sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Prefeitos querem flexibilizar pagamento mínimo da educação em 2020



A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) apresentou hoje (7) ao ministro da Economia, Paulo Guedes, uma pauta de reivindicações que inclui a possibilidade de flexibilização na aplicação do mínimo constitucional em educação em 2020. Pela Constituição Federal, estados e municípios devem investir, no mínimo, 25% das receitas provenientes de impostos e transferências a cada ano no setor. Como a crise econômica decorrente da pandemia de covid-19 derrubou a arrecadação tributária, os gestores municipais alegam dificuldades para cumprir com os pagamentos.

"Defendemos uma legislação, de forma excepcional, que considere os gastos em educação tudo aquilo que foi empenhado, e não somente o que foi pago, como a lei determina", disse o prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho, vice-presidente da FNP, em entrevista a jornalistas após a reunião com o ministro. "A gente não quer que os municípios deixem de investir [em educação]. Aquilo que for empenhado em 2020 vai ser cumprido no exercício financeiro dos anos seguintes, incluídos em restos a pagar".

Segundo o prefeito, uma cláusula transitória poderia ser incluída na discussão sobre o novo pacto federativo, em tramitação no Congresso Nacional. A FNP representa as capitais dos estados e as cidades com mais de 80 mil habitantes, cerca de 400 municípios (no universo de 5.570) que concentram 60% da população e 75% da atividade econômica.

Covid-19: Amapá, Ceará e Rio de Janeiro seguem em alerta de uma segunda onda


O Boletim InfoGripe, produzido semanalmente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e divulgado hoje (7), indica uma possível nova fase de queda leve no número de novos casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país, após a retomada do crescimento observado em junho. Amapá, Ceará e Rio de Janeiro mantêm o sinal de retomada do crescimento (uma segunda onda). Os dados são da semana epidemiológica 31, entre os dias 26 de julho e 1° de agosto.

O estado do Maranhão teve a possível retomada do crescimento alterada para possível estabilização. Os casos de covid-19 ainda estão muito altos e a capital, São Luís, indica possível retomada do crescimento de casos da doença.

No Amapá, a capital Macapá apresenta sinal de estabilização do número de casos da doença. Já as capitais Fortaleza e Rio de Janeiro mostram possível retomada do crescimento. O estado do Rio registrou até ontem (6) 13.941 óbitos, sendo que somente na capital são 8.540 mortes de covid-19 desde o início da pandemia no país.

Donos de instituto são presos sob acusação de emitir diplomas falsos no Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas


Golpe teria feito mais de 1.000 vítimas. Os cursos de graduação e pós-graduação não eram reconhecidos pelo MEC.

A Polícia Civil do Maranhão prendeu, nessa quinta-feira (6) em Timon, no Maranhão, o empresário Jacobe Barbosa Almeida, proprietário do Instituto Qualifique e Consultoria. De acordo com a Delegacia Especializada de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), o empresário é acusado de emitir diplomas falsos de cursos de graduação e pós-graduação nos estados do Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas.

Três mandados de prisão foram expedidos pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, no dia 16 de julho deste ano, em desfavor de Jacobe Almeida Barbosa, Katarina Souza Correa, representantes do Instituto Qualifique e Consultoria, e Márcio Fabrício da Silva, representante no Amazonas.

A Polícia Civil do Paraná, através da Delegacia de Estelionatos de Curitiba, conseguiu localizar e prender nessa quinta-feira a empresária Katarina Souza, no Balneário Porto Fino, em Pontal do Paraná. O terceiro investigado, Márcio Fabrício, representante do grupo criminoso no Amazonas, não foi localizado e é considerado foragido.

Caruaru: MPPE propõe ação civil por improbidade administrativa contra ex-prefeito e ex-secretária de Saúde


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou uma ação civil pública, por improbidade administrativa, com declaração de indisponibilidade de bens, contra o ex-prefeito de Caruaru José Queiroz de Lima e a ex-secretária de Saúde do município Maria Aparecida de Souza, por não repassarem recursos financeiros ao CaruaruPrev na época em que faziam parte do poder executivo municipal.

Em 21 de agosto de 2017, o MPPE instaurou inquérito civil para apurar denúncia do Ministério Público de Contas sobre atraso e irregularidades em repasses das contribuições patronais e dos servidores ao Regime Próprio de Previdência Social, o CaruaruPrev, o que gerou o pagamento de multas e juros, além da perda patrimonial decorrente da falta de aplicação dos recursos, causando assim dano ao erário.

“O repasse de recursos financeiros ao CaruaruPrev em atraso e em montante inferior ao devido compromete o equilíbrio financeiro do ente e produz aumento do passivo do município ante seu sistema de previdência. Tal conduta irresponsável e inconstitucional pode afetar a dignidade de munícipes que esperam ter respaldo na velhice de seu sistema de previdência”, analisou o promotor de Justiça Marcus Tieppo Rodrigues.

Uso de máscaras reduz carga viral e gravidade da Covid-19, diz estudo

Pesquisa norte-americana concluiu que uso da proteção facial pode ser determinante para que a manifestação da doença seja branda

Um novo estudo das Universidades da Califórnia e Johns Hopkins, nos Estados Unidos, afirma que as máscaras faciais não têm função somente de reduzir as chances de transmissão de Covid-19. De acordo com os pesquisadores, elas também diminuem a carga viral do novo coronavírus, o que pode determinar se os sintomas da doença serão mais brandos ou até se as pessoas serão assintomáticas. A pesquisa está publicada no Journal of General Internal Medicine.

Baseados na comprovação científica de que as máscaras são uma das principais ações para evitar a transmissão do Sars-CoV-2, os cientistas buscaram provar que a proteção facial vai além: o uso dela reduz a carga viral a qual a pessoa é exposta e, naturalmente, uma carga menor de vírus é mais fácil de ser controlada pelo sistema imunológico.

Os pesquisadores destacam que diversos estudos anteriores confirmam a relação direta entre a carga viral e a gravidade da doença em animais para todos os tipos de infecções virais respiratórias.

Chesf - Desempenho das usinas de Itaparica, Paulo Afonso, Xingó e Boa Esperança é reconhecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no ciclo 2020/2021 de revisão tarifária

A excelência do desempenho operacional das usinas do Complexo de Paulo Afonso, na Bahia; de Boa Esperança, no Piauí; de Luiz Gonzaga, em Itaparica (PE); e de Xingó, em Sergipe, foi reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no ciclo 2020/2021 de revisão tarifária.

Com isso, a Chesf obteve aumento da Receita Anual de Geração (RAG) em torno de R$ 75 milhões, oficializada pela Resolução Homologatória nº 2.746/2020. Essa avaliação aconteceu apenas para as usinas que estão em regime de cotas, ou seja, aquelas em que as empresas são remuneradas para operar e manter as instalações disponíveis.

A cada processo de estabelecimento da receita dos geradores em regime de cotas, a norma em vigor prevê o acréscimo (positivo ou negativo) da Parcela Ajuste por Indisponibilidade Apurada ou Desempenho Apurado à receita de cada usina, como forma de verificar o atendimento ao padrão de qualidade exigido, que é aferido por indicadores específicos.

"Os resultados obtidos de disponibilidade acima da referência mostram os investimentos da Chesf na modernização das suas usinas e melhoria nos processos de operação e manutenção, de modo a prestar um serviço cada vez melhor aos seus clientes e à sociedade", avaliou o diretor de Operação, João Henrique Franklin.

Ele destacou, ainda, a importância do trabalho de todas as equipes para o alcance desses resultados que beneficiam o Nordeste e todo o País.

Blog de Assis Ramalho
Por - Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf)

Pesquisadores desenvolvem tecido capaz de matar o vírus da covid-19


Dentro de dois meses, pesquisadores do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) vão apresentar um tecido antiviral para máscaras que oferece maior proteção aos profissionais da área de saúde contra a covid-19. A informação foi dada hoje (7) à Agência Brasil pela professora Renata Simão, dos Programas de Engenharia de Nanotecnologia e de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe. O tecido está sendo produzido no Laboratório de Engenharia de Superfícies da Coppe/UFRJ.

Renata esclareceu que, no momento, os pesquisadores estão desenvolvendo, na verdade, produtos que vão ser colocados em um tecido normal de algodão, para fazer com que esse tecido comum tenha propriedades aprimoradas e atinja, até, o nível de uma máscara similar à N95. “O que a gente está fazendo não é desenvolver o tecido e, sim, estamos modificando o tecido para garantir que ele tenha propriedades aprimoradas pelas modificações que fazemos nele”, explicou. As pesquisas envolvem também a inclusão de papel entre esses produtos. “A gente inclui também partículas que são antivirais, que vão matar o vírus”.

Para Renata, a grande vantagem é que, por se tratar de um algodão comum, que é biodegradável, o material que for descoberto não vai fazer mal à natureza. Além de ser descartável, ele poderá ser reutilizável e, mesmo quando for descartado, é biodegradável, ou seja, ainda assim não gera lixo.

“Esse é um ponto que, para a gente, é muito fundamental e importante”.
Tecido hidrofóbico

O tecido que vem sendo desenvolvido é chamado hidrofóbico (impermeável). O vírus, normalmente, é transportado através de gotículas, como de saliva, por exemplo, que a pessoa expele. Essas gotículas, ao entrar em contato com esse tecido que está sendo desenvolvido, não conseguem penetrar e vão escorrer. “E se, por acaso, penetrarem, tem uma camada interna que vai conter, com nanopartículas que vão matar o vírus”.

A princípio, os pesquisadores pensam em fazer uma máscara com três camadas, sendo a primeira de conforto, perto do rosto; a segundo no meio, incluindo nanopartículas; e a terceira, externa, com um recobrimento hidrofóbico, “que também é biocompatível e biodegradável”, reforçou Renata. Disse que algumas camadas podem ser feitas também com papel modificado. “A gente pensa na externa e na do meio com papel”.
Testes

Os testes para a caracterização e constatação da eficácia das nanopartículas estão sendo realizados no Laboratório de Microscopia Eletrônica do Inmetro. Carlos Achete, especialista em Metrologia de Materiais do Inmetro e coordenador do projeto denominado Tecidos Hidrofóbicos e Ativos para Substituição do TNT Hospitalar, comentou que "caso seja comprovada a eficácia (do tecido), o país poderá ter acesso a uma tecnologia que proporcionará mais segurança e risco reduzido da contaminação, inclusive em ambiente hospitalar, onde é mais frequente. E o melhor: a um custo-benefício acessível à sociedade".

O processo de testes e sua verificação, visando a certificação do produto, são responsabilidade da coordenadora da Central Analítica do Departamento de Química do Centro Técnico Científico (CTC/PUC Rio), professora Gisele Birman Tonietto. Gisele aposta que o importante “é atendermos às demandas da sociedade, com toda 'expertise' que a universidade tem. Em um momento de urgência, poder viabilizar um conhecimento acadêmico em prol dos profissionais de saúde só reafirma o valor que deve ser dado à ciência e à pesquisa no Brasil".

Os testes de respiração e saturação de CO2 (dióxido de carbono) têm sido feitos em parceria com laboratório da Coppe. Renata Simão informou que 15 pesquisadores das três instituições, entre professores e alunos, participam do projeto.
Produção industrial

Ela afirmou que a partir da conclusão do tecido, prevista para daqui a dois meses, ele já estará pronto para iniciar a produção industrial. A pesquisa já tem um projeto piloto correndo em paralelo, para “tentar produzir o mais rápido possível. Mas ainda este ano, com certeza”, manifestou. A empresa parceira para a produção já foi prospectada.

Renata disse que o custo da máscara para os profissionais da saúde pode ser reduzido com a descoberta desse tecido modificado, em comparação com uma N95 ou outra máscara existente no mercado que oferece maior proteção. “A gente acredita que vai entrar com grande competitividade”. A meta é fabricar, “no mínimo”, 500 máscaras de tecido hidrofóbico por semana para serem doadas.

Na avaliação da professora da Coppe/UFRJ, o mais importante no desenvolvimento desse tecido especial é a parceria da pesquisa no Brasil. “A gente está agregando diferentes competências de diferentes instituições e fazendo com que o produto nasça dessas diferentes competências. Eu acho que isso é a coisa mais importante, além do apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), que é indispensável”.

Acrescentou que nesse momento de pandemia e de negacionismo da ciência, as fundações de amparo à ciência do Brasil inteiro estão demandando e financiando a pesquisa, o que é extremamente positivo. Segundo Renata Simão, havia uma certa resistência, inclusive, em se trabalhar em equipe, em rede, com outras instituições. Esse projeto do tecido antiviral mostrou que isso pode ser possível. A ideia não veio de uma universidade ou instituto em especial. “Veio da união de três projetos que já aconteciam e que só puderam tornar real o produto que vai sair daqui a dois meses a partir da parceria. Se eu tentasse fazer sozinha, ia demorar dois anos”.

Por Agência Brasil

Chesf recebe segundo grupo de empregados para atividades presenciais

Destaques - Thumbnails
Chesf retoma atividades presenciais

A Chesf iniciou, esta semana, a segunda etapa do seu Plano de Retomada às Atividades Presenciais. Desde o dia 15 de julho, o primeiro grupo foi recebido com toda a estrutura e orientações necessárias para iniciar os trabalhos. A área de Saúde e Segurança da Empresa vem aplicando o Teste Rápido para detecção da Covid-19, bem como fornecendo um Kit de Uso Pessoal. Além disso, foram redobrados os cuidados na preparação dos ambientes. Confira o vídeo com detalhes das ações de retomada, a partida da Sede da Empresa.

Veja vídeo


Blog de Assis Ramalho 
Por - Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf)

Fundaj promove a Semana da Juventude com palestras, debates e oficinas transmitidos pelo YouTube

De 10 a 13 de agosto, o público poderá participar gratuitamente de atividades sobre empreendedorismo, inovação e cultura pelo YouTube da Fundação

Empreendedorismo social, educação, inovação, sustentabilidade e cultura serão os eixos temáticos da Semana da Juventude da Fundação Joaquim Nabuco. Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude, que é celebrado no dia 12 deste mês, a programação será promovida de 10 a 13 de agosto, por meio do canal da Fundaj no YouTube. Atividades como palestras, debates e oficinas farão parte da celebração realizada por meio da Coordenação-geral de Cooperação e de Estudos de Inovação da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor) da Fundaj.

“Com esse evento, buscamos equipar a juventude, a fim de que ela possa empenhar energia na promoção do bem-estar da sociedade e no seu próprio desenvolvimento pessoal. Isso, com os conhecimentos contemporâneos à sua época. E, também, levando em consideração a facilidade que os jovens têm com o uso da tecnologia”, afirmou o presidente da Fundaj, Antônio Campos, que fará a abertura do evento, às 10h.

Avião se parte em dois durante pouso na Índia e deixa ao menos 16 mortos e mais de 100 feridos

Equipes de resgate procuram sobreviventes depois que um avião da Air India Express com 191 passageiros sofreu um acidente ao pousar no aeroporto de Calicute, no sul da Índia, nesta sexta-feira (7) — Foto: Stringer/Reuters

Um avião da operadora Air India Express se partiu em dois após derrapar na pista durante o pouso no aeroporto de Calicute, no sul da Índia, nesta sexta-feira (7). A aeronave carregava 190 passageiros e há ao menos 16 mortos e mais de 100 feridos entre os destroços.

Em um comunicado, a Air India Express detalhou que a aeronave transportava 184 passageiros e 6 tripulantes a bordo do voo IX-1344. A empresa confirmou a morte dos dois pilotos do Boeing 737, os capitães Deepak Sathe e Akhilesh Kumar. Ainda não há mais detalhes sobre os passageiros.

"Infelizmente, 16 pessoas perderam a vida. Ofereço minhas mais sinceras condolências aos parentes mais próximos e rezo por uma rápida recuperação dos feridos." – Hardeep Singh Puri, ministro da Aviação Civil

Segundo o governo indiano, duas equipes desembarcam em Calicute na madrugada deste sábado (8) para investigar as causas do acidente.

Uma emissora de televisão da capital Nova Déli e o jornal "The Times of India" já falam que o número de mortos chegou a 17 e a publicação "The Hindu" diz que são 20 os mortos. Números que não foram confirmados pelo governo indiano.

Informações oficiais dizem que há ao menos 15 feridos "em estado crítico". O aeroporto de Calicute está fechado e todos os voos foram desviados para o aeroporto de Kannur, a 100 km do local. Todos os passageiros já foram retirados dos escombros, segundo o governo indiano.

A aeronave que saiu de Dubai, nos Emirados Árabes, ultrapassou a pista e caiu em um barranco após ultrapassar a pista de pouso. Imagens feitas no local mostraram que a fuselagem da aeronave se partiu em dois com o impacto.

Voos comerciais estão proibidos na Índia desde o início da pandemia de coronavírus e segundo as autoridades locais, o voo tinha como objetivo repatriar cidadãos indianos que estavam fora do país.

Amitabh Kant, chefe da Comissão de Planejamento do governo indiano explicou que o aeroporto está localizado em uma região de difícil aterrissagem, no topo de uma colina com grandes depressões em ambos os lados.

“O acidente aconteceu por causa de fortes chuvas e pouca visibilidade", disse ele à emissora NDTV. "Isso é realmente devastador."

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, escreveu em uma rede social que lamentava o acidente em Calicute e que já havia entrado em contato com as autoridades regionais. A operadora Air India Express, é um braço low-cost (de baixo custo) da Air India, maior companhia aérea do país.

A Associated Press relembrou que o pior desastre aéreo na Índia foi em 12 de novembro de 1996, quando um voo da Saudi Arabian Airlines colidiu no ar com um voo da Kazakhastan Airlines perto de Charki Dadri no estado de Haryana, matando todos os 349 a bordo dos dois aviões.

Por G1

Petrolândia: Procura-se documentos perdidos de José Adenilson da Silva


Procura-se documentos perdidos [nas proximidades onde era localizada a feirinha da Quadra 13] em nome de José Adenilson da Silva

O proprietário solicita a quem encontrou ou encontrar, por gentileza, entrar em contato pelo fone (87) 9. 9946-9946

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação/Proprietário dos documentos

Para divulgar nota de utilidade pública (gratuita) no Blog de Assis Ramalho
E-mail: contato@assisramalho.com.br
WhatsApp (87) 9. 9628-5351 - (87) 9.99551186

Petrolândia/Tacaratu: Quilombolas "Negros de Betinho", da Agrovila 04 da Reta recebem cestas básicas e kits de limpeza do governo do Estado



O governo de Pernambuco através da secretaria de desenvolvimento social criança e juventude (SDSCJ) entregou no dia 07 de agosto de 2020 na comunidade quilombola borda do lago negros de Betinho na agrovila 04 da reta cestas básicas e kits de limpeza.

 Ação realizada pelas lideranças quilombola de Petrolândia em especial do presidente da associação quilombola Cícero abraao que nao para e nao cansar de sempre querer o melhor pra sua comunidade. Agradecemos ao secretário silene guedes , dr Bernadete Lopes, ivaldo Ferreira  e a Marília secretaria da assitencia social do município de Petrolândia pelo apoio nesse processo da ação contra o covid19.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Por: Associação quilombola da agrovila 04 da reta

Banco Central estuda colocar cachorro vira-lata na nota de R$ 200

A criação de um abaixo-assinado para que o cachorro vira-lata caramelo seja tema da cédula de R$ 200 parece estar trazendo frutos. A diretora de administração do Banco Central (BC), Carolina de Assis Barros, afirmou que a instituição estuda uma ação relacionada ao animal de forma que envolva o combate aos maus-tratos. A declaração foi dada ao portal "UOL" nesta quinta-feira, dia 6, e confirmada pela assessoria de imprensa do BC ao EXTRA.

Enquanto isso, a petição já ultrapassou 50 mil assinaturas em uma semana. O deputado federal Fred Costa (Patriota-MG) lançou o pedido online no último dia 30, quando também se reuniu com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O encontro não foi aberto à imprensa, conforme ditam as regras do Silêncio do Copom.

O deputado explicou ao EXTRA que assim que o BC fez o anúncio ele, que tem por bandeira a defesa dos animais, começou a campanha nas redes sociais divulgando imagens do vira-lata. Em menos de dois dias, foi marcada a reunião com a equipe do BC.

— Eles justificaram que não haveria tempo hábil para qualquer mudança, mas reconheceram a importância disso — contou. — E eu também reconheci a importância do lobo-guará (para estar na nota de R$200), por estar em extinção e ser um símbolo da nossa fauna.

Costa ressaltou que o encontro com Campos Neto e demais membros da equipe do BC abordou o estímulo à adoção de animais e formas de se combater os maus-tratos.

— (O vira-lata) é algo que simboliza bem nosso país. Não há quem não conheça o cachorro vira-lata — acrescentou, explicando que, embora não possa alterar o tema da cédula nova, a instituição topou promover ações de estímulo à adoção e de combate aos maus-tratos aos animais.

— Eles foram muito receptivos e acolhedores. A demonstração maior disso foi quando, no "Fantástico" (TV Globo), ela (a diretora Carolina de Assis Barros) já citou com enorme destaque o cão vira-lata. Eu que tenho como bandeira prioritária o cuidado dos animais, e busco chamar atenção para a castração, adoção e educação, agora vendo o BC abranço e se juntando a nós é, com certeza, um ganho para a causa — ressaltou Costa.
Abaixo-assinado repercute na web

Desde que o BC anunciou, no dia 29, que produzirá uma cédula de R$ 200, o assunto repercutiu nas redes sociais, com uma inumerável variedade de memes e sugestões para o tema da nota. Oficialmente, já foi divulgado que o animal homenageado será o lobo-guará. No entanto, uma das figuras que mais foi agraciada na web foi justamente o cachorro vira-lata caramelo, praticamente já um símbolo nacional.

"Criamos esta petição para pedir ao Banco Central que a nova cédula de R$200,00 tenha a imagem ilustrativa de cachorro vira-lata", diz a justificativa do abaixo-assinado. "Não descartamos a relevância do Lobo-guará na história e na fauna brasileiras, porém o cachorro vira-lata está mais relacionado ao cotidiano dos brasileiros e, além disso, é presente em todas as regiões do país".

Por Extra-RJ

Sertão de Itaparica-PE: Representantes da Rota do Cordeiro e Prodeter BNB, participam de reunião com o novo Secretário do MDR, Tiago Pontes Queiroz


O Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura do Polo do Sertão de Itaparica, em função da pandemia do Covid-19 e com as medidas de distanciamento social, precisou inovar e se adequar à nova realidade para retomar as atividades do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (PRODETER) e ROTA DO CORDEIRO.

Nesse período foram realizadas 04 (quatro) reuniões virtuais promovidas pelo Comitê Gestor com apoio da CODEVASF e do IF - Instituto Federal, para alinhamento de estratégias e avaliação de ações do PAT - Plano de Ação Territorial da Ovinocaprinocultura e Projetos da Rota do Cordeiro.

Na segunda-feira, 03/08/2020, o Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura do Polo do Sertão de Itaparica, participou de uma videoconferência oriunda de Brasília (DF), através da plataforma "Microsoft Teams", onde o Comitê Gestor apresentou demandas ao novo Secretário Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR/SDRU), Dr. Tiago Pontes Queiroz.

No encontro o Comitê Gestor Territorial apresentou as demandas e desafios com relação a alocação de recursos ministeriais, (MDR e MAPA) do Governo Federal para a implantação do Abatedouro Frigorifico especializado de Ovinos e Caprinos no município de Floresta - PE, no Sertão de Itaparica. Na oportunidade com apoio da equipe de técnicos da CODEVASF, foi apresentado detalhes das ações realizadas e executadas pela companhia, bem como, as necessidades atuais em termos de recursos para viabilização do empreendimento.

O Secretário Tiago Pontes, ressaltou as expectativas dos Criadores de Caprinos e Ovinos, para este projeto do Abatedouro Frigorífico, que pretende transformar toda cadeia produtiva na região sertaneja, principalmente a comercialização do rebanho, um sonho esperado há muitos anos. O Secretário, muito atento às demandas, solicitou de sua equipe técnica o detalhamento do projeto para ordenar o empenho dos recursos para viabilização do empreendimento, o qual, em suas palavras, é de fundamental importância para o soerguimento e desenvolvimento socioeconômico do nosso Pernambuco.

Para o Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, uma das maiores dificuldades ainda é a falta de experiência dos agricultores e produtores rurais na utilização de ferramentas na rede de internet para realização das tarefas e participação de reuniões virtuais, o desafio é superar as dificuldade e se adaptar à nova realidade, é justamente o ponto-chave. "Já percebe uma evolução significativa, levando em consideração que as pessoas estão buscando acesso às ferramentas, instrumentos e aplicativos na internet, se adaptando a nova realidade para participar de reuniões, capacitações e cursos online”. Afirma Adelmo Azevedo.


Atenciosamente,
Adelmo de Souza Azevedo
Agente de Desenvolvimento
Banco do Nordeste – Superintendência Estadual de Pernambuco
Domicílio Agência Floresta – PE

Avião com cerca de 200 pessoas se parte ao pousar na Índia; há mortos e feridos


Um avião da operadora Air India Express se partiu em dois após um acidente durante o pouso no aeroporto de Calicute, no sul da Índia, nesta sexta-feira (7). A aeronave carregava cerca de 200 passageiros e há ao menos 14 mortos e 123 feridos entre os destroços.

Um porta-voz da polícia do estado de Kerala – onde está o aeroporto – disse à agência Associated Press que um piloto do Boeing 737 está entre os mortos já identificados. Segundo Abdul Karim, pelo menos 15 dos feridos estão "em estado crítico" e as operações de resgate já terminaram.

A aeronave que saiu de Dubai, nos Emirados Árabes, ultrapassou a pista e caiu em um barranco após ultrapassar a pista de pouso. Imagens feitas no local mostraram que a fuselagem da aeronave se partiu em dois com o impacto.

Voos comerciais estão proibidos na Índia desde o início da pandemia de coronavírus e segundo as autoridades locais, o voo tinha como objetivo repatriar cidadãos indianos que estavam fora do país.

Amitabh Kant, chefe da Comissão de Planejamento do governo indiano explicou que o aeroporto está localizado em uma região de difícil aterrissagem, no topo de uma colina com grandes depressões em ambos os lados.

“O acidente aconteceu por causa de fortes chuvas e pouca visibilidade", disse ele à emissora NDTV. "Isso é realmente devastador."

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, escreveu em uma rede social que lamentava o acidente em Calicute e que já havia entrado em contato com as autoridades regionais.


Um deputado do estado disse que pelo menos o piloto morreu no acidente, enquanto a imprensa local fala de dezenas de passageiros hospitalizados.

"O voo estava vindo de Dubai. Tinha mais de 185 passageiros. As operações de resgate estão em andamento, mas a chuva dificulta a tarefa", disse à agência AFP uma autoridade dos serviços de emergência, sob condição de anonimato.

Por G1

Confira cotação de preços da cebola no Vale do São Francisco nesta sexta (07/08); queda nos preços!


A cebola comercializada no Vale do São Francisco, vem tendo uma acentuada queda nos preços, devido a um aumento de ofertas de cebolas no Vale do São Francisco e nos Estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

O produto comercializado no Vale tem uma acentuada queda nos preços praticados nesta sexta (07/08).

Os preços praticados nesta sexta no Vale do São Francisco chegam a R$ 40 reais a cebola amarela e a R$ 80 reais a cebola roxa.

Por Didi Galvão

Bolsonaro visita ponte em São Vicente (SP) recuperada com recursos federais




Presidente Jair Bolsonaro recebe título de homenagem em São Vicente, SP. — Foto: Divulgação/Câmara de São Vicente

O presidente Jair Bolsonaro visitou, hoje (7), em São Vicente (SP), a Ponte A Tribuna, antiga Ponte dos Barreiros, que recebeu investimentos de R$ 57,3 milhões do governo federal em obras de recuperação da infraestrutura. Em breve pronunciamento, Bolsonaro disse que o objetivo do governo é levar adiante mais obras de infraestrutura com menos recursos.

A prefeitura do município também investiu R$ 600 mil como contrapartida. A infraestrutura foi interditada em 30 de novembro de 2019 por decisão judicial. Em 1º de julho, houve reabertura parcial da ponte, com a liberação de tráfego para veículos leves.


Foram revitalizadas 52 estacas, uma longarina e três travessas, que compreendem a primeira etapa das intervenções na ponte. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o projeto executivo para o início das obras da segunda fase está em análise pela Caixa Econômica Federal. Após a aprovação, serão feitos reparos em 266 estacas, vigas e todo o pavimento da estrutura.

O empreendimento faz a ligação entre as áreas continental e a Ilha de São Vicente. Após a conclusão dos serviços, a ponte comportará o tráfego de veículos de até três eixos, além de ciclistas e pedestres, com a capacidade de suporte de carga ampliado de 36 toneladas para 45 toneladas.

De acordo com o ministério, as melhorias vão beneficiar diretamente 350 mil pessoas – destas, 150 mil vivem na ilha, além de moradores de outras cidades que integram a região metropolitana da Baixada Santista.

Antes da visitação às obras da ponte, Bolsonaro recebeu o título de Cidadão Vicentino, em evento fechado.

O presidente retorna a Brasília ainda nesta tarde.

Por Agência Brasil

Cuca é o novo técnico do Santos e pode estrear no domingo

Imagem

Alexi Stival, mais conhecido como Cuca, está de volta ao Santos. O técnico, de 57 anos, foi anunciado nesta sexta-feira (7) como treinador da equipe paulista até março de 2021, um mês após o término do Campeonato Brasileiro, que começa amanhã (8). Ele, inclusive, pode até reestrear já no primeiro jogo do Peixe no domingo (9), contra o Red Bull Bragantino, na Vila Belmiro, às 16h (horário de Brasília), Para isso, o nome precisa aparecer no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Será a terceira passagem de Cuca pelo comando do time santista. A primeira experiência no Peixe foi em 2008, por somente 14 jogos, com três vitórias, quatro empates e sete derrotas. A volta foi em 2018, dirigindo a equipe em 28 partidas, com 10 vitórias, 10 empates e oito derrotas. Na ocasião, o técnico deixou o cargo ao final do Brasileirão para cuidar da saúde. Ele teve um problema no coração e passou por um cateterismo.


"Sabia que um dia voltaria para ter mais uma oportunidade nesse gigante do futebol. Da última vez, também tínhamos alguns problemas, o clube não estava bem na classificação, mas com o esforço de todos conseguimos evoluir e melhorar a situação, ainda que longe do que queríamos", disse Cuca, em uma carta aberta. "Agora eu estou completamente recuperado e assumo em um momento que o Santos passa por um processo de reestruturação, de organização do futebol, sem condições de fazer grandes investimentos", completou.

Cuca vai substituir o técnico Jesualdo Ferreira. O português foi mandado embora após a eliminação santista nas quartas de final do Campeonato Paulista. A saída do treinador levou também ao pedido de demissão do diretor técnico William Thomas. A vaga será ocupada pelo ex-volante Renato Florêncio, que terá o suporte do gerente das categorias de base, Jorge Andrade, e de Everson Rocha, responsável pelo departamento de análise.

Por Agência Brasil

Jatobá tem Lockdown neste sábado e domingo, 08 e 09/08


No intuito de garantir proteção à vida e efetivo distanciamento social como ferramenta de combate ao Coronavírus (COVID-19), ficam determinadas, para para sábado e domingo -  08 e 09 de agosto  Lockdown no município de Jatobá.

Prefeitura Municipal de Jatobá

Petrolândia: Primeira sexta do mês é dia de saborear uma boa Pizza em família! Faça seu pedido sem sair de casa a Pizzaria Delivery C&J


Hoje é a última sexta-feira do mês de agosto e é dia de saborear uma boa Pizza em família!

Para isso você pode contar com a C&J Pizzaria Delivery, são vários sabores deliciosos por apenas 10 reais[ taxa de entrega + 3 reais ], um sabor que vai contagiar sua família por um excelente preço.

Resultados da pesquisa

Resultados da Web

Ligue e faça seu pedido por whatsapp!
A Pizzaria Delivery C&J realiza atendimentos diariamente [de domingo a domingo]!

QUINTA MALUCA

Toda as quintas-feiras tem promoção maluca, são 3 pizzas por apenas 25 reais, é isso mesmo, 3 pizzas por 24,90, na ''quinta maluca''

A Pizzaria Delivery C&J avisa que aceita cartão de credito, debito e refeição

Aproveite já, entre em contato pelo telefone (87) 9 9802-3309.

A Pizzaria Delivery C&J está situada em Frente a Escola Jatobá.

Organização: Carlos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Plano de Convivência da covid-19: veja o que vai avançar em cada macrorregião de Pernambuco - academias serão liberadas em Petrolândia a partir de segunda (10)

Academia C2 Fitness - Quadra CS - Petrolândia - PE - Rua Arthur ...
Academia C2 Fitness - Quadra CS - Petrolândia - PE - Foto/arquivo

Uma recente análise dos números da saúde em Pernambuco, feita pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, revelou que os índices de contágio da doença permanecem em queda, indicando que o Estado pode avançar mais no Plano de Convivência com o novo coronavírus. Por essa razão, novas atividades vão ser liberadas a partir da próxima segunda-feira (10) nas diferentes macrorregiões definidas pelo Estado.

Macrorregião 3
Essa macrorregião, no Sertão – que tem Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada como principais polos – avançará para a Etapa 6 do Plano de Convivência com a Covid-19. Os serviços de alimentação poderão funcionar das 6h às 20h, com 50% da capacidade de clientes, assim como as academias de ginástica e polos de confecção, ambos com novos protocolos de segurança, na próxima segunda. Da mesma forma, a abertura de museus e cinemas, parques de diversão, zoológico e serviço público permanece suspensa.

O que avança:
Serviços de alimentação
Academias de ginástica
Polos de confecção

Cidades:  Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Manari, Pedra, Sertânia, Tupanatinga e Venturosa, Inajá, Jatobá, Petrolândia, Tacaratu, Afogados da Ingazeira, Brejinho, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Itapetim, Quixaba, Solidão, Santa Terezinha, São Jose do Egito, Tabira e Tuparetama, Betânia, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Flores, Floresta, Itacuruba, Santa Cruz da Baixa Verde, São José do Belmonte, Serra Talhada e Triunfo.
Macrorregião 4

Macrorregião 1

Compreendendo o Grande Recife e a Zonas da Mata, a macrorregião 1 se encontra na etapa mais avançada do Estado, a 7. A partir desta segunda-feira, os shoppings, centros comerciais e serviços de alimentação, a exemplo de restaurantes e lanchonetes, passarão a poder funcionar até às 22h. Antes, o funcionamento estava restrito até as 20h. Além disso, os clubes esportivos poderão promover competições a partir da próxima segunda-feira também. Os torneios, no entanto, não contarão com a presença do público e toda organização dos eventos deverá respeitar o protocolo de combate ao novo coronavírus.

Igrejas e templos também vão poder aumentar a capacidade de funcionamento na próxima segunda-feira. Aquelas que possuem espaço para até 999 fiéis poderão receber 30% da sua capacidade total, enquanto as instituições com área para mais de mil fiéis poderão funcionar com 20% da capacidade. Por fim, os cursos livres presenciais também retornarão, a partir do dia 17 de agosto. Nessa fase, estão autorizados apenas estudantes a partir de 18 anos de idade e as instituições de ensino só poderão receber até 25% da capacidade. Não estão autorizados os cursos preparatórios para o ENEM, SSA e outros vestibulares ou disciplinas específicas. Seguem fechados os museus e cinemas, parques de diversão, zoológico e serviço público.

O que avança:


Ampliação do horário dos shoppings, centros comerciais e serviços de alimentação
Competição entre clubes esportivos
Ampliação da capacidade de igrejas e templos
Liberação dos cursos livres presenciais

Cidades: Abreu e Lima, Araçoiaba, Fernando de Noronha, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Itapissuma, Olinda, Paulista e Recife, Camaragibe, Chã de Alegria, Chã Grande, Glória do Goitá, Pombos, São Lourenço da Mata, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Surubim,Vertente do Lério, Buenos Aires, Carpina, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Nazaré da Mata, Paudalho, Tracunhaém, Vicência, Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Itambé, São Vicente Férrer, Itaquitinga, Macaparana e Timbaúba.

Macrorregião 2

No Agreste do Estado, a determinação é que a macrorregião continuidade dos municípios na etapa 6 do plano. No entanto, também a partir da próxima segunda-feira, será liberado o funcionamento das feiras do polo de confecções do Agreste. No município de Toritama, a feira pode voltar a funcionar já neste domingo (9). Por isso, a ampliação do horário de funcionamento do shoppings não acontece para essa região, bem como a abertura de museus e cinemas, parques de diversão, zoológico, ou serviço público.

O que avança:

Liberação das Feiras de Polo de Confecções

Cidades: Agrestina, Altinho, Caruaru, Cupira, Ibirajuba, Jurema, Panelas, Riacho das Almas e São Caitano, Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Gravatá, Sairé e São Joaquim do Monte, Alagoinha, Belo Jardim, Cachoeirinha, Pesqueira, Poção, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó, Brejo da Madre de Deus, Frei Miguelinho, Jataúba, Santa Maria do Cambucá, Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes, Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Calçado, Caetés, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmeirina, Paranatama, Saloá, São João e Terezinha.

Na Macrorregião 4, também no Sertão, os municípios da 7ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Salgueiro, e da 8ª Gerência Regional de Saúde, sediada em Petrolina, avançarão para a Etapa 5 do plano. Será liberado o funcionamento de escritórios com 50% da carga e concessionárias de veículos com 100% da carga, também na próxima segunda.

O que avança:
Funcionamento de escritórios
Concessionárias de veículos

Cidades: Belém de São Francisco, Cedro, Mirandiba, Salgueiro, Serrita, Terra Nova, Verdejante, Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena, Trindade e Morelândia.
Exceções

A situação da pandemia ainda divide o cenário na Macrorregião 4. As cidades pertencentes à 9ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Araripina, permanecerão na Etapa 4, na qual é autorizada a construção civil com 100% dos funcionários, salões de beleza, atividades esportivas, varejo de rua e comércio de veículos com 50% da capacidade. A exceção fica para Araripina e Ouricuri, onde a redução do número de casos da covid-19 ficou aquém do desejado. A partir desta sexta-feira (7), os dois municípios terão que retroceder à Etapa 2 do plano. Até o dia 16 de agosto, só estão autorizados a funcionar os serviços considerados essenciais, como, por exemplo, mercados, padarias e farmácias.

Por JC Online

Confinamento deixa 75% dos alunos ansiosos, irritados ou tristes, diz pesquisa

Com o ensino remoto imposto pela pandemia, metade dos pais desses estudantes diz acreditar que eles não estarão preparados para concluir o ano letivo, e 70% dos que têm filhos entre o 6º e o 9º ano acham que seria melhor que ficassem na mesma série em 2021.

As crianças e os jovens não estão motivados a estudar em casa (57%) e enfrentam problemas na rotina de estudo (62%). O temor de que os filhos abandonem a escola atinge 33% dos pais.

Esse é o resultado de um levantamento que tem o objetivo de mapear as dificuldades decorrentes do fechamento das escolas, realizado pelo Datafolha, em parceria com a Fundação Lemann, o Itaú Social e a Imaginable Futures. Os dados foram encaminhados para o governo do Estado, que nesta sexta-feira (7) anuncia se haverá ou não mudanças no plano de retomada na educação.
Escola EREM Maria Cavalcanti Nunes - Nova Petrolândia (Foto/arquivo: Assis Ramalho/BlogAR)

Por ora, a regra é que as escolas só serão abertas quando pelo menos 80% da população do estado estiver há 28 dias na fase amarela e 20% há 14 dias. Até a última reclassificação, cerca de 60% estavam no amarelo e, para que se cumpra a previsão de volta às aulas presenciais em 8 de setembro, é preciso que 20% avancem para essa etapa no anúncio de amanhã do governo.

A pesquisa do Datafolha mostra que os estudantes têm se esforçado no confinamento, na medida do possível. Foram 79% os entrevistados que responderam que os filhos haviam feito alguma atividade escolar na última semana.

Apesar disso, é baixo o tempo dedicado aos estudos: apenas 28% dedicam mais de três horas diárias. E, ainda mais grave do que isso: 15% dos alunos não têm nenhum acesso à internet ou contam com redes de má qualidade. São mais de 470 mil crianças e jovens no estado.

Apesar de todas essas dificuldades com as aulas remotas, a volta às presenciais é vista com preocupação, o que é natural e aconteceu também em outros países vitimados pela pandemia que já reabriram as escolas. Dentre os pais da rede estadual paulista, 88% receiam que os filhos possam contrair a Covid-19 na reabertura das escolas. É diferente da sensação dos estudantes: apenas 23% têm medo de voltar.

A pesquisa mostra o que os pais da rede estadual consideram que valerá a pena para que os filhos se recuperem após a retomada das aulas presenciais: seguir com aulas remotas somadas às presenciais (84%), ter aulas aos sábados (69%), ter mais horas de aula por dia (67%) e prorrogar o ano letivo para 2021 (73%).

O Datafolha entrevistou 424 responsáveis por 598 estudantes de 6 a 18 anos matriculados na rede pública, com uma margem de erro de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos. A confiabilidade dos resultados é de 95%.

A decisão sobre a retomada na educação deve levar essa realidade em consideração, somada a um cálculo seguro sobre os riscos de propagação da pandemia.

O medo dos pais, ainda que a maioria das pesquisas internacionais apontem como baixa a contaminação de crianças, deve ser visto como consequência inevitável de um tempo traumático e imerso em desinformação. Tornar a volta uma opção das famílias, que poderão equacionar riscos e temores particulares, é o primeiro passo para uma decisão acertada. E o segundo, mais improvável, é tirar da conta o jogo político.

Por: FolhaPress

Boletim desta sexta [07/08]: Com mais 1.477 casos da Covid-19 e 39 óbitos, Pernambuco totaliza 6.867 mortes


Mais 1.477 casos da Covid-19 e 39 óbitos foram confirmados em Pernambuco nesta sexta-feira (7). Com isso, o estado passou a contabilizar 102.872 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e 6.867 mortes, números que começaram a ser registrados desde março, no início da pandemia.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Pernambuco confirmou mais 64 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.413 casos leves da Covid-19, ou seja, pessoas que não precisaram de internamento hospitalar, já estavam curadas ou na fase final da doença. Esses acréscimos fizeram Pernambuco totalizar 24.098 casos graves e 78.774 quadros leves.

Com relação aos 39 óbitos, 22 aconteceram entre o dia 5 de maio e segunda-feira (3). As outras 17 mortes ocorreram nos últimos três dias, sendo oito mortes registradas na quinta-feira (6), cinco na quarta-feira (5) e quatro na terça-feira (4).

"Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde", informou o governo estadual em nota.

Por G1 PE

Petrolândia: Presidente do Lions Clube, Junior Biu é reeleito para o Ano Leonístico 2020/2021






O CL Arnaldo Rocha (Junior Biu), que assumiu o cargo de presidente do Lions Clube de Petrolândia em 2019, foi reeleito, e continuará na direção do clube para o Ano Leonístico 2020/2021

A solenidade de posse aconteceu na noite desta quinta-feira (06/08/2020) na sede da instituição, localizada nas proximidades da Orla Fluvial da cidade.

Fugindo à regra, esse ano a cerimônia foi realizada somente com a presença da diretoria - via internet – devido à pandemia de coronavírus e em respeito às regras de isolamento social. O presidente fala sobre a experiência.
“Infelizmente, devido à pandemia que assola o país, e seguindo orientação das autoridades médicas/sanitárias, a reunião foi realizada somente com a presença de membros da diretoria, sendo bem rápida e objetiva. Uma experiência nada agradável, pois a posse presencial de uma nova diretoria é um momento marcante para todos os membros do clube”, lamenta Júnior Biu, que em seguida fez agradecimentos a Atel Telecom pela parceria no link da internet

Veja abaixo como ficou a atual diretoria para o Ano Leonístico 2020/2021

Presidente:  CL Arnaldo Rocha (Junior Biu)
Vice-Presidente: CL Cícero Batista da Silva e CL Diogo Leite Carvalho
Secretária: CAL Maria Nazareth Valgueiro Carvalho
Tesoureiro: CL Romeu Novaes de Sá
Assessor de Sócios: CL Gilberto de Souza
Diretor Social: CL Francisco Cézar Cavalcante Rodolfo
Diretor Animador: CL Miguel Eloi Viana
Ex- Presidente: CL Geraldo Manoel de Lima

Da Redação do Blog de Assis Ramalho