quarta-feira, maio 25, 2022

Há 200 vagas para Petrolândia: Confira EDITAL PREVUPE 2022


PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA (PROEC)

INSTITUTO DE APOIO À UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (IAUPE)

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DE PERNAMBUCO (SEE/PE)

PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (PREVUPE)

PROCESSO SELETIVO DAS VAGAS PARA ESTUDANTES DO PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - PREVUPE/2022

O Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, divulga as Normas do Edital de inscrição para preenchimento das vagas para Estudantes do Programa "Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco - PREVUPE/2022”, com uma oferta de 10.200 (dez mil e duzentas) vagas, sendo 200 para Petrolândia.

O PREVUPE, é uma atividade de extensão universitária, conforme Resolução CEPE 066/2019, voltada a ampliação e potencialização dos conhecimentos dos estudantes do 3º ano e/ou egressos do Ensino Médio (EJA Médio, Travessia Médio e Normal Médio) das escolas da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco, que pretendam participar de processos seletivos (pré-vestibular), para o ingresso nas instituições públicas e particulares de Ensino Superior;

As inscrições para o presente processo seletivo serão gratuitas, no período compreendido entre os dias 23 de maio a 05 de junho de 2022.

Para inscrever-se, o(a)candidato(a) deverá:

a) Preencher o Formulário de Inscrição e o questionário socioeconômico disponíveis no site www.upenet.com.br;

b) Informar obrigatoriamente: número de IDENTIDADE E CPF DO(A) CANDIDATO(A), e-mail (pessoal), número da matrícula do SIEPE (exclusivamente para os estudantes matriculados no ano de 2022), o número do seu telefone e WhatsApp com DDD, endereço, bairro e município da sua residência; ano e nome da escola que concluiu ou cursa o ensino médio, optar pelo polo que pretende participar do programa;

c) Informar obrigatoriamente o nome, o telefone e o e-mail dos pais ou responsáveis.

Para ver o edital completo, acessar o site www.upenet.com.br.
Blog de Assis Ramalho
Fonte: PREVUPE

I FORRÓ DA OAB DE PETROLÂNDIA, acontecerá no dia 10 de junho. Confira!



No dia 10 de junho, acontecerá o I Forró da OAB Petrolândia. Será um evento festivo idealizado e realizado pela OAB/PE, subseção Petrolândia, em parceria com a CAAPE (Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco).

O evento será exclusivo para advogadas, advogados, e convidados, e contará também com a presença dos novos conveniados da CAAPE em Petrolândia. O local escolhido para o grande Forró foi o Estaleiro Bar e Restaurante, e a atração da noite ficará por conta da Banda de Forró Bagaceira da Roça.

O evento tem como idealizadores e realizadores o Presidente da OAB/Petrolândia, Dr. Luiz Antônio Justo, a Vice – Presidente Dra. Gabriela Vergolino e da Dra. Diana Soares, Representante da CAAPE/Petrolândia e conta ainda com a colaboração da Dra. Mariana Carvalho e do profissional em marketing Fernando Cruz.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Fernando Cruz - consultor de marketing

Petrolândia/PE, onde estão teus jatobás? - A cidade chama-se Petrolândia e não tem um busto de Dom Pedro II


Em fotos da velha cidade, vale lembrar que foi construído um monumento em forma de tronco de árvore - uma homenagem ao "Jatobá original" . Não é compreensível, em Petrolândia, que o jatobá, que deveria ser honorável e ter exemplares tombados pelo Município, em quase 113 anos de emancipação e 34  anos de transferência da "velha para a nova cidade", não esteja em exposição em praças, nos quintais das escolas, nos pátios dos prédios públicos, não seja apresentada aos nativos e turistas, e sobreviva somente no imaginário popular, nas pesquisas escolares e, fisicamente, distantes do olhar da comunidade.

Quem vive em Petrolândia, atualmente, por nascimento, mudança de cidade ou visita, costuma aprender, com rapidez, vários aspectos da geografia e da história do Município. A História da cidade foi resgatada, com mais fervor, durante as comemorações do centenário de emancipação política, celebrado em 2009, que concedeu mais vigor à saudade da "cidade perdida", a Velha Petrolândia. A antiga cidade é celebrada por suas ruas largas, saudosos vizinhos, festas, prédios e estruturas inesquecíveis. Em cada aniversário comemorado, o baú da memória é remexido, em busca de velhas e novas lembranças. Nesse processo, reduzido em importância, familiaridade e presença ao longo das décadas, um item fundamental à história da cidade foi relegado ao plano mítico: o jatobá. Onde estão os jatobás de Petrolândia? Onde existe frondoso e belo exemplar da árvore à sombra do qual possamos ouvir e contar a História da cidade que nasceu sobre suas raízes e foi batizada por ela?

Conta-se que o povoado que deu origem à cidade atual iniciou-se em torno de um frondoso pé de jatobá, à sombra do qual o gado conduzido pelos vaqueiros da região matava a sede, às margens do São Francisco, o rio dos currais. Bebedouro, Bebedouro do Jatobá, Jatobá de Tacaratu. Itaparica. Petrolândia.

Em fotos da velha cidade, observa-se que foi construído um monumento, em concreto (ou granito), em forma de tronco de árvore. O tronco continha placa de inauguração, que não foi roubada após a cerimônia de entrega da obra ao público, como hoje acontece, e pode ser vista em fotos de diversas datas. Essa foi uma homenagem ao "Jatobá original". 

Outra bela homenagem ao "Jatobá original" é o livro da escritora Paula Rubens, a obra O Jatobá que virou mar, em que a história da cidade é contada de forma lúdica, com texto agradável e caprichadas ilustrações.
'
Algarobeira situada próximo ao Posto Texaco, em Petrolândia. Foto: Assis Ramalho/BlogAR

É compreensível a chegada da algarobeira, importada do Peru nos anos 1940 como árvore milagrosa para sustento do rebanho nordestino.

Palmeiras imperiais na Orla Fluvial de Petrolândia. Foto> Assis Ramalho/BlogAR

É dmirável a presença e status concedido às palmeiras imperiais plantadas na Orla Fluvial e em outros locais, para dar o "toque de sofisticação" a uma cidade que ostenta o nome de um imperador.

Praça da Matriz em frente à Igreja de São Francisco de Assis

É dmirável a presença de ipês que dão um colorido especial à cidade. O Ipê é uma planta típica do Brasil, mas o plantio da árvore em calçadas não é aconselhável porque é uma árvore de grande porte, porém, nas praças e parques o ipê se torna uma excelente árvore de ornamentação.

Foto divulgação: Crédito/ Nativas Digitais

Só não é compreensível, em Petrolândia, que o jatobá, que deveria ser honorável e ter exemplares tombados pelo Município, após 112 anos de emancipação e 32 anos de transferência da "velha para a nova cidade", não esteja em exposição em praças, nos quintais das escolas, nos pátios dos prédios públicos, não seja apresentada aos nativos e turistas, e sobreviva somente no imaginário popular, nas pesquisas escolares e, fisicamente, distantes do olhar da comunidade.

NOTÍCIA RELACIONADA
A cidade chama-se Petrolândia e não tem um busto de Dom Pedro II 

A cidade chama-se Petrolândia e não tem um busto de Dom Pedro II - Acredito que algum vereador da Nova Petrolândia ao ler este artigo fará um projeto de lei com este intuito e em algum momento a implantação do busto deste herói nacional, pois consolidou a unificação do país e venceu três conflitos internacionais.

Imagem da velha Petrolândia
Imagem da velha Petrolândia
Ruas largas da velha Petrolândia

Imagens da Nova Petrolândia

A cidade chama-se Petrolândia e não tem um busto de Dom Pedro II - Acredito que algum vereador da Nova Petrolândia ao ler este artigo fará um projeto de lei com este intuito e em algum momento a implantação do busto deste herói nacional, pois consolidou a unificação do país e venceu três conflitos internacionais.


Toda cidade precisa e quer guardar a sua memória. Quem nasceu na Nova Petrolândia é “novopetrolandense”. Carrega consigo o gentílico que tem alusão à cidade de Pedro II ( O magnânimo), imperador do Brasil que visitou a região em 1877 e que participou diretamente do desenvolvimento daquela cidade, pois ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava o alto e baixo São Francisco, economicamente. Talvez a única associação que temos da cidade inundada para esta, é o nome Petrolândia.

Existe outra Petrolândia (localizada em Santa Catarina) que recebeu este nome devido à aproximação da Petrobrás em sua localidade, não tendo, portanto, uma obrigação histórica para com o imperador.

A antiga cidade foi formada por forasteiros que colonizaram a região no século XVIII, e esta nova cidade banhada pelo lago de Itaparica é formada por pessoas vindas de várias cidades do país, como São Paulo, Paulo Afonso, Recife, Floresta, Petrolândia (antiga), Serra Talhada, entre outras. Uma cidade antiga e a nova formada por pessoas de vários lugares deve pelo menos preservar a história da origem do nome que as unificam.

Acredito que algum vereador da Nova Petrolândia ao ler este artigo fará um projeto de lei com este intuito e em algum momento a implantação do busto deste herói nacional , pois consolidou a unificação do país e venceu três conflitos internacionais.


Blog de Assis Ramalho
Colaboração: Roberto Oliveira

Silvio Costa Filho integrará comissão especial da reforma tributária


O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) integrará a comissão especial que analisará na Câmara dos Deputados mudanças no sistema tributário nacional. Depois de ato da mesa para instalação de colegiado, Silvio Costa Filho foi indicado pelo Republicanos para participar da comissão especial.

De acordo com o presidente Arthur Lira, o colegiado terá como missão proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 07/2020, do deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança e outros, que "altera o Sistema Tributário Nacional e dá outras providências". A medida busca simplificar o sistema tributário e dar autonomia a estados e municípios na cobrança de impostos de acordo com as necessidades locais.

No entendimento do deputado Silvio Costa Filho, a reforma tributária é fundamental para o Brasil. A avaliação é que com um melhor ambiente de negócios, o país poderá voltar a crescer.

Tacaratu: Dr. Danilo, Urologista, atende na clínica e Laboratório Jaques nesta quinta (26/05) a partir das 15 hs; agende já a sua consulta

 


A Clínica e Laboratório Jaques, situada em Tacaratu na Rua Cavalcante Nozinho, 253, informa que  Dr. Danilo, Urologista, atende nesta quinta-feira, 26 de maio de 2022. Agende já!

Telefone para outros contatos e marcação de consultas:

(87) 3843 - 1106 - Cel. 87 - 9.9931-4556

Os melhores profissionais você encontra aqui

Petrolândia: PlantValle Agricultura convida produtor rural para um café no campo para troca de conhecimentos, nesta quinta (26) na Fazenda Santa Rita (Várzea Redonda)

 


A PLANTVALLE AGRICULTURA, localizada na Avenida Manoel Pereira de Lima, na Quadra 06 da cidade de Petrolândia, convida você amigo produtor rural para um café no campo, nesta quinta-feira (26), para troca de conhecimentos.

Local: Fazenda Santa Rita, na Várzea Redonda, na área de coqueiro de Toinho Expedito (antes do Umbuzeirão).

Massacre no Texas (EUA): Vítimas começam a ser identificadas, entre elas 2 professoras

 

Eva Mireles, 44, uma das professores que morreu durante o massacre em uma escola do Texas em 24 de maio de 2022. — Foto: Redes sociais

Irma Garcia, uma das professoras que morreu no massacre a uma escola do Texas, em 24 de maio de 2022. Segundo seu filho, ela deitou em cima dos alunos para protegê-los — Foto: Divulgação/ Robb Elementary School

As vítimas do massacre em uma escola de ensino fundamental de Uvalde, no Texas, na terça-feira (24), começaram a ser identificadas nesta quarta-feira (25). O agressor, que também morreu, assassinou 19 estudantes e duas professoras.

Entre as vítimas, estão os alunos Xavier Lopez, 10; Nevaeh Bravo; Amerie Jo Garza, 10; Uziyah Garcia, 9; e as professoras Irma Garcia e Eva Mireles.

A polícia segue no local para identificar todas os mortos. Veja, abaixo, as vítimas já identificadas:

Xavier Lopez, uma das vítimas do massacre em uma escola no Texas, em 24 de maio de 2022, segura o certificado de honra que recebeu no mesmo dia dos ataques — Foto: Divulgação/ redes sociais

Xavier Lopez

No mesmo dia do massacre, algumas horas antes, Xavier Lopez, 10, recebeu um "certificado de honra" pelo seu bom desempenho no ensino básico, que terminaria em apenas alguns dias, contou a mãe de Lopez, Felicha Martínez, ao jornal "Washington Post".

Martínez disse ao jornal que foi à cerimônia na escola no mesmo dia, mas não imaginava que seria o último momento que teria com o menino.

Ela disse ainda que seu filho estava animado para a próxima etapa de sua educação, e que era um menino alegre.


Xavier Lopez, 10, uma das vítimas fatais do massacre em um colégio do Texas em 24 de maio de 2022. — Foto: Redes sociais

Uziyah Garcia, outra das vítimas do massacre na escola de ensino fundamental Robb, em 24 de maio de 2022, que estava prestes a cumprir 10 anos. — Foto: Redes sociais

"Ele era o menino mais doce que eu já conheci". Foi dessa forma que Manny Renfro, avô de Uziyah Garcia, uma das vítimas, se referiu a seu neto.

Uziyah Garcia, 8, uma das vítimas do massacre de 24 de maio de 2022 na escola de ensino fundamental de Uvade, no Texas, em uma foto divulgada pelo seu avô. — Foto: Associated Press

Amerie Jo Garcia, 10, em foto com seu pai, compartilhada por ele em uma rede social. A menina é uma das vítimas do massacre em uma escola do Texas, em 24 de maio de 2022 — Foto: Redes sociais

Amerie Jo Garza

O pai de Amerie, que passou a noite buscando pela filha, que estava desaparecida. Nesta manhã, ele confirmou através das redes sociais que ela estava entre as vítimas.

"Meu pequeno amor está voando alto com os anjos agora", lamentou, em uma publicação em uma rede social.


Eva Mireles, 44, uma das professores que morreu durante o massacre em uma escola do Texas em 24 de maio de 2022. — Foto: Redes sociais

Eva Mireles, 44, professora

Parentes da professora do quarto ano da escola Eva Mireles, 44, confirmaram pelas redes sociais que ela foi uma das vítimas do massacre.

"Ela era aventureira e eu poderia dizer um monte de coisas maravilhosas sobre ela. Vai fazer muita falta", disse Amber Ybarra, parente de Mireles e ex-aluna do colégio.

"Para mim, esse caso alerta para a necessidade de olhar para a saúde mental das pessoas", opinou.

Irma Garcia, uma das professoras que morreu no massacre a uma escola do Texas, em 24 de maio de 2022. Segundo seu filho, ela deitou em cima dos alunos para protegê-los — Foto: Divulgação/ Robb Elementary School

Irma Garcia

A professora Irma Garcia lecionava na Robb Elementary School havia 23 anos. Segundo a rede de televisão "NBC", o filho de Irma afirmou que policiais que estavam no local viram que Irma deitou em cima das crianças para protegê-las.

Por G1

Em Recife, prefeito de Petrolândia Fabiano Marques se reúne com autoridades em busca de recursos para o município



A labuta aqui é grande e o sapato tá pronto para correr atrás de recursos para Petrolândia!
No início da semana estivemos no Recife em reunião com o deputado federal Silvio Costa Filho e o deputado estadual Rodrigo Novaes, articulando mais ações e investimentos.

Na oportunidade, aproveitamos para ir até secretaria de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, onde discutimos os projetos em andamento para o município, um deles é a pavimentação de novas ruas.

Fabiano Jaques Marques - Prefeito de Petrolândia/PE

Petrolândia: Quermesse junina do Conselho Pastoral de Comunidade da Ag. 05 dos Mandante será realizada dia 16 de junho


Blog de Assis Ramalho
Informação/  Conselho Pastoral de Comunidade da Agrovila 05 dos Mandante

Petrolândia: Em homenagem ao Dia da costureira, Assis Ramalho entrevista a costureira/artesã Paula Regina - da Ateliê Rê-Veste [Conheça sua história]

 




Hoje, 25 de maio, comemoramos o Dia da Costureira ou Costureiro. Para homenagear esse dia de grande importancia, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia entrevistou a costureira/artesã Paula Regina, empresária/proprietária da Ateliê Rê-Veste.

O ateliê fica localizado em Petrolândia na Rua Higino Alexandre de Araújo,162 - quadra 02
(Conhecida como Rua do Lili Magazine).

O Ateliê funciona de segunda a sexta-feira das 8h00 às 11h00 e das 15h00 às 18h00.
Aos sábados das 8h00 as 12h00.

Veja abaixo o vídeo da entrevista, conheça a história da costureira Paula Regina e saiba mais sobre a prefissão de costureira/costureiro. Obs: A matéria foi gravada em 20/05/2020.

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira 25 de maio de 2022

 

Polícia investiga desaparecimento de filha de radialista em Santa Cruz do Capibaribe/PE




Maryana Amaral, de 26 anos, está desaparecida, em Santa Cruz do Capibaribe — Foto: Divulgação

A Polícia Civil está investigando o desaparecimento da jovem Maryana Amaral, de 26 anos, em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco. Ela é filha de um radialista. Maryana não é vista desde a tarde da terça-feira (24).

Parentes da jovem informaram que antes de desaparecer ela foi até uma agência bancária do município. Havia informações de que o caso se tratava de um sequestro, mas o delegado Flaubert Queiroz informou ao g1 que o sequestro ainda não foi confirmado e que o caso está sendo tratado como desaparecimento.

Por G1 Caruaru






Petrolândia: O gás acabou? Disque Marquinhos Gás - Na compra de 1 botijão o cliente concorre a 2 gás no último dia de cada mês; seja o próximo ganhador (a)

 

O gás acabou? Disque Marquinhos Gás - ''Você merece um pratinha".

Na compra do seu botijão você estará concorrendo a dois gás no último dia de cada mês. Faltou gás em sua cozinha? Ligue 99635-5755 ou 99631-1628.

''Você merece um pratinha"Marquinhos Gás atende seu pedido com a maior cortesia.


O escritório é situado na Avenida Clara Otília de Souza Ferraz, 458, na Quadra 14, próximo à Clínica São Gabriel.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO• De segunda a Sexta de 7:00 às 19:00

*Aos sábados de 7:00 às 18:00

*Aos domingos e Feriados de 7:30 às 13:00

Confira abaixo recomendações da Marquinhos Gás

Mulher é encontrada morta com as mãos amarradas e amordaçada dentro de casa, em Santa Cruz do Capibaribe/PE

 

Roseane Alves foi encontrada morta dentro de casa, em Santa Cruz do Capibaribe — Foto: Divulgação

O corpo de uma mulher, identificada como Roseane Alves Cavalcante, de 29 anos, foi encontrado amordaçado e com as mãos amarradas dentro de casa na terça-feira (24), em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com o delegado Flaubert Queiroz, a vítima, possivelmente, foi morta vítima de asfixia por estrangulamento. Parentes arrombaram o portão da casa, encontraram a mulher e acionaram a polícia. O corpo foi encontrado dentro de um quarto.

Informações foram repassadas à Polícia Civil de que a mulher havia marcado um encontro com um homem desconhecido. O caso será investigado. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico (IML).

Por G1 Caruaru

Colisão entre duas motos deixa dois mortos na BR-232 em Custódia, no Sertão de Pernambuco

Uma colisão frontal entre duas motos provocou duas mortes na noite de segunda-feira (23), no Km 323,6, na BR-232, no município de Custódia, no Sertão de Pernambuco.


As vítimas foram identificadas como Matheus da Silva Araújo, de 23 anos e Antônia Emília Alves de Gois, de 24 anos, quem eram os condutores das motos.


Eles sofreram ferimentos graves e morreram antes de receberem os primeiros socorros, Matheus estava chegando em Custódia para visitar a filha e Antônia estava indo pra casa após um dia de trabalho.

A PRF, o Instituto de Criminalística e a Polícia Civil estiveram no local, os corpos foram encaminhados para o IML de Caruaru.

Fonte: Portal Agreste Violento

Petrolândia: Vice-Prefeito Rogério Novaes se reúne com agricultores e representantes da Codevasf e empresa de manutenção para tratar de melhorias no sistema de funcionamento da estação de bombeamento do projeto Barreiras



Estivemos no fim da tarde de ontem em reunião com agricultores do projeto Barreiras, junto com representante da empresa de operações e manutenção SENHA, e com o fiscal da Codevasf Isaac Pequeno, para tratar da situação em que se encontra a estação de bombeamento do projeto citado. Foi feita a compra de uma das sorft, e feito uma proposta para junto com os agricultores fazer a recuperação de outra, saímos confiantes que dará tudo certo. Na ocasião, também falamos nos transtornos que se vem passando os moradores das agrovila que tem sua água de consumo humano interligado no sistema de irrigação, que por sua vez, quando chove não está ligando as estações e assim ficando sem esse fornecimento . O fiscal ficou de rever essa situação.

Rogério Novaes - Vice-Prefeito de Petrolândia/PE

Petrolândia: Confira calendário para marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde

 

Veja o calendário semanal de marcação de exames e consultas da Secretaria de Saúde de Petrolândia, nos horários manhã e tarde. 

A Secretaria Municipal de Saúde está situada na Rua Cecília Delgado, em frente à loja DLeles (antiga Minas Calçados).

 CONFIRA ABAIXO O CALENDÁRIO.

Solicitações por leitos de UTI para crianças e bebês sobem para 228 em Pernambuco, 2 bebês morreram enquanto aguardavam uma vaga

Houve aumento de casos de doenças respiratórias com um maior grau de severidade em Pernambuco — Foto: Reprodução/TV Globo

As solicitações por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para crianças e bebês na Central de Regulação de Pernambuco aumentaram para 228 na semana epidemiológica que começou em 15 de maio e termina na quarta (25). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que enviou o número ao g1 nesta terça (24), esse é o maior índice registrado nos últimos dois anos.

No mesmo período no ano passado, o estado tinha 64 pedidos por leito de UTI. A angústia de famílias e profissionais de saúde devido à espera de bebês e crianças por leitos de UTI tem sido mostrada pelo g1 há uma semana. Desde então, foram vários os relatos de pais e parentes desesperados e pacientes com quadro de saúde grave.

Dois bebês morreram enquanto aguardavam uma vaga em leito de UTI. Uma bebê de 1 mês morreu antes da transferência para um leito desse tipo, nesta terça (24). Na segunda (23), um menino de 11 meses também morreu à espera de um leito de UTI em um hospital do Recife (veja vídeo acima).

Ainda de acordo com a SES, na semana epidemiológica anterior, que foi de 8 a 14 de maio, foram registradas 140 solicitações, enquanto, no mesmo período de 2021, eram 58 pedidos. Na semana epidemiológica compreendida entre os dias 1º e 7 de maio, Pernambuco contabilizou 131 solicitações, enquanto, no mesmo período no ano passado, esse número era de 64.