sexta-feira, janeiro 14, 2022

Paraibana de nascença e pernambucana de criação: Eslovênia é participante do BBB22; conheça sua história e saiba quem são os demais participantes


Não há teoria, postulado, regra ou condicional que explique Eslovênia, participante do grupo Pipoca do BBB22.

Essa paraibana de nascença e pernambucana de criação conseguiu um feito ainda a ser estudado por cientistas do mundo todo: ser modelo, estudante de Física, Miss Pernambuco, influenciadora, filha dedicada, graduanda em Marketing, mãe de pet, dona da melhor oratória do Miss Brasil e, agora... Sister!

Confira os participantes do BBB22

Tá bom pra vocês? No quarto de Eslô, como gosta de ser chamada, todas as versões dessa jovem de 25 se unem em um só espaço-tempo: a penteadeira cheia de maquiagens e luzes especiais convive ao lado de quadros de Albert Einstein, seu maior ídolo da Física e inventor da Teoria da Relatividade.

No armário, ela guarda com carinho as faixas que ganhou como Miss, e, na ponta da língua, mil histórias sobre como é ser parte de vários mundos ao mesmo tempo.

“É muito louco, porque eu amo Ciência e, quando eu participei do Miss Brasil, as pessoas olhavam pra mim e falavam: ‘Meu Deus, você é Miss e gosta de Einstein e de Física! Como assim?’. E eu falava: ‘Gente, essa sou eu!’. Cada particularidade forma quem eu sou.”

História de família

Plataforma Não Me Perturbe tem quase 10 milhões de cadastros

Mecanismo bloqueia chamadas de telemarketing

Com 9,55 milhões de números de telefone cadastrados, a plataforma Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br) permite que as pessoas bloqueiem chamadas de empresas de telemarketing, empresas de telecom e de oferta de crédito consignado. Mas não bloqueia ligações, por exemplo, de planos de saúde ou de redes varejistas.

Segundo a Conexis Brasil Digital, que reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, a maior parte dos números bloqueados está no estado de São Paulo, com 4,594 milhões de números registrados. São Paulo também concentra a maior base de clientes do país, com 71,8 milhões de celulares e 10,7 milhões telefones fixos. Em segundo lugar no ranking de telefones bloqueados está Minas Gerais, com 856 mil números, seguido do Paraná com 844 mil e do Rio de Janeiro com 587 mil registros. O Distrito Federal tem a maior proporção de telefones cadastrados na plataforma, são 297 mil números cadastrados, o que representa 5,8% da base de telefones fixos e móveis do DF.

A plataforma Não Me Perturbe, em operação desde julho de 2019, faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores. De 2019 a 2021, o número de cadastrados chegou a quase 10 milhões. Apenas durante o ano de 2021 foram cadastrados mais de 2 milhões de números.

Quem quiser bloquear seus números de celular e fixo deve fazer o cadastro diretamente no site ou por meio dos Procons em todo o país. O bloqueio ocorre em até 30 dias após o cadastro no site.

Após a implementação da plataforma foi verificada uma queda de 20% nas reclamações de usuários de serviços de telecomunicações.

Agência Brasil

Petrolândia: Confira calendário 17 a 21/01/22 para marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde: Obrigatório cartão de vacina contra Covid-19

 


Já está disponível o calendário semanal de marcação de exames e consultas da Secretaria de Saúde de Petrolândia, nos horários manhã e tarde, de 17 a 21 de janeiro de 2022. Confira mais abaixo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia informa que está proibido a entrada e permanencia de pessoas sem máscaras nas repartições públicas. Também comunica ser obrigatório a apresentação do cartão de vacina contra a Covid-19 no momento da marcação de consulta e exames.

A Secretaria Municipal de Saúde está situada na Rua Cecília Delgado, em frente à loja DLeles (antiga Minas Calçados). CONFIRA ABAIXO O CALENDÁRIO.

Menina com síndrome de Down é a primeira criança vacinada contra a Covid em Pernambuco


Maria Antônia, de 11 anos, tem síndrome de Down e foi a primeira criança vacinada em Pernambuco — Foto: Pedro Alves/g1

A primeira criança de Pernambuco a ser vacinada contra a Covid-19 recebeu a dose do imunizante às 14h desta sexta-feira (14). Maria Antônia, de 11 anos, tem síndrome de Down e foi vacinada na Associação Afeto, na Encruzilhada, Zona Norte do Recife (veja vídeo acima).

A vacinação ocorreu em ato simbólico, poucas horas após a chegada das primeiras vacinas pediátricas da Pfizer a Pernambuco. Nesta sexta-feira, seis crianças participaram da vacinação. A campanha começa efetivamente no sábado (15), segundo a prefeitura.

O avião co os imunizantes pousou no Aeroporto do Recife às 10h50. As doses, então, foram levadas para a sede estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI), na Zona Norte do Recife, onde foram checadas e posteriormente começaram a ser distribuídas.

Conforme o protocolo do Ministério da Saúde, a menina ficou 20 minutos em observação no local em que ocorreu a aplicação. “Estou feliz”, disse a menina, logo após receber a dose.

Petrolândia: Poeta e blogueiro Alexandre Sertão testa positivo para Covid e faz alerta para população reforçar cuidados





Através deste espaço, o editor/redator Alexandre Sertão, do Blog Sertão News, vem expor a atual condição de sua saúde, após ter tido teste positivo pela a Covid-19, pela segunda vez. O mesmo faz um alerta.

Vamos ao relato

Olá, tudo com você?

Venho em um relato objetivo. Dizer das condições da minha saúde no momento. E usar o ensejo, como uma oportunidade, e assim, fazer um simples e importante alerta. Desprendido de um sentimento individualista, defensório a alguma causa, ou direcionado a outrem.

No relato a seguir, nele não coloco, a minha opinião, uma verdade absoluta, e a intensão não é esta. E sim, poder contribuir, me expondo com alguns pontos, que no momento julgo importante.

"TODOS NÓS SOMOS VULNERÁVEIS"

- Pela segunda vez, fui acometido pelo coronavírus. A 1ª, em Dezembro de 2020. Com os seguintes, sintomas: "Fortes dores na coluna e nas pernas; muita dor de cabeça". E logo após, perda da memória. Que em alguns momentos, de forma preocupante.

Desta vez: Moleza no corpo; dores de cabeça, e um pouco de tosse. Em nenhuma das vezes, perdi o paladar, ou olfato. na primeira não tive febre. Nesta, até o momento, não!

MEU TESTE

Novo livro de escritora petrolandense resgata cultura da cidade

Paula Menezes lança “Festa, Fé & Arte: manifestações da cultura popular de Petrolândia”, trazendo registros de costumes e crenças de seu povo.

Já nos primeiros dias do novo ano, a cidade de Petrolândia ganhou um presente, sua cultura perpetuada através da literatura. No dia 5 de janeiro de 2022, foi lançado o livro “Festa, Fé & Arte: manifestações da cultura popular de Petrolândia”. A obra, escrita por Paula Francinete Rubens de Menezes, produzida com recursos da Lei Aldir Blanc Municipal, traz registros que permitem ao leitor conhecer e entender as origens das principais representações de costumes e crenças tradicionais da região.

O livro tem como objetivo resgatar as principais manifestações da cultura popular de Petrolândia, por anos esquecida e até desconhecida por muitos de seus filhos. A obra traz registros da história oral e de pesquisas que permitem ao leitor conhecer e entender as origens de costumes e crenças, peculiares da região. São relatos sobre as danças, ritos, orações, penitências, cantorias, sabores, artes manuais, festas do povo, representações culturais que diferencia a região das demais.

Paula Rubens, autora do livro, filha de Petrolândia, é pedagoga de formação e pesquisadora por vocação. Este é seu segundo trabalho como escritora inspirado pela saudade e amor por suas raízes. Seu primeiro trabalho foi o livro infantil “O Jatobá que virou mar”, lançado em 2016, onde conta a história do surgimento da cidade.

O livro “Festa, Fé & Arte: manifestações da cultura popular de Petrolândia” está disponível gratuitamente na plataforma digital ISSUU, que pode ser acessada pelo link https://issuu.com/paularubens/docs/festa_fe_arte_-_manifestac_o_es_da_cultura_popula. O leitor também pode adquirir a versão impressa através do site da editora Clube de Leitores no endereço https://clubedeautores.com.br/livro/festa-fe-arte.

Blog de Assis Ramalho

Pernambuco recebe 60 mil doses de vacina contra a Covid-19 para começar a imunizar crianças de 5 a 11 anos

Primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 para crianças chegam ao Recife — Foto: Lucas Rezende/Divulgação


Vacinas da Pfizer para crianças chegaram ao Recife nesta sexta-feira (14) — Foto: Lucas Rezende/Divulgação

Chegou a Pernambuco, nesta sexta-feira (14), o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Mais de nove horas após a previsão inicial, o estado recebeu 60 mil doses do imunizante pediátrico da Pfizer. Na quinta-feira (13), o governo estadual havia informado que Pernambuco receberia 55 mil doses.

O lote chegou ao Aeroporto do Recife às 10h50. A carga ficou no local até ser transportada por uma empresa contratada pelo Ministério da Saúde para fazer esse serviço de deslocamento. Depois, as doses seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI), onde são conferidas e distribuídas para os municípios.

De acordo com o governo de Pernambuco, o envio das doses para todas as Regionais de Saúde, onde as prefeituras fazem a retirada, começa ainda nesta sexta-feira (14) e é finalizado no sábado (15). A vacina pediátrica da Pfizer é a única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nessa faixa etária.

Nesta semana, o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação definiu que a vacinação desse público vai começar com as crianças indígenas e aquelas que têm doença neurológica crônica ou distúrbios do desenvolvimento neurológico, priorizando a síndrome de Down e o autismo.

"Das 60 mil doses, 5.960 serão destinadas para 100% dos indígenas com essa faixa etária e 53.980 doses serão para 4,28% da população de crianças de 5 a 11 anos, dentro do grupo prioritário", informou o governo de Pernambuco, por meio de nota. A estimativa do governo estadual é de que haja 1,1 milhão de crianças nessa faixa etária no estado.

Para serem vacinadas, as crianças precisam estar acompanhadas pelo pai, pela mãe ou por responsáveis. No ato da imunização, é exigida a apresentação de um documento de identificação oficial dos meninos e meninas.

Atraso no envio

Petrolândia: Direção da Escola Municipal Jurema comunica que ainda disponibiliza vagas para as turmas de 6° ao 9° ano



A direção da Escola Municipal Jurema comunica a toda comunidade escolar das agrovilas do Limão Bravo e Mandantes que ainda disponibilizam vagas de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

A Escola Municipal Jurema está localizada na Agrovila 2 dos Mandantes, zona rural de Petrolândia-PE.

Não deixe pra última hora, venha matricular o(s) seu(s) filho(s)!

Blog de Assis Ramalho
Informações: Equipe Gestora da Escola Municipal Jurema

Guarda Civil Municipal de Petrolândia participa de treinamento básico de Inteligência Policial


Muito se debate, hoje em dia, acerca da necessidade de qualificar o agente de segurança pública.

A gestão do Prefeito Fabiano Marques, à frente da Prefeitura de Petrolândia, e de Kleber Diniz na Secretaria de Segurança Cidadã não estão medindo esforços para que isso seja levado ao efeitivo da Guarda Civil Municipal.

Uma importante parceria está sendo colocada em prática com a Polícia Rodoviária Federal. No dia 13 de janeiro 2022, foi ofertado pelo órgão federal na cidade de Paulo Afonso-BA um TREINAMENTO 
BÁSICO DE INTELIGÊNCIA POLICIAL.

A ação contou com a presença das Guardas Civis Municipais das cidades de Petrolândia-PE, Delmiro Gouveia- AL, Paulo Afonso- BA, Jeremoabo- BA e Fátima-BA.

Blog de Assis Ramalho


Indígena de 8 anos é a primeira criança a receber dose de vacina infantil contra Covid-19 no Brasil


Davi Seremramiwe Xavante, primeira criança vacinada contra a Covid no Brasil 

Davi Seremramiwe Xavante ,8, da tribo Xavante, primeira criança a receber a primeira dose da vacina contra Covid-19, no Hospital das Clinicas em São Paulo nesta sexta-feira (14)


O indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19 no país. A imunização ocorreu por volta das 12h desta sexta-feira (14) em um evento simbólico organizado pelo governo de São Paulo para inaugurar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos.

Nos postos de saúde da capital paulista, porém, a vacina só será aplicada a partir de segunda (17), conforme divulgado pela prefeitura. O mesmo deve ocorrer nas demais cidades do estado. A distribuição das doses recebidas pelo estado deve ter início pelos municípios da Grande São Paulo.

Da etnia Xavante, Davi é morador de Piracicaba, no interior de São Paulo, mas está na capital paulista para realiz

ar um tratamento médico. O governador João Doria (PSDB) acompanhou o ato no Hospital das Clínicas, na Zona Oeste da capital.

O pai do menino Davi, o cacique Xavante Jurandir Seremramiwe, participou da cerimônia de forma virtual.

“Agradeço a compreensão, visibilidade e diálogo com a questão indígena no estado de SP. Que sejam tomadas as vacinas para os guaranis que moram no litoral. Nós temos que tomar a vacina e não esquecer o uso da máscara, o distanciamento. Com certeza a nova geração estará segura quando as aulas voltarem. Elas estarão com saúde e brincando", disse.

A campanha infantil deve ocorrer de forma escalonada, em ordem decrescente, como foi feito com a população adulta, mas o governo aguarda o recebimento de doses para divulgar um calendário. Veja como vai funcionar a vacinação de crianças.

Nesta primeira fase, a prioridade será de crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência, além de indígenas e quilombolas (veja na tabela abaixo). A expectativa do governo do estado é a de vacinar 4,3 milhões de crianças no período de três semanas.

Petrolândia: É hoje! Marília Santos abre agenda musical de fim de semana no Maria Fumaça neste sexta (14); veja programação completa


O Cantora Marília Santos abre a agenda musical do FDS do Maria Fumaça neste sexta (14/01/2022); veja programação completa acima;

No Maria Fumaça, além das melhores opções em refeições e petiscos, excelente carta de bebidas, você curte a melhor programação musical.

Policial Civil da Paraíba é assassinado a tiros durante assalto

Sandro Roberto era Policial Civil na Paraíba e foi assassinado na noite dessa quinta (13), na praia de Zumbi, no litoral Norte Potiguar. — Foto: Reprodução

Um Policial Civil do estado da Paraíba foi morto a tiros durante um assalto em na praia do litoral do Rio Grande do Norte, na noite dessa quinta-feira (13). A Polícia Civil do RN apura se a vítima teria reagido ao crime.

Segundo a Polícia Militar, Sandro Roberto foi abordado por cinco homens armados na praia de Zumbi, no município de Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar, onde passava o veraneio.

Os criminosos roubaram a arma do agente e atiraram duas vezes contra a vítima antes da fuga. Ainda de acordo com a polícia, os tiros atingiram o peito e o pescoço do policial.

Sandro foi socorrido pelo irmão ao hospital de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, mas não resistiu aos ferimentos.

Após praticarem o crime, os suspeitos ainda roubaram um carro modelo Siena para fugir. O veículo foi abandonado na Zona Norte de Natal.

A Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram buscas na região perto da BR-101, mas nenhum suspeito foi localizado.

Confira manchetes dos principais jornais do país desta sexta-feira 14 de janeiro de 2022


INSS suspende perícias de auxílio-doença em meio à alta de casos de covid


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu a realização das perícias para revisão do auxílio-doença, em razão da nova onda de covid-19 no país. Com portaria publicada nesta quinta-feira (13/1), a decisão já está valendo.

A medida foi tomada de forma conjunta com a Subsecretaria da Perícia Médica Federal (SPMF) da Secretaria de Previdência do Ministério do Trabalho e Previdência. Ainda ficam mantidos os mutirões de perícias médicas que estavam previamente agendados e com viagens definidas pela SPMF.
Trabalho remoto

Também nesta quinta-feira foi publicada outra portaria, apenas do INSS, que institui uma experiência-piloto de perícias médicas por meio de teleavaliação. O trabalho remoto poderá ser feito junto a prefeituras que tenham acordo de cooperação técnica (ACT) com a autarquia. A experiência inicial terá um prazo de 90 dias e pode ser prorrogado.

Por Correio Braziliense


Mais aumentos: remédios devem subir 10% e planos de saúde, 15%



A jovem Isabela Ribeiro, 25, diagnosticada com síndrome de Turner, precisa fazer tratamento contínuo por conta da doença, de origem genética. Autônoma, ela conta que não consegue arcar com os pesados custos de um plano de saúde. "Os planos têm se tornado cada vez mais caros, eu não tenho condições de pagar. A não ser que eu tenha um emprego de carteira assinada que me forneça um plano de saúde", condiciona. Para a jovem, um dos grandes benefícios de ter um convênio médico seria realizar exames com mais rapidez, já que, muitas vezes, a dinâmica da rede pública é mais demorada.

Neste começo de ano, os bancos, tradicionalmente, começam a fazer as contas e sinalizam os aumentos na área da saúde que vem por aí: pelos cálculos do Citi, os medicamentos terão alta de 10%. Já os planos de saúde, pelas projeções do BTG Pactual, devem ficar 15% mais caros. Um impacto no bolso de todos os brasileiros.

Atualmente, Isabela Ribeiro faz tratamento no Hospital de Base do Distrito Federal e busca medicamentos e atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas isso não a deixa imune dos impactos causados pela alta dos preços dos remédios. "Meu hormônio de crescimento é fornecido pelo SUS, mas os outros medicamentos que os médicos passam eu tenho que comprar. Lidar financeiramente com isso é procurar cupom, desconto, assistência do SUS em tudo que você tiver direito e tentar minimizar os custos ao máximo", relata.

Nova etapa de restrições começa a valer em Pernambuco a partir desta sexta (14); veja detalhes


Começa nesta sexta-feira (14) uma nova etapa de determinações e restrições de atividades em Pernambuco para conter o avanço dos casos de Covid-19 e Influenza no Estado.

Entre as restrições estão a testagem obrigatória para eventos com mais de 300 pessoas e novos números relativos à capacidade máxima para os locais: 50% ou até 3 mil pessoas para lugares abertos e de até mil para lugares fechados, o que for menor.

E, junto às restrições, o governo estadual vai intensificar as fiscalizações para que todos cumpram as medidas, que vão seguir durante 14 dias, até o dia 31 de janeiro. O governo já adiantou que havendo descumprimento por parte de empresas ou estabelecimentos, o Procon Pernambuco poderá suspender ou interditar a atividade, além de aplicar multa.

Efetivo ampliado

Coordenada pelo Procon Pernambuco, as fiscalizações vão ocorrer por meio de operação conjunta dos órgãos, como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Procon dos municípios, Guardas municipais e Vigilância Sanitária, através de um aumento no efetivo de fiscais, assessores e gerentes.

Pelos novos protocolos, nos eventos culturais, como shows e festivais, nos eventos sociais, como casamentos e formaturas, além dos jogos de futebol, a capacidade máxima para os locais é de até 50% ou até 3 mil pessoas para lugares abertos e de até mil para lugares fechados, sempre o que for menor.

Além disso, será exigido passaporte vacinal, com duas doses ou dose única para pessoas com até 54 anos e de dose de reforço para pessoas acima de 55 anos que estão elegíveis para a dose. Haverá ainda, para os eventos acima de 300 pessoas, a exigência da apresentação do teste negativo para Covid-19, sendo 24 horas de antecedência para exames de antígeno e 72 horas para exames de RT-PCR.

Para cinemas, teatros e museus, além de ser necessária a apresentação do passaporte vacinal e também do teste negativo nos locais com mais de 300 pessoas, o distanciamento entre as pessoas deve ser de 1 metro, para quem não é do mesmo núcleo familiar.

Para serviços de alimentação, como bares e restaurantes, e também alimentação dentro de shoppings e centros comerciais, a capacidade máxima será de 20 pessoas por mesa, além da apresentação do passaporte vacinal, que deve ser mostrado ao estabelecimento no ato da compra.

Emissão do passaporte

O passaporte pode ser emitido no Conecte SUS e, para quem tomou a vacina na capital pernambucana, no Conecta Recife.

“A gente vai fiscalizar para que o decreto seja cumprido, em todas as suas medidas. Se observarmos descumprimento, poderemos autuar o estabelecimento, interditar, suspender a atividade, e aplicar multa, de acordo com a gravidade da infração e porte econômico”, ressaltou Danyelle Sena, gerente geral do Procon-PE.

A população pode entrar em contato com o Procon de Pernambuco para fazer denúncias através do número 0800.282.1512, do e-mail atendimento@procon.pe.gov.br ou do WhatsApp (81) 3181.7000.

Por Folha de Pernambuco

Envio para Pernambuco de 55 mil doses de vacina contra Covid para crianças de 5 a 11 anos atrasa e lote não chega ao estado


O primeiro lote da vacina da Pfizer contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos que estava previsto para chegar a Pernambuco na madrugada desta sexta-feira (14) não chegou ao estado. A informação foi confirmada no início da manhã pela Secretaria Estadual de Saúde, que não divulgou uma nova previsão de chegada do imunizante.

Com esse atraso, o governo estadual ainda aguarda a chegada de 55 mil doses para iniciar a imunização desse público. A previsão informada pelo Ministério da Saúde era de que o avião com as doses para Pernambuco saísse de São Paulo às 22h15 da quinta (13) e pousasse à 1h20 desta sexta (14) no Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul da cidade (veja vídeo abaixo).

Atraso de voo adia o início da vacinação para crianças em Pernambuco

O voo que transportaria as doses da vacina pediátrica para Pernambuco é operado pela Latam. Por meio de nota, a companhia aérea afirmou que recebeu o lote do imunizante na manhã desta sexta-feira (14). "Assim que tivermos a nova programação de voos, compartilharemos", disse, no texto.

A TV Globo procurou o Ministério da Saúde para saber o que causou o atraso na chegada das doses a Pernambuco e qual é a nova previsão de o estado receber o lote, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

Petrolândia: Farmácia 2 Irmãos [Farmácia de Anselmo] ''na saúde a sua melhor opção'' é referência na cidade e região

 

Farmácia 2 Irmãos [Farmácia de Anselmo] ''na saúde a sua melhor opção'' é referência na cidade e região

A Farmácia 2 Irmãos, uma das mais premiadas de Petrolândia, é referência na cidade e região do São Francisco. A Farmácia de Anselmo, como é também conhecida, funciona de segunda a sábado, das 7h00 às 19h00, com completo sortimento de medicamentos, aplicação de injeções e aferição gratuita de pressão arterial.

A organização da Farmácia 2 Irmãos é de Anselmo Gomes dos Santos, farmacêutico reconhecido com vários prêmios de pesquisas de opinião pública.

A Farmácia 2 Irmãos está localizada na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, 43 - Centro de Petrolândia, em frente à Praça dos Três Poderes. Telefone: 3851-1529.

A Farmácia 2 Irmãos fica situada na Av, Prefeito José Gomes de Avelar, 43 - Centro de Petrolândia, em frente à Praça dos Três Poderes. Telefone: 3851-1529.

Auxílio gás: pagamento começa no dia 18; veja calendário e detalhes do programa


Vai começar na próxima terça-feira de 18 de janeiro o pagamento da 1ª parcela do Auxílio Gás do Governo Federal. O novo benefício será pago concomitantemente ao Auxílio Brasil, com crédito na conta do Caixa Tem dos beneficiários. Só em 2021 o gás de cozinha teve alta de quase 37% segundo o IBGE, pressionando ainda mais os mais pobres.

O pagamento do novo vale-gás nacional foi instituído pelo presidente Jair Bolsonaro em novembro e para 2022 terá orçamento de R$ 1,9 bilhão. Bolsonaro anunciou a ajuda para a compra do botijão de gás aos inscritos no CadÚnico, pelo menos uma parte deles.

O Ministério da Cidadania disse que o benefício irá chegar em janeiro deste ano a 5,5 milhões de pessoas. A efeito de comparação, o Auxílio Brasil terá 17 milhões de beneficiários, ou seja, apenas um terço deste grupo irá receber a ajuda para a compra do gás.

No final de dezembro o governo antecipou a liberação do Auxílio Gás para uma parte do público elegível. Foram 108.368 famílias que receberam a primeira parcela, grupo formado por pessoas residentes em 100 municípios que decretaram estado de calamidade por conta das chuvas nos estados da Bahia e de Minas Gerais.

Como conseguir o Vale-Gás nacional em 2022

Em nota, Chesf divulga áreas sujeitas à inundação e passa orientações de segurança às prefeituras



Com as fortes chuvas, as regiões do Submédio e do Baixo São Francisco vêm tendo vazões em patamares elevados. De acordo com nota divulgada nesta quinta-feira (13), a Chesf reforçou que a vazão está subindo gradualmente desde o dia 12 de janeiro e vai alcançar 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) no próximo dia 24

“É preciso haver atenção de todos às orientações das prefeituras, das defesas civis e das placas nas áreas de segurança da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e no entorno onde os vertedouros vão ser abertos. Áreas de banho sinalizadas como impróprias devem ser evitadas, em respeito à segurança”, alertou a empresa.

A Companhia disse que já está em contato com prefeituras e defesas civis oferecendo todas as informações disponíveis e divulgou as áreas sujeitas à inundação com orientações de Segurança
Confira, abaixo, alguns desses locais mapeados pela Chesf, por estado:

Trecho entre as usinas de Sobradinho e Luiz Gonzaga (Submédio São Francisco)

Pernambuco