sexta-feira, janeiro 14, 2022

Novo livro de escritora petrolandense resgata cultura da cidade

Paula Menezes lança “Festa, Fé & Arte: manifestações da cultura popular de Petrolândia”, trazendo registros de costumes e crenças de seu povo.

Já nos primeiros dias do novo ano, a cidade de Petrolândia ganhou um presente, sua cultura perpetuada através da literatura. No dia 5 de janeiro de 2022, foi lançado o livro “Festa, Fé & Arte: manifestações da cultura popular de Petrolândia”. A obra, escrita por Paula Francinete Rubens de Menezes, produzida com recursos da Lei Aldir Blanc Municipal, traz registros que permitem ao leitor conhecer e entender as origens das principais representações de costumes e crenças tradicionais da região.

O livro tem como objetivo resgatar as principais manifestações da cultura popular de Petrolândia, por anos esquecida e até desconhecida por muitos de seus filhos. A obra traz registros da história oral e de pesquisas que permitem ao leitor conhecer e entender as origens de costumes e crenças, peculiares da região. São relatos sobre as danças, ritos, orações, penitências, cantorias, sabores, artes manuais, festas do povo, representações culturais que diferencia a região das demais.

Paula Rubens, autora do livro, filha de Petrolândia, é pedagoga de formação e pesquisadora por vocação. Este é seu segundo trabalho como escritora inspirado pela saudade e amor por suas raízes. Seu primeiro trabalho foi o livro infantil “O Jatobá que virou mar”, lançado em 2016, onde conta a história do surgimento da cidade.

O livro “Festa, Fé & Arte: manifestações da cultura popular de Petrolândia” está disponível gratuitamente na plataforma digital ISSUU, que pode ser acessada pelo link https://issuu.com/paularubens/docs/festa_fe_arte_-_manifestac_o_es_da_cultura_popula. O leitor também pode adquirir a versão impressa através do site da editora Clube de Leitores no endereço https://clubedeautores.com.br/livro/festa-fe-arte.

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário