segunda-feira, junho 01, 2020

Jatobá: Vereador Zé Dantas ''Precisamos arrancar rumo ao desenvolvimento econômico''

''Devemos nos preocupar, tanto a sociedade civil organizada, quanto a administração municipal, a Câmara de Vereadores, os deputados votados no município e principalmente os pré-candidatos a vereador e a prefeito, na próxima eleição, em buscar ações que venham em apoio aos pequenos piscicultores do município''

Algumas cidades brasileiras já se preparam para entrar no ritmo que estão chamando de “novo normal”, com a retomada das atividades econômicas, interrompidas com a chegada do CORONAVÍRUS ao país. Aqui em Jatobá, penso que “retomada” não seria talvez a palavra melhor aplicável, já que a nossa economia, restrita basicamente à criação de tilápia, pelo que sei, não sofreu tanto, pelo menos no quesito produção. No mais a economia é estagnada. Aliás, Jatobá é o maior produtor de tilápia de Pernambuco, Estado que tem o maior polo de produção do peixe em tanques-rede do Nordeste, sendo a região de Itaparica a que mais produz, com destaque para o município de Jatobá, onde temos grandes, médios e pequenos produtores, de base familiar. A palavra que melhor se aplicaria aqui, passada a pandemia, seria a meu ver, “arrancada” para o incremento da economia local.

Acho que devemos nos preocupar, tanto a sociedade civil organizada, quanto a administração municipal, a Câmara de Vereadores, os deputados votados no município e principalmente os pré-candidatos a vereador e a prefeito, na próxima eleição, em buscar ações que venham em apoio aos pequenos piscicultores do município, de forma a absorver o maior numero possível da mão-de-obra local disponível, consequentemente, gerando renda para as pessoas e diminuindo a pobreza. A implantação de uma unidade beneficiadora do pescado seria de grande importância para os pequenos produtores.

Note-se que Jatobá é a Capital Estadual da Tilápia, título que lhe foi outorgado pela Lei n° 14.978/2013, tendo chegado até a promover festivais, com feiras de negócios nos anos de 2013 e 2014, na gestão do Prefeito Robson Leandro, com o objetivo de incentivar a atividade. Mas hoje, o Município que possui um orçamento anual de 42 milhões de reais, não contempla dotação orçamentária alguma, para incentivar o setor.

PRECISAMOS ARRANCAR RUMO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO!

Zé Dantas - Vereador de Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário