sexta-feira, julho 18, 2014

Petrolândia: Candidato a deputado, Dr. João Lopes fala de seus projetos políticos em entrevista a Assis Ramalho


Dr. João Lopes (PSB) em entrevista a Assis Ramalho

As campanhas para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual já começaram oficialmente, de acordo com calendário da Justiça Eleitoral. O eleitor terá até o início de outubro para escolher os seus candidatos e, no dia 5, fazer valer o seu voto nas urnas.

Em Petrolândia, no Sertão de Itaparica, os candidatos já colocaram a campanha nas ruas e divulgam suas propostas. É o caso do médico e empresário João Gonçalves Lopes (PSB) que entra na briga por uma das 49 vagas a deputado estadual. Conhecido popularmente como Dr. João, ele disputou (e venceu) as eleições municipais de 1988, como vice-prefeito na chapa encabeçada por Francisco Novaes Ferraz, no município de Floresta, no Sertão de Pernambuco. Em 1991, assumiu a prefeitura daquele município devido à morte do titular.

Há vários anos radicado em Petrolândia, onde é médico e diretor do Hospital e Maternidade do Instituto Beneficente do Vale do São Francisco - IBVASF, Dr. João concedeu entrevista exclusiva ao Blog de Assis Ramalho e falou de suas propostas para um possível mandato parlamentar.

Abaixo, na íntegra, a entrevista concedida por Dr. João a Assis Ramalho na manhã desta quinta-feira (17).

Assis Ramalho: O sr. confirmou a sua candidatura e, a partir de agora, é um dos muitos que vão pleitear uma das 49 vagas na Assembleia Legislativa de Pernambuco nas eleições de outubro. Gostaria que o sr. falasse um pouco sobre esse desafio e como nasceu essa candidatura.

Dr. João Lopes: Primeiramente, Assis, eu agradeço esse espaço que você está me concedendo. A gente já está acostumado a grandes empreitadas e a grandes dificuldades da vida, e tudo aquilo que Deus determina pra gente, a gente tenta seguir, ir em frente e tentar êxito. Desde criança, em Carnaubeira, que a gente teve muitas dificuldades, muitos gargalos, e a gente terminou chegando nessa condição de tal cidadão, tal médico, que se preparou na vida para fazer algo pelo próximo e chegou ao ponto do (ex-)governador Eduardo Campos solicitar a nossa disposição de fazer algo pela região, até porque aqui, na Microrregião de Itaparica, existe uma lacuna muito grande por não ter um deputado nem tão pouco um filho (da terra) deputado. Uma região dessa, que é promissora, precisa de alguém que esteja aqui, perto do povo, sentindo os problemas, para que sejam levados para a Assembleia (Legislativa de Pernambuco), para que sejam resolvidas essas demandas dessa região. Então, Assis, sobre a sua pergunta, a minha candidatura se construiu basicamente nisso.

Assis Ramalho: Todo candidato a deputado estadual normalmente faz dobradinha com um, ou mais de um, candidato a deputado federal. O sr. já articulou suas dobradinhas para a campanha e quem são?

Dr. João Lopes: A dobradinha, Assis, inicialmente era com Aldo Santos, atual Secretário de Agricultura do Estado, mas, por decisão do Governo, ele terminou ficando na Secretaria, por ser uma pessoa que trabalha bem com as coletividades. Foi com esse pensamento que, quando Eduardo (Campos) convidou a gente para ser candidato a deputado estadual, ele disse: ''João, você tem  uma forma de fazer saúde muito parecida com a política de Aldo Santos, que é (trabalhar) as coletividades. Então, é um trabalho muito bonito, e eu gostaria que você dobrasse com Aldo''. Mas, foi quando foi definida a candidatura de Paulo Câmara (ao governo do Estado) e o governo achou melhor que Aldo continuasse na Secretaria fazendo um elo entre Dr. João Lyra e Paulo Câmara. Com isso, passamos fazer a dobradinha com Tadeu Alencar (PSB), que é candidato a deputado federal. Mas, temos outros nomes em Ibimirim. Lá, temos quatro vereadores nos apoiando, mas, como eles são do PT, eles votam em Pedro Eugênio para federal e estão comigo para estadual. Também tem Inaldo (Satilino) que é candidato (a federal) da terra (de Petrolândia), e tem alguns lugares aí, que a gente vai trabalhar junto. Mas, basicamente, o candidato a deputado federal da gente é Tadeu Alencar.

Assis Ramalho: Ao que parece, Dr. joão tem uma ligação muito forte com Eduardo Campos.


Dr. João Lopes: É verdade, Assis. O futuro presidente Eduardo Campos tem nos dado todo apoio. Então, eu não poderia deixar, de forma alguma, de seguir as orientações dele. Até porque todas as vezes em que precisamos, durante todas as dificuldades que tivemos aqui, ele esteve presente e sempre se mostrou sensível aos nossos problemas. Não só do Hospital, como os problemas do povo da região. Então, ele é um cara que tem uma visão maiúscula, uma visão de estadista e, sem dúvida, ele é um político a quem eu devo algumas coisas. É por isso que eu sigo tudo aquilo que ele sugere, que ele solicita da parte da gente.

Assis Ramalho: Além de Petrolândia, quais os outros municípios que a sua candidatura vai abranger?

Dr. João Lopes: Assis, nós temos uma aceitação muito boa em toda a região de Itaparica. Eu acho que nós vamos sair majoritário em pelo menos quatro municípios desta região e, nos outros municípios, a gente sempre sai em 2º lugar. Digo isto baseado em dados estatísticos. Então, nós temos os sete municípios da região de Itaparica, temos dois da região do Moxotó, Inajá e Ibimirim. Tem Mirandiba e Lagoa Grande, onde a gente sai muito bem, além de Petrolina, por conta de uma quantidade muito grande de pessoas de lá que são ligados à gente e que vão nos ajudar. Nós temos como base a região de Itaparica, onde existem cerca de 180 mil habitantes e 130 mil eleitores. Pensando assim, nós podemos sair com a eleição praticamente definida com os votos daqui, da região de Itaparica. Até porque eu sou o único candidato, de fato, a deputado estadual da terra: aquele que nasceu, que se criou, que foi pra fora, se preparou e voltou para trabalhar e se doar àquilo que Deus determinou pra vida dele, em benefício do povo.

Assis Ramalho: Quais os seus planos políticos, Dr. João?


Dr. João Lopes: Assis, a gente  tem que dizer o que é que a gente pensa, a partir de agora, pra frente. Nós temos no nosso plano, no nosso projeto político, o pensamento sobre tudo da nossa região, porque foi aqui onde a gente se criou, onde a gente vive, onde a gente cria os nossos filhos, onde estão os nossos investimentos, enfim. A gente tem um foco especial para a região de Itaparica. Nós sabemos das demandas e dos gargalos que existem aqui e nos queremos focar na área de educação, procurando meios de solicitar Escolas Técnicas e faculdades, porque a educação é o princípio de tudo na vida social do cidadão e a gente não pode viver em uma sociedade se ela não tem valores culturais e educativos. Então, nessa área, nós temos Petrolândia como a maior cidade da região, é a cidade polo, que tem a maior referência. Então, a gente pensa em em lutar para trazer Escolas Técnicas e faculdades.

Assis Ramalho: E sobre a área da saúde?

Dr. João Lopes: Na saúde nós temos quatro tópicos importantes, inclusive a gente já pontuou isto na reunião da agenda 40 e o futuro governador já se comprometeu em trazer a UPA E (Unidade de Pronto Atendimento Especializado), que é uma clínica de especialidades distribuída por regiões e a região de Itaparica ainda não foi contemplada. Também a gente quer lutar para trazer uma GERES (Gerência Regional de Saúde) pra cá porque, Assis, se você olhar bem, há uma dificuldade muito grande de se deslocar daqui para Arcoverde, que são 160 Km, daqui para Serra Talhada, que são 200 Km, e fica Petrolândia e região, onde os municípios são bem próximos, sem uma GERES própria. Para fazer isso, só precisa de um projeto de um deputado solicitando. A microrregião de Itaparica é a 12ª Região Administrativa do Estado. Foi criada a GERES de Goiana e a GERES de Serra Talhada, que foi criada agora há pouco. Então, Petrolândia e região têm o direito de ter a sua GERES de saúde para que, se tiver um problema de saúde em Tacaratu (a 17 Km), em Jatobá (a 37 Km), em Inajá (a 79 Km), em Floresta (a 76 Km), ou em Belém de São Francisco (a 124 Km), eles possam ser beneficiados. Mas, tem que ter um projeto de lei solicitando isso. Queremos também trazer uma clínica para pacientes renais crônicos que o projeto, aliás, já está bem avançado. Os pacientes renais são muitos debilitados e muitos deles estão fazendo hemodiálise em Arcoverde, a 260 Km daqui, em Salgueiro e em Petrolina. E por que não fazer aqui, pertinho de casa? A outra reivindicação é a UTI. Só nós, que vivemos aqui na região, sabemos que quando se tem uma pessoa da família da gente que precisa de uma UTI, tem que sair às pressas daqui para o Recife, correndo um sério risco de instabilizar e morrer no caminho. Então, esses quatro pontos são demandas extremamente importantes e pertinentes para a nossa região, que são:  A UPA E, a criação da GERES, a clínica para pacientes renais crônicos e a UTI. Com esses quatro pontos, Petrolândia torna-se um polo em saúde.

Assis Ramalho: Quais as propostas de Dr. João na área de agronegócios para nossa região? Por que todos nós sabemos que temos aqui em Petrolândia uma área rica para produzir.

Dr. João Lopes: Sobre agronegócios, Assis, o que eu posso dizer é que nós temos os melhores solos, temos água em abundância, e aí é onde entra uma questão que eu não consigo entender. Como é que nós temos a maior concentração de água de Pernambuco e se constrói uma Faculdade de Agronomia para a região em Serra Talhada, onde só tem cascalhos? Serra Talhada tem o seu direito de ter, eu não estou dizendo que ela não tenha, agora, por vocação natural, isso era de Petrolândia. Outra coisa: como é que Petrolândia tem um lago fantástico, onde já se desenvolvem as atividades de pesca, e vão criar uma Faculdade de Pesca em Serra Talhada? Então, nós temos que defender essas questões. O Canal do São Francisco está passando e nós temos uma mancha de solo das mais ricas do Nordeste, e agora está propício para que a gente faça força, faça demanda, faça movimentos para que se irrigue toda esta região. Imagine você, irrigando de 30 a 40 mil  hectares de terra agricultável, da melhor qualidade, a impulsão que vai dar para o nosso povo e para a nossa região. Então, são essas coisas que eu gostaria de pontuar na agricultura.

Assis Ramalho: Como o sr, que é médico, vê a questão das drogas aqui em Petrolândia?

Dr. João Lopes: Como médico, a gente se depara a todo momento com muitas pessoas envolvidas com drogas, e quem entra no caminho da droga, vai também para o caminho do crime e aí se perde o cidadão. Só sabe as dificuldades de se ter uma pessoa envolvida em drogas, quem tem uma em casa, e é por isso que a gente quer dar muito apoio no que se diz respeito à religião. Tem pastores por aí que são fantásticos e que têm idéias muito boas. E, de repente, se pegarmos pessoas sérias, que estejam na sua plenitude de realizações pessoais e que queiram dar de si para o próximo, eles têm como fazer muito aqui na nossa região. E nós gostaríamos muito de ajudar nesses aspectos, dando condições a essas pessoas para que elas possam desenvolver os seus trabalhos.

Assis Ramalho: Como médico, o senhor sabe da importância do esporte na saúde das pessoas. Como vê isso?

Dr. João Lopes: Assis, na verdade, eu me preocupo com os dois extremos da vida, que são o jovem e o idoso, mas, quem mais merece a atenção é quem está começando, porque Petrolândia, Pernambuco e o Brasil dependem muito de quem está florindo para a vida. Então, a gente pensa muito em inserir condições, trabalhar e defender muitas causas do esporte para os jovens e para os idosos. Também pensamos nas atividades culturais, para que possam trazer o bem estar e um futuro promissor para os jovens e para os idosos da nossa região.

Assis Ramalho: Quero lhe agradecer por ter recebido a nossa reportagem e deixar o espaço aberto para suas considerações finais à entrevista.

Dr. João Lopes: Assis, eu quero aproveitar a oportunidade para convidar você e todos os seus leitores para a inauguração do comitê da candidatura de Dr. João, de Tadeu Alencar, Fernando Bezerra Coelho e Paulo Câmara, que irá acontecer neste sábado (19), no início da noite (na Av. Auspício Valgueiro Barros, próximo ao Almeida Supermercado), e quero agradecer a você, Assis, de uma forma especial, e toda a população que nos ajuda. E que Deus esteja com todos porque sem Ele nada existe. Muito obrigado a você, Assis, e até a próxima oportunidade.


Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário