segunda-feira, 1 de junho de 2020

Petrolândia termina quarentena rigorosa do Estado como pior colocada em isolamento social no Sertão de Itaparica



Na última semana de quarentena mais rigorosa, Pernambuco teve uma média de isolamento social de 53,5%. Olinda, Recife e Alagoinha foram as cidades com o índice mais alto, com, respectivamente: 58,2%, 57,8% e 57,3%. As cidades com pior índice registrado foram Santa Cruz, com 37,3%; Terra Nova, com 38%; e São Joaquim do Monte, com 38,1%. As informações são do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Veja também
>Petrolândia: Prefeitura anuncia mais um caso positivo de coronavírus e cidade contabiliza 09 confirmações e um óbito; veja os números oficiais divulgados pela Secretaria de Saúde

>Paulo Câmara anuncia primeiros setores da economia que poderão retomar as atividades; Construção civil e comércio atacadista voltam a funcionar na próxima segunda (8)

Petrolândia, incluída no Sertão de São Francisco, para fins de medição, concluiu o período com 43,7% de isolamento social, pior colocação entre as cidades localizadas na microrregião do Sertão de Itaparica que, por ordem decrescente do referido índice, são: Carnaubeira da Penha (54.5%), Tacaratu (52,5%), Floresta (52,1%), Belém do São Francisco 50%), Itacuruba e Jatobá (45,6%, ambas).  O período com o pior índice de isolamento de Pernambuco foi em 8 de maio, com adesão de 43,1% da população. O mais alto índice de isolamento ocorreu em 22 de março, quando o Estado alcançou 62% de isolamento. 

Em Petrolândia, os índices caíram nas sucessivas medições divulgadas pelo MPPE, iniciadas em março, quando mais de metade da população ainda estava preocupada com a disseminação do novo coronavírus na cidade e, por consequência, adotava medidas como: ficar em casa e só sair em caso de extrema necessidade, evitar aglomerações e usar (corretamente) máscaras de proteção. As cenas mais comuns no período foram: pessoas sem máscaras, uso incorreto da máscara (no queixo, na testa, na orelha, no bolso, na bolsa, pendurada no dedo), aglomerações e consumo de bebida alcoólica em locais públicos. 

Ao longo das semanas da quarentena, que começa agora a ser flexibilizada, aos poucos, pelo Governo de Pernambuco e, a partir de 15 de junho, poderá ser revista pela Prefeitura Municipal, o que se viu e o que continua a ser visto em Petrolândia são pessoas que têm medo do vírus, com medo de quem não teme o vírus. 

Em Petrolândia, infelizmente, mas não surpreendentemente, apenas após conhecer o rosto da primeira petrolandense morta pela Covid-19, pessoas que menosprezavam o risco de contágio e a doença começaram a mudar de atitude. Isso aconteceu ontem, dia 31 de maio, com a divulgação do falecimento da mãe, esposa, gestante, professora e servidora pública Pollyana Viana. Ela estava grávida e seu filho, nascido morto, também foi vítima da Covid-19 em Pernambuco. 

As medidas de flexibilização começaram, mas, ao mesmo tempo, sabe-se que o novo coronavírus está em expansão para as cidades interioranas. Siga as recomendações da Prefeitura e da Secretaria de Saúde de Petrolândia e evite que o coronavírus se espalhe em nosso município. A prevenção está nas mãos de cada um de nós.

O ranking é uma ferramenta pública, disponível no site do MPPE, no endereço: https://bit.ly/Ranking-IsolamentoSocial.


Redação do BlogAR

Brasil ainda não chegou ao pior da pandemia, diz OMS


Nos cálculos semanais feitos pelo Imperial College de Londres, a taxa de contágio brasileira está há pelo menos cinco semanas acima de 1, o que significa que a transmissão está se acelerando.

O pior da pandemia ainda não chegou para o Brasil, afirmou nesta segunda (1ª) o diretor-executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde), Michael Ryan.

Segundo ele, o Brasil -entre outros países da América Central e do Sul- está entre os que têm registrado os maiores aumentos diários de casos da doença, com transmissão ainda fora de controle.

"Claramente a situação em alguns países sul-americanos está longe da estabilidade. Houve um crescimento rápido dos casos e os sistemas de saúde estão sob pressão", disse Ryan. Segundo ele, o pico do contágio ainda não chegou, "e no momento não é possível prever quando chegará".

Até domingo (31), o Brasil tinha 514.849 casos confirmados de coronavírus e 29.314 mortes, com 480 novos mortos nas 24 horas anteriores. É o segundo país com maior número de casos no mundo, depois dos EUA, e o quarto em número de mortes, atrás de EUA, Reino Unido e Itália.

Covid-19: Brasil tem mais de 526 mil casos e se aproxima de 30 mil mortes



A curva de casos e mortes pelo novo coronavírus no Brasil avança em mais um mês sem perspectiva de frear. Nesta segunda-feira (1/6), mais 623 mortes pelo vírus foram confirmadas e novos 12.247 casos computados. No total, 29.937 brasileiros vitimados e 526.447 infectados nesta pandemia. O Brasil continua sendo o segundo país com mais casos no mundo e o quarto no ranking de óbitos absolutos.

Segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins, somente a Itália, com 33.475 mortes, Reino Unido (39.127) e Estados Unidos (104.799) têm mais registro de óbitos do que o Brasil.

Só em São Paulo, onde a covid já atingiu 526 municípios, 7.667 pessoas já morreram pela doença. As taxas de ocupação dos leitos de UTI na Grande São Paulo diminuíram em relação à semana passada, quando atingiu mais de 90%. Atualmente está em 83,2%. Já no estado, o índice é de 69,3% de ocupação. O número de pacientes internados é de 12.920, sendo 7.777 em enfermaria e 4.681 em unidades de terapia intensiva.

Maia: ato contra STF é inaceitável e participação de Bolsonaro é muito ruim


Presidente da Câmara dos Deputados afirma que ameaças aos ministros do STF devem ser investigadas por ultrapassarem o limite de críticas democráticas e da liberdade de expressão

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), classificou como “inaceitáveis” as manifestações contra o Supremo Tribunal Federal (STF) ocorridas no fim de semana. Para ele, a participação do presidente Jair Bolsonaro nos atos é “muito ruim” e a consequência pode ser um aprofundamento de uma das maiores crises da história do país. O deputado comentou o assunto em entrevista ao portal Uol, nesta segunda-feira (1/6).

Maia criticou a mobilização de domingo (31/5), pautada em demandas inconstitucionais, como pedido de fechamento do STF, do Congresso e até intervenção militar. Em alguns locais, os manifestantes fizeram referências neonazistas. “É inaceitável que se exista, que se faça uma mobilização e que tenha respaldo do governo. Um governo eleito de forma democrática precisa respeitar as instituições democráticas", afirmou, citando o agravante de os atos terem ocorrido no meio de uma pandemia.

Serra Talhada confirma mais 9 casos da Covid-19; município conta com 124 infectados


Em boletim divulgado nesta segunda-feira a Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Saúde, informou que foram confirmados mais 09 casos positivos para Covid-19 no município, totalizando 124 casos, sendo 70 pacientes do sexo feminino e 54 do sexo masculino.

Os nove novos casos se tratam de cinco pacientes do sexo feminino de 06, 24, 34, 39 e 75 anos e quatro pacientes do sexo masculino de 16, 28, 64 e 73 anos.

Setenta e duas pessoas estão recuperadas, 45 pessoas estão em isolamento domiciliar, 03 permanecem em leitos de internamento, 14 casos suspeitos aguardam resultados e 695 casos foram descartados.

Amupe parabeniza os órgãos de imprensa pelo seu dia


No dia da imprensa a Amupe parabeniza todos os trabalhadores dessa área que é de grande importância para uma sociedade democrática.
Divulgação/Amupe

Paulo Câmara anuncia primeiros setores da economia que poderão retomar as atividades; Construção civil e comércio atacadista voltam a funcionar na próxima segunda (8)


Em pronunciamento divulgado hoje (1°.06), o governador Paulo Câmara avaliou os últimos dados da saúde, que indicam a estabilização dos casos da pandemia do novo coronavírus, e anunciou a retomada das atividades econômicas. Na próxima segunda-feira (08.06), a construção civil e o comércio atacadista estarão liberados a operar em todo o Estado.

Semanalmente, o comportamento da epidemia será avaliado, com critérios técnicos e sanitários, e novos setores poderão ser liberados a partir dos dados desse monitoramento. Caso ocorra uma nova onda da epidemia, ou mesmo um recuo na estabilização, o Governo poderá voltar a adotar medidas restritivas mais rígidas, além das que continuam vigentes.

Por fim, Paulo Câmara reforçou a importância de manter o isolamento social e o uso máscaras de proteção em todo o Estado para garantir a redução dos casos de Covid-19.

Veja Link com o pronunciamento do governador: https://we.tl/t-QmRnSTA56Q
Veja também
Coletiva 01/06/2020 | Secretários Alexandre Rebelo e Bruno Schwambach detalham plano de retomada - assista ao vídeo


Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Por Assessoria de Comunicação do governo de Pernambuco

Profa. Ana Gleide, Presidente da ASSIESPE, participará da Webconferência "Impactos na Educação Pós-Pandemia: desafios e possibilidades"


A convite do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE), a Presidente da ASSIESPE, Profa. Ana Gleide de Souza Leal Sá, participará como Debatedora da Webconferência "Impactos na Educação Pós-Pandemia: desafios e possibilidades", coordenada pela Comissão de Planejamento do CEE/PE, que realizar-se-á nesta terça-feira (02/06), às 13h30min, com transmissão ao vivo pelo canal do CEE/PE no YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCDu95ACMH5UT90h4FXXrLNA

Inscreva-se no canal e participe!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Assessoria

Leia também

Petrolândia: Petroclínica realiza ultrassonografia com Dra Núbia Lopes nesta terça [02/06]; Consultas com horário marcado


A Petroclínica, situada na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), informa que Dra Núbia Lopes estará fazendo Ultrassonografia em geral nesta terça-feira, 02 de junho de 2020.

A Petroclínica respeita você e sua saúde!! Consultas com horário marcado para sua segurança e conforto ! Agende já a sua!

Fones : 87 3851-2333 / 87 998050774

Petrolândia: Solidariedade à família enlutada! Por motivo do falecimento da professora Polianna Viana, live de Dr João é adiada para próxima quinta (04)


AVISO IMPORTANTE - DR JOÃO LOPES

Em virtude do falecimento da professora Polianna Viana, estaremos remarcando a live de hoje (segunda) para quinta-feira às 20:00 horas.

Nos solidarizamos com a família enlutada.

#DrJoão #LUTO #Petrolândia

Assista ao vídeo abaixo


Notícia relacionada
Prefeitura de Petrolândia responde ofício do IBVASF e Dr João anuncia LIVE URGENTE nesta segunda, às 20h:00 '' DESCUBRA A VERDADE!''

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Por: Assessoria de Dr João Lopes

Petrolândia: Vereador Louro do Vidro divulga nota de pesar pela morte da professora Pollyanna Viana



O Vereador Louro do Vidro manifesta seu pesar e sua solidariedade a família da professora Pollyanna Viana da Silva Souza, morta neste domingo (31), na cidade de Recife-PE.

Neste momento doloroso, venho externar meus sentimentos e me solidarizar com a família da educadora Pollyanna Viana da Silva Souza que atuou na Rede Municipal de Ensino, na nossa cidade, desenvolvendo na ocasião, um excelente trabalho à título pedagógico.

Neste momento tão difícil e de dor, presto a minha solidariedade aos familiares, rogando a Deus para que conforte seus corações, dando força e sabedora a todos por esta grande perda.

Louro do vidro e família


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Delgado Construções - nós temos instagram - Siga nosso perfil e fique por dentro das ofertas e noviddes!


Delgado Construções, sua loja de material de construções em Petrolândia, está localizada na Avenida Manoel Borba, 112 - Centro. Contatos: (87) 3851-1369 ou 9.9958-0242 (Tim), organização de Maria Verônica Delgado.

Adquira o seu cartão de crédito Delgado.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Bilionário fundador da Wizard assumirá secretaria do Ministério da Saúde


Em meio a pandemia do novo coronavírus e sem a definição de um nome para o cargo do ministro da saúde, o Ministério da Saúde passa pela segunda reformulação da equipe após a saída do então ministro Nelson Teich. Enquanto militares se fazem cada vez mais presentes na pasta, um dos nomes ventilados dentro da pasta para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE) é o do empresário bilionário Carlos Wizard Martins.


Wizard já atua como conselheiro de assuntos estratégicos da pasta desde 21 de maio. De acordo com ele, a função foi aceita para ser feita sem remuneração. "Passei quase dois anos em Roraima atuando ao lado do general Eduardo Pazuello, atual ministro da Saúde. Ontem fui nomeado por ele como Conselheiro de Assuntos Estratégicos do Ministério da Saúde. Atuaremos juntos no combate ao covid-19", escreveu em uma postagem publicada na mesma data.

Por Correio Braziliense

Espanha não registra mortes por coronavírus em 24 horas pela primeira vez em três meses

Pessoas utilizando máscaras protetoras caminham pela avenida Paseo de la Castellana em meio ao surto de doença por coronavírus (Covid-19) em Madri, na Espanha, no sábado (30) — Foto: Javier Barbancho/Reuters

Banhistas tomam sol respeitando o distanciamento social na praia de La Concha, em San Sebastian, na Espanha, no sábado (30) — Foto: Vincent West/Reuters

A Espanha não registrou novas mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, pela primeira vez desde que começou a contabilizar óbitos no início de março, anunciou nesta segunda-feira (1º) um porta-voz de saúde do governo.

"Hoje não recebemos dados de óbitos de ontem, o que é algo muito, muito favorável", indicou em coletiva de imprensa Fernando Simón, diretor do centro de emergências do Ministério da Saúde.

A Espanha relatava novos mortos todos os dias desde que detectou sua primeira morte por Covid-19 em 3 de março, um homem que na realidade havia morrido em 13 de fevereiro mas teve a doença detectada com um exame retrospectivo.

O país, um dos mais atingidos pela pandemia, possui 27.127 mortos e 239.638 casos notificados, segundo o balanço do Ministério da Saúde desta segunda-feira.
Simón afirmou que a Espanha passou "a ter uma detecção dos casos muito boa", alegando que leva 48 horas desde o momento em que uma pessoa apresenta os sintomas até o diagnóstico da doença.

"Isso nos dá uma oportunidade muito importante na hora de detectar os novos casos e possíveis surtos", disse Simón.

A Espanha realizou mais de 4 milhões de testes de diagnóstico da COVID-19, incluindo testes virológicos de PCR e testes rápidos, dos quais mais de meio milhão foram feitos na última semana, de acordo com o Ministério da Saúde.

De qualquer forma, Simón pediu "cuidado" para evitar rebotes, alertando contra grandes reuniões que ainda não são permitidas, como uma festa que reuniu milhares de jovens no sábado à noite na cidade de Tomelloso, Castilla-La Mancha (centro).

Depois de controlar a epidemia, a Espanha começou há algumas semanas a levantar o confinamento de sua população, em vigor desde 14 de março, em um processo gradual que o governo espera que seja concluído até 1 de julho.

Por France Presse

Brasil recebe dois milhões de doses de hidroxicloroquina dos EUA


O Ministério das Relações Exteriores informou que o governo dos Estados Unidos entregou ao Brasil dois milhões de doses de hidroxicloroquina, “como demonstração da solidariedade” entre os dois países na luta contra o coronavírus. De acordo com nota divulgada este domingo (31) pelo Itamaraty, em breve, o país norte-americano também enviará mil ventiladores para o Brasil.

“A HCQ [hidroxicloroquina] será usada como profilático para ajudar a defender enfermeiros, médicos e profissionais de saúde do Brasil contra o vírus. Ela também será utilizada no tratamento de brasileiros infectados”, diz a nota.

O ministério também anunciou um esforço de pesquisa conjunto entre Brasil e Estados Unidos que incluirá testes clínicos controlados randomizados, para avaliar a segurança e eficácia da droga, tanto para a profilaxia quanto para o tratamento precoce do novo coronavírus. O desenvolvimento de uma vacina também será objeto desse esforço entre os dois países, conforme ressaltou o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, no Twitter.

Cooperação Brasil-EUA no combate ao Covid-19 continua avançando. Chegaram hoje ao Brasil 2 milhões de doses de hidroxicloroquina doadas pelos EUA. Colaboraremos com os EUA na pesquisa clínica da hidroxicloroquina e no desenvolvimento de uma vacina.

“Tendo o presidente [Jair] Bolsonaro e o presidente [Donald] Trump conversado duas vezes desde março, os dois países estão bem posicionados para continuar seu trabalho conjunto no enfrentamento da pandemia do coronavírus, bem como em outros assuntos de importância estratégica”, finalizou o Itamaraty.

OMS
Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) suspendeu os testes com a hidroxicloroquina em pacientes com covid-19 por questões de segurança. Anteriormente, a OMS já havia se manifestado contra o uso do medicamento contra a Covid-19. Originalmente, a droga é indicada para o tratamento de doenças como malária, lúpus e artrite.

Apesar de ser defendida pelos presidentes Bolsonaro e Trump como um possível tratamento para Covid-19, segundo a OMS, ainda não há evidências científicas que comprovem o benefício da cloroquina, e seu derivado hidroxicloroquina, contra a doença causada pelo novo coronavírus.

Ainda assim, o governo brasileiro incluiu os medicamentos no protocolo de tratamento para pacientes com sintomas leves de Covid-19, mas alertou que eles podem causar efeitos colaterais como redução dos glóbulos brancos, disfunção do fígado, disfunção cardíaca e arritmias e alterações visuais por danos na retina. Cabe ao médico a decisão sobre prescrever ou não a substância, sendo necessária também a vontade declarada do paciente, com a assinatura do Termo de Ciência e Consentimento.

Por Agência Brasil

''Graças a Deus ficamos livres dele'', diz Bolsonaro sobre Moro, em conversa com apoiadores

Bolsonaro também voltou a defender a flexibilização de posse de armas legal. "Uma arma legal não é para cometer crimes, mas para evitar crimes. Foto/vídeo: Canal Foco do Brasil - YouTube

O presidente Jair Bolsonaro criticou, na manhã desta segunda-feira (1º), o ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública Sergio Moro. Falando sobre a questão armamentista, o chefe do Executivo federal disse que ele sempre esteve alinhado com a esquerda.

A fala foi feita após um apoiador agradecer ao presidente pela derrubada da Instrução Normativa (IN) 131. "Para vocês entenderem quem estava do meu lado. Essa IN 131 é da Polícia Federal, mas por determinação do Moro. Ele, com instruções normativas, ignorou decretos meus, ignorou a lei para dificultar a posse de arma de fogo para as pessoas de bem", afirmou.

E completou dizendo que Moro era a favor de criar uma portaria que fixava multas para a população que estivesse nas ruas, desobedecendo as medidas de saúde impostas como prevenção ao coronavírus. "Assim como essa IN, tem uma portaria também que o ministro novo revogou que, apesar de ter força de lei, ela orientava a prisão de civis. Por isso que, naquela reunião secreta, o Moro ficou calado de forma covarde", disse.

"É isso que estava acontecendo. E ele queria ainda uma portaria depois que multasse quem estivesse na rua... Perfeitamente alinhado com outra ideologia que não era a nossa. Graças a Deus ficamos livres dele", alfinetou.

Ao deixar o governo, Moro acusou o presidente de tentar interferir politicamente no comando da Polícia Federal. Após a saída do ex-ministro da Justiça, Bolsonaro trocou o diretor chefe da PF, que, por sua vez, determinou trocas nas superintendências. O caso é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Posse de arma

Bolsonaro também voltou a defender a flexibilização de posse de armas legal. "Uma arma legal não é para cometer crimes, mas para evitar crimes. Por que a vagabundagem que sempre é defendida pela mídia tem arma ilegal. Tanto que a campanha do desarmamento nunca foi para cima de quem tinha arma ilegal, mas para cima do cidadão de bem. E o que eu disse, naquela reunião reservada, que foi classificada como secreta, não falei que o povo armado jamais será escravizado? O povo armado de forma legal", concluiu.

Por Correio Braziliense
Vídeo: Canal Foco do Brasil - YouTube

Petrolândia: Vereador Silvio Rogério manifesta pesar pelo falecimento da professora Pollyanna Viana da Silva Souza



A Câmara Municipal de Petrolândia, por intermédio do Vereador Silvio Rogério da Silva, manifesta o seu profundo pesar, pelo falecimento da Sra. Pollyanna Viana da Silva Souza, ocorrido dia 31.05.2020, na cidade de Recife-PE.

 Justificativa

Difícil é justificativa de um voto de pesar, principalmente quando se trata de alguém tão especial, quanto a nossa querida Pollyanna. Conhecida por sua exímia competência enquanto professora, atuou na Rede Municipal de Ensino, nesta cidade, desenvolvendo na ocasião, um excelente trabalho à título pedagógico. Além de professora, era considerada por todos, uma pessoa íntegra, alegre, amiga, respeitada por sua conduta e dedicação à família e à comunidade.

Sua ausência deixa desolados seus familiares, amigos e conhecidos, principalmente seus alunos, a quem muito externava sua dedicação, sendo muito amada e querida por todos.

Pollyanna nos deixa como exemplo, seu modelo de vida enquanto cidadã de bem, mulher de fé e alicerce de família. Sua morte tão repentina, enluta não somente seus familiares e amigos, mas, toda a sociedade que lamenta a perda de uma cidadã exemplar na honestidade, no caráter e na honra.

 Aos seus familiares, nossas sinceras condolências, reiterando que esta Casa não poderia deixar se associar ao seu pesar. Manifestamos aqui, nosso profundo respeito, rogando a Deus que traga conforto aos corações enlutados. Desejamos que a paz, o consolo e a força da fé, reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas, para que Pollyanna descanse em paz. Do teor desta, dê-se ciência à família enlutada.

Sala das Sessões, em 01 de Junho de 2020.

Silvio Rogério da Silva Vereador SD - Petrolândia

Vereador Sílvio - Foto: Assis Ramalho/BlogAR

Da Redação do Blog de Assis Ramalho


Boletim desta segunda [1º/06]: Com mais 68 mortes e 450 casos de Covid-19, Pernambuco tem 34,9 mil confirmações e 2.875 óbitos


Pernambuco registrou, nesta segunda-feira (1º), mais 450 casos de pacientes com o novo coronavírus no estado (veja vídeo acima). Também foram contabilizados novos 68 óbitos de pessoas com Covid-19. Com isso, o número de pacientes com a doença causada pelo novo coronavírus passa para 34.900 e o de mortes sobe para 2.875, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

De acordo com o boletim estadual, 199 dos 450 casos confirmados nesta segunda são classificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Outros 251 são considerados leves.

Dos 34.900 casos confirmados de Covid-19, 14.535 são graves. Outros 20.365 são leves, de acordo com a SES. Outros detalhes epidemiológicos devem ser divulgados pelo estado ainda nesta segunda.

Por G1 PE
Imagem JC


Farmacêutica Eli Lilly começa o primeiro teste em humanos de anticorpos contra covid-19

Farmacêutica Eli Lilly começa o primeiro teste com medicamento contra covid-19 (Foto: Appledesign via Getty Images)

A farmacêutica Eli Lilly anunciou nesta segunda-feira (01/06) que iniciou o primeiro teste em humanos de um tratamento contra covid-19 baseado no uso de anticorpos. Os resultados serão divulgados no final de junho. Se a resposta for positiva, o medicamento pode ser lançado no segundo semestre. O tratamento foi desenvolvido em parceria com a AbCellera, empresa de biotecnologia sediada no Canadá.

Quando uma pessoa se recupera de uma doença como a covid-19, seu corpo produz anticorpos para combater o vírus. A AbCellera adquiriu amostras de sangue de um dos primeiros pacientes recuperados nos Estados Unidos para estudar seus anticorpos. Os cientistas da empresa e do Centro de Pesquisa de Vacinas do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas selecionaram os anticorpos mais potentes. A partir desses dados, os pesquisadores da Eli Lilly projetaram o medicamento, conhecido como terapia de anticorpos monoclonais. A mesma abordagem é usada no tratamento de outras doenças, como asma, ebola, HIV, lúpus e alguns tipos de câncer.

Ainda não se sabe se o tratamento funcionará contra a covid-19. Quando o medicamento foi usado em células em laboratório, bloqueou a capacidade de infecção do vírus. Com base nesses resultados, os cientistas receberam aprovação para o teste em humanos.

Esta é a primeira fase do estudo clínico. Se o tratamento parecer seguro, a empresa passará para a próxima fase do teste em algumas semanas. A segunda fase do estudo envolverá um número maior de pacientes, incluindo pacientes não hospitalizados.

A empresa também planeja estudar o medicamento como prevenção. O tratamento pode ser usado para pessoas do grupo de risco, como idosos ou pessoas com doenças crônicas ou comprometimento do sistema imunológico.

A farmacêutica já começou a fabricar a terapia com anticorpos em escala para que possa ser testada e potencialmente usada em outros pacientes. "Se funcionar, não queremos perder um único dia, queremos ter o maior número de remédios possível disponível para ajudar tantas pessoas rapidamente", disse Dan Skovronsky, vice-presidente sênior e diretor científico de Eli Lilly.

Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir. Ou, se preferir, receba pelo Telegram. É só clicar neste link.

Por ÉPOCA NEGÓCIOS

Jatobá: Vereador Zé Dantas ''Precisamos arrancar rumo ao desenvolvimento econômico''

''Devemos nos preocupar, tanto a sociedade civil organizada, quanto a administração municipal, a Câmara de Vereadores, os deputados votados no município e principalmente os pré-candidatos a vereador e a prefeito, na próxima eleição, em buscar ações que venham em apoio aos pequenos piscicultores do município''

Algumas cidades brasileiras já se preparam para entrar no ritmo que estão chamando de “novo normal”, com a retomada das atividades econômicas, interrompidas com a chegada do CORONAVÍRUS ao país. Aqui em Jatobá, penso que “retomada” não seria talvez a palavra melhor aplicável, já que a nossa economia, restrita basicamente à criação de tilápia, pelo que sei, não sofreu tanto, pelo menos no quesito produção. No mais a economia é estagnada. Aliás, Jatobá é o maior produtor de tilápia de Pernambuco, Estado que tem o maior polo de produção do peixe em tanques-rede do Nordeste, sendo a região de Itaparica a que mais produz, com destaque para o município de Jatobá, onde temos grandes, médios e pequenos produtores, de base familiar. A palavra que melhor se aplicaria aqui, passada a pandemia, seria a meu ver, “arrancada” para o incremento da economia local.

Acho que devemos nos preocupar, tanto a sociedade civil organizada, quanto a administração municipal, a Câmara de Vereadores, os deputados votados no município e principalmente os pré-candidatos a vereador e a prefeito, na próxima eleição, em buscar ações que venham em apoio aos pequenos piscicultores do município, de forma a absorver o maior numero possível da mão-de-obra local disponível, consequentemente, gerando renda para as pessoas e diminuindo a pobreza. A implantação de uma unidade beneficiadora do pescado seria de grande importância para os pequenos produtores.

Note-se que Jatobá é a Capital Estadual da Tilápia, título que lhe foi outorgado pela Lei n° 14.978/2013, tendo chegado até a promover festivais, com feiras de negócios nos anos de 2013 e 2014, na gestão do Prefeito Robson Leandro, com o objetivo de incentivar a atividade. Mas hoje, o Município que possui um orçamento anual de 42 milhões de reais, não contempla dotação orçamentária alguma, para incentivar o setor.

PRECISAMOS ARRANCAR RUMO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO!

Zé Dantas - Vereador de Jatobá

1º de junho é Dia da Imprensa: Nossa homenagem a todos que fazem a Imprensa no Brasil e no Mundo


O Dia da Imprensa, primeiro de junho, é o melhor momento para valorizar e enaltecer a atuação dessa área. É por meio da imprensa que sabemos sobre o que acontece em nossa cidade, região, estado, no Brasil e no mundo, sobre eventos e sobre festas importantes. Principalmente nessa época de pandemia, ficamos por dentro de todas as informações. Vamos comemorar esse dia com muita felicidade!

Por Didi Galvão

Petrolândia: Ismar Renan, aniversariante do dia, recebe homenagem de seus pais Ítalo Leite e Rita Fonsêca


Nesta segunda-feira, 1º de junho de 2020, o jovem Ismar Renan completa 16 anos e recebe bonita mensagem dos pais - Ítalo Leite e Ritinha.

Os anos passam rápido demais! Parece que foi ontem que te pegamos no colo pela primeira vez. Foi amor à primeira vista. Os planos não são mais com a maternidade, mas com o quanto queremos que você seja mais e mais feliz, com o seu jeito que  já conheçemos bem, para se tornar um adulto cheio de sonhos e princípios. Parabéns, filho, você é o nosso orgulho!

Seus pais; Ítalo Leite e Rita Fonsêca

Governo federal nomeia indicado do Centrão para comandar FNDE


O governo nomeou o chefe de gabinete do senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI), Marcelo Lopes da Ponte, para a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que tem um orçamento de R$ 29,4 bilhões neste ano. A nomeação foi publicada na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União (DOU). Ponte vai substituir Karine Silva dos Santos, que ocupava o cargo desde dezembro e é alinhada ao ministro da Educação, Abraham Weintraub.

A entrega do fundo a um nome indicado pelo Centrão - bloco informal da Câmara formado por Progressistas, PL, Republicanos, PTB, Solidariedade, DEM e PSD - faz parte da estratégia do presidente Jair Bolsonaro para ganhar apoio no Congresso. O objetivo do governo é ter uma base consolidada para aprovar projetos e, principalmente, barrar um eventual processo de impeachment de Bolsonaro.

Vinculado ao Ministério da Educação, o FNDE é um dos espaços mais cobiçados por políticos. O órgão é responsável por atribuições que vão desde a contratação de livros escolares, transporte de alunos até o programa federal de financiamento estudantil, o Fies. Foi por meio do órgão que a pasta contratou uma empresa para fornecer kits escolares a estudantes que, segundo o Ministério Público, está envolvida em um esquema, revelado em março pelo Estadão, que desviou R$ 134,2 milhões de dinheiro público da saúde e da educação na Paraíba.

O governo já havia nomeado na Diretoria de Ações Educacionais do fundo um indicado do PL, sigla do ex-deputado Valdemar da Costa Neto, condenado no mensalão. Garigham Amarante Pinto, assessor do partido na Câmara, assumiu o cargo no dia 18 de abril.

Inicialmente, Weintraub chegou a reclamar com o presidente por retomar a prática do "toma lá, dá cá", pela qual o governo distribui cargos em troca de votos no Congresso. Mas teve que "engolir seco". O presidente se irritou com o subordinado, inclusive o acusando de ter vazado informações sobre a negociação.

No ano passado, o órgão foi alvo de uma disputa entre o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro. Um indicado pelo deputado, Rodrigo Sérgio Dias, foi exonerado da presidência do fundo em dezembro.

Por Correio Braziliense

Tragédia: pai, mãe e filhas morrem durante incêndio em Bezerros (PE)

Pais e filhas morreram dentro de casa após incêndio — Foto: Anderson Melo/TV Asa Branca

Um casal e duas filhas, uma bebê de 3 meses e uma menina de 2 anos, morreram em um incêndio na cidade de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, na noite desse domingo (31).

As vítimas estavam dentro de casa, em um quarto. O casal foi identificado como Carlos Pereira, de 25 anos, e Ueni Oliveira, de 24 anos.

Socorro

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 23h30 e, quando chegou ao local, encontrou a casa fechada, com muita fumaça saindo.

O casal já estava sem vida. A bebê, de 3 meses, e a menina, de 2 anos, de idade, chegaram a ser socorridas, mas não resistiram. Os corpos da família estão no Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Informação e fotos: TV Jornal/NE10

2ª parcela do auxílio emergencial começa a ser creditado na conta de beneficiários; veja tabela


A Caixa Econômica Federal informou neste domingo (31) que vai começar a creditar a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 diretamente nas contas bancárias indicadas pelos beneficiários. Os recursos, que haviam sido antecipados para uso digital pelo aplicativo Caixa Tem, agora serão transferidos automaticamente para as contas informadas pelos beneficiários, de acordo com o calendário de saque em espécie.

A transferência dos valores não movimentados pelo Caixa Tem será realizada para quem indicou contas para recebimento de outros bancos ou poupança existente na Caixa. Com isso, esses beneficiários poderão procurar as instituições financeiras com quem tem relacionamento, caso queiram sacar, segundo orientou o banco estatal.

Mais de 50 bancos participam da operação de pagamento do auxílio emergencial. Segundo o governo, todos os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para o auxílio emergencial já receberam o crédito da segunda parcela.

"A Caixa reforça que não é preciso madrugar nas filas. Todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento, das 8h às 14h, serão atendidas. Elas vão receber senhas e, mesmo com as unidades fechando às 14h, o atendimento continua até o último cliente. O banco fechou parceria com cerca de 1.200 prefeituras em todo o país para reforçar a organização das filas e manter o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas", informou a Caixa, em nota.

Por Agência Brasil

[Adiada] Prefeitura de Petrolândia responde ofício do IBVASF e Dr João anuncia LIVE URGENTE nesta segunda, às 20h:00 '' DESCUBRA A VERDADE!''


LIVE URGENTE

Prefeitura de Petrolândia responde ofício protocolado pelo hospital e maternidade IBVASF.

Contradição, perseguição e despreparo.

Acompanhe para saber a verdade.

Data: Segunda (01/06)
Horário: 20:00 horas
Participação: Said Souza

#Live #Urgente #Oficio #COVID19 #Saúde #Petrolândia

Por Assessoria de Dr João

Veja abaixo notícia relacionada ao tema

Policial é morto a tiros de fuzil no município de Surubim, no Agreste de PE

O Comissário de Polícia Civil José Rogério Duarte Batista foi vítima de homicídio na cidade de Surubim - FOTO: Divulgação

O policial José Rogério Duarte Batista, de 56 anos, foi assassinado com tiros de fuzil na tarde desse sábado (30), às margens da rodovia PE-90, próximo ao trevo de Surubim, no Agreste de Pernambuco. As câmeras de segurança de um estabelecimento registraram o momento em que o policial foi morto.

Rogério estava lotado no município de Casinhas, Agreste de Pernambuco. De acordo com informações da polícia, há cerca de uma semana ele teria pedido reforço policial pois estaria sendo ameaçado por traficantes que agiam na região. Ainda segundo a polícia, Rogério atuava no combate ao tráfico de drogas na localidade.

Por NE 10