Web Radio Petrolândia

segunda-feira, 16 de março de 2015

Miguel Coelho vai cobrar aceleração de repasses federais para combate à Seca

Foto: Ivaldo Reges

Após realizar uma audiência pública que debateu por mais de quatro horas os efeitos da Seca em Pernambuco, o deputado estadual Miguel Coelho (PSB) informou que enviará um relatório aos governos federal e estadual sobre os impactos da maior estiagem das últimas décadas. O parlamentar adiantou que entre os principais tópicos do documento estará um pedido para aceleração dos repasses federais para as obras hídricas.

Durante o debate, o principal foco de reclamações de diversos vereadores, prefeitos e representantes de associações rurais foi a falta de recursos para o enfretamento à seca. As críticas também se centraram na demora para conclusão de obras estratégicas por falta de repasses da União para municípios ou Estado.

“Hoje, a queixa que mais ouvimos foi a falta de verba para combater efetivamente a seca. Diversas obras que poderiam solucionar a falta de abastecimento estão paralisadas porque os recursos ficam emperrados. É preciso que o Governo Federal se sensibilize à situação dramática que o Nordeste atravessa e garanta a execução de obras tão estratégicas como a Adutora do Agreste e Barragem de Serro Azul”, ressaltou Miguel Coelho.

Governo vai fazer leilão em agosto para contratar energia solar


O governo vai promover no dia 14 de agosto o primeiro leilão de energia reserva deste ano. Será contratada apenas energia gerada a partir de fonte solar fotovoltaica. O suprimento começará em agosto de 2017, com prazo de contrato de 20 anos.

As regras foram publicadas hoje (16) no Diário Oficial da União. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o leilão tem o objetivo de diversificar a matriz elétrica e propiciar uma competição isonômica e o atendimento à garantia de suprimento.

O preço-teto do leilão será calculado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), aprovado pelo ministério e estabelecido quando o edital for publicado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os empreendedores interessados em participar do leilão deverão cadastrar seus projetos na EPE até o dia 14 de abril. Uma das condições é que o empreendimento seja conectado ao Sistema Interligado Nacional.

Agência Brasil

Rodrigo Novaes participa do Seminário Todos por Pernambuco

Senador Fernando Bezerra Coelho, deputado Rodrigo Novaes e governador Paulo Campos

O deputado Rodrigo Novaes (PSD) participou no fim de semana do Seminário Todos por Pernambuco, ao lado do governador Paulo Câmara e sua equipe. Juntos percorreram por Araripina, Petrolina e Salgueiro.

Para Rodrigo o seminário é de grande importância, é uma boa maneira de conhecer de perto as dificuldades e problemas do sertão. Também de ouvir o governador e de seus secretários sobre as ações de planejamento para a região.

"O seminário é uma boa oportunidade para conhecermos as prioridades da região, e, juntos com o governador, montarmos um projeto de planejamento para os próximos 4 anos.", disse Novaes.

Durante os encontros foram discutidos problemas como o da captação e armazenamento de água, do planejamento industrial pós transnordestina, de obras de infraestrutura e dos investimentos necessários na área de saúde e educação.

Na próxima quinta-feira,(19), a programação retoma no município de Floresta.

Assessoria de imprensa Dep. Rodrigo Novaes

Audiência pública na Alepe discute gestão de recursos hídricos no semiárido

Fotos: Ivaldo Reges

O documento consolidado será encaminhado à Câmara Federal e ao Senado para subsidiar as bancadas pernambucanas na articulação com os ministérios que desenvolvem ações de convivência com a estiagem


Parlamentares, prefeitos e representantes de movimentos sociais ligados ao mundo rural participaram na manhã de hoje (16) de audiência pública, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), com o secretário estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota. Em pauta, a escassez de chuva e a gestão dos recursos hídricos em Pernambuco.

A sessão foi mediada pelo presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, o deputado estadual Miguel Coelho. Durante o encontro foram pontuadas as ações exitosas, os projetos andamento e as dificuldades encontradas pelas entidades ligadas ao mundo rural.

De acordo com o Nilton Mota, o Estado não irá trabalhar para combater a estiagem, mas irá aprender a conviver com o fenômeno climático com planejamento, integração e com a participação ativa dos envolvidos no assunto. "Precisamos buscar soluções mais sólidas para esse problema que atinge não só Pernambuco, mas o Nordeste e o Brasil" explicou.

Petrolândia:Audiência Pública sobre abastecimento de água no bairro Nova Esperança é realizada na Câmara Municipal

Luciano André - Gerente Regional da Compesa em Serra Talhada  (Fotos: Assis Ramalho)

Na noite de quinta-feira passada (12), foi realizada na Câmara Municipal de Petrolândia audiência pública para tratar sobre o abastecimento de água para o Bairro Nova Esperança.

Compuseram a mesa de abertura dos trabalhos, além do presidente da Câmara, Fabiano Marques, o Vice-Presidente Carlos Alberto, 1º Secretário Juarez Patriota, os Vereadores José Luiz (Zé Pezão), Rogério Novaes, Silvio Rogério, Eudes Fonseca, Jorge Viana, Maria do Socorro (Dona Santa), Raimundo Paulo (Noca) e João Vicente (João Enfermeiro). Luciano André (Gerente Regional da Compesa em Serra Talhada) e a senhora Eladir, representantes da Compesa e Deputado Estadual Rodrigo Novaes.

A Audiência teve início com apresentação, pelo sr. Luciano André, de anteprojeto para abastecimento de água encanada no Bairro Nova Esperança, conforme conforme acertado na primeira Audiência, realizada no final do ano de 2014. O projeto foi exibido em vídeo para facilitar a explanação e compreensão de todos.

Em seguida, o deputado Rodrigo Novaes, presente também à primeira Audiência, agradeceu o convite para nova audiência que o trouxe a participar de mais um evento voltado para ações a atuações em benefício dos petrolandenses. O deputado ressaltou a necessária união dos vereadores e gestor municipal para conseguir do Presidente da Compesa a ordem de serviço para iniciar a obra, no entanto, posicionou-se contra a executação da obra pelo Prefeito do Município, enfatizando ser de grande importância a agilidade no andamento dos serviços e comprometendo-se a ajudar na busca pelos recursos necessários para essa ação.
 
''A gente não é contra a prefeitura, nem a favor da prefeitura. O que a gente quer é que o povo receba o benefício. A prefeitura teve a oportunidade de realizar o projeto e não fez. Então isso deixa a gente de orelha em pé, sem saber se a prefeitura, se for feita essa parceria (com a Compesa), se ela será capaz de realizar a obra. A gente tem receio que seja igual ao Mercado Público, onde se levou oito anos para que fosse concluído, e até mesmo a situação das creches não concluídas no município. Então, a gente quer que seja feito o mais rápido possível, porque ninguém aguenta mais esperar", disse Rodrigo Novaes.

Após o pronunciamento do deputado, todos os vereadores fizeram uso da palavra, com sugestões e ideias, bem como relataram o histórico a urgência de de sanar esse problema que tanto tem prejudicado as famílias do Bairro Nova Esperança, causando sofrimento e um grande desgaste a todos. 

Ausente ao evento, o prefeito do município, Lourival Simões, mais uma vez foi alvo de críticas por parte das lideranças.

''O prefeito diz que tem um projeto, mas eu pergunto: Se ele tem esse projeto, por que ele não veio aqui mostrar esse projeto? Ele tinha a obrigação de vir aqui, de estar aqui hoje",  disse o vereador Jorge Viana, que ainda afirmou que, anos atrás, a prefeitura teria recebido dinheiro para realizar o serviço no Bairro Nova Esperança, mas que a quantia foi devolvida por falta de projeto. "É lamentável esse problema já não ter sido resolvido, porque a prefeitura recebeu um milhão e setecentos mil reais, e esse dinheiro foi devolvido por falta de um projeto, que não foi feito", sob aplausos.

Por sua vez, o vereador Rogério Novaes endossou o discurso de Jorge e lembrou que, na reunião realizada em novembro do ano passado, no Bairro Nova Esperança, o representante da Compesa (Dr. Augusto César, Gerente Regional) disse que a Compesa tinha a competência de elaborar e executar o projeto.

Rogério encerrou seu discurso tecendo críticas ao prefeito Lourival Simões, por sua ausência na reunião, e disse que se acontecer a parceria com a prefeitura o serviço não será concluído na sua gestão. Acrescentou que, se por acaso o atual gestor eleger o seu sucessor em 2016, mesmo assim, a obra não será concluída durante a gestão de um possível sucessor.

"Eu quero dizer que eu também sou contra essa parceria de entregar esse plano nas mãos do prefeito, porque se entregar vai ser igual à creche, que está aí destruída e até agora não saiu", disse Zé Pezão, bastante aplaudido.

A vereadora Dona Santa disse estar feliz com a realização do projeto, feito  por parte da Compesa, mas lembrou que o prefeito Lourival Simões também tinha elaborado um outro projeto, e que seria bom que se comparasse um com o outro.
''O que importa é que o povo do Bairro Nova esperança receba a água de qualidade e com abundância, para que todos tenham uma vida digna, sem que fiquem sofrendo atrá de um carro-pipa", disse.

Alguns moradores do bairro também deram seus relatos sobre a situação.

Ao encerrar a audiência, Fabiano Marques afirmou que deposita grande expectativa de que a audiência possa ter ótimos resultados, uma vez que o projeto deve ser considerado um grande avanço, e que o próximo passo seja dado, a ordem de serviço e realização da obra.

Logo após, em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, o presidente da Câmara fez um amplo relato sobre a Audiência Pública e criticou o prefeito Lourival Simões por sua ausência na reunião. "Eu entendo que um gestor, um prefeito, é o prefeito de toda Petrolândia. No Bairro Nova Esperança existe uma população que, durante as eleições, eles são procurados, não só por ele (Lourival Simões) como por todos os políticos. Então por que ele não vir aqui, dar uma satisfação a esse povo sofrido? Será que ele vai deixar para aceitar uma convocação só quando for ano político? Então, a gente lamenta porque se ele pensa que (com sua ausência) desrespeitou os vereadores, inclusive os da situação, ele não desrespeitou a nós vereadores, ao deputado Rodrigo Novaes, ele desrespeitou a população de Petrolândia, porque ele não é menino, ele é de maior e sabe o que está fazendo." A entrevista completa será postada em breve neste veículo de comunicação.

Para ver fotos, clique>Audiência Pública na Câmara Municipal sobre Abastecimento de água no Bairro Nova Esperança

Blog de Assis Ramalho e Assessoria da Câmara Municipal de Petrolândia
Fotos: Assis Ramalho

15 frases dos protestos pró e antigoverno


Pela avenida Paulista passaram, nos últimos dias, multidões de manifestantes, começando na sexta-feira por dezenas de milhares de pessoas que saíram em defesa da presidente Dilma Rousseff e culminando neste domingo com centenas de milhares de pessoas críticas ao governo.

A avenida paulistana foi uma amostra de atos de diferentes magnitudes que ocorreram em todo o país, nos dois dias.

A reportagem é publicada por BBC Brasil, 15-03-2015.

De pedidos de impeachment à defesa da Petrobras, a BBC Brasil selecionou algumas frases levadas às ruas pelos manifestantes:

"Pode chover, pode molhar, ninguém segura a resistência popular" - entoada pelos manifestantes ligados a sindicatos e movimentos sociais no dia 13 de março.

"Odeia o Brasil? Vá prá Miami lavar privada!" - encontrada em um cartaz na manifestação de sindicatos e movimentos sociais pró-Dilma em São Paulo, no dia 13 de março.

"Prefiro lavar privada em Miami a passar fome em Cuba" - encontrada em um cartaz na manifestação anti-governo em São Paulo, no dia 15 de março.

Fortalecimento das redes produtivas é destacado na primeira rodada do Todos por Pernambuco

Fotos: João Tavares

Na primeira rodada do Todos Por Pernambuco, o diretor geral e o diretor de programas e projetos do ProRural, Aldo Santos e Walmar Jucá estiveram presentes nas salas temáticas de água e desenvolvimento rural, respectivamente. Técnicos e coordenadores das Unidades de Gerência Local (UGT) também estiveram presentes nos eventos.

Entre os assuntos debatidos, o fortalecimento das redes produtivas foi ressaltado. “Esse momento é muito importante para que todas as sugestões sejam escutadas e se tornem prioridades dentro do governo, principalmente porque contempla as pessoas que vivem em cada região”, afirmou Aldo Santos.

Resultados alcançados – Nos últimos oito anos, cerca de 12 mil famílias foram beneficiadas com a instalação dos Planos Territoriais de Redes Produtivas. O programa é uma das principais estratégias do Pernambuco Rural Sustentável, com o objetivo de apoiar as atividades da agricultura familiar, envolvendo atores sociais (Sociedade Civil Organizada e Estado). São 56 Planos nas 14 Redes: caprinovinocultura de corte e de leite, apicultura e meliponicultura, piscicultura, bovinocultura de leite, fruticultura, raízes e tubérculos, horticultura orgânica, grãos, artesanato, turismo rural, pesca artesanal.

Naldinho Cancão esclarece cancelamento da Copa dos Campeões em Petrolândia

Naldinho (Foto: Assis Ramalho)

Matéria publicada pelo Blog Oficial do Compare F.C., reproduzida pelo Blog de Assis Ramalho nesse domingo (15), informa que Naldinho Cancão, identificado como presidente da LIDEPE (Liga Desportiva de Petrolândia), havia confirmado o cancelamento da Copa dos Campeões, que aconteceria em Petrolândia, no Estádio Municipal "O Galegão". O motivo, segundo a fonte, seria a não liberação do estádio pela Prefeitura.

Na tarde desta segunda-feira (16), Naldinho procurou o Blog de Assis Ramalho para esclarecer que, diferentemente do que foi divulgado, ele não é presidente da LIDEPE, apenas foi presidente interino da entidade, função que não mais exerce.

Esclareceu também o motivo do cancelamento da Copa dos Campeões. Segundo ele, o Estádio Municipal de Petrolândia só pode ser cedido a eventos organizados por entidades esportivas constituídas, regra que desconhecia ao organizar o evento apresentado à Prefeitura como realização particular.

Por fim, Naldinho deixa seu pedido de desculpas a todos os times que se envolveram no evento e confirmaram participação.

Notícia relacionada:
>Presidente da LIDEPE confirma que Copa dos Campeões em Petrolândia foi cancelada

Redação do Blog de Assis Ramalho

Fernando Bezerra Coelho afirma que denúncias não têm fundamento e defende memória de Eduardo Campos

Foto: Divulgação

O Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) fez nesta segunda (16/03) um pronunciamento sobre sua inclusão na lista da Procuradoria Geral da República para abertura de inquérito. O Senador afirmou ter ficado perplexo com o fato, afinal o nome dele só foi mencionando pela PGR uma semana após a entrega da relação ao STF. Fernando Bezerra destacou as fortes contradições entre os depoimentos de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef e defendeu a memória do ex-governador Eduardo Campos, também mencionado durante a investigação. Ele pediu ao STF celeridade nos trabalhos, para que os responsáveis pelas irregularidades possam ser de fato punidos.

Fernando Bezerra Coelho subiu à Tribuna pouco depois das 14h e iniciou o pronunciamento agradecendo aos pernambucanos, que desde o final da semana passada lhe prestam solidariedade. Ele relembrou a trajetória política, iniciada em Petrolina (Sertão do São Francisco) no começo da década de 1980 e ressaltou que em mais de 30 anos de atuação política jamais sofreu qualquer condenação. O senador garantiu estar tranquilo e confiar na Justiça. Ele voltou a afirmar que todas as reuniões que manteve com Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da Petrobras, foram institucionais, para tratar de assuntos relativos ao investimento da companhia em Pernambuco e que jamais teve contato com Alberto Youssef. 

Confira abaixo o pronunciamento na íntegra:

Petrolândia: Embrapa realiza cursos sobre manejo de irrigação e produção integrada de coconicultura nos dias 17 a 19 deste mês

Será realizada em Petrolândia, no período de 17 a 19/03/15, capacitação para produtores rurais promovida pela Embrapa, com dois cursos ministrados por pesquisadores da Embrapa. A informação é da Sedetur Petrolândia.

Curso sobre manejo de irrigação e fertirrigação - Dias 17 e 18/03;
Curso sobre Produção integrada na cultura do coqueiro - Dia 19/03/15.

Dia 17/03/15
8h30 - 10h30 - Conceitos básicos de irrigação localizada - microaspersão e gotejamento;
10h30 - 12h30 - Cálculos e manejo da irrigação;
12h30 - 14h - Almoço;
14h - 15h30 - Fertirrigação - conceitos e equipamentos;
15h30 - 17h30 - Fertirrigação - cálculos e manejo.

Dia 18/03/15
8h - 12h - Aula prática - Avaliação de sistemas de irrigação e fertirrigação;
12h - 13h30 - Almoço;
13h30 - 17h - avaliação de sistemas de irrigação e fertirrigação - cálculos, comentários e conclusões.

Dia 19/03/15
8h - 12h -
- Introdução - situação atual da cultura do coqueiro;
- Tratos culturais: manejo da adubação, manejo da irrigação, controle de ervas daninhas;
- Manejo integrado de pragas e doenças.
12h - 13h30 - Almoço
13h30 - 17h30 - Visita técnica em pomar de coqueiro.

Informações: Sedetur/Embrapa

Caixa continua na liderança em ranking de queixas contra bancos de grande porte


A Caixa Econômica Federal ficou em primeiro lugar, pela terceira vez consecutiva, no ranking de queixas contra bancos com mais de 2 milhões de clientes. Em fevereiro, clientes registraram 887 reclamações procedentes contra a instituição, que teve índice de 11,84 pontos, de acordo com a metodologia do Banco Central (BC). Os dados foram divulgados hoje (16).

Em segundo lugar na lista dos bancos de maior porte ficou o HSBC, com 85 queixas e índice de 8,29. Em terceiro, vem o Santander, com 211 queixas e 6,69 pontos. O Banrisul ocupou o quarto lugar, com 22 queixas e pontuação de 5,62, e o Bradesco, o quinto lugar, com 399 reclamações e 5,31 pontos.

O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.

As irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, ao sigilo ou à legitimidade das operações ocuparam o primeiro lugar entre as queixas contra bancos julgadas procedentes. Houve 579 queixas por esse motivo em janeiro. Em segundo lugar, ficou o débito em conta não autorizado pelo cliente, com 224 reclamações. A terceira posição foi ocupada pela restrição à realização de portabilidade de operação de crédito, com 194 menções.

Após protestos, Dilma se reúne com Temer e nove ministros

A presidenta Dilma Rousseff informou que faria reuniões de coordenação política com a participação de ministros de diversos partidos para discutir os temas de interesse do governo

Um dia após as manifestações contra o governo que tomaram as ruas de cidades pelo país, a presidenta Dilma Rousseff está reunida com o vice-presidente, Michel Temer, e nove ministro, no Palácio do Planalto. Na última semana, a presidenta Dilma Rousseff informou que faria reuniões de coordenação política com a participação de ministros de diversos partidos para discutir os temas de interesse do governo.

A reunião começou no início da manhã. Segundo informou Dilma na última quarta-feira (11), a periodicidade da coordenação política é flexível e pode ser semanal ou um pouco mais frequente.

Controladoria Geral do Estado promove workshop de transparência e controle social

Até o final de 2015 serão cinco encontros que visam capacitar Ouvidores e equipe sobre como utilizar de forma proativa as diversas ferramentas de transparência disponibilizadas no Estado

Nos dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de março, a Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) promove a primeira edição do Workshop de Transparência e Controle Social. O evento, voltado aos Ouvidores e suas equipes, tem como objetivo apresentar as ferramentas de transparência disponibilizadas pelo Estado, prestar esclarecimentos sobre o uso e como disseminar estes instrumentos entre os cidadãos. O encontro ocorre na sede da SCGE, localizada no bairro do Espinheiro.

“Temos a missão de fortalecer as ferramentas de transparência já existentes, consolidando o uso e a divulgação delas entre os pernambucanos. O cidadão pode acompanhar desde as movimentações de pessoal em cada um dos órgãos até mesmo a forma como o dinheiro público tem sido aplicado”, disse o secretário da Controladoria Geral do Estado, Rodrigo Amaro. Ainda segundo ele, “a transparência da gestão é uma prioridade para o governador Paulo Câmara que vê as contas abertas como uma forma de fortalecimento da governança institucional e da garantia do cumprimento das prioridades pactuadas junto ao povo no Programa de Governo”, reforçou. Pernambuco é considerado o segundo Estado com maior índice de transparência do País, perdendo, apenas para o Espírito Santo, segundo a ONG Contas Abertas.

Frases do dia 16/03/2015: Coletânea IHU Online


Incapacidade de entender o que está acontecendo

“Quem conversa com os assessores de Dilma Rousseff sente que o problema no momento parece ser a grande incapacidade do Palácio do Planalto de reconhecer o que está se passando na sociedade. E, em seguida, ter presença de espírito para fazer algum tipo de autocrítica para reconquistar uma parte da confiança perdida entre os brasileiros” –Fernando Rodrigues, jornalista – Portal Uol, 15-03-2015.

Polícia Federal deflagra décima fase da Operação Lava Jato e faz novas prisões


A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira (16) a décima fase da Operação Lava Jato, intitulada Que País é Esse, que investiga desvios de recursos na Petrobras. Cerca de 40 policiais federais cumprem 18 mandados judiciais: dois de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão.Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro e foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Os presos são investigados pelos crimes de associação criminosa, uso de documento falso, corrupção passiva e corrupção ativa, além de fraude em processo licitatório e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, os presos serão levados para Curitiba e permanecerão custodiados na Superintendência da Polícia Federal, à disposição da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Agência Brasil

Petrolândia: Marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde


O Blog de Assis Ramalho divulga as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação nesta terça, quarta, quinta e sexta-feira 17, 18, 19 e 20 março de 2015, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade. Confira:

Terça-feira (17): Nutricionista, Mastologista, Exames Laboratoriais, Nutricionista, Canal dentário;
Quarta-feira (18): Nutricionista, Neurologista, Exames Laboratoriais, Canal dentário;
Quinta-feira(19): Nutricionista, Clínico Geral, Ginecologista, Exames Laboratoriais;
Sexta-feira (20): Nutricionista, Dentista, Exames Laboratoriais, Preventivo.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Com R$ 27 bilhões anuais, Bolsa Família não sofrerá com ajuste, diz ministra

O Bolsa Família não substitui o salário, ele é um complemento que dá, em média, R$ 170 por família", disse a ministra

O Programa Bolsa Família não sofrerá com o ajuste fiscal proposto pela área econômica do governo federal para este ano, segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Ela explica que o custo anual do programa, que atende a cerca de 14 milhões de famílias, é R$ 27 bilhões por ano.

“Isso dá menos de 0,5% do PIB [Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país]. Com menos de 0,5% do PIB, complementa-se a renda de 14 milhões de famílias. O Bolsa Família não substitui o salário, ele é um complemento que dá, em média, R$ 170 por família”, disse a ministra.

Segundo ela, no entanto, apesar do ajuste fiscal não prever um corte de verbas no Bolsa Família, o Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa, tem buscado reduzir seus gastos de outra forma.

Petrolândia: Aparecido e Dênisson são campeões do Torneio de Dominó organizado pela AVEPE

Aparecido e Denisson - Campeões
Valmir e Mauricio - Vice-campeões

Neste domingo (15) a diretoria da AVEPE (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou torneio de dominó de dupla. A competição contou somente com jogadores pertencentes ao quadro de sócios.

Os resultados foram os seguintes:
Dupla Campeã: Denisson e Aparecido
Dupla Vice-Campeã: Valmir e Maurício do Gáz

Demais duplas que participaram do torneio

Rocha e Pedrão
Dadá e Marcio
Zé de Generosa x Burrinha
Aldenir e Mané Careca
Lenilson e Zá Epifânio
Junior x Zome

A diretoria da Avepe comunica aos seus sócios que em breve estará organizando um torneio de Sinuca.

Para ver fotos, clique >Torneio de Sinuca na AVEPE

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Abertas inscrições para o 3º BloggerPE que acontece em Olinda de 27 a 29 deste mês



Promovido pela Associação dos Blogueiros de Pernambuco (AblogPE) e o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, o 3º BloggerPE acontece entre os dias 27 a 29 de março, na Faculdade Barros Lima - AESO, em Olinda. A inscrição é online e gratuita, mas a hospedagem será preferencialmente aos associados à entidade das regiões do sertão e agreste.

Com o tema “A Comunicação no Centro do Debate - Democratização da Mídia”, os palestrantes são Altamiro Borges, Rodrigo Vianna, Melka Pinto, José Bertoni e Tarso Violin. O evento é destinado aos produtores de conteúdo para mídias digitais, publicitários, jornalistas, radialistas, estudantes de comunicação social, informática e direito.

Altamiro é jornalista, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e autor do livro "A ditadura da mídia"; Rodrigo Vianna, repórter especial da TV Record e responsável pelo Blog Escrevinhador; Melka Pinto, presidente da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), blogueira e estudante de Enfermagem da UPE; Bertoni é Mestre em Filosofia e administrador e desenvolvedor do site de TIE-Brasil; e Tarso é Advogado e presidente do Paranablogs.

Sociedade pede volta do Exame da Ordem dos Advogados para Garanhuns


Aconteceu neste final de semana, no auditório do Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, o I Fórum de Direito Processual de Garanhuns, com a participação de respeitados palestrantes do Direito Processual. O evento foi realizado pela OAB subseccional Garanhuns-PE, em conjunto com a Escola Superior de Advocacia.

O Presidente da OAB Garanhuns, Dr. Paulo André Couto, recepcionou o Presidente da OAB Pernambuco, Dr. Pedro Henrique Reinaldo Alves, que ficou sabendo da ansiedade da comunidade jurídica local para que o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil volte a ser realizado em Garanhuns. Dr. Pedro Henrique afirmou a principal barreira é mesmo financeira, já que a Fundação Getúlio Vargas, nova realizadora do certame, cobra um número mínimo de inscritos que possam cobrir as despesas, que são altas, pois a logística é praticamente a mesma de um ENEM.

Na abertura do seminário, o tema esteve presente nas falas do estudante de direito Eduardo Sartorio, que representou o corpo discente da Faculdade de Direito da Garanhuns, e também do Coordenador da FDG, Dr. Márcio Bastos de Sá Barreto, também Juiz da 2ª Vara Cível de Garanhuns, que em nome da Presidente da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns, Dra. Giane Lira, ofereceu a infraestrutura da faculdade para que o curso seja realizado na cidade, sem custos para a OAB Nacional.

Em Pernambuco, PM é atropelado ao perseguir suspeitos e morre


O soldado da Polícia Militar Newton Carlos de Andrade Lima, 32 anos, foi morto por atropelamento durante perseguição a um grupo de homens armados, iniciada em Timbaúba e encerrada em Ferreiros, municípios da Zona da Mata pernambucana. O homicídio aconteceu na noite de sábado (14) e o corpo do PM foi enterrado neste domingo (15), mesmo dia em que um dos suspeitos foi capturado.

De acordo com nota divulgada pela PM, o soldado fazia parte do 2º batalhão das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e estava em serviço com mais dois colegas. Eles tentavam prender três homens suspeitos de estarem armados, no Alto Santa Teresinha, em Timbaúba, quando teve início a perseguição.

Na fuga, ainda na saída da cidade, os criminosos se chocaram contra uma das motos dos policiais, provocando a queda de um outro soldado. Ele fraturou um punho e foi trazido para o Hospital Getúlio Vargas, no Recife, onde passa bem.

Quando já estava em área de canavial do município de Ferreiros, ainda de acordo com a nota da PM, o soldado Newton Lima alcançou o veículo dos suspeitos, mas foi atropelado por eles e ficou preso nas ferragens do carro. Ele morreu no local, com múltiplas fraturas.

Policial de PE que seria promovido a sargento morre em acidente na PB

Ele seguia para Campina Grande, onde morava com a mulher grávida e a filha.
PM iria iniciar o curso de formação de sargento esta semana, diz Comandante.

O Policial Militar Adilson José Maciel da Silva, de 34 anos, morreu em um acidente de carro na BR-104, próximo ao município de Alcantil, na Paraíba. Segundo o comandante do 24º Batalhão da PM, coronel Reinaldo Mesquita, a vítima iria iniciar as aulas no curso de formação de sargento, no Recife, esta semana. O Caso foi no sábado (14) e o enterro ocorreu neste domingo (15), em Santa Cruz do Capibaribe, região Agreste de Pernambuco, onde os pais dele moram.

Ainda segundo o comandante do Batalhão onde o soldado trabalhava há oito anos, a vítima tinha saído do plantão de 24 horas e seguia para Campina Grande, também na Paraíba, onde morava com a mulher - grávida de quatro meses - e uma filha de seis anos de idade. O coronel Reinaldo Mesquita explica que o PM bateu na traseira de um caminhão que seguia à frente dele, quando o caminhoneiro entrava em uma estrada de terra paralela.

Do G1 Caruaru

Codevasf adquire área de Caatinga para ampliação da Grota do Angico, em SE

Foto: Sidney Gouveia

A Codevasf adquiriu uma área de 85,3 hectares para a ampliação do Monumento Natural Grota do Angico, no Alto Sertão de Sergipe. A escritura de aquisição foi assinada na manhã desta sexta-feira, 13, na Superintendência Regional da Codevasf, em Aracaju. O investimento para a aquisição da área, contígua à unidade de conservação, é de R$ 181 mil.

A Codevasf vai doar a área à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para ser incorporada à unidade de conservação mantida pelo Governo do Estado. A expectativa é que a doação seja efetivada até o início de abril. A ação vai contribuir para a conservação da Caatinga na região, uma vez que vai resultar na ampliação da área de preservação permanente.

A aquisição da área para a ampliação da unidade de conservação Grota do Angico é uma compensação ambiental da Codevasf pela implantação do perímetro irrigado Jacaré-Curituba, localizado nos municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco. A ação mitiga o impacto ambiental gerado pelo projeto de irrigação.

MPPE recomenda pagamento de adicional por insalubridade a profissionais de saúde de Macaparana


Após receber denúncias de que os profissionais da área de saúde do município de Macaparana não estão recebendo o adicional por insalubridade no salário, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação ao prefeito Paulo Barbosa da Silva para que providencie, dentro do prazo de 30 dias, o pagamento do adicional de insalubridade para os servidores que façam jus ao benefício.

O promotor de Justiça Alexandre Fernando Saraiva da Costa ressaltou que os profissionais da área de saúde estão sujeitos à ação de agentes bioinfectantes, sendo, portanto, sua atividade considerada insalubre. “O artigo 192 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) dispõe que o exercício de atividades insalubres assegura a percepção de adicional de 40%, 20% ou 10% do salário mínimo, segundo se classifiquem essas atividades nos graus máximo, médio e mínimo, respectivamente”, complementou o promotor.

A recomendação prevê, ainda, o pagamento retroativo dos valores do adicional de insalubridade devidos aos profissionais.

MPPE

Projeto avalia a importância da polinização para a agricultura

Esforços concentram-se em sete culturas importantes no Brasil: algodão, caju, canola, castanha, maçã, melão e tomate

Com o objetivo de conhecer melhor os polinizadores e a importância do processo de polinização no desenvolvimento da agricultura, o Projeto Polinizadores do Brasil, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, realizou pesquisas e atividades de capacitação e conscientização ao longo dos últimos cinco anos.

O projeto concentra esforços em sete culturas importantes no Brasil: algodão, caju, canola, castanha, maçã, melão e tomate. Planos de manejo, publicações científicas, educativas e vídeos de grande valia foram produzidos para produtores rurais e também para criadores de abelhas.

O projeto está Inserido em uma iniciativa internacional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF – Global Environmental Facility) e que tem o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) como agência responsável pela execução.

Petrolândia: Hotlândia, provedor de Internet pioneiro na cidade, é nova parceria do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia


Hotlândia: Jenilson e equipe



A pioneira Hotlândia Provedor de Internet, nova parceria do Blog de Assis Ramalho, organização do empresário Jenilson, há 15 anos oferece em Petrolândia planos de acesso à Internet. Primeiro provedor de Internet de Petrolândia e tendo como slogan "Petrolândia ligada ao mundo", a Hotlândia é também parceria de primeira hora da Web Rádio Petrolândia, a rádio que vai deixar Petrolândia bem mais perto dos petrolandenses, onde quer que eles estejam.

Consulte os planos e área de cobertura da Hotlândia em Petrolândia e municípios circunvizinhos.

O escritório da Hotlândia conta também com gráfica autorizada a imprimir de talonários de notas fiscais, produzindo também outros tipos de impressos e oferece ainda serviço de fabricação de carimbos.

O tempo não para e a Hotlândia evolue para trazer aos seus clientes novos e antigos um mix de serviços de tecnologia. A empresa é um revendedor autorizado da Sky em Petrolândia, inclusive autorizada para financiamento do preço da antena/receptor pela Caixa. Consulte os planos da Sky e tenha o melhor da programação da TV a cabo em sua casa ou empresa.

A Hotlândia está localizada na Av. Manoel Borba, centro de Petrolândia, próximo à Delgado Construções. Telefone (87) 3851-1590.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Novo sistema de abastecimento vai ampliar oferta de água em 60% no município de Petrolina

 Fotos: Aluisio Moreira

Após realizar a abertura do segundo dia de atividades do Todos por Pernambuco, na Escola Técnica do Senai, em Petrolina, o governador Paulo Câmara entregou, neste sábado (14), o novo sistema de abastecimento de água do município, que ampliou em 60% a oferta para a cidade. Essa ampliação representa 35 milhões a mais de litros por dia, beneficiando cerca de 270 mil pessoas.

Batizado de Sistema Vitória, o equipamento recebeu R$ 57 milhões em recursos. Com 78 quilômetros de tubulação, o sistema é composto por uma moderna estação de tratamento de água, com capacidade de tratar 400 litros/segundo; três estações elevatórias; além de cinco novos reservatórios, que, juntos, têm capacidade de reservar 30.500 m3 de água.

"A obra está preparada para acompanhar o desenvolvimento dessa cidade nos próximos anos. É assim que queremos fazer, com muito planejamento, ação e pensando naqueles que mais precisam. E pensar em água é continuar pensando no nosso povo, principalmente, naqueles que têm menos acesso aos serviços públicos", assegurou Paulo Câmara, que plantou uma muda de Palmeira na área externa do sistema, ao lado de outra muda, plantada pelo ex-governador Eduardo Campos em julho de 2013.

Petrolândia: Pejoteiros, Casa das Juventudes e Caio Santos promovem ação para conscientização sobre o Dia Mundial da Água nesta sexta, dia 20


A Pastoral da Juventude (Pejoteiros) e Casa das Juventudes de Petrolândia, vai realizar na próxima sexta-feira, dia 20 de março, Dia Mundial da Água, distribuição de folhetos nas principais ruas e avenidas de Petrolândia. 

O objetivo da panfletagem é alertar para a necessidade de combater o desperdício de água. O tema é de suma importância neste momento em que a crise hídrica ameaça não apenas o abastecimento de água de nossa região, como a geração de energia em todo o país e há forte tendência de prejudicar setores que demandam água como insumo de produção, caso dos projetos de irrigação, por exemplo.

A realização dos panfletos é de Caio Santos (CS Locução e Publicidade), que informa aceitar patrocínio e colaboração para produzir o maior número de panfletos possível, com dicas para a economia de água.

Por falar em Caio Santos, o locutor promete ser um dos grandes sucessos da Web Rádio Petrolândia, com estreia de seu programa matinal prevista para os próximos dias. Aguarde!

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Caio Santos/CS Locução e Publicidade