sexta-feira, julho 18, 2014

Dra. Maria Raphaela Couto esclarece dúvidas sobre a LIPASE e AMILASE - exames de sangue realizado para o diagnóstico da pancreatite


O pâncreas é um órgão situado na parte superior do abdômen, aproximadamente atrás do estômago, ele apresenta várias funções, dentre elas a produção de insulina e de substâncias necessárias para a digestão dos alimentos.

Uma das patologias mais comuns deste órgão é a inflamação do pâncreas, denominada pancreatite, que pode ser aguda ou crônica. Existem duas causas principais responsáveis pela grande maioria dos casos de pancreatite: os cálculos na via biliar e o uso abusivo do álcool.

Na pancreatite aguda, o principal sintoma é a dor abdominal, geralmente localizada na “boca do estômago”, podendo espalhar-se como uma faixa para os lados e para as costas. Episódios de náuseas e vômitos costumam ocorrer associados a dor.

Na pancreatite crônica, além da dor, pode haver diarreia com eliminação de gordura nas fezes. A dor pode ser permanente, necessitando de analgésicos potentes, ou pode aparecer em crises, geralmente provocadas pelo consumo de álcool.

Exames de sangue como a LIPASE e a AMILASE apresentam 80% de especificidade para o diagnóstico da pancreatite. Na crise de pancreatite o valor de referência da amilase e da lipase aumentam de quatro a seis vezes do valor de referência considerado normal. A associação de exames laboratoriais e de imagem com o diagnóstico clínico apresentam resultados altamente satisfatórios para o diagnóstico dessa patologia que pode levar rapidamente o paciente a óbito.

Por todos os riscos apresentados, não resta dúvida de que o melhor é prevenir.

Dra. Maria Raphaela Couto de Lima Santos
Biomédica/Farmacêutica/Especialista em Saúde Pública e Citologia Clínica

IDEAL DIAGNÓSTICO – Laboratório de Análises Clínicas
Av. Prefeito José Gomes de Avelar, 404
Petrolândia-PE
Fone: (87)3851-2844

Referências:
CAVALCANTE, T. F., GUEDES, N. G., MOREIRA, R. P., & ALBUQUERQUE, A. L. P. D. IDENTIFICAÇÃO DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM E AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES, JUNTO A UM PACIENTE COM PANCREATITE CRÔNICA. Trabalho apresentado no 7º CBCENF.

MOTTA, V. T. BIOQUIMICA CLINICA PARA O LABORATÓRIO : PRINCIPIOS E INTERPRETAÇÕES \ VALTER T. MOTTA. – 4. Ed. Porto Alegre : Editora Médica Missau; são Paulo : Robe editorial, EDUCS – Caxias do Sul, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário