domingo, 26 de junho de 2016

Apenas 4,5% das escolas públicas brasileiras têm infraestrutura completa prevista em lei, diz estudo


Apenas 4,5% das escolas públicas do país têm todos os itens de infraestrutura previstos em lei, no Plano Nacional de Educação (PNE), de acordo com levantamento feito pelo movimento Todos pela Educação. As condições de infraestrutura são mais críticas no ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 9º ano: 4,8% das escolas possuem todos os itens. No ensino médio, a porcentagem sobe para 22,6%.

O levantamento foi feito com base no Censo Escolar de 2015 e levou em consideração o acesso a energia elétrica; abastecimento de água tratada; esgotamento sanitário e manejo dos resíduos sólidos; espaços para a prática esportiva e para acesso a bens culturais e artísticos; e, equipamentos e laboratórios de ciências. Foi considerada ainda a acessibilidade às pessoas com deficiência.

Entre os itens mais críticos estão o laboratório de ciências – presente em apenas 8,6% das escolas públicas de ensino fundamental e 43,9% de ensino médio – e a quadra esportiva – presente em apenas 31% de todas as escolas públicas. Fatores básicos, como acesso à água tratada e esgoto sanitário, ainda não são universais, sendo verificados, respectivamente, em 91,5% e 37,9% das escolas públicas.


Brasil precisa diversificar consumo de feijão, diz Ibrafe

"Brasileiro é apaixonado por feijão, se não tem carioca, ele vai variar. Mas se encontra um feijão custando duas vezes mais, acha que é um feijão gourmet. Então temos que desgourmetizar", diz presidente do Ibrafe.

O presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe), Marcelo Lüders, disse que é preciso construir uma política de diversificação do consumo de feijão noa país. Segundo ele, o hábito do brasileiro de consumir prioritariamente feijão-carioca deixa o país e os produtores muito dependentes. Então, quando há algum problema na safra, como ocorreu atualmente por causa da seca prolongada, há aumento do preço do produto.

Entre 15 de maio e 15 de junho, o preço do feijão subiu 16,38%, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15). O índice serve de prévia para o IPCA, que mede a inflação oficial.

Segundo Lüders, já há um entendimento dentro da cadeira sobre a diversificação dos tipos de feijão. “Se o consumidor estivesse habituado a ter uma variedade constante de feijão-branco, vermelho, rajado, caupi, por exemplo, neste momento [de aumento de preço do carioca] iria consumir mais os outros, que poderiam ser importados da China, dos Estados Unidos ou da Argentina”, disse.


Petrolândia: Caravana do Sebrae para Fenearte recebe inscrições. Vagas limitadas.

A Fenearte apresenta também artesanato com materiais reciclados (Foto: Daniela Nader/divulgação)

A Caravana do SEBRAE vai levar empreendedores de Petrolândia para visitar a FENEARTE, que acontecerá no próximo mês. O ônibus sai às 5h00 da manhã do dia 9 de julho (sábado) e retorna no dia seguinte, à tarde.

O valor do investimento é de R$ 120,00 (ida, volta e hospedagem), alimentação não incluída. As vagas são limitadas.

A XVII Fenearte, com o tema "Artesanato, a arte brincante", será realizada de 07 a 17 de julho no pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Segundo o site Fenearte.com, serão homenageados dois artistas pernambucanos mortos em fevereiro deste ano, o artesão do Alto do Moura (Caruaru) e discípulo de Mestre Vitalino, Manuel Eudócio, e o multi-instrumentista Naná Vasconcelos. Nesta edição, haverá espaço dedicado à arte sacra.

Mais informações e inscrições na sede da Associação Café com Arte, localizada na rua São Francisco, próximo à Dêta Agricultura.

Visite o estande 110 na Fenearte, espaço da Café com Arte, com artesanato de Petrolândia, com grande variedade de produtos e preços maravilhosos.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Fátima Belém/Associação Café com Arte e Fenearte.com


Petrolândia: Calendário de marcação de exames e consultas na Secretaria de Saúde de 27 de junho a 1º de julho de 2016

Secretaria de Saúde de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)

Confira abaixo as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação no período de 27 de junho a 1º de julho de 2016, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, no centro da cidade, em frente ao Supermercado +Barato.

Segunda-feira (27): Dentista,  Ortopedista, Eletrocargiograma, Exames Laboratoriais
Terça-feira (28): Neurologista, Cirurgião Geral, Nutricionista, Colposcopia, Exames Laboratoriais
Quarta-feira (29): Ginecologista, Clínico Geral, Pediatra, Eletrocardiograma, Exames Laboratoriais
Quinta-feira (30): Nutricionista, Cirurgião, Preventivo, Eletrocardiograma e Exames Laboratoriais
Sexta-feira (1º): Feriado (Emancipação de Petrolândia)


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde


Petrolândia: Secretaria de Saúde anuncia marcação de ultrassonografia para esta segunda-feira (27); apenas 25 fichas



A Secretaria de Saúde de Petrolândia avisa que nesta segunda-feira (27), também haverá marcação de ultrassonografia; apenas 25 fichas estarão disponíveis a partir das 7;00h da manhã na recepção da administração do Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima.


Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Secretaria de Saúde


Petrolândia: Jainy Xavier completa 15 anos e recebe mensagem de sua família


Jainy Xavier, aniversariante deste domingo, 26 de junho

Querida Jainy Xavier, quando penso que já se passaram quinze anos desde o dia em que você chegou a este mundo, cresce a certeza de que o tempo é o que de mais precioso existe e que passa muito rápido.

Hoje você é essa linda menina mulher dando os primeiros passos rumo à idade adulta, quando ainda ontem era um bebê que a todos encantava com seu olhar brilhante e sorriso doce.

Fazer 15 anos é um marco para qualquer pessoa. A partir de agora um mundo de novos desafios, descobertas e alegrias começa a se abrir para você. Os seus olhos já começam a ter mais maturidade para ver e viver o mundo.


Petrolândia: Forró pé-de-serra e organização comunitária animam 'Arraiá da Alegria' na Quadra 05



A noite de São João, no dia 23 de junho, é um dos eventos mais animados na rua Francisco de Assis Alves, na Quadra 05 de Petrolândia. Iniciada com uma reunião de amigos para comemorar o aniversário da costureira Irani, aos poucos a festa se transformou em um evento que envolve a comunidade e, literalmente, fecha a rua. 

Neste ano de 2016, o 'Arraiá da Alegria', organizado por Tetê, filha de Irani, e Luciana dos Aninha, com a colaboração dos moradores e amigos, foi animado com forró pé-de-serra ao vivo. O figurino tradicional, com tranças, roupas de matuto(a), chapéus, não foi esquecido, e ninguém resistiu à mesa de iguarias típicas do período, complementada por churrasco.

As crianças tiveram diversão extra com brinquedo de pula-pula, pipoqueira e algodão doce.

O sucesso da reunião comunitária é tanto que ainda não terminaram os festejos juninos e já estão em programação as festas de Natal e Revéillon.

A organização agradece à Real - Produtor Imperador, Cícero (Rueta),     Edimilson (Setal) e sr. Antônio (Cartório de Notas). 
O Blog de Assis Ramalho felicita as organizadoras, apoiadores e participantes do 'Arraiá da Alegria' da Quadra 05, exemplo de organização e envolvimento comunitário para manter viva a chama da tradição junina.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos gentilmente cedidas por participantes do 'Arraiá da Alegria'


Metade dos brasileiros com diabetes não sabe que tem a doença

Pesquisas internacionais apontam que a cada seis segundos uma pessoa morre no mundo por causa do diabetes. A cada 20 segundos, uma pessoa tem uma amputação de membros por causa do diabetes, e que a doença é a maior causa de cegueira.  

No Dia Nacional de Combate ao Diabetes, especialistas alertam que metade dos cerca de 14 milhões de brasileiros que têm o diabetes não sabe que tem a doença.

Segundo o endocrinologista João Salles, da Sociedade Brasileira de Diabetes, uma das dificuldades em identificar a doença é que ela não apresenta sintomas no início, como é o caso do tipo dois de diabetes. No estágio avançado, podem aparecer sinais como boca seca, vontade de urinar com frequência e perda de peso espontaneamente.

“Pessoas com mais de 40 anos, obesas, principalmente com a circunferência abdominal elevada, pessoas com pressão alta, altas taxas de triglicérides e com o HDL, o colesterol bom, baixo, devem ficar mais atentas pois estes são fatores de risco do diabetes tipo dois”, alertou Salles.

Cegueira, insuficiência renal e amputação de membros inferiores são outras consequências.


Velha Petrolândia, uma saudade que não passa; momentos de recordação neste domingão 26/06//2016

Velha Barreiras
Velha Barreiras
Neste domingão, 26 de junho de 2016, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú, e mostra quatro fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Petrolândia ontem, hoje e sempre


Bandeira tarifária das contas de luz será verde pelo quarto mês seguido


A bandeira tarifária que será aplicada nas contas de energia elétrica em julho será a verde, ou seja, não haverá acréscimo de valor para os consumidores. Este é o quarto mês seguido em que a bandeira definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é verde.

Segundo a Aneel, entre os fatores que contribuíram para a manutenção da bandeira verde estão o resultado positivo do período úmido, que fez com que os reservatórios das hidrelétricas voltasse a encher, além do aumento de energia disponível com redução de demanda e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro.


Petrolândia e região: notícias em destaque na semana passada de 19 a 25 de junho de 2016 no Blog de Assis Ramalho


Neste domingo 26 de junho de 2016, o Blog de Assis Ramalho publica a relação das notícias que foram destaques em Petrolândia e região durante a semana passada, (de 19 a 25 de junho de 2016). Para ler, clique na manchete

Domingo (19)

Aniversário de Floresta tem feira de artesanato e apresentações culturais nesta segunda (20)

Segunda-feira (20)
>Petrolândia: Morre Zezinho da Cruz aos 63 anos
>Petrolândia: Petroclínica realiza mamografia digital no dia 3 de julho. Marque sua consulta.
>61° edição do Miss Pernambuco terá candidata de Floresta
>Petrolândia: Familiares e amigos dão último adeus a Cássio Alves Cavalcante
>Prefeitura de Jatobá esclarece não realização de festa de São João, por recomendação do MPPE
>Blog do Magno destaca visita a Petrolândia para debate da crise nacional e lançamento de livro
>Petrolândia: Jornalista petrolandense Jailma Barbosa recebe Medalha de Honra ao Mérito “Jornalista José Carlos Florêncio” da Câmara Municipal de Caruaru
>Jatobá: PC do B realiza reunião na comunidade Bem-Querer de Cima
>Petrolândia: Agência Transfusional do Hospital Dr. Francisco Simões de Lima recebe vistoria de equipe do PEQH
>Homem é assassinado a tiros em Floresta, no Sertão de PE
Petrolândia/Floresta: ALTO Arquitetura conclui projeto para novo prédio da loja Terra Fértil
>Petrolândia: Niverton Cruz, o Tom, prepara-se para jogar na Alemanha
>Petrolândia: Núcleo da Defensoria Pública será inaugurado após o recesso forense
>Floresta completa 109 anos de emancipação política e recebe os parabéns do Blog de Assis Ramalho

Terça-feira (21)
>Petrolândia: Familiares e amigos se despedem de Zezinho da Cruz
>Petrolândia: Segurança eletrônica JTS recebe Prêmio Excelência 2016
>Show de Matheus e Kauan atrai multidão nos 109 Anos de Floresta; confira programação do São João
>Petrolândia: Documentos perdidos de Maria da Paixão da Graça, Humberto Mark e Henrique Mark
>Petrolândia: Sepultamento de Zezinho da Cruz será realizado na tarde desta terça-feira (21)

Quarta-feira (22)
>STR-Petrolândia divulga nota de pesar pelo falecimento de Isabel Cristina
>Petrolândia: CLD Ferragem e Premoldados, nova parceria do Blog e da Web Rádio Petrolândia, tem o que você precisa para sua construção
>Petrolândia: Nova parceria do Blog e da Web Rádio Petrolândia, Romeu Refrigeração atende também em Floresta, Tacaratu e Jatobá
>PT/Petrolândia divulga nota de pesar pela morte de Isabel Cristina
>Petrolândia: Prefeitura e Compesa assinam convênio para ampliação do abastecimento de água no Bairro Nova Esperança
>Jatobá: Estudantes e moradores realizam protesto por melhorias no transporte escolar
>Jatobá: Associação Pó de Serra realiza sua tradicional pelada; confira resultado
>Petrolândia: Pátio de Eventos recebe atrações musicais nesta sexta (24), dia de São João
>Petrolândia: SEDES promove 'Arraiá do SCFV' com muitas brincadeiras ao som de forró
>Petrolândia: Max Jockesi é vice-campeão de xadrez nos Jogos Escolares de Pernambuco 2016
>Petrolândia: Célia Yoyô recebe título de Cidadã Honorária Petrolandense
>Petrolândia: José Emilton Couto (Miltão) recebe título de Cidadão Honorário de Petrolândia
>Petrolândia: Manoel França (Netinho) recebe título de Cidadão Honorário Petrolandense
>Petrolândia: Vanúsia Silva recebe título de Cidadã Honorária Petrolandense
>Petrolândia: Fátima Belém recebe Título de Cidadã Honorária Petrolandense
regulamenta concessão do título de cidadão honorário petrolandense

Quinta-feira (23)
>Petrolândia: Arraiá pé de serra da Loja Eletroléo foi de muita animação
>Petrolândia: Loja Minas promove o Arraiá pé-de-serra 'preços baixos'
>Petrolândia: Dr. Jefferson Almeida atende no consultório Sorriso nesta sexta das 08 as 12h00
>Petrolândia: Casa de Carne e Verdurão J&R tem bode e carneiro retalhado
>Tacaratu: Confira programação da 15ª edição do 'Tacaratu Reacende a Fogueira'
>Casas lotéricas de Petrolândia lotam no último dia de apostas para Quina de São João que pode pagar R$ 140 milhões
>Petrolândia: Secretaria de Desenvolvimento Social promove o "Arraiá Sociá" na Praça da Matriz
>Petrolândia: Em dia de feira livre, produtos para a festa de São João são vendidos no Mercado e nas ruas
>Petrolândia: Amigos felicitam Édio Braga pelo seu aniversário
>Petrolândia: Empresária Verônica Delgado recebe título de Cidadã Honorária Petrolandense
>Petrolândia: Joane Barboza recebe título de Cidadã Honorária Petrolandense
>Petrolândia: Dr. Jeovane Carvalho recebe título de Cidadão Honorário Petrolandense


Linha de crédito incentiva empresas do Semiárido a gerar energia limpa


Empresas, indústrias, cooperativas, produtores rurais e demais agentes produtivos do Semiárido interessados em gerar a própria energia que consomem tem uma linha de crédito específica para isso. O Banco do Nordeste lançou o FNE SOL para financiar projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis (solar, eólica ou biomassa).

Desde dezembro do ano passado, quando foi lançado o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), o Ministério de Minas e Energia buscar ampliar ações que estimulem os consumidores a gerar a própria energia, em especial a fotovoltaica, a partir da luz solar.

Segundo o chefe da Célula de Meio Ambiente, Inovação e Responsabilidade Socioambiental do Banco do Nordeste, Kleber de Oliveira, o FNE SOL foi pensado a partir de uma demanda dos setores produtivos, alinhada tanto à economia como à sustentabilidade.


Confira as manchetes dos principais jornais do país neste domingo, 26 de junho de 2016



Diário do Nordeste-CE: Ceará vence Náutico e se firma no G4 da Série B, Veja os gols
Tribuna Hoje-AL: CRB joga melhor, perde pênalti no final mas Vasco vence com gol olímpico
A Tarde; Cachoeira vira sede do governo e comemora Independência
Correio da Bahia; Menina de 11 anos é atingida por bala perdida em praça
Tribuna da Bahia; Após 15 anos, ararinha-azul é vista solta em Curaçá
O Globo; Moro retoma inquéritos que investigam o ex-presidente Lula
O Dia; Morre policial militar baleado na porta de mercado em Duque de Caxias
Extra; Polícia Civil investiga estupro de adolescente de 13 anos no Recreio
Folha de São Paulo; Sócio da OAS relatará propina para assessor de Aécio em MG
O Estado de São Paulo; E-mails indicam influência de amigos de Lula em negócios do governo federal
Correio Braziliense; Ex-médico Abdelmassih é indiciado pela segunda vez a mais 25 estupros
Valor Econômico; Cunha pede ao STF quebra de seu próprio sigilo telefônico e o de Lobão
Estado de Minas: Relatório da PF mostra que Jucá alterou MP para favorecer Gerdau
Zero Hora: Deputados ficarão 12 dias de folga com feriado ampliado

Ouça o programa ''Acordando com as Notícias'' com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05:30 as 08;30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.


Palmeiras leva virada do Cruzeiro e Corinthians bate Santa Cruz; veja jogos e classificação


Willian foi decisivo com dois gols


O Palmeiras teve interrompida neste sábado (25), no Mineirão, a sua boa sequência no Campeonato Brasileiro. Perdeu para o Cruzeiro de virada, por 2 a 1, viu cair invencibilidade de seis rodadas e pode perder neste domingo a liderança. Com 22 pontos, será ultrapassado pelo Internacional, se o time gaúcho vencer o Botafogo no Beira-Rio.
Já o Cruzeiro, que havia deixado a zona de rebaixamento do Brasileirão ao golear a Ponte Preta no meio de semana, chegou aos 14 pontos, temporariamente em nono lugar.

Gabriel Jesus marcou para o Palmeiras. Willian fez os gols do Cruzeiro. Também neste sábado, pela 11ª rodada do Brasileirão, o Corinthians teve dificuldade para bater o Santa Cruz, por 2 a 1, na primeira partida do técnico Cristóvão Borges no Itaquerão. Luciano marcou os dois gols do time paulista na primeira etapa. Mas no segundo tempo, após vacilo do goleiro Cássio, Grafite descontou para os pernambucanos. Com a vitória, o Corinthians chegou aos 19 pontos, voltando ao G4.

Confira jogos e classificação das Série A e B

Por Globoesporte.com


Confira resultado das loterias da Caixa de sábado (25); Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotéricas Styllus e Nogueira


Clique>Veja loterias da Caixa sorteadas no sábado (25), e os últimos resultados

Em Petrolândia as apostas são realizadas nas Lotérica Styllus e Lotérica Nogueira.

Lotérica Styllus, Av. Manoel Borba, no centro de Petrolândia, esquina com Av. dos Três Poderes.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia.