PT ou a presidente merece ou não ficar no cargo. O que eu estou defendendo é a questão de a gente ser sério, ser correto com os pensamentos e pensar no Brasil, e não pensar em si próprio.

Assis Ramalho: O que você acabou de falar foi justamente o que eu comentei hoje de manhã no meu programa de rádio (Acordando com as Notícias). Eu falava justamente isso, sobre alguns (maus) políticos que não estão nem aí para o povo e para o país, e que torcem para que as coisas piorem, porque isso acontecendo será melhor pra eles. Em cima do que você falou, eu lhe pergunto: o deputado, com sua experiência de quase um ano de mandato, já deu para perceber que lá, realmente, tem gente que torce para que o circo toque fogo, para o "quanto pior, melhor"?


Kaio Maniçoba: Nós temos pessoas lá que torcem pelo "quanto pior, melhor". Como tudo na vida, tem aqueles pessimistas e tem aqueles que são otimistas. Mas, a gente não pode olhar para quem pensa o mal, para quem não quer o bem. Nós temos que olhar pra frente, que olhar para o futuro, com a cabeça erguida e sempre levantando a bandeira da ética, da moralidade, e é isso que nós estamos fazendo lá, na Câmara Federal, dando orgulho a quem nos votou, a quem confiou à gente a representação lá no Congresso Nacional.

Assis Ramalho: O deputado é contra ou a favor da CPMF?

Kaio Maniçoba: Sobre a CPMF a gente quer entender [com] quais as motivações que o governo quer a CPMF. A gente faz parte da CMO (Comissão Mista de Orçamento), e tudo vai lá para a nossa comissão. O ministro [Levy] esteve lá, deu explicações pra gente e ainda vai voltar para dar maiores explicações. Nós temos que entender o seguinte: Se voltar a CPMF, ela [Dilma/ fala que será para tapar o rombo da Previdência, mas precisamos saber o quanto isso vai custar [para a sociedade]. Então, a gente tem que fazer uma leitura da CPMF, assim como do impeachment. A gente não tem que ser contra ou a favor, tem que ter uma leitura, tem que ter o entendimento para que se possa trabalhar e sair desta crise ruim que o Brasil está vivendo.

Assis Ramalho: As eleições de 2016 estão se aproximando. Gostaria de saber se deputado já está se articulando e se o seu partido vai lançar candidatos nos municípios da região.

Kaio Maniçoba: Sim, nós temos fortalecido o nosso partido [PHS] na região, e vamos ter candidatos em várias cidades daqui da região [do Sertão]. Por enquanto, nós estamos fazendo um debate interno.

Assis Ramalho: Já poderia dizer as cidades em que vai lançar candidatos, e quais os nomes dos candidatos?


Kaio Maniçoba: Eu tenho candidato em Itacuruba, vamos ter candidato em Belém [do São Francisco], em Floresta, em Carnaubeira da Penha, em Jatobá, e sobre os nomes a gente vai debater em 2016. Mas eu posso dizer que serão nomes bons, nomes que agreguem os grupos, que representem a sociedade e que possam fazer mais do que já fizemos. A gente tem que entender que a nossa região agora tem um deputado federal, que tem uma presença ativa, e que temos como ajudar os municípios, como fazer a diferença. Para que você tenha uma ideia, eu coloquei agora, para o município de Floresta, em uma das nossas emendas, R$ 1 milhão e 250 mil para a reforma de equipamentos do hospital. O município de Floresta, hoje, ele carrega a região na área da saúde. Então, nós olhamos para isso e fizemos isso em toda a região para que a gente possa demonstrar a importância da região ter um deputado federal. Floresta vai ter um candidato próprio para prefeito, mas no momento ela (prefeita Rorró Maniçoba) vai apresentar um candidato do partido dela para que dê continuidade ao trabalho dela, e que a gente faça com que ele seja melhor do que ela já foi. A prefeita Rorró foi uma das maiores prefeitas de Floresta. Isso eu digo não é por eu ser o seu filho, não é por dizer, é por números, por pesquisas e aprovações, que a gente vê que ela vem fazendo uma gestão diferente. E, no momento certo, ela vai apresentar o seu candidato, para que o povo possa avaliar e dizer se ele merece estar lá, para que a gente possa fazer um grande trabalho. Agora, Assis, eu volto a frisar: a gente não pode perder a oportunidade de ter um deputado federal alinhado, onde a gente pode colocar milhões em emendas para desenvolver os municípios da região, e vem pessoas de fora que não tem o compromisso que a gente tem. Olhe quanto foi que o deputado federal, votado pela oposição em Petrolândia, em Jatobá, em Tacaratu, colocou para os municípios. Eu coloquei. Olhe a minha votação em Petrolândia e olhe quanto os outros colocaram. Eu não estou aqui julgando ninguém, nem vou julgar, porque o nosso compromisso é muito maior, porque o nosso compromisso é com a região. Então, eu quero deixar aqui o meu abraço, meu amigo Assis, e dizer que nós estamos a disposição, e sempre que precisar da gente conte com seu amigo. Quero deixar aqui registrado a minha admiração pelo seu blog, pelo seu trabalho, e [fico] feliz por saber que agora também tem a Web Rádio Petrolândia, você que é um dos precursores da região na área de rádio, na área do noticiário político e deixo aqui os meus parabéns e dizer que estamos sempre à disposição de vocês.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assessoria do deputado

Comissão de Agricultura da Alepe promove audiência pública sobre a crise hídrica no Vale do São Francisco

Grupo parlamentar promoveu debate com produtores, em Lagoa Grande. (Foto: Rinaldo Marques)

A crise hídrica que atinge a fruticultura irrigada do Vale do São Francisco foi tema de audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura da Assembleia, na última sexta (9), no município de Lagoa Grande. A região tem enfrentado problemas com a estiagem, que afeta principalmente os pequenos e médios produtores. Atualmente, o nível da Barragem de Sobradinho, que regula a vazão do Rio São Francisco, está em 7%.

Autoridades e produtores locais apresentaram demandas como melhorias e construção de estradas para escoamento da produção; instalação de energia elétrica nos assentamentos de reforma agrária; incentivos fiscais; construção de adutoras e recuperação de barragens.

O vereador de Lagoa Grande, Olavo Marques, falou sobre a importância dos kits de irrigação, implantados desde o ano passado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em comunidades rurais. “É preciso ampliar o benefício para que o maior número de produtores tenha acesso à água”, afirmou.

Troca de tiros envolvendo militares deixa dois mortos em Alagoas

Local onde aconteceu a troca de tiros deixou mancha de sangue no chão
 (Foto: Lucas Leite/G1)

Uma troca de tiros envolvendo militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) deixou dois homens mortos, na tarde desta quarta-feira (14), em frente ao Quartel do Bope, localizado na Avenida Assis Chateaubriand, no Pontal da Barra, em Maceió.

Segundo militares do Bope que não quiseram se identificar, os dois suspeitos teriam tentado assaltar um taxista, que também é militar e reagiu à ameaça.

"Os suspeitos entraram no táxi próximo a Massagueira e abordaram o condutor dando voz de assalto. O taxista continuou dirigindo até próximo ao batalhão. Quando os assaltantes perceberam a ação, deram uma coronhada nele, que parou o carro em frente ao Bope. Neste momento, o condutor saltou para fora do carro e os criminosos deflagraram um tiro contra ele, que felizmente, não o atingiu", relatou o militar do Bope.

Acidente com caminhão deixa um morto e dois feridos em Tacaimbó, PE

Veículo tombou após acidente em Tacaimbó, no Agreste de Pernambuco (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

Um homem de 56 anos morreu e outros dois ficaram feridos em um acidente com um caminhão nesta quarta-feira (13), em Tacaimbó, Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Militar, o motorista perdeu o controle do veículo e tombou na estrada que dá acesso ao Sítio Igrejinha, na zona rural do município.

A Polícia Civil informou que a vítima provavelmente estaria na parte de cima do veículo e que esta informação só poderá ser comprovada após as investigações. O condutor do caminhão fugiu do local e as outras duas pessoas que estavam com ele tiveram ferimentos leves, conforme a polícia. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros às vítimas.

A polícia suspeita que o acidente tenha sido provocado por um problema mecânico do veículo; o caso será investigado pela Delegacia Regional de Belo Jardim, no Agreste.

G1 Caruaru

Conselheiro do TCE determina ​Auditoria ​Especial ​na prefeitura de Glória do Goitá

Prefeito Zenilton Miranda foi afastado das funções.

O conselheiro Marcos Loreto, relator das contas do município de Glória do Goitá, determinou, nesta terça-feira, 13, o envio imediato de uma equipe de técnicos do Tribunal de Contas à cidade, a fim de dar início a um trabalho de auditoria especial nas contas públicas municipais.

A decisão foi tomada após uma reunião com uma comitiva liderada pelo vice-prefeito da cidade, Manoel Teixeira, que veio ao Tribunal denunciar irregularidades cometidas na gestão do prefeito Zenilton Miranda, afastado das funções. A comitiva foi recebida pelo presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal e em seguida reuniu-se com o conselheiro Marcos Loreto.

Jatobá: Secretaria de Saúde divulga nota de esclarecimento sobre pagamento a funcionários do Hospital de Itaparica


O Hospital de Itaparica foi municipalizado há dois meses, onde a verba vinculada entraria no Fundo Municipal de Saúde a cada 5º dia útil do mês.

No mês de setembro entrou dia 08/09, esse mês de outubro ocorreu algum problema, pois só foi dado entrada no Sistema do FNS no dia 10/10, um sábado, onde domingo e segunda foi feriado e na terça dia 13/10, esperamos as 24hs de compensação do Banco.

Hoje dia 14/10, está sendo depositado o pagamento do pessoal do Hospital de Itaparica, tanto concursados como contratados.

Essa municipalização veio em boa hora diante dessa crise que tem assolado tantos municípios, pois o hospital era do Governo, ligado a VI GERES em Arcoverde, mas não recebia há mais de dois anos o convênio com a Prefeitura, e há um ano exato não recebíamos nenhum recurso, inclusive alimentação e medicação e outras coisas necessárias para o funcionamento e a prefeitura vinha dando todo o suporte inclusive em uma folha de pagamento de 240 mil.

Diante disso nos tentamos vincular a folha de pagamento do hospital a essa verba, nada mais do que justo, já que a verba é para o hospital e que cairia no 5º Dia Útil, mas como não aconteceu na data prevista houve esse transtorno, inclusive nenhum recurso da Secretaria de Saúde entrou nesta data também.

O que podemos afirmar diante de todo esse acontecimento é que o pagamento do pessoal do Hospital de Itaparica foi debitado em suas contas hoje (14/10) pela manhã e que em acordo com o Prefeito Robson Leandro essa situação não irá mais se repetir.

Jatobá, 14 de outubro de 2015.

Texto: Paula Daltro (Secretária de Saúde)
ASCOM/PMJ

Comissão da Alepe aprova projeto contra pedofilia e exploração sexual de menores

Projeto de lei, de autoria do deputado Lucas Ramos (PSB), estabelece a cassação do alvará de funcionamento e a proibição de os proprietários constituírem uma nova empresa pelo prazo de três anos, entre outras punições. 

A Comissão de Desenvolvimento Econômico aprovou, nesta quarta (14), o Projeto de Lei Ordinária Nº 272/2015, que impõe sanções para estabelecimentos comerciais e de entretenimento que permitam ou façam apologia à pedofilia, exploração sexual e prostituição de crianças e adolescentes. A proposição ainda será analisada pelas Comissões de Administração Pública e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.

De autoria do deputado Lucas Ramos (PSB), o projeto estabelece como punições para esses crimes a cassação do alvará de funcionamento e a proibição de os proprietários constituírem uma nova empresa pelo prazo de três anos. Também impõe multa de R$ 3 mil a R$ 50 mil, sem exclusão das medidas penais estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, como prisão por até 10 anos.

Entre os estabelecimentos incluídos no rol da proposição estão hotéis, motéis, pousadas, pensões, bares, boates, casas de show, clubes, agências de modelo e de viagens, casas de massagem, saunas, academias de ginástica, entre outros. Na justificativa, o parlamentar enfatiza que o Disque 100, do Governo Federal, registrou, entre maio de 2003 e março de 2011, 27.664 casos de exploração sexual de meninos e meninas.

Seguro-desemprego e abono salarial corre risco se CPMF não sair, afirma Levy


Sem o retorno da Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF), cujoprojeto já foi enviado pelo governo ao Congresso Nacional, há risco para programas importantes de proteção ao trabalhador, como o seguro-desemprego e o abono salarial, afirmou o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, nesta quarta-feira (14) durante audiência pública no plenário da Câmara dos Deputados.

"Eu acho que se a gente não tiver a CPMF, tem um risco de alguns programas importantes, como o seguro-desemprego e proteção ao trabalhador, virem a ter risco. Ao proteger a Previdência Social, [a CPMF] permite que o seguro-desemprego esteja protegido. Para isso que a gente quer a CPMF. Inclusive para o abono salarial. A gente considera que a proteção ao trabalho, o seguro-desemprego, abono, a Previdência, tem de ter os recursos necessários, sem abuso", declarou o ministro da Fazenda.

Na avaliação de Joaquim Levy, o retorno da CPMF, vinculado ao financiamento da previdência social, é importante para manter o equilíbrio destas contas em um momento de desaceleração da atividade, que impacta para baixo as receitas. Ele também defendeu a instituição de uma idade mínima de aposentadoria e "firmeza" para combater excessos na concessão do auxílio-doença.

Impacto de emenda que prorroga prazos para aterros pode prejudicar mais do que beneficiar Municípios


Uma emenda que trata da prorrogação dos prazos para aterros sanitários – da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS – Lei 12.305/2010) – foi aprovada pelo Plenário da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, 8 outubro. A matéria, que foi incluída no Projeto de Lei de Conversão (PLV) 17/2015 – oriundo da Medida Provisória (MP) 678/2015, terá votação em separado. Isso, previsto para esta semana.

A equipe técnica da Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez uma breve análise da proposta de alteração do prazo encerrado em agosto de 2014. E para entidade, a emenda não atende o pleitos dos Municípios e pode prejudicar mais do que beneficiá-los. O texto vincula a disposição final de rejeitos ao que determinar os Planos Estaduais de Resíduos Sólidos, o que pode prejudicar seriamente os Municípios.

Segundo esclarecimento da CNM, a disposição final de rejeitos e a gestão dos resíduos sólidos nos Municípios é competência exclusiva da gestão municipal, conforme determina a Constituição Federal, por ser tema de interesse local. E não cabe aos Estados estabelecerem essas determinações nos planos estaduais. A Confederação alerta ainda que caso isso ocorra, a implementação de ações municipais pode retardar ainda mais.

Deputado pastor Cleiton Collins cobra apoio do Governo do Estado a comunidades terapêuticas

“Os membros do Grupo de Trabalho, criado em junho deste ano, não se reuniram até o momento”, criticou o deputado.( Foto: Roberto Soares)

Em discurso na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nessa terça-feira (13), o deputado Pastor Cleiton Collins (PP) criticou a “inércia” do Grupo de Trabalho instituído pelo Governo do Estado para dar apoio às unidades terapêuticas que acolhem usuários de drogas em Pernambuco. Segundo o parlamentar, os membros do GT, concebido em junho deste ano, não se reuniram até o momento, deixando de apresentar, portanto, qualquer encaminhamento que possa contribuir com a ação dessas entidades.

O parlamentar relatou que esteve, na semana passada, com o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, o qual teria afirmado que o tema “não é uma prioridade da pasta”. “Ele nos informou que não existe possibilidade de parcerias para este ano e que ainda não há planejamento nesse sentido para 2016”, disse. O progressista, no entanto, discordou desse entendimento.

Petrolândia: Hoje tem rodízio japonês no Ket's Buffet



Ket's Buffet e Restaurante vai satisfazer a gula dos apreciadores da culinária oriental na noite desta quarta-feira, com Rodízio Japonês, a partir das 19h30.

As criações gastronômicas de Ketty Gislene, sushiwoman do Ket's, são preparadas com ingredientes de primeira qualidade. #VemProKets 

Ket's funciona diariamente, de segunda a segunda, para almoço, com pratos apetitosos, ótima recepção e ambiente climatizado e agradável.

No self service, a ornamentação dos pratos é apenas um dos caprichos que o Ket's oferece aos seus clientes, em pratos saborosos da culinária regional, nacional e internacional. Visite o Ket's e afaste a mesmice do seu paladar.

Happy hour - Às quintas, sextas e sábados, a partir das 18 horas, você pode aproveitar horas agradáveis no Ket's, com cardápio à la carte ou self service, na happy hour mais chique de Petrolândia.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações Ket's Buffet e Restaurante
Fotos: Reprodução Facebook Ketty Gislene

Ministro da Integração e presidente da Codevasf autorizam reabilitação de estação de bombeamento em Alagoas

O ministro da Integração Nacional destacou a importância social e econômica do perímetro irrigado da Codevasf para o município de Igreja Nova e para a região.

Cerca de 7 mil pessoas que dependem direta e indiretamente da produção agrícola do Perímetro Irrigado do Boacica, mantido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no município de Igreja Nova (AL), devem ser beneficiadas com a reabilitação da Estação de Bombeamento Ceci Cunha, que retira água do rio São Francisco para irrigar os lotes do perímetro irrigado. Neste mês, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e o presidente da Codevasf, Felipe Mendes, estiveram em Igreja Nova para autorizar o início dos serviços de reabilitação da estação bombeamento com investimentos de R$ 6,97 milhões.

Com a implantação da nova estrutura flutuante de captação e bombeamento, a Codevasf projeta uma redução no consumo de energia e mais segurança no bombeamento de água, pois o novo sistema da Estação de Bombeamento Ceci Cunha funcionará com seis bombas, cada uma com o dobro da vazão das antigas, porém com potência instalada reduzida à metade. Serão dois módulos flutuantes, cada qual equipado com três conjuntos de motobombas de vazão total de 9 m³ por segundo.

Petrolândia: Vila Nova aplica goleada em jogo válido pelo campeonato pauloafonsino

Time do Vila Nova de Petrolândia (Vila dos Pescadores)

Disputando o Campeonato de Paulo Afonso (BA) o time do Vila Nova - da Vila Dr. Francisco Simões de Lima - em Petrolândia, venceu no último sábado (10) a equipe do Esporte Mais pelo placar de 4 x 1. O jogo foi realizado na cidade baiana. Os gols da equipe  petrolandense foram marcados por Roberto, Edjânio, Yan e Silvinho.

O Vila Nova jogos com: Wiu, Henriquinho, Marcinho, Jackson, Marciel, Xaves, Adelmo, Roberto, Silvinho, Yan e Edjânio. Técnico: Beto do Supermercado Louana

Entraram no decorrer do jogo os suplentes Edilson, Henrique, Suhir e Paulinho.

Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Dorivan Vitamassa

Justiça francesa reconhece sexo neutro pela primeira vez


Na Austrália, o gênero sexual neutro já foi reconhecido pela Justiça


A Justiça francesa reconheceu pela primeira vez o direito de uma pessoa ser definida como de "sexo neutro", saindo do sistema "masculino-feminino" em seus documentos.

A decisão, tomada por juízes de Tours, no centro da França, em 20 de agosto, foi revelada pela imprensa apenas nesta semana. "Não se trata de reconhecer a existência de um 'terceiro sexo', mas de observar a impossibilidade de definir o interessado como de um sexo ou de outro", destacou a sentença.

MP recomenda redução da capacidade dos estádios de Santa Cruz e Sport nos jogos deste fim de semana

Estádio do Arruda (Foto: Santa Cruz/divulgação)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos presidentes do Santa Cruz Futebol Clube, Alírio Morais, e do Sport Club do Recife, Humberto Martorelli, que não vendam ingressos superiores à capacidade máxima dos seus estádios de futebol, conforme os números apontados em laudo do Corpo de Bombeiros Militar. As vistorias técnicas apontaram para a necessidade de uma redução da lotação nos dois estádios: no José do Rêgo Maciel (Estádio do Arruda), a capacidade passou de 55 mil para 50 mil espectadores; e no Adelmar da Costa Carvalho (Estádio da Ilha do Retiro), a redução é de 32.983 para 27.435 torcedores, incluindo-se nesses totais o público pagante, não-pagante e contingentes. As recomendações valem para os jogos que serão realizados no próximo final de semana: Santa Cruz x Náutico, no sábado, 17 de outubro, no Arruda; e Sport x Atlético Mineiro, no domingo 18, na Ilha do Retiro.

De acordo com os promotores de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal do Torcedor (Jetep), que expediram as recomendações, a prevenção da violência nos eventos esportivos é compartilhada pelo Poder Público, pela entidade responsável pela prática desportiva (Associação Pernambucana de Futebol), pela equipe detentora do mando de jogo e por seus dirigentes.

Saúde coletiva é tema de capacitação inédita no DSEI Alagoas e Sergipe

Aulas teóricas, trabalhos em grupos, rodas de conversa e relatos de experiências reuniram mais de 30 profissionais, durante cinco dias, na capital alagoana

Técnicos do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alagoas e Sergipe e responsáveis técnicos dos 12 Polos Base do DSEI participaram, pela primeira vez, de um curso de gestão sobre saúde coletiva, em Maceió (AL). “O objetivo foi buscar a qualificação dos profissionais que atuam no distrito para que eles possam contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população indígena”, explica a responsável pelo programa de Educação Permanente do DSEI, Nadjane Medeiros.

Durante cinco dias, os 34 participantes tiveram aulas teóricas com atividades de leituras, trabalhos em grupos, rodas de conversa e relatos de experiências. “Todas essas ações possibilitaram ampliar a capacidade de decisão dos profissionais e identificar problemas buscando soluções criativas, além de contribuir para a gestão das atividades desempenhadas e para que eles consigam desenvolver uma visão estratégica a partir da realidade em que vivem”, disse a chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (Diasi), Clícia Dantas.

Petrolândia; Dois homens e uma mulher são assaltados na Orla durante caminhada

Orla Fluvial de Petrolândia (foto: Lúcia Xavier)

Na noite desta terça-feira (13) por volta das 19 horas dois homens e uma mulher foram assaltados na Orla Fluvial de Petrolândia, no Sertão de Itaparica.

De acordo com uma das vítimas, que preferiu não ter o nome revelado, ele fazia caminhada em companhia do seu pai quando dois homens chegaram anunciando o assalto. ''Primeiramente eles abordaram umas jovens que caminhavam na nossa frente e depois chegaram até nós, e com uma arma na mão foram logo pedindo os nossos pertences. Eles levaram os nossos relógios e um celular de uma das mulheres'' disse a vítima.

Notícias relacionadas (clique para ler)

Redação do Blog de Assis Ramalho

Cintra propõe R$ 2,3 bilhões no orçamento da União para educação, cultura e esporte

Senadores Douglas Cintra e Romário (Foto: Ana Luiza Sousa/Divulgação)

O senador Douglas Cintra (PTB-PE) aprovou hoje (quarta-feira, 14), como relator do projeto de lei do orçamento da União de 2016 na Comissão de Educação (CE), emendas no valor de R$ 2,3 bilhões para os setores de educação, cultura e esporte. Os adicionais à lei orçamentária votados hoje na CE serão encaminhados ao exame da Comissão Mista de Orçamento, que reúne senadores e deputados.

O presidente da CE, senador Romário (PSB-RJ), classificou como excelente o relatório de Cintra. Para a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que também integra a Comissão de Educação, o parecer do senador pernambucano às emendas orçamentárias dos senadores “responde amplamente às necessidades de estados e municípios, abrangendo recursos que vão da creche à quadra de esporte em comunidades carentes”. Cintra assinalou ter dado preferência às emendas “com maior alcance finalístico da ação governamental”.

O senador petebista recebeu 115 emendas, mas como, regimentalmente, só pode propor quatro delas à Comissão Mista de Orçamento, deu prioridade às sugestões que concentraram maior número de apoio dos senadores. “Foi uma árdua, mas feliz tarefa de seleção, por destinar recursos a setores fundamentais ao desenvolvimento econômico e social do país”, declarou.

Petrolândia: Família Inácio se reúne em confraternização para receber parentes e amigos residentes em São Paulo


Almoço de confraternização da família Inácio (Fotos: Assis Ramalho)

Hora do adeus e da volta para São Paulo

A família Inácio, uma das mais tradicionais das cidade de Petrolândia e Tacaratu, em um gesto de confraternização reuniu-se neste domingo (11) para um tradicional almoço. O agradável encontro familiar reuniu várias gerações, aconteceu na residência um dos parentes, na Quadra 01, em Petrolândia.

O encontro de família também serviu para matar saudades de parentes que residem em São Paulo, e que estiveram presentes no encontro de confraternização.

Esse blogueiro agradece o convite feito pela família, e ao mesmo tempo parabeniza a todos pelo gesto de amor e união. Infelizmente, encontros como esse estão cada vez mais raro, em meio as famílias. Que Deus abençoe a união da família Inácio.

Ver mais fotos, clique >Encontro de confraternização da família Inácio 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Organizador de vaquejada em Bezerros se compromete a adotar medidas para evitar maus-tratos aos animais


O organizador da 2ª Vaquejada do Haras Lucas Borba, Luiz Carlos Torres, firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se comprometendo a adotar todas as medidas necessárias à proteção e bem-estar dos animais no evento, que será realizado em Bezerros, de 15 a 18 de outubro.

De acordo com o promotor de Justiça Flávio Henrique dos Santos, o responsável pelo evento deve seguir as boas práticas defendidas pela Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq) e recomendadas pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente) em orientação publicada no Diário Oficial de 31 de julho.

A primeira delas, que é comunicar com antecedência a realização do evento ao membro do MPPE, já foi cumprida pelo realizador da vaquejada no dia 11 de setembro.

Petrolina: Projeto Ilha do Vinho será o novo atrativo turístico da região

Vinicultura na Ilha do Massangano, em Petrolina (Fotos: Ascom PMP/Sedesa)

A Secretaria Executiva de Turismo de Petrolina acompanhou ontem (13) a primeira poda do plantio de uva no projeto Ilha do Vinho, localizado na ilha do Massangano. O projeto que tem como base a produção de uva na Ilha do Massangano, é desenvolvido pela Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia e pela Secretaria de Irrigação, e agora recebe o apoio da pasta de Turismo, visando melhoria do projeto.

O Prefeito Julio Lossio acredita que o projeto vai proporcionar uma alternativa econômica para a comunidade e espera que em breve a Ilha do Vinho seja mais um roteiro turístico na região do Vale do São Francisco. De acordo com Superintendente de Irrigação, Wedson Miranda, também se planeja a produção de geleias e sucos com os frutos da Ilha, além de vinhos.

SEE-PE adia provas do Supletivo 2015 para o dia 29 de novembro

Foto: SEE/Divulgação

Secretaria de Educação do Estado (SEE) informa que, por motivos superiores de ordem técnica, as provas para o Exame Supletivo 2015, que aconteceria neste domingo (18), foram remarcadas para o dia 29 de novembro. Os locais e os horários para a realização das provas estão mantidos, conforme publicado em edital. Para os inscritos localizados nas unidades prisionais, cadeias públicas, CASES e CASEN, a aplicação do exame será no dia 30 de novembro.

Com essa mudança, a divulgação dos gabaritos e cadernos de questões será realizada no dia 02 de dezembro, disponíveis no site da SEE e nas Gerências Regionais de Educação (GREs). Nos dias 03 e 04 de dezembro, os inscritos no Recife e RMR poderão encaminhar recursos do gabarito diretamente na sede da SEE, localizada na Avenida Afonso Olindense, 1513, Várzea. Para os candidatos do interior do Estado, os recursos devem ser enviados para as Gerências Regionais de Educação (GREs).

Júlio Cavalcanti solicita emendas para Pernambuco no OGU 2016

Senador Douglas Cintra e deputado estadual Júlio Cavalcanti

O deputado Júlio Cavalcanti está em Brasília, articulando junto à bancada pernambucana, emendas para o Orçamento Geral da União 2016. As emendas ao OGU sugeridas pelo parlamentar são destinadas a serviços de infraestrutura nos municípios do Estado. O deputado entregou as solicitações pessoalmente, diretamente nas mãos do senador Douglas Cintra (PTB). "Vamos em frente, na luta pela melhoria da qualidade de vida do povo de Pernambuco", destacou o parlamentar.

Assessoria Deputado Júlio Cavalcanti

Classificados Petrolândia: VENDE-SE um lote na Agrovila 01 do Bloco 01


VENDE-SE uma roça na Agrovila 01 do Bloco 01, medindo 300 metros de comprimento (o lote vai até a beira do rio) por 11,2 de largura (3360 m²). Água de segunda a sábado. Com aproximadamente 40 coqueiros. Preço a combinar com proprietário. 

Tratar com Bernadete nos telefone 87-3851-2263 ou 99999-3584 (Tim).

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Dulcicleide

Morre aos 77 anos o ator Luiz Carlos Miele


O ator, produtor cultural e diretor Luiz Carlos Miele, de 77 anos, morreu hoje (14) no Rio de Janeiro. Ele estava em sua casa, na Gávea, zona sul.

O corpo foi encontrado esta manhã pelos bombeiros, acionados para atender a uma ocorrência no local.

Natural de São Paulo, Luiz Carlos Miele foi locutor das rádios Nacional do Rio de Janeiro, Excelsior e Tupi, na década de 1950, antes de seguir carreira na televisão.

Agência Brasil

Mais Médicos avança no atendimento em Pernambuco, diz Humberto


Tido como um dos programas mais bem avaliados do governo Dilma, o Mais Médicos lançou novos editais para a contratação de mais profissionais. Os futuros integrantes do programa vão repor as vagas desocupadas desde o último processo de seleção, realizado em julho. Em Pernambuco, 31 municípios possuem vagas em aberto.

Ao todo, serão chamados 38 médicos para o Estado. Segundo o senador Humberto Costa, a ação mostra o empenho do Governo Federal em garantir a qualidade e a cobertura plena do programa. “É natural que exista uma pequena rotatividade de profissionais em qualquer projeto. Mas o mais importante é o que o Governo Federal está fazendo, que é garantir que a população que precisa tenha sempre assegurado o atendimento. Além disso, abre-se uma ótima oportunidade para os profissionais da área que querem oferecer seus talentos às populações mais necessitadas do país”, afirmou.

Pelaggio ensina receita de Torrone feito com biscoito Cream Cracker

Informe publicitário
Fácil de preparar, a sobremesa fica crocante e rende 12 porções

A Pelaggio, marca da M.Dias Branco, ensina uma saborosa e exclusiva receita inspirada no tradicional Torrone, doce muito apreciado no Brasil e no mundo. A versão do prato fica ainda mais crocante com o biscoito Cream Cracker Pelaggio.

O Torrone leva ingredientes que podem ser comprados em qualquer supermercado, como aveia em flocos, açúcar, chocolate em pó, margarina, leite, uvas passas, nozes e o próprio biscoito. Depois de pronto, basta deixar duas horas descansando na geladeira e cortar em pedaços.

Além de ser prática, a receita rende 12 porções. Ideal para servir em festas e comemorações. Veja a receita completa abaixo e surpreenda seus amigos efamiliares.

Torrone com Cream Cracker

Ingredientes
1 pacote de Biscoito Cream Cracker Pelaggio
2 xícara Aveia em Flocos
1 xícara de açúcar
1 xícara de nozes moídas
3 colheres de chocolate em pó
100g de Margarina Puro Sabor
8 colheres de leite
uvas passas a gosto

Codevasf: Kits de apicultura fortalecem o trabalho de apicultores no sertão do Araripe (PE)

A distribuição de kits produtivos de apicultura tem beneficiado famílias de comunidades rurais de vários municípios pernambucanos, como Araripina, Moreilândia, Serra Talhada, Bodocó, Exu, Petrolina, Manari, Belém do São Francisco, Dormentes, Inajá e Petrolândia, entre outros. (Foto: Bruno Rocha/Codevasf)

Nesta semana, a Rádio Codevasf traz a história dos apicultores da Associação do Riacho Fundo, no município pernambucano de Quixaba, no sertão do Pajeú. A entidade foi estruturada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com kits produtivos de apicultura – uma ação do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria conduzida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI). Os kits são formados por colmeias completas com melgueiras, cera, indumentários e utensílios. O presidente da entidade, Ivo Simplício, conta que os kits de produção apícola darão novas perspectivas de produção para os produtores locais. “O apoio da Codevasf foi um bom início para os produtores da associação. A chegada dos equipamentos trouxe uma animação para todas as famílias beneficiadas, especialmente aquelas que antes não viviam da produção de mel. Eu acredito que esse projeto vai marcar a história da nossa comunidade”, relata com entusiasmo o apicultor de Quixaba.

A ilusão dos “projetos de desenvolvimento” em Pernambuco - Artigo de Heitor Scalambrini Costa


Heitor Scalambrini Costa
Professor da Universidade Federal de Pernambuco


Nos últimos anos em Pernambuco, a máquina de propaganda do governo estadual, aliado a mídia empresarial, e a setores cooptados da academia tem insistentemente anunciado a implantação de grandes empreendimentos econômicos para mudarem a vida dos pernambucanos. Chamam a isso de “desenvolvimento”, mas que na realidade acaba promovendo conflitos socioambientais de grandes proporções. Vejam bem.

O Complexo Industrial Portuário de Suape (CIPS), cujos investimentos já ultrapassaram 60 bilhões de reais é um dos exemplos de uma obra contestada desde seu início, nos anos 70 do século passado. Prometida como a redenção econômica do Estado, o novo Eldorado, a jóia da coroa, tornou-se um pesadelo para milhares de trabalhadores e moradores do entorno do Complexo. Estima-se que já foram demitidos 42 mil trabalhadores da indústria de petróleo, 4 mil da indústria metal mecânica e 5 mil do setor de fretamento. Além da expulsão de mais de 10 mil famílias que moravam naquele território e viviam da agricultura familiar, da pesca e da coleta de mariscos. Hoje sobrevivem nas periferias das cidades, cujos modos de vida foram interrompidos drasticamente.

Mesmo com anúncios oficiais de recordes, ano a ano, na movimentação de cargas, o que se verifica no CIPS são obras paradas, estagnação da produção, demissões em massa de trabalhadores desamparados dos seus direitos trabalhistas, desastre ambiental, além das violações dos direitos humanos com expulsão truculenta dos antigos moradores. Com esta realidade os dirigentes do Estado deslocaram seu discurso “desenvolvimentista” para o litoral norte, para a fábrica da Fiat, como novo polo de “desenvolvimento” em Pernambuco. Todavia aquele território vivencia uma situação que não é a mesma anunciada pela propaganda oficial. Inúmeros problemas socioambientais estão ali presentes.

Horário de verão começa domingo para milhões de brasileiros


No próximo sábado (18), à meia-noite, milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora. É o início da temporada 2015/2016 do horário de verão nos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Espírito Santo,de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.

O principal objetivo da medida é, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a redução da demanda no período de ponta, entre as 18h e as 21h. A estratégia é aproveitar a intensificação da luz natural ao longo do dia durante o verão para reduzir o gasto de energia. Entre os meses de outubro e fevereiro, os dias têm maior duração em algumas regiões, por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

Morte de policial foi encomendada por ex-marido de companheira no CE


A Polícia Civil prendeu na tarde desta terça-feira (13) o homem apontado como mandante do assassinato do policial civil Roberto Cosme Bezerra, morto há tiros em um restaurante emFortaleza na quinta-feira (8). Segundo a Polícia Civil, Francisco das Chagas Sobrinho Sá, de 34 anos, foi capturado na Praia do Pacheco, em Caucaia, e é ex-marido da companheira do escrivão.

Ainda de acordo com a polícia, outros dois suspeitos de envolvimento com o crime foram presos em Caucaia e no Bairro Autran Nunes, em Fortaleza. As investigações apontam a dupla como mediadora entre Francisco das Chagas e outra dupla que atirou contra o escrivão da Polícia Civil.

Em depoimento, Francisco das Chagas confessou o crime e disse que prometeu pagar R$ 3 mil aos executores do homicídio, que ainda não teriam recebido o dinheiro. Ele disse também que o crime foi motivado por vingança.

O crime

Datafolha: só 37% acham que Dilma vai ser afastada


Uma pesquisa Datafolha realizada com leitores da ‘Folha de S. Paulo’, aponta que para 57% a presidente Dilma Rousseff continua onde está. Só 37% acham que Dilma vai ser de fato afastada.

No entanto, a renúncia é defendida por 61%; na pergunta sobre impeachment, um grupo menor, de 51%, se mostrou favorável ante 66% do eleitorado total no último levantamento nacional do instituto, em agosto.

O Congresso Nacional é desaprovado por 67%. A maioria disse que votou no tucano Aécio Neves para presidente em 2014.

Sobre a gestão Geraldo Alckmin (PSDB), em São Paulo, foi desaprovada por 33% dos leitores e aprovada por 29%. Já a de Fernando Haddad (PT), na capital, tem 56% de reprovação e 18% de aprovação.

O Datafolha ouviu 733 leitores do jornal nos dias 18 e 19 de setembro e 2 e 3 deste mês. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos. Metade dos entrevistados (48%) tem renda familiar mensal superior a dez salários mínimos, 76% têm ensino superior, 83% são do Sudeste.

Portal Brasil 247

Confira os jogos da 30ª rodada do Brasileirão da Série A desta quarta-feira (14); Em Petrolândia o torcedor assiste no Geração 2, na Orla da cidade


Confira abaixo os jogos da 30ª rodada do Brasileirão da Série A desta quarta e quinta-feira que em Petrolândia o torcedor assiste no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Jogos desta quarta-feira (14)

Atlético-MG x Inter - 19:30
Sport x Avaí - 19:30
Palmeiras x Ponte Preta - 21:00
Figueirense x Flamengo - 21:00
Joinvile x Coritiba - 21:00Fluminense x São Paulo - 22;00
Atlético-PR x Cruzeiro - 22:00

Jogos de quinta-feira (15)
Vasco x Chapecoense - 19:30
Grêmio x Santos - 21:00

Clique e confira
>Seleção Brasileira
>Brasileirão Série A
>Futebol Internacional
>Brasileirão Série B
>Brasileirão Série C

Por Globoesporte.com

Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira, 14 de outubro de 2015


O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira, 14 de outubro de 2015; Confira

Diário de Pernambuco: STF blinda Dilma e expõe Cunha
Folha de Pernambuco; Homens sequestram gerente de casa lotérica e levam R$ 50 mil do estabelecimento
Gazete de Alagoas: Greve dos bancários prossegue
Tribuna do Norte-RN: Levantamento mostra que motos fazem 28 acidentados por dia
Portal-PB: Médica é condenada a pagar R$ 40 mil por retirar ovário errado na PB
Diério do Nordeste-CE; Seca no Estado faz Cagece reduzir em 10% oferta de água para a Capital
Diário do Povo-PI: Professores da UFPI decidem dia 20 retorno das aulas
A Tarde; Fim da greve de professores da Ufba ainda depende de assembleia nesta quarta
Correio da Bahia; Em assembleia, bancários decidem continuar em greve
Tribuna da Bahia; TCM multa ex-prefeito João Henrique e solicita restituição de 14 milhões
O Globo; Dilma diz que impeachment é 'golpismo escancarado'
O Dia-RJ; Jovens são humilhados e obrigados a comer maconha na Zona Oeste do Rio
Extra-RJ; Policiais são proibidos de usar smartphones durante operações
Folha de São Paulo; Sob ameaça de cassação, Cunha pede voto de confiança a aliados
O Estado de São Paulo; Oposição quer confirmar delação sobre filho de Lula
Correio Braziliense; 'Pedaladas' garantiram Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida, diz Lula
Valor Econômico; Dólar fecha na maior alta em 4 anos por preocupação com impeachment
Estado de Minas; Feriado prolongado termina com 36 mortes nas rodovias mineiras
Zero Hora; Cai o número de desalojados e desabrigados pela cheia no Estado
Brasil Econômico; Vale lidera lista de maiores devedores da União

Fonte: Rede Brasil de Notícias e Blog de Assis Ramalho

Confira resultado das loterias da Caixa de terça-feira (13); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas na terça (13), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.