quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Petrolândia: Beneficiários do BPC devem procurar o Cadastro Único até 15 de dezembro para atualizar dados


A Prefeitura Municipal de Petrolândia e o Cadastro Único comunicam à população que idosos e pessoas portadoras de deficiência atendidos pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada)/LOAS, têm até o dia 15 de dezembro de 2018 para serem cadastrados. Os beneficiários já cadastrados também devem comparecer para atualizar o Cadastro Único (Programa Bolsa Família).

É importante o comparecimento dos beneficiários até o dia 15/12/2018. O descumprimento do prazo pode causar o bloqueio do pagamento do benefício até que a situação do cadastro seja regularizada.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.

Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente.

Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.

Informe-se no CRAS: o cidadão pode procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para esclarecer dúvidas sobre os critérios do benefício e sobre sua renda familiar, além de receber orientação sobre o preenchimento dos formulários necessários.

Com informações da Prefeitura Municipal de Petrolândia/Cadastro Único e do INSS


Petrolândia: Central de Adubos, em parceria com a YARA FERTILIZANTES, promove 1º Simpósio voltado pra cultura do coco na próxima quarta (07); confira programação!



Na próxima quarta-feira (07), a Central de Adubos, em parceria com a YARA FERTILIZANTES, promoverá em Petrolândia o 1º Simpósio YARA DA CULTURA DO COQUEIRO.

O grande evento, que será realizado no auditório do Centro Cultural, será voltado para debater a cultura do coco visando atender a produtores de Petrolândia e cidades vizinhas.

Confira programação

08:30 às 08:45 - Abertura e segurança
08:45 às 09:30 - Nutrição e adubação na cultura do côco (Dr. Eduardo Saldanha - YARA)
09:30 às 10:15 - Doenças na cultura do coqueiro (Dra. Josiane Castro - EMATER AI)
10:15 às 10:30 - Rodada de perguntas e respostas
10:30 às 10:45 - Coffee Break
10:45 às 11:30 - Comercialização do coco (Eng. Agrônomo Felipe Carvalho - Pepsico)
11:30 às 12:15 - Manejo de plantas daninhas no coqueiro (Eng. Agrônomo Patrick Barbosa - BAYER)
12:15 às 12:30 - Roda de perguntas e respostas
12:30 às 13:45 - Almoço
14:00 às 16:00 - Visita ao campo (Fazenda Santo Antônio - Sr. Antônio Cassemiro).




Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Central de Adubos


Deputado Mário Negromonte Jr destina 150 milhões para Perímetros Irrigados do Sistema Itaparica da Bahia


A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira as Emendas da Comissão para o Orçamento de 2019. O presidente comissão, deputado Mário Negromonte Jr. (PP/BA) sugeriu, sendo aprovado por unanimidade, emendas que garantem recursos para a revitalização dos perímetros irrigados e para implantação do sistema integrado de monitoramento de fronteiras – SISFRON.

Para a revitalização dos perímetros irrigados foram destinados R$ 150 milhões, que serão aplicados em municípios como Curaçá, Abaré, Rodelas e Glória. Eles serão os grandes beneficiados pois os recursos garantirão à CODEVASF condições de modernizar as estruturais atuais, além de garantir o pagamento das despesas de operação e manutenção (O&M) e de energia elétrica dos perímetros irrigados que são responsáveis por sustentar milhares de famílias que foram realocadas por conta da construção de hidrelétricas.


Jatobá: Justiça Federal em Pernambuco determina envio imediato de segurança policial para aldeia Pankararu


A comunidade indígena, localizada no município de Jatobá, Sertão de Pernambuco, foi atacada, no último dia 28, com um incêndio criminoso que atingiu a sua única escola e o seu único posto de saúde (Reprodução Facebook Povo Pankararu)

O juiz titular da 38ª Vara Federal em Pernambuco, Felipe Mota Pimentel de Oliveira, atendeu ao pedido do Ministério Público Federal para disponibilização imediata de efetivo da Polícia Federal e Militar do estado a fim garantir a segurança do território Pankararu.

A comunidade indígena, localizada no município de Jatobá, Sertão de Pernambuco, foi atacada, no último dia 28, com um incêndio criminoso que atingiu a sua única escola e o seu único posto de saúde. A pena para o descumprimento da decisão é de R$ 50 mil por dia.

Na decisão, o magistrado ressalta diversas comunicações oficiais realizadas anteriormente aos órgãos envolvidos com a finalidade de resguardar a integridade física dos indígenas e líderes da etnia, sem que houvesse o atendimento das determinações.


Petrolândia: Bruninho Voz & Violão é atração do Clone de Caipirinha no Maria Fumaça nesta quarta (31)


Venha aproveitar essa Promoçãoe curtir uma boa música no Maria Fumaça.

Bar e Restaurante Maria Fumaça, a melhor música, a melhor culinária na Orla Fluvial de Petrolândia.
Contato: 87 3851-0376. Acompanhe o Maria Fumaça no Instagram @mariafumaca.oficial.

Divulgação/Maria Fumaça


Ex-prefeito de Belém do São Francisco, Gustavo Caribé capota carro após tentar desviar de animal na BR 316 entre os municípios de Floresta e Belém do São Francisco

Ex-prefeito de Belém do São Francisco Gustavo Caribé, em foto com a irmã Leila Caribé. Após o susto, o alívio por nada ter acontecido com eles. Gustavo sofreu apenas arranhões leves.

Leitor entrou em contato com a redação do Blog de Assis Ramalho para informar que o ex-prefeito de Belém do São Francisco, Gustavo Henrique Granja Caribé, sofreu acidente na BR 316, entre os municípios de Belém do São Francisco e Floresta, nesta quarta-feira (31). O ex-prefeito sofreu apenas arranhões leves.

Segundo as informações, o acidente aconteceu na tarde de hoje, quando o Caribé foi surpreendido por ovelhas na pista e na tentativa de desviar, perdeu o controle do veiculo e perdeu o controle do carro, uma caminhonete L200, que capotou. O ex-prefeito dirigia-se de Floresta a Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho


Armando avalia como erro fusão de ministérios: “O Brasil não precisa de um czar na economia”



Senador critica extinção da Indústria e Comércio e avalia que “superministério foi adotado no governo Collor e não deu certo”

O senador Armando Monteiro (PTB) avaliou como um erro do governo eleito a ideia de criar o superministério da Economia, fundindo Fazenda, Planejamento e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). Líder empresarial respeitado em todo o país e ex-ministro da Indústria, Armando criticou as declarações sobre o setor produtivo feitas pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. Na avaliação do senador pernambucano, a fusão dos ministérios da Agricultura e Meio Ambiente é uma medida “extravagante”, além de afirmar que as mudanças não trarão economia aos cofres públicos. Veja abaixo os principais trechos da entrevista concedida por Armando ao programa de Geraldo Freire, na Rádio Jornal, do Recife, na manhã desta quarta-feira (31):

Sobre declarações de Paulo Guedes

“Eu responderia dizendo: vamos salvar a indústria apesar dos economistas. Eu vejo muito mal uma posição de alguém que ainda não assumiu a pasta, de alguém que não detém uma maior experiência na gestão pública, que não faz uma interlocução com os setores da chamada economia real e já sai, antes mesmo de assumir, revelando preconceitos, criando uma indisposição com os setores. É um mau sinal. Ele precisa compreender adequadamente a natureza das demandas”.

Superministério da Economia


Testemunha diz à polícia que jogador Daniel foi espancado antes de morrer; orgão genital teria sido cortado


A Polícia Civil de São José dos Pinhais ouviu na manhã desta quarta-feira, uma testemunha que estava com o jogador Daniel momentos antes de sua morte. Segundo o advogado da testemunha, Jacob Filho, ela conta que Daniel foi espancado dentro da casa do principal suspeito do crime e que havia muito sangue no local. O motivo seria passional, em razão de um relacionamento do jogador com a esposa do suspeito.

A testemunha contou que Daniel e mais seis pessoas, incluindo ele, estavam em uma boate em Curitiba, quando decidiram ir para a casa do suspeito do crime. Em meio à festa na casa, a esposa do suspeito teria gritado por "socorro".

Em seguida, Daniel é visto dentro do quarto sendo espancado por quatro pessoas. O advogado salientou que ainda não é possível saber se Daniel estava tendo um relacionamento amoroso com a esposa do suspeito ou a violentando.

- Eles foram para essa casa, que teria uma festa com o supeito e mais seis pessoas. Em determinado momento, o Daniel teria ido para um quarto e em seguida uma das mulheres gritou pedindo por socorro. Uma das testemunhas (entra no quarto) e vê o Daniel espancado, só de cueca e camiseta, e o suspeito e mais três pessoas batendo nele.


Tacaratu: ''Um Olhar para João Victor'' que precisa de sua ajuda - Saiba como colaborar!



João Victor mora em Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, tem 15 anos e adquiriu uma doença chamada toxoplasmose (causada por pelo de gato*) e a consequência maior foi a perda da visão do olho esquerdo. João usa três tipos de óculos, e tem de fazer tratamento para não perder o olho direito.

O rapaz está tendo acompanhamento psicológico e ainda não voltou às aulas. João precisa de ajuda para continuar sorrindo. É um garoto inteligente, carinhoso, educado e ainda por cima é desenhista.

Vamos abraçar esta causa e ser solidário com João Victor. Vamos apoiar a campanha ''UM OLHAR PARA JOÃO VICTOR.

Colabore
Nome: João Victor Gomes Lima Silva
Conta: Agência 2702-2  Banco do Brasil  conta poupança 15521-7  var. 51

Rifa beneficente em Petrolândia


* Toxoplasmose, ou como é popularmente chamada “doença do gato”, é uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii, encontrado nas fezes dos gatos e outros felinos. Contudo, homens e outros animais também podem hospedar o parasita.

A toxoplasmose pode ser transmitida através da ingestão de cistos do parasita (verduras e carne mal cozida) ou durante a gestação (intra-útero). A toxoplasmose pode afetar vários órgãos, inclusive os olhos (toxoplasmose ocular). A toxoplasmose ocular geralmente é adquirida durante a gestação (transmissão intra-útero).

A toxoplasmose ocular pode causar lesões na parte anterior do olho (uveite anterior), forma leve e que usualmente não deixa sequelas, desde que tratada adequadamente. A forma mais grave da toxoplasmose ocular é aquela que acomete a retina e a coróide (coriorretinite).


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Família de João Victor



General Heleno, futuro ministro da Defesa no governo de Jair Bolsonaro defende uso de atiradores de elite contra criminosos

General Augusto Heleno foi anunciado como ministro da Defesa pelo presidente eleito Jair Bolsonaro - Arquivo-Agência Brasil

O general da reserva Augusto Heleno, futuro ministro da Defesa no governo de Jair Bolsonaro (PSL), apoiou hoje (31) a polêmica proposta do governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), de usar atiradores de elite para conter criminosos que portem armamentos de uso restrito. O general da reserva disse que já fez uso da mesma "regra de engajamento", no linguajar militar, enquanto atuava no Haiti e que não se trata de uma autorização para matar de forma indiscriminada. As declarações foram feitas hoje (31) em entrevista exclusiva à Rádio Nacional, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

“Minha regra de engajamento no Haiti era muito parecida com essa que o futuro governador colocou. É óbvio que muita gente faz uma distorção nisso e acaba dizendo que é uma autorização para matar. É uma reação necessária à exibição ostensiva que tem sido feita no Rio de Janeiro de armas de guerra nas mãos, muitas vezes, de jovens”, disse.

O militar lembrou que esses fuzis, normalmente, são empregados em ações que resultam em mortes de inocentes e de policiais envolvidos em confrontos e defendeu a retomada do respeito pelas forças legais. “Nós não vamos readquirir esse respeito com as regras de engajamento benevolentes que temos hoje”, destacou.


Aprovados do Concurso Público da Prefeitura de Tacaratu-PE cobram homologação do resultado


O Concurso Público da Prefeitura Municipal de Tacaratu, com provas realizadas em junho de 2018, teve 121 aprovados para diversos cargos. Após algumas fases, publicadas pela empresa contratada para realizar o certame, os aprovados no concurso cobram afirmam que, quase diariamente, têm cobrado a homologação do resultado. Em contatos com a Prefeitura Municipal, o Secretário de Administração tem, segundo eles, passado informações desencontradas para os aprovados, o que motivou a formação de uma comissão dos candidatos aprovados para cobrar o cumprimento das fases do certame, constantes do edital, sejam cumpridas no prazo legal.

Segundo a comissão de candidatos, o prazo para homologação do concurso público é de 30 dias úteis, contados da data de publicação da classificação final dos candidatos aprovados, de acordo com o decreto nº 42.899 de 17 de setembro de 2002. Baseada nessa norma, a comissão dos aprovados espera, ansiosamente, que o referido certame venha a ser homologado, já que o prazo foi ultrapassado.

Ainda de acordo com a comissão, foram realizadas denúncias à Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco-MPPE, e a instituição concedeu 15 dias para a Promotoria de Justiça da Comarca de Tacaratu se manifestar sobre a questão, cujo final do prazo é aguardado pelos candidatos.

"Pedimos que algum representante legal da Prefeitura de Tacaratu-PE se manifeste com esclarecimentos concretos, e que deixe os 121 aprovados cientes do que realmente está acontecendo, lembrando que nós não estamos pedindo nada que não seja um direito nosso", finaliza o representante da Comissão.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Comissão dos Aprovados do Concurso Público de Tacaratu-PE


Petrolândia/Tacaratu: Comunidade quilombola borda do lago da Agrovila 04 da Reta participa de reunião na sede do Incra, no Recife


Nesta terça-feira (30) representantes da Comunidade Quilombola Borda do Lago, da Agrovila 04 da Reta, situada no limite entre os municípios de Tacaratu e Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, juntamente com várias lideranças quilombolas do Estado, participaram de importante reunião na sede do Incra, no Recife.

A reunião teve como principal objetivo acompanhar o andamento das políticas públicas, realizadas pelo Incra, em prol das comunidades quilombolas de Pernambuco.

A Comunidade Quilombola da Agrovila 4 da Reta agradece à Prefeitura Municipal de Petrolândia, na pessoa da prefeita Janielma Souza e do secretário (de finanças) Fernando Leme pela liberação do transporte para que representantes pudessem participar do encontro na Capital.



Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação, fotos e vídeo: Associação Quilombola da Agrovila 04


Petrolândia: Filarmônica Som do Velho Chico promove retreta musical em comemoração aos 5 anos de fundação


A Associação Som do Velho Chico tem honra de convidar Vossa Senhoria para prestigiar uma apresentação musical em comemoração aos cinco anos de fundação da Banda Filarmônica Som do Velho Chico. O evento acontecerá no próximo sábado, 03/11/2018 às 19h, na praça da dos Três Poderes, por trás da praça de alimentação.

Será uma noite inesquecível ao som de grandes melodias.

Desde já agradecemos a sua presença.



Divulgação/Deison Bezerra


Prefeitos do Agreste e do Sertão vão a Senado e têm apoio garantido por Fernando Bezerra


Cinco prefeitos do Agreste e do Sertão pernambucanos foram recebidos nesta manhã (31), em Brasília, pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Durante as audiências, no gabinete do Senado, Erivaldo Oliveira (PSD), Tiago Nunes (MDB), Joãozinho Tenório (PSDB), Edson Vieira (PSDB) e Hilário da Silva (PSD) receberam o apoio do senador em ações que vão beneficiar os municípios de Serrita, Agrestina, São Joaquim do Monte, Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus, respectivamente.

Além da intermediação de Fernando Bezerra junto a diferentes órgãos do governo federal para dar mais celeridade a ações e programas executados nestas cidades, os prefeitos solicitaram a atuação do senador na liberação de recursos previstos em emendas parlamentares. As principais demandas dos gestores foram nas áreas de saúde, educação e infraestrutura urbana e hídrica. “Estaremos sempre à disposição para ajudarmos os prefeitos a garantirem mais qualidade de vida, emprego e dignidade aos pernambucanos”, destaca Fernando Bezerra Coelho.



Por: Assessoria


Com articulação de Humberto, Oposição adia votação de projeto que trata manifestações de rua como terrorismo



Quatro dias depois da eleição, os aliados do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) no Senado tentaram aprovar um projeto de lei que permite enquadrar ações de movimentos sociais como atos de terrorismo. Para o líder da Oposição na Casa, Humberto Costa (PT-PE), que articulou o adiamento da votação da matéria, na manhã desta quarta-feira (31) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o presidente eleito e seus asseclas tentam criminalizar as livres e legítimas manifestações país afora.

“Nossa preocupação é de que qualquer subjetividade no tratamento de um tema como esse pode permitir a criminalização das lutas sociais, dos movimentos sociais e a restrição à liberdade de expressão e de organização. Não podemos permitir que isso aconteça. Seria uma afronta à Constituição”, afirmou.

Com o intuito de evitar a aprovação da matéria nesta quarta e ampliar o debate para que a sociedade fique atenta à questão, a oposição apresentou um requerimento na CCJ para realizar uma audiência pública sobre o projeto que amplia a lista de condutas consideradas atos de terrorismo. O documento foi aprovado por 9 votos a 4, com uma abstenção.


Inscrições para concurso da Prefeitura de Petrolina seguem até o próximo domingo



Os candidatos interessados em participar do concurso público da Prefeitura de Petrolina têm até o próximo domingo (4) para garantir a participação no certame que oferecerá 455 vagas para professores. As vagas são para as áreas de ensino infantil, fundamental anos inicias e finais, nas disciplinas de matemática, língua portuguesa, história, geografia, inglês, ciências e educação física, para atuação na sede e no interior.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pela internet no site: www.upenet.com.br. A inscrição para o concurso tem um valor de R$80 para todos os cargos.

As provas da primeira etapa serão realizadas no dia 6 de janeiro de 2019. De caráter eliminatório e classificatório, a prova objetiva será composta por 50 questões de múltipla escolha (10 de matemática, 10 de língua portuguesa e 30 de conhecimentos específicos), com cinco alternativas e apenas uma resposta correta, e versará sobre assuntos do Conteúdo Programático constante em anexo do edital.


Prefeitura Municipal de Petrolina


Ensino Superior vai para Ciência e Tecnologia; saiba quais são os 15 ministérios definidos por Bolsonaro

Esplanada dos Ministérios em Brasília Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

A estrutura do futuro Ministério do governo JairBolsonaro (PSL) já está quase totalmente definida. Até agora, segundo interlocutores da equipe do presidente eleito, já estão definidas 15 pastas, o que significa uma redução de quase 50% das atuais 29 pastas do governoMichel Temer (MDB). Este número, conforme informações de aliados, ainda pode chegar a até 17.

O 'superministério' de Infraestrutura, englobando Transporte e Minas e Energia, foi descartado nesta quarta-feira pelo vice-presidente eleito General Hamilton Mourão . Segundo ele, Minas e Energia seguirá como uma pasta autônoma.

Seguem como ministérios independentes Defesa, Saúde, Trabalho, Relações Exteriores e o Gabinete de Segurança Institucional.

Confira como devem ser os ministérios de Bolsonaro:

1) Casa Civil - assumindo funções do Governo

2) Economia - fusão de Fazenda, Planejamento e Indústria, Comércio Exterior

3) Defesa

4) Saúde

5) Ciência e Tecnologia (com ensino superior)

6) Educação, Esportes e Cultura

7) Trabalho

8) Minas e Energia

9) Justiça e Segurança

10) Integração Nacional ( com Cidades e Turismo)

11) Infraestrutura, englobando Transportes

12) Gabinete de Segurança Institucional

13) Desenvolvimento Social (com Direitos Humanos)

14) Relações Exteriores

15) Agricultura e Meio Ambiente


G1


Rodrigo Novaes cobra recursos para irrigação no Sertão de Itaparica


A falta de manutenção nos sistemas de irrigação de assentamentos localizados em Petrolândia e Belém do São Francisco, no Sertão de Itaparica, foi criticada pelo deputado Rodrigo Novaes (PSD). No Pequeno Expediente desta terça (30), o parlamentar informou que, há quatro meses, os cinco perímetros irrigados estão sem recursos federais para distribuição de água.

“Esses mais de cinco mil hectares são o modelo de Sertão que deu certo, enquanto o restante da região sofre com a seca. Mas, agora, dez mil famílias correm o risco de ficar sem água”, afirmou. Segundo Novaes, a responsabilidade pela manutenção do sistema era da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), porém, em junho deste ano, foi transferida para os próprios agricultores.

“Não vemos o Governo Federal preocupado em resolver esse problema. Na verdade, não há um centavo reservado no Orçamento da União para a manutenção dos perímetros no ano que vem”, declarou. O deputado anunciou que, nesta quarta (31), uma comissão com representantes dos agricultores irá ao Recife debater o problema com o Ministério Público Federal (MPF). “Precisamos que nossa bancada de deputados federais também trate do tema”, sugeriu Novaes.



Assessoria


MP cobra indenização de deputada que criou canal de denúncias contra professores


Promotor pede que Ana Caroline Campagnolo (PSL) seja condenada a pagar cerca de R$ 70 mil de indenização por danos morais coletivos.

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) apresentou, nessa terça-feira (30), uma ação judicial, em caráter liminar, para que a deputada estadual eleita por Santa Catarina, Ana Caroline Campagnolo (PSL), seja condenada a pagar cerca de R$ 70 mil de indenização por danos morais coletivos que seriam destinados ao Fundo para Infância e Adolescência (FIA). No pedido, o promotor Davi do Espírito Santo, titular da 25ª Promotoria de Justiça de Florianópolis, considera que Campagnolo criou um "serviço ilegal de controle político-ideológico da atividade docente".

De acordo com o MP-SC, a Ação Civil Pública busca "garantir o direito dos estudantes de escolas públicas e particulares do Estado e dos municípios à educação segundo os princípios constitucionais da liberdade de aprender e de ensinar e do pluralismo de ideias".

O promotor também pede que o Juizado da Vara da Infância e Juventude da capital catarinense obrigue, de modo urgente, que a deputada eleita se abstenha de manter "qualquer modalidade de serviço formal ou informal de controle ideológico das atividades dos professores e alunos das escolas públicas e privadas", exclua a publicação divulgada em redes sociais para promover a ação e também tenha o número de telefone celular bloqueado, no prazo de até 24 horas, para ficar impedida de originar telefonemas ou enviar mensagens. O promotor sugere a fixação de multa em caso de descumprimento das medidas.


Tumores de laringe será tema de palestra em Petrolina

Segundo evento do ano de uma série de palestras, programadas para abordar as doenças tratadas pela especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço, com a exposição das suas causas, sintomas e opções de tratamento. “Laser e Laringe com Vinho” é um evento que tem o objetivo de criar um elo com os pacientes afim de divulgar informações sobre os mais variados temas na cirurgias de cabeça e pescoço e que são tratados na região do Vale do São Francisco.

A palestra vai acontecer no próximo dia 13 de novembro, na Champanharia Wine Drink Clube, a partir das 19h. O evento que já abordou, em março, o tema “Tireoide e Vinho” tem como público alvo profissionais e estudantes da área de saúde que podem se inscrever através do site www.sicape.com.br.

“O nome do evento vem de um projeto no qual procuramos discutir temas relevantes da área de cirurgia de cabeça e pescoço de uma maneira descontraída. Os Tumores de laringe possuem correlação com o hábito de beber, fumar e, também, apresenta o papiloma vírus humano (HPV) como fator de risco. Com isso, a meta é que de posse dessas informações, as pessoas irão poder procurar ajuda com maior brevidade”, afirmou o coordenador do evento Dr Aglailton Menezes, médico cirurgião de cabeça e pescoço.


IF Sertão-PE campus Floresta abre inscrição de propostas para a programação da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia



Entre os dias 17 e 24 de novembro, o campus Floresta do IF Sertão-PE realizará a Semana Nacional de Ciência de Tecnologia com o tema “Ciência para a redução das desigualdades”. As inscrições para propostas de minicursos, oficinas, palestras e outras modalidades podem ser feitas até o dia 5 de novembro preenchendo o formulário disponível aqui. https://goo.gl/forms/eQ9LtQzASFVaaZ6E3

Poderão submeter atividades os professores e técnicos dos institutos federais, estudantes (acompanhados de um professor orientador), professores das redes municipais e estaduais, entre outros profissionais das áreas técnicas. A análise das propostas enviadas será feita até o dia 9 de novembro e a confirmação das apresentações até o dia 15. O evento será gratuito e aberto ao público que desejar participar das atividades.

Segue o calendário do evento:
18/10 - 05/11 | Envio das Propostas
05/11 - 09/11 | Análise das Propostas
09/11 - 15/11 | Confirmação das Apresentações
17/11 - 24/11 | Realização do Evento: Semana de Ciência e Tecnologia

IF Sertão-PE Campus Floresta


Miguel Coelho sanciona lei para criar novas escolas em tempo integral em Petrolina


Com a meta inicial de criar dez escolas até 2020, o projeto que institui o Programa Municipal de Educação Integral (ProMEI) foi sancionado pelo prefeito Miguel Coelho nesta segunda-feira (29). A iniciativa visa criar uma política pública permanente para manter as crianças por mais tempo nas salas de aula, com mais qualidade no aprendizado e redução na evasão escolar.

A Lei Municipal 3.108 estipula nessas novas escolas uma carga horária de 9 horas, divididas em aulas de 50 minutos, além dos períodos para refeição e descanso. O conteúdo de ensino seguirá a Base Nacional Comum Curricular. O ProMEI ainda pretende adotar nas salas de aulas novos métodos para facilitar o ensino com uso de tecnologia.