quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Lewandowski autoriza governadores e prefeitos a comprarem vacinas sem aval da Anvisa


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski decidiu hoje (17) que os estados, municípios e o Distrito Federal poderão importar vacinas contra a covid-19 que foram aprovadas pelas autoridades sanitárias de outros países. Na decisão, o ministro autoriza a importação somente diante do eventual descumprimento do plano nacional de vacinação e se a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não expedir autorização para uso de um imunizante em 72 horas, prazo previsto em lei. 

A decisão tem caráter preventivo e foi tomada a partir de uma ação protocolada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Até o momento, nenhum dos laboratórios que desenvolvem a vacina contra o novo coronavírus pediu autorização da Anvisa para comercialização da vacina. 

“Defiro em parte a cautelar para assentar que os estados, Distrito Federal e municípios, no caso de descumprimento do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, recentemente tornado público pela União, ou na hipótese de que este não proveja cobertura imunológica tempestiva e suficiente contra a doença, poderão dispensar às respectivas populações as vacinas das quais disponham”, decidiu o ministro. 

Na terça-feira (15), em ofício enviado ao STF, o Ministério da Saúde informou que o início da vacinação contra a covid-19 no país deve começar em até cinco dias após a aprovação de um imunizante pela Anvisa e a entrega do produto ao estoque da pasta. 

O ministério prevê que a fase inicial da vacinação, destinada a quatro grupos prioritários, será de quatro meses. Serão necessários 30 dias para a conclusão da vacinação de cada grupo. 

Pela previsão, o prazo estimado para vacinação da população em geral é de 12 meses. O prazo dependerá da quantidade de vacinas entregue pelos laboratórios. Atualmente, as vacinas dos laboratórios Astra Zeneca, Jansen, Sinovac e Pfizer estão na terceira fase de testes, que antecede o pedido de registro na Anvisa.

Por Agência Brasil

Pernambuco suspende carnaval de 2021 devido à pandemia da Covid-19

Carnaval de rua em Petrolândia - Fotos/arquivo/Assis Ramalho - BlogAR



O carnaval de Pernambuco foi oficialmente suspenso, nesta quinta-feira (17), pelo governo do estado, devido à pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, André Longo durante entrevista coletiva transmitida pela internet. Ele disse que, há quatro semanas seguidas, houve aumento no número de casos e de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). 

"Diante dos dados epidemiológicos e pelo fato de que, até meados de fevereiro não teremos, ainda, a maior parte da população vacinada, o carnaval de 2021 está suspenso em Pernambuco. Esta não é uma decisão fácil, é com pesar que anunciamos", afirmou Longo.

"O carnaval representa muito mais que uma festa para o povo pernambucano, mas, no atual contexto de pandemia, não há possibilidade de realização de um acontecimento desse porte, que mobiliza multidões e é, pela sua natureza, um momento de encontro, de aglomeração, que, por vezes, reúne milhões de pessoas", complementou o secretário.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, a medida contempla festas e shows públicos e privados. No início de dezembro, esses eventos, incluindo de natal e de ano novo, foram proibidos pelo governo estadual.

"Não pode ocorrer nenhum tipo de evento, shows e festas, para comemoração nem de prévias nem do carnaval em si, sejam públicos ou privados. Estamos estendendo uma medida anunciada na semana passada até o carnaval, para que as pessoas compreendam e se programem", declarou o secretário.

Galo



Por meio de nota, o Galo da Madrugada informou que "recebeu a notícia dentro de um prognostico já considerado".

"A pandemia não deu trégua. Infelizmente. Cada dia que se passava, ficava mais previsível e não tem condições de fazer o carnaval em fevereiro nessas circunstâncias", afirmou a direção da agremiação.

Ainda segundo o clube de máscaras, a exemplo de outros estados, será preciso partir para o plano B: adiar o carnaval e o desfile do Galo para outra data.

"O Galo vai fazer 43 anos e essa é a primeira vez que existe um fato para adiar o nosso desfile e também o carnaval de Pernambuco. Espero que isso nunca mais venha ocorrer. É assim que torcemos", afirmou anota da agremiação.

Por fim, o Galo disse que "continuaremos nos cuidando e trabalhando pra realizar o desfile, assim que for possível. E para levar novamente a alegria para todos os nossos foliões".

Bares e restaurantes




O governo também definiu um limite de 300 pessoas para o funcionamento de bares e restaurantes no estado. Frequentemente, estabelecimentos têm registrado aglomerações e desrespeito às medidas de prevenção à Covid-19.

"A partir de sábado (19), bares e restaurantes poderão funcionar com, no máximo, 300 pessoas. Esses estabelecimentos tinham regras específicas de funcionamento, mas não havia uma quantidade teto. Entendemos que é necessário manter essa atividade funcionando, mas, em conversas com o setor, decidimos adotar medidas de controle", disse o secretário.

Calamidade pública até junho

Também nesta quinta-feira (17), o governo estadual decretou a manutenção do estado de calamidade pública devido à pandemia da Covid-19. O decreto é válido por 180 dias, a partir de 1º de janeiro de 2021 até 30 de junho do mesmo ano.

Publicado no Diário Oficial, o decreto 49.959 considerou a "inexistência de um cronograma definido de início e de conclusão do processo de imunização brasileira contra o coronavírus". A determinação também levou em conta a "necessidade de manutenção das medidas sanitárias e administrativas voltadas ao enfrentamento da pandemia".

Com isso, a administração pública estadual deve continuar a "adotar todas as medidas necessárias ao enfrentamento ao estado de calamidade pública".

Por G1 PE

Petrolândia registra o 12º óbito por Covid-19; novo boletim também aponta que o município teve 8 pacientes recuperados

Petrolândia: Primeiro dia de reabertura do comércio tem ruas ...
Av. Manoel Borba - centro de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho BlogAR

O Boletim Informativo do Covid-19 divulgado pela Prefeitura de Petrolândia, com data de 16/12/2020, mostra que o município registrou mais um óbito, chegando agora a 12 mortes causadas pela Covid-19.

Oito pacientes foram recuperados, Petrolândia tem atualmente 8 casos ativos de coronavírus (6 em internamento e dois em isolamento).

Confira abaixo os dados do boletim epidemiológico completo e os casos ativos por localidades

PETROLÂNDIA TEM:

* 8 pacientes com o vírus (2 em isolamento domiciliar e 
* 6 Internados)

* 12 Óbitos

* 30 pacientes suspeitos

* 945 descartados

* 526 confirmados

* 506 Recuperados

Veja casos ativos por localidades

Qd 01- 01 caso

Qd 04- 01 caso

Qd 10- 01 caso

Projeto Apolonio Sales - 02 casos

Qd CS- 01 caso

Qd 03- 01 caso

Qd 17- 01 caso


Para efeito de comparação, veja o boletim anterior, divulgado em 14 de dezembro


ATENÇÃO!
A Secretaria de Saúde reforça que a população deve continuar mantendo o isolamento e distanciamento social. Se puder fique em casa, se precisar sair, use máscara

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Petrolândia: Por motivo de evento de confraternização de final de ano, Loja Comercial Lambu avisa que não funcionará nesta sexta e sábado; volta normalmente na segunda-feira (21)

 


A Direção da Comercial Lambu, situada na Avenida Marques de Olinda, em frente ao Clube Velho Chico, informa aos seus clientes que por motivo de evento de confraternização de final de ano, a loja não funciona nesta sexta e sábado. Volta a funcionar normalmente na segunda-feira,  21 de dezembro de 2020.

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: COVID-19: Fechada nesta quinta (17), Farmácia Central informa que volta a funcionar normalmente amanhã




A Farmácia Central informa a seus clientes e amigos que nosso gestor Cid positivou para Covid, dessa forma e por segurança, a farmácia foi fechada hoje, quinta-feira, e todos formos fazer o teste Covid e, graças a Deus, estamos todos negativados, e assim, após toda a limpeza na farmácia, amanhã, sexta-feira 18.12, estaremos retornando a nossa atividade. Cid já se encontra isolado em observação sem apresentar sintomas. Desde já agradecemos a compreensão de todos. 

Blog de Assis Ramalho
Informação: Farmácia Central

Secretário da Saúde de Alagoas diz que vacinação contra a Covid-19 no estado começa em fevereiro

 

Secretário da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, em entrevista coletiva sobre a aplicação das doses da CoronaVac no estado — Foto: Reprodução/Facebook

O secretário da Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, disse em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (17) que 500 mil doses da CoronaVac começarão a ser aplicadas no estado já em fevereiro de 2021. Devem ser vacinadas primeiro as pessoas dos grupos prioritários e profissionais da Saúde.

A CoronaVac, imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, ainda está na terceira fase de teste, em que a eficácia precisa ser comprovada antes de ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

"Só estamos aguardando a aprovação da Anvisa. Uma comissão composta pela Sesau, MPE, MPF e os conselhos municipal e estadual de saúde vai definir quem são as pessoas do grupo prioritário e que irão receber logo a vacina. Em média, serão vacinados 80 profissionais da saúde", disse o secretário.

Ayres reforçou o interesse do estado em comprar 1 milhão de doses da CoronaVac diretamente do Instituto Butantan caso não haja agilidade do Ministério de Saúde em enviá-las ao estado.

O secretário disse ainda que as doses das vacinas serão armazenadas em geladeiras comuns. "Iremos ter toda uma logística para essa vacina porque só teremos pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. Teremos uma segurança na aquisição e destinação destas vacinas, para que elas vão para o público correto".

Aumento dos casos de Covid-19

O secretário da Saúde disse que as aglomerações políticas durante o período de campanha foram fundamentais para o aumento do número de casos. O estado ultrapassou a marca de 100 mil casos confirmados da Covid-19 na última quarta (16).

"As aglomerações políticas também foram causadoras do aumento da transmissão, mas nós precisamos dar um basta. Cada um precisa fazer a sua parte. Não podemos ficar agarrados em erros anteriores com salvaguarda para podermos ir às ruas", afirmou Ayres.

Sobre o grande número de casos suspeitos do novo coronavírus, o secretário disse que os dados não são novos. "São dados acumulados, muitas vezes que não foram enviados pelas secretarias. Temos 8 mil casos suspeitos, que muitas vezes os municípios não enviaram. Então, não são casos dessa semana. É preciso ter muito cuidado com isso para não assustar a população", disse.

E reforçou que não está no radar do Estado a possibilidade de um novo fechamento dos setores produtivos.

"Não teremos nenhum movimento de regresso nas faixas [fases da Matriz de Risco]. Nosso último decreto do dia 30 de setembro continua valendo. Não há nenhuma previsão para fechar o comércio", disse o secretário.

Por G1 AL

Petrolândia: PROCURA-SE cãozinho desaparecido de residência no centro da cidade


Procura-se um cãozinho (foto acima), desaparecido de residência no centro da cidade de Petrolândia. Ele atende pelo nome de Bug.

A proprietária Mery, empresária da loja DZARMY, oferece recompensa financeira a quem encontrou ou encontrar o cãozinho. A família está sofrendo com o desaparecimento do animal de estimação.

Quem tiver notícia do paradeiro do cãozinho, por favor, entre em contato com o nº de cel. 87 9.9658-4000

Redação com informações e foto de Mery

Petrolândia: Sindicato dos Trabalhadores Rurais entra em recesso a partir desta sexta (18); retorno acontece em 04 de janeiro de 2021

Foto/arquivo/ Assis Ramalho


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolandia PE,informa aos seus associados e associadas que entrará em recesso depois do dia 18 de dezembro 2020, e retornará suas atividades normais a partir de 04 de janeiro de 2021. 

Desde já desejamos a todos a todas um NATAL repleto de muita paz, saúde e união entre nossas famílias e amigos e que venha um ANO NOVO carregado de muitas bênçãos e boas energias e que a cada dia saibamos refletir e agradecer a Deus o sentido da vida.BOAS FESTAS.

Agradece a direção!!!

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolandia PE

Petrolândia: Cione, empresário proprietário da empresa Transcione Viagens e Turismo, recebe Título de Cidadão Honorário de Petrolândia


A Câmara Municipal de Petrolândia conferiu, na manhã desta quarta-feira (16/12/2020), o título de Cidadão Honorário ao empresário Valdecione Benjamim da Silva (Cione),   proprietário da empresa Transcione Viagens e Turismo. A indicação foi do vereador Delano Santos de Souza (PSB) e aprovada pelos demais edis.

O título é concedido para reconhecimento dos relevantes serviços prestados a Petrolândia pelo homenageado.

Em seu discurso, o empresário Cione, natural da cidade de Custódia, falou de seu histórico (assista abaixo o vídeo). .

Devido a pandemia da COVID-19, o evento ocorreu com restrição do número de pessoas, sem a presença do público externo.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, Joilton Pereira e contou com as presenças dos vereadores, Sílvio Rogério, Dedé de França, Louro do Vidro, Evaldo Nascimento, Delano Souza, Jorge Viana e Zé Pezão.

Além de Cione, também foram homenageados as seguintes pessoas;

*Edson Manoel da Silva - Edson Rosa
*Antonio Fabiano de Carvalho - Fabiano do Banco do Brasil
*Claudemir Lucena de Sousa - Sargento Lucena do Corpo de Bombeiros
*Jefferson Luis Freire de Almeida - Cirurgião Dentista Dr Jefferson
*Marcos Alfredo Souza Barros Junior - Empresário da empresa Marcos Pneus
*Alex Santos da Silva - Blog Petrolândia Notícias
*Jorman Sousa Araújo - Empresário da Loja Michele Modas,
*Raimundo Dias de Almeida - Empresário da fábrica de côco situada na Ag. 02 do Bl 01 (Ausente, em seu lugar recebeu a homenagem a secretária Janille Souto.

Em seu discurso, Valdecione Benjamim da Silva (Cione) agradeceu o reconhecimento e se disse orgulhoso em se tornar, de fato, cidadão petrolandense, e falou do seu histórico (assista ao vídeo abaixo).



VEJA TAMBÉM
Petrolândia: Câmara de Vereadores realiza Sessão Solene para a Concessão de Títulos de Cidadão Honorário para 09 pessoas; saiba quais foram os homenageados



A Câmara Municipal de Petrolândia realizou na manhã desta quarta-feira (16/12/2020) sessão solene para entrega dos Títulos de Cidadão Honorário a personalidades que contribuem, ou já contribuíram - em setores diversos -, para a história do município. O título é concedido para reconhecimento dos relevantes serviços prestados a Petrolândia pelos homenageados.

Devido a pandemia da COVID-19, o evento ocorreu com restrição do número de pessoas, sem a presença do público externo.

A entrega do Título de Cidadão Honorário petrolandense foi aprovado por unanimidade dos Vereadores da Casa.

A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, Joilton Pereira e contou com as presenças dos vereadores, Sílvio Rogério, Dedé de França, Louro do Vidro, Evaldo Nascimento, Delano Souza, Jorge Viana e Zé Pezão.


Ausentes: Nilson Pescador, Eudes Fonseca e Toinho de Eugênio.

Os homenageados foram;
*Edson Manoel da Silva - Edson Rosa

*Antonio Fabiano de Carvalho - Fabiano do Banco do Brasil

*Claudemir Lucena de Sousa - Sargento Lucena do Corpo de Bombeiros

*Jefferson Luis Freire de Almeida - Cirurgião Dentista Dr Jefferson

*Marcos Alfredo Souza Barros Junior - Empresário da empresa Marcos Pneus

*Alex Santos da Silva - Blog Petrolândia Notícias

*Jorman Sousa Araújo - Empresário da Loja Michele Modas,

*Raimundo Dias de Almeida - Empresário da fábrica de côco situada na Ag. 02 do Bl 01 (Ausente, em seu lugar recebeu a homenagem a secretária Janille Souto.

*Valdecione Benjamim da Silva - Cione - Empresário proprietário da empresa Transcione Viagens e Turismo
.
Os vereadores presentes e os homenageados fizeram pronunciamentos.

O Blog vai postar matérias individuais sobre os homenageados, em breve - aguarde!

Veja fotos abaixo









































Redação do Blog de Assis Ramalho