sábado, 2 de maio de 2020

Ex-ministro Sergio Moro presta depoimento de mais de 8 horas na PF, em Curitiba



O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro prestou depoimento de mais de oito horas neste sábado (2) na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba. O depoimento começou pouco depois das 14h e terminou por volta das 22h40.

Moro foi questionado sobre as acusações de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir no trabalho da PF e em inquéritos relacionados a familiares. As acusações foram feitas pelo ex-ministro quando ele anunciou sua saída do governo, há uma semana.

O inquérito foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar se as acusações de Moro são verdadeiras. Se não forem, o ex-ministro poderá responder na Justiça por denunciação caluniosa e crimes contra a honra.

Petrolândia: Saúde sem fake news - Petroclínica desmente que a Enfermeira Joane Barboza e sua família estejam com Covid-19

Petroclínica

Projeto propõe denominar Procape de Ênio Cantarelli em homenagem ao idealizador da instituição


Por meio das redes sociais, o deputado estadual Guilherme Uchôa Júnior (PSC) informou que apresentará na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto para emprestar o nome do médico Ênio Lustosa Cantarelli ao Pronto Socorro Cardiológico de Pernambuco(Procape). De acordo com o parlamentar, o projeto deve ser enviado na próxima semana.

Em nota, o deputado esclareceu que a homenagem se impõe por Ênio ter sido idealizador do Procape e ter prestado relevantes serviços à saúde do povo pernambucano.

"Espero que a equipe médica que atua naquele pronto socorro dê continuidade ao trabalho desenvolvido por ele. Não foi por acaso que presidiu a Sociedade Brasileira de Cardiologia em duas oportunidades, tornou-se membro da Academia de Medicina de Pernambuco e conselheiro do Cremepe. Meu pai, Guilherme Uchôa, tinha um carinho e uma admiração muito grande por ele. Foram amigos durante muitos anos. Sinto-me, portanto, na obrigação de fazer essa homenagem por tudo que ele fez em prol da medicina", afirma.

Petrolândia: Diretor clínico do Hospital Municipal explica mudanças no atendimento de pacientes com sintomas de COVID-19


O diretor clínico do hospital, Dr. Jeovane Carvalho, vem explicar quais mudanças foram realizadas nos atendimentos do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima direcionados a pessoa com sintomas de COVID-19.

Assista ao vídeo acima

Veja também
Petrolândia: Prefeita Jane Souza e secretária de saúde Lívia Leite esclarecem dois casos confirmados de Covid-19 no município


Por Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Petrolândia

Salgueiro registra segunda morte por Covid-19; município tem 17 casos confirmados do novo coronavírus


O município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, confirmou mais dois casos positivos para Covid-19. De acordo com a prefeitura, Tratam-se de pacientes do sexo feminino, ambas estão estáveis e em isolamento domiciliar. Com as duas novas confirmações feitas neste sábado (2), Salgueiro agora conta com 17 casos confirmados do novo coronavírus, com seis pacientes recuperados.

O número de óbitos de pacientes relacionados ao município também cresceu. Segundo a prefeitura, uma paciente salgueirense diagnosticada com a doença, no boletim municipal do dia 23 de abril, faleceu na sexta-feira (1), em Recife. A mulher foi até a capital em abril para realização de procedimento cirúrgico, onde foi confirmada a presença do vírus.

Até o momento, o estado de Pernambuco tem 8.145 casos de Covid-19, sendo 5.047 graves e 3.098 leves. Além disso, neste sábado, foram confirmadas mais 25 mortes de pessoas com a doença, totalizando 628 óbitos no estado.

Por G1 Petrolina

Petrolândia: Moradora denuncia e desmente boatos envolvendo sua mãe e irmã em casos confirmados de Covid-19


Como não poderia ser diferente numa cidade pequena, desde a divulgação pela Prefeitura de Petrolândia, na noite dessa sexta-feira (1º/05), de dois casos confirmados do novo coronavírus, causador da Covid-19, as redes sociais foram inundadas por curiosidade e boatos sobre a identidade dos envolvidos, que fizeram testes rápidos em clínica particular. Duas pessoas, mãe e filha, tiveram os nomes apontados e compartilhados, irresponsavelmente, em grupos de WhatsApp, sem nenhuma confirmação. 

Revoltadas com a situação, filhas e irmãs delas, representadas por Taciane da Silva, entraram em contato com a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia para desmentir que os primeiros casos confirmados de Covid-19 no município se refiram à sua família. 

"Você poderia publicar essa postagem no seu blog. por favor? E pode dizer que essas palavras são das filhas e irmãs. Já não aguento mais escutar tanta besteira de um povo sem noção", desabafa Taciane.

"Infelizmente, na nossa cidade já tem dois casos confirmados da Covid19, mas desses dois, graças a Deus, não tem nada a ver com o que o povo estão falando nos grupos, que [são] da minha irmã e da minha mãe. Graças a Deus, minha irmã está bem. Ela está sim de quarentena, mas na casa dela. Minha mãe é uma das suspeitas, infelizmente [há dois casos suspeitos], mas o resultado do exame dela ainda não saiu. Pois, independente do que der no exame, não vamos esconder nada de ninguém não, pois não temos motivo de esconder nada de ninguém", comunica Taciane em sua mensagem.

Ao anunciar a confirmação dos casos de Covid-19, no site Petrolândia contra o coronavírus (https://petrolandiacontraovirus.com.br/), a prefeitura enfatizou que "é importante lembrar que os pacientes têm o sigilo assegurado, sendo vedada a divulgação de suas identidades pelos órgãos de saúde sem a devida autorização". 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Brasil tem 6.750 mortes; nas últimas 24 horas foram registrados 4.970 novos casos e 421 óbitos


O Ministério da Saúde divulgou hoje (2) novos números sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 96.559 casos confirmados da doença e 6.750 mortes foram registradas. A taxa de letalidade está em 5,1%. Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 4.970 novos casos e 421 mortes.

O estado de São Paulo lidera as estatísticas, com 31.174 casos e 2.586 mortes. O Rio de Janeiro vem em segundo lugar, com 10.546 casos e 971 mortes. Em seguida, vêm Ceará, com 8.309 casos e 638 mortes; Pernambuco, com 8.145 casos e 628 mortes; e Amazonas, com 6.062 casos e 501 mortes.

Em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou situação de pandemia de coronavírus em todos os países. O termo é usado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

Por Agência Brasil

Petrolândia: ''Espaço Boca no Trombone'' Presidente da A.B.N.E, Jucelio Mangueira volta a denunciar descaso do poder público com o Bairro Nova Esperança


  
 

Meu nome é Jucélio Mangueira, presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Esperança,(ABNE) Petrolândia=PE.

Venho através deste blog, mais uma vez e quantas vezes forem necessárias, para cobrar melhorias para o nosso bairro que a anos continuar esquecido pelo poder público, más em meios a várias situações críticas que o bairro enfrenta, considerando que o bairro antes era chamado sem teto porque foi invadido pelas pessoas que não tinha casa para morar, cresceu e passou a chamar bairro Nova Esperança.

Mas uma vez gostaria de Solicitar a Sr.prefeita Jane e as secretarias responsáveis de serviços urbanos e infraestrutura para fazer a limpeza do matagal e fazer reparos na estrada ao lado da BR 316 e do parque de vaquejada que também continuar abandonado, visto que a muito anos temos sentido muitas dificuldades por parte destas secretárias dificultando a solução do problema, um secretário que não está nem aí para com a população e ainda fala nas redes sociais que vem fazendo um ótimo trabalho, só se for na casa dele, por que o bairro Nova esperança continua na mesma situação precária, visto também que essa estrada é muito perigosa onde já ouvi vários assaltos, tentativa de estrupo, tentativa de homicídio etc.

A população do bairro Nova Esperança reclama muito da escuridão da saída do bairro para o hospital, principalmente à noite que é muito escuro e perigoso para para o deslocamento dos moradores e ao lado a BR 316, onde já presenciamos vários acidentes, bem como é a beleza da entrada da cidade.
Dessa forma, sugiro a sr.prefeita e vereadores, que sejam feitos projetos para iluminação pública com postes galvanizados na BR316, dando continuidade do início da rodoviária até o final do bairro Nova Esperança e que seja feita uma lombada na entrada da Cidade, tem que morrer mais quantas pessoas para que possam resolver está situação eu pedir para dois vereadores Solicitar e foi solicitado em 2017, mas os outros vereadores não atenderam o pedido e engavetaram pauta.

Esperamos que dessa vez, três anos após solicitação, a sr.prefeita e vereadores tomem providências com urgência, pois já está terminando os seus mandatos e não fizeram nada para melhorar à situação de descaso que o bairro vive.

Jucélio Mangueira
Presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Esperança

Petrolândia: Procura-se par de óculos de grau perdido na Quadra 02; tem boa recompensa!

Imagem ilustrativa 

Toinho (Tonho da Chesf) avisa que perdeu um par de óculos de grau na Quadra 02 de Petrolândia. O objeto foi perdido dentro de um estojo (caixinha) com o nome Ray Ban.

Pede-se a quem encontrou ou encontrar, por favor, entrar em contato pelo cel. 87 9.9809-8721.

Será bem recompensado!

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Tacaratu: Clínica Mais Saúde informa atendimento da próxima semana, de 04 a 08 de maio/2020; Confira e marque sua consulta


A Clínica Mais Saúde, localizada na Avenida Cônego Frederico, em Tacaratu, informa atendimento da próxima semana, de segunda a sexta-feira [de 04 a 08/05/2020]; confira acima!

A Clínica Mais Saúde realiza Exames Laboratoriais de segunda a sexta-feira (veja acima).

Petrolândia: Prefeita Jane Souza e secretária de saúde Lívia Leite esclarecem dois casos confirmados de Covid-19 no município


A prefeita de Petrolândia, Janielma Souza (PSB), e a secretária de saúde Lívia Leite, divulgaram em vídeo no Instagram da Prefeitura, no início da tarde sábado (02/05), esclarecimentos sobre os dois casos confirmados do novo coronavírus no município, localizado no Sertão de Pernambuco.

A informação é que, na noite desta sexta-feira, 1º de maio, a Secretaria de Saúde de Petrolândia recebeu de uma das empresas particulares de saúde da cidade a comunicação do resultado positivo em dois testes rápidos.

Assista ao vídeo acima onde são prestado os esclarecimentos

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Boletim deste sábado [02/05]: Pernambuco tem mais 811 casos de coronavírus e 25 mortes; estado chega a 8.145 confirmações e 628 óbitos


Pernambuco confirmou, neste sábado (2), mais 811 casos do novo coronavírus, o maior número já registrado em 24 horas, desde o início da pandemia, em março. O número total de confirmações chegou a 8.145, sendo 5.047 casos graves e 3.098 leves. Além disso, foram confirmadas mais 25 mortes de pessoas com a Covid-19, totalizando 628 óbitos no estado.

Do total de novos casos, 362 deles se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). São pessoas internadas e ou em situação mais grave. Há, ainda, 449 casos leves.

Dos casos graves, 1.894 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 1.332 estão internados, sendo 216 em Unidades de Terapia Intensiva e 1.116 em leitos de enfermaria.

Os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 125 municípios, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Há ocorrências de pacientes de outros estados e países que foram contaminados em Pernambuco.

Do total de 25 mortos, 11 são mulheres e 14, homens, que moravam no Recife (10), Olinda (2), São Lourenço (2), Água Preta (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Camaragibe (1), Caruaru(1), Escada (1), Ibimirim (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Paulista (1), Ribeirão (1), Timbaúba (1), Xexéu (1).

Os pacientes faleceram entre os dias 15 de abril e a sexta-feira (1º). Dos 25 mortos, 17 apresentavam comorbidades como hipertensão (9), diabetes (8), doença cardiovascular (3), doença renal (3), câncer (3), tabagismo (1), DPOC (1), obesidade (1). O mesmo paciente pode ter mais de uma comorbidade.

Três pessoas não tinham comorbidades e os demais estão em investigação pelos municípios. As faixas etárias dessas pessoas são: 40 a 49 (4), 50 a 59 (4), 60 a 69 (8), 70 a 79 (3), 80 ou mais (6).

Do total de casos confirmados, há 2.097 de profissionais de saúde. Outros 1.337 trabalhadores tiveram os casos descartados.

Além disso, neste sábado, houve 98 pacientes com curas clínicas do novo coronavírus, totalizando 1.193 pacientes recuperados da doença.

Por G1 PE
Imagem: JC

TRF-3 suspende ordem que obrigava Bolsonaro a entregar resultado de exames de coronavírus


O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) suspendeu a ordem que obrigava a Advocacia Geral da União (AGU) a entregar neste sábado (2) os laudos dos exames do presidente Jair Bolsonaro para o coronavírus.

A desembargadora Monica Nobre atendeu a um recurso da AGU e prazo de cinco dias para que o caso seja analisado e ocorra uma definição sobre a entrega ou não dos exames.

Como a magistrada atuou no plantão, o prazo determinado por ela é para que o relator original do recurso, o desembargador Carlos Muta, possa decidir sobre a entrega ou não dos exames.

Na quinta-feira (30), a juíza federal Ana Lúcia Petri Betto, da 14ª Vara Cível Federal de São Paulo, determinou que a AGU forneça os laudos de todos os exames feitos pelo presidente para coronavírus. O prazo para que os resultados fossem entregues pelo governo terminava neste sábado (2).

A magistrada considerou que o relatório médico de Bolsonaro apresentado pela AGU na semana passada “não atendia de forma integral à determinação judicial” que deu acesso ao jornal "O Estado de S. Paulo" aos laudos dos exames do presidente para a covid-19.

Ao TRF-3, a AGU argumentou que não existe obrigação legal de fornecer os referidos exames. "A própria Lei de Acesso à Informação, utilizada como fundamento para pedir os laudos, é expressa em estabelecer que a utilização de informações pessoas deve respeitar a intimidade e a privacidade e depende do consentimento do interessado", argumentou a defesa do presidente.

Para o governo, o respeito à intimidade e à privacidade são direitos individuais – protegidos, portanto, como cláusulas pétreas da Constituição. E, sustenta a AGU, o fato de um indivíduo ser presidente da República não significa que ele não tem, também, direito à intimidade e à privacidade.

Em sua decisão, a desembargadora afirmou que tanto o governo quanto o jornal possuem argumentos plausíveis.

“Em juízo de cognição sumária e preliminar, constato que a análise dos autos revela que os argumentos de ambas as partes são sustentáveis, razão pela qual não há como se aferir, neste momento processual e, em plantão judiciário, a probabilidade do direito por elas invocado”.

Segundo a desembargadora do TRF-3, “a dilação do prazo, ao mesmo tempo em que evita a irreversibilidade da medida sem que se dê a análise pelo magistrado competente, também não acarreta prejuízos irreparáveis ao recorrido, até mesmo diante do fato de que se trata de ação ajuizada em 27 de março de 2020”.

A AGU informou que enviou à Justiça um relatório médico da coordenação de saúde da Presidência, com data de 18 de março, mas sem os exames. O governo ainda solicitou o arquivamento do processo.

As informações prestadas fazem parte de um processo em que o jornal "O Estado de S. Paulo" pede acesso aos laudos dos exames do presidente para a covid-19.

Quando pediu as informações ao governo, a juíza havia determinado a apresentação dos dois exames aos quais o presidente se submeteu e que, segundo o próprio Bolsonaro, deram resultado negativo.

Na quinta-feira, em entrevista à rádio Guaíba, Bolsonaro cogitou a possibilidade de ter se contaminado com o coronavírus. "Eu talvez já tenha pegado esse vírus no passado. Talvez, talvez, e nem senti", afirmou.

Ao atender o pedido do jornal, a magistrada afirmou que o cidadão tem o direito de saber o real estado de saúde do presidente. A juíza federal disse que, “no atual momento de pandemia que assola não só Brasil, mas o mundo inteiro, os fundamentos da República não podem ser negligenciados, em especial quanto aos deveres de informação e transparência".

Em referência à Constituição, ela disse na decisão que "todo poder emana do povo" e, por isso, escreveu, “os mandantes do poder têm o direito de serem informados quanto ao real estado de saúde do representante eleito”.

Em março, o presidente fez exames, mas nunca os apresentou. Ele disse apenas que os resultados tinham dado negativo. No início daquele mês, ele fez uma viagem oficial à Florida, nos Estados Unidos. De volta ao Brasil, parte da comitiva presidencial foi diagnosticada com covid-19.

Por Márcio Falcão, TV Globo — Brasília

Petrolândia agora tem Assistência Técnica JR na sua casa; computadores, celulares, notebooks, tablets etc

Divulgação/JR Assistência Técnica

Bolsonaro chama Moro de 'Judas' e insinua que ex-ministro evitou investigação correta sobre caso da facada


O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), segue sua rotina diária de ataques e polêmicas. Na manhã deste sábado, horas antes de Sergio Moro prestar depoimento no Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro postou um vídeo em seu perfil no Facebook chamando o ex-ministro da Justiça de “Judas”.

Além de se referir a Moro como o traidor de Cristo, o presidente insinuou que seu ex-“super ministro” pode ter interferido no inquérito que investiga o atentado realizado por Adélio Bispo em 2018. Bispo é o homem que atacou Bolsonaro com uma facada durante a campanha política na cidade de Juiz de Fora.

“Os mandantes estão em Brasília? O Judas, que hoje deporá, interferiu para que não se investigasse?”, escreveu o presidente na rede social, em referência ao depoimento que Moro dará neste sábado sobre as acusações que ele próprio fez a Bolsonaro no dia 24 de abril, ao deixar o Ministério.

Por Estado de Minas

Prefeitura de Paulo Afonso acata sugestão e implanta sistema de filas adotado por outros municípios



Após dias de filas “quilométricas”, a prefeitura de Paulo Afonso acatou a sugestão em copiar o que diversos municípios já vêm adotando para evitar aglomerações e contato direto entre os cidadãos que precisam se dirigir até a Caixa Econômica Federal para sacar o auxílio emergencial do Governo Federal.

Semana passada, por meio de nota ao site pa4, o advogado Isac de Oliveira havia se manifestado com preocupação com a situação dos trabalhadores. No artigo intitulado “As filas do medo”, escreveu: “Não adianta fechar o comércio, os serviços, formar as barreiras sanitárias, obrigar o uso de máscaras em supermercados, farmácias e não cuidar da orientação das pessoas nas filas dos bancos.”

O professor Francisco Nery Júnior também escreveu sobre o assunto se referindo como “A fila da ignomínia e o descaso pelos mais pobres.”. E sugeriu: “Plagiando, desta vez um colega comunicador, por que não ‘acomodar’ o pessoal na Praça das Mangueiras, como se acomodam os festivais? Sentar as pessoas na sombra em cadeiras que, nos festivais, as acomodam? Distribuir-lhes senha como se distribui aos clientes em tempos normais? Servir uma aguinha gelada, mesmo um cafezinho. Por que não? Tão difícil? Crítica de quem não tem o que fazer em tempo de confinamento?”

Diante de tantas reclamações, críticas e sugestões, enfim, a prefeitura resolveu agir: “Neste sábado (2), a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio das Secretarias de Infraestrutura e Administração, iniciou a marcação de espaçamento de pessoas para fila de atendimento do auxílio emergencial, ao lado da Caixa Econômica, como forma de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Além disso, o local contará com toldos para proteção. O objetivo da ação é readequar o fluxo e garantir que as pessoas permaneçam afastadas, evitando assim a aglomeração.”, diz texto postado nas redes sociais da gestão municipal.

Por PA4.COM.BR

Petrolândia/Bairro Nova Esperança: Ladrões arrombam igreja Batista e levam vários objetos

 

Na madrugada desse sábado, 02 de maio de 2020, a 1° Igreja Batista Memorial em Petrolândia-PE - com sede no bairro Nova esperança, foi arrombada. Em contato com à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o Pastor Rodrigo Oliveira da Silva informou que os ladrões levaram; 1 violão, teclado, som, botijão de gás e máquina fotográfica.

O pastor pede a quem souber informações, por favor, entrar em contato com a direção da Igreja pelo Cel (87) 9.9601-2128

Desde já agradece

Confira mais fotos abaixo

Ex-ministro Sérgio Moro chega para depor à Polícia Federal, em Curitiba

Sergio Moro chega à PF para depor — Foto: Giuliano Gomes/PR Press 
Manifestantes se aglomeraram em frente à PF, em Curitiba — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, chegou para depor na Superintendência da Polícia Federal (PF), por volta das 13h50 deste sábado (2). A previsão era que o depoimento começasse às 14h.

Moro será questionado sobre as acusações de que o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir no trabalho da PF e em inquéritos relacionados a familiares. As acusações foram feitas pelo ex-ministro quando ele anunciou sua saída do governo, há uma semana.

O inquérito foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e vai investigar se as acusações de Moro são verdadeiras. Se não forem, o ex-ministro poderá responder na Justiça por denunciação caluniosa e crimes contra a honra.

Dezenas de manifestantes estão aglomerados em frente à PF desde o início da manhã. Há grupos a favor do ex-ministro e também a favor do presidente Bolsonaro. Eles estão reunidos com faixas, cartazes, carro de som e gritam palavras de ordem.

O depoimento foi determinado pelo ministro Celso de Mello, relator do caso, e será colhido presencialmente por delegados da PF e acompanhado pelos procuradores que tiveram autorização do ministro Mello. São eles: João Paulo Lordelo Guimarães Tavares, Antonio Morimoto e Hebert Reis Mesquita.

De acordo com informações da RPC, Moro será ouvido em uma sala ampla com a distância recomendada por causa do coronavírus e com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Por G1 PR

Petrolândia [Fique em casa]: Dr João fará atendimento online, via WhatsApp


TELEMEDICINA com Dr João

Dr. João irá iniciar atendimento online, via WhatsApp, para atender a população nesse momento de isolamento, de quarentena.

Dr. João sempre estará ao lado do povo e lutando pela saúde e o bem estar de todos os petrolandenses.

#DrJoão #Saúde #Atendimento #Mudança #Petrolândia

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Jatobá: Em novo decreto, todas medidas de prevenção e restrições ao combate da pandemia ficam prorrogados até 15/05 e aulas suspensas até 31/05


DECRETO Nº 022 / 2020

EMENTA: Prorroga o Decreto Municipal 018/2020, que regulamenta, no Município de Jatobá/PE, as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), conforme previsto na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020 e dá outras providências.

A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE JATOBÁ, Estado de Pernambuco, no uso das atribuições constitucionais que o cargo lhe confere e de acordo com o disposto no art. 81, VI, da Lei Orgânica do Município.

CONSIDERANDO que permanece inalterada a situação de emergência em saúde pública, reconhecida pelo Ministério da Saúde, através da Portaria N.º 188, de 03/02/2020, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (2019-nCov);

CONSIDERANDO que permanece inalterado o estado de transmissão comunitária do coronavírus, reconhecido por meio da Portaria N.º 454, de 20/03/2020, uma vez que a doença tem se alastrado com grande potencialidade perante a população de todas as cidades brasileiras, dada a facilidade de sua transmissão, tendo como principal medida de prevenção a prática do isolamento social, conforme orientado pelo próprio Ministério da Saúde, através da Portaria N.º 356, de 11/03/2020;

CONSIDERANDO a permanência das recomendações emanadas por parte do Ministério da Saúde e da própria Organização Municipal de Saúde – OMS, as quais externam a necessidade de prorrogar as medidas restritivas de isolamento social, como medida eficaz ao combate da covid19;

CONSIDERANDO que o Decreto Municipal nº 018/2020, em seu art. 1º, prorrogou a situação de calamidade pública, em decorrência do surto da doença causada pelo coronavírus (COVID-19), até 30/04/2020, e dispôs sobre a possibilidade de prorrogação do referido prazo a depender do estágio de evolução da pandemia e da crise em saúde pública;

CONSIDERANDO que o Decreto Municipal nº 018/ 2020, em seu art. 2º, determinou a obrigatoriedade de todos munícipes permanecerem em quarentena até 30/04/2020, caracterizada como a restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes, nos termos da Lei nº 13.979/2020;

CONSIDERANDO que o Decreto Municipal nº 018/ 2020, em seu art. 3º, suspendeu os atendimentos ao público até 30/40/2020 para os órgãos públicos, exceto órgãos que compõem a Secretaria Municipal de Saúde e serviços essenciais ao funcionamento do município;

CONSIDERANDO a necessidade de prorrogação dos prazos dispostos no Decreto Municipal nº 018/2020, datado em 07 de abril de 2020, levando-se em consideração a realidade fática do Ente Municipal;

DECRETA:

Art. 1º. Fica prorrogado até 15/05/2020 o estado de calamidade pública declarado por força do Decreto Municipal nº 018/2020, podendo o referido prazo ser prorrogado a depender do estágio de evolução da pandemia, causada pelo coronavírus, da crise em saúde pública e da persistência dos seus efeitos;

Art. 2º. Fica prorrogada até 15/05/2020 a obrigatoriedade de todos munícipes permanecerem em quarentena, caracterizada como a restrição de atividades ou separação de pessoas suspeitas de contaminação das pessoas que não estejam doentes, nos termos da Lei nº 13.979/2020;

Art. 3º. Fica igualmente prorrogada até 15/05/2020 a suspensão do atendimentos ao público para os órgãos públicos, exceto órgãos que compõem a Secretaria Municipal de Saúde e serviços essenciais ao funcionamento do município.

Art. 4º. Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação e vigorará até 15/05/2020, podendo sofrer alterações de acordo com a evolução, ou não, da pandemia causada pelo coronavírus – COVID19, ficando revogadas, assim, as disposições em contrário previstas no Decreto Nº 018/2020 de 07 de abril de 2020.

Gabinete da Prefeita, 30 de abril de 2020.

Maria Goreti Cavalcanti Varjão

Prefeita

Decreto publicado no portal da transparência e no mural desta, conforme previsto na Constituição Federal em seu artigo 37º e nos termos do art. 99 da Lei Orgânica do Município de Jatobá – PE.

Jackson Barbosa Bezerra
Chefe de Gabinete

Manifestantes se aglomeram em frente à PF para a chegada do ex-ministro Sérgio Moro, em Curitiba






Manifestantes a favor do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e do presidente Jair Bolsonaro estão concentrados em frente à Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, desde o início da manhã deste sábado (2).

Houve um princípio de confusão entre os dois grupos com gritos e aglomeração, mas a Polícia Militar (PM) conteve a situação. Eles estão com bandeiras, carro de som e gritam palavras de ordem.

Moro deve depor aos delegados, neste sábado, sobre as acusações de que o presidente Bolsonaro tentou interferir no trabalho da PF e em inquéritos relacionados a familiares. As acusações foram feitas quando ele anunciou sua saída do governo, há uma semana.

O inquérito foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e vai investigar se as acusações de Moro são verdadeiras. Se não forem, o ex-ministro poderá responder na Justiça por denunciação caluniosa e crimes contra a honra.

O depoimento foi determinado pelo ministro Celso de Mello, relator do caso, e será colhido presencialmente por delegados da PF e acompanhado pelos procuradores que tiveram autorização do ministro Mello. São eles: João Paulo Lordelo Guimarães Tavares, Antonio Morimoto e Hebert Reis Mesquita.

De acordo com informações da RPC, Moro será ouvido em uma sala ampla com a distância recomendada por causa do coronavírus e com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Acusações de Moro

Mensagens trocadas pelo ex-ministro e reveladas pelo Jornal Nacional mostram que a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) tentou convencer Moro a permanecer no cargo, em meio à polêmica envolvendo a troca de comando da Polícia Federal.

A parlamentar se ofereceu para tentar convencer o presidente da República a indicá-lo para uma vaga de ministro do STF. Moro deixou o governo após Bolsonaro ter demitido o delegado Maurício Valeixo do comando da PF.

O pedido de redução do prazo para que Moro fosse ouvido foi enviado ao STF na tarde de quinta-feira (30) por três parlamentares: o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e os deputados Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES).

“A gravidade das acusações dirigidas ao presidente da República, em nosso entendimento, somada à grave crise política pela qual atravessa o país, leva a crer que o prazo de 60 (sessenta) dias para a realização da diligência em tela pode se demonstrar excessivo, mormente porque o prolongamento da crise política resulta em prejuízos para o combate às concomitantes crises na Saúde e na Economia. Nesse sentido, a elasticidade do prazo concedido pode redundar em iminente risco de perecimento das provas”, argumentaram os congressistas.

Por Adriana Justi e Ana Zimmermann, G1 PR e RPC Curitiba

Petrolândia: Blog de Assis Ramalho parabeniza os aniversariantes amigos do Facebook deste sábado, 02 de maio de 2020; veja lista


Mudam de idade hoje (Sábado 02 de maio de 2020) e queremos aqui dedicar este dia especial a Rosana Oliveira, Marta Maria, Eber Matos Monteiro, Fabiola Ferreira, Estefany Rocha, Ebinho Jack, Dany Almeida, Jerferson Gomes e Jacira Capistrano 

Veja abaixo fotos de aniversariantes de hoje que compõe o Grupo dos 5 mil amigos de Facebook do Blog de Assis Ramalho

Governo do Ceará tomará ‘medidas judiciais’ contra deputada Carla Zambelli que disse que no Estado tem caixão sendo enterrado vazio


O governo do Ceará informou que tomará as “medidas judicias cabíveis” contra a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) por ela ter dito que no estado há caixões sendo enterrados vazios. Desde o agravamento da pandemia de Covid-19 no Brasil, que já vitimou mais de 6.000 pessoas, grupos bolsonaristas têm circulado fake news de que os governos estaduais estão inflando o número de mortes para prejudicar o presidente.

O governo cearense comandado por Camilo Santana (PT) declarou que as declarações de Carla Zambelli são “levianas”, “inconsequentes”, um “insulto aos profissionais de saúde” e “às famílias das vítimas, que já sofrem neste momento difícil”.

A deputada federal fez as declarações na última quarta-feira em entrevista à Rádio Bandeirantes. “No Ceará, tem caixão sendo enterrado vazio, tem uma foto de uma moça carregando caixão com os dedinhos”, disse ela. Na semana passada, Zambelli envolveu-se em outra polêmica quando Sergio Moro vazou uma troca de mensagens em que a deputada tentava convencê-lo a ficar no Ministério da Justiça, em troca de uma indicação futura a uma vaga no STF.

Deputados do PT chegaram a dizer que entrariam com ações contra a deputada por denunciação caluniosa. Ela reagiu, respondendo que apresentará o material para o Ministério Público investigar. “Se um deputado federal não puder mais denunciar aquilo que recebe do povo e assim representá-lo, estamos numa ditadura”, escreveu Carla, no Twitter.

Não é a primeira vez que a parlamentar espalha fake news. Em novembro de 2015, ela gravou um vídeo em frente a uma loja da Havan em Uberaba (MG), dizendo que a filha da Dilma, Paula Rousseff, era dona do estabelecimento, cujo verdadeiro proprietário é Luciano Hang, amigo do presidente Jair Bolsonaro. Segundo ela, o símbolo da Havan remetia à Cuba. No ano passado, a deputada falou sobre o episódio, explicando que caiu numa fake news.

Por Veja

Cotação: Cebola continua com preços atraentes no sertão de Pernambuco


Depois de algumas semanas amargando prejuízos por conta de preços baixo da cebola, os produtores da região estão comemorando os novos valores do saco de 20 Kg.

Da semana passada pra essa o produto sofreu uma leve queda, mesmo assim o valor do saco de 20 Kg comercializado nesta sexta 1º de maio ainda é animador.

A cebola amarela chegou a ser comercializada a 75 reais o saco, já nesta semana o preço caiu para 55 e está sendo o valor médio. Enquanto que a cebola vermelha a foi bem mais leve, na semana passada chegou a ser comercializada a 85 e nesta semana a 80 reais.

Por Blog do Didi Galvão

Senado vota neste sábado pacote de R$ 60 bilhões para estados e municípios


O Senado faz sessão extraordinária às 16 horas deste sábado (2) para votar o projeto de lei de socorro financeiro aos estados.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-RJ), apresentou na quinta-feira (30) versão inicial de seu relatório sobre a proposta de auxílio financeiro aos estados. O senador, que assumiu excepcionalmente a relatoria do projeto de lei complementar (PLP 149/2019), propôs uma ajuda fixa de R$ 60 bilhões em quatro meses e incluiu exigência de contrapartida dos estados, que é o congelamento de salário de servidores por um ano e meio.

O valor fixo não inclui a suspensão de dívidas dos estados com a união, outro trecho também previsto na matéria. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o valor total da ajuda deve chegar a R$ 130 bilhões.

Pela proposta do senador, R$ 25 bilhões serão destinados a estados e outros R$ 25 bilhões a municípios. Os outros R$ 10 bilhões serão repassados diretamente para o enfrentamento ao coronavírus, nas áreas da saúde da assistência social.

O texto de Davi Alcolumbre foi construído junto com a equipe econômica do governo federal, que considerava excessivo o projeto aprovado pelos deputados.

Do jeito como foi aprovado pelos deputados no dia 13 de abril, a matéria não inclui nenhuma exigência para que governadores e prefeitos recebam socorro financeiro.

O texto vindo da Câmara também vinculava o auxílio financeiro às perdas de arrecadação dos impostos ICMS e ISS. O Palácio do Planalto temia que isso fosse um “cheque em branco” e incentivasse as autoridades locais a não arrecadarem para receber mais transferências da União, por isso defende valor-fixo.

A mudança do critério de compensação para o valor fixo de R$ 60 bilhões não agradou todos os estados, que viram o valor do auxílio diminuir drasticamente em relação ao aprovado pela Câmara.

Em vez de quatro meses, como é a duração dos repasses no texto do Senado, no da Câmara a duração era de seis meses. Se as perdas nos impostos fossem de 30%, as unidades da federação receberiam R$ 80 bilhões e se fossem de 40%, receberiam mais de R$ 110 bilhões de acordo com o texto dos deputados.

Emenda do senador José Serra (PSDB-SP) solicita que seja reincluído o critério das perdas de arrecadação do ICMS e ISS e não o valor fixo.

Governadores também estão insatisfeitos com outro trecho da matéria e questionam a divisão igualitária entre estados e municípios do pacote de R$ 50 bilhões. Como sofrem mais com a perda da arrecadação dos impostos, governadores querem uma fatia maior do que os prefeitos.

Por Congresso em Foco

Estudante de direito é detido com 34 kg de maconha e três rádio comunicadores em Floresta


Um estudante de direito, de 20 anos, foi detido com 34 kg de maconha e três rádios comunicadores na noite de quinta-feira (30), na BR-316, em Floresta, no Sertão de Pernambuco. A ação foi realizada durante a Operação Tupã, que tem como objetivo combater a criminalidade.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante a abordagem foi verificado que o carro tinha placas da Bahia e que a droga estava escondida no porta-malas do veículo. Os policiais ainda encontraram no automóvel três rádio comunicadores.

"O motorista informou que cursava o quinto período de direito em uma faculdade particular e que havia sido contratado para realizar o transporte da mercadoria. Ele também transportava R$1.282 e um aparelho celular", conforme destacou a PRF.

O condutor foi encaminhado junto com a droga, os rádios e o dinheiro à Delegacia de Polícia Civil de Floresta, que irá investigar o caso.

Por G1 Caruaru

Moro mostrará neste sábado histórico de 15 meses de desavenças com Bolsonaro no WhatsApp gravado


Sergio Moro contará neste sábado à Polícia Federal os bastidores de 15 meses de desavenças que teve com Jair Bolsonaro em torno de diferentes temas relacionados ao combate à corrupção, em especial em relação à discordância de ambos sobre o comando da corporação.

Moro tem todo o histórico de seu WhatsApp gravado, antes e depois do ataque hacker de que foi vítima no ano passado, e nele áudios, conversas, links e imagens trocadas com o presidente. O ex-ministro já começou a organizar o acervo para entregar à PF voluntariamente.

Conforme mostrou Bela Megale, Moro será ouvido no fim da manhã deste sábado em Curitiba, provavelmente na Superintendência da PF em Curitiba, por dois delegados do Serviço de Inquéritos Especiais (Sinq), responsável por investigar pessoas com foro privilegiado — como Bolsonaro.

Também participarão da oitiva três procuradores designados pelo procurador-geral da República Augusto Aras para acompanhar todas as diligências desta investigação: João Paulo Lordelo Guimarães Tavares, Antonio Morimoto e Hebert Reis Mesquita.

Época

Petrolândia: Lotérica Nogueira informa que não vai abrir neste sábado (02/05)



A gerência da Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, próximo à agência do INSS em Petrolândia, comunica que, excepcionalmente, não haverá atendimento ao público neste sábado, dia 2 de maio.

A Lotérica Nogueira agradece a compreensão dos clientes e informa que volta a funcionar normalmente na segunda-feira (04/05) e lembra que, por força de decreto municipal, só podem ser atendidos os clientes que estejam usando máscaras de proteção contra a Covid-19.



Da Redação do Blog de Assis Ramalho