Web Radio Petrolândia

sábado, 8 de novembro de 2014

SESI/PE: 5ª Ação Social da Panificação oferece serviços gratuitos neste domingo (9)


Neste domingo (09), industriários da Panificação e seus familiares poderão usufruir de serviços gratuitos de Educação, Saúde, Lazer e Cidadania, durante a 5ª Ação Social da Panificação, promovida pelo Sesi/PE em parceria com Sindipão e EPÃO. A iniciativa acontece das 09h às 16h, no Clube de Campo dos Panificadores, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A expectativa é beneficiar dois mil trabalhadores do setor e promover 6 mil atendimentos.

Entre os serviços disponíveis estão emissão de RG, carteira de trabalho, certidão de nascimento e registro de casamento; consultas com clínico geral, ginecologista e otorrinolaringologista; triagem odontológica, restauração dentária, palestra sobre saúde bucal e escovódromo; exame de glicose; aferição de pressão arterial; oficinas de leitura, atividades esportivas e brinquedos infláveis. Também haverá demonstração com cães adestrados da Polícia Militar do Estado e distribuição de almoço e lanche para o público presente.

Segundo a coordenadora da área de Responsabilidade Social do Sesi/PE, Fernanda Pinho, seis mil atendimentos gratuitos devem ser realizados nesta edição. "Este ano, contamos com o apoio do Exército Brasileiro, responsável pelo atendimento médico, e da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, que fará a emissão de documentos, além da Polícia Militar. São parceiros importantes para o sucesso da Ação, cujo objetivo é contribuir para a saúde e qualidade de vida do trabalhador da indústria.", diz Pinho.

A 5ª Ação Social da Panificação também conta com o apoio de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), a Cooperativa dos Industriais da Panificaçã0, Confeitaria e Similares do Estado de Pernambuco (Coopancosi) e a Associação dos Industriais de Panificação de Pernambucano, além de Bunge, M. Dias Branco e Vitoppan.

Ascom SESI/PE

Senador eleito, Fernando Bezerra Coelho encontra prefeitos da Mata Sul


O senador eleito Fernando Bezerra Coelho (PSB) visitou as cidades de Barreiros e Sirinhaém, na Mata Sul, neste sábado (08/11) pela manhã. Ele participou de reuniões com prefeitos e lideranças políticas locais para identificar as demandas da região.

Fernando conversou com os prefeitos de Sirinhaém, France Hacker (PSD), de Barreiros, Carlinhos da Pedreira (PSB), de Tamandaré, Hildo Hacker (PSD) e o deputado estadual Pedro Neto (PDT), além de vereadores e secretários municipais. O futuro senador reafirmou o compromisso assumido durante a campanha de lutar por um novo pacto federativo, distribuindo melhor os recursos no país. "De cada 100 reais arrecadados mais de 65 ficam concentrados na União. O restante é repassado a estados e municípios. Esta divisão é perversa e desigual, vamos para reverter este quadro", disse Fernando.

O senador eleito aproveitou para agradecer às lideranças e à população da Mata Sul pela expressiva votação. "Tivemos uma bela vitória e quero retribuir com dedicação e trabalho, trazendo recursos para o Estado". Para Fernando, o momento é de desarmar palanques, pois 2015 será um ano de grandes dificuldades. "O povo já se manifestou, as eleições acabaram. O que o povo espera é que possamos fazer as entregas, realizar os projetos. É neste sentido que vou atuar".

Assessoria de Fernando Bezerra Coelho

Veículos não podem transitar no Parque do Cordeiro durante a 73ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados,


Em virtude da 73ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, não será permitido o acesso de veículos nas dependências do Parque de Exposição Professor Antônio Coelho (Parque do Cordeiro), no período de 10 a 24 de novembro.

A restrição deve-se ao cumprimento das exigências do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) para manter o status sanitário do estado de Pernambuco como Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação, reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE/OMS).

O acesso de pedestres ao Parque será permitido pelos portões da Avenida Caxangá, Avenida Maurício de Nassau, Rua Costa Maia (pela Associação dos Criadores de Pernambuco) e Rua Antero Mota (pelo estacionamento do Banco do Brasil).

Assessoria de Comunicação/Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Petrolândia: Vacinação de cães e gatos acontece neste domingo (09). Confira calendário da campanha antirrábica


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, avisa a todos os donos de cães e gatos que no próximo domingo, dia 9 de novembro, no horário de 8h00 às 17h00, será realizada a campanha estadual de vacinação contra raiva em cães e gatos. O evento acontece na zona urbana e rural. Fique atento: não deixe seu melhor amigo com raiva.

Pontos de vacinação (zona urbana)
Horário: 8h00 às 17h00
Posto I - Secretaria de Saúde (Rua Cecília Delgado, no centro da cidade)
Posto II - PETI/Secretaria de Ação Social (Av. Pref. José Gomes de Avelar)
Posto III - Pátio em frente ao Supermercado Almeida (Av. Auspício Valgueiro Barros)
Posto IV - Praça da Quadra 13
Posto V - Praça da Quadra 17
Posto VI - Praça da Quadra 08
Posto VII - Bairro Nova Esperança (Escola Municipal Itamar Leite)

Projeto Apolônio Sales 
Ponto de ônibus (08 às 17h00)

Brejinho de Fora
Próximo à escola (08 às 10h00)

Brejinho da Serra 
Próximo à escola (08 às 10h00)

Agrovila 02 Bloco 01 
Ponto de ônibus (12h30 às 15h00)

Agrovila 01 Bloco 01 
Ponto de ônibus (15 às 17h00)

Calendário de Vacinação contra raiva na zona rural

Candidata de 32 anos do Enem morre no local da prova em Pernambuco


Uma candidata do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve um AVC e morreu no Colégio Santa Emília, um local de aplicação da prova no bairro do Jardim Atlântico, em Olinda, Região Metropolitana de Recife. A comerciante Edvania Florinda de Assis, de 32 anos, chegou a ser atendida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu), mas não resistiu e faleceu no local. No fim da tarde, o Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) emitiu uma nota lamentando o ocorrido.

Segundo funcionários que trabalham na entrada da escola, Edvania foi, primeiramente, a uma outra unidade do Colégio Santa Emília, a cerca de 1km de distância, no mesmo bairro do Jardim Atlântico. Quando percebeu que estava no prédio errado, correu para o endereço certo. Ela atravessou os portões de entrada quatro minutos antes do seu fechamento, mas desmaiou em seguida. Acordou pouco depois, mas logo desmaiou de novo. Edvania foi socorrida pela enfermeira do local e pela equipe do Samu, que não puderam salvá-la.

Edvania estava acompanhada do sobrinho e do marido, Ginaldo Antonio de Araújo, com quem tinha uma filha de 4 anos de idade. Ginaldo, que também é comerciante, contou que eles estavam juntos há seis anos.

Leia na íntegra a nota de pesar do Inep.

Petrolândia: Feira de Artesanato e Gastronomia acontece neste sábado e domingo, a partir das 19h00

Feirape (Foto: Assis Ramalho)

CONVITE

As Associações de Artesanato, os Poetas e Artistas de Petrolândia, convidam vossa senhoria e família, para prestigiarem e abrilhantarem a FEIRARPE (Feira de Artesanato e Gastronomia de Petrolândia) que será realizada neste sábado, dia 08, e neste domingo, dia 09, na Praça dos Três Poderes, por trás da Praça de Alimentação, a partir das 19h00.

Participe! Você e sua família são os nossos convidados especiais.

Realização: Artesãos, Poetas e Artistas de Petrolândia
Apoio: Prefeitura Municipal de Petrolândia/Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

Prefeitura de Afogados da Ingazeira investe em qualificação profissional


Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a qualificação é fundamental para quem procura emprego, para quem anseia por um “lugar ao sol”.

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira buscou parceria com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – uma das principais entidades de formação profissional com ênfase para o setor de comércio, bens, serviços e turismo. “Ouvimos os empreendedores do município para saber quais as principais demandas de qualificação para os diversos segmentos de nossa economia. Só então procuramos o SENAC para propor a parceria,” afirmou o Prefeito José Patriota.

Nesta quinta (06), foi formada a primeira turma do curso de auxiliar de cozinha. As aulas tiveram início em agosto, na carreta do Senac, montada na praça ao lado da Prefeitura. A carreta-escola é novíssima, Afogados da Ingazeira é o primeiro município no qual ela estaciona. Nela, além do curso de auxiliar de cozinha, a Prefeitura e o Senac oferecem também o curso de garçom.

Petrolândia: Kathyane Xavier recebe felicitações pelo aniversário neste sábado

Kathyane Xavier, aniversariante de 08 de novembro
Kathyane e seus pais, Cícero Macacão e Eurides Xavier

Neste sábado, 8 de novembro, é aniversário da profissional de Educação Física Kathyane Xavier. Felicitá-la pela passagem desta data especial é fácil, mas ao mesmo tempo exige esforço. Como não elogiar uma pessoa com tantas qualidades, tantos esforços recompensados, limites superados e sucessos acumulados. Ela é professora de Educação Física, personal trainer, instrutora de ginástica laboral, profissional dedicada. Além disso, é amiga para todas as horas, companhia animada em qualquer lugar. A parte trabalhosa dos parabéns é escolher algumas poucas para ilustrar esta postagem, pois uma foto só não traduz seus múltiplos talentos. Rainha do selfie, antes do autorretrato ter esse nome e virar febre, escolhemos estas 'fotinhas' entre as centenas ou mais de milhar que ela acumula no Facebook atualizadíssimo.

E após longa introdução, finalmente, os parabéns. Kathyane, desejamos a você saúde, harmonia e proteção divina durante toda a sua vida, que está apenas começando, mas já é uma coleção de sucessos. Admiramos você por ser essa pessoa determinada, que não quer nada de graça, que não quer que a vida lhe nada 'de presente'. O que você deseja, você vai lá e conquista. Parabéns porque você é um exemplo de determinação e coragem. Feliz aniversário e sucesso sempre!

Estes são os carinhosos votos de Assis Ramalho, de sua prima (Mariiia!) Lúcia Xavier e de Melzinha, que ela não fala, mas tem sentimentos.      

A cuidadora de Melzinha
A professora de Educação Física
A árbitra oficial de handebol
A atleta jogadora de futsal
A instrutora de ginástica laboral
A personal trainer
 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Ônibus cai em rio na cidade e deixa pelo menos 7 mortos na Bahia


Um ônibus que saiu de Ilhéus com cerca de 35 passageiros, e estava indo para Porto Seguro, no sul da Bahia, caiu no rio Jequitinhonha, na BR-101, altura da cidade de Itapebi, por volta das 19h desta sexta-feira (7). Segundo a polícia de Eunápolis, sete pessoas morreram e 28 ficaram feridas. De acordo com testemunhas, um carro de passeio também caiu no rio, mas não foi encontrado.

Todos os feridos no acidente foram encaminhados ao Hospital Geral de Eunápolis, cidade que fica a 56 quilômetros de Itapebi, e outras três unidades de saúde.

Ainda segundo relato de testemunhas, o acidente ocorreu quando uma kombi tentou ultrapassar o ônibus em uma ponte, e os veículos acabaram batendo de lado. Com o impacto, o coletivo caiu da ponte, uma altura de cerca de 20 metros, junto com o carro de passeio.

De acordo com a PM, o motorista da kombi foi detido e encaminhado à delegacia de Itapebi, onde segue preso. Segundo informações da Polícia Civil, um teste de alcoolimia foi feito no motorista, mas deu negativo.

A PM acrescentou que o ônibus estava sendo arrastado pela força das águas do rio, onde existe uma usina hidroelétrica. Para evitar que o veículo se afastasse ainda mais, a usina fechou as comportas da barragem.

G1 BA

ENEM: Candidatos postam fotos de cartões de resposta na internet

Foto ilustrativa

Portões fechados, começa a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nas redes sociais, já começam a aparecer fotos de supostos cartões de resposta da prova deste ano, apesar de ser proibido. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) monitora as redes sociais e esses participantes poderão sem excluídos do exame.

No Instagram, um usuário postou uma foto do cartão com uma caneta e a legenda: "será que dá cão se tirar foto?". Outros postam a imagem e ainda desejam boa prova. As respostas de outros usuários são imediatas: "Foi eliminado já!", "deleta!".

A regra com relação a smartphones e celulares está no edital: não é permitido portar máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pen drives, mp3 ou similar, gravadores, relógios, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

Ação das Nações Unidas quer incentivar turismo sustentável no mundo

Foto: OMT

Organização Mundial do Turismo destaca uso eficaz dos recursos na conservação do meio ambiente e em novas tecnologias; atualmente o turismo representa 9% do Produto Interno Bruto global.

A Organização Mundial do Turismo, OMT, lançou um programa internacional para incentivar o turismo sustentável no mundo.

O foco da OMT está no uso eficaz dos recursos naturais, na conservação do meio ambiente e em novas tecnologias.

PIB

O plano foi anunciado, nesta semana, durante o ‘World Market Travel’, em Londres. A iniciativa será coordenada pela OMT e pelos governos da França, do Marrocos e da Coreia do Sul e terá o apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma.

O turismo atualmente é um dos setores econômicos que mais crescem. Ele representa 9% do produto interno bruto global, é responsável por quase 10% dos empregos no mundo e por 6% das exportações globais.

Até 2030, a OMT prevê que o número de turistas internacionais deve chegar a 1,8 bilhão.

Secretaria Municipal de Petrolândia realiza hoje campanha de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil


A Secretaria Municipal de Saúde de Petrolândia realizará Campanha Nacional de Vacinação Contra Paralisia Infantil e Sarampo no período de 8 a 28 de novembro. Neste ano, o Dia D de Mobilização Nacional será realizado em dois momentos: no primeiro dia da campanha, 8 de novembro, e no dia 22. A meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.

A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – terá como população-alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos. Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos.

Levem as crianças de seis meses a menores de cinco anos aos postos de vacinação mais próximo de sua casa.

Postos de vacinação no Dia “D” 08 de novembro:

PSF Renascer Quadra 16
PSF Dr. Hermínio Quadra 14
PSF Antônio Firmino Quadra 10
PSF Santa Inês Quadra 05
Sala de Vacina do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima

Postos de Vacinação de 10 a 28 de Novembro:
Zona Urbana:
PSF Renascer (Quadra 16)
PSF Dr. Hermínio (Quadra 14)
PSF Antônio Firmino (Quadra 10)
PSF Santa Inês (Quadra 05)
Sala de Vacina do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima

Zona Rural:
PSF Apolônio Sales (Projeto Apolônio Sales)
PSF Icó – Mandantes (Agrovila 07 Limão Bravo)
PSF Agrovila 04 Bloco 04 (Agrovila 04 Mandantes)
PSF Barreiras (Agrovila 01 Bloco 01

Welynadia Alves/Coordenação PNI Municipal

Meninas adolescentes precisam tomar a segunda dose da vacina do HPV

Meninas entre 11 e 13 anos podem procurar a rede pública de saúde para dar continuidade a vacinação contra o HPV (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No primeiro mês de aplicação da segunda dose, 914 mil adolescentes foram imunizadas. O número representa 18,4% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos. A vacinação da segunda dose começou no dia 1º de setembro.

O último balanço do governo mostra que, desde 10 de março, quando a imunização passou a ser ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 4,5 milhões de meninas receberam a primeira dose da vacina, o que representa 92,6% do público-alvo.

Em entrevista à Agência Brasil, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembrou que se trata de uma vacina nova, que passou a integrar o calendário básico de imunização apenas este ano. Outra particularidade considerada pelo governo, segundo ele, é o público-alvo: adolescentes, faixa etária que dificilmente procura postos de saúde por não ter de tomar nenhuma outra dose.

“O que vamos fazer é um trabalho mais pontual. Estamos identificando meninas que não tomaram a segunda dose e convocando para comparecer aos postos”, explicou, ao se referir ao plano como uma estratégia para as meninas faltosas.

Petrolândia: Audiência pública no Bairro Nova Esperança discute a falta de abastecimento de água na comunidade

Deputado estadual Rodrigo Novaes
Vereador Rogério Novaes
Bispo da Diocese de Floresta, Dom Gabriel
Gerente regional da Compesa, Dr. Augusto César

A falta de água no Bairro Nova Esperança, periferia da cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, e as dificuldades para garantir o abastecimento à população foram o tema de uma audiência pública realizada na noite desta sexta-feira, 07 de novembro, Proposta pelo presidente da Câmara de Vereadores de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques. A audiência pública contou com a participação de representativo número de moradores da comunidade, que ocuparam o espaço em frente à Escola Municipal Itamar Leite, onde uma tenda foi montada para o evento.

Estiveram presentes e compuseram a mesa, além do Presidente da Câmara, os vereadores Carlinhos, José Luiz (Zé Pezão), Raimundo Paulo (Noca), Jorge Viana, Rogério Novaes e Eudes Fonseca. Atendendo ao convite, também estiveram presentes o Secretário de Políticas Agrícolas do STR-Petrolândia, Natanael Caetano, o deputado estadual Rodrigo Novaes, o Bispo da Diocese de Floresta, Dom Gabriel, e o gerente regional da Compesa, Dr. Augusto César. Representando a comunidade do Bairro Nova Esperança, também fizeram parte da mesa as líderes comunitárias Eguinalda e Telma. Silvio representou a Igreja Batista Missionária de Petrolândia, com templo naquela comunidade, representando o Pastor Ricardo Rodolfo, que por motivo superior não pode comparecer ao encontro.

Ausente ao evento, o prefeito do município, Lourival Simões, foi alvo de duras críticas por parte das lideranças que compareceram a reunião. Segundo o presidente da Câmara, Fabiano Jaques Marques, o convite foi formulado ao gestor. "Infelizmente, o prefeito não compareceu, mas eu faço questão de dizer a todos que aqui estão presentes que o convite foi feito. Lamento ele não ter comparecido e nem ter mandado um representante", disse Fabiano.

"Já que o prefeito se esqueceu de vir à reunião, nós vamos esquecer ele e vamos deixar a prefeitura de lado, nós agora queremos a prefeitura fora. Se for necessário, eu irei até o governador do Estado para dizer que queremos que a Compesa elabore o projeto e execute o serviço aqui no Bairro", disse Rodrigo Novaes.

Durante a reunião, a população também se pronunciou fazendo perguntas e relatando as deficiências com a falta de água no Bairro Nova Esperança. Segundo os moradores, esse sofrimento já dura 15 anos e as autoridades não têm tomado as providências cabíveis.

"Há 15 anos que nós estamos aqui, morando próximo a uma ilha e morrendo de sede. A gente vai na prefeitura, e lá eles dizem que o problema é com a Compesa, quando a gente chega na Compesa eles dizem que o problema é da prefeitura. Aliás, uma vez nós fomos fazer reivindicação na Compesa, e lá fomos chamados de "mundiça". Então, já que hoje o representante da Compesa está aqui, a gente quer saber onde está a mentira e onde está a verdade", desabafou a líder comunitária Eguinalda, que ainda acrescentou que já foram enviados vários abaixo-assinados para a Prefeitura de Petrolândia e a Compesa, e até agora nenhuma resposta foi dada.

O vereador Eudes Fonseca disse estar pronto para buscar alternativas para solucionar o problema e querer saber mais detalhes por parte da Prefeitura e da Compesa. "Eu prometo empenho nas buscas de alternativas para o problema da falta de água aqui no Bairro, mas eu quero entender mais detalhes sobre o andamento dos acordos da Prefeitura com a Compesa, e vice versa", disse.

Para o vereador Noca, é preciso que os moradores do Bairro Nova Esperança sejam tratados como iguais aos moradores das quadras da cidade, e que não haja barreiras. "É preciso quebrar essa barreira que separa o Bairro Nova Esperança, a partir da Quadra 17, porque todos têm que ser tratados por igual. O problema da falta de água aqui no Bairro só não foi resolvido até hoje porque falta vontade", disse Noca.

Em suas palavras o representante do STR de Petrolândia, Natanael Caetano, disse que nada adianta fazer calçamento no Bairro (a prefeitura deu início ao calçamento em uma das ruas), se não for feito saneamento. Natanael também aproveitou a oportunidade para felicitar os organizadores da audiência pública que, segundo ele, é de grande importância.

O vereador Carlinhos fez críticas a todos os gestores que dirigiram o município, afirmando que nenhum se preocupou em elaborar um projeto para o Bairro, e disse que se o problema não for resolvido pela prefeitura ou a Compesa, irá até Brasília procurar as esferas maiores do poder. "A verdade é que todos os prefeitos que passaram pelo município nunca se interessaram em fazer um projeto para acabar com o problema, mas eu aproveito pra dizer que se nem prefeitura nem a Compesa tomarem as providências de resolver o problema, nós vamos procurar as esferas maiores, lá em Brasília", afirmou o vereador.
.
O vereador Zé pezão afirmou que a prefeitura teria recebido dinheiro para realizar o serviço no Bairro Nova Esperança, mas que a quantia foi devolvido por falta de projeto. "É lamentável esse problema já não ter sido resolvido, porque a prefeitura recebeu um milhão e setecentos mil reais, e esse dinheiro foi devolvido por falta de um projeto, que não foi feito. Infelizmente, essa é que é a verdade. A gente todos os dias está cobrando, mas não temos a caneta, e sempre esbarramos nas burocracias", disse o vereador.

Entre uma pergunta e outra, por parte dos moradores presentes, a audiência prosseguiu com a fala dos integrantes da mesa. Chegado o pronunciamento do vereador Jorge Viana, o político fez duras críticas ao prefeito Lourival Simões, a quem chamou de covarde por não ter comparecido à reunião. "É uma vergonha o prefeito não comparecer a uma reunião tão importante quanto essa. Ele não veio porque é covarde. E o pior é que a prefeitura não faz o serviço para acabar com o problema de água no Bairro nem deixa a Compesa fazer. A prefeitura recebeu o dinheiro e foi devolvido por falta de um simples projeto que não existia e nem existe. Agora, estão dizendo que a prefeitura vai cortar os carros pipas porque o povo não votou nos candidatos dele, Se isso acontecer nós vamos ao Ministério Público, e se for preciso vamos todos bater nas portas da Prefeitura", enfatizou Jorge, sob aplausos dos moradores.

A exemplo do seu companheiro Jorge Viana, o vereador Rogério Novaes também teceu fortes críticas ao gestor do município por sua ausência na audiência pública e disse que o prefeito é chegado a mentiras. "Gostaria que o prefeito estivesse aqui para ouvir o que tínhamos para dizer, mas ele não veio, e isso é um ato de irresponsabilidade por parte de um gestor que dirige um município. É lamentável que todos esses problemas estejam acontecendo aqui neste Bairro e nenhuma providência seja tomada. Como é que pode? Aqui no Nova Esperança tem água (do chafariz) pra cavalo, pra jegue, mas não tem água para gente. Pense em um prefeito que gosta de mentiras!", desabafou Rogério.

Por sua vez, o deputado Rodrigo Novaes também criticou fortemente o gestor do município, ressaltando que, pelo dinheiro que o município arrecada, era para Petrolândia ser um "brinco". "Um município como esse, com o dinheiro que arrecada por mês, não era para estar dessa maneira. Era pra estar um "brinco". Era pra estar bem no saneamento, na saúde, na educação, em projetos de habitação, mas não está, graças às más ou má administração. É um absurdo que uma cidade seja cercada por água e tenha habitantes morrendo de sede, por falta de eficiência, por não ter feito um simples projeto. E o pior é que a prefeitura nem faz nem deixa a Compesa fazer.  Mas agora eu quero dizer uma coisa muito importante para todos aqui presentes. Quero dizer que se for necessário eu irei até o governador do Estado para dizer que queremos que a Compesa elabore o projeto e execute o serviço aqui no Bairro. Já que o prefeito se esqueceu de vir à reunião, nós vamos esquecer ele e vamos deixar a prefeitura de lado, Nós agora queremos a prefeitura fora. Eu não entendo como uma audiência tão importante como essa, ele não tenha vindo e sequer tenha mandado um representante da Prefeitura", finalizou o deputado, prometendo trazer notícias concretas sobre o problema daqui a três meses, quando uma outra audiência pública será realizada.

Em poucas palavras, o Bispo da Diocese de Floresta, Dom Gabriel felicitou a todos pela iniciativa da audiência pública e disse que, apesar de a Igreja não ter forças políticas, ele está ao dispor para somar forças ao movimento.

Por fim, falou o representante da Compesa, no pronunciamento mais aguardado pela comunidade. O gerente regional, Dr. Augusto César, em poucas palavras, disse que o prefeito Lourival Simões teria abraçado o projeto, dizendo que o projeto era da prefeitura, mas que depois não teria dado o retorno à Compesa. Segundo o gerente, daqui por diante a responsabilidade será da Compesa, que irá executar o serviço. "A verdade é que o prefeito abraçou o projeto, dizendo que o projeto era dele, e depois  não deu mais retorno. Mas, eu quero dizer a todos vocês, aqui presentes, que hoje a Compesa está firmando um compromisso com vocês. Eu garanto que daqui a três meses eu estarei aqui novamente, em uma nova reunião, pra dizer se o projeto foi feito e, se não foi, o porquê não foi feito. Mas volto a afirmar que, a partir de agora, a Compesa está firmando um compromisso com vocês."

Questionado pelo deputado Rodrigo Novaes sobre o tempo necessário para a Compesa concluir uma obra como a necessitada pelo Bairro Nova Esperança, Dr. Augusto César foi categórico em afirmar que não será muito rápido. "Não é uma obra que seja feita em apenas três meses. Depois de o projeto elaborado, eu creio que o tempo de duração deve ser de mais ou menos um ano", frisou Dr. Augusto César.

O presidente da Câmara, vereador Fabiano Jaques Marques, finalizou a reunião com agradecimento pela presença de todos e prometeu uma nova audiência pública, prevista para fevereiro de 2015. Ele voltou a lamentar a ausência do prefeito na audiência. "Quero finalizar dizendo que eu estou muito feliz pela garantia que a Compesa nos deu, de que irá executar os serviços aqui, no Bairro Nova Esperança, o que vai resolver os problemas da falta de água da população. Quero agradecer a todos que compareceram a reunião e, mais uma vez, lamentar a ausência do prefeito. Mas se alguém pensa que desrespeitou a gente, está enganado, porque ele desrespeitou o povo. Então, se ele esqueceu a gente, nós vamos esquecer ele", finalizou Fabiano, sob aplausos da comunidade.

De mãos dadas, a audiência foi encerrada com oração do “Pai Nosso”, conduzida pelo Bispo Dom Gabriel.

Para ver fotos do evento, clique>Audiência Pública realizada no Bairro Nova Esperança

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Serra Leoa longe de controlar foco de ebola


A mortal epidemia de ebola, que vem fazendo estragos na África ocidental, vem constrangendo o governo de Serra Leoa e seu sistema de saúde, afirmou à IPS o ministro de Saúde e Saneamento do país, Abubakar Fofana. “Não estávamos preparados para esse flagelo do ebola. Nos pegou de surpresa, e com nosso débil sistema de saúde só podemos depender do apoio dado por nossos sócios internacionais”, ressaltou.

Segundo um informe divulgado no final de outubro pela organização britânica Save the Children, a cada hora, cinco pessoas são infectadas na capital Freetown, e a situação é preocupante. Mas o governo não deu importância a essa conclusão, dizendo que o estudo exagerava e que a situação está melhorando em algumas partes do país. A sociedade civil e a população estão preocupadas com a maneira como o governo está lidando com o problema.

“As autoridades deveriam ser mais proativas. Deveriam pagar razoavelmente bem os trabalhadores da saúde, que são os soldados da primeira linha nessa luta, e garantir que recebessem equipamentos de proteção pessoal adequados”, apontou à IPS o diretor do Movimento Antiviolência, Bernard Conthe. “Isso não acontece. Inclusive a implantação da quarentena em supostos infectados com ebola não está sendo realizada de maneira efetiva”, denunciou.

ONU escolhe um brasileiro para ser o 'fiscal' da água


O novo relator das Nações Unidas para o Direito à Água e ao Saneamento é o brasileiro Leo Heller (foto). A partir de 2015, ele vai substituir a portuguesa Catarina Albuquerque, que, após dois mandatos, envolveu-se em uma série de crises diplomáticas com Estados brasileiros e com o governo Dilma Rousseff por causa de críticas à gestão de recursos hídricos. Heller foi escolhido pela ONU para atuar como o “fiscal” que vai exigir dos países a garantia da oferta de água e saneamento às suas populações.

A reportagem é de Jamil Chade, publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, 07-11-2014.

Após seis anos, Catarina é obrigada a deixar o cargo - cada mandato dura três anos. Ao Estado, ela revelou que defendeu a escolha do brasileiro. Sua substituição não é resultado dos atritos com o Brasil.

Acadêmico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Heller teve sua candidatura alavancada por especialistas, relatores e ONGs. O governo surpreendeu outros países por não fazer uma campanha forte. “Foi uma ação protocolar do Brasil, sem grande entusiasmo”, disse um alto funcionário da ONU. Assim como Catarina, Heller faz críticas à política de saneamento do País.

Empresas devem adotar cotas para negros, diz professora


Em vigor há quatro meses, a lei que reserva cota de 20% para negros nos concursos públicos para o serviço público federal deve incentivar empresas privadas a adotar ações afirmativas nos processos de contratação de pessoal. A avaliação é da advogada e professora da Universidade de Brasília (UnB), Ana Flauzina, que participou ontem (7), em Brasília, da quinta edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Com as cotas para ingresso no serviço público federal, ressaltou Flauzina, o movimento negro fecha um tripé na luta contra o racismo enraizado na cultura brasileira. “Já temos a dimensão da educação, da segurança pública, que começa ainda incipiente e, agora, o mercado de trabalho. É um passo fundamental a gente chegar com as cotas no serviço público que sinaliza para o mercado privado essa necessidade e, a partir dai, a gente começa a ter uma transformação social mais profunda em relação ao racismo no Brasil”, disse à Agência Brasil.

Para além da cota para o ingresso no serviço público, acrescentou Ana Flauzina, as ações afirmativas têm que oferecer chances iguais de ascensão a cotistas e não cotistas. “Não apenas entrar, mas ter espaço dentro das empresas, ter espaço efetivo para que as pessoas possam dar a sua contribuição. Porque há uma armadilha colocada ai que a gente pode deixar as pessoas simplesmente lá, sem dar espaço necessário para que elas possam crescer e desenvolver todo o seu potencial”, disse.

Suspeito de chacina no PI confirma que iria ´capar´ amante e matar mais três


As imagens do depoimento de Clewilson Vieira foram divulgadas durante entrevista coletiva concedida no início da tarde desta sexta-feira (07) na sede da delegacia Geral de Polícia Civil do Piauí. Participaram da entrevista o delegado James Guerra, o secretário de Segurança, Luís Carlos Martins, e também o delegado de Castelo do Piauí, Laécio Evangelista, que esclareceram novos fatos sobre a chacina de São Miguel do Tapuio.

Segundo o delegado Laércio Evangelista, o assassino de cinco pessoas no município de São Miguel trata-se de alguém frio e calculista. Durante o depoimento o homem relatou como cometeu cada um dos assassinatos, e confessou que faria novas vítimas, que só foram salvas porque não foram encontradas em casa.

O homem começa em seu depoimento falando sobre a briga com a sua esposa dentro de casa. Confirma que os dois se desentenderam depois que ele descobriu que ela lhe traia. Tentou com que ela falasse a verdade, mas na negativa da esposa, revoltou-se e disparou pelo menos cinco vezes. Ele não lembra quantos disparos efetuou.

Depois de matar a esposa, armado com a pistola e o "oitão" (revólver calibre 38), o homem foi atrás de outros sete alvos, quatro deles, consumados. Na ordem matou o compadre Claudio - mas a intensão era matar Claudionor - o professor Roberto, o jovem Sidney e "seu Jovêncio".

Sargento da PM é morto a tiros no centro da cidade de Eunápolis, na BA

Sargento da PM é morto a tiros no centro em
Eunápolis, na Bahia (Foto: Divulgação/7ªCIPM)

O sargento da Polícia Militar, Dalvino Ferreira Magalhães Filho, de 46 anos, foi morto na tarde desta sexta-feira (7), no centro da cidade de Eunápolis, localizada a 671 km de Salvador. De acordo com informações da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Eunápolis), o policial caminhava pela rua, quando foi abordado por um homem que efetuou dois disparos a queima-roupa.

Ainda de acordo com a 7ª CIPM, o suspeito trajava calça jeans e uma camisa azul, e já chegou atirando. A PM informou também que a arma da vítima foi levada e que, após o crime, o suspeito fugiu em uma moto pilotada por um outro homem.

O sargento chegou a ser atendido por uma ambulência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas morreu a caminho do Hospital Regional de Eunápolis. Inicialmente a polícia trabalha com duas hipóteses: a primeira é que Dalvino teria sido vítima de um latrocínio, que é roubo seguido de morte. A segunda é que, como o sargento trabalhava em um presídio, pode ter sido vítima de retaliação de algum dos presos. O autor dos disparos e o comparsa que aguardava na moto ainda não foram identificados.

G1 BA

Confira as manchetes dos principais jornais deste sábado (08)

O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país deste sábado, 08 de novembro de 2014. Confira:

Folha de Pernambuco: Aplicação do Enem em Pernambuco contará com esquema de segurança especial
Gazeta de Alagoas: Suplente de vereador acusado de liderar grupo de extermínio é solto
Jornal do Dia-SE: PM reage a assalto e atira em ladrão dentro de lan-house
Diário do Nordeste-CE: 176 cidades cearenses estão afetadas pela estiagem
Correio da Paraíba: Está proibido fazer 'selfie' durante provas do Enem; infração pode eliminar candidato
A Tarde: Família acusa polícia por sumiço de adolescente há 14 dias
Correio da Bahia: Sargento da PM é morto a tiros no centro de Eunápolis
Tribuna da Bahia: Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai é aberta ao público
O Globo: Postos do Rio sobem preço da gasolina acima do aumento da Petrobras
Folha de São Paulo: Procuradora é favorável à prisão domiciliar para Costa Neto
O Estado de São Paulo: Haddad já planeja usar renegociação da dívida para impulsionar PPPs
Correio Braziliense: Enem terá 17 mil detectores de metais para fiscalizar fraudes
Estado de Minas: Bandidos fazem 12 reféns por cerca de 2 horas em BH
Zero Hora: Governo do RS deve gastar R$ 1,5 bi além do que arrecadou

Fonte: Rede Brasil de Notícias/Blog de Assis Ramalho

Confira resultado das loterias da Caixa desta sexta (07); Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Styllus


07/11
Quina (Concurso 3634):
03 15 30 53 61

Dupla Sena (Concurso 1331):
Primeiro Sorteio
01 12 28 31 36 38
Segundo Sorteio
05 07 23 28 39 44

Lotofácil (Concurso 1129):
02 03 04 05 07
08 12 13 16 17
18 19 21 22 23

>Veja todos os resultados