segunda-feira, 21 de julho de 2014

Curso de técnico em segurança do trabalho é o mais procurado no Sisutec


O curso de técnico em segurança do trabalho foi o mais procurado no primeiro dia de inscrição do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no fim da tarde de hoje (21). O curso recebeu 14.823 inscrições. Em seguida, estão os cursos de técnico em logística (11.641), de técnico em enfermagem (9.516), de técnico em informática (6.823) e de técnico em radiologia (6.641).

No total, segundo o MEC, 51.895 candidatos se inscreveram no programa no período. Como cada um pode escolher até duas opções de curso, o número de inscrições chegou a 99.171. Em relação aos estados, a Bahia foi o que mais recebeu inscrições, 11.715. O Ceará está em segundo lugar, com 8.451 inscrições, e o Rio Grande do Norte em terceiro, com 7.520.

A expectativa do MEC é que o número de inscrições cresça a cada edição, por causa da alta demanda no Brasil pela contratação de técnicos. "O país tem a necessidade de aumentar a competitividade de suas empresas e a qualificação dos profissionais é um fator muito importante", disse o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade. "Há uma demanda muito grande por técnicos no país e essa demanda vai fazer com que haja uma procura cada vez maior dos cursos técnicos", acrescentou.

Nesta edição, o Sisutec oferece 289.341 vagas gratuitas em cursos técnicos em instituições públicas e particulares e nos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S), distribuídas em 466 municípios das 27 unidades da Federação.

As vagas serão preenchidas prioritariamente por pessoas que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou em instituições particulares, na condição de bolsistas integrais. Além disso, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não ter tirado zero na redação.

MPPE recomenda respeito às normas de trânsito em Afrânio e Dormentes


Com o objetivo de respeitar as normas nacionais de trânsito e garantir o direito à vida e à segurança, previstos no art. 5° da Constituição Federal (CF), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação destinada aos condutores de motocicletas, motonetas, ciclomotores, população em geral e à Polícia Militar dos municípios de Afrânio e Dormentes (sertão do São Francisco). Os condutores de motocicleta deverão utilizar, obrigatoriamente, o capacete; e os motoristas de veículos terão que usar o cinto de segurança, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), assim como os passageiros nos dois casos.

Os motoristas deverão, ainda, evitar alterações nas características originais dos veículos sem a devida autorização. De acordo com o documento, elaborado pela promotora de Justiça Cíntia Micaella Granja, o desrespeito às leis de trânsito são comuns nas duas cidades, colocando motoristas e cidadãos em risco.

Aos cidadãos, foi recomendado que se abstenham de dirigir qualquer veículo automotor sem a devida Permissão Para Dirigir (PPD) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); ou entregar a direção de veículo a pessoa não habilitada, menor de idade, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso.

Já à Polícia Militar, o MPPE recomendou que procedam fiscalizações periódicas, a fim de prevenir e coibir as irregularidades nas condutas de veículos automotores.

As infrações mais constantes nos municípios são condução de motos e automóveis por pessoas inabilitadas ou adolescentes; transporte de crianças de forma insegura; condutores e passageiros sem os utensílios de segurança, como capacete e cinto; direção de condutores sob efeito de bebidas alcoólicas; e automóveis com as características originais alteradas, sem a permissão legal.

Armando recebe novos apoios na RMR, Mata Sul e Sertão

 Bancada do PROS em Jaboatão reafirma apoio a Armando
Fotos: Leo Caldas/Divulgação
Vereadores da Mata Sul fecham com Armando Monteiro
Vereadores de Pesqueira garantem apoio a Armando e João Paulo

No mesmo dia em que recebeu o apoio de 20 vereadores das cidades de Jaboatão dos Guararapes, Escada, Joaquim Nabuco e Palmares, o candidato ao governo Armando Monteiro reforçou seu palanque no Agreste. Nesta segunda-feira (21), oito representantes da população de Pesqueira confirmaram que estão com Armando Monteiro, Paulo Rubem (vice) e João Paulo (PT) ao Senado.

Os oito vereadores são maioria na Casa Anísio Galvão, como é denominada a sede do Legislativo de Pesqueira. Os parlamentares que firmaram a aliança com Armando são: Sil (PT), Severino Índio (PT), Wagner Cordeiro (PV), Lenivaldo Soares (DEM), João Galindo (PSD), Naldo Paes (PCdoB), Biá (PSC) e Paulinho Marchante (Pros).

Armando já tinha participado, na noite de 27 de junho, de uma reunião com os vereadores, em Pesqueira. Na ocasião, o petebista falou sobre a importância de reposicionar Pesqueira no cenário econômico pernambucano.

"Infelizmente, Pesqueira perdeu o dinamismo que a marcou. Temos o desafio de reinserir a cidade no cenário econômico", destacou Armando, reforçando a estratégia de investimento em educação e infraestrutura hídrica e de rodovias para alavancas a interiorização do desenvolvimento.

Engenheiro alerta para sinais que indicam problemas em obras

“Nenhum prédio, por problemas de fundações e estruturas, desaba sem avisos. Muitas vezes são avisos que só um especialista em patologia [problemas em edificações] pode perceber. A fiscalização, por não ser especializada, pode não ter percebido o problema”

Rachaduras, trincas em vigas ou estalos são sinais de que uma obra pode ter problemas e até desabar. Prestar atenção nesses detalhes é fundamental para prevenir acidentes como o que deixou uma família soterrada no último sábado (19), em Aracaju, resultando na morte de um bebê de 11 meses. Segundo o professor de engenharia da Universidade de Brasília (UnB) Dickran Berberian, o prédio deve ter rachado ou trincado antes de cair.

“Nenhum prédio, por problemas de fundações e estruturas, desaba sem avisos. Muitas vezes são avisos que só um especialista em patologia [problemas em edificações] pode perceber. A fiscalização, por não ser especializada, pode não ter percebido o problema”, diz o professor, que também é patologista de edificações. Segundo a Empresa Municipal de Obras e Urbanização de Aracaju (Emurb), o imóvel estava em fase final de acabamento e tinha a licença para a obra.

Os técnicos da prefeitura só entrariam novamente na obra na hora de dar o habite-se para a construção, documento que permite o início da utilização do edifício. “Quando o responsável viesse solicitar o habite-se, nós iriamos ao local fazer a vistoria da obra para ver se ela se atendeu ao projeto e ao alvará”, disse a presidente da Emurb, Maria do Socorro Cacho, à Agência Brasil. Segundo ela, a empresa pública não é responsável por acompanhar a execução do projeto.

Se a obra está com a documentação em dia, três são as causas principais de desabamentos, segundo Berberian: projeto ruim, má execução ou material de baixa qualidade. “Em geral, se tem uma falha só e as outras duas questões estão boas, o prédio pode até cair, mas o desabamento não é brusco nem catastrófico, e sempre dá sinais antes”, avalia. Em áreas praianas, como Aracaju, a areia costuma ser ruim, com conchas marinhas e excesso de sal, lembra o especialista.

Entre os que mais apresentam Projetos, deputado Everaldo Cabral busca reeleição para a Alepe


Autor de 49 Projetos de Lei, o deputado estadual Everaldo Cabral (PP) está entre os quatro parlamentares que mais apresentaram propostas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta Legislatura. O deputado também é autor de 115 indicações ao Governo do Estado, com pedidos em benefício dos pernambucanos.

Destaque no real exercício da função, que é criar leis e fiscalizar o Poder Executivo, Everaldo Cabral tenta em 2014 o seu terceiro mandato consecutivo na Alepe. Natural do Cabo de Santo Agostinho e com base política na Região Metropolitana, o deputado vem ampliando sua presença em outras regiões do Estado com muito trabalho.

“Tenho a consciência de que estamos cumprindo com o nosso dever nesses dois mandatos que exerço na Assembleia. Nesta Legislatura já são quase 50 projetos e até dezembro avançaremos muito mais. O carinho e o sentimento das pessoas nas ruas por onde ando me animam muito para renovar o nosso mandato. E assim continuaremos a nossa caminhada em prol dos pernambucanos”, revelou o candidato.

Everaldo Cabral tem dedicado a sua atuação política em defesa do consumidor, dos trabalhadores, do meio ambiente e dos animais. Entre os homenageados pelo deputado estão o cantor pernambucano Reginaldo Rossi e locutor esportivo Luciano do Valle, um dos maiores divulgadores de Pernambuco na TV Nacional.

Assessoria de Imprensa do deputado Everaldo Cabral

Semana de Direitos Humanos contempla Sertão de Itaparica

Esta é a décima região contemplada com a Semana de Direitos Humanos, que está no seu terceiro ano promovendo atividades de cidadania e combate às violações.

A partir desta segunda-feira, 21, tem início a Semana de Direitos Humanos do Sertão de Itaparica. O evento, que já visitou 09 regiões do estado, vai proporcionar aos moradores oficinas educativas, mutirões de documentação, exposições, Seminário Regional, Feira de Cidadania, entre outras atividades.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Semana de Direitos Humanos é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, e vai contemplar em Itaparica as cidades de: Petrolândia, Belém do São Francisco, Floresta, Itacuruba e Tacaratu.

Entre as ações programadas, estão: palestra com a etnia Pankararu entre Serras, em Petrolândia, realizada pelo Programa de Defensores de Direitos Humanos; retirada de documentação gratuita, como 2ª vias de Certidão de Nascimento e Casamento, Carteira de Trabalho e foto; exposição, oficinas de educação e saúde para o público LGBT; Seminário Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência.

Nota de Rodrigo Novaes (PSD) e Paulo Câmara (PSB)


O deputado Rodrigo Novaes (PSD) e o candidato a governador pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), têm uma relação antiga. Novaes foi gestor jurídico da Secretaria de Administração quando Câmara era secretário na gestão de Eduardo Campos.

O parlamentar, que é candidato a reeleição e também faz parte da Frente Popular, se diz bem feliz com a escolha de Paulo para suceder o governo do Estado.

Assessoria de Imprensa - Deputado Rodrigo Novaes

TCE-PE julga irregulares as contas de 2012 do presidente da Câmara de São José da Coroa Grande


A Segunda Câmara do Tribunal de Contas julgou, por unanimidade, irregulares as contas de Odacir Alves Pinto, presidente da Câmara Municipal de São José da Coroa Grande (Mata sul), relativas ao exercício financeiro de 2012. A sessão foi presidida, na última quinta-feira (17) pela conselheira Teresa Duere.

O relatório da auditoria que culminou na rejeição das contas do presidente apontou uma série de irregularidades como a não comprovação da publicação dos Relatórios de Gestão Fiscal; recolhimento parcial, ao INSS, das contribuições dos servidores; falta de registro das contribuições da parte patronal e de recolhimento ao INSS, além de pagamento indevido de diárias, no montante de R$ 14.584,44.

A área técnica destacou o não recolhimento das contribuições previdenciárias retidas dos servidores vinculados ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS), referentes aos meses de agosto a dezembro/2012 e ao 13º salário, perfazendo o montante de R$ 26.440,29. No que se refere à contribuição devida pelo Ente ao RGPS (parte patronal), do montante devido de R$ 138.773,09, nada foi recolhido. Além disso, esse valor não teria sido objeto de contabilização e corresponde a mais de 80% do valor devido.

Petrolândia: Sob forte comoção, familiares e amigos se despedem de Inácio Lisboa (Inácio Marchante)


Sob forte comoção de familiares e amigos, foi sepultado na tarde desta segunda-feira (21) o corpo de Inácio Lisboa, mais conhecido como Inácio Marchante, no Cemitério São Francisco, em Petrolândia.

Aos 87 anos, Inácio Marchante faleceu ao meio dia de ontem, no Hospital Dr. Francisco Simões de Lima, onde deu entrada com a saúde bastante debilitada

Inácio Lisboa era casado com Claudina Maria Lisboa (Dona Péu), com quem teve dez filhos.

Pessoa bastante querida na cidade, seu Inácio era cercado de boas amizades. Boa parte dos seus amigos acompanharam o cortejo que saiu da Rua Lagoa Azul, na Quadra 01, com destino ao cemitério local.

A familia enlutada as nossas condolências.



Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Homem morre e quatro pessoas ficam feridas em colisão na BR-232 no Sertão de PE

Segundo PRF, motorista tentou desviar de veículo e bateu de frente em outro carro / Foto: Genieverton Chaves
Uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas em um acidente nesse domingo (20) em Flores, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dois veículos colidiram de frente no quilômetro 364 da BR-232, próximo ao Sítio dos Nunes. O condutor de um dos veículos, Kaio Marcelo de Souza Bandeira, morreu no local. O passageiro, que seguia com ele no carro, ficou ferido e foi socorrido em estado grave para o Hospital da Restauração (HR), no Recife.

Ainda segundo a PRF, o condutor que morreu teria tentado desviar de um veículo indo para o acostamento, quando voltou para a pista bateu de frente em outro carro. As outras três pessoas que ficaram feridas estavam no outro veículo e sofreram apenas escoriações leves. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

NE 10 Interior

Revista francesa chama zaga brasileira do PSG de “náufragos”

naufragos2

“Os náufragos do PSG”. É assim que a capa da popular revista francesa France Football se refere à dupla de zaga Thiago Silva e David Luiz, que até o início da Copa era vista por muitos como uma das melhores do mundo, mas acabou saindo em baixa do Mundial.

A matéria principal da edição atual da revista analisa a chegada de David Luiz, que custou mais de R$ 150 milhões ao clube francês, e o futuro da dupla na equipe de Ibrahimovic e companhia. Na parte interna, ela diz “capitães abandonados” para se referir aos dois e explica como o fracasso na Copa do Mundo pode “atrapalhar” os planos do treinador Laurent Blanc.

Globo Esporte

FIG também é uma oportunidade para aproveitar o Parque Euclides Dourado

Foto: Paulo Sérgio Sales/SEI

Repleto de atrações, o Parque Euclides Dourado é sem dúvida um dos polos mais visitados durante o Festival de Inverno de Garanhuns. O local, que tem uma área verde ímpar, tem nada menos que cinco espaços interativos, com opções de lazer para todos os gostos. Quem visita o parque com a família não se arrependeu. Júlio César, que é motoboy conta que o atual clima de descontração da cidade o incentivou a trazer a família para aproveitar o parque no ontem (20/07). “O Festival de Inverno é sem dúvida um ótimo período para fazer novas amizades e ainda participar de atividades culturais”, disse Júlio César, acompanhado da esposa Rosimere Leite, e da filha de apenas um ano e quatro meses, Sofia.

Amanda Matias aproveitou o domingo para trazer a sobrinha Khauany Beatriz, de apenas oito anos, para confraternizar no Euclides Dourado. “Além de todas as atrações para o público adulto ainda temos um espaço bem amplo para as crianças”, disse Amanda.

O comerciante Fabiano de Almeida também trouxe a também sobrinha para, pela primeira vez, assistir uma apresentação no Espaço do Mamulengo, também no Parque Euclides Dourado. “Nós temos que incentivar o gosto pela cultura popular desde cedo”, explicou o tio da Izadora de apenas três anos. O parque acaba sendo uma referência para o público infantil, pelo contato com a natureza e também devido ao clima de irreverência do local.

ECONOMIA – Um dos pontos que atrai a atenção dos visitantes é o Espaço do Artesanato e do Patrimônio Cultural. No galpão, artesãos de várias partes do Brasil são expostos e comercializados. A dupla Janaina Barbosa e Ednaldo José da Silva, de Caruaru, aproveitaram a oportunidade para divulgar suas peças para os visitantes do Festival. “Esse é o nosso quarto ano no Festival de Inverno e sempre temos um bom retorno”, disse Ednaldo, dizendo que espera vender cerca de 500 peças até o fim do evento. Os preços das peças variam de R$ 3 a R$ 120. Além de bonecos de barro, como os vendidos por Ednaldo e Janaina, o espaço comercializa roupas, quadros e até adereços para os cabelos.

Petrolândia realiza o 5º Retiro da Pastoral Familiar

Fotos: Assis Ramalho








Foi realizado neste domingo (20) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, o 5º Retiro da Pastoral Familiar com o tema ' A espiritualidade cristâ na famíla: Um casamento que dá certo'' .

Agente de diversas Paróquias pertencentes à Arquidiocese de Floresta, realizou na Escola Estadual Delmiro Gouveia, no centro da cidade, o Encontro de Casais que contou com a presença de dezenas de casais das cidades de Petrolândia, Jatobá, Ibimirim, Belém de São Francisco, Floresta, Tacaratu, Caraibeiras, Inajá, Manari e Custódia.

O objetivo do encontro foi de resgatar o valor do Sacramento do Matrimônio, da família, na inserção do casal no serviço Pastoral de Evangelização e do testemunho.

O evento que teve início por volta do meio dia, foi encerrado as 16 horas com a celebração da Santa Missa pelo padre Antônio, pároco da Igreja de São Francisco de Petrolândia.

Retiro significa sair do seu lugar de convívio, afastar-se; deixar suas atividades para buscar uma reflexão, tendo assim um encontro mais profundo com Deus. Todas as pastorais tem em seu cronograma anual, um retiro espiritual. 

O Retiro é fundamental para fortalecer a fé das pessoas, pois elas deixam suas preocupações diárias para voltar seu pensamento para o Senhor. E nesses dias de refúgio, os jovens e adultos podem perceber a importância de suas famílias, a valorização das amizades, além de todos poderem passar pelo “deserto” entendendo a plenitude da fé.

Não podemos esquecer que Jesus, em vários momentos, saía várias vezes para rezar, para meditar:

Ver fotos > 5º Encontro da Pastoral Familiar em petrolândia


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Questões de gênero na pauta de encontro entre Paulo e movimento das mulheres


Reunião, que colherá sugestões para o programa de governo, será na casa D 'Hartes Recepções, às 19h

As questões de gênero serão a pauta do encontro que o candidato a governador pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), terá nesta segunda-feira (21) com as lideranças do movimento de mulheres do Estado, a partir das 19h. O socialista vai se apresentar e ouvir as propostas do setor acerca das políticas públicas voltadas para o segmento. O evento será na casa D 'Hartes Recepções, na Rua das Ninfas, 278, Boa Vista.

Logo depois, Paulo segue para um ato promovido pelo vereador Estéfano Menudo (PSB), na Mustardinha. O legislador reunirá lideranças políticas ligadas a ele para ouvir o candidato e levar demandas de diversas comunidades do Recife, no Clube Lenhadores, que fica na Rua Moçambique, 160.

Assessoria de Imprensa do PSB

Projetos de drenagem e pavimentação em Caruaru saem do papel

Foto: Rafael Medeiros
Financiamentos, da ordem de 27 milhões, foram assegurados em 2013 por Fernando Bezerra Coelho, então ministro da Integração Nacional

A atuação de dois anos de Fernando Bezerra Coelho no comando do Ministro da Integração Nacional continua rendendo obras importantes para Pernambuco. Um convênio assinado pelo então ministro, no ano de 2013 começa a tomar forma com o lançamento, em agosto, do edital de licitação para a canalização do Riacho dos Mocós e revestimento do Canal do Salgado, que são afluentes do Rio e Ipojuca e cortam inúmeros bairros da cidade, como Boa Vista 1 e 2, Keneddy, João Mota, Caiucá e Salgado. Com verba federal de R$ 15 milhões, com contrapartida de R$ 700 mil da prefeitura, as obras começam em novembro e terão duração de 12 meses. Mais de 70 mil pessoas ficarão livres dos alagamentos provocados por esses afluentes.

“O Tribunal de Contas do Estado está liberando, nos próximos dias, o edital, já com todos os ajustes feitos pela prefeitura, e a previsão é publicá-lo no dia 15 de agosto, com início das obras previsto para novembro”, diz o secretário de Gestão e Serviços Públicos de Caruaru, Paulo Cassundé. Ele explica que as comunidades ribeirinhas terão uma nova vida com o revestimento dos canais e sistemas de drenagem, já que as enchentes ocorrem em diversas épocas do ano, trazendo lixo e doenças de veiculação hídrica (leptospirose, dengue, parasitoses). “A população de Caruaru tem muito a agradecer a Fernando, porque ele foi essencial nesse processo e se empenhou pessoalmente na aprovação do projeto pelo Governo Federal e na liberação dos recursos”, ressalta Cassundé.

Seminário discute política de alimentos na Agricultura Familiar


Na última quinta-feira (17), cerca de 300 agricultores do agreste pernambucano se reuniram no município de Caruaru para discutir a política de compra direta de alimentos - Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - no Seminário Regional de Agricultura Familiar.

A ação foi feita pela Secretaria de Agricultura Familiar (SEAF), pelas Dioceses de Pesqueira e Caruaru, e pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). O evento busca promover a integração entre o Governo Estadual e os municipais para debater, junto com os agricultores, a qualificação de acesso aos mercados institucionais.

A realização dos seminários faz parte das ações do Projeto Pernambuco Produtivo no âmbito da infraestrutura hídrica, cujo objetivo é melhorar a capacidade de produção de sistemas familiares a partir da implementação de tecnologias sociais de captação e armazenamento de água.

Assessoria de Comunicação Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária

Qualificação e emprego entre as prioridades de Armando

Foto: Leo Caldas

A valorização dos programas de educação e qualificação profissional e o aumento dos investimentos para impulsionar a geração de empregos, sobretudo na indústria. Essas são algumas das propostas apresentadas por Armando Monteiro (PTB), candidato a governador de Pernambuco, para alavancar o desenvolvimento equilibrado do Estado.

Ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Senai e do Sesi nacionais, Armando tem larga experiência na formação profissional dos jovens e adultos. O petebista defendeu em entrevista ao programa PE no Ar, na TV Clube/Record, na manhã desta segunda-feira (21), a criação de um "padrão pernambucano de educação" para elevar os índices educacionais do Estado e o reforço na atenção básica na rede estadual de saúde.

Para Armando, o ponto crucial para dar uma nova dinâmica à economia pernambucana é a capacitação dos jovens e adultos. É preciso prepara-los para o mercado de trabalho. O candidato a governador ressalta que as ações devem ser conjugadas, ampliando os investimentos feitos pelo Estado, de modo a gerar mais empregos para a população.

No Agreste, o Festival de Inverno de Garanhuns faz homenagem ao Mestre Dominguinhos

Foto: Paulo Sérgio Sales/SEI

A segunda noite do Festival de Inverno de Garanhuns ficará na memória dos pernambucanos. Grandes nomes da música brasileira realizaram uma homenagem especial, na noite da sexta-feira (18/07), a José Domingo de Moraes, o Mestre Dominguinhos, na antiga Esplanada Guadalajara, hoje a praça tem o nome do cantor falecido ano passado. Para o governador João Lyra Neto, que acompanhado de diversas autoridades, prestigiou o encontro, Dominguinhos foi um "competente representante da música brasileira e suas composições vão ficar para sempre nos corações dos que o acompanhavam".

"Essa homenagem é extremamente justa e eu fico muito feliz em participar deste momento", completou o governador, enfatizando a importância do Festival de Inverno de Garanhuns para a divulgação da cultura pernambucana e movimentação da economia local. "Temos um evento diverso no aspecto cultural e também responsável por promover um ânimo no comércio e no turismo da região", disse o governador.

Durante o show de homenagem, as composições do artista garanhuense foram interpretadas por Elba Ramalho, Mariana Ayda, Nádia Maia, Guadalupe, viúva de Dominguinhos, e Liv Moraes, que é filha do homenageado. "Foi emocionante ver o público participando e cantando as composições de meu pai", disse a cantora Liv Moraes, bastante emocionada, enfatizando que a produção artística rompeu fronteiras e tocou o Brasil.

Grupo tranca policiais em delegacia e espalham grampos na cidade após invadir agência bancária na Paraíba

Assaltantes trancaram policiais e espalharam grampos na cidade (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Assaltantes trancaram policiais e espalharam grampos na cidade
 (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

A delegacia de Polícia Civil da cidade de Montadas, no Agreste paraibano, foi trancada com cadeados na madrugada desta segunda-feira (21) por um grupo de homens após eles invadirem uma agência bancária e tentarem arrombar o caixa eletrônico. De acordo com a Polícia Militar, o grupo fechou a delegacia com o objetivo de facilitar a fuga.

Segundo a PM, a ação aconteceu por volta das 4h. Os homens chegaram em um carro e arrombaram a agência com marretadas. Em seguida, os homens usaram as marretas para tentar arrombar o caixa eletrônico, mas não conseguiram. Ainda de acordo com a polícia, o barulho da invasão acordou moradores da cidade, o grupo desistiu do roubo e fugiu.

Ainda segundo a polícia, o grupo saiu da agência e foi até a delegacia, trancando o local com cadeados para impedir a saída dos policiais. Os homens também espalharam grampos pelas ruas da cidade com o objetivo de facilitar a fuga. Até as 9h desta segunda, a polícia realizava buscas pela região, mas ninguém foi preso.

G1 PB

Morto há dois anos, ex-prefeito é "enquadrado" na Lei da Ficha Limpa: TCE diz que finado está "inelegível"

tnh (Crédito: TNH1 Arquivo)
Ex-prefeito de Marechal Deodoro-AL, Danilo Dâmaso, está proibido
 de disputar eleições.

Se no passado Alagoas já registrou eleitores falecidos que "votavam", agora uma lista divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) trouxe um "inelegível" falecido há mais de dois anos.

O ex-prefeito de Marechal Deodoro, cidade da região metropolitana de Maceió, Danilo Dâmaso, consta da lista divulgada pela Corte de Contas com nomes de ex-gestores proibidos de disputar eleições.

Dâmaso, falecido em abril de 2012, foi "enquadrado" na Lei da Ficha Limpa, a Lei Complementar 135/2010. Em 2010, Dâmaso teve a candidatura cassada já com base na mesma Lei, devido a uma condenação do próprio TCE por irregularidades durante sua gestão quando administrou o município.

Com segurança reforçada e sob insultos, Flamengo desembarca no Rio

Felipe Desembarque Flamengo Galeão (Foto: André Durão)
Mugni Desembarque Flamengo Galeão (Foto: André Durão)

Não houve novas agressões, mas esteve longe de ser tranquila a chegada do Flamengo ao Rio de Janeiro na manhã desta segunda-feira. Sob insultos de um grupo de aproximadamente 20 torcedores, os jogadores rubro-negros desembarcaram no aeroporto do Galeão diante de forte aparato de segurança. O técnico Ney Franco e o goleiro Felipe foram os principais alvos dos xingamentos, um dia após o time ter sido goleado por 4 a 0 para o Internacional, em Porto Alegre.

Nem todos os atletas retornaram no voo, já que estavam liberados. A segunda-feira é de folga. Paulo Vitor e André Santos não vieram. O último, por sinal, foi vítima de agressões dos torcedores na saída do Beira-Rio, após a goleada para o Internacional, no domingo. O defensor está em Florianópolis e, nesta segunda-feira, lamentou o episódio.

Todos os que retornaram ao Rio foram rapidamente para o ônibus rubro-negro, o Urubusão. Foi feito um cordão de isolamento pelos policiais militares e os dez seguranças do clube presentes. Alguns jogadores estavam muito assustados com a situação. A delegação poderia ter deixado o aeroporto pela pista, sem contato com os torcedores, mas, a pedido do clube, a saída foi feita mesmo pelo saguão do desembarque, local onde todos os passageiros circulam.

Frases do dia 21/07/2014: Coletânea IHU On-Line

Patético

“O governo Dilma Rousseff é um caso patético quando se trata de demarcação de áreas indígenas. Sua média anual corresponde a um terço da média de demarcações no governo Lula, um quinto da média no governo Fernando Henrique. E perde feio também dos governos Sarney, Collor e Itamar, ou seja, de todos no pós-ditadura. Em 2013, o governo Dilma não fez nem sequer uma demarcação” – Jânio de Freitas, jornalista – Folha de S. Paulo, 20-07-2014.

CUT e Força perdem espaço no movimento sindical


A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Força Sindical perderam espaço no movimento sindical nos três anos de governo Dilma, mostra a aferição das centrais sindicais divulgada ontem pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias (PDT), em reunião fechada com as centrais.

A reportagem é de Raphael Di Cunto, publicada pelo jornal Valor, 18-07-2014.

Segundo dados que serão publicados hoje no "Diário Oficial da União", a CUT, central ligada ao PT, tinha 34,4% dos trabalhadores sindicalizados filiados à central em dezembro de 2013. Em 2010, último ano do governo Lula, os sindicatos da CUT respondiam por 38,32% dos sindicalizados. A Força Sindical, que se distanciou do governo Dilma, caiu de 14,12% para 12,59% no mesmo período.

Estes três anos foram marcados pelo crescimento das outras três grandes centrais, em especial da União Geral dos Trabalhadores (UGT), dissidência da Força, que investiu na representação do setor de serviços. A UGT saltou de 7,89% em dezembro de 2010 para 11,92% no fim do ano passado.

Para o secretário-geral da Força, João Carlos Juruna, os números são resultado, além da troca de comando de sindicatos, do aumento da formalização no setor de serviços, dominado pela UGT, e da queda nos empregos da indústria, onde Força e CUT são mais presentes.

Pedro Serafim e Pedro Neto: "Armando é o melhor para Pernambuco"

Foto: Leo Caldas/Divulgação

Segunda maior economia de Pernambuco, o município metropolitano de Ipojuca é agora uma das bases mais importantes da campanha de Armando Monteiro (PTB) a governador de Pernambuco e de João Paulo (PT) a senador.

Duas importantes lideranças da área sul do Grande Recife, o ex-prefeito Pedro Serafim e o deputado estadual Pedro Serafim Neto, ambos do PDT, formalizaram o apoio e o engajamento nas candidaturas de Armando e João Paulo. Além disso, também selaram uma aliança com Romero Sales, que é do PTB e foi candidato a prefeito do município nas eleições de 2012.

Romero Sales é candidato a deputado federal e fará dobradinha com Pedro Serafim Neto, que disputará a reeleição de deputado estadual. “Agora temos um federal que é da nossa terra, que é de Ipojuca, e assim poderemos defender melhor os interesses do nosso município”, explicou Pedro Serafim, após reunião com Armando Monteiro.

Com relação à sucessão estadual, na visão de Pedro Serafim, Armando representa o que há de mais moderno para Pernambuco. "Armando já foi testado. Ele tem todas as condições para ser governador de Pernambuco. Conhece os caminhos em Brasília e é um grande quadro a nível nacional", afirmou o ex-prefeito de Ipojuca. "Além disso, onde o prefeito Carlos Santana estiver, estaremos do outro lado. Estas forças estarão juntas também em 2016. Por isso, vamos apoiar Romero Sales para deputado federal, pois já o apoiamos para prefeito em 2012."

TCE-PE aponta falhas na folha de pagamento de 2009 e 2010 da Câmara de Itapissuma


Servidores com domicílio fiscal em outros estados da federação e pagamento a servidores com CPF inválido ou inexistente na Receita Federal do Brasil folham principais falhas. A discrepância entre o número de servidores efetivos (7%) e comissionados (93%) também foi ponto destacado.

Uma auditoria especial (Processo TC n° 1107890-0) realizada na folha de pagamento da Câmara Municipal de Itapissuma apontou irregularidades por parte do Legislativo na gestão da sua folha de pessoal de 2009 e 2010. O relator, auditor substituto Adriano Cisneiros, julgou o processo irregular, com aprovação dos membros da Primeira Câmara. O Ministério Público de Contas esteve representado pela procuradora geral adjunta Eliana Guerra.

As principais falhas apontadas pela equipe de auditoria, acatadas pelo relator, foram relativas à precariedade do sistema de controle interno da Câmara de Itapissuma; existência, na folha de pagamento, de servidores com domicílio fiscal em outros estados da federação e pagamento a servidores com CPF inválido ou inexistente no Cadastro de Pessoa Física da Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Outro ponto destacado pelos técnicos do Tribunal foi a discrepância entre o número de servidores efetivos (7%) e comissionados (93%). Tal fato evidencia uma desconformidade com os princípios da igualdade, razoabilidade, proporcionalidade e com o postulado do concurso público.

Mata Sul pronta para avançar com Paulo governador

 Fotos: Aluísio Moreira
Ao lado de Eduardo Campos, socialista promoveu grandes atos em Escada, Ribeirão e Palmares
Em agenda na Zona da Mata Sul, nesse sábado (19), a terceira em companhia do presidenciável Eduardo Campos (PSB), o candidato ao Governo pela Frente Popular, Paulo Câmara (PSB), destacou que a região está pronta para avançar e receber o desenvolvimento, por conta das políticas aplicadas pelo Estado nos últimos sete anos e meio. O socialista e o ex-governador promoveram grandes atos em Escada, Ribeirão e Palmares. Eles participaram de carreatas e comícios, que contaram com a participação maciça do povo nas ruas, além de prefeitos, ex-prefeitos e candidatos proporcionais.

"A Mata Sul está livre das enchentes que aconteciam todo ano. Isso não vai mais acontecer porque nós nos preparamos. Agora, a região está pronta para receber novos empreendimentos que vão gerar emprego e renda. Inclusive, eu recebi a informação de que a Unilever, empresa que vem conversando com Pernambuco há muito tempo, vai se instalar aqui no município", afirmou Paulo Câmara, durante discurso em Palmares.

A cidade foi uma das que mais sofreram com a inundação ocorrida em 2010, provocada por chuvas muito além da média, deixando mortos e desabrigados e destruindo parte considerável do município. Então governador, Eduardo Campos, depois de comandar do próprio local as operações de salvamento e de minimização dos danos, deu início a uma operação de recuperação, unindo verbas estaduais e federais e todo o seu secretariado. Foram construídos pela Operação Reconstrução novos hospitais, vias públicas e casas, além de três barragens para extinguir de vez o problema das enchentes.

Paulo ressaltou que pretende levar, em seu governo, uma expansão da Universidade Estadual de Pernambuco para a Mata Sul, além de uma UPA Especialidades e ações de infraestrutura e segurança. "Nós representamos a continuidade com avanço da gestão Eduardo Campos. Basta comparar o nosso currículo com o dos nossos adversários", disparou o socialista.

Policial civil é assassinado a tiros no centro de Floresta

Crédito: Blog de Cauê Rodrigues

Um policial civil foi assassinado a tiros nesse domingo (20) em Floresta, no Sertão de Pernambuco. De acordo com informações da Polícia Militar, Arnaldo Leite Marques de Sá, de 35 anos, estava conduzindo uma motocicleta, na Avenida Deputado Ademar Ferraz, no centro da cidade, quando dois homens chegaram em outra moto e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima. O policial morreu no local.

Ainda segundo a PM, após os disparos os assassinos fugiram e até o momento não foram localizados. A polícia não tem informações sobre a autoria e a motivação do crime. O caso será investigado pela delegacia da cidade, onde o agente trabalhava. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru, no Agreste.

Fonte: Jornal do Commercio

Petrolândia: Manutenção, instalação e reparos em redes elétricas prediais é com Anselmo eletricista


Na hora de mexer com eletricidade, procure um profissional capacitado, que vai orientá-lo sobre a melhor maneira de manter a rede elétrica de sua residência ou empresa dentro dos padrões recomendados.

Gambiarra é o barato que pode sair caro: uma rede mal estruturada pode reduzir a vida útil de aparelhos elétricos ou levar à perda de equipamentos eletrônicos com variações de tensões ou curto-circuito.

Precisa instalar ou expandir a rede elétrica? Precisa fazer um conserto na fiação? Precisa de um diagnóstico da instalação elétrica de seu imóvel? Consulte um profissional capacitado na área. Ligue (87) 9928-5620 e fale com Anselmo eletricista.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Sisutec: inscrições começam nesta segunda-feira


Estão abertas a partir de hoje (21) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Nesta edição serão ofertadas gratuitamente 289.341 vagas em ensino técnico. As inscrições devem ser feitas no site do Sisutec.

Para concorrer, o candidato precisa ter concluído o ensino médio e feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais.

As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde (32,17%), comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10%) e controle e processos industriais (11,67%). O candidato pode escolher até duas opções de curso. É possível alterá-las ao longo do período de inscrição. Uma vez por dia, até sexta-feira, será divulgada a nota de corte de cada curso. As vagas são destinadas a instituições particulares; do Sistema S (Senai e Senac) e a instituições públicas.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês. A matrícula dos alunos selecionados será do dia 30 de julho até 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês, e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8.

Petrolândia: Candidato a deputado, Dr. João Lopes inaugura comitê de campanha

Fotos: Assis Ramalho

O comitê de campanha do candidato a deputado estadual Dr. João Lopes (PSB) foi inaugurado na noite de sábado (19), em Petrolândia, no Sertão de Itaparica. O evento foi prestigiado por bom público, com a presença de populares, lideranças políticas e empresários. O comitê está localizado  na Av. Auspício Valgueiro Barros, próximo ao Almeida Supermercado, no centro da cidade. O candidato garantiu que a partir de agora, a equipe está preparada para iniciar os trabalhos da campanha.

Várias pessoas fizeram uso da palavra, entre elas Lourinaldo, irmão do candidato, que, emocionado, falou da importância de Dr. João para a família e para o município de Petrolândia e região. Lourinaldo também lembrou dos tempos difíceis e da árdua luta do seu irmão para chegar onde chegou.

Em seu pronunciamento, Dr. João falou de suas propostas para as áreas de saúde, educação e esportes, firmando compromisso com o povo.

"Quando um cidadão chega aos 50 anos bem resolvido na vida, ele está preparado para servir ao seu povo, e com as graças de Deus eu vou ser eleito para ajudar quem mais precisa", disse.

Dr. João lembrou da infância pobre e destacou a força e a coragem de seus pais que, apesar de muitas dificuldades, souberam criar com dignidade os onze filhos.

"A minha mãe era padeira e, apesar de todas as dificuldades, junto com o meu pai, foram quem mais formaram filhos na medicina no município de Carnaubeira da Penha. Inclusive, eu fui o primeiro médico da história de Carnaubeira", disse Dr. João, lembrando que hoje se orgulha de saber que o município já formou mais de 40 médicos.

Também em seu discurso, o candidato fez alerta aos presentes, lembrando que muitos candidatos só aparecem nos municípios de quatro em quatro anos. "Peço que todos fiquem atentos e não se deixem levar por conversa fiada de candidatos que só aparecem de quatro em quatro anos para roubar a consciência de vocês. Votem em quem vocês conhecem, em quem é da região. Eu estou aqui e me ofereço a vocês."

Ao encerrar seu pronunciamento, Dr. João fez elogios à esposa, Flaviane, e aos filhos e pediu votos para a Frente Popular de Pernambuco. A chapa majoritária do PSB é composta por Paulo Câmara, candidato ao Governo, Raul Henry, na vice, e Fernando Bezerra Coelho, para o Senado.

Ver fotos>Inauguração do Comitê de Dr. João Lopes

Notícias relacionadas (clique para ler)
 


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho