sexta-feira, agosto 07, 2020

Sertão de Itaparica-PE: Representantes da Rota do Cordeiro e Prodeter BNB, participam de reunião com o novo Secretário do MDR, Tiago Pontes Queiroz


O Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura do Polo do Sertão de Itaparica, em função da pandemia do Covid-19 e com as medidas de distanciamento social, precisou inovar e se adequar à nova realidade para retomar as atividades do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (PRODETER) e ROTA DO CORDEIRO.

Nesse período foram realizadas 04 (quatro) reuniões virtuais promovidas pelo Comitê Gestor com apoio da CODEVASF e do IF - Instituto Federal, para alinhamento de estratégias e avaliação de ações do PAT - Plano de Ação Territorial da Ovinocaprinocultura e Projetos da Rota do Cordeiro.

Na segunda-feira, 03/08/2020, o Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura do Polo do Sertão de Itaparica, participou de uma videoconferência oriunda de Brasília (DF), através da plataforma "Microsoft Teams", onde o Comitê Gestor apresentou demandas ao novo Secretário Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR/SDRU), Dr. Tiago Pontes Queiroz.

No encontro o Comitê Gestor Territorial apresentou as demandas e desafios com relação a alocação de recursos ministeriais, (MDR e MAPA) do Governo Federal para a implantação do Abatedouro Frigorifico especializado de Ovinos e Caprinos no município de Floresta - PE, no Sertão de Itaparica. Na oportunidade com apoio da equipe de técnicos da CODEVASF, foi apresentado detalhes das ações realizadas e executadas pela companhia, bem como, as necessidades atuais em termos de recursos para viabilização do empreendimento.

O Secretário Tiago Pontes, ressaltou as expectativas dos Criadores de Caprinos e Ovinos, para este projeto do Abatedouro Frigorífico, que pretende transformar toda cadeia produtiva na região sertaneja, principalmente a comercialização do rebanho, um sonho esperado há muitos anos. O Secretário, muito atento às demandas, solicitou de sua equipe técnica o detalhamento do projeto para ordenar o empenho dos recursos para viabilização do empreendimento, o qual, em suas palavras, é de fundamental importância para o soerguimento e desenvolvimento socioeconômico do nosso Pernambuco.

Para o Agente de Desenvolvimento, Adelmo Azevedo, uma das maiores dificuldades ainda é a falta de experiência dos agricultores e produtores rurais na utilização de ferramentas na rede de internet para realização das tarefas e participação de reuniões virtuais, o desafio é superar as dificuldade e se adaptar à nova realidade, é justamente o ponto-chave. "Já percebe uma evolução significativa, levando em consideração que as pessoas estão buscando acesso às ferramentas, instrumentos e aplicativos na internet, se adaptando a nova realidade para participar de reuniões, capacitações e cursos online”. Afirma Adelmo Azevedo.


Atenciosamente,
Adelmo de Souza Azevedo
Agente de Desenvolvimento
Banco do Nordeste – Superintendência Estadual de Pernambuco
Domicílio Agência Floresta – PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário