Web Radio Petrolândia

segunda-feira, 7 de março de 2016

Em nota, IF Sertão informa atraso no início das aulas por invasão do terreno do Centro de Referência em Petrolândia por homens armados na área

Serviço Público Federal
Ministério da Educação
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano
Campus Floresta – Centro de Referência de Petrolândia

Nota Oficial

Em 07 de Março de 2016

Como Coordenador Adjunto do PRONATEC em Petrolândia, que teve até o final de 2015 suas aulas sendo ministradas no Centro de Referência de Petrolândia, na antiga Escola Agropecuária do Município, junto com a Direção Geral do Campus Floresta, ao qual está vinculado essa coordenação, venho esclarecer aos alunos e sociedade de Petrolândia sobre impasse que está impedindo o reinício das aulas no referido local.

Pessoas que não identificamos, e que apuramos não serem membros dos movimentos sociais da região, estão fazendo piquetes e demarcando lotes na área do Centro de Referência que está em processo de termo de posse da Prefeitura Municipal de Petrolândia para o Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Identificamos que algumas dessas pessoas estão circulando na área de posse de arma branca, fato que observamos ao nos aproximar da área no dia de ontem, 06 de Março.

Portanto, não há condições de reinício de aulas no local, bem como da instalação de equipamentos já disponíveis no campus Floresta. O que se configura um prejuízo para a população, no que se refere a nossa missão institucional que é levar ensino técnico profissionalizante de qualidade para a formação plena e cidadã do povo de Petrolândia e região. Ainda mais quando 04 turmas de Cursos Técnicos estão em fase final da carga horária, aguardando os problemas serem resolvidos para conclusão dos cursos.

A Gestão do Campus Floresta está em conversações com as autoridades locais para as providências cabíveis.

Atenciosamente,

Fernando César Silva
Coordenador Adjunto Pronatec
Centro de Referência de Petrolândia

Luís Carlos de Oliveira Nunes
Diretor em Exercício
Campus Floresta

Ascom IF Sertão Pernambucano Campus Floresta

Paulo Afonso-BA: No mês de aniversário da Vision, a matrícula tem 50% de desconto. Aproveite!

Petrolândia: Autoestima é tema da celebração do Dia Internacional da Mulher no SCFV

Fotos: Lúcia Xavier

Coordenadora do SCFV, Kátia Valéria, e a Assistente Social Patrícia
Profª Luana Santos palestrante da reunião




Na tarde desta segunda-feira (07), foi realizada a comemoração do Dia Internacional da Mulher com participantes do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), programa ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude (SEDES) de Petrolândia.

Após apresentação em slides com a história do Dia Internacional da Mulher, Kátia Valéria Santos, coordenadora do SCFV, abriu a reunião e apresentou às participantes a nova Assistente Social do programa, Patrícia. Em seguida, convidou a professora Luana Santos, que fez palestra sobre o tema da comemoração "Cuide-se: a autoestima é um aliado poderosíssimo que pode permitir as maiores conquistas da vida".

Na sequência, foram sorteados três prêmios entre as mulheres presentes. Em seguida, a Profª Suely leu a mensagem "Feliz Dia da Mulher", reproduzida no fina desta postagem. Depois, aconteceu a primeira apresentação de dança dos jovens do SCFV, com tema católico. Após o número, foram sorteados mais dois prêmios.

Outro grupo de dança apresentou, na sequência, a música "Maria, Maria" (Milton Nascimento/Fernando Brant). Em seguida, foram sorteados os dois últimos presentes.

Ver todas as fotos>Comemoração Dia da Mulher SCFV

Após o lanche, o encontro foi encerrado com o convite para as mulheres participarem dos eventos da Semana da Mulher em Petrolândia, com eventos no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima e na Praça da Matriz (8/03), no Icó-Mandantes (09/03), na Câmara Municipal (10/03) e no Centro Cultural (11/03). A reunião foi finalizada com a oração do "Pai Nosso".

O SCFV de Petrolândia é formado por Kátia Santos, Kátia Cione, Sueli Silva, Gilvânia, Lúcia, Preta, Paula, Patrícia, Adalgisa, Gilda, Neide, Alba, Kinha e Lívia.

O SCFV agradece à colaboração dos patrocinadores dos presentes sorteados: Eletroléo, Sistema Quartz de Relógios (Salmo), Minas Calçados (Rejane) e KRD (Sr. Gilberto de Sousa), Realce (Leila), e à loja O Boticário que enviou três lindas consultoras para o espaço de beleza das mães, mimo para a autoestima que agradou bastante as mulheres.


Consultoras de O Boticário

Mensagem lida pela Professora Suely: 

Feliz Dia da Mulher

Mulher, símbolo de sensibilidade. És a glória do homem, fonte terna de amizade, Pérola de inestimável valor. Âncora férril da imaginação, manancial profundo de amor. Alma misteriosa, tens inexplicável poder. Poder de conciliar trabalho, emoção, lar. Mestra na arte de amar, tens especialmente um dia escolhido para te homenagear. (Leonor Alves)

8 de Março

Hoje o mundo se veste de rosa para celebrar e melhor traduzir
todo nosso sentimento de amor e carinho...
Parabéns, Mulher!
Obrigado por você existir

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de SCFV e fotos de Lúcia Xavier

Petrolândia: Felicitações de ouvinte pelo primeiro ano de aniversário da Web Rádio Petrolândia


Estou parabenizando essa rádio maravilhosa pelo aniversário de um ano. Moro em São Paulo a mais de 20 anos, mais eu sou daí da região. Sou dos Brejo dos Padres, onde sou conhecido por Zezinho de Maria. Também sou conhecido por Tonzinho. Eu ouço a rádio e o seu programa (acordando com as notícias) e me sinto como se eu estivesse em Petrolândia. Estou morrendo de saudades daí, onde  eu trabalhava na porta do mercado com uma máquina de sorvete, e o meu patrão se chamava Adelmo Manoel Viana. Mando um abração para as minhas duas irmãs, lá em Brejo dos Padres, Cida e Mazé e se preparem que no mês de junho, com fé em Deus, eu estarei por aí para matar as saudades de mais de 20 anos. Parabéns Web Rádio Petrolândia.

Zezinho de Maria, conhecido por Tonzinho.

Petrolândia: Confira o movimento da AVEPE nesse domingo (06)



Neste domingo, 06 de março de 2016, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada no Estádio Municipal ''O Galegão''. Como de costume, após o futebol, a confraternização acontece na sede da instituição - localizada de frente para a Orla Fluvial da cidade. Confira abaixo;

1ª Pelada (das 6 às 7 hs da manhã):
Camisa Amarelal 1 x 0 Camisa Azul
Gol do Camisa Amarela: Deilton

2ª pelada (das 7 às 8 hs da manhã)
Camisa Azul 4 x 3 Camisa Amarela
Gol do Camisa Azul: Zé Epifânio (2), Justo e Bebeto (Pênalti)
Gols do Camisa Amarela: Darley (2) e Deilton

Diretoria da AVEPE
Presidente: Vavá do Ouro
Vice-presidente: Zé Pezão
Tesoureiro: Gilvan
Dir. de Esportes: Eraldo
Dir. de sede: José Inácio

Ver fotos, clique > Domingo na AVEPE - 06 de março 2016

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Sargento da PM morre em acidente em rodovia estadual na Paraíba

Carro em que estava o sargento colidiu com um caminhão (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Um sargento da Polícia Militar morreu após um colisão entre um carro e um caminhão na rodovia estadual PB-008, no sentido Jacumã/João Pessoa, nesta segunda-feira (7). De acordo com informações de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que esteve na ocorrência, a vítima já foi encontrada morta dentro do veículo e estaria sozinha.

Segundo o motorista do caminhão, que se identificou apenas como David, o carro do sargento colidiu com o caminhão na contramão. “Pelo jeito que ele vinha, ele já estava apagado”, relatou.

G1 PB

Petrolândia: Agroshop vende filhotes puros de cão Perdigueiro

Fotos: Agroshop Farmácia e Petshop

A Agroshop Farmácia e Petshop informa que tem à venda filhotes de Perdigueiro, crias de pai e mãe puros.

Perdigueiro Português, também chamado de Pointer ou somente Perdigueiro, é o melhor cão para encontrar a caça, por sua velocidade, força e delicadeza de olfato em campo. Tem uma memória extraordinária e uma grande capacidade de aprendizagem. É nobre, obediente e carinhoso. É muito fiel ao seu dono e se dá bem com crianças. É um cão de caça muito enérgico e precisa se manter em movimento.

Informações: Agroshop Farmácia e Petshop
Fonte: CachorroGato http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/perdigueiro-portugues/

TCM-BA promove videoconferência sobre Governança e Gestão de Saúde


O Tribunal de Contas dos Municípios convida os secretários municipais de saúde e presidentes de conselhos municipais para a videoconferência com o tema Governança e Gestão de Saúde, que será promovida no dia 21 de março, das 14h às 17:30. O evento é fruto de uma ação conjunta entre o Tribunal de Contas da União, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas – ATRICON e o Instituto Rui Barbosa e servirá de base para o preenchimento do questionário que compõe o estudo da governança e gestão de saúde em organizações estaduais e municipais.

A inscrição deve ser realizada através do site do TCM, na parte destinada a eventos (http://www.tcm.ba.gov.br/index.php/evento-post/videoconferencia-governanca-e-gestao-em-saude/), tendo como local de participação presencial para os jurisdicionados da área metropolitana a sede do Instituto Anísio Teixeira – Estrada da Muriçoca s/n, São Marcos, Salvador – e por videoconferência para os demais jurisdicionados nas sedes das 32 DIRECs.

Petrolândia: Amigos e familiares comemoram aniversário do folclórico Zé de Belé, uma das lendas vivas de nossa cidade

A emoção de Zé de Belé (Fotos: Assis Ramalho)

Nesse domingo, 06 de março de 2016, a família Belé, uma das mais tradicionais da cidade de Petrolândia, celebrou em clima de muita harmonia e alegria, o aniversário dos 66 anos de José Augusto Pereira de Lima, mais conhecido como Zé de Belé. O evento aconteceu em residência da família, na Avenida Barreiras.

Feijoada, churrasco e bebidas não faltaram no encontro que contou com familiares e amigos do folclórico Zé de Belé. O evento também contou com a presença do prefeito do município Lourival Simões, da primeira-dama Ana Tereza de Carvalho Leal Simões além de dona Socorro Simões, mãe do gestor.

Depois de cortar o bolo, e receber o famoso "Parabéns a você'' foi dado início a 'sessão fotografia'. Amigos, familiares, parentes, todos queriam tirar uma foto ao lado do aniversariante, que, como de costume, distrubuiu simpatia a todos presentes. 

Sem dúvidas, o folclórico Zé de Belé é uma das verdadeiras lendas vivas da história de Petrolândia.

A convite, o Blog de Assis Ramalho esteve lá e conferiu tudo.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Prefeitura de Belém do São Francisco anuncia Marília Mendonça para aniversário dos 113 anos da cidade


O prefeito de Belém do São Francisco, no Sertão de Pernambuco, anunciou neste domingo (6) a contratação da cantora Marília Mendonça para o aniversário da cidade. A atração está prevista para se apresentar no dia 5 de maio segundo a página oficial de Gustavo Caribé, no Facebook.

Confira a agenda completa da cantora no mês de março: http://uol.com/bsg0Xk

Além da cantora sertaneja Marília Mendonça, Mano Walter e Tony Farra também são atrações confirmadas para a comemoração de 113 anos de emancipação política de Belém do São Francisco. A cantora Andréa Vitória, ex-participante do The Voice Kids, também confirmou presença. Mais informações em breve.

Do Blog do Elvis

Petrolândia; No ano em que completa dez anos de fundação, a Escola Municipal 06 de Março relata histórico de transferência da velha para nova cidade


Da antiga cidade hoje só nos resta a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, para nos contar a historia da antiga cidade a qual não o conhecemos. Petrolândia, Cidade de Pedro.nome dado em homenagem a Dom Pedro I.
Em 1988, Petrolândia foi desapropriada pela CHESF para construção da usina hidrelétrica Luiz Gonzaga. Tal obra resultou na inundação da cidade. Hoje, as ruínas da cidade antiga podem ser apreciadas através de mergulhos. Logo, houve a transferência do município para uma área, rumo a construção de uma nova história.

Essa transferência de Petrolândia para a Nova Petrolândia, ficou marcada pela data de 06 DE MARÇO, que até poucos anos atrás, estava apenas na história, mas que hoje é considerada data inesquecível, e com direito a feriado para os Petrolandenses, que mostram brilho nos olhos ao explicar aos colegas de cidades vizinhas o porque do feriado, trata-se da data de transferência da antiga Petrolândia para a Nova. Hoje, podemos inclusive acompanhar em redes sociais, páginas e grupos que lembram e relembram fotos, cenários e momentos da antiga cidade e das pessoas que marcaram essa mudança.

A Nova Petrolândia (nome apenas de batismo, já que os moradores insistem em chamá-la apenas por Petrolândia) é dotada de excelente infraestrutura urbana com elevados percentuais de ruas pavimentadas, abastecimento de água e tratamento de esgoto. A cidade vem nos últimos anos, se tornando uma das mais importantes da região do Sertão do São Francisco, e aliás, se destacando no Estado de Pernambuco.

A Escola 06 de Março foi inaugurada no dia 14 de junho de 2006, este ano completamos 10 anos.

Fonte: Páginado do facebook da Escola 06 de Março

Prefeito de Tacaratu, José Gerson, participa de evento esportivo no sitio Espinheiro em homenagem a Luiz de Biana


No ultimo domingo, 06 de março, comemorou-se na comunidade Espinheiro, no distrito da cidade de Tacaratu, Sertão de Itaparica, o aniversário de morte do senhor Luiz de Biana, grande desportista e organizador de torneios de futebol daquela região.

Após a sua partida, familiares e amigos deram prosseguimento ao esporte na data de sua morte. O Prefeito José Gerson esteve presente e ofertou seu apoio ao evento, com o objetivo de alavancar o esporte no município.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações da Assessoria da Prefeitura de Tacaratu

CBHSF no lançamento da novela global Velho Chico

Foto: Caiuá Franco/Globo

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Anivaldo Miranda, e o coordenador da Câmara Consultiva do Médio São Francisco, Claudio Pereira, vão representar a entidade no lançamento oficial da novela Velho Chico, nova aposta da TV Globo para o horário das 21 horas, que estréia em 14 de março. O lançamento, com direito a presença dos autores e de todo o elenco da novela, acontecerá na noite desta segunda-feira, dia 7 de março, a partir das 20h30, no recém-inaugurado Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro.

O CBHSF vem acompanhando o processo de produção de Velho Chico desde a fase de discussão do roteiro. Primeiramente, uma reunião aconteceu, a convite dos autores Edmara e Bruno Barbosa (respectivamente filha e neto de Benedito Ruy Barbosa, que supervisiona o texto), na cidade de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, com presença de membros da CCR. Um segundo encontro, com duração de um dia, ocorreu em São Paulo, na sede da produtora da novela, tendo como convidados o presidente Anivaldo Miranda e o coordenador Claudio Pereira, líder quilombola da na região do município de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

Petrolândia: Curso de Capacitação para Jovens e Adultos tem início nesta segunda as 19h na Erem Mª Cavalcanti Nunes


Será realizada nesta segunda-feira (07), às 19h00, na Escola de Referência do Ensino Médio Mª Cavalcante Nunes, a Aula Inaugural do  o curso FORME – FORMAÇÃO EMPREENDEDORA. A capacitação é promovida pela Prefeitura de Petrolândia, em parceria com o Instituto Fecomércio e apoio do Sebrae, por meio da Sala do Empreendedor. O programa tem como objetivo capacitar jovens e adultos egressos do ensino médio, visando à formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho, a partir do desenvolvimento de comportamentos, atitudes e práticas empreendedoras.

O Programa Forme é executado através de parcerias estratégicas com prefeituras, institutos sociais e outros parceiros locais, visando aprimorar habilidades empreendedoras, com o objetivo de desenvolver competências como criatividade, inovação e visão estratégica, requisitos necessários e requeridos pelas empresas atuais, através do desenvolvimento de competências relacionadas as atitudes e características empreendedoras, com objetivo de ampliar a visão de oportunidades de mercado e utilização de boas práticas de gestão, com base na estruturação do plano de negócios e melhores resultados do empreendimento.

Jovem confundido com policial é morto e tem corpo incendiado por traficantes no Rio

O jovem não tinha antecedentes criminais, segundo a família (Foto: Reprodução do Facebook)

O jovem Matheus Ferreira Motta, de 20 anos, foi torturado e morto por traficantes do Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio, na tarde deste domingo. O corpo foi deixado no porta-malas de um carro incendiado, abandonado na Rua Pereira Frazão, na Praça Seca, em Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade. A mãe de Matheus, Elizete Ferreira, esteve no Instituto Médico-Legal (IML) na manhã desta segunda-feira e reconheceu o cadáver.

Segundo os parentes, Matheus não tem ficha na polícia e era um rapaz tranquilo. Ele havia saído de casa, de moto, com amigos para fazer a divulgação de uma festa. Os rapazes teriam sido confundidos com traficantes rivais ao passarem nas imediações do Chapadão. Mas, ao serem abordardos, os bandidos teriam encontrado, no celular de Matheus, fotos nas quais ele vestia uma farda semelhante às militares para participar de uma "batalha" de paintball. Isso teria feito com que os criminosos passassem a acreditar que ele era PM e o levassem para a comunidade, torturando-o antes de matá-lo. Os amigos dele foram liberados.

‘Zika pode afetar gestação em qualquer período, diz estudo

A maior preocupação é com a possível ligação entre o vírus zika e a microcefalia

A comprovação de que anomalias severas, inclusive a microcefalia, podem ocorrer em fetos de mulheres infectada pelo vírus zika em qualquer período da gestação é uma das maiores contribuições de um estudo pioneiro feito com grávidas do Rio de Janeiro. Realizada pelos cientistas Patrícia Brasil e José Paulo Pereira Leite, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com colegas da Universidade da Califórnia, a pesquisa foi publicada sábado na revista científica “The New England Journal of Medicine”. O trabalho feito com 42 gestantes de bairros do Rio, da Baixada Fluminense e de Teresópolis mostra que 29% dos fetos infectados sofreram defeitos congênitos.

Qual foi a constatação mais preocupante?

Patrícia Brasil: Problemas com o feto e com a gravidez foram descritos em qualquer idade gestacional, até mesmo no terceiro trimestre, com casos de natimortos e ausência de líquido amniótico. Os dados sugerem que o zika pode afetar negativamente a gestação em qualquer momento.

Petrolândia: Leitor reclama de desperdício de água no sistema de abastecimento das Agrovilas do Caititu. ''Ninguém fala mais em economizar água''


Até parece que depois do período chuvoso na nossa região, onde o rio São Francisco teve um considerado aumento no volume de água, a crise hídrica está solucionada e ninguém mais se preocupa em economizar água. A prova disso é que já faz mais de oito dias que acontece um grande desperdício de água, através de uma vazamento nas turbulações que abastece as Agrovilas do Caititu, em Petrolândia.

Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Ancilon Rodolfo