segunda-feira, junho 01, 2020

Petrolândia termina quarentena rigorosa do Estado como pior colocada em isolamento social no Sertão de Itaparica



Na última semana de quarentena mais rigorosa, Pernambuco teve uma média de isolamento social de 53,5%. Olinda, Recife e Alagoinha foram as cidades com o índice mais alto, com, respectivamente: 58,2%, 57,8% e 57,3%. As cidades com pior índice registrado foram Santa Cruz, com 37,3%; Terra Nova, com 38%; e São Joaquim do Monte, com 38,1%. As informações são do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Veja também
>Petrolândia: Prefeitura anuncia mais um caso positivo de coronavírus e cidade contabiliza 09 confirmações e um óbito; veja os números oficiais divulgados pela Secretaria de Saúde

>Paulo Câmara anuncia primeiros setores da economia que poderão retomar as atividades; Construção civil e comércio atacadista voltam a funcionar na próxima segunda (8)

Petrolândia, incluída no Sertão de São Francisco, para fins de medição, concluiu o período com 43,7% de isolamento social, pior colocação entre as cidades localizadas na microrregião do Sertão de Itaparica que, por ordem decrescente do referido índice, são: Carnaubeira da Penha (54.5%), Tacaratu (52,5%), Floresta (52,1%), Belém do São Francisco 50%), Itacuruba e Jatobá (45,6%, ambas).  O período com o pior índice de isolamento de Pernambuco foi em 8 de maio, com adesão de 43,1% da população. O mais alto índice de isolamento ocorreu em 22 de março, quando o Estado alcançou 62% de isolamento. 

Em Petrolândia, os índices caíram nas sucessivas medições divulgadas pelo MPPE, iniciadas em março, quando mais de metade da população ainda estava preocupada com a disseminação do novo coronavírus na cidade e, por consequência, adotava medidas como: ficar em casa e só sair em caso de extrema necessidade, evitar aglomerações e usar (corretamente) máscaras de proteção. As cenas mais comuns no período foram: pessoas sem máscaras, uso incorreto da máscara (no queixo, na testa, na orelha, no bolso, na bolsa, pendurada no dedo), aglomerações e consumo de bebida alcoólica em locais públicos. 

Ao longo das semanas da quarentena, que começa agora a ser flexibilizada, aos poucos, pelo Governo de Pernambuco e, a partir de 15 de junho, poderá ser revista pela Prefeitura Municipal, o que se viu e o que continua a ser visto em Petrolândia são pessoas que têm medo do vírus, com medo de quem não teme o vírus. 

Em Petrolândia, infelizmente, mas não surpreendentemente, apenas após conhecer o rosto da primeira petrolandense morta pela Covid-19, pessoas que menosprezavam o risco de contágio e a doença começaram a mudar de atitude. Isso aconteceu ontem, dia 31 de maio, com a divulgação do falecimento da mãe, esposa, gestante, professora e servidora pública Pollyana Viana. Ela estava grávida e seu filho, nascido morto, também foi vítima da Covid-19 em Pernambuco. 

As medidas de flexibilização começaram, mas, ao mesmo tempo, sabe-se que o novo coronavírus está em expansão para as cidades interioranas. Siga as recomendações da Prefeitura e da Secretaria de Saúde de Petrolândia e evite que o coronavírus se espalhe em nosso município. A prevenção está nas mãos de cada um de nós.

O ranking é uma ferramenta pública, disponível no site do MPPE, no endereço: https://bit.ly/Ranking-IsolamentoSocial.


Redação do BlogAR

Um comentário:

  1. Muito fácil criticar que tem seu dinheiro fácil e certo
    Quero ver quem tem que REALMENTE trabalhar todo dia pra colocar o pão na boca dos seus filhos.

    ResponderExcluir