terça-feira, 25 de maio de 2021

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta (26/05) a partir das 14h00; Confira novos serviços em ortopedia e agende sua consulta

 

Dr. Érico Herbert atende em Petrolândia às quartas e sextas-feiras (Fotos: Assis Ramalho)

A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira, 26/05, a partir das 14h00.Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877. Dr. Érico Herbert também atende na Policlínica às sextas-feiras a partir das 8 horas da manhã.

Dr. Érico Herbert anunciou, recentemente, aos pacientes e colaboradores que a Policlínica de Petrolândia trouxe para a cidade novos serviços em Ortopedia, inclusive imobilização de membros com aplicação de gesso (braço, antebraço, punho, mão, perna e tornozelo).

"Agora, possuímos material de marca reconhecida nacionalmente e equipamentos para a aplicação e a retirada de aparelho gessado", afirma o médico.

Mais uma novidade é o acompanhamento do paciente em domicílio. "Lançamos também um serviço inédito que é o home care, que consiste no atendimento humanizado, individualizado e no domicílio do paciente. O paciente receberá o atendimento e o tratamento estipulado no conforto de sua casa sem a necessidade de se deslocar para a clínica", enfatiza Dr. Érico.

O novo serviço da Policlínica de Petrolândia está em conformidade com o período de pandemia, já que diminui a exposição de pacientes e respeita todas as normas recomendadas pelas autoridades sanitárias.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Policlínica

Prefeitos do Agreste apoiam novas medidas restritivas do Governo de Pernambuco

Em videoconferência com o governador, gestores atestaram que o momento da pandemia exige o endurecimento de regras (Foto: Aluisio Moreira/SEI)

O governador Paulo Câmara comandou, nesta terça-feira (25.05), reunião por videoconferência com o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, e prefeitos do Agreste. O objetivo foi expor aos gestores municipais dados que apontam o aumento de solicitações de leitos e casos naquela região do Estado, além de solicitar a abertura de novas vagas de retaguarda nos serviços municipais de saúde.

“O que está acontecendo no Agreste, neste momento, é uma alta transmissão. E, em virtude disso, um crescimento exponencial da procura por leitos de enfermaria e, principalmente, de UTI. Estamos trabalhando na abertura de mais leitos, na busca de medidas restritivas que possam diminuir a velocidade de transmissão do vírus e, evidentemente, fazendo com que a vacinação aconteça dentro dos parâmetros do Plano Nacional de Imunização”, afirmou Paulo Câmara.

Há 11 anos Ariano Suassuna brilhava em Petrolândia com a aula-espetáculo "Nau"

Apresentação de aula-espetáculo de Ariano Suassuna em Petrolândia (Fotos: Lúcia Xavier/Acervo pessoal)

Nesta terça-feira, completaram-se 11 anos da Aula-Espetáculo NAU do Ariano Suassuna, realizada em Petrolândia no palco da Casa de Shows Velho Chico, na noite de 25 de maio de 2010, apresentada para convidados do município. Conduzida por Ariano, com acompanhamento de músicos, cantores e dançarinos, a NAU de Ariano navegou por todas regiões do Estado, em comemoração dos 41 anos do filme "A Compadecida" (1969), inspirada na obra teatral de Suassuna, "O Auto da Compadecida". 

Na manhã seguinte, Ariano e sua esposa Zélia visitaram escolas em Petrolândia, como a biblioteca da Escola de Jatobá, e receberam homenagens dos setores da cultura e educação do município. 

Fotos: Acervo da Escola de Jatobá

Poucos dias depois, em 2 de junho do mesmo ano, Ariano já estreava uma nova aula-espetáculo, encenada no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda. Com o título “Chamada ao Piano”, Ariano homenageou compositores pernambucanos do fim do Século 19 e do começo do Século 20. “Eu estou transformando esses espetáculos em espetáculos didáticos. Mostrando para o povo como é bonita a nossa cultura”, declarou Ariano, após a apresentação.
 
Nascido em Parahyba do Norte, atual João Pessoa, capital da Paraíba, em 16 de junho de 1927, Ariano Vilar Suassuna foi o idealizador do Movimento Armorial e autor das obras "Auto da Compadecida" e "O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta", além de defensor da cultura do Nordeste do Brasil. Ele também foi Secretário de Cultura de Pernambuco (1994-1998) e Secretário de Assessoria do governador Eduardo Campos até abril de 2014. 

Vítima de infarto, o dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta, professor e advogado faleceu no Recife aos 87 anos, em 23 de julho de 2014. Em homenagem ao Arauto da Cultura do Nordeste, Ariano Suassuna foi um dos homenageados no desfile cívico de Petrolândia, em 7 de setembro do mesmo ano

Operação conjunta apreende quatro toneladas de carne de cavalo em Limoeiro-PE; Veja riscos do consumo de carne de cavalo

Foto: Adagro/Divulgação

Operação conjunta com as polícias Militar e Civil de Pernambuco, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) apreendeu aproximadamente 4000 quilos de carne clandestina de cavalo (equino). Os animais foram abatidos no distrito de Lajes, no município de Limoeiro, no Agreste do estado.

A carga seria transportada para comercialização na própria região e o livro com nomes de possíveis compradores foi entregue na Delegacia de Limoeiro onde foi lavrado o flagrante. Na última sexta-feira (21/05), os fiscais da Adagro conduziram toda a carne para incineração no matadouro de Vitória de Santão Antão.

Por que a raiva é uma questão de saúde pública?

Vacinação antirrábica canina e felina permitiram que o país saísse do cenário anual de mais de 1.200 cães positivos para raiva e taxa de mortalidade de raiva humana por cães de 0,014/100 mil habitantes, em 1999, para nove casos de raiva canina e nenhum registro de raiva humana por cães, em 2018 (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

Recentemente, casos de raiva no estado do Rio de Janeiro despertaram um alerta sobre essa zoonose, uma doença infecciosa viral que acomete mamíferos, inclusive seres humanos. Ela é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae e se manifesta por meio de uma encefalite progressiva e aguda, que mata cerca de 40 mil pessoas no mundo, a cada ano, a maioria, na Ásia e na África.

No Brasil, muito por conta do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva (PNPR), instituído em 1973, o Brasil alcançou resultados relevantes no controle da raiva urbana. Desde 2004, houve significativa redução dos casos de raiva em cães e gatos, tornando a enfermidade praticamente eliminada dos centros urbanos do país. Consequentemente, caiu também a ocorrência de casos humanos por transmissão dessas espécies.

Na Câmara de Deputados, Danilo Cabral busca evitar esvaziamento do Banco do Nordeste

Foto: Dinho Souto

Publicada no dia da votação da MP da Eletrobras, a medida provisória 1.052/2021 cria um novo fundo para o desenvolvimento de projetos de concessão e de parcerias público-privadas e altera as regras dos fundos constitucionais de financiamento (FNE, FNO e FCO) e as taxas de administração das instituições que os gerem – Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco da Amazônia (BASA) e Banco do Brasil, respectivamente. Na prática, o governo federal retira R$ 11 bilhões desses fundos para financiamento, voltados para o desenvolvimento regional, para projetos em todo o país.

“É mais uma ação para o esvaziamento dos órgãos de Estado presentes no Nordeste, sobretudo aqueles de planejamento estratégico e desenvolvimento regional. O mais grave é que os mecanismos de financiamento estão sendo desmontados pelo governo federal. Vimos o que aconteceu com a Sudene, agora foi autorizada a venda da Chesf e vamos enfrentar o desmonte do Banco do Nordeste”, critica Danilo Cabral, líder do PSB na Câmara dos Deputados.

Petrolândia: Após aumento de casos ativos e mortes por Covid-19, com 100% de ocupação de leitos no município, prefeito Fabiano Marques anuncia novas restrições a partir de sábado (29/05)


Devido ao aumento dos números de casos e mortes causadas pela COVID-19 em Petrolândia nas últimas semanas, a gestão municipal reuniu-se com os vereadores e comitê de crise. Na pauta, foram discutidas medidas para conter a disseminação do coronavírus no município. Em conjunto, foram acertadas novas medidas restritivas que vão entrar em vigor no próximo sábado (29/05)

''A partir de sábado (29), serão adotadas medidas mais restritivas em Petrolândia, visando à saúde de todos. Pedimos a compreensão e colaboração da população'', diz o prefeito Fabiano Marques, que avisa que o município registrou mais quatro mortes nas últimas semanas (ao todo são 31 óbitos), 104 casos positivos, somente no mês de maio, e que os leitos do Hospital Municipal estão com 100% de ocupação.

Confira no vídeo abaixo. 



Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Boletim desta terça-feira [25/05/2021]: Com mais 3.533 casos da Covid-19 e 72 mortes, Pernambuco totaliza 467.269 infectados e 15.465 óbitos



Pernambuco confirmou, nesta terça-feira (25), mais 3.533 casos da Covid-19 e 72 mortes de pacientes com a doença. Ao todo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o estado totaliza 467.269 infectados pelo novo coronavírus e 15.465 óbitos devido à pandemia, números registrados desde março de 2020.

Do total de novos diagnósticos confirmados pela SES, 123 (3,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), ou seja, de pessoas que, devido à gravidade da doença, precisaram ser internadas ou morreram. O estado totalizou 43.809 registros desse tipo desde o início da pandemia.

Além disso, também foram confirmados, nesta terça-feira (25), 3.410 (96,5%) casos leves da Covid-19, que incluem os pacientes que não precisam ser internados e aqueles que descobriram terem sido contaminados depois de curados, por meio de exames como o sorológico e teste rápido. O total no estado é de 423.460 casos desse tipo.

Senadores querem convocar 10 governadores para CPI; veja quem são eles


Sessão da CPI da Pandemia

O grupo de senadores independentes e de oposição da CPI da Pandemia decidiu enfrentar a ofensiva de governistas. Na noite de segunda-feira, o G7 se reuniu e bateu o martelo para convocar 10 governadores para prestarem depoimento na comissão.

Segundo senadores que participaram da conversa, serão convocados os governadores do Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Nestes estados, houve investigação da Polícia Federal durante a pandemia. A estratégia do G7 é desmontar a contraofensiva de governistas. O senadores alinhados ao Palácio do Planalto têm reforçado o discurso de que as gestões estaduais não estão no foco da CPI. Interlocutores do presidente avaliam que o tom defensivo melhorou na última semana com o enfrentamento a Renan Calheiros e aos governadores.

Saiba o que está autorizado a funcionar em Pernambuco em meio às novas restrições devido aos altos números da Covid-19 no estado

 


Devido aos altos números da Covid-19 em Pernambuco, o governo estadual anunciou, na segunda-feira (24), restrições no Grande Recife e em áreas no Agreste e na Zona da Mata para tentar conter a aceleração da pandemia. Nesta terça-feira (25), foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto que regulamenta as medidas, que são válidas entre a quarta-feira (26) e o dia 6 de junho.

Em algumas cidades (veja lista no final desta reportagem), as restrições são válidas somente para o fim de semana. Nelas, o comércio em geral, incluindo shopping centers e galerias comerciais, pode funcionar das 10h às 20h, de segunda a sexta-feira.

Em outros municípios, as proibições de funcionamento valem para todos os dias até 6 de junho. Segundo o governo, há "aceleração exponencial" da contaminação pelo novo coronavírus no Agreste.

Petrolândia: Morre Adelmo Pereira da Silva (Adelmo Lulu), o Adelmo da Barreiras, aos 69 anos

 

Adelmo Lulu era sócio fundador da Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia (AVEPE) - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Petrolândia perde um de seus filhos ilustres. Morreu Adelmo Pereira da Silva, conhecido popularmente por Adelmo Lulu.

Adelmo da Barreiras, como também era conhecido, morreu nessa segunda-feira (24/05), por volta das 21 horas, quando era socorrido para uma unidade de saúde do Recife.

De acordo com informações da família, ele tinha dado entrada no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, em Petrolândia, com problemas cardíacos. O quadro se agravou, sendo socorrido para o Recife, mas morreu de infarto quando a ambulância passava pela cidade de Ibimirim.

O seu corpo está sendo velado no espaço de velório do PAM, na Avenida 01, na estrada de acesso ao  Projeto Apolônio Sales. O sepultamento será hoje às 16 horas no cemitério local.

Adelmo, que tinha 69 anos, deixa esposa e 4 filhos, entre eles, o Sgto PM Cleyton, lotado na 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada em Petrolândia.

Nossas condulências a família enlutada.

Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Petrolândia: Corpo do presbítero Francisco Manoel dos Santos é sepultado sob forte comoção

 




Sob forte comoção, foi sepultado no final da tarde desta segunda-feira (24/05/2021), no Cemitério São Francisco de Petrolândia, o presbítero Francisco Manoel dos Santos, mais conhecido como Chico Crente.


Ele faleceu na madrugada de domingo (21) no hospital Mestre Vitalino de Caruaru, onde deu entrada na com problema de insuficiência cardíaca.

O corpo foi velado na Igreja de Cristo Pentecostal, na quadra 06 de Petrolândia - saindo com destino ao cemitério São Francisco por volta das 17:30h. Amigos e familiares acompanharam o cortejo, no último adeus a Francisco Manoel dos Santos.

Nossas condolências à sua esposa Maria José dos Santos, seus filhos Manoel, Daniel da Ambulância, Samuel Abilio, Lúca Enfermeira, Azenilda, Azenate ,Genilda, Bernadete, Francisca, Marta, e demais parentes e amigos.

Petrolândia: Novo boletim informativo aponta que o número de mortes por coronavírus subiu de 27 para 31. Casos estão aumentando, alerta secretaria de saúde - confira o quadro completo

Av. Manoel Borba, centro de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Boletim informativo da prefeitura de Petrolândia divulgado na noite desta segunda-feira (24/05) informa que subiu de 27 para 31 o número de mortes por Covid-19, em comparação com o último informativo divulgado no dia 20/05/2021.

O boletim também informa que o município ainda  tem 30 pessoas com a suspeita do vírus, e 38 confirmações..

Entre os casos ativos, 31 estão em isolamento domiciliar e 7 em internamento.

Para maiores informações e esclarecimentos, entre em contato com a vigilância epidemiológica pelo número (87) 9646-5830

A secretaria de saúde do município faz alerta à população que os casos de Covid-19 no município estão aumentando: Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara.

VEJA ABAIXO O QUADRO COMPLETO


 

Confira abaixo os locais com casos ativos

 


 Confira abaixo o quadro comparativo com o último boletim divulgado no dia 20 de maio de 2021


Tacaratu: Confira escala e nomes de médicos que atenderão nesta terça (25/05) na Clínica e Laboratório Jaques; ligue e marque sua consulta


A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Tacaratu na Rua Cavalcante Nozinho, 253, informa atendimento para esta terça-feira, 25 de maio de 2021. Confira abaixo!

Telefone para marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-45

Veja abaixo profissionais que atenderão nesta terça-feira (25/05/2021)


Governo de Pernambuco intensifica restrições para conter aceleração da Covid-19; Veja o que muda

Petrolândia tem ruas vazias nesta segunda-feira [23/03] em meio à ...
Novas medidas de combate ao novo coronavírus nas diferentes regiões do Estado
foram anunciadas pelo governador Paulo Câmara

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (24.05), novas medidas restritivas para diferentes regiões do Estado. Na Macrorregião 1, que contempla a Região Metropolitana do Recife e cidades da Zona da Mata, apenas atividades permitidas poderão funcionar nos finais de semana. Durante a semana, permanece o esquema atual, com fechamento às 20h. Da próxima quarta-feira (26.05) até o dia 6 de junho, os 53 municípios das Gerências Regionais (Geres) IV e V – que têm como cidades polo Caruaru e Garanhuns – no Agreste, e mais 12 cidades da Geres II, com sede em Limoeiro, entrarão em quarentena rígida também nos dias de semana.

Nas Macrorregiões 3 e 4 – ambas no Sertão do Estado – permanece o funcionamento das atividades em geral até 20h, de segunda a sexta, e até 18h nos finais de semana. De acordo com o governador Paulo Câmara, a aceleração exponencial da contaminação pela Covid-19 no Agreste do Estado resultou em um aumento de ocupação em todo o sistema de saúde nas últimas semanas. “A consequência direta disso é mais tempo entre a solicitação de um leito de UTI e a transferência dos pacientes para uma vaga de terapia intensiva”, explicou.

Segundo o governador, além dessas iniciativas, uma série de providências será tomada para manter o Estado entre os quatro do Brasil com menor mortalidade na pandemia. Paulo Câmara anunciou ainda que solicitou ao Ministério da Saúde mais testes de antígeno, concentradores de oxigênio e uma investigação sobre as novas variantes da Covid-19 nas amostras coletadas no Agreste.

OUTRAS AÇÕES – O governador informou que mais 30 leitos de UTI serão abertos nesta semana, nos municípios de Caruaru, Bezerros e Garanhuns, todos no Agreste. Adiantou ainda que haverá uma reunião com prefeitos do interior do Estado para solicitar a abertura de novas vagas de retaguarda nos serviços municipais de saúde.

Petrolândia: Vendem-se 2 automóveis ano 2013 - 01 Gol e um Corolla; interessados devem procurar Euclides Modas

 

Gol ano 2013

Vende-se dois um automóvel - 01 Gol e um Corolla, amobos ano 2013 (fotos acima). Interessados devem procurar Euclides Modas pelos telefones: (87) 3851-1212 ou 3851-2160 Celular: (87) 9.9992-6350.

Euclides compra e vende motos, novas ou usadas, e automóveis, com garantia de procedência.

Ao ser efetuada a compra, Euclides entrega os documentos do veículo, já em nome do cliente, sem nenhuma despesa por parte do comprador.

A loja Euclides Modas, que também negocia com calçados e confecções, está localizada no centro de Petrolândia, na Rua 15 de Novembro, por trás do Supermercado Rodolfo, do empresário Chiquinho.

Petrolândia e região conta com a competente profissional na área de saúde mental, a Psicanalista Suely Silva; Agende sua terapia

 

PETROLÂNDIA

Temos agora em nossa cidade, mais uma profissional na área de saúde mental, a Psicanalista Suely Silva, uma terapeuta que se preocupa com você e com o seu bem estar.

Seu trabalho como Psicanalista, é fazer o acolhimento terapêutico do paciente, utilizando-se de técnicas psicanalíticas, como a associação livre de ideias, trazendo a cura através da fala. Seu principal objetivo é levar o paciente a ter uma maior compreensão sobre si, e, consequentemente, maior liberdade e autonomia, para tomada de decisões.

No trabalho em análise, é possível reconhecer sua própria história, as fontes de seu sofrimento, de seus conflitos internos, elaborar novas maneiras de lidar com os traumas, se relacionar melhor com as pessoas, e tornar mais rica sua experiência de vida cotidiana.


Frase autoral : AO DISCURSO ANALÍTICO , CABE FAZER EXISTIR O INCONSCIENTE - Suely Silva

Jovem de Paulo Afonso (BA) é encontrado morto no interior da BA após suposto sequestro


O pauloafonsino Ramilton dos Santos Souza foi encontrado morto, neste sábado (22), no município de Jiquiriçá – BA. Segundo informações, a vítima foi sequestrada na última sexta-feira (21), em Ubaíra.

Segundo relatos de testemunhas, Ramilton estava em um balneário na companhia de amigos quando foi surpreendido por dois homens. Os suspeitos ordenaram que todos deitassem no chão, em seguida as pessoas foram trancadas no banheiro do estabelecimento. Ramilton foi amordaçado e levado pelos homens.

Professora e diretora de escola são assassinadas a tiros por engano em SP

 

A professora e a diretora de uma escola infantil que foram assassinadas durante um assalto na manhã desta segunda-feira (24) na Zona Leste de São Paulo teriam sido atacadas por engano, segundo aponta investigação da Polícia Militar. O carro em que elas estavam, e que foi atingido por ao menos 11 tiros, teria sido confundido com um veículo que fazia escolta para um dono de postos de combustíveis da região.



O veículo alvo do ataque, uma Tucson preta, pertencia a Jéssica Aparecida Lopes Frazão, de 31 anos, diretora de uma escola infantil da prefeitura que fica no Jardim Lapena. Três mulheres estavam na Tucson: Jéssica e a professora Marli Gomes de Lima Lana, de 42 anos, morreram. Uma cozinheira que estava sentada no banco do carona não foi atingida.