Web Radio Petrolândia

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Câmara Municipal de Petrolândia realiza neste momento Sessão Ordinária com transmissão ao vivo da Web Rádio Petrolândia

Foto: Assis Ramalho

A Câmara Municipal de Vereadores de Petrolândia realiza neste momento Sessão Ordinária. A sessão está sendo transmitida ao vivo pela Web Rádio Petrolândia, em serviço de utilidade pública.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Grêmio Petrolândia perde invencibilidade na Copa Wilkson Fernandes, mas permanece a uma vitória da final


O Grêmio Petrolândia, até então invicto, perdeu a primeira partida do quadrangular final da Copa Wilkson de Futsal que está sendo realizada em Cabrobó. A partida foi disputada nessa terça-feira (28), com vitória da forte equipe União Valdivino por 2 a 1. O gol do time petrolandense foi marcado por Fabinho.

O confronto decisivo do Grêmio Petrolândia acontece nesta quinta-feira (30) diante do Olímpico, no Ginásio Municipal de Cabrobó, sede do torneio.

A final da Copa Wilkson de Futsal será realizada na noite de sábado (1º).


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Miltinho Couto Lima

Estudantes se mobilizam para ir à Justiça contra a Faexpe

FAEXPE funciona em 43 municípios pernambucanos e em outros estados, mas a decisão só vale para 25 localidades abrangidas pela Procuradoria da República em Serra Talhada, entre elas Afogados da Ingazeira, Petrolândia e Floresta.

Alunos das Faculdades Extensivas de Pernambuco (Faexpe) avaliam como garantir seus direitos na Justiça depois que uma liminar determinou a suspensão das atividades na instituição. Conforme o Ministério Público Federal (MPF), 15 mil pessoas foram prejudicadas pela terceirização indevida da atividade de ensino superior. Cursos que, conforme a ação civil pública, não tinham registro junto ao Ministério da Educação (MEC) eram oferecidos em parcerias com três instituições reconhecidas: a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso), as Faculdades Alto Iguaçu e a Faculdade Paranapanema, essas no Paraná. Todas são rés no processo.

O caso deve ser alvo de uma audiência pública na Assembleia Legislativa (Alepe) para investigar se os estudantes foram, de fato, lesados. Em paralelo, entidades que defendem alunos e professores se mobilizam para ajudar quem corre o risco de perder o dinheiro investido. “Já fomos procurados por alunos e estamos à disposição para ver como poderão recorrer, já que houve dano moral, tempo e dinheiro perdidos”, afirmou a presidente da União dos Estudantes de Pernambuco, Flor Ribeiro.

Michel Platini anuncia candidatura à presidência da Fifa

Platini e Zico no sorteio da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Alexandre Durão/Globoesporte.com)

O francês Michel Platini, atual presidente da União das Federações Europeias de Futebol (Uefa), anunciou hoje (29) sua candidatura à presidência da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e prometeu restituir a “dignidade merecida” a um organismo que tem que ser “exemplar, unido e solidário”.

Em carta enviada às 209 federações filiadas à Fifa, publicada no site oficial da Uefa, o ex-jogador de futebol francês disse que quer voltar a ter uma Fifa “respeitada, amada e popular”, depois do escândalo de corrupção que atingiu, nos últimos meses, o organismo que rege o futebol mundial e que levou à renúncia do suíço Joseph Blatter, no cargo desde 1998.

"Conto com seu apoio e com a paixão que partilhamos pelo futebol para que, em conjunto, possamos oferecer às dezenas de milhões de adeptos apaixonados pelo nosso esporte a Fifa que ambicionam: uma Fifa exemplar, unida e solidária; uma Fifa respeitada, amada e popular”, escreveu Platini.

Deputado Rogério Leão visita Defensoria Pública do Estado

Fotos: Ascom DPPE

O Defensor Público Geral, Manoel Jerônimo, recebeu em seu Gabinete, nesta manhã de quarta-feira (29/07), a visita do Deputado Estadual Rogério Leão. No encontro, o DPG falou dos projetos e das perspectivas na atual Gestão no sentido de continuar os avanços da Defensoria Pública de Pernambuco. No encontro, o Deputado garantiu emenda parlamentar para destinação de recursos à DPPE para a construção das sedes de Serra Talhada e de São José do Belmonte.

O Deputado Rogério Leão, autor do Projeto de Lei que instituiu o Dia do Defensor Público em Pernambuco, 19 de maio, destacou sobre a importância da Instituição em prol dos assistidos. “Para mim, apresentar o Projeto, já aprovado pelo Governador Paulo Câmara, foi muito relevante, notadamente pelo que representa a Defensoria Pública e pela atuação dos Defensores Públicos para os carentes de recursos que buscam justiça”, frisou. Presentes a visita, o Defensor Público e Conselheiro, Luciano Campos Bezerra e o assessor parlamentar do Deputado, Pedro Souto.

DPPE

Coordenador nacional do Pronatec destaca potencial de Petrolina em encontro


O I Encontro Municipal do Pronatec Brasil Maior em Petrolina, realizado na manhã de ontem (28/07), reuniu diversos representantes do setor produtivo da cidade, entidades de classe, além de representantes das instituições de ensino que ofertam os cursos gratuitamente à população. Organizado pela Prefeitura Municipal, o evento trouxe o coordenador nacional do PBM, Andrei José Rodrigues, analista do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que fez uma explanação geral sobre o programa e sanou dúvidas dos presentes.

As cidades de Recife e Petrolina foram os únicos destinos do coordenador no estado de Pernambuco nesta viagem. Na oportunidade, Andrei comentou sobre o potencial de Petrolina e algumas razões pelas quais o município ficou em 9° lugar no país com maior número de vagas aprovadas no programa para 2015.

Petrolândia: Prefeitura inaugura Posto Administrativo Municipal do Icó-Mandantes nesta quinta (30)

A Prefeitura Municipal de Petrolândia convida a população para a inauguração do Posto Administrativo Municipal do Icó-Mandantes, recém-criado distrito do município, que será realizada nesta quinta-feira (30), às 10 horas, no Centro Administrativo do Icó-Mandantes.

Na oportunidade, será entregue a ordem de serviço para pavimentação da Agrovila 10 do Bloco 03.

As informações constam do convite assinado pelo prefeito do município, Lourival Simões.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Em Petrolândia, Alberto Feitosa participa de solenidades nesta quinta-feira (30)

Alberto Feitosa entrevistado por Assis Ramalho (Foto: Lúcia Xavier)

Alberto Feitosa visita nesta quinta-feira (30) o município de Petrolândia, no sertão pernambucano. A convite do prefeito Lourival Simões, Feitosa participará, às 8h30, da entrega de um trator de pneu com equipamentos e implementos à comunidade indígena Entre-Serras. A solenidade também contará com a presença do deputado federal Fernando Filho.

Após a entrega, Alberto Feitosa segue com o prefeito da cidade para Centro Administrativo do projeto Icó Mandantes, onde, às 10h, será realizada a inauguração de um escritório que prestará diferentes serviços municipais aos moradores da Zona Rural, evitando assim, o deslocamento para a Zona Urbana. No local, Lourival Simões e Feitosa ainda assinarão a Ordem de Serviço da pavimentação da Agrovila 10, além da autorização da construção de seis quadras poliesportivas, que ficarão localizadas em diferentes pontos da cidade.

Assessora de Imprensa do Deputado Estadual Alberto Feitosa

Assessoria jurídica da Faculdade Paranapanema reúne-se com alunos em Bonito, no Agreste do estado

Advogado da Paranapanema com alunos em Bonito-PE (Foto: Wagner Wilker/B360)

Alunos dos Cursos de Extensão da Faculdade Paranapanema em Bonito, receberam a visita no dia 20 passado, da Assessoria Jurídica da faculdade, que prestou esclarecimentos sobre a Ação Civil Pública, que foi deferida mediante decisão Liminar do Juiz da 38ª Vara Federal para que a Faexpe suspenda suas atividades (marketing, venda e cobrança).

Os alunos estavam preocupados com a notícia de que a Faculdade não estaria apta a diplomar os mesmos, segundo informações do Dr. Caio Rodrigues, A Faculdade Paranapanema é totalmente legalizada e autorizada pelo MEC a prestar os serviços educacionais que a mesma oferece em várias cidades da região e que a decisão do Juiz da 38ª Vara Federal é simplesmente contra a Faexpe, empresa terceirizada que presta os serviços de marketing e cobrança.

A maior preocupação dos alunos é de não poder receber o diploma no final do curso. "Eu quero saber se eu vou receber o meu diploma no final do curso, vocês me garantem", questionou uma das alunas presente na reunião, a resposta veio do próprio professor dela que garantiu a legalidade dos cursos e a diplomação dos alunos ao termino do mesmo.

Manifestação contra nepotismo mobiliza sociedade e mídia estadual em Arcoverde


Apesar de ir para as rádios e chamar as pessoas que fazem oposição ao seu governo de “irresponsáveis”, (afinal só seriam responsáveis os que concordarem com ela), a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, se negou a falar com a imprensa estadual sobre o escândalo do Nepotismo na prefeitura de Arcoverde que teve um ato na manhã desta quarta-feira (29) convocados por diversos setores da sociedade.

Durante toda a manhã, centenas de pessoas, lideranças comunitárias, partidárias e concursados esquecidos pelo governo municipal, promoveram um ato público contra o nepotismo praticado pela prefeita do município que transformou a prefeitura em um cabide de emprego da família. A concentração e os discursos aconteceram em frente à Câmara dos Vereadores, aonde as lideranças cobraram medidas verdadeiras por parte da prefeita, a saída de sua família dos cargos da prefeitura e ações que atendam as necessidades das pessoas nas áreas da saúde, educação e obras.

Entre os que discursaram estava a líder do movimento dos sem teto, Silvanete Pereira, que além de combater a prática do nepotismo, cobrou da prefeita a promessa das casas para os sem tetos que foi feita há dois anos e até agora não foi cumprida.

ESA/PE oferece pós-graduação sobre o novo Código de Processo Civil: o novo CPC

Curso, com previsão de início para agosto de 2015, terá carga horária de 360 horas

A Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA/PE), da OAB/PE, está com matrículas abertas para pós-graduação sobre o novo Código de Processo Civil, no Recife. Intitulada “Direito Processual Civil: o novo CPC” e com previsão de início para agosto de 2015, a pós-graduação terá carga horária de 360 horas e duração de um ano e meio. As aulas serão ministradas quinzenalmente, aos sábados, das 8h às 17h, na Faculdade Joaquim Nabuco (Av. Guararapes, 233 – Centro – Recife/PE). O investimento é de matrícula mais 26 parcelas de R$ 150,00.

Dentro do conteúdo programático, serão trabalhados temas como: teoria geral do processo, teoria geral da prova, processo de conhecimento, tutela de urgência e tutela de evidência, teoria da decisão judicial, meios de impugnação às decisões judiciais, execução e cumprimento de sentença, procedimentos especiais, processo coletivo, arbitragem, conciliação e mediação.

Portaria regulamenta programa para empresas que queiram quitar débitos atrasados

O Diário Oficial da União publica hoje (29) portaria que regulamenta o Programa de Redução de Litígios Tributários (Prorelit). O programa permite que empresas com tributos em discussão administrativa ou judicial ou inscritos na dívida ativa da União até 30 de junho deste ano quitem 43% do débito em dinheiro e paguem o restante com créditos tributários do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Em troca, as empresas terão de desistir de ações na Justiça contra o governo.

Os créditos tributários do Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido são concedidos a empresas que conquistam o direito de abater parte do prejuízo do ano anterior no pagamento de tributos no ano corrente.

O subsecretário da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso, disse que o Prorelit reduz “custos administrativos que são elevados tanto para o Estado quanto para os contribuintes”. Porém, a medida não prevê perdão de multas e juros.

MPPE recomenda melhorias na regulação de leitos em unidades de saúde de Caruaru


Para garantir melhores condições de acesso à saúde no município de Caruaru, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) se reuniu com os representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES); Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru; Central de Regulação de Leitos do Estado; IV Gerência Regional de Saúde (Geres); Hospital Regional do Agreste (HRA); Hospital Mestre Vitalino (HMV); Hospital Jesus Nazareno; Hospital Manoel Afonso; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Caruaru; UPAs; Policlínica do Salgado e Instituto Pernambucano. Na ocasião, foram expedidas recomendações para ordenar o fluxo de pacientes regulados que dão entrada nas unidades de saúde e ordenar o funcionamento das emergências adulto e pediátrica do HMV.

Segundo o promotor de Justiça Paulo Augusto Freitas de Oliveira, as recomendações são fruto de uma série de reuniões entre o MPPE e os responsáveis pelas Secretarias de Saúde e unidades hospitalares.

A primeira recomendação diz respeito ao acolhimento efetivo dos pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Leitos. Estes devem ser recebidos sem qualquer tipo de restrição, sob pena de ser caracterizado crime de omissão de socorro.

Agricultor: a força que ainda segura a economia brasileira


Em tempos de crise econômica, chega a ser surpreendente constatar que a agricultura ainda tenha um desempenho positivo. O Brasil, no primeiro trimestre de 2015, apresentou uma evolução de 4,7% no setor agrícola, numa clara contramão aos dados negativos de outros segmentos da economia nacional. Não fosse essa cadeia produtiva a situação de nosso país certamente estaria bem mais deteriorada.

​Ontem, foi o Dia do Agricultor, ​uma data importante para refletir sobre um tema tão estratégico. Como presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa tenho acompanhado de perto o desafio que é a produção no campo. Viajando pelo estado e ouvindo os representantes dos segmentos agrícolas temos percebido uma dura coincidência nas conversas: cada dia está mais complicado desenvolver o setor agrícola num cenário com tantas adversidades políticas, econômicas e climáticas.

Yane Marques chega na sexta e vai desfilar pelas ruas de Afogados da Ingazeira


A pentatleta Yane Marques - medalhista olímpica em Londres-2012 e medalha de ouro nos Jogos pan-americanos 2015 - chega a Afogados da Ingazeira na próxima sexta-feira (31). A chegada está prevista para as 16h, no Posto Brasilino ll. A família, em parceria com a Prefeitura de Afogados, está preparando uma grande festa para receber a nossa campeã.

Do posto Brasilino, Yane seguirá em carro aberto do Corpo de Bombeiros e percorrerá as principais ruas de Afogados, em uma grande carreata que terminará em frente à residência dos seus familiares, na Avenida Rio Branco, onde será montado um palco para a exibição de um vídeo relatando a vida de Yane e, em seguida, a apresentação do forrozeiro Lindomar.

A Prefeitura está confeccionando uma placa metálica alusiva às conquistas da filha ilustre de Afogados da Ingazeira. “Ela é um exemplo para a nossa juventude. Tem obtido conquistas importantes e expressivas, levado o nome de Afogados para além das fronteiras do Brasil,” afirmou o Prefeito José Patriota. Recentemente a Prefeitura homenageou a pentatleta estampando a sua imagem no novo ônibus da Secretaria Municipal de Saúde.

Romário rebate acusações da Veja e chama revista de “cretina”


Romário divulga nota para rebater acusações da Veja sobre conta não declarada de R$ 7,5 milhões na Suíça. O senador chamou a revista de cretina e indicou que irá processar os jornalistas que assinaram a matéria: "aos repórteres que assinam mentiras, nos vemos na justiça"

 O ex-jogador de futebol e senador Romário (PSB-RJ) disse nesta quarta-feira (29) que foi até Genebra, na Suíça, e confirmou que não é o titular de uma conta com saldo de 2,1 milhões de francos suíços (cerca de R$ 7,5 milhões), como publicou a revista "Veja" recentemente.

Aos repórteres que assinam mentiras, nos vemos na justiça.

Da Folhapress

Reservatórios no Sertão de Pernambuco estão com volume próximo a 0%, afirma Apac


O volume de água nos principais reservatórios do Sertão pernambucano está muito abaixo do ideal, segundo um levantamento divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). A situação é grave em, pelo menos, 10 reservatórios que estão com volume próximo de zero e considerados em estado de colapso. Em algumas regiões, como a do Sertão do Araripe, as reservas somadas não chegam a 7% da capacidade total.

Petrolina é um dos municípios com situação mais preocupante. Dos quatro reservatórios monitorados pela Agência, o de Terra Nova está com 0,3% da capacidade total e os outros três, Pau Ferro, Soledade e Vira Beijú, estão zerados. O levantamento foi feito entre os dias 1º e 2 de julho.

Na região do Araripe, o reservatório de Algodões, no município de Ouricuri, é o com maior volume, 10.738.000 m³, mas que é equivalente a apenas 18,4% da capacidade total. A reserva do Cachimbo e Entremontes, ambas em Parnamirim, estão com 9,4% e 5,3%, respectivamente. Os mananciais em estado de colapso são Engenheiro Camacho (Ouricuri), Caiçara (Parnamirim) e Rancharia (Araripina). Este estudo foi realizado em diversos dias do mês de julho.

Estiagem prejudica produtores de perímetros irrigados


Uma das orientações dadas pelo Departamento de Obras Contra as Secas (Dnocs) aos produtores de perímetros irrigados que são prejudicados pelos efeitos da seca é buscar linhas de crédito. Essa solução, no entanto, não tem sido efetiva para os produtores do perímetro irrigado Curu-Paraipaba, no estado do Ceará, a 90 quilômetros da capital. A presidenta da Associação do Distrito de Irrigação Curu-Paraipaba (ADICP), Socorro Barbosa, disse hoje (29) que por não serem proprietários dos lotes, os produtores têm dificuldades para conseguir empréstimos. Além da demora na análise de crédito, o valor máximo disponibilizado é considerado pouco para a retomada da produção.

O Banco do Nordeste tem linhas de crédito específicas para produtores que atuam em perímetros irrigados. Os recursos são oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Segundo o gerente do ambiente de negócios com mini e pequenos produtores rurais, Haílton Fortes, a concessão de empréstimos com recursos do FNE ocorrem após uma análise que envolve aspectos técnicos e também ambientais.

“Nos perímetros irrigados, é analisado principalmente a disponibilidade e a autorização para o uso da água. Sabemos que o Nordeste passa por um longo período de estiagem, então, em cada projeto apresentado, é verificado pontualmente essa questão. Existem linhas de investimento que podem ser usadas para outros casos, como a perfuração de poços, mas sempre atendendo a exigências legais e ambientais. Estamos sensibilizados com esse momento por que passam nossos conterrâneos e o banco procura dar celeridade no atendimento a essas demandas", disse.

Segundo o diretor de produção do Dnocs, Laucimar Loiola, no passado, a divisão das áreas dos perímetros irrigados era feita como uma espécie de reforma agrária, destinando os lotes para famílias de produtores. Atualmente, as áreas são licitadas. O diretor explica que os editais especificam se a ocupação dos lotes será por escritura (envolvendo o pagamento do valor integral do lote) ou por Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), que funciona como uma espécie de financiamento, pago em parcelas. Conforme ele, os produtores com CDRUs são os que mais encontram dificuldades na hora de solicitar linhas de crédito pelo fato de alguns bancos não aceitarem esse título como garantia.

Petrolândia: Faculdade Paranapanema realiza reunião com alunos nesta quinta (30) e avisa que não haverá aulas hoje

Magda Barros, secretária do Polo da Faculdade Paranapanema em Petrolândia, comunica aos alunos da cidade de Petrolândia que não haverá aulas nesta quarta-feira (29).

O mesmo comunicado convoca todos os alunos da instituição para reunião que será realizada no auditório da Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (30), a partir das 19 horas.

A Faculdade Paranapanema é sucessora da Faexpe (Faculdades Extensivas de Pernambuco), tendo assumido contratos de vários cursos de extensão (Proex) em andamento na cidade de Petrolândia.

Matérias relacionadas (clique para ler)
>15/08/2013: Funeso oferece cursos de Letras, Biologia, Matemática, Pedagogia e Administração
>16/08/2013: Inscrições para Vestibular Funeso estão abertas até 23 de agosto
>16/08/2013: FUNESO oferece cursos técnicos a alunos do 1o. ano do Ensino Médio
>06/09/2013: Vestibular da FUNESO é realizado com sucesso em Petrolândia
>04/10/2013: Segundo vestibular da Funeso é realizado na Escola José Araújo. Organização anuncia matrículas para cursos técnicos.
>20/10/2013: Matrículas abertas para os cursos técnicos em Enfermagem, Veterinária e Segurança do Trabalho da FUNESO
>26/10/2013: Aula Inaugural da Funeso é realizada na Câmara Municipal de Petrolândia
>18/06/2014: Comunicado aos alunos da FUNESO/FAEXPE - mudança no local das aulas desta quarta-feira (18)
>10/08/2014: FAEXPE divulga lista de candidatos aprovados. Matrículas nesta segunda, dia 11
>01/11/2014: FAEXPE e FUNESO/UNESF divulgam esclarecimentos sobre a normalidade de situação e legalidade de cursos oferecidos em Petrolândia
>04/11/2014: Aula inaugural de cursos de Educação Física e Serviço Social da FAEXPE acontecem em Petrolândia
>07/02/2015: FAEXPE comunica horário da seleção para novas turmas de cursos oferecidos pela instituição
>20/07/2015: MPF/PE: decisão suspende cursos da Faexpe no interior do estado
>20/07/2015: Nota de esclarecimento da Faculdade Paranapanema sobre cursos de extensão/Proex oferecidos em Petrolândia e região
>25/07/2015: Faexpe não pode ser punida administrativamente porque não é credenciada no MEC, diz jornal

Redação do Blog de Assis Ramalho

Paulo Câmara prestigia posse de João Paulo na Sudene e defende ações integradas entre o órgão e os governos do Nordeste

Governador Paulo Câmara na posse de João Paulo (Foto: Roberto Pereira/SEI)

Durante a posse do novo titular da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), João Paulo, o governador Paulo Câmara defendeu mais ações integradas entre a entidade e os governos do Nordeste. O ato foi realizado nesta terça-feira (28), na sede do órgão, no Recife.

"Queremos um Nordeste cada vez mais forte; nós, governadores, estamos mais unidos. Queremos ajudar o Brasil a superar os desafios dos próximos anos. Sabemos que é possível e vamos estar juntos fazendo parcerias em favor do Nordeste e do Brasil. Queremos governabilidade e instituições mais fortes", argumentou Paulo Câmara.

Para o chefe do Executivo pernambucano, é preciso manter o foco no planejamento para se proporcionar um ambiente econômico animador. "O Nordeste é uma região que cresce mais do que o Brasil e que tem gerado oportunidades para os brasileiros. No entanto, apesar dos avanços obtidos nos últimos anos, muito ainda temos a fazer. A região tem 28% da população brasileira e apenas 13% do PIB do País. Esse processo de desigualdade precisa ser parado e o planejamento tem que ser focado no desenvolvimento social e econômico", cravou Paulo.

Petrolândia: Câmara de Vereadores realiza sessão nesta quarta (29) com presença de representantes da Paranapanema e transmissão ao vivo pela Web Rádio Petrolândia

Foto: Assis Ramalho

A Câmara Municipal de Vereadores de Petrolândia comunica à comunidade que será realizada Sessão Ordinária nesta quarta-feira, com início às 19 horas.

Compareça! Sua participação é muito importante.

A sessão será transmitida ao vivo pela Web Rádio Petrolândia, em serviço de utilidade pública.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia/Juiz de Fora: Felicitações a Shirley Ramalho Canabrava pela passagem de seu aniversário


Este blogueiro felicita sua sobrinha Shirley Caroline Ramalho Canabrava, filha de Carlos Canabrava e de Lucinete Ramalho Leal, pela conclusão do Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e pela passagem do seus aniversário no dia de hoje, 29 de julho de 2015.

Shirley, parabéns pelo aniversário e pela graduação adquirida neste ano de 2015! Que Deus ilumine cada degrau de sua formação e cada passo de sua vida.

Votos de Assis Ramalho e Lúcia Xavier


Dois jogos abrem nesta quarta-feira (29) a 16ª rodada do brasileirão da Série A


Dois jogos abrem nesta quarta-feira (29) a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A; O São Paulo visitará o Atlético-MG as 22h no Mineirão, e no Itaquerão o Corinthians recebe o Vasco, também as as 22h.

Em Petrolândia -PE, o torcedor assiste as emoções do Campeonato Brasileiro no Bar e Restaurante Geração 2, na Orla da cidade.

Clique e confira

Por Globoesporte.com

Correios anuncia concurso para 2 mil vagas; edital sairá até o fim de setembro

Agência dos Correios de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho)

Correios divulgará o edital de um concurso com cerca de 2 mil vagas até o fim de setembro. Haverá oportunidades imediatas e formação de cadastro de reserva para o cargo de agente de Correios, nas atividades de carteiro e operador de triagem e transbordo. O salário inicial chega a R$ 1.620,50.

No total, serão reservadas 20% das vagas para negros e pardos e 10% para pessoas com deficiência. As oportunidades serão no Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O salário inicial para os operadores de triagem e transbordo, somado à gratificação, é de R$ 1.284. Os carteiros também possuem adicional de distribuição, e a remuneração chega a R$ 1.620,50. Os admitidos terão benefícios como vale alimentação/refeição (de R$ 971,96 a R$ 1.092,48), vale-transporte, auxílio-creche ou auxílio-babá.

Extra-RJ

Transposição do São Francisco iniciará testes no Eixo Norte em agosto

Foto: Assis Ramalho

A obra da Transposição do Rio são Franscisco promete ter um ganho a partir de agosto. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, garantiu que entrarão em fase de testes as primeiras etapas do Eixo Norte do projeto, o que inclui a captação de águas do velho chico até o acúmulo no primeiro reservatório do curso da água. A "inauguração" representa 30 quilômetros de obras "entregues", mais o funcionamento de uma estação de bombeamento vertical, que leva a água a níveis em que o fluxo não consegue seguir apenas com a gravidade. A partir dos testes, o ministro destacou que agendará a vinda da presidente Dilma Rousseff para visitar o projeto.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira (28), quando o ministro participou da posse do novo superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o petista João Paulo, ex-prefeito do Recife.

O Eixo Norte tem obras menos aceleradas que o Eixo Leste. A diferença de início de testes dos dois eixos é de quase um ano. O Eixo Leste entrou em testes em outubro de 2014, à beira de eleições presidenciais. Foi avaliada a estação de bombeamento vertical, com visita da presidente e então candidata Dilma Rousseff. A obra, porém, não atende a ninguém em nenhum dos eixos.

Paulo Afonso: Vision Idiomas muda de endereço e amplia benefícios aos seus alunos. Matricule-se e aproveite!

Nova estrutura, aulas personalizadas, muito mais conforto, melhores professores, cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Italiano, aulas gratuitas de balé ou jiu jitsu e acesso a intercâmbio cultural você só encontra na Vision Idiomas. Matrículas abertas!

A escola Vision Idiomas mudou de endereço no mês de junho passado e, para complementar os benefícios oferecidos aos seus alunos, além das confortáveis instalações recém-inauguradas, tem buscado novas parcerias. 

Mantendo o seu perfil de ensino personalizado, a Vision Idiomas tem matrículas abertas para aulas de Inglês, em todos os níveis, inclusive com turmas Kids (a partir de 4 anos de idade), inglês para negócios, viagens, certificação de proficiência ou direcionado a estudos no Exterior. Há também a opção de aulas individuais ou in company. Professores qualificados, nativos ou com vivencia em outros paises. 

Por tudo isso, a Vision Idiomas já é destaque em Paulo Afonso. Porém, o Prof. Kennedy Alcântara e sua equipe chegam ao final de julho com novidades que fazem da Vision a escola de idiomas mais inovadora da cidade. 

A primeira novidade são as parcerias firmadas pela Vision com a Escola de Dança Ballet e Cia. e com Dionízio Neto, da Academia DNJJ. No ato da matrícula, em promoção válida durante todo o segundo semestre de 2015, os alunos podem optar por aulas gratuitas de balé ou de jiu jitsu. 

Outra novidade é a abertura de matrículas para curso de Espanhol, que compete com o Inglês em muitos países de língua inglesa. Complementando as línguas latinas, a Vison também tem matrículas abertas para os cursos de Italiano e Francês, para inveja de muitas cidades grandes, inclusive capitais. O início das aulas dos novos idiomas oferecidos está previsto para 10 de agosto, portanto, matricule-se já!

Para encerrar o mês com chave de ouro, o professor Kennedy anunciou, na segunda-feira (27), ter fechado parceria com a Experimento Intercâmbio Cultural e deixou a expectativa de que "vêm surpresas por aí!"

A Experimento é pioneira no segmento de intercâmbio cultural, com 50 anos de atuação no Brasil, completados em 2014, e é a maior rede especializada exclusivamente em intercâmbio cultural do país. De acordo com o site da instituição, "todos os programas oferecidos pela Experimento atendem aos mais altos padrões de qualidade, isto significa parcerias com as melhores instituições educacionais do mundo. As inúmeras opções de programas que visam atender às expectativas dos jovens e suas famílias em relação à educação internacional". 

Quer aprender inglês do seu jeito? Matricule-se na Vision Idiomas. A escola está localizada na Rua Esplanada, 77 - Alves de Souza, próximo ao Restaurante Tambaú. Telefone (75) 3281-7778. Curta a fanpage no Facebook Vision Curso

Assessoria de Imprensa Vision Idiomas

Crise e esperança: municípios buscam alternativas


Entre a crise e a esperança: na assembleia geral da Amupe nesta manhã de terça-feira (28) as discussões deram o tom da atual situação do país. O vice-governador Raul Henry fez a palestra “O Brasil em Perspectiva” onde fez um panorama dos avanços das últimas décadas e porque de país promissor o Brasil passou a figurar nas listas de desconfianças. Henry citou a reportagem de capa da revista The Economist, principal revista econômica do mundo, em 2010, onde mostrava a figura do Cristo Redentor subindo como um foguete, sob o título “O Brasil decola”. A mesma revista, voltou a dar capa ao Brasil em 2013, mas, desta vez com a afirmação: “O Brasil estragou tudo” e a figura do Cristo afundando.

O vice-governador fez algumas reflexões do que o país deixou de fazer, apesar de ter quase triplicado a arrecadação nas últimas década. Entre as citações, a falta de investimento em infraestrutura e as reformas que não saíram do papel: tributária, da previdência, da educação e trabalhista. “Até uma das maiores conquistas que foi a redução da desigualdade voltou a crescer, o populismo tarifário dos combustíveis quebrou o setor sucroalcooleiro e ainda somos um dos países mais burocráticos do mundo, especialmente nas relações trabalhistas”, afirmou Raul Henry.

Universidade de PE oferece 3.460 vagas em 54 cursos de graduação no Vestibular 2016


A Universidade de Pernambuco (UPE) oferece 3.460 vagas em 54 cursos de graduação no Processo de Ingresso 2016, conforme divulgado em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (28). Metade das vagas é destinada ao Sistema Seriado de Avaliação (SSA) e a outra metade ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio da nota do Enem. Esta é a primeira vez que a instituição de ensino participa do Sisu.

As vagas são oferecidas nos campus Salgueiro (90), Serra Talhada (20), Arcoverde (50), Caruaru (90), Mata Norte (490), Camaragibe (130), Santo Amaro (610), Benfica (800), Garanhuns (430), Mata Sul (80) e Petrolina (670). O número de vagas e a quantidade de cursos são os mesmos da seleção amterior.

Interessados em participar do SSA podem se inscrever a partir do dia 3 de agosto até 2 de setembro, no site da UPE. O valor é de R$ 85. A solicitação de isenção vai de 3 a 7 de agosto (para candidatos com NIS) e de 3 a 14 de agosto (para servidores e dependentes).

Prefeitura de Moreno prorroga prazo de pagamento do IPTU

Vista aérea de Moreno-PE (Foto: Renata Victor)

A Prefeitura de Moreno prorrogou o prazo de pagamento do IPTU 2015 até o dia 31 de agosto. O cidadão que optar pela cota única terá desconto de 30%. Caso queira dividir, o valor pode ser pago em até seis vezes, com parcela mínima de R$ 50,00. 

O pagamento do IPTU colabora com a manutenção dos serviços de saúde, educação, saneamento, infraestrutura, assistência social, entre outros da cidade.

Ascom Prefeitura de Moreno

Projeto da ONU vai mapear riscos e emissões de mercúrio no Brasil


O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o Ministério do Meio Ambiente e o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) lançaram ontem (28) um projeto para elaboração de um inventário das fontes e emissões de mercúrio no país. O objetivo é ter uma base de dados precisa para promover medidas para redução e eliminação do metal nessas fontes, minimizando riscos de contaminação do meio ambiente e protegendo a saúde humana.

“Quando temos um rastreio claro de onde está sendo utilizado podemos prescrever que a destinação desses produtos, quando eles se tornarem resíduos, seja feita de forma ambientalmente adequada para impedir que a população tenha contato com substância que é tão tóxica”, disse a diretora de Qualidade Ambiental do ministério, Letícia de Carvalho.

O projeto Desenvolvimento da Avaliação Inicial da Convenção de Minamata sobre Mercúrio no Brasil ocorre nos marcos da Convenção de Minamata, das Nações Unidas, assinada pelo Brasil em 2013. O acordo tem 128 signatários e 12 ratificações – para entrar em vigor, são necessárias 50. A mensagem de ratificação da convenção pelo Brasil (MSC 355/2014) está em tramitação no Congresso Nacional e o projeto pretende subsidiar esse processo.

Banco do Nordeste renegocia dívidas de produtores rurais até o final do ano

Prazo para pagamento das operações de crédito pode chegar até dez anos

Produtores rurais têm até o final do ano para liquidar ou renegociar suas dívidas junto ao Banco do Nordeste, com base nos instrumentos legais atualmente em vigor (lei 12.844, e Resoluções 4.314 e 4.315 do Conselho Monetário Nacional).

Os benefícios incluem descontos de até 85% no valor principal da dívida, em caso de liquidação pelo art. 8o da Lei 12.844. Em caso de renegociação, sem desconto, pode ser concedido prazo de pagamento de até dez anos, com base nas resoluções 4314 e 4315 do Conselho Monetário Nacional.

Para pleitear a liquidação ou renegociação, o cliente deve procurar sua agência de relacionamento do Banco do Nordeste, verificar o enquadramento da operação e formalizar a adesão. Os benefícios legais são analisados caso a caso dependendo do enquadramento da operação.

Modernização da feira livre é tema de encontro em Belém do São Francisco


No dia 27 de julho a Prefeitura de Belém do São Francisco realizou, em parceria com o SEBRAE, um encontro para tratar da atualização e requalificação da feira livre do município.

Na ocasião, as consultoras Carol Avelino e Robssa Jacó ministraram uma palestra para apresentar o novo "Programa de Modernização das Feiras Livres" de Pernambuco, que visa a organização das feiras, oferecendo um ambiente melhor tanto para os feirantes quanto para os clientes.

Entre os temas abordados podemos destacar a criação de um comitê, que será formado por feirantes e poder executivo, e que deverá planejar e traçar metas no intuito de melhorar a qualidade dos serviços e produtos que são ofertados na feira.