domingo, 25 de março de 2018

Petrolândia: Procissão e missa do Domingo de Ramos reúnem centenas de fiéis

Padre Luiz Augusto abençoa o prédio da Cadeia Pública (Fotos: Assis Ramalho)









Centenas de pessoas se reuniram na manhã deste domingo (25) em frente à Cadeia Pública Municipal, em Petrolândia, para acompanhar a procissão do Domingo de Ramos, tradicional abertura da Semana Santa na Igreja Católica.

Antes da procissão, o pároco local, pe. Luiz Augusto, aspergiu água benta sobre os ramos levados pelos fiéis.O padre também abençoou o prédio da Cadeia Pública. Depois, a procissão seguiu para o centro da cidade, em direção à Igreja de São Francisco de Assis, matriz do município. 

Sob o tema da Campanha da Fraternidade 2018, que é “Fraternidade e superação da violência”, e o lema “Vós sois todos irmãos”, durante o percurso da procissão houve dramatizações de situações de violência contra a mulher, a igreja, a juventude, as pessoas em situação de rua, os idosos, além da violência no trânsito e de outros tipos. 

Domingo de Ramos
De acordo com a Igreja Católica, o Domingo de Ramos celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, momento em que ele é recebido em festa. A celebração de Ramos também marca o fim da Quaresma, período em que a igreja recorda os 40 dias que Jesus ficou no deserto.

A partir deste domingo, os cristãos celebram a Semana Santa, época em que a Igreja Católica relembra o calvário, a morte e a ressurreição de Cristo.

Ainda neste domingo (25), em Petrolândia, acontece uma outra procissão de Ramos, com saída às 19h00, com trajeto da Praça da Alimentação à Igreja Matriz.

Ver todas as fotos>Procissão de Domingo de Ramos em Petrolândia - 25/03/2018

Vídeos
O combate à violência, tema da Campanha da Fraternidade de 2018, foi lembrado durante todo o trajeto, por meio de apresentações



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeos: Assis Ramalho/BlogAR


Petrolândia é representada na IV Conferência Estadual de Cultura

Cássia Quilombola e Deison Bezerra, delegados de Cultura de Petrolândia, Marcelino Granja, secretário Estadual de Cultura deputado estadual Isaltino Nascimento (Fotos: Edméa Ubirajara)

Nos dias 23, 24 e 25 de março foi realizada no Recife a IV Conferência Estadual de Cultura, no Centro de Formação e Lazer no Bairro Guabiraba na cidade do Recife. O objetivo da conferência foi aprovar o primeiro Plano Estadual de Cultura de Pernambuco, com participação dos delegados eleitos nas pré-conferências, que chegaram à Plenária Final para ajustar a minuta final do primeiro Plano Estadual de Cultura e aprová-la por votação. 

Petrolândia foi representada pelo produtor cultural e Diretor Municipal de Cultura, maestro Deison Bezerra, e por Rita de Cássia, representante da Comunidade Quilombola Negros de Betinho/Borda do Lago. 

“O resultado exitoso dos debates acontecidos até aqui são resultado do empenho e do compromisso de muitos artistas, agentes culturais e produtores, do Conselho de Política Cultural, do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural e do Conselho Consultivo do Audiovisual, ambos de Pernambuco, além de todo corpo da Secretaria Estadual de Cultura e da Fundarpe", afirma Deison. 

"Esse momento é, sem dúvidas, um divisor de águas para a cultura pernambucana, por que aqui estão sendo criadas, pela primeira vez, as diretrizes que irão nortear os próximos 10 anos de desenvolvimento cultural do estado", concluiu o delegado petrolandense.


Blog de Assis Ramalho
Informação: Maestro Deison Bezerra.
Fotos: Edméa Ubirajara


Homem é detido com carro roubado na BR 104, em Caruaru


Veículo havia sido roubado em 2014 no município de Garanhuns (Foto: Divulgação/PRF)
Um homem, de 27 anos, que estava conduzindo um carro roubado foi detido na noite de sábado (24), na BR 104, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O flagrante ocorreu durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Operação Semana Santa.

Durante a abordagem no quilômetro 43 da rodovia, os policiais realizaram uma vistoria minuciosa nos sinais identificadores do veículo e constataram que se tratava de um veículo roubado em Garanhuns, no Agreste, em outubro de 2014. O condutor não portava o licenciamento do carro, apenas um Certificado de Registro de Veículo (CRV), do ano de 2008.


Jatobá/Itaparica: Associação Pó de Serra divulga o 'baba' realizado neste domingo (25)


Fotos: Jair Souza, o popular Jair do Picolé

Neste domingo, 25 de março de 2018, a Associação Pó de Serra, sediada em Itaparica, município de Jatobá. realizou a sua tradicional pelada, seguida de confraternização em sua sede. Confira abaixo os resultados:

1ª Pelada (das 7 às 8hs da manhã):

Placar: camisa verde 6 x 2 camisa amarela
Gols do camisa verde: Chumbinho (2), Samuel (2) Eronilson e Geraldo

Segundo tempo (8h00 às 9h00)

Placar: camisa verde 6 x 2 camisa amarela
Gols do camisa amarela: Chumbinho (2), Fabinho, Thiago, Moisés  e Eronilson
Gols do Camisa amarela:  Silvan e Arnaldo Júnior

Logo após a pelada, aconteceu a tradicional confraternização na sede da entidade entre sócios e convidados.

Ver fotos>Pelada da Associação Pó de Serra em 25/03/2018

Logo após a pelada, aconteceu a tradicional confraternização na sede da entidade entre sócios e convidados.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos de Jair Souza


Bandidos incendeiam mais de 50 veículos e atacam prédios públicos no Ceará


Ceará registrou uma nova sequência de ataques criminosos contra prédios públicos durante a madrugada deste domingo (25). Em um dos casos, bandidos incendiaram mais de 50 veículos apreendidos pela polícia, que estavam em um terreno no prédio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) da cidade de Cascavel, no litoral do estado.

Os ataques atingiram ônibus e prédios públicos de Fortaleza e no interior do estado. Veja a sequência de ações criminosas ocorridas neste fim de semana:

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou que a Polícia Militar prendeu seis suspeitos de participação nos crimes. Quatro homens foram presos no sábado (24) e três, na manhã deste domingo. Com eles, a polícia apreendeu munição e garrafas de gasolina usadas nas ações.

Em nota, o órgão comunicou também que "determinou o reforço no policiamento, inclusive com apoio de helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer)".

Veículos queimados


Petrolândia: CLD Ferragem e Premoldados tem material de construção pertinho de sua obra no Bairro Nova Esperança


A CLD Ferragem e Premoldados informa os produtos disponíveis para sua obra de reforma ou construção.

A CLD Ferragem e Premoldados também alugo betoneira e tem profissionais para serviços de pedreiro, carpinteiro, eletricista, encanador, pintor, instalador de forro, armador de ferragens e outros.

A CLD Ferragem e Premoldados, organização de Carlenildo Gabriel, está localizada na Avenida Bom Jesus, nº 23 - Bairro Nova Esperança - Petrolândia (PE). Contato: 87 99953-8318 ou 99644-0871. 


Confira os preços* de algumas ferragens e outros produtos à venda na CLD Ferragem e Premoldados 
Ferro 3/8 31.80
Ferro 5/16 22.00
Ferro 4.2 7.50



Petrolândia: Câmara Municipal aprova Moção de Pesar pelo falecimento do sr. Ivaldo Marques Nogueira (Seu Vavá)

Vavá Venâncio (Reprodução Facebook)

Em sessão realizada pela Câmara Municipal de Petrolândia na última quarta-feira (21), o Corpo Deliberativo da Casa Legislativa aprovou Moção de Pesar pelo falecimento do sr. Ivaldo Marques Nogueira, conhecido como Seu Vavá ou Vavá Venâncio, ocorrido no dia 16 deste mês. Leia abaixo, na íntegra.

Moção de Pesar nº 005/2018

A Câmara Municipal de Petrolândia, por intermédio do Corpo Deliberativo, manifesta o seu profundo pesar, pelo falecimento do Senhor IVALDO MARQUES NOGUEIRA, carinhosamente conhecido por “ Seu Vavá”, ocorrido na cidade de Petrolândia/PE, dia 16.03.2018.

Justificativa

Difícil é justificativa de um voto de pesar, principalmente quando se trata de alguém tão especial, quanto o nosso querido Vavá.

Homem íntegro, alegre, amigo, respeitado por sua conduta e dedicação à família e à comunidade. Sua ausência deixa desolados seus familiares, amigos e conhecidos.


Petrolândia "Recordar é viver": Miss Barreiras Telma Carvalho

Foto: Isaías Ramalho

Ainda no clima de concurso de Miss Pernambuco, homenageamos a sempre bela e atenciosa Telma Carvalho, servidora da Prefeitura Municipal de Petrolândia, nesta recordação de sua brilhante passagem nas passarelas dos concurso de beleza, como Miss Barreiras, distrito da antiga cidade.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Reprodução Facebook Telma Carvalho


Petrolândia: Na Câmara, Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca solicitam inclusão de prática agrícola em escolas e hortas comunitárias


Antigo prédio da Escola Agropecuária, atual Centro de Referência do IF Sertão (Foto: Lúcia Xavier)
Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca (Fotos: Câmara Municipal de Petrolândia)

Em sessão realizada na última quarta-feira (21), os vereadores Toinho de Eugênio e Eudes Fonseca apresentaram, em conjunto, Indicação para incluir a disciplina de prática agrícola na grade curricular da escola agrícola, com implantação de hortas comunitárias nos arredores do Centro de Referência do IF Sertão (antigas instalações da Escola Agropecuária), na periferia de Petrolândia, com a finalidade de "prestar assistência educacional, e incentivar o cultivo de produtos agrícolas, para distribuição entre as famílias carentes do Município".

Indicação nº 037/2018

Os Vereadores Antônio Pereira de Barros e Eudes José da Silva Fonseca,, abaixo subscritos, indicam à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado à Exmª Sra. Prefeita do Município de Petrolândia, Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza, medidas cabíveis, no sentido de inserir na grade curricular, a disciplina de prática agrícola, através da implantação de Hortas Comunitárias, no local próximo à antiga Escola Agrícola deste Município, visando prestar assistência educacional, e incentivar o cultivo de produtos agrícolas, para distribuição entre as famílias carentes do Município.

Justificativa

O pleito em tela fundamenta-se na necessidade premente, em se colocar na grade curricular das Escolas Municipais, critérios, que viabilizem potencializar o meio ambiente e ecologia, aliado neste contexto, às práticas agrícolas, que beneficiará, tanto o aprendizado, quanto a cultura dos produtos hortifrutigranjeiros.

Desta forma, com tais medidas em evidência, vislumbra-se incentivar a classe estudantil, a conhecer com mais profundidade , as técnicas viáveis, inerentes ao cultivo agrícola, bem como, viabilizar a produção de cultivos diversos, os quais poderão ser vendidos ou mesmo distribuídos com a população carente do Município.

Do exposto, contamos com a apreciação e inconteste aprovação dos Nobres Pares.

Sala das Sessões, em 14 de Março de 2018.

Eudes José da Silva Fonseca - Vereador PV
Antônio Pereira de Barros - Vereador SD

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Câmara Municipal de Petrolândia



Petrolândia: Vereadores dão nome de Assis "Capa Preta" ao Cemitério do Brejinho de Fora

Assis "Capa Preta" (Foto: Lúcia Xavier/BlogAR)

Por decisão unânime, o Corpo Deliberativo da Câmara Municipal de Petrolândia indicou e aprovou a denominação Cemitério Francisco Manoel de Assis para a necrópole do Brejinho da Serra, na zona rural do município, por tratar-se aquela comunidade da "origem biológica e hierárquica" do homenageado, conhecido popularmente como Assis "Capa Preta". Veja abaixo a indicação, na íntegra. 

Indicação nº 035/2018

O Corpo Deliberativo desta Casa, abaixo subscrito, indica à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado à Exmª Sra. Prefeita do Município de Petrolândia, Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza,medidas cabíveis, no sentido Atribuir o Nome de Francisco Manoel de Assis ao Cemitério da Comunidade do “ Brejinho de Fora” , neste Município.

Justificativa

Trata-se o presente pleito de uma sincera homenagem destinada a este cidadão “ Assis Capa Preta”, como assim era carinhosamente conhecido.

Sabemos pois, do amor e carinho que Sr. Assis possuía em relação àquela comunidade, principalmente, por tratar-se de sua origem biológica e hierárquica.



Petrolândia: Vereadores de oposição solicitam conserto de buracos em ruas calçadas com paralelepípedos

Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR

Os vereadores professor Evaldo, Joilton Pereira, Nilson Pescador, Jorge Viana, Zé Pezão, Louro do Vidro e Nilson pescador, em conjunto, apresentaram Indicação na sessão realizada na última quarta-feira (21), com a finalidade de solicitar à prefeita Janielma Souza o conserto de buracos existentes em ruas com calçamento em paralelepípedos, em vários pontos da cidade. Veja abaixo a indicação, na íntegra. 

Indicação nº 034/2018

O Corpo Deliberativo desta Casa, abaixo subscrito, indica à Mesa Diretora, após ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades regimentais, que seja solicitado à Exmª Sra. Prefeita do Município de Petrolândia, Janielma Maria Ferreira Rodrigues de Souza,medidas cabíveis, no sentido providenciar o conserto dos buracos existentes nos paralelepípedos da vias públicas desta cidade.

Justificativa

A presente solicitação, fundamenta-se na real necessidade, bem como nas reincidentes reivindicações dos munícipes, que lamentam a triste situação que ora encontra-se as ruas desta cidade, com inúmeros buracos, ocasionando alguns acidentes com motos e bicicletas.


Petrolândia: Vereadores aprovam Moção de Pesar pelo falecimento de Francisco Edvaldo, filho de Galego do Vidro

Reprodução Facebook

Em sessão realizada pela Câmara Municipal de Petrolândia na última quarta-feira (21), o Corpo Deliberativo da Casa Legislativa aprovou Moção de Pesar pelo falecimento do jovem Francisco Edvaldo, filho de Galego do Vidro, ocorrido no dia 14 deste mês, no Recife, onde estava internado, em coma, em decorrência de acidente de moto. Leia abaixo, na íntegra.

Moção de Pesar nº 007/2018


A Câmara Municipal de Petrolândia, por intermédio do Corpo Deliberativo, manifesta o seu profundo pesar, pelo falecimento do jovem Francisco Edvaldo, ocorrido em nossa cidade dia 14.03.2018.

Justificativa

Difícil é justificativa de um voto de pesar, principalmente quando se trata de alguém tão especial, quanto o nosso querido Francisco.

Jovem íntegro, alegre, amigo, respeitado por sua conduta e dedicação à família e à comunidade. Sua ausência deixa desolados seus familiares, amigos e conhecidos, nos deixando como exemplo, seu modelo enquanto jovem ativo, dinâmico e com muito amor à vida.


Petrolândia: Professor Evaldo requer à prefeita Janielma a remoção urgente das 'baronesas' das margens do rio

Foto: Lúcia Xavier/BlogAR
Vereador Evaldo Nascimento (Foto: Câmara Municipal de Petrolândia)

Em sessão realizada na última quarta-feira (21) na Câmara Municipal de Petrolândia, o vereador Evaldo Nascimento (professor Evaldo) apresentou requerimento dirigido à prefeita Janielma Souza, a fim de que seja feita a remoção, em caráter de urgência urgentíssima, das plantas aquáticas conhecidas como 'baronesas', aguapés que se alastraram no Lago de Itaparica. Leia abaixo o documento, na íntegra.

REQUERIMENTO Nº 005 /2018.

Requeiro à Mesa Diretora, ouvido o Plenário e cumpridas as formalidades legais, que seja solicitada à Exmª Sra. Janielma Maria Rodrigues Ferreira de Souza, Prefeita deste Município, seja providenciada, em caráter de urgência urgentíssima, meios cabíveis para a retirada de plantas aquáticas, ora denominada “Baronesas”, que encontram-se alastradas às margens do lago Itaparica, que banha esta cidade de Petrolândia.

Justificativa

Justificamos o presente pleito, salientando que o Lago de Itaparica, que um dia serviu de cartão postal da nossa cidade, encontra-se em estado lamentável, face ao significante quantitativo de plantas aquáticas (baronesas), que, diga-se de passagem, já invadiu significativamente a área fluvial que banha esta cidade.


Petrolândia/Jatobá e os grandes encontros de veteranos do futebol: Itaparica x Santana do Ipanema

 
Fotos: Edísio Bezerra


No dia 7 deste mês de março completaram-se oito anos de um grande encontro de boleiros, realizado no campo do Adecita, em Itaparica, no município de Jatobá. Na ocasião, reuniram-se os times de Itaparica, com veteranos de Jatobá e Petrolândia, para disputar um "baba" com os amigos da cidade alagoana de Santana do Ipanema.

As fotos acima são ilustrativas do cartaz, caprichosamente criado pelo amigo Edísio Bezerra, ex-craque do futebol de Petrolândia e região, mostram alguns dos veteranos em campo, inclusive este blogueiro zagueiro.

Redação do Blog de Assis Ramalho



Petrolândia: Vereadores aprovam Moção de Pesar pelo falecimento da sra. Maria do Carmo Santos (dona Maria Parteira)

Dona Maria faleceu aos 105 anos (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

Em sessão realizada pela Câmara Municipal de Petrolândia na última quarta-feira (21), o Corpo Deliberativo da Casa Legislativa aprovou Moção de Pesar pelo falecimento da sra. Maria do Carmo Santos, conhecida como dona Maria Parteira, ocorrido no dia 16 deste mês. Leia abaixo, na íntegra.

Moção de Pesar Nº 006/2018

A Câmara Municipal de Petrolândia, por intermédio do Corpo Deliberativo, manifesta o seu profundo pesar, pelo falecimento da Senhora Maria do Carmo Santos, carinhosamente conhecido por todos como “ Dona Maria Parteira”, ocorrido nesta cidade, dia 16.03.2018, aos 105 anos de idade.

Justificativa

Transmita-se à família consternada todo apoio, assistência e solidariedade, pela irreparável perda de nossa querida Maria do Carmo, que partiu deixando-nos saudosos e completamente comovidos, por tratar-se de um exemplo de integridade, honestidade e sabedoria, e pela excelente profissional que foi quando na atuação de Parteira, trazendo muitas vidas ao mundo, com suas habilidades e extrema competência em seu ofício.


Petrolândia: II Corrida da Mulher e Aulão de Zumba acontecem às 16h00 deste domingo

O horário foi remarcado para a tarde

Divulgação/Prefeitura de Petrolândia


Petrolândia: Dia Municipal de Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais é comemorado hoje (25) pela primeira vez

Foto: Arquivo Lúcia Xavier

Neste 25 de março de 2018 é celebrado pela primeira vez em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, o Dia Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais. A data comemorativa resulta da Lei nº 1.213/2017, sancionada pela prefeita Janielma Souza em 14 de setembro do ano passado.

A lei também cria a Semana Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais, "na semana do dia 25 de março" e, considerando que domingo é o primeiro dia da semana, deve ter início hoje.

Na Semana Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais devem ocorrer ações de divulgação da causa nas escolas, órgãos e espaços públicos, por meio de feiras de adoções, palestras e materiais gráficos educativos, determina a lei.

Veja abaixo a Lei nº 1.213/2017


Petrolândia: Vereadores aprovam Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. José Manoel da Silva (Seu Zezé)

Sr. Zezé faleceu aos 99 anos

Em sessão realizada pela Câmara Municipal de Petrolândia na última quarta-feira (21), o Corpo Deliberativo da Casa Legislativa aprovou Moção de Pesar pelo falecimento do sr. José Manoel da Silva, conhecido como Seu Zezé, da Zezé Tecidos, ocorrido na noite de 14 de março. Leia abaixo, na íntegra.

MOÇÃO DE PESAR Nº 004/2018

“O Anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem.. e os livra...” assim nos fala a escritura sagrada.

Neste momento os familiares sofrem com o falecimento do Sr. José Manoel da Silva, carinhosamente conhecido por Seu Zezé. Uma pessoa de personalidade ímpar, com dedicação em seu viver em prol de uma vida digna e construtiva.

Os familiares e seus amigos, com muita emoção sentem profunda saudade pelo seu falecimento, ocorrido no dia 14 de Março de 2018.

A sua ida entristece a todos que conviveram com o seu modelo de vida e exemplo de cidadão, e sentem a profunda falta que deixara com o seu partir. E nós, Vereadores da Câmara Municipal de Petrolândia, não poderíamos deixar de abraçar os familiares e amigos com votos de pesar, rogando a Deus que os confortem.

Assim como o espelho reflete o nosso ser, a morte é o cumprir de uma nova jornada, onde o reluzir da paz é parte integrante deste caminhar.


Antes da final do concurso, candidatas ao Miss Pernambuco visitaram Assembleia Legislativa de Pernambuco

As misses de 20 cidades foram acompanhadas pelo primeiro-secretário da Casa Joaquim Nabuco, Diogo Moraes (Fotos: Sabrina Nóbrega)


A Assembleia Legislativa recebeu, na manhã da última quarta (21), a visita das 20 candidatas a Miss Pernambuco 2018. Acompanhadas do primeiro-secretário, deputado Diogo Moraes (PSB), as jovens tiveram a oportunidade de conhecer dependências da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

 “Aqui na Assembleia nós oferecemos Aulas de Cidadania para crianças e jovens de escolas públicas do Estado. É uma experiência única. Sabendo disso, quando soube do evento, surgiu a ideia de fazer esse convite à organização do Miss Pernambuco Be Emotion”, explicou o parlamentar.

Durante a visita, o deputado Diogo Moraes conduziu as jovens ao Museu Palácio Joaquim Nabuco, sede do Poder Legislativo de 1875 até 29 de junho de 2017. Na ocasião, conheceram ainda o novo plenário da Assembleia, instalado no Edifício Miguel Arraes de Alencar. “A mulher tem, hoje, um papel totalmente diferente do que possuía no passado. Conquistou independência, têm opiniões e sua liberdade assegurada. É necessário que ela ocupe todos os espaços da política. E nada melhor do que apresentar a estas jovens a sede do Poder Legislativo pernambucano, órgão de alta representatividade e importância para o Estado”, defendeu o parlamentar.

A visita aconteceu dois dias antes da final do concurso, realizada na noite de sexta-feira (23), que resultou na eleição da miss Caruaru, Eslovênia Marques, como a mais bela pernambucana em 2018. O Mister Pernambuco 2018, Felipe Neri, é representante da mesma cidade.


A Miss Petrolândia 2017 Andreza Lima foi eleita Miss Popularidade, com grande torcida e apoio nas redes sociais. 


Blog de Assis Ramalho
Com informações da Alepe e Diário de Pernmbuco/Viver Noronha