Postagens

Mostrando postagens de Abril 12, 2016
Publicidade

Monitoramento ambiental no São Francisco auxilia pesquisa sobre mudanças climáticas

Imagem
Estudos em parceria com a Universidade de Lisboa deverão se concentrar no município de Floresta, em Pernambuco
O acúmulo de informações científicas sobre o bioma caatinga no âmbito do Projeto de Integração do Rio São Francisco motivou uma parceria entre a Universidade de Lisboa e o Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O objetivo é aprofundar pesquisas sobre as mudanças climáticas em curso no planeta. A base de trabalho para os estudos é o monitoramento da biodiversidade da região, com investimentos do Ministério da Integração Nacional (MI).

O acompanhamento permanente por parte de equipes do Núcleo permite aferir como ocorre o fenômeno das mudanças climáticas na região do São Francisco, explica o coordenador Renato Garcia. “Utilizaremos dados coletados e analisaremos nosso inventário florístico com foco em uma determinada área. Vamos avaliar quais espécies têm maior e menor ocorrência, e o que isso representa”, p…

Guerrero recebe apenas advertência e não desfalca o Flamengo; Rodrigo, do Vasco, é punido e não enfrenta o Fluminense

Imagem
Guerrero é tietado após o julgamento pela presidenta da segunda comissão disciplinar do TJD e pelo presidente do TJD Foto: Diogo Dantas Guerrero posou para foto com relator e auditores; jogadores do Vasco estão em Belém e não compareceram ao julgamento (Foto: Rafael Chimelli/GloboEsporte.com)

Em julgamento realizado nesta terça-feira, no TJD-RJ, Guerrero foi apenas advertido pela cotovelada dada em Rodrigo, no empate por 1 a 1 entre Flamengo e Vasco, no último dia 30. Já o zagueiro vascaíno, que provocou o peruano com um beliscão no peito antes de ser agredido, acabou pegando um jogo de gancho e está fora do clássico contra o Fluminense, marcado para o próximo domingo, em Manaus. Vale destacar que, por conta de lesão muscular, o capitão cruz-maltino já era dúvida para a partida contra o arquirrival.

Outro jogador vascaíno julgado nesta terça-feira foi Jomar, expulso mesmo sem ter participado do jogo. O árbitro justificou na súmula que, após o gol cruz-maltino, o zagueiro "colocou a…

Senado aprova projeto que deixa de punir município que excede gastos com pessoal

Imagem
A ideia é aliviar os municípios da pressão orçamentária decorrente da crise econômica e evitar punições que possam prejudicar ainda mais sua situação fiscal. 
O plenário do Senado aprovou hoje (12) projeto de lei que acaba com as punições a municípios que violarem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no que se refere aos gastos com pagamento de pessoal por terem tido redução no orçamento por motivos alheios à administração municipal.

O texto prevê que as prefeituras não serão punidas quando tiverem o orçamento impactado pela diminuição das receitas provenientes do Fundo de Participação dos Municípios ou do pagamento de royalties e participação especial. O texto base da matéria, que foi aprovada na última semana, previa também a extinção de penas para os prefeitos que não pagassem despesas empenhadas pela administração anterior, quando houvesse queda na arrecadação. Mas hoje, ao votar as emendas, o plenário aprovou uma modificação para retirar esse trecho do texto.

Assalto a ônibus da linha Palmares/Recife, da empresa Borborema, termina com dois suspeitos mortos

Imagem
Ilustrativa
Um assalto a ônibus, na tarde desta terça-feira (12), deixou dois suspeitos mortos no Cabo de Santo Agostinho. De acordo com a Polícia Militar, a dupla teria roubado passageiros da linha Palmares/Recife, da empresa Borborema, no trecho da antiga BR-101 Sul, na Charneca. Ao descer do coletivo, eles foram alvejados por um terceiro suspeito ainda não identificado. Nenhum dos passageiros ficou ferido na ocorrência.

José Dimas da Silva, de 22 anos, ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Dom Helder Câmara, em Ponte dos Carvalhos, mas não sobreviveu. O outro suspeito, que aparentava ter 24 anos, foi morto com um tiro no pescoço. Os dois estavam armados.

O caso está sendo investigado pela delegada Taciana Melo.

Diário de Pernambuco

Governo de PE decreta situação de emergência em 56 municípios no Sertão do estado, entre eles Petrolândia

Imagem
Barragem de Ingazeira secou em 2012 (Foto: Jael Soares/G1)
O governo do estado decretou situação de emergência por seis meses em 56 municípios do Sertão de Pernambuco por conta da estiagem. De acordo com a publicação, "as áreas afetadas permanecem com os níveis de reservas hídricas bem abaixo das condições satisfatórias, com as águas impróprias para consumo humano". O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado no sábado (9).

Os municípios que decretaram situação de emergência foram: Afogados da Ingazeira, Afrânio, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabrobó,Calumbi, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Cedro, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Granito, Ibimirim, Iguaracy, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itapetim, Jatobá, Lagoa Grande, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Parnamirim, Petrolândia, Petrolina, Quixaba, Salgueiro, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa …

Discussão do impeachment começa na sexta; votação será no domingo

Imagem
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou nesta terça-feira (12) aos líderes partidários que a discussão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff vai ter início às 8h55 da próxima sexta (15) e a votação será a partir de 14h de domingo (17). A informação foi passada pelos deputados Bruno Araújo (PSDB-PE) e Pauderney Avelino (DEM-AM), líder do DEM, que participaram da reunião, e confirmada por interlocutor do presidente da Câmara.

Nesta segunda-feira (12), a comissão especial do impeachment na Câmara dos Deputadosaprovou, por 38 votos a 27, o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) favorável à abertura do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff. O relatório segue agora para análise no plenário da Casa.

Na reunião de líderes desta terça, Cunha entregou aos parlamentares uma síntese do processo de discussão do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello e disse que seguiria o mesmo roteiro. A sessão de sexta terá início com fala da…

Governo lança portal do consumidor e pesquisa sobre publicidade infantil

Imagem
A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) lançou hoje (12), em Brasília, o Portal de Defesa do Consumidor com orientações aos cidadãos e informações técnicas para profissionais que atuam na área.

Desenvolvido em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o portal disponibilizará dados para ajudar os consumidores na tomada de decisões e informá-los sobre direitos e deveres. Além disso, o site trará dicas à população, notícias, vídeos, manuais para consulta pública e informações sobre serviços como rotulagem de alimentos e recalls no país.

Para os profissionais da área, serão disponibilizados cursos de formação e qualificação. O primeiro curso, de Introdução à Defesa do Consumidor, já lançado, será voltado aos funcionários dos Procons de todo o Brasil. As inscrições vão de 11 de maio a 9 de junho e as vagas são limitadas a duas mil.

CBHSF prorroga prazo de inscrição de municípios para apoio a Planos de Saneamento Básico

Imagem
Foto: Reprodução CBHSF
Foi prorrogado para 30 de abril o prazo para as manifestações de interesse dos municípios, através de ofícios, visando à elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) a ser financiada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A elaboração dos PMSBs será viabilizada com recursos da cobrança pelo uso das águas do rio, previstos no Plano de Aplicação Plurianual do Comitê (2016-2018). 
Até agora, tendo em vista a minimização dos impactos ambientais decorrentes da deficiência no saneamento básico, o Comitê, através da sua agência delegatária, AGB Peixe Vivo, já investiu cerca de R$5 milhões na elaboração de 25 Planos de Saneamento Básico na bacia.

Saiba mais>http://cbhsaofrancisco.org.br/cbhsf-prorroga-prazo-de-inscricao-para-apoio-a-planos-de-saneamento-basico/

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

SESI/PE patrocina curso de estudante em Stanford, nos EUA

Imagem
Cleyson é aluno do 3º ano do Ensino Médio no SESI Paulista (Foto: Reprodução Realize.me)
Aprovado depois de uma rígida seleção em Stanford, segunda melhor universidade do mundo, o estudante Cleyson Duarte precisava reunir R$ 10 mil até meados deste mês para concretizar o sonho de estudar fora do país. Por reconhecer a dedicação do aluno aos estudos, o SESI/PE doou o valor que faltava em dinheiro para que Cleyson possa participar, em julho, do curso de Ciências Ambientais da renomada universidade dos Estados Unidos. O estudante foi recebido, na Casa da Indústria, pelo superintendente e a diretora de Operações da instituição, Ernane Aguiar e Eveline Remígio.

Durante o encontro, Cleyson, que faz o 3º ano do Ensino Médio no SESI Paulista, disse que estava muito obstinado a fazer contatos com outros estudantes e entender como é o processo para estudar na universidade, após a conclusão do curso de verão. “Sou grato pelo cuidado e proximidade que os professores do Ebep tiveram comigo, sempr…

Pesquisa aponta Fla com maior torcida do país; Corinthians é o mais odiado, diz pesquisa

Imagem
O time com maior torcida do Brasil é o Flamengo. O time mais odiado do Brasil é o Corinthians. Essas constatações fazem parte de pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas. Trata-se da primeira pesquisa sobre o assunto feita por esse instituto. As respostas eram espontâneas. Duas perguntas foram feitas pessoalmente a 4.066 entrevistados com mais de 16 anos entre março e abril deste ano, em 214 municípios de 24 estados: "Para qual time você torce?" e "Qual é o time que você mais odeia?" A amostra atinge um grau de confiança de 95% para uma margem de erro de 1,5%.

As respostas para a primeira pergunta seguem a tendência das últimas pesquisas de tamanho de torcida, com Flamengo (16,5%), Corinthians (13,6%) e São Paulo (7,9%) no pódio, seguidos por Palmeiras (5,6%) e Vasco (4,5%). A partir daí, os resultados divergem - o que é natural, já que são institutos diferentes, com metodologias diferentes.
Nesta pesquisa, o Cruzeiro aparece em sexto lugar, com 4% da torcida, segu…

Ministros do PMDB reassumirão mandato para votar contra impeachment, diz Pansera

Imagem
Celso Pansera disse que não há fato determinado para embasar o impeachment da presidenta Dilma
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, disse hoje (12) que os ministros do PMDB que têm mandato de deputado vão se licenciar dos cargos e retornar à Câmara para votar, no plenário, contra a abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A votação está prevista para ocorrer no próximo domingo (17).

No final de março, o PMDB decidiu deixar a base de apoio do governo Dilma, mas seis ministros do partido permaneceram nos cargos. Três têm mandatos de deputado: além de Pansera, Marcelo Castro, da Saúde; e Mauro Lopes, da Secretaria de Aviação Civil.

Petrolândia: Confira marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde para quarta, quinta e sexta-feira 13, 14 e 15 de abril de 2016

Imagem
Confira abaixo as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 13 a 15 de abril de 2016, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade, em frente ao Supermercado + Barato.
Quarta-feira (13): Dentista, Canal Dentário, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (14): Nutricionista, Cirurgião Geral, Exames Laboratoriais
Sexta-feira (15): Pediatra, Nutricionista, Exames Laboratoriais


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde de Petrolândia

Dilma diz que golpe contra seu mandato tem "chefe e vice-chefe”

Imagem
Sem mencionar diretamente os nomes, a presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (12) que o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), são os chefes do que ela classificou de golpe em curso contra seu mandato.

“Se ainda havia alguma dúvida sobre o golpe, a farsa, que há golpe de Estado em andamento, essa dúvida não existe mais. Os golpistas têm chefe e vice-chefe assumidos. Um deles é a mão não tão invisível que conduz com desvio de poder e abusos o processo [de impeachment]. O outro esfrega as mãos e disfarça a farsa do vazamento de um pretenso discurso de posse. Cai a máscara dos conspiradores”, disse Dilma, em discurso no Palácio do Planalto.

“Vivemos tempos estranhos de golpe, farsa e traição. Usaram a farsa do vazamento para difundir a ordem unida da conspiração. Agora, conspiram abertamente, à luz do dia, para desestabilizar um presidenta legitimamente eleita. Caluniam enquanto leiloam posições no gabinete…

Margarina Puro Sabor sugere inovar no Dia das Mães com receita de Docinho de Churros

Imagem
Informe publicitário Combinação de leite condensado, chocolate branco e doce de leite surpreenderá a mulher mais importante da sua vida
Imagine uma sobremesa feita com leite condensado, chocolate branco e doce de leite. Irresistível, não é? Esses são os ingredientes do Docinho de Churros, prato que a Margarina Puro Sabor sugere para o Dia das Mães, comemorado no dia 8 de maio.

Super fácil de fazer, a guloseima fica pronta em 30 minutos e rende aproximadamente 30 docinhos. Para a massa, basta derreter o chocolate branco com a Margarina Puro Sabor, leite condensado e creme de leite. O recheio é de doce de leite. Como toque final use doce de leite em pasta, açúcar e canela para a cobertura.

Juíza suspende a nomeação do novo ministro da Justiça

Imagem
Eugênio Aragão ainda não foi notificado da decisão
A juíza Luciana de Moura, da 7ª Vara Federal de Brasília, suspendeu a nomeação do procurador da República Eugênio Aragão no cargo de ministro da Justiça. A decisão foi tomada no julgamento de uma ação popular. Segundo o autor, Anísio Teodoro, Aragão não poderia ocupar o cargo porque a Constituição Federal de 1988 impede membros do Ministério Público de exercerem outras atividades fora da instituição. No governo, o entendimento é de que, como Aragão foi admitido no Ministério Público antes de 1988, ele não estaria impedido de integrar o Executivo. Para a magistrada de Brasília, no entanto, a regra da Constituição vale para todos.

“Embora ao MP seja garantida autonomia funcional, é certo que a Constituição de 88 trouxe vedação expressa quanto à possibilidade de seus membros ocuparem outro cargo ou função, a não ser uma de magistério. Tal impedimento também se aplica, sim, aos membros do MP que tomaram posse antes da promulgação da CF/98,…

Juazeiro-BA: Lei determina presença de Bombeiros em concentrações com mais de 100 pessoas

Imagem
Vereador Sargento Bastos defendeu projeto de lei, aprovado na Câmara (Fotos: Ascom Câmara de Juazeiro/Divulgação)
Os profissionais Bombeiros Civis serão presença obrigatória nas festas e eventos que reúnam mais de 100 pessoas no município de Juazeiro. A lei, uma proposta do vereador Sargento Bastos, foi aprovada na sessão desta terça-feira (11/04) por unanimidade dos vereadores presentes.

Na justificativa, Bastos diz que “a concentração de pessoas se torna mais segura, com rápidas ações de salvamento e socorro, se necessário. Juazeiro sai na frente e au só tenho a agradecer pela aprovação unanime desta proposta”.

Além da Lei dos Bombeiros Civis, foram votadas em aprovadas na sessão desta terça-feira o Projeto de Lei 3193/2015 e 3194/2015, de autoria dos vereadores Amilton Ferreira, Suzana Ramos e Alex Tanuri, instituindo no Calendário Municipal de Eventos a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da comunidade católica do distrito de Massaroca e o aniversário de fundação d…

Anvisa decide que mosquitos transgênicos devem passar por regulação sanitária

Imagem
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu que mosquitos geneticamente modificados utilizados para o controle de vetores no país são objeto de regulação sanitária no que diz respeito à segurança e eficácia.

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) já havia aprovado, preliminarmente, a liberação comercial da linhagem OX513A do Aedes aegypti, mosquito geneticamente modificado para controlar a população do vetor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika.

“A própria Lei de Biossegurança, Lei nº 11.105 de 2005, prevê que, além da análise da CTNBio relativa aos aspectos de biossegurança, caberá aos órgãos específicos dos ministérios o registro e a fiscalização comercial dos organismos geneticamente modificados”, informou a Anvisa.

Miguel alerta para crise de abastecimento de carne e risco de saúde pública em Petrolina

Imagem
O deputado ainda alertou para as dificuldades de abastecimento provocados pelo fechamento do matadouro público (​Foto: Roberto Soares/Alepe​)
Fechado pela Prefeitura desde fevereiro, a situação do matadouro público de Petrolina foi alvo de críticas do deputado estadual Miguel Coelho (PSB). O socialista alertou em discurso na Assembléia Legislativa, nesta segunda-feira (11), para os riscos que a desativação do abatedouro provocou para cidades do Sertão do São Francisco.

Segundo o parlamentar já existem diversas denúncias de abate clandestino na região do São Francisco, que podem aumentar o índice de contaminação pelo consumo de carne. “A Prefeitura cometeu esse absurdo de fechar o matadouro sem oferecer uma opção e agora simplesmente negligencia os riscos à saúde pública. A gente tem notícia de que existe abate clandestino no meio da caatinga e isso pode aumentar consideravelmente a transmissão de doenças por consumo de carne mal tratada.”

Plásticos são os principais predadores dos oceanos, mostra relatório

Imagem
Sob a forma de garrafas, sacos ou tampas, os plásticos são os principais predadores dos oceanos, mostra a organização Surfrider em relatório divulgado hoje (12) sobre a poluição em cinco regiões da França e Espanha.

Com a ajuda de centenas de voluntários, a organização não governamental realizou em 2015 o primeiro censo de resíduos que poluem as praias, a orla costeira e os fundos marinhos, no âmbito de uma iniciativa que visa a recolher e analisar os dados na Europa.

“Todos os dias, 8 milhões de toneladas de lixo acabam no oceano. Oitenta por cento da poluição que afeta os nossos mares são de origem terrestre e resultam da atividade humana, com repercussões terríveis na biodiversidade e na globalidade do ambiente”, destaca o presidente da Surfrider Foundation Europe, Gilles Asenjo, em comunicado.

Carta da FETAPE pela Democracia contra o impeachment de Dilma Rousseff

Imagem
CARTA DA FETAPE PELA DEMOCRACIA Excelentíssimo/a Deputado/a Federal

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), organização que representa cerca de 1,5 milhão de homens de mulheres, que vivem e tiram da terra o seu sustento, vem por meio desta solicitar que o seu voto, independente do partido que esteja representando, seja contra o impeachment da presidenta da República e pelo fortalecimento da democracia do nosso País. Nós, que atuamos no campo, acompanhamos, nos últimos anos, avanços importantes para a qualidade de vida da nossa gente, que não podem ser esmagados por disputas políticas. Sabemos que as divergências são importantes para o processo democrático e, por isso, temos certeza que o Brasil só tem a ganhar se as diferentes posições continuarem se apresentando no debate, e se o poder continuar sendo conquistado nas urnas.

Como Movimento Sindical Rural, temos a consciência de que o Brasil passa por grandes crises, entre as quais estão a ética, a …

Senac e Sebrae promovem palestras gratuitas em Garanhuns

Imagem
O Senac, em parceria com o Sebrae, oferece cinco palestras gratuitas em Garanhuns no mês de abril, a partir de 14/4. O objetivo é atrair empresários para discutir questões relevantes para o varejo como o impacto dos tributos nos minimercados, ações de marketing em redes sociais para os grupos de moda, os desafios do varejo na área de alimentos, os desafios do varejo em época de crise e o poder do merchandising nas vendas.

A palestra “Impactos da Tributação para os Minimercados”, ministrada pelo consultor em gestão e desenvolvimento de negócios do Sebrae Fabiano Santos, será no dia 14/4, das 19h às 21h. O público-alvo do evento são os empresários do setor de mercados de pequeno porte. No mesmo dia e horário, será realizada a palestra “Marketing nas Redes Sociais para Grupos de Moda”, com a instrutora do Sebrae Simone Muruá, com foco nos empresários do comércio de roupas, calçados e acessórios em geral. No dia 18/4, será ministrada a palestra “Vencendo os Desafios do Varejo de Alimento…

Pernambuco realiza a 2ª Conferência de Assistência Técnica e Extensão Rural

Imagem
Sociedade civil organizada e órgãos governamentais discutem o fortalecimento das políticas do meio rural para jovens, mulheres e povos tradicionais visando ampliar as prioridades locais em âmbito nacional
A 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural - CEATER acontece nos dias 13 e 14 de abril, no Hotel Orange, em Itamaracá, com a expectativa de 300 pessoas ligadas ao mundo rural. A CEATER é uma iniciativa realizada pela Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária, Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Delegacia Federal do MDA em Pernambuco (DF/MDA) e Fórum dos Colegiados Territoriais em Pernambuco.

O debate sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), Agroecologia e Alimentos Saudáveis acontecerá durante toda a etapa estadual visando eleger as propostas prioritárias das 136 proposições construídas nas conferências territoriais realizadas ano passado em todas as regiões do Agreste e Sertão. O resultado dessa mobilização culminará na e…

Trabalhadores em educação de PE fazem greve por cumprimento da Lei do Piso

Imagem
De acordo com a lei, salários dos trabalhadores em Educação deveriam ter sido reajustados em 11,36% desde o dia 1º de janeiro

Os trabalhadores em Educação da rede estadual de ensino cruzam os braços nesta quarta-feira. A paralisação de 24 horas tem o objetivo de pressionar o governo a cumprir a Lei do Piso Salarial da categoria.
A programação será marcada por um ato em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), marcado para as 14h. De acordo com a Lei Nacional do Piso, os salários dos trabalhadores em Educação deveriam ter sido reajustados em 11,36% desde o dia 1º de janeiro.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) pede ainda cumprimento do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e resposta à campanha salarial da categoria.

Petrolândia: Confira programação especial do Bar e Restaurante Donna Júlia para esta terça e quinta-feira

Imagem
Em um ambiente familiar e aconchegante, o estabelecimento comercial fica localizado na Avenida Dep. Milvernes Cruz Lima, na orla da cidade.

O Bar e Restaurante Dona Júlia é administrado pelos jovens empresários Callynny e Leonardo.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Fisioterapeuta Dr. Jefferson Técio atende no Laboratório Ideal Diagnóstico de segunda a sexta-feira

Imagem

Criança de dois anos é sequestrada em Salgueiro, no Sertão de PE

Imagem
Ilustrativa
Uma criança de dois anos foi sequestrada na madrugada desta terça-feira (12), em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Segundo a mãe da criança, uma cabeleireira de 24 anos, o crime foi praticado por um mototaxista.

Ainda de acordo com a mãe, o homem, de 33 anos, teria levado ela e o filho até a BR-116, deixando a mulher no local e seguindo com a criança. A mãe do menor de idade foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil (PC), onde prestou depoimento.

Concurso da Polícia Militar tem cerca de 81 candidatos por vaga em PE

Imagem
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social, nesta terça (12), o concurso da Polícia Militar teve 121.807 inscritos. Eles vão disputar as1.500 vagas disponíveis. Desse total, 102.356 são pagantes e 19.451, isentos. O número demonstra que há cerca de 81 candidatos concorrendo a uma única vaga.
A relação de candidatos por vaga é quase o triplo do número de concorrentes a uma vaga do curso de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2014. Na época, havia 30,2 candidatos disputando uma das vagas no curso da universidade.

De acordo com Gledeston Emerenciano, coordenador geral da comissão de concursos do Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco (Iaupe), o número supera o último certame da Polícia Militar, realizado em 2009, promovido pela mesma banca examinadora. “Na época, tivemos cerca de 103 mil inscritos”, relembra.

Deputado Flávio Bolsonaro troca tiros na Barra da Tijuca

Imagem
Carro do deputado Flávio Bolsonaro foi atingido por seis disparos no banco da frente (Foto: Reprodução/Facebook)
Deputado Flávio Bolsonaro de saída da delegacia rumo à Alerj (Foto: Gabriel Barreira/G1) Flávio Bolsonaro esteve na 16 DP (Barra da Tijuca) após reagir a assalto (Foto: Reprodução)
O deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSC) afirmou nesta terça-feira (12) que trocou tiros com dois criminosos por volta de 11h na Avenida das Américas, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O caso foi registrado na 16ª DP (Barra) como tentativa de roubo.

O parlamentar garante que tem porte de arma. Todos os disparos que atingiram seu veículo partiram de dentro do carro, quando Bolsonaro reagiu aos assaltantes.

"Vimos um assalto no carro ao lado e meu segurança, que é policial militar, saiu do carro para rendê-lo, quando o assaltante pegou a arma para atirar nele e eu reagi. Foi um susto", disse Bolsonaro.

Ele e o segurança não se machucaram. Bolsonaro, no entanto, alega que feriu um dos crimi…

Suspeito de explodir caixa eletrônico é detido com R$ 14 mil e drogas em Custódia, no Sertão de PE

Imagem
Material apreendido com o suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Serra Talhada (Foto: Pedro Ângelo/TV Asa Branca)

Um dos suspeitos de explodir um caixa eletrônico de uma agência bancária em Triunfo, no Sertão de Pernambuco, foi detido com R$ 14 mil, roupas, munição e uma porção de maconha, de acordo com a Polícia Civil. O crime ocorreu na madrugada desta terça-feira (12). O homem foi encontrado pelo Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi), em Custódia, também no Sertão.

Por e-mail, o G1 solicitou o posicionamento da assessoria de imprensa do banco, mas - até a publicação desta matéria - não recebemos resposta.

Ainda segundo a Polícia Civil, também foi apreendido um carro com o suspeito. O veículo possivelmente é clonado, já que a placa não corresponde com o número do chassi, explicou a polícia.

A Polícia Militar não soube informar a quantia em dinheiro que foi levada pelos criminosos. A PM também não disse quantas pessoas participaram da ação.

Enten…

Paulo Câmara libera R$ 42 milhões para realização de obras e reitera compromissos com municípios pernambucanos

Imagem
Paulo Câmara abriu o 3º Congresso da Amupe, nesta segunda (11), liberando recursos estaduais
Reafirmando o compromisso do Governo de Pernambuco com o desenvolvimento municipalista, o governador Paulo Câmara autorizou, na manhã desta segunda-feira (11.04), a liberação de R$ 42 milhões para a realização de obras em todo o Estado. O anúncio foi feito na abertura do 3º Congresso Pernambucano de Municípios, no Centro de Convenções, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O encontro é promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e segue até a próxima quarta-feira (13.04). Do total de recursos, R$ 30 milhões serão repassados por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). Já o restante será destinado à compra de 12 perfuratrizes de poços e 12 ambulâncias, que serão utilizadas por consórcios intermunicipais.

Na presença de prefeitos e gestores municipais, o chefe do Executivo estadual destacou que vai manter todas as pactuações feitas com as…

Fortaleza estreia campanha em mídia aberta que destaca o consumo da nova linha de Torradas

Imagem
Disponíveis em quatro sabores, as Torradas Fortaleza já se tornaram parte do dia a dia das famílias das regiões Norte e Nordeste Além da campanha de reforço de marca, Fortaleza oferecerá aos varejistas um novo enxoval de PDV, para destacar o produto nas gôndolas
“A torrada está na casa e na vida da família”. Com este mote, a Fortaleza, marca de massas, biscoitos e torradas da M. Dias Branco, estreia, em 10 de abril, campanha em mídia aberta, criada pela Propeg, para reforçar o consumo do mais novo produto do portfólio da marca. A campanha é dirigida às regiões Norte e Nordeste e contará com filme em TV aberta, busdoor e spot de rádio.

O filme para TV mostra uma família moderna e descontraída em um café da manhã no qual não podem faltar novidades: o novo namorado da filha, o boletim do filho, vários acontecimentos do dia a dia e, é claro, as supercrocantes torradas Fortaleza. As imagens destacam várias sugestões de consumo do produto, com margarina, geleia, queijo ou patê. No fim, a assin…

Bandidos explodem caixas eletrônicos do Banco do Brasil em Triunfo

Imagem
Caixas eletrônicos foram destruídos na explosão (Foto: Reprodução/WhatsApp.)
Bandidos explodiram na madrugada desta terça-feira (12) caixas de uma agência do Banco do Brasil, localizada em Triunfo, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Civil, os suspeitos entraram na agência e utilizaram explosivos para explodir os caixas. Com o impacto da explosão, parte do teto do banco desabou.

Ainda segundo a polícia, o cofre da agência também foi danificado pelos explosivos. Os suspeitos fugiram roubando uma quantia em dinheiro não informada. A Polícia Militar realizou buscas na região e conseguiu prender, até o momento, quatro suspeitos.

A polícia informou ainda que a agência está interditada e deverá passar por um perícia do Instituto de Criminalística (IC).

Do NE10 Interior

Jovem é encontrada morta às margens de rodovia em Serra Talhada após acidente de moto

Imagem
Ilustrativa
Uma mulher morreu em um acidente de moto nessa segunda-feira (11) na PE-365, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, Natália Carla de Moura, de 27 anos, teria morrido após cair da moto em um trecho da rodovia. O filho dela, de sete anos, que também estava no veículo, não sofreu nenhum ferimento.

A polícia informou ainda que a moto estava sendo conduzido pelo companheiro da vítima, que não teve o nome divulgado. Ele não foi encontrado no local do acidente. A criança foi encaminhada à delegacia do município.

O corpo da mulher foi levado para o Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam).
Do NE10 Interior

PF deflagra 28ª fase da Lava Jato no DF, em São Paulo e no Rio de Janeiro

Imagem
A Polícia Federal deflagrou hoje (12) a 28ª fase da Operação Lava Jato, com o cumprimento de 21 mandados judiciais em Brasília, no Rio de Janeiro, em Taguatinga (DF) e São Paulo.

A atual fase, denominada Vitória de Pirro, tem o objetivo de apurar irregularidades na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado e na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigaram irregularidades na Petrobras em 2014, informou a PF.

Petrolina: Campanha nas redes sociais por justiça para Beatriz mobiliza brasileiros

Imagem
Uma campanha nas redes sociais está mobilizando pessoas de todas as partes do Brasil e até em outros países. São pedidos de justiça pelo assassinato da menina Beatriz Mota, de 7 anos, em Petrolina. Vídeos estão sendo publicados na página ‘Beatriz clama por Justiça’, no Facebook, e já receberam milhares de visualizações. Até o início da noite desta segunda-feira (11), a fan page já havia sido curtida por mais de 3 mil usuários da rede social. Em apenas 24 horas, conseguiu mais de 150 mil visualizações.

A morte de Beatriz aconteceu em dezembro do ano passado. Ela foi encontrada morta, com uma faca cravada na barriga, durante festa de formatura. De acordo com a polícia, os pais da criança, que também estavam no evento, notaram o desaparecimento da menina e a chamaram pelo microfone do palco que estava montado na quadra do colégio. As pessoas se mobilizaram e formaram duplas para procurar pela menina, cujo corpo estava dentro de um armário no vestiário esportivo. O perito Gilmário Lima a…

Humberto consegue liberação de R$ 3 milhões para conselhos tutelares em PE

Imagem
Defensor das políticas públicas destinadas à melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes brasileiros, o líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), conseguiu a liberação de R$ 3 milhões, junto à Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República, para a construção de três conselhos tutelares e para a distribuição de 20 kits a municípios pernambucanos.

As cidades de São José do Egito, Poção e Serra Talhada, no sertão pernambucano, serão contempladas com a verba solicitada pelo senador para a instalação dos três conselhos tutelares, um em cada município. O projeto de execução da obra é padrão, estabelecido pela SDH, e só requer alguns ajustes a depender da localidade para o seu início – depois da realização do processo licitatório. Cada unidade protetiva deverá custar cerca de R$ 600 mil.

Lei que protege presas grávidas em Pernambuco é aprovada

Imagem
Segundo o estudo Infopen Mulheres, elaborado pelo Ministério da Justiça e divulgado no final de 2015, o crescimento da população carcerária feminina no Brasil, entre 2000 e 2014, foi de 567,4%. A pesquisa revela que o número de mulheres privadas de sua liberdade no início do milênio era de 5601 e subiu expressivamente para 37.380 pessoas. Apesar da alta cifra, o número de mulheres dentro de prisões ainda é baixo, se comparado ao de homens, já que a população total de presos no país é de aproximadamente 579.581 indivíduos, sendo apenas 6,4% desse montante representado pelo gênero feminino.

Antenado a esses dados e à realidade atual do sistema penitenciário brasileiro, que conta com apenas 103 das unidades prisionais (7%) destinadas a mulheres, das quais somente 34% apresentam cela ou dormitório adequado para gestantes, o deputado pernambucano Zé Maurício elaborou a Lei 15.772. Aprovada na última semana pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Lei veda o uso de algemas e ca…

Encontro reúne famílias para aprender técnicas de respiração e meditação

Imagem
O Parque Santana, na Zona Norte do Recife, recebe um grande encontro neste sábado (16). A Fundação Internacional Arte de Viver promove um aulão de meditação e respiração para a família, com a participação da bailarina e coreógrafa carioca Bia Gaspar, uma das instrutoras da organização. O evento é gratuito, aberto ao público, e não é preciso experiência prévia para fazer parte.

Muitos estudos científicos têm demonstrado os efeitos da meditação sobre a redução do estresse, facilitando a vida de quem toma o hábito para o cotidiano. Como essa ideia, a Arte de Viver quer transmitir essas práticas para serem desenvolvidas pela família. O fundador da organização, o líder humanitário Sri Sri Ravi Shankar, explica alguns caminhos que podem ser seguidos para que os pais transformem i núcleo familiar, principalmente a vida dos filhos. “A verdadeira medida do sucesso é uma criança bem adaptada, feliz e saudável, capaz de lidar efetivamente com os desafios da vida” , cita.

Prefeitura de Petrolina faz nova capacitação de ambulantes para os festejos juninos

Imagem
Visando os festejos juninos de 2016, em especial o São João do Vale – o maior evento do calendário municipal, a Prefeitura de Petrolina realizará na próxima quinta e sexta-feira (14 e 15/04) as inscrições para um novo curso de capacitação de vendedores ambulantes da cidade. Ao todo, serão oferecidas 200 vagas, distribuídas por ordem de chegada.

O curso faz parte do projeto “Ambulantes Capacitados”, elaborado e conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário. Além das aulas sobre Manipulação de Alimentos e Bebidas, este ano o curso inclui a palestra “Sei Vender Alimento Seguro”, ministrada pelo Sebrae de Petrolina, que é parceiro contínuo do projeto. A Agência Municipal do Empreendedor (AGE) e a Vigilância Sanitária também participam das capacitações.

Confira as manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira, 12 de abril de 2016

Imagem
Folha de Pernambuco; Falas de líderes mostram forte divisão entre 25 partidos na Câmara
Gazeta de Alagoas: Sargento tem arma roubada por assaltantes Diário do Nordeste-CE: Empresário é morto ao tentar intervir contra assalto
A Tarde; Traficantes decretam toque de recolher em Alto de Coutos na capital Correio da Bahia; Para Wagner, gravação mostra que Temer "patrocina golpe dissimulado"
Tribuna da Bahia; Polícia interrompe velório e leva corpo de criança para DPT em Feira de Santana
O Globo; Comissão aprova o relatório do impeachment de Dilma por 38 votos a favor e 27 contra
O Dia-RJ: Lula participa de manifestação no Centro do Rio contra impeachment
Extra-RJ: Em áudio, Temer fala como presidente e anuncia medidas
Folha de São Paulo; PF indicia governador de Minas por corrupção, lavagem e mais 2 crimes
O Estado de São Paulo; José Dirceu tem registro de advogado cancelado
Correio Braziliense; Temer admite áudio e justifica: 'Divulgação foi um equívoco' Vice-presidente antecipa di…

Publicidade