segunda-feira, março 16, 2015

Controladoria Geral do Estado promove workshop de transparência e controle social

Até o final de 2015 serão cinco encontros que visam capacitar Ouvidores e equipe sobre como utilizar de forma proativa as diversas ferramentas de transparência disponibilizadas no Estado

Nos dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de março, a Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) promove a primeira edição do Workshop de Transparência e Controle Social. O evento, voltado aos Ouvidores e suas equipes, tem como objetivo apresentar as ferramentas de transparência disponibilizadas pelo Estado, prestar esclarecimentos sobre o uso e como disseminar estes instrumentos entre os cidadãos. O encontro ocorre na sede da SCGE, localizada no bairro do Espinheiro.

“Temos a missão de fortalecer as ferramentas de transparência já existentes, consolidando o uso e a divulgação delas entre os pernambucanos. O cidadão pode acompanhar desde as movimentações de pessoal em cada um dos órgãos até mesmo a forma como o dinheiro público tem sido aplicado”, disse o secretário da Controladoria Geral do Estado, Rodrigo Amaro. Ainda segundo ele, “a transparência da gestão é uma prioridade para o governador Paulo Câmara que vê as contas abertas como uma forma de fortalecimento da governança institucional e da garantia do cumprimento das prioridades pactuadas junto ao povo no Programa de Governo”, reforçou. Pernambuco é considerado o segundo Estado com maior índice de transparência do País, perdendo, apenas para o Espírito Santo, segundo a ONG Contas Abertas.

O primeiro Workshop será voltado para apresentação e treinamento dos Ouvidores sobre a Página da Lei de Acesso à Informação (www.lai.pe.gov.br). O sítio disponibiliza uma série de informações sobre o dia a dia de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo. “Os Ouvidores são um dos principais pontos de contato entre o cidadão e o Governo. Vamos apresentar a eles formas de utilização e otimização no processo de fornecimento de informações ao cidadão fazendo uso dos recursos disponibilizados pela página da LAI em nosso Estado”, disse a diretora de Ouvidoria e Controle Social, Maria Elisa de Andrade.

Em Pernambuco há cerca de 20 ferramentas disponíveis que promovem o incentivo à transparência, tais como o Rede Compras, o PE Integrado, o Portal Dados Abertos, o Diário Oficial, a página oficial do FEM, os Relatórios de avaliação do Governo, o Mapa de indicadores, o Panorama Economia, o Transparência da SEFAZ, o Calendário Escolar, entre diversos outros.

A SCGE – A Secretaria da Controladoria Geral do Estado tem como principal missão, desenvolver ações de orientação e fiscalização da gestão pública, analisar atos de correição, promovendo a transparência, o combate à corrupção, o fomento ao controle social em benefício da sociedade e em busca da melhoria da qualidade da gestão. Está localizada na Rua Santo Elias, 535, Espinheiro. O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 8h às 12h.

SERVIÇO
1º Workshop de Transparência da Gestão
Quando: 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de março
*Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas mediante preenchimento de formulário disponibilizado aos ouvidores.

Assessoria de Comunicação da SCGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário