quinta-feira, 14 de julho de 2016

Petrolândia: Caravana do Sebrae visita 17ª Fenearte


Fotos: Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho



No último sábado (09), a Caravana do Sebrae partiu do Sertão de Itaparica em direção ao Centro de Convenções de Pernambuco, situado em Olinda, Região Metropolitana do Recife. A bordo do micro-ônibus, participantes de Serra Talhada, Floresta, Petrolândia e Tacaratu (Carabeiras). O embarque em Petrolândia aconteceu às 5 da manhã e a chegada ao destino, após longas horas de estrada, em viagem feita pela rota Tacaratu/Arcoverde, ocorreu pouco depois das 14h00. Lúcia Xavier, do Blog de Assis Ramalho, participou da Caravana.

Para registrar a 17ª Fenearte, conhecida como maior feira de artesanato da América Latina, reservamos o domingo, a partir do horário de abertura, às 10h, menos movimentado. A jornada fotográfica exigiu uma caminhada de mais de seis horas no Centro de Convenções, para captar apenas a "essência" do evento. O registro completo exigiria pelo menos uma semana e à medida que horas avançavam, os corredores lotados pela multidão que se movimenta em forma de onda, da Alameda dos Mestres em direção aos estandes mais distantes da entrada.

Nossa primeira parada foi no estande de Ilga Carvalho, expositora individual. O estande de Sabonetes 100% Artesanais de Petrolândia, com seus produtos em forma de frutas deliciosamente perfumados, está localizado na Rua 19, estande 358. De lá, visitamos o estande da Secretaria Estadual da Mulher, onde a Café com Arte representa Petrolândia. Seguimos para o estande da Associação Arte da Nossa Gente, também de Petrolândia, e o da Prefeitura de Petrolândia, devidamente ocupado por representantes das associações do município. A última parada, antes do giro total na Feira, foi no estande da Associação Café com Arte. Destaque-se que a etnia indígena Pankararu também está presente.

As matérias individuais, com detalhes variados sobre o evento, serão publicadas nesta sexta.

Agradecemos e felicitamos ao Sebrae/PE e Associação Café com Arte, pela organização da participação de Petrolândia na Caravana do Sebrae/Fenearte 2016. Agradecimentos especiais à nossa "cúmplice" de viagem, a ambientalista e professora florestana Josélia Menezes, frequentadora há anos da Fenearte, companhia agradável e inteligente que tivemos a satisfação de conversar no longo caminho ao Recife e tornou a viagem menos cansativa, dada a extensão de temas interessantes para conversa: dicas da feira, meio ambiente, política.

Fotos (mais de 1.000!)>17ª Fenearte - Centro de Convenções - Olinda (PE)

Redação do Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Dr. Alexandre Candeia, Endocrinologista, atende na MedClinic na sexta e no sábado, 15 e 16

A Medclinic/Endocardio fica localizada na Avenida Dep. Milvernes Cruz Lima, 292 na orla de Petrolandia. (Foto: Assis Ramalho)

A MedClinic, situada na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima nº 292, na Orla de Petrolândia, informa que o Endocrinologista Dr. Alexandre Candeia atende nesta sexta-feira (15) a partir das 07:30 da manhã.

No sábado (16), Dr. Alexandre Candeia também estará atendendo na MedClinic, desta vez realizando ultrassonografias a partir das 07:00 da manhã.

Para marcações, o telefone é (87) 3851 1879. Celular (87) 9-96662380.

Blog de Assis Ramalho
Inormação: MedClinic


Petrolândia: Programação de férias da Casa das Juventudes tem piquenique pedagógico





Na manhã dessa quinta-feira (14), a Casa das Juventudes de Petrolândia promoveu piquenique pedagógico com os jovens participantes da programação de férias da entidade.

Atividades pedagógicas e roda de conversa sobre o meio ambiente foram seguidas de lanches e recreação, no encontro realizado no Balneário Roça de Samyr, organização de Samyr Oliveira, às margens do rio São Francisco.

Ainda dá tempo de participar da programação das férias. A Casa das Juventudes de Petrolândia está localizada na Rua da Matriz, nº 300, no centro da cidade, próximo à Igreja de São Francisco de Assis.

Veja mais fotos abaixo.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Casa das Juventudes de Petrolândia


Lula faz visita ao assentamento Normandia, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Lula chega ao assentamento Normandia, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e é ovacionado pelo povo (Fotos; Assis Ramalho).

Coordenador do MST Jaime Amorim e Lula - fotos: Assis Ramalho
Lula em almoço no alojamento do assentamento Normandia, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Senador Humberto Costa (fotos; Assis Ramalho)
João Paulo e Fernando Ferro em foto para o Blog de Assis Ramalho
Escola do Centro de Formação Paulo Freire, que capacita trabalhadores rurais

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta quarta-feira (13), o assentamento Normandia, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Lula foi apresentado à escola do Centro de Formação Paulo Freire, que capacita trabalhadores rurais. Lula conheceu também a plantação e a agroindústria que existem no assentamento juntamente com trabalhadores e as gestoras da agroindústria do assentamento, Mauricéia, Maria Júlia e Dona Zefinha, que também são fundadoras do local. Hoje trabalham na agroindústria 18 mulheres e apenas 3 homens. No assentamento, planta-se macaxeira, inhame abóbora e milho. Além disso, há também uma criação de bodes para corte.

"Essa viagem despertou minha vontade de voltar a viajar o país. Especialmente nesse momento que estamos sendo vítimas de um golpe", disse. "Eu senti que eu tinha um vazio na minha vida. O vazio era a ausência de contato com o povo trabalhador desse país", afirmou Lula.

O ódio que alguns setores da sociedade estão manifestando contra a esquerda, avaliou Lula, "não é contra Chavez, Maduro, Fidel, é contra qualquer pessoa que pense que o trabalhador deve ter alguma participação na democracia". Segundo ele, é preciso que as elites aceitem a participação das classes populares: "Democracia pra eles é só quando eles participam sozinhos. Quando outro quer participar junto, eles não aceitam".

O Assentamento Normandia existe há 23 anos. Em 1993, 179 famílias ocuparam a fazenda na zona rural de Caruaru, no Agreste Central de Pernambuco. Em 1997, Normandia foi reconhecido como assentamento. Na história, já foram dadas cinco ordens de despejo.

Atualmente são 41 famílias assentadas e 20 agregadas (dentro de um local que já conta com um assentado), totalizando uma população de mais de 300 pessoas.


Capacitações para fortalecer gestão de controle urbano e ambiental no entorno de Goiana

Serão realizadas mais quatro oficinas (Foto: Banco de imagens Condepe/Fidem)

Terminam amanhã, 15, em Igarassu, as aulas da 2º turma do curso de capacitação em Planejamento e Controle Urbano. O treinamento ocorre desde segunda-feira, 11, e faz parte das atividades do Plano de Fortalecimento Institucional desenvolvido pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco - Condepe/Fidem em parceria com a Sudene. O intuito é preparar os técnicos de municípios localizados no entorno de Goiana, para atuarem em Planejamento Urbano e Ambiental, visando ao fortalecimento das administrações municipais.

Participam desta edição servidores (da Secretaria da Fazenda, agentes de saúde, entre outros) de Goiana, Itambé, Abreu e Lima, Itamaracá e Itapissuma. Ao todo foram vinte horas/aula. No conteúdo programático constam : noções de competências institucionais; Visão integrada da aplicação das leis; Legislação municipal, estadual e federal: 1ª parte - (Plano Diretor; Leis de Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo; Condomínios – industrial, de logística e residencial; Código de edificações e posturas; Legislação Estadual de parcelamento do solo); Noções de Cartografia e geoprocessamento; Noções de SIG – Banco de Dados, entre outros.


Operação Burla: PF e MPF desarticulam esquema que desviou mais de R$ 70 milhões na Bahia


A Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram hoje (14) a Operação Burla, que investiga crimes contra a administração pública e o desvio de verbas que podem passar de R$ 70 milhões no sudeste da Bahia.

A operação prevê o cumprimento de 29 mandados em cinco cidades baianas (Guanambi, Caetité, Iuiú, Vitória da Conquista e Salvador), localizadas no sudeste da Bahia, e em Belo Horizonte. Os mandados englobam três de prisão preventiva, quatro de prisão temporária, oito de condução coercitiva e 15 mandados de busca e apreensão.

A prefeitura de Pindaí foi um dos alvos da operação. Um auditoria da CGU mostrou fraudes em uma licitação no município para a contratação de empresa para reforma e recuperação de três escolas locais.

As investigações apontaram que as fraudes descobertas em Pindaí se repetiram em diversos municípios baianos.


Bahia tem 224 bebês com microcefalia



Na Bahia, 224 bebês tiveram diagnóstico confirmado para microcefalia, até o início desta semana, desde o início das notificações, em outubro do ano passado. Outros 352 casos ainda não foram analisados pela Secretaria de Saúde do estado.

As notificações levam em conta os novos critérios do Ministério da Saúde, que estabelece o diagnóstico da microcefalia em crianças do sexo masculino com perímetro cefálico menor ou igual a 31,9 centímetros. Nos bebês do sexo feminino, a malformação é notificada caso o perímetro cefálico seja igual ou inferior a 31,5 centímetros.

Dos casos no estado, 34 bebês morreram em decorrência da microcefalia, em 26 municípios. A capital Salvador lidera o número de mortes, com seis óbitos.


Acusado de matar promotor de Itaíba foge de presídio no Rio Grande do Norte

Thiago Faria foi morto a caminho do trabalho. Foto: Facebook/Reprodução

Um dos homens acusados de envolvimento na morte do promotor de Itaíba Thiago Faria Soares fugiu, na madrugada desta quinta-feira, da Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira Nóbrega, no Sertão do Rio Grande do Norte. José Ivanilson Dias Gomes é um dos 16 detentos que escaparam por um túnel da unidade carcerária.

José Ivanilson foi capturado em fevereiro deste ano através de uma operação integrada das polícias federais de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Ele já estava foragido da Cadeia Pública de Natal e, fora o homicídio, também responde por tráfico de drogas, roubo e associação criminosa. O suspeito começou a ser investigado após usar uma identidade falsa com o nome do promotor Thiago Faria.

Além de Ivanilson, outros quatro acusados de participação no crime foram identificados e vão a júri popular. José Maria Pedro Rosendo Barbosa, José Maria Domingos Cavalcante, Adeildo Ferreira dos Santos e José Marisvaldo Vitor da Silva são acusados de matar o promotor e tentar matar a noiva dele, Mysheva Freire Ferrão Martins, e o tio dela, Adautivo Elias Martins.


Pleito de Maniçoba para construir trecho da BR-316 será atendido


A BR-316, que liga o povoado de Carié até a cidade de Inajá, no sertão de Pernambuco, está prestes a sair do papel. Isso porque nesta sexta-feira (15) o deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB) juntamente com o Ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa e com o Governador de Alagoas, Renan Filho vai assinar a ordem de serviço para a construção e pavimentação deste trecho da BR.

As obras de implantação e pavimentação do trecho serão realizadas em 49 quilômetros da rodovia federal. Segundo o parlamentar, a pavimentação dessa estrada é uma reivindicação antiga da população. E com sua conclusão um novo canal de escoamento de produção surge gerando assim, mais oportunidades para a região.

Assessoria de imprensa deputado federal Kaio Maniçoba


Após visita a Aécio, novo presidente da Câmara dos Deputados fala em união de deputados e senadores

O presidente eleito da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, visita o senador Aécio Neves. O PSDB apoiou a candidatura de Maia (Antonio Cruz/Agência Brasil)

No primeiro dia na presidência da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) disse que é fundamental que a Câmara e o Senado trabalhem juntos na discussão dos temas de interesse da sociedade. Ele citou como prioridades projetos ligados à agenda econômica e a reforma política. Maia vai se encontrar, na tarde de hoje (14), com o presidente do Senado, Renan Calheiros.

“Nós, deputados e senadores, vamos trabalhar juntos, construir pautas em conjunto para que a gente possa superar a crise, reformar muitos temas no Brasil em conjunto. É fundamental que Câmara e Senado voltem a ter um diálogo saudável, o que deixamos de ter há muito tempo”, disse hoje (14) após visita ao senador Aécio Neves (PSDB-MG).

O primeiro ato do presidente da Câmara na Casa foi a visita ao gabinete de Aécio Neves, que é também presidente do PSDB, para agradecer o apoio a sua eleição. A legenda apoiou a candidatura de Maia.


Petrolândia: Hoje é dia de promoção loucura no Ket's Buffet. Aproveite!


Quinta-feira no Ket's é abertura oficial do fim de semana em Petrolândia, na happy hour mais charmosa da cidade, com a organização de Ketty Gislene, que voltou reenergizada aos negócios após a maravilhosa excursão aos Lençóis Maranhenses, realizada neste final de semana. 
 
As promoções de hoje são Temaki (R$  9,90), sushi (R$ 9,90) e torre de chopp (R$ 14,99). Quer promoções, ambiente aconchegante e bom atendimento? #VemProKets! 

No Ket's, além de variadas opções de petiscos e bebidas, para agradar a todos os gostos, o cliente desfruta de ambiente agradável e aconchegante, em área climatizada ou ar livre.

Marque, curta e compartilhe suas horas felizes no Ket's, na melhor companhia e com o melhor atendimento da cidade. #VemProKets

Happy hour é no Ket's, de quinta a sábado, localizado na Av. Prefeito José Gomes de Avelar, em frente à Odontomedic (Clínica de Dr. Eudes), no centro da cidade. Aberto para almoço diariamente.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Ketty Gislene/Ket's Buffet


CPRH conclui repatriamento de araras e tucanos para a região amazônica

Ao todo, 16 aves resgatadas em operações de fiscalização embarcaram do Recife para Macapá, no Amapá (Fotos e vídeo: CPRH/Divulgação)

A Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH) promoveu o repatriamento de 16 aves nesta quinta (14). Ao todo, 14 araras e 2 tucanos, resgatados em operações de fiscalização da Agência, foram enviadas de avião para Macapá, capital do Amapá, a fim de serem reintroduzidas em seu bioma de origem, na região amazônica.

O diretor de recursos Florestais e Biodiversidade da CPRH, Walber Santana, lembra que a devolução de animais silvestres à natureza é um trabalho rotineiro da Agência, mas essa última situação teve um tratamento especial por se tratar de espécies que não pertenciam ao bioma pernambucano.

"Na grande maioria das vezes, a CPRH faz a devolução de animais com habitat em Pernambuco, como a caatinga ou mata atlântica. Mas nesse caso, são aves que não têm ocorrência no bioma pernambucano, e sim, no amazônico", explicou ele.


Recuperação judicial da Oi afeta mais de 2,2 mil micro e pequenas empresas


O processo de recuperação judicial da Oi causou um impacto de R$ 158 milhões em 2.214 micro e pequenas empresas, segundo lista divulgada pela própria operadora de telefonia. Para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as dívidas podem prejudicar a sobrevivência desses empreendimentos, cujo faturamento anual, por lei, não pode ultrapassar R$ 3,6 milhões.

Para orientar pequenos negócios a enfrentar uma recuperação judicial, seja como credores ou como solicitantes, o Sebrae lançou um projeto em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Por meio do projeto Recupera MPE, o Sebrae está enviando cartas aos proprietários de micro e pequenas empresas que têm créditos com a Oi, explicando como eles devem agir nesse tipo de situação.

Também está prevista a discussão de medidas para preservar a continuidade dessas empresas no mercado, por exemplo, com a preferência no pagamento dos créditos.


Inauguração do Espaço do Bem movimenta Recife nesta sexta (15)


Será inaugurado amanhã (15), às 18h, no Carrilho Empresarial, o Espaço do Bem, local reservado para discussão e execução de ações voltadas para a melhoria da cidade.

A equiparação salarial entre o vereador e o professor municipal, mandato colaborativo dos vereadores, regulamentação do Uber, dentre tantos outros temas, terão espaço para discussões e levantamento de novas ideias para que seja pensado um novo Recife.

Liderando esse movimento, está o empresário no ramo da sustentabilidade, Érico Santos. “Já não aguento mais apenas querer mudanças, é preciso levantar e fazer um enfrentamento direto”, disse Érico que ainda destacou a importância de todas as pessoas que contribuíram para a inauguração desse espaço, “Sozinho não se chega muito longe, juntos somos capazes”.


Caravana de Petrolândia participa de ato da Frente Brasil Popular em Caruaru com participação de Lula

Fotos: Assis Ramalho
Caravana de Petrolândia presente ao evento (Fotos: Assis Ramalho)
Petrolândia na avenida
Petrolândia no passo do grupo Maracatu Nação do Barro, do Alto do Moura.

De acordo com a organização do evento, estiveram presentes 3.500 pessoas - a Polícia Militar contabilizou 2 mil

Multidão se aglomera em frente ao hotel, à espera de Lula




Homem, mulher e menino na avenida

Caravanas de Petrolândia, Belo Jardim, Arcoverde, Brejo da Madre de Deus, São Bento do Una, São Caetano, Ibimirim e de vários munícios do Agreste e Sertão de Pernambuco marcaram presença nesta quarta-feira (13) no ato da Caravana da Frente Brasil Popular em Defesa da Democracia, realizado em Caruaru. O evento teve a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A concentração teve início por volta das 9 horas da manhã no Pátio de Eventos Museu de Barros, no centro da cidade, onde aconteceram várias apresentações culturais, entre elas, a do grupo Maracatu Nação do Barro, do Alto do Moura. Enquanto isso, Lula participava de encontro com o prefeito José Queiroz e lideranças da região, em um hotel da cidade. Em frente ao Grande Hotel, uma multidão ovacionava e aguardava o ex-presidente, aos gritos de “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.

Por volta das 10h30, milhares de pessoas seguiram o movimento, percorrendo algumas ruas e avenidas de Caruaru e seguiram até o palanque, montado em frente ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS), na avenida Rui Barbosa.

De acordo com a organização do evento, estiveram presentes 3.500 pessoas - a Polícia Militar esteve no local e contabilizou 2 mil. O evento, que contou com uma caravana do MST de Petrolândia - coordenada pelo dirigente Francisco Terto, teve a cobertura da Web Rádio Petrolândia e do Blog de Assis Ramalho.

Ao evento também compareceram o senador Humberto Costa, o prefeito de Caruaru, José Queiroz, Marília Arraes, neta do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes e vereadora pelo Recife, Carlos Veras, da CUT, Jaime Amorim, do MST, Ranúzia Netada Frente Brasil Popular e Marcha Mundial das Mulheres.

Em seu discurso, o ex-presidente lembrou as conquistas dos governos petistas e a ofensiva da oposição à presidente Dilma Rousseff, enfrentamento que culminou com o afastamento dela do comando do País.