terça-feira, 12 de maio de 2020

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas sobre o coronavírus


A rede social Facebook publicou nesta terça-feira (12) relatório sobre as ações tomadas para prevenir a disseminação de conteúdos falsos ou duvidosos na internet. Segundo o Relatório de Aplicação dos Padrões da Comunidade, cerca de 50 milhões de postagens relacionadas ao novo coronavírus, publicadas tanto no Facebook quanto no Instagram, foram consideradas incompatíveis com as políticas da empresa.

“Passamos os últimos anos construindo ferramentas, equipes e tecnologias para ajudar a proteger as eleições de interferências, evitar a disseminação de desinformação em nossos aplicativos e manter as pessoas protegidas de conteúdos nocivos”, afirma o vice-presidente de Integridade do Facebook, Guy Rosen, em comunicado.

O relatório do Facebook diz também que a maior parte do trabalho de filtragem de conteúdo é feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

Petrolândia: Mensagem ao Dia da Enfermagem da Clínica Mais Saúde, que informa atendimento para esta quarta (13/05)



A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, felicita os enfermeiros por seu Dia e informa atendimento para esta quarta-feira, 12 de maio de 2020.

Veja abaixo os profissionais médicos que atenderão nesta quarta (12) na MAIS SAÚDE de Petrolândia.

AGU diz que entregou ao STF exames de covid-19 de Bolsonaro com resultados negativos





A Advocacia-Geral da União (AGU) informou na noite desta terça-feira (12) que entregou ao ministro Ricardo Lewandowski, do STF, os exames realizados pelo presidente Jair Bolsonaro para testar o contágio por covid-19. Segundo nota da AGU, os laudos confirmam que o presidente testou negativo para a doença.

A entrega dos exames foi feita a pedido do jornal O Estado de S. Paulo. Inicialmente, a requisição foi feita à Justiça de São Paulo, que deferiu o pedido. Posteriormente, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região confirmou a decisão da primeira instância. Bolsonaro então recorreu ao STJ e o presidente da Corte, João Otávio de Noronha, deu decisão contrária e desobrigou o presidente da entrega dos exames.

Antes de decidir sobre o caso, Noronha já havia emitido publicamente sua opinião. Nesta quinta-feira (7), ele afirmou durante um webinar do site Jota que não era republicano exigir que Bolsonaro entregasse os exames. "O presidente tem que dizer do que se alimenta? Se é A+ ou O-? O cargo público não pode entrar nas entranhas da pessoa que o exerce", afirmou.

Após a decisão de Noronha, o jornal recorreu ao STF e a AGU decidiu, então, entregar os exames do presidente.

Por Congresso em Foco


Petrolândia/Floresta/Tacaratu: Mensagem do System Saúde ao Dia do enfermeiro

System Saúde

Petrolândia: Agricultor é encontrado morto em sua propriedade na Agrovila 10 da reta; família diz que ele foi assassinado com requintes de crueldade


O agricultor Severino Pedro da Silva, mais conhecido como Miranda, foi encontrado morto dentro da sua propriedade na Agrovila 10 da Reta, no Projeto Barreiras. no município de Tacaratu, limite com o município de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

Em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, a família informou que, aparentemente, Severino foi assassinado com golpes de pauladas e facadas.

Até o fechamento desta reportagem, ainda de acordo com a família, o corpo se encontrava no local crime (na roça), à espera do recolhimento para o IML.

O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Petrolândia.

Mais informações a qualquer momento

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação e foto: Família


Petrolândia: Prefeitura lança serviço de apoio psicológico a profissionais da linha de frente do combate ao coronavírus


A Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou nesta terça-feira (12), o serviço de apoio psicológico a profissionais de variadas áreas que estão atuando na linha de frente do combate ao coronavírus no município.

Um número de telefone está sendo disponibilizado para que esses profissionais possam ser atendidos por um psicólogo, que estará de plantão das 7h às 19h, de segunda a sábado, para atendê-los.

Por Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia/Tacaratu e demais cidades do Sertão: MPPE cobra fiscalização para coibir transporte clandestino de pessoas durante a pandemia do Covid-19


Após tomar conhecimento de que veículos de transporte clandestino estão sendo utilizados para o deslocamento de pessoas entre as localidades de Petrolândia, Tacaratu, Belém do São Francisco, Betânia, Custódia, Flores, Floresta, Mirandiba, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo, os promotores de Justiça que atuam na região expediram uma recomendação conjunta para que os governos municipais, Detran e Polícias Civil e Militar reforcem o trabalho de fiscalização.

Segundo o coordenador da 14ª Circunscrição Ministerial, promotor de Justiça Rodrigo Santos, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tem percebido um crescimento no transporte irregular, que além de expor os moradores aos riscos inerentes do serviço, como veículos inadequados conduzidos por motoristas sem habilitação para o transporte de passageiros, aumenta o risco de contaminação pelo Coronavírus. “Percebemos que esse transporte clandestino, que sempre existiu na região, se intensificou com as restrições de circulação impostas pelos decretos do Governo do Estado”, relatou Rodrigo Santos.

Por esse motivo, os promotores de Justiça da região recomendam que os governos municipais intensifiquem a fiscalização de todas as empresas de transporte de passageiros, com a realização de vistorias e requisição de documentos como autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); alvará de funcionamento; registros dos veículos; carteiras de habilitação dos motoristas; atestados de regularidade da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros; relação e qualificação dos funcionários; e CNPJ e demais documentos de constituição das empresas. Caso sejam identificadas irregularidades, o poder público deverá promover a interdição dos estabelecimentos e dos veículos.

Outra medida recomendada pelos promotores de Justiça é a realização de blitze coercitivas e barreiras sanitárias mediante articulação entre os municípios, Detran e Polícias Civil e Militar. Os agentes públicos devem fiscalizar a regularidade do serviço de transporte de passageiros e bens, tanto em relação às exigências do Código de Trânsito Brasileiro quanto ao cumprimento das medidas de prevenção da Covid-19.

No caso do Detran, o MPPE recomenda que sejam tomadas providências como a remoção do veículo e multa pelo transporte clandestino. Já as Polícias Civil e Militar devem prestar o suporte aos funcionários das Prefeituras e do Detran nas blitze e barreiras sanitárias e lavrar os procedimentos policiais de flagrante delito sempre que for necessário, conduzindo os responsáveis às Delegacias de Polícia nas hipóteses de cometimento dos crimes de infração de medida sanitária preventiva (artigo 268 do Código Penal), desobediência (artigo 330 do Código Penal) e usurpação de função pública (artigo 328 do Código Penal) no caso de ser identificada a prática do transporte clandestino.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (12).

Ministério Público de Pernambuco (MPPE)

População de Petrolândia passa a contar com o aplicativo 'Atende em Casa'


A plataforma Atende em Casa, do Governo de Pernambuco, agora está disponível também para Petrolândia.

O app tem o objetivo de passar orientações para a população com sintomas gripais, seja para manter o isolamento domiciliar ou, após uma teleorientação feita por profissional de saúde, fazer a busca qualificada por um serviço de saúde mais próximo da sua casa.

O aplicativo, disponível pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br e para smartphones com sistema Android, permite que médicos, enfermeiros ou residentes médicos façam videochamadas e orientações aos usuários.

Por Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia: Fabiano Oliveira defende aumento salarial dos servidores da saúde do município


Em áudio publicado nas redes sociais, o pré-candidato a prefeito de Petrolândia, Dr. Fabiano Oliveira, defendeu o aumento salarial dos enfermeiros de Petrolândia, bem como o aumento do adicional de insalubridade para todos os servidores da saúde, a fim de que o povo possa ter um melhor atendimento no âmbito da saúde do município.

Assista ao vídeo abaixo


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Tacaratu/Caraibeiras: Carro Disinfector pulveriza ruas para tentar evitar avanço do novo coronavírus


A pedido dos Vereadores da oposição juntamente com o Vice Prefeito Washington Araújo, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – CODEVASF disponibilizou por meio do Deputado Federal Fernando Filho um carro Disinfector para auxiliar nas ações no combate contra o Covid – 19, no Munícipio de Tacaratu, no Sertão de Itaparica,

Os trabalhos tiverem início na noite desta segunda-feira (11/05) - com a limpeza dos pontos onde há aglomeração de pessoas em ruas da cidade de Tacaratu, posteriormente os trabalhos de
desinfecção também serão realizados no distrito de Caraibeiras.

Assista aos vídeos abaixo

Petrolândia: No Dia Internacional da Enfermagem, o Blog de Assis Ramalho parabeniza a Enfermeira Sônia Regina em nome de todos e todas que trabalham pela saúde do município

''Nós não temos escolha, mas vocês tem. Estamos aqui por vocês, fique em casa por nós', pede Sônia Regina, Enfermeira do Hospital municipal Dr. Francisco Simões de Lima. Depoimento completo no vídeo abaixo.

Na semana passada a Prefeitura de Petrolândia, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou vídeo contendo relatos de profissionais de saúde do município que atuam no combate à pandemia do novo coronavírus.

Nesta terça-feira, 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem. Na oportunidade, o blog de Assis Ramalho reprisa o vídeo com relatos de profissionais da saúde do município de Petrolândia, eles detalham o que cada profissional  faz nos cuidados com os pacientes e especialmente no enfrentamento à epidemia de covid-19.

Destaque para o depoimento da enfermeira do Hospital Municipal Dr Francisco Simões de Lima, Sônia Regina.

Assista ao vídeo abaixo.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Miss de 22 anos é encontrada morta no apartamento do namorado no Centro de Manaus


Uma modelo de 22 anos e atual Miss Manicoré, cidade do interior do Amazonas, foi encontrada morta na madrugada desta terça-feira (12), na capital Manaus. O corpo de Kimberly Karen Mota de Oliveira estava no apartamento do namorado, no centro da capital, e apresentava marcas de facadas no pescoço e no abdômen, de acordo com a Polícia Civil.

Segundo a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), o companheiro da vítima não foi encontrado no local. Ele deverá ser chamado para prestar esclarecimentos. No domingo (10), a tia da Miss Manicoré chegou a publicar nas redes sociais que Kimberly estava desaparecida.

De acordo com a polícia, o namorado teria ido buscar a modelo na casa de uma amiga. Desde então, ambos eram considerados desaparecidos. Fotos da modelo começaram a ser compartilhadas pelas redes sociais.

Nessa madrugada, as buscas pela modelo se encerraram. Kimberly foi encontrada sem vida no apartamento do namorado. O corpo estava no quarto, ao lado da cama e marcado por golpes de faca.

Até o momento, o namorado está foragido. Segundo informações, ele é servidor do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo e natural de São Bernardo do Campo. Segundo a polícia, a modelo havia terminado o relacionamento, mas ele não teria aceitado o fim do namoro.

Até o momento, não se sabe, porém, se o namorado da modelo estaria na cidade somente por causa de Kimberly ou se tinha algum compromisso em Manaus. Amigos e familiares da jovem estiveram no IML para reconhecer o corpo da vítima. A polícia investiga o caso e acredita que o suspeito esteja na cidade.

A modelo era natural de Manicoré, município do interior do Amazonas, a mais de 300 quilômetros da capital. Eleita miss na cidade, ela foi finalista de um concurso de beleza no ano passado.
Por Portal R7

Petrolândia: Polícia Militar registra tentativa de homicídio no centro da cidade


LOCAL: Avenida Três Poderes , Centro.

De acordo com informações da Seção de Comunicação da 4ªCIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo (Vanguarda do Itaparica), nessa terça-feira [12/05/2020], quando em rondas e abordagens, a GT Operações quando se dirigia ao centro da cidade de Petrolândia, se deparou com dois indivíduos em luta corporal. Foi identificado que um deles se encontrava com um facão em punho, o qual foi detido rapidamente e imobilizado, tendo a arma branca apreendida. Foi informado no local da ocorrência que, minutos antes, por motivos desconhecidos, ambos entraram em desentendimento. A pessoa do imputado após ter sido agredido, foi em direção a sua residência e rapidamente retornou com um facão para tirar a vida da vitima., fato esse não consumado por ação Policial. Ambos foram conduzidos a DP Local para serem tomadas as medidas cabíveis. 

INFORMAÇÃO - SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO
4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araújo 

Médico de 33 anos morre por coronavírus no interior do Rio de Janeiro

Dr Danilo David Santos Silva, de 33 anos, era de Belém e trabalhava em UPA no Rio de Janeiro — Foto: Arquivo pessoal

Médico contou sobre episódio de racismo na profissão no Encontro com a Fátima, em 2017 — Foto: Reprodução/TV Globo

“Meus pacientes precisam de mim, logo na semana que vem já tenho que ir salvar pessoas. Fico olhando aqui desse lado e só penso que eu poderia estar do outro lado ajudando”.

A mensagem de celular foi mandada para uma amiga um dia antes de o médico Danilo David Santos, de 33 anos, ser entubado no Hospital Escola de Valença, onde trabalhava, no interior do Rio de Janeiro. Desde então, a família não o viu mais. O psiquiatra morreu por Covid-19 na manhã do último domingo (10).

Quatro dias antes de apresentar os primeiros sintomas, ele atendeu três pacientes infectados por Covid na UPA onde também fazia plantões na emergência, no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro.

“Lutou, lutou, lutou. Morreu na profissão, se contaminou na profissão, morreu trabalhando”, contou ao G1 a mãe, Francisca das Chagas dos Santos, de 61 anos, que disse que o filho, de quase dois metros de altura, tinha diabetes e pressão alta.

Danilo nasceu e cresceu em uma casa de palafita em Belém, no Pará, que ficava com água até o meio da perna quando a tradicional chuva paraense insistia em ser ainda mais forte. A mãe, manicure e diarista, e o pai, vidraceiro, juntavam a maior parte da renda para que o garoto conseguisse cursar um colégio melhor. Aos 16 anos, passou em três faculdades, Enfermagem, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental.

Danilo começou a cursar Enfermagem, mas o sonho era Medicina. Dois anos depois, resolveu prestar vestibular mais uma vez na Universidade Estadual do Pará (UEPA).

Como é tradição em Belém, ele e a mãe ligaram o rádio para escutar, nome por nome, a lista dos aprovados no vestibular, mas não ouviram o nome de Danilo. Minutos depois, uma amiga apareceu na porta com confetes e serpentina, e contou que ele tinha passado em segundo lugar. Ele não acreditou, e foi na casa de uma vizinha que tinha computador para buscar a confirmação na internet. Nesse dia, dona Francisca comprou uma caixa de fogos e fez feijoada.

O primeiro médico da família foi fazer residência em psiquiatria no Rio de Janeiro. Na capital fluminense, foi onde também conheceu o marido, Gilberto Amaral, em 2015. Com apenas um mês de namoro, Danilo escondeu uma aliança em um brigadeiro e o pediu em casamento.

Além de ensinar Gilberto a comer “o verdadeiro açaí”, Danilo o convenceu de que ele também era capaz de cursar Medicina, curso que hoje estuda. Quando o marido acabasse a faculdade, o casal planejava adotar um casal de crianças, que já tinham até nome. Antes de ser entubado, Danilo deixou um recado com o enfermeiro: “fala com o Gilberto que eu já volto, e quando voltar vamos antecipar a Liz e o Gabriel’.

Em 2017, em um plantão em um hospital no Rio de Janeiro, ele foi na porta da emergência para ajudar no andamento da fila. Um homem o olhou e disse que não gostaria de ser atendido por Danilo, porque ele era “crioulo”. “Como aquela pessoa estava numa situação de emergência médica eu tive o discernimento e a ética de dizer para ele o seguinte: ‘você não tem condições de dizer quem vai te atender’”. Após o atendimento, o médico registrou Boletim de Ocorrência em uma delegacia por racismo.

Ele contou este episódio em uma ação da série Sob Pressão, da TV Globo, que mostra os dramas do cotidiano de uma emergência de um hospital público. (veja o vídeo acima). Danilo também foi ao programa Encontro com a Fátima para falar sobre preconceito.

“O que temos que mostrar, independente da cor da pele, é que estamos onde nós estamos porque somos capazes. Nós temos que cada dia mais nos acostumar com negros em altos cargos, com negros sendo chefes de equipe, com negros tendo um papel social muito mais relevante”, disse Danilo na época.

O médico deixa o marido, Gilberto, a mãe, Francisca, o pai, Davi, a irmã, Daniele, e a sobrinha, Sophia, por quem era apaixonado. “Ele foi uma estrela na minha vida e sempre será”, disse a mãe.

Por Paula Paiva Paulo, G1

Petrolândia/Tacaratu/Jatobá: Mensagens da Clínica e Laboratório Jaques aos profissionais da Enfermagem

Clínica e Laboratório Jaques

CNM aguarda sanção do auxílio a Municípios e Estados ainda nesta semana; governo explica procedimentos


Em mais uma reunião com representantes do Ministério da Economia e da Secretaria de Governo (Segov) da Presidência da República nesta segunda-feira, 11 de maio, equipe técnica e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, ressaltaram a expectativa dos gestores para que o Projeto de Lei Complementar (PLP) 39/2020 seja sancionado nesta semana. Segundo os interlocutores do governo, serão necessários cerca de 10 dias úteis para regulamentar e ajustar os processos para os repasses.

Dependendo da sanção, portanto, os R$ 23 bilhões aos Entes locais podem entrar nos cofres das prefeituras ainda em maio. Durante a videoconferência desta segunda - semanalmente, a CNM tem se reunido com a Secretaria de Assuntos Federativos (Seaf) da Segov e a pasta da Economia -, o secretário-adjunto Júlio Alexandre e os diretores Caio Megale e Bruno Funchal chamaram atenção para um dos critérios previsto no artigo 5º do projeto.

Renúncia às ações contra União
Para ter acesso ao auxílio federal, Estados e Municípios deverão renunciar às ações contra a União ajuizadas após 20 de março de 2020 em até 10 dias após a publicação da Lei, “dado que o texto já suspende a dívida [previdenciária] e garante as transferências”, justificou Funchal. A fim de alertar os gestores e as procuradorias estaduais e municipais a renunciarem às ações para garantir os valores, a pasta solicitou à Advocacia-Geral da União a lista dos Entes que se enquadram na situação.

ale lembrar ainda que serão quatro parcelas mensais e iguais para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e mitigação dos efeitos financeiros. Segundo a equipe do governo, o Banco do Brasil está trabalhando para operacionalizar as transferências e o Ministério da Economia se debruça sobre a regulamentação da suspensão, até dezembro, dos pagamentos da dívida previdenciária e da contribuição patronal dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Tais valores serão incorporados aos respectivos saldos devedores em 1º de janeiro de 2021 e devidamente atualizados pelos encargos financeiros contratuais de adimplência para pagamento pelo prazo remanescente de amortização de contratos.

Previdência
“A regulamentação tem que deixar claro que o dinheiro que vai ficar só pode ser usado para combate à pandemia e na folha de pagamento que atende necessidade atual”, sugeriu Aroldi. Apesar de estimada economia de aproximadamente R$ 5 bilhões com a dívida previdenciária e até R$ 19 bilhões com o patronal, o diretor Caio Megale observou que a efetividade da segunda medida irá variar conforme o RPPS for deficitário ou superavitário.

Diante do questionamento do presidente da CNM se o Município deve procurar a instituição financeira para adequação, os representantes do governo responderam que sim, mas que os bancos, como BNDES e Caixa Econômica Federal, estão preparando um modelo.

Contratações de crédito
Outro pleito municipalista abordado na reunião foi o aumento dos limites para contratação de operações de crédito. Bruno Funchal reconheceu que o valor máximo para operações sem garantia da União já está no teto e que há cerca de R$ 1 bilhão para as operações com garantia. “Enviamos ofício ao Senado para aumentar limites das operações de crédito de R$ 4,5 para 20 bilhões. Tesouro vai fazer proposta ao Conselho [Monetário Nacional, o CMN] e eles terão que aprovar resolução”.

Conforme Aroldi explicou, existe a preocupação que, a partir de 4 de junho, pelas restrições impostas pela lei eleitoral, os gestores não poderão fazer contratações desse tipo. Por fim, eles concordaram com a necessidade de governo federal, Estados e Municípios articularem por uma proposta consensual que aborde os mínimos para educação e saúde, a manutenção do Fundeb e precatórios.

Por Amanda Maia
Da Agência CNM de Notícias

Petrolândia: Cardiologista Dr. Cleobenysson Cruz atende na MedClinic nesta quinta-feira (14/05); agende sua consulta

A MedClinic Clínica Especializada informa que o Cardiologista e Clinico Dr. Cleobenysson Cruz atenderá na Medclinic Clínica Especializada nesta quinta-feira, 14 de maio de 2020.
.
Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879

Dr. Cleobenysson Cruz também atende na sexta-feira (15/05/2020), juntamente com Dr. Alexandre Torres Candeia (Endocrinologista e Ultrassonografia).

A MedClinic está localizada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.



Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinic

Petrolândia: Homenagem da Petroclínica aos enfermeiros pelo seu dia


Parabéns a todas nós que nos dedicamos e praticamos juntas a arte de Cuidar!

Joane Barboza
Petroclínica - Petrolândia

Paulo Afonso: Jovem é assassinado com 3 tiros pelas costas; crime pode está relacionado a roubo de motos, diz PM


A polícia militar investiga o homicídio registrado na noite desta segunda-feira, dia 11, na Travessa Portinari no BTN 03, tendo como vítima Marcelo Cardoso dos Santos, 19 anos.

“Fomos solicitados para darmos apoio a equipe do Samu, para averiguarmos um possível homicídio. No local foi constatado o óbito, o médico disse que foram 03 tiros pelas costas. Segundo familiares que chegaram em seguida, a vítima estava envolvida no tráfico e roubo de motocicleta.” , diz o relato policial.

Ainda de acordo com a polícia, eles foram informados de que no mesmo dia em que o jovem foi morto, ele teria efetuado roubos na cidade.

Diante das informações, os policiais deslocaram até a residência e encontraram três pessoas dentro, que poderiam falar sobre a autoria do homicídio.

Feita uma busca na residência e no matagal, foi encontrada uma motocicleta escondida com restrição de furto/roubo. Um dos três conduzidos estava transitando com a motocicleta juntamente com a vítima do homicídio segundo populares, informou a PM.

A moto apreendido trata-se de uma CG-150 JQD-4740 de Glória-BA. As três pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil, bem como a moto, para serem tomadas as providências necessárias.

Por PA4.COM.BR

Bolsonaro: governadores que não seguirem decreto "afloram autoritarismo"

Bolsonaro 'manda recado' a quem não cumprir decreto sobre serviços essenciais: 'Pior caminho'

Diante da resistência de governadores e prefeitos de seguirem o decreto presidencial que estendeu a lista de serviços considerados essenciais para salões de beleza, academias e barbearias, o presidente Jair Bolsonaro utilizou as redes sociais nesta terça-feira (12/5) para classificar como “autoritária” a decisão dos chefes de executivos locais. Ao menos um terço dos governadores e prefeitos, incluindo o Distrito Federal, já avisaram que as atividades acima citadas permanecerão fechadas.

“Alguns governadores se manifestaram publicamente que não cumprirão nosso Decreto n°10.344/2020, que inclui no rol de atividades essenciais as academias, as barbearias e os salões de beleza. Os governadores que não concordam com o Decreto podem ajuizar ações na justiça ou, via congressista, entrar com Projeto de Decreto Legislativo. O afrontar o estado democrático de direito é o pior caminho, aflora o indesejável autoritarismo no Brasil. Nossa intenção é atender milhões de profissionais, a maioria humildes, que desejam voltar ao trabalho e levar saúde e renda à população”, escreveu o presidente.

No entanto, no dia 24 de março, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello decidiu que governadores e prefeitos podem editar regras sobre isolamento e quarentena. Antes, apenas Bolsonaro poderia decidir sobre a paralisação ou não de um serviço. Logo, os líderes estaduais possuem autonomia para decidir o que abre e o que permanece fechado.

A edição do decreto adicionando serviços de beleza pegou até o ministro da saúde, Nelson Teich, de surpresa. Ele não foi consultado sobre o assunto e ficou sabendo sobre o assunto durante uma coletiva ontem.

Desde ontem (11), ao menos 13 governadores se manifestaram contra as medidas de Bolsonaro e disseram seguir estudos técnicos e montagem de plano conforme os números de casos de coronavírus estaduais. 

Por Correio Braziliense

Petrolândia: Mensagem ao Dia do Enfermeiro do vereador Louro do Vidro


Hoje é comemorado o Dia do Enfermeiro. Aos enfermeiros e enfermeiras de Petrolândia e de todo o Brasil  que, sem medir esforços, promovem saúde aos que mais precisam, desejamos muitas alegrias e grandes realizações. E principalmente neste momento, desejo muita força e fé para que continuem desempenhando com tanta garra o papel de cuidar e zelar pela vida.

A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!

Parabéns a todos os enfermeiros e enfermeiras pelo seu Dia.

Mensagem do Vereador Louro do Vidro


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Ministério nega possibilidade de tornar permanente o auxílio emergencial

O Ministério da Economia divulgou comunicado nesta terça-feira (12) em que nega ter a intenção de tornar permanente o pagamento do auxílio emergencial. Em uma transmissão ao vivo com o banco BTG Pactual na segunda-feira (11), o secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, afirmou que algumas medidas emergenciais de enfrentamento à crise poderiam “ficar” e citou o auxílio emergencial.

“Não podemos virar a chave e desligar tudo de uma hora para outra”, disse o secretário citando a possibilidade de manutenção do benefício no segundo semestre deste ano. Segundo ele, o desmonte do benefício pode ocorrer de forma gradual, num processo de transição.

“As despesas criadas neste momento de excepcionalidade não devem ser transformadas em permanentes para não comprometer a recuperação das contas públicas a partir de 2021 e nem a trajetória sustentável da dívida pública”, diz nota divulgada nesta manhã pela pasta comandada por Paulo Guedes.

Criado para aliviar a perda de renda da população afetada pela crise econômica gerada pela covid-19, o Congresso Nacional aumentou o valor do auxílio emergencial de R$ 200, na proposta inicial do governo, para R$ 600. Os parlamentares também incluíram previsão de pagamento em dobro para mulheres chefes de famílias.

A proposta sancionada no início de abril previa o pagamento de três parcelas do benefício, portanto até o mês de junho. Com as perspectivas de permanência do coronavírus e das medidas de distanciamento social que afetam a economia, três partidos já têm propostas para estender o benefício por mais tempo: Cidadania, Psol e PT.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre as notícias de que o programa de auxílio emergencial pode ser permanente, o Ministério da Economia esclarece que tem tomado medidas de caráter temporário para combater os efeitos da pandemia. As despesas criadas neste momento de excepcionalidade não devem ser transformadas em permanentes para não comprometer a recuperação das contas públicas a partir de 2021 e nem a trajetória sustentável da dívida pública. O compromisso com o teto de gastos dá credibilidade e promove investimentos que criam empregos e faz com que o governo onere cada vez menos a sociedade.

Neste momento, o governo está preocupado em preservar vidas e a atividade econômica. Com medidas extraordinárias, foi possível socorrer os mais vulneráveis que perderam seu sustento. Essa crise trouxe, entretanto, uma oportunidade para avaliar a efetividade dos programas de transferência de renda e desenhar propostas de melhorias. Projetos para a reativação da economia estão em estudo e serão divulgados no momento oportuno.


Ministério da Economia

Por Congresso em Foco

Petrolândia: Mensagem de Fabiano Marques em homenagem ao Dia do Enfermeiro


Hoje é o Dia Mundial dos Enfermeiros(as), profissionais que com excelência cuidam do bem mais precioso que é a vida. Nossos agradecimentos todos os dias e principalmente por esse momento, que vocês sem medir esforços estão com toda garra e amor cuidando de nossa saúde. Parabéns e muito sucesso. #petrolandia #pernambuco #enfermeira #enfermeiro #fabianomarques #saúde #sociedade #força #petrolândiapodemais

Fabiano Jaques Marques

Petrolândia: Aluga-se casa já com mobília na quadra 06, no centro da cidade


Aluga-se casa já com mobília na quadra 06 Próximo ao centro, na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar .

Casa tem 3 quartos amplos e espaçosos sendo um com suíte, sala de janta, sala de estar, cozinha, banheiro social, varanda, área de serviço e garagem.

Mais informações entar contato com o número (87-999560254)

Confira abaixo mais fotos

Petrolândia/Petrolina: Vereador Ronaldo Silva teve cura clínica e está imune ao Coronavírus


Foi realizada na manhã de hoje (12 de Maio de 2020) o teste do Covid-19 no Vereador de Petrolina, Ronaldo Silva,  e o mesmo teve cura clínica.

Vale lembrar que o seu gabinete não está em funcionamento normal, a decisão foi tomada para previnir a saúde da sua equipe.

''Agradecemos a todos o apoio, solidariedade e orações feitas para Ronaldo, sua família e sua equipe''.

Breve traremos mais novidades!

Ronaldo Silva irá voltar as suas atividades e trabalhará ainda mais pelo povo.

Att;

Ascom. Ronaldo Silva.

Notícia relacionada
Natural de Petrolândia, Vereador de Petrolina Ronaldo Silva é diagnosticado com Covid-19; afirma que está bem mas pede à população: “Leve isso a sério, não é brincadeira”

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Boletim desta terça-feira [12/05]: Pernambuco tem mais 70 mortes e 541 casos de Covid-19 e estado chega a 1.157 óbitos




Pernambuco confirmou mais 70 mortes e 541 novos pacientes com o novo coronavírus nesta terça-feira (12). Com isso, desde março, o estado contabilizou 14.309 confirmações e 1.157 mortes por Covid-19, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Das confirmações desta terça, 276 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 265 são casos leves. Ao todo, o estado registrou 7.644 pacientes considerados graves com a doença e 6.665 leves.

Os detalhes epidemiológicos, como número de curados e locais onde as mortes ocorreram, devem ser repassados posteriormente pela Secretaria Estadual de Saúde.

Por G1 PE
Imagem: JC

Ambulância capota e deixa enfermeiro e paciente com suspeita de Covid-19 mortos, na Paraíba

No dia em que se comemora o Dia da Enfermagem, o Enfermeiro Patrick Villarim morreu no acidente.
Ambulância caiu em ribanceira logo depois do motorista perder o controle da direção durante fortes chuvas no local, na BR-230, na Paraíba — Foto: Divulgação/PRF-PB

Um acidente envolvendo uma ambulância do Samu deixou uma idosa de 91 anos com suspeita de Covid-19 e um enfermeiro mortos, na madrugada desta terça-feira (12), em Santa Rita, na Grande João Pessoa, na BR-230, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ambulância caiu em uma ribanceira perto do Hospital Metropolitano.

A ambulância do Samu era uma Unidade de Suporte Avançado (USA), usada para transportar pacientes suspeitos de Covid-19 para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. O motorista da ambulância teria perdido o controle do veículo, enquanto chovia forte no local, colidiu com o meio fio e capotou em seguida, caindo na ribanceira, conforme relato da PRF.

A PRF acredita que tenha acontecido o efeito aquaplanagem, quando o veículo perde a aderência na pista devido às chuvas. Ainda segundo a PRF, a idosa estava saindo da UPA de Cruz das Armas para o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.

O Corpo de Bombeiros e o Samu foram acionados, mas ao chegar no local, constataram os dois óbitos. As equipes dos Bombeiros estavam paramentadas com as roupas necessárias para evitar a contaminação pelo coronavírus. O neto e a filha da vítima estavam em um carro atrás da viatura, seguindo o veículo até o hospital, e presenciaram o acidente.

Outras duas pessoas foram levadas para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Uma dela é um médico, de 36 anos, que já recebeu alta, e o condutor da ambulância, de 37 anos, que também já deixou a unidade de saúde.

O Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho (HPMGER), onde o enfermeiro trabalhava, emitiu uma nota em nome de todos os colaboradores, solidarizando-se com a os familiares e amigos do enfermeiro Patrick Villarim, que morreu no acidente. "Patrick perdeu sua vida na tentativa de salvar a do próximo. Que Deus o receba de braços abertos e o conduza ao descanso eterno", disse a nota.

Por G1 PB

Petrolândia: Loja Minas parabeniza todos os enfermeiros por seu dia



Loja Minas - Petrolândia

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta terça-feira, 12 de maio de 2020; veja lista



Mudam de idade hoje (Terça-feira 12 de maio de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Victória Lisbôa , Gina Gonçalves Torres, Rita Cassia , Mônica Nascimento Souza, Fia Alves, Edson França, Milde Andrade, Maxweell Paz, Jô Leandra Leondra, Nilzete Ferreira e Vanderlan Varalda

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Feitosa votará contra projeto de Lei que trata sobre apreensão de veículos na quarentena

Imagem

Votarei contra o Projeto de Lei 1140/2020, que trata sobre a apreensão e remoção dos veículos nas vias públicas que não estiverem cumprindo a determinação do rodízio durante a quarentena. Tirando os carros de circulação diária, os terminais e os transportes coletivos ficarão mais superlotados do que já estão, o que eu já venho denunciando há muito tempo, aumentando ainda mais os pontos de contaminação do novo Coronavírus. Mais uma vez a Gestão Estadual mostra a sua marca de desorganização, pois toma medidas sem planejamento, gestão, estratégia e inteligência. Nenhuma juatificativa técnica foi apresentada pelo Governo do Estado para estabelecer tal ação.

Alberto Feitosa
Deputado Estadual (PSC)

Moro vai à PF acompanhar exibição de vídeo de reunião ministerial


O ex-ministro da Justiça Sergio Moro foi ao Instituto de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília, nesta terça-feira (12) para acompanhar a exibição do vídeo que registrou a reunião ministerial do dia 22 de abril. Até a última atualização desta reportagem, não havia confirmação de que o vídeo já teria começado a ser exibido. A apresentação estava marcada para começar às 8h.

Além de Moro, advogados também devem assistir à gravação. O vídeo foi apontado pelo ex-ministro como uma prova de que o presidente Jair Bolsonaro tenta interferir politicamente na Polícia Federal. Ele afirmou que na reunião do dia 22, da qual participaram ministros e o presidente, Bolsonaro cobrou a substituição do superintendente da PF no Rio de Janeiro e do então diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, além relatórios de inteligência e informação da corporação.

A exibição do vídeo foi ordenada pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator de um inquérito que investiga as denúncias de Moro.

Por Gabriel Palma e Márcio Falcão, TV Globo — Brasília

12 de maio Dia do Enfermeiro: Parabéns a todos! Por: José Dantas, vereador de Jatobá-PE



Por: Zé Dantas - Vereador por Jatobá (PE)

Nesses tempos de Pandemia, mas do que nunca se faz importante o trabalho do enfermeiro. O doente precisa de cuidados médicos, todos sabem, porém, isso não significa o trabalho exclusivo do médico propriamente dito, do doutor da medicina. Em auxilio profissional ao médico, vem outra importante categoria profissional, com papel decisivo: os enfermeiros, que tem o dia 12 de maio como seu dia, internacionalmente.

Conta a história que, “a data lembra e homenageia o nascimento da britânica Florence Nightingale uma pioneira da enfermagem moderna, que nasceu em 12 de maio de 1820. Nightingale foi uma jovem que se rebelou contra o papel submisso que as mulheres exerciam na sociedade de sua época contra o papel submisso que as mulheres exerciam na sociedade, destinadas ao casamento e à maternidade. Por isso, ela se tornou enfermeira (profissão normalmente exercida por freiras.

Ela se destacou por organizar e chefiar uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias que partiram para o front da Guerra da Crimeia (1853-1856) onde tratavam dos soldados feridos. Depois, na volta a seu país natal, também desenvolveu grandes esforços para melhorar as condições de tratamentos médicos dados a pobres e indigentes.

Além disso, foi ela quem lutou para dar à atividade um caráter profissional, fundando a Escola de Enfermagem do Hospital St. Thomas, que depois receberia seu nome. Lá foram lançadas as bases do ensino de enfermagem e de lá saíram as primeiras enfermeiras diplomadas.

No Brasil, entre 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, que relembra outra mulher que se dedicou à mesma profissão, pioneiramente, em nossa terra: a baiana Ana Néri (Ana Justina Ferreira Néri). Nascida em 13 de dezembro de 1814, Néri morreu em 20 de maio de 1880. Foi uma mulher de posses, que deixou uma vida tranquila para servir voluntariamente como enfermeira na Guerra do Paraguai (1865-1870).

A formação de pessoal de enfermagem para atender inicialmente aos hospitais civis e militares e, posteriormente, às atividades de saúde pública, principiou com a criação, pelo governo, da Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras, no Rio de Janeiro, junto ao Hospital Nacional de Alienados do Ministério dos Negócios do Interior, pelo Decreto Federal nº 791, de 27 de setembro de 1890, que denomina-se hoje Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, pertencendo à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro”.

Pelo valioso e importantíssimo trabalho, louvamos e parabenizamos todos os nossos enfermeiros, de Jatobá, de Pernambuco e do Brasil inteiro!.

José Dantas
Vereador de Jatobá

Bolsonaro nunca pediu informações de inquéritos, diz ex-diretor da PF


O delegado Maurício Valeixo, ex-diretor-geral da Polícia Federal, afirmou, durante o depoimento prestado nesta segunda-feira (11), que o presidente Jair Bolsonaro nunca solicitou informações de inquéritos.

Valeixo afirmou que desde agosto de 2019 passou a acompanhar Sérgio Moro em audiências semanais com o presidente da República, em que normalmente tratavam de "ameaças contra o presidente das redes sociais e outros assuntos relacionados ao Ministério da Justiça".

Confira a íntegra do depoimento de Maurício Valeixo à Polícia Federal

O depoimento de Maurício Valeixo durou cerca de 6 horas em que ele também comentou sobre questionamentos ou pedidos de Bolsonaro sobre o inquérito das fake news, a morte do miliciano Adriano Nóbrega, as investigações sobre as declarações de um porteiro do condomínio do presidente no caso Marielle, e eventuais obstruções no curso do assassinato da vereadora.

No depoimento, Valeixo também relatou sobre a primeira mudança feita na Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, e que chegou a conversar com o nome indicado por Bolsonaro, o então superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Silva Saraiva, sobre esse pedido do presidente.

O ex-diretor-geral também frisou em suas declarações para a Polícia Federal que após o episódio da troca do superintendente no Rio de Janeiro, sentiu-se desgastado no comando da PF e comunicou a Moro que tinha intenção de sair do cargo. Em determinado momento, Valeixo afirma ainda que chegou a informar os Superintendentes da PF, por meio de videoconferência, a existência desse desgaste.

Outros depoimentos

Além de Maurício Valeixo, ex-diretor-geral da PF, foram ouvidos besta segunda-feira (11) Ricardo Saadi, que foi superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, d e Alexandre Ramagem, diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), e que teve sua nomeação como diretor-geral da PF derrubada por uma decisão monocrática do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

Amanhã, por volta das 15h, os ministros citados como testemunha das supostas interferências de Bolsonaro devem prestar depoimento no Palácio do Planalto. Devem ser ouvidos o ministro Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo; o general Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional; e Walter Braga Netto, da Casa Civil.

Já na quarta-feira (13), é a vez da deputada federal Carla Zambelli ser ouvida na parte da tarde, na sede da Polícia Federal em Brasília.

Além disso, outras duas pessoas, ainda não reveladas, devem prestar depoimento na quinta-feira (14), na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Por Portal R7

Petrolândia/Tacaratu/Jatobá [FIQUE EM CASA]: Clínica e Laboratório Jaques agora também conta com consultas online

Além de consultas presenciais com hora marcada, Dra.Cristiane está atendendo ON LINE! Agende já a sua consulta sem sair de casa!

Após a autorização pelo Conselho Federal de Medicina e Ministério da Saúde, em caráter excepcional e por conta da pandemia do coronavírus no País, para a realização da telemedicina, a Clínica e Laboratório Jaques anuncia que está ampliando o alcance de seus atendimentos por meio da Consulta Online.

Fique em casa! faça sua consulta online com as profissionais da Clínica e Laboratório Jauqes


Cuide da sua saúde sem sair de casa!
#PresencialEOnline#

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Clínica e Laboratório Jaques

É HOJE: Prefeitura de Petrolândia realiza live nesta terça (12) para debater ações de combate ao coronavírus


Nesta terça-feira, às 10h, realizaremos mais uma live para falar das ações de combate ao coronavírus em Pernambuco e Petrolândia, aqui nas redes sociais da prefeitura. Não perca!

Prefeitura Municipal de Petrolândia

Governo investiga pagamento indevido do auxílio emergencial a militares das Forças Armadas


O Ministério da Defesa abriu processo para apurar fraudes na concessão do auxílio emergencial de R$ 600 para militares das Forças Armadas. Há denúncias de que militares de diversas patentes, como soldados, sargentos e oficiais fizeram o cadastro no aplicativo da Caixa Econômica Federal e pediram o benefício indevidamente.

“O Ministério da Defesa informa que foi identificada, com o apoio do Ministério da Cidadania, a possibilidade de recebimento indevido de valores referentes ao auxílio emergencial concedido pelo governo federal”, diz a nota da Defesa.

Os militares não se enquadram nos requisitos da lei que criou o auxílio destinado a trabalhadores informais, desempregados da baixa renda e autônomos, atingidos pela crise com a pandemia do novo coronavírus.

Mas esses servidores não aparecem no banco de dados utilizados pelo governo para cruzamento de informações, e o valor da renda considerado no pagamento é o autodeclarado no cadastro.

Nas últimas semanas, trabalhadores fizeram filas até debaixo de chuva nas agências da Caixa para receber o auxílio. Segundo estimativas do governo há 17 milhões de pedidos represados. A grande demanda surpreendeu especialistas.

A estimativa é que esses "trabahadores invisíveis", pois não estavam nos cadastros do governo, sejam 40% da população em idade ativa ou seis vezes o tamanho da população de Portugal. O governo teve até que pedir à Casa da Moeda para imprimir mais cédulas para fazer o pagamento.

Segundo a nota do Ministério da Defesa, a investigação vai abranger toda a folha, composta por militares da ativa, da reserva, reformados, pensionistas e anistiados. Quem recebeu o dinheiro indevidamente terá que ressarcir a União, além de sofrer eventual punição de ordem administrativa e disciplinar.

“Já estão sendo adotadas todas as medidas necessárias à rigorosa apuração do ocorrido, visando identificar se houve valores recebidos indevidamente, de modo a permitir a restituição ao erário e as demais considerações de ordem administrativo-disciplinar, como necessário".
Veja quem tem direito ao auxílio

Trabalhadores por conta própria sem vínculo de emprego formal, ou seja, sem carteira assinada;
Ter mais de 18 anos e ter o nome no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania;
Ter renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 522,50) ou renda mensal familiar de até três salários (R$ 3.135). O auxílio será pago a até duas pessoas da mesma família;
Trabalhadores intermitentes, ou seja, aqueles que prestam serviço por horas, dias ou meses para mais de um empregador;

Neste último caso, o trabalhador deve estar inscrito no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) da Previdência Social, seguindo os critérios de renda acima;
Não receber outro tipo de benefício do governo, exceto Bolsa Família
Mulheres chefes de família, pais soliteiros e mães adolescentes podem ganhar duas cotas do benefício, chegando a R$ 1.200. Para fazer jus ao auxílio financeiro emergencial, eles também precisam de seguir os critérios de renda;

Microempreendedores individuais (MEI). Para receber o auxílio é preciso atender o critério da renda estabelecido no projeto, além de estar inscrito na Previdência Social como contribuinte individual;
Demais trabalhadores informais que não estão inscritos no cadastros do governo e não contribuem para a Previdência Social. Estão nesse grupo vendedores ambulantes, diaristas, manicures, cabeleireiros e outras ocupações. Neste caso, sera preciso fazer uma autodeclaração junto à Caixa Econômica Federal por meio de aplicativo Auxílio Emergencial. Há versões para celulares Android e iPhone.

O Globo


Caixa diz estar preparada para pagar segunda parcela do auxílio emergencial


Quatorze dias após a data marcada para o governo começar a pagar a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600, sequer foi anunciado o calendário para o início da compensação aos brasileiros mais prejudicados pela crise econômica, causada pela pandemia do coronavírus. O atendimento não tem chegado à população. A taxa de rejeição é muito alta, pelos números divulgados pela Caixa Econômica Federal. No Cadastro Único, dos 32,1 milhões inscritos, 10,5 milhões foram aceitos (os outros estão “inelegíveis”). Pelos aplicativo e site, dos 44,9 milhões de pedidos processados, 20,3 milhões conseguiram.

Por meio de nota, a Caixa informou que “está preparada para o crédito da segunda parcela do auxílio emergencial e aguarda a definição de um novo calendário por parte do Ministério da Cidadania”. No entanto, destacou que a responsabilidade pela análise de quem está apto é da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev). De acordo com a Dataprev, 13,6 milhões de necessitados ainda estão fazendo ajustes no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e 10,7 milhões não atenderam os requisitos (alguns têm vínculo empregatício ou ganham outro auxílio do governo federal, como aposentadoria e pensão). Procurado pelo Correio, o Ministério da Cidadania não se manifestou até o fechamento desta edição.

Durante audiência pública remota do Senado Federal, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, destacou que 3,5 milhões de pessoas ainda não sacaram a primeira parcela do auxílio de R$ 600. “Dos 50 milhões aprovados para receber o benefício, 94% já receberam o dinheiro e 6% continuam com o valor no banco por algum motivo”, informou. Isso porque cerca de 7 milhões não conseguem usar o aplicativo sozinhos, não têm acesso e precisam de ajuda, admitiu.

Desde 9 de abril, início do pagamento, R$ 35,5 bilhões foram creditados para 50 milhões de pessoas e 94% dos beneficiários fizeram algum tipo de movimentação, disse Guimarães. A Caixa esclareceu, também, que não é necessário madrugar em filas. Todos as pessoas que comparecerem às agências 8 horas e 14 horas serão atendidas no mesmo dia.

Novo aplicativo
Para explicar por que muitas pessoas não conseguem acessar o sistema, o banco divulgou que uma nova versão do aplicativo. Segundo explicou a Caixa, os beneficiários que recebem pela poupança social digital precisam fazer a atualização na loja de aplicativos para ter acesso às novas funcionalidades. Além da alternativa para saque sem cartão, a nova versão permite maior número de acessos simultâneos. A capacidade inicial do aplicativo era em torno de 200 mil conexões simultâneas. Agora, foi ampliada para 500 mil conexões simultâneas.

A Caixa lembrou, ainda, que os beneficiados que optarem pelo o saque em espécie devem gerar um código autorizador (com validade de duas horas) pelo Caixa Tem e ir à agência ou casa lotérica para a retirada. Para o saque, é preciso apesentar o CPF e documento de identificação com informações de nome, data de nascimento, filiação, assinatura - com número, órgão emissor, data e prazo de validade. Serão aceitos Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Registro Civil de Nascimento (RCN); Carteira de Trabalho e Previdência Social; carteira funcional de repartições públicas ou de órgãos de classe de profissionais liberais; e passaporte brasileiro, dentro do prazo de validade.

Por Correio Braziliense

“Graças a Deus estou curada”, diz 1ª paciente de Paulo Afonso infectada com coronavírus


Primeira paciente diagnosticada com Covid-19 testa negativo e está curada do novo coronavírus (Covid-19). Dilma Maria publicou nas redes sociais o resultado do exame.

“Venho informar a todos que meu resultado saiu, recebi dia 10/05, e graças a Deus estou curada. Agradeço a minha família pelo apoio a a todos que oraram por mim. E as pessoas que me criticaram que não tiveram compaixão do que estou passando eu desejo luz e saúde para que nenhuma das mesmas passe o que passei. Deus abençoe a todos!”, escreveu.

A informação foi confirmada também pelo primo de Dilma, de nome Sílvio residente na cidade de Jatobá, Pernambuco.

Dilma foi a primeira paciente de Paulo Afonso infectada com o coronavírus e foi internada no Hospital Municipal de Paulo Afonso dia 20 de abril tendo alta hospitalar em 28 de abril. No momento da alta, a equipe do isolamento do HMPA deixou uma mensagem para todos falando de cura divina. Um dos membros da equipe aparece com uma foto do Dr. Carlos Tenório em homenagem ao médico diretor do HMPA que ao cuidar da paciente nos três primeiros dias consecutivos de sua internação foi infectado pelo vírus, mas assim como Dilma também já foi curado.


Por Portal PA4.COM.BR

"Academias, salões e barbearias continuarão fechados", diz governador de Pernambuco

 Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

No mesmo dia em que o governo de Pernambuco anunciou medidas mais rígidas contra o novo coronavírus, o presidente da República, Jair Bolsonaro, (sem partido) ampliou o decreto 10.282, de 20 de março de 2020, que aponta quais são as atividades essenciais durante a pandemia da covid-19. Foram inclusos entre os serviços autorizados a funcionar as academias esportivas, salões de beleza e barbearias. No entanto, no fim da noite, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), afirmou que estes serviços continuarão fechados no Estado. Além dele, outros governadores já disseram que não irão cumprir o decreto de Bolsonaro. Lembrando que a decisão de determinar o que abre e o que fecha durante a pandemia é de responsabilidade dos estados e municípios, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Pelas redes sociais, Paulo Câmara disse que "academias, salões, barbearias continuarão fechados, até que superemos esta fase e seja possível iniciar a retomada gradual. O compromisso do nosso governo é salvar vidas".

As próximas semanas exigirão restrições ainda mais duras, não é razoável admitir o contrário. Academias, salões, barbearias continuarão fechados, até que superemos esta fase e seja possível iniciar a retomada gradual. O compromisso do nosso governo é proteger vidas.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), alfinetou o presidente ao relembrar o passeio de jet ski do último sábado (9). "O próximo decreto de Bolsonaro vai determinar que passeio de jet ski é atividade essencial?", escreveu no Twitter, e ainda completou, afirmando que "Bolsonaro deveria estar preocupado com a atividade realmente essencial que cabe a ele cuidar, a de presidente da República, e passar a exercê-la com seriedade".

Camilo Santana, governador do Ceará pelo PT, disse que a decisão do presidente "em nada altera o atual decreto estadual em vigor no Ceará, e devem permanecer fechados".

O mesmo vai acontecer no Pará. "Diante do decreto do Governo Federal, que considera salões de beleza, academias de ginástica e barbearias como serviços essenciais, reafirmo que aqui no Pará essas atividades permanecerão fechadas. A decisão é tomada com base no entendimento do STF", escreveu o governador Helder Barbalho no Twitter.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que "a Bahia vai ignorar as novas diretrizes do Governo Federal" e que "o objetivo é salvar vidas".

Wellington Dias, governador do Piauí pelo PT, também afirmou que os novos serviços classificados pelo presidente Jair Bolsonaro como essenciais continuarão fechados. "Vamos continuar seguindo as medidas adotadas até o momento, baseadas na ciência, mantendo o isolamento social, que é a melhor alternativa para o que estamos vivendo agora", comentou.

Decreto

Ao chegar no Palácio da Alvorada nesta segunda-feira (11), Bolsonaro comentou sobre os novos serviços considerados essenciais. "Coloquei hoje, porque saúde é vida: academias, salão de beleza e cabeleireiro, também. Higiene é vida. Só três [foram definidas] hoje", disse. "Essas três categorias ajudam mais um milhão de empregos", completou. Com essa ampliação, o decreto já soma 57 atividades. Curiosamente, o ministro da Saúde, Nelson Teich, soube através da imprensa, durante a coletiva do dia, da novidade do decreto de Bolsonaro.

Ao ser perguntado por um jornalista sobre a decisão do presidente, Teich indagou se "isso aí saiu hoje?" e após ser informado que o mandatário havia acabado de comunicar o fato, olhou para o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello, que fez sinal de que também não estava sabendo do decreto.

O ministro confirmou que o decreto não passou pela validação do MS e tentou justificar afirmando que "não é atribuição nossa".
Saiba quais são as atividades essenciais em Pernambuco

Os serviços classificados como essenciais durante a pandemia do novo coronavírus em Pernambuco são:

I - os serviços públicos referidos no §3º do art. 2º e no art. 3º do Decreto nº 48.835, de 22 de março de 2020, e alterações posteriores;

II - supermercados, padarias, mercados, lojas de conveniência, feiras livres e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar da população;

III - lojas de defensivos e insumos agrícolas;

IV - farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares;

V - lojas de produtos de higiene e limpeza;

VI - postos de gasolina;

VII - casas de ração animal;

VIII - depósitos de gás e demais combustíveis;

IX - lojas de material de construção e prevenção de incêndio para aquisição de produtos necessários à execução de serviços urgentes, por meio de entrega em domicílio e/ou como ponto de coleta;

X - serviços essenciais à saúde, como médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e demais estabelecimentos relacionados à prestação de serviços na área de saúde;

XI - serviços de abastecimento de água, gás, saneamento, coleta de lixo, energia, telecomunicações e internet;

XII - clínicas e os hospitais veterinários e assistência a animais;

XIII - lavanderias;

XIV - bancos e serviços financeiros, inclusive lotérica;

XV - serviços de segurança, limpeza, higienização, vigilância e funerários;

XVI - hotéis e pousadas, com atendimento restrito aos hóspedes;

XVII - serviços de manutenção predial e prevenção de incêndio;

XVIII - serviços de transporte, armazenamento de mercadorias e centrais de distribuição, para assegurar a regular atividade dos estabelecimentos cujo funcionamento não esteja suspenso;

XIX - estabelecimentos industriais e logísticos, bem como os serviços de transporte, armazenamento e distribuição de seus insumos, equipamentos e produtos;

XX - oficinas de manutenção e conserto de máquinas e equipamentos para indústrias e atividades essenciais previstas neste Decreto, veículos leves e pesados, e, em relação a estes, a comercialização e serviços associados de peças e pneumáticos;

XXI - em relação à construção civil:

a) atividades urgentes, assim consideradas aquelas que tenham de ser executadas imediatamente, sob pena de risco grave e imed

Por Jornal do Commercio