terça-feira, 2 de julho de 2019

Petrolândia: Veja agenda de atendimento da semana da Clínica Mais Saúde; Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Av Auspício Valgueiro de Barros, em frente a Escola Delmiro Gouveia, informa atendimentos para esta semana; confira acima!

Agende sua consulta pelo cel: 87 9.9659-3298 - tel. 87 - .3851-0533

Confira abaixo as vantagens do convênio System Saúde; adquira já o seu!

CEAPE de Petrolândia abre inscrições para minicursos gratuitos; faça a sua na Rua José Soares do Nascimento, quadra 06


Estão abertas em Petrolândia as inscrições para vagas em minicursos gratuitos de auxiliar administrativo, socorrista, eletricidade básica e Excel prático.

As oportunidades são oferecidas pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Profissional de Pernambuco (Ceape). A sede da CEAPE de Petrolândia está situada na Rua José Soares do Nascimento, 56 quadra 06, antiga academia de Messiê.

É apenas em um único sábado dia 13.As turmas da manhã (de 8h:00 às 12h:00) são oferecidas para os alunos que estão concluindo o Ensino Médio. No turno da tarde (das 13h:00 às 17), o público-alvo é quem já o concluiu.

Maiores informações entre em contato pelo cel (87 9972-7057)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Cinthia - Diretora da Escola CEAPE de Petrolândia

Petrolândia: Futebol e aniversário de Lourinaldo no domingo da AVEPE


No último domingo, 30 de junho de 2019, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada de futebol.

Logo após o famoso baba, durante a tradicional confraternização dos domingo, que é realizada na sede da AVEPE - na Orla da cidade, foi cantado os parabéns para o sócio aniversariante, Lourinaldo Lopes.

Como 'presente de grego', o time defendido pelo aniversariante foi derrotado na pelada. 

Parabéns ao aniversariante! Muitos anos de vida! 
São os desejos de todos os sócios que integram a AVEPE.

Redação do Blog de Assis Ramalho



Tayrone e Wallas Arrais cantam na festa dos 24 anos de Emancipação Política de Manari que será comemorado no dia 12 de julho

Divulgação/Assessoria da Prefeitura de Manari

Jatobá: Morador de Itaparica tem carro roubado no Povoado São Sebastião- Caixão-AL


Um morador do Bairro de Itaparica em Jatobá-PE, teve seu veículo subtraído na noite de sexta-feira (28) no Povoado São Sebastião – Caixão-AL.

A Vítima conhecido popularmente por “Japão” agradece a todos que puderem dar alguma informação sobre o veículo.

MODELO: FIAT STRADA
ANO: 2014
COR: PRETA
PLACA: OYP 4554

CONTATOS PARA QUEM TENHA ALGUMA INFORMAÇÃO: (87) 98101-1286 BRENDA (87) 98107-7149

Por Portal Jatobá

Bolsonaro: inclusão de estados na reforma depende de apoio do Nordeste


O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (2) na Comissão Especial da Reforma da Previdência da Câmara dos Deputados que, para incluir estados e municípios, é preciso que os governadores do Nordeste e de esquerda votem a favor, mesmo que isso gere desgaste com suas bases de apoio. Ele disse ainda que espera que relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) seja lido ainda hoje (3).

“Para entrarem estados e municípios, os governadores, em especial os do Nordeste e de esquerda, têm que votar favorável. Até pouco tempo, eles queriam que fosse aprovada a reforma com voto contrário deles para eles não terem desgaste. Porque tem desgaste o parlamento, sim tem. Agora, há um sentimento dentro do parlamento e fora também de que temos que mudar. Se não mudar, o Brasil vai ter mais problemas econômicos pela frente do que já temos no momento”, disse.

Nos últimos dias tem ocorrido negociações entre equipe econômica, líderes partidários e governadores para uma possível reinclusão de estados e municípios na reforma da Previdência, ainda na comissão especial que trata do tema.

Pelo projeto enviado pelo governo federal, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19 da reforma da Previdência valeria automaticamente para servidores dos estados e dos municípios, sem necessidade de aprovação pelos legislativos locais, mas esse ponto foi retirado do parecer do relator.

Sobre reivindicações de militares em relação a regras diferenciadas de aposentadoria, o presidente Bolsonaro disse que isso está em negociação e que todo mundo vai ter sua cota de sacrifício
Ministro do Turismo

Questionado por jornalistas se o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, permanece no cargo, Bolsonaro respondeu que é preciso haver uma acusação formal contra ele para que se tome alguma providência. “Por enquanto tenho 22 ministros sem problema. Tem que ter acusação grave, acusação com substância. Por enquanto não tem nada contra ele ainda. Tem do assessor. Se o assessor falar e for confirmado que ele tem participação, aí a gente toma providência”, disse.

No dia 27 de junho, a Polícia Federal (PF) deteve o assessor especial do Ministério do Turismo, Mateus Von Rondon Martins por suspeita de integrar um suposto esquema que fraudava candidaturas eleitorais em Minas Gerais. Ontem (1°), o assessor foi liberado pela polícia.

Outros dois ex-assessores do ministro do Turismo também foram presos em caráter temporário nesta mesma operação.

Por Agência Brasil

Petrolândia: Lanchonete PIMENTA LANCHES recebe currículos de pessoas que saibam trabalhar com salgados



A direção da lanchonete PIMENTA LANCHES, localizada na Av . Manuel Borba -  centro de Petrolândia, avisa que está recebendo currículos de mulheres profissionais (com experiência) em produzir salgados.

Interessadas deverão entrar em contato pelo cel.(87) 9.9676-6528.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Direção da Lanchonete Pimenta Lanches

Petrolândia: Dr Amilton Viana (Cardiologista) é ALFA SAÚDE; adquira já o seu cartão de desconto!


Dr.Amiltom Viana,um dos Pioneiros da Cardiologia em Petrolândia e região!Sua experiência e competência são comprovadas pelos seus pacientes!Ele e sua Clínica POLICLÍNICA são ALFA SAÚDE!Venha ser ALFA você também!

#SaúdeDeQualidadeQueCabeNoSeuBolso#

Veja abaixo - demais profissionais que também são ALFA SAÚDE

Petrolândia: Um sucesso: foi assim o Ciclo Junino do município




Em Petrolândia, o mês de junho foi marcado por uma grande programação de festividades do Ciclo Junino, se estendendo às comemorações dos 110 anos de Emancipação Política do município, celebrado nessa segunda-feira, 1º de julho.

Durante todo o mês aconteceram as festas de Santo Antônio e o Arraiá das Escolas do Projeto Icó Mandantes; o Forró na Feira realizado no Mercado Público; o Arraiá Cultural na Praça da Matriz, com apresentações culturais todas as noites; e a tradicional festa de São Pedro e 110 anos de Emancipação Política de Petrolândia.

Foram diferentes polos, realizados com o objetivo de reunir atrações culturais, artistas locais e nomes nacionalmente conhecidos, para celebrar os festejos juninos e o aniversário do município com muita cultura, arte e forró. Por falar em arte, a Carreta do Artesanato de Pernambuco também esteve presente durante os quatro dias de festa, na Praça da Matriz, com várias produções de artesãos petrolandenses.

A Praça da Matriz recebeu um grande público e as atrações fizeram a alegria de quem esteve presente. Quem não participou do evento, também pôde acompanhar toda a animação dos festejos através da cobertura da prefeitura que transmitiu vários momentos ao vivo nas redes sociais.

Além disso, nas comemorações dos 110 anos de Emancipação Política de Petrolândia, tivemos o lançamento da campanha “Petrolândia, Meu Orgulho Meu Amor”, que surgiu com intuito de retratar o orgulho e o amor que os petrolandeses têm para com a sua terra. Ainda no dia 1º, aconteceu o tradicional hasteamento da bandeira, com a apresentação da Filarmônica Som do Velho Chico; a missa, apresentação teatral e o corte do bolo, onde foi cantado os parabéns para Petrolândia.

Realizada pela Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a tradicional festa de São Pedro contou com a parceria da Secretaria de Cultura do Governo Estadual e FUNDARPE.

Petrolândia: Confira telefone do IBVASF para marcar consultas


O Hospital e Maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco (IBVASF), situado em Petrolândia, divulga número de telefone para marcar consultas. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone: (87) 3851-1578.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: IBVASF

Oito suspeitos de assassinato de PM em Santa Cruz do Capibaribe (PE) são mortos em operação na Paraíba; entre eles está um vereador de Betânia (PE)

Segundo a PM, seis homens e duas mulheres foram mortos na operação
Foto: Nayara Vila Vila/TV Jornal Interior

O soldado André Silva foi morto durante uma perseguição policial em Santa Cruz do Capibaribe — Foto: TV Asa Branca/Reprodução

Oito suspeitos de envolvimento na morte de um policial militar em Pernambuco foram mortos na manhã desta terça-feira (2), após troca de tiros com a polícia em Barra de São Miguel, no Agreste da Paraíba. De acordo com o 24ª Batalhão da Polícia Militar de Santa Cruz do Capibaribe (PE), os suspeitos, que estavam foragidos desde a manhã da segunda-feira (1º), estavam escondidos em um matagal.

Os criminosos foram localizados pela polícia por volta das 8h30 desta terça-feira. Segundo a PM, o grupo estava escondido em um matagal entre as cidades de Barra de São Miguel e Riacho de Santo Antônio. Ao chegarem no local, a polícia teria sido recebida a tiros. Foi quando houve o confronto que terminou nas mortes dos suspeitos.

Conforme a polícia, os suspeitos eram seis homens e duas mulheres. Todos os corpos foram levados para a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano. O grupo seria de uma organização criminosa e, ainda segundo a PM, quatro deles estariam envolvidos no assalto ao mercadinho que aconteceu antes da morte do policial.

Quatro suspeitos fariam resgate de grupo

De acordo com a polícia, oito suspeitos foram mortos na troca de tiros no Agreste da Paraíba. Mas, segundo a PM, apenas quatro deles participaram do assalto ao mercadinho e da morte do PM em Santa Cruz do Capibaribe (PE).

Os outros quatro mortos no confronto com a polícia na manhã desta terça-feira, entre eles as duas mulheres, teriam ido até o local realizar o resgate do restante do grupo, que estava foragido desde a tarde da segunda-feira.


Vereador de Betânia (PE) entre os mortos

Ainda de acordo com a polícia, entre os suspeitos mortos estava o vereador Andson Berigue de Lima (PP), de 29 anos, conhecido por "Nanaca", eleito na cidade de Betânia, em Pernambuco, pela coligação Unidos Por Uma Nova História.

De acordo com a PM, o vereador foi um dos suspeitos que foi ao local tentar resgatar o restante do grupo que estava foragido. Além de envolvimento com a organização criminosa, o vereador era suspeito de vários assaltos a bancos e outros crimes cometidos em Pernambuco.

Soldado morto e sargento ferido

O soldado da Polícia Militar, André Silva, foi morto e um sargento ficou ferido durante uma troca de tiros com criminosos na manhã da segunda-feira (1º), em Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco. O soldado estava dentro da viatura quando foi atingido pelos disparos. Vários tiros foram efetuados contra o veículo.

Conforme a polícia, três criminosos teriam assaltado um mercado no bairro Dona Lica e, em seguida, fugiram. Os policiais chegaram a localizar os bandidos e os perseguiram. Foi quando houve a troca de tiros.

Após o crime, o grupo fugiu sentido Paraíba. O carro utilizado pelos criminosos foi encontrado pelos policiais ainda na tarde da segunda-feira, em Barra de São Miguel, cidade da Paraíba divisa com o Pernambuco.

De acordo com a Polícia Militar de Pernambuco, o sargento Moacir Moreira da Silva, que ficou ferido durante a troca de tiros com os criminosos, passou por cirurgia na noite da segunda-feira e permanece com estado de saúde é estável.

Vídeo mostra viatura sendo atingida por tiros

Foi divulgado o vídeo de uma câmera de segurança que mostra o momento em que a viatura da Polícia Militar é atingida por tiros, em Santa Cruz do Capibaribe.. Durante a perseguição policial, o soldado André Silva foi morto, enquanto o sargento Moacir Moreira ficou ferido.

Nas imagens é possível perceber o momento em que os disparos danificam uma parte da porta da viatura. O vídeo ainda mostra o sargento Moacir saindo do veículo. O soldado André, que dirigia o automóvel, morreu no local.

Por G1 PE

Inajá/Tacaratu: Corpo de Ângelo José Torres, pai do vice-prefeito de Tacaratu é sepultado em Inajá


O corpo do senhor Ângelo José Torres, pai do vice-prefeito de Tacaratu - Washington Ângelo de Araújo, foi sepultado na manhã desta terça-feira (02/06/2019) no cemitério Parque da Saudade, em Inajá (PE).

Seu Ângelo, que tinha 91 anos de idade -  faleceu no início da manhã desta segunda-feira (1º) em Inajá, cidade onde morava na Rua Joaquim Gonçalo 119.

Seu Ângelo deixa esposa; Josélia, FILHOS: Washington, Adi, Vilma, Matildes, Auria, Vanderlan, Rosângela, Regina e Sival - além de Netos, bisnetos, noras e Genros
Nossas condolências à família enlutada.
Redação do Blog de Assis Ramalho

Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook desta terça-feira, 02 de julho; veja lista


Mudam de idade hoje (Terça-feira 02 de julho de 2019) e queremos aqui dedicar este dia especial a  Adriana Souza. Iris Pereira,  Ceiça Fagundes,  Janaina Silva ,  Genildo Pankararu ,  Juninho Thomé,  Clarice Maria,  Jadson Souza,  Jonatan Sandes,  Katiany Carvalho,  Nelton Bazilio ,  Danilo Oliveira,  Gustavo Telles,  Amanda Kathyllem,  Alexandre Uodson Wood,  Alexandre Uodson Wood  e  Jovelina Servus.

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: 4ª CIPM participa de hasteamento das bandeiras em comemoração aos 110 anos do município


Nesta segunda-feira, 01/07/2019, às 08h00, foi realizado o Hasteamento das Bandeiras em homenagem aos 110 anos da cidade de Petrolândia. E, na oportunidade, o Maj PM Vianna esteve presente, representando o comandante da 4ª CIPM, Ten Cel PM Alexino.

4ª CIPM - Companhia Ten PM Cirilo de Souza Araujo
Ten Cel PM Alexino - Comandante
Maj PM Rezende - Subcomandante
Vanguarda do Itaparica 🌵🌵

Nível do Lago de Sobradinho já chega a mais de 45%


A mais recente projeção do Operador Nacional do Sistema (ONS) aponta que o Lago de Sobradinho, no norte da Bahia, estava na último domingo (30) com 45,21% de sua capacidade.

Esse número é bem maior que o limite de segurança estabelecido para as represas de hidrelétricas do Nordeste, que é de 34%. O índice de vazão foi fixado em 800 metros cúbicos por segundo (m³/s), no último mês de maio.

Construído há mais de 40 anos, o Lago de Sobradinho colocou debaixo d’água 4,2 mil quilômetros quadrados de área – equivalente à de seis capitais somadas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.

O reservatório tem cerca de 320 km de extensão, com capacidade de armazenamento de 34,1 bilhões de metros cúbicos de água. Além do abastecimento, a barragem é responsável por 58% do consumo de energia do Nordeste.

Por Blog do Carlos Brito

Polícia erradica mais de 15 mil pés de maconha em Cabrobó, PE

Erradicação de maconha na Ilha de Assunção em Cabrobó — Foto: Divulgação/ 2ª CIPM

Policiais erradicaram na segunda-feira (1º) uma plantação de maconha em Ilha, em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. Segundo a 2ª Companhia de Polícia Militar (2ª CIPM), ao perceber a presença dos policiais no local, três pessoas não identificadas efetuaram disparos contra a guarnição. Após uma troca de tiros, o trio fugiu pelo matagal. Ninguém foi preso.

Foram encontrados aproximadamente 15.100 pés de maconha em 900 covas, além de uma quantidade pronta para o consumo de 38,20 kg.

Todo plantio foi incinerado no local, sendo uma amostra e toda a droga pronta para o consumo encaminhada à delegacia de Polícia Civil de Cabrobó para serem tomadas as providências necessárias.

Por G1 Petrolina

Bandidos sequestram tesoureiro, mulher e filha e tentam assaltar agência de banco em Pernambuco

Policiais foram até a agência do Banco do Brasil, em Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco — Foto: Reprodução/WhatsApp

O tesoureiro do Banco do Brasil de Aliança, na Zona da Mata Norte, a mulher e uma filha de 5 anos foram sequestrados de dentro de casa, na manhã desta segunda-feira (1º), em Carpina, na mesma região. Os bandidos, segundo o delegado Paulo Berenguer, fizeram a família refém como estratégia para praticar um assalto à agência. Acionada, a Polícia Militar evitou a ação da quadrilha, que não conseguiu levar dinheiro.

O delegado informou ao G1, por telefone, que o funcionário do banco, a mulher e a filha não sofreram ferimentos e foram libertados pelos bandidos horas depois do sequestro. As Polícias Militar e Civil, segundo o delegado, deslocaram equipes para a região para tentar encontrar os bandidos, mas ninguém tinha sido preso até as 15h.

Ainda de acordo com o delgado, o sequestro ocorreu por volta das 7h30, quando os bandidos entraram na casa do funcionário do banco. “É um caso de extorsão mediante sequestro. Um grupo ficou com a mulher e a filha dele e o outro levou o trabalhador para a agência. A PM chegou antes ao banco e os assaltantes que estavam com o tesoureiro fugiram”, afirmou Berenguer.

Enquanto isso, a outra parte da quadrilha mantinha reféns a mulher a criança. Esse grupo, segundo a polícia, pretendia fazer contato com o tesoureiro por celular, para repassar orientações de como proceder no roubo.

“Como o grupo que estava com o tesoureiro não conseguiu entrar na agência, os bandidos que levaram a família libertaram a mulher e a menina na estação do metrô em Coqueiral, no Recife”, acrescentou o delegado.

O delegado ressaltou que, no primeiro momento, a equipe da Polícia Civil agiu para garantir a segurança da família do funcionário do banco. “O importante foi salvar as vidas dessas pessoas. Não podemos repassar mais informações, no momento, para não atrapalhar as investigações”, comentou.

Por meio de nota, a PM informou que dois dos acusados foram identificados por fotos. O caso está sendo investigado pelo Grupo de Operações Especiais (GOE). A Polícia Civil informou, em nota, que a equipe do GOE está "realizando diligências para identificar os principais suspeitos".

Banco

Também por meio de nota, o Banco do Brasil informou que "colabora com o processo de investigação, mas ressalta que informações sobre o assunto são de responsabilidade da autoridade policial responsável pela condução do caso".

A instituição financeira disse, ainda, que "presta todo apoio necessário à funcionário e a sua família por meio do programa interno de atendimento às vítimas de assaltos e sequestros."

O banco explicou que a política interna "prioriza a adoção de procedimentos específicos para segurança de seus funcionários, com o objetivo de evitar situações de risco dessa natureza”.

Por G1 PE

Belém de São Francisco: MPPE realizará audiência pública nesta quinta (4) para debater atrasos de salários de servidores


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) convida as autoridades públicas de Belém de São Francisco a discutirem, junto com a população, as medidas que serão adotadas para encerrar os constantes atrasos de salários de servidores ativos, aposentados e pensionistas do município. A audiência será realizada na próxima quinta-feira (4), das 14h às 17h, no auditório da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (Facesf), localizado na rua Pedro da Luz, 201, Centro.

O objetivo da audiência é discutir a situação e apresentar propostas para garantir que os atrasos dos vencimentos não voltem a ocorrer. Representantes dos aposentados e pensionistas serão ouvidos já no início da audiência.

Segundo o edital de convocação da audiência, publicado no Diário Oficial do dia 21 de junho, representantes do município e o público em geral estão convidados à participar do evento, que será presidido pelo promotor de Justiça Sérgio Roberto Feliciano.


Por MPPE


Confira manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira 02 de julho de 2019















Nesta terça-feira 02 de julho de 2019, o Blog de Assis Ramalho publica as manchetes dos principais jornais do país; confira abaixo

Investimento de mais de R$ 2 milhões para o turismo de PE "Não tem como atrair os turistas se não estamos preparados para isso", ressalta Rodrigo Novaes

Projeto Investe Turismo foi lançado nesta segunda-feira no estado. Foto: Luciana Morosini/DP

O programa Investe Turismo, que conta com R$ 200 milhões para o desenvolvimento do setor no Brasil no que diz respeito à melhoria dos serviços e atrativos turísticos, capacitações, atração de investimentos, geração de empregos e aumento da competitividade, foi lançado ontem em Pernambuco. Do montante total, o estado vai receber um aporte de R$ 2,3 milhões e terá três rotas beneficiadas pelo projeto: Tamandaré e Porto de Galinhas; Recife, Olinda, Igarassu e Ilha de Itamaracá; e Fernando de Noronha. Pernambuco ainda tentar destravar investimentos para viabilizar obras de infraestrutura, que chegam ao montante de R$ 500 milhões.

Os investimentos do programa Investe Turismo, desenvolvido pelo Sebrae, em parceria com o Ministério do Turismo e Embratur, estarão voltados para qualificação, promoção do destino e atração de novos negócios. "Não tem como atrair os turistas se não estamos preparados para isso. E esse é apenas o começo do projeto aqui", ressaltou Rodrigo Novaes, secretário de Turismo de Pernambuco. A expectativa é, mais adiante, ampliar a atuação do Investe Turismo para outras regiões no estado. "É importante que na rota da BR-232 sejam incluídos municípios como Caruaru, Gravatá, Bezerros e Bonito, que são fundamentais para o turismo do estado", complementou Gilson Machado Neto, presidente da Embratur.

Das rotas pernambucanas beneficiadas pelo Investe Turismo, nem todas contam com uma infraestrutura adequada para estimular ainda mais o turismo. "Porto de Galinhas já é bem estruturada, mas Igarassu, não. E vamos ter uma comissão para ver onde, como e quando isso será feito. Vai depender de cada caso", disse o presidente da Embratur. Porém, o estado corre atrás para destravar investimentos para viabilizar esses aportes.

"Existe a possibilidade de buscar recursos junto ao BNDES e com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) estamos habilitando para o Prodetur, mas ainda temos algumas etapas para cumprir. Estou otimista que até o final do ano teremos alguma liberação para poder fazer investimentos maciços e tirar do papel obras estruturantes capazes de melhorar a infraestrutura turística do estado. O valor habilitado é de quase R$ 500 milhões", ressaltou Rodrigo Novaes.

Por Diário de Pernambuco

Construções sem autorização e pisciculturas são alvos de inspeção nos Cânions do Rio São Francisco



Exército, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Pastoral da Pesca, Corpo de Bombeiro da Bahia, Instituto de Meio Ambiente de Alagoas, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), BahiaPesca, Trade de Turismo e fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram a 2ª Inspeção nos Cânions do Rio São Francisco. A atividade percorreu todo o lago da represa da Hidroelétrica de Xingó, em linha reta o lago tem mais de 60 km, porém, foram explorados os chamados “braços” do rio. A expedição percorreu mais de 200 km de cânions.

A inspeção teve como principais alvos: a identificação de possíveis construções sem autorização, catalogar todas as pisciculturas existentes na Unidade de Conservação, listar os pontos de captação de água e inventariar atrativos turísticos existentes e potenciais. O Monumento Natural do Rio São Francisco foi criado com o objetivo de preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

Segundo Emerson Leandro, chefe da Unidade, com a atividade se conseguiu, através da participação de equipes multidisciplinares, fazer uma pesquisa captando informações para compor o banco de dados da gestão da Unidade e ajudar no planejamento estratégico. Para ele, é de grande relevância que eventos façam parte do cotidiano da gestão do Monumento Natural do Rio São Francisco, para acompanhar in loco as ações antrópicas que podem ocorrer no interior da UC e, principalmente, para identificar focos de poluição, desmatamento, pesca predatória e degradação da beleza cênica dos cânions do Rio São Francisco. Manoel Foguete, conselheiro do setor turístico da UC, relatou que as informações coletadas serão importantes para ajudar na elaboração do plano de manejo do Mona do Rio São Francisco, já que terão dados que servirão tanto para a gestão da Unidade como para toda comunidade e órgãos governamentais que atuam no local.

Sobre o Monumento Natural – Unidade de Conservação de Proteção Integral Monumento Natural do Rio São Francisco está inserida no bioma Caatinga. Caracteriza-se, sobretudo, pelo exuberante espelho d’água do lago da Usina Hidrelétrica de Xingó, pertencente à CHESF, e seu entorno formado pelos magníficos paredões rochosos, cobertos pela vegetação de Caatinga e ainda são ilustrados por pinturas e gravuras rupestres nos sítios arqueológicos.

A gestão da Unidade, juntamente com todos os setores do conselho consultivo, tem um só objetivo para o futuro, conservar a vegetação, os animais e as belezas cênicas do local, fomentando parcerias com os diversos setores da sociedade civil, contribuindo para o aprimoramento da gestão, permitindo que a UC cumpra os seus objetivos, agregado ao desenvolvimento social e à preservação dos ecossistemas. Em 5 de junho, a UC completou 10 anos de criação.

Por PA4.COM.BR



Moro deve ir à Câmara nesta terça-feira para explicar mensagens divulgadas por site


O ministro da Justiça, Sérgio Moro, deve participar de uma audiência nesta terça-feira (2) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados para explicar as mensagens atribuídas a eleem conversas com procuradores da Operação Lava Jato e publicadas pelo site The Intercept Brasil.

O site tem revelado o teor de mensagens e que Moro orientou a atuação de integrantes da força-tarefa da Lava Jato enquanto ele estava à frente dos processos em Curitiba.

Na série de reportagens, o site divulgou supostas conversas nas quais o ex-juiz cobrava de procuradores deflagração de novas fases da operação, classificava de "showzinho" manifestação da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e afirmava que o fato de o Ministério Público Federal investigar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso "melindra alguém cujo apoio é importante".

Moro já cancelou ida à Câmara

Inicialmente, a ida de Moro à Câmara estava prevista para última quarta-feira (26), mas ele cancelou a audiência.

Em nota, a assessoria de imprensa do ministro informou que ele não poderia comparecer devido a uma viagem oficial aos Estados Unidos. Como se tratava de um convite, e não de uma convocação, Moro não era obrigado a comparecer.

O que Moro já disse no Senado

Em 19 de junho, Moro compareceu a uma audiência na CCJ do Senado para tratar do mesmo tema. Na ocasião, ele disse que não tem nada a esconder sobre as conversas e que não tem "nenhum apego" pelo cargo que ocupa no governo Jair Bolsonaro.

O ministro foi ao Senado espontaneamente para dar explicações sobre o conteúdo das mensagens. Ele negou "conluio" com o Ministério Público para atingir grupos políticos e disse que está absolutamente tranquilo sobre a "correção" das decisões que tomou como juiz.

No Senado, Moro levantou suspeita sobre o conteúdo das mensagens divulgadas pelo site The Intercept e sugeriu que o material entregue ao site foi obtido por meio de uma invasão de celulares de autoridades feita por um "grupo criminoso".

Por G1

Petrolândia: Solenidade alusiva as comemorações dos 110 anos de emancipação políticas da cidade aconteceram nesta segunda-feira (01/julho)


Como parte das comemorações do aniversário de 110 anos de Petrolândia, foi realizada na manhã desta segunda-feira (1º/07/2019), no pátio em frente à sede da Prefeitura, na Praça dos Três Poderes, a cerimônia de hasteamento de bandeiras. As bandeiras de Pernambuco, de Petrolândia e do Brasil foram hasteadas pela prefeita Janielma Souza, pelo presidente da Câmara Municipal Joilton Pereira. Também estiveram presentes à solenidade vereadores ( Delano Santos, Sílvio Rogério, Nílson Pescador), secretários, integrantes da Guarda Municipal e da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM), sediada em Petrolândia.

Ver abaixo, fotos do evento