Postagens

Mostrando postagens de Outubro 10, 2014
Publicidade

Jatobá: Escolinha Bom de Bola promove Projeto Brincar de Futebol no domingo, Dia das Crianças

Imagem
Neste domingo, 12 de outubro, dia em que é comemorado o Dia das Crianças, nós que fazemos a ESCOLINHA DE FUTEBOL BOM DE BOLA iremos realizar um torneio para as crianças de nossa cidade. O torneio não será exclusivo para atletas da escolinha, será em especial para as crianças de nossa comunidade que não têm tanta oportunidade. Confira a programação do evento:

Data: 12/10/2014.
Horário: a partir das 07h30
Local: Quadra de Esportes de Jatobá
Público alvo: Crianças de 6 a 12 anos de idade.

O objetivo principal é proporcionar lazer e entretenimento às crianças de nossa cidade nessa data tão importante, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida e inclusão social através da prática esportiva.

Após o torneio iremos oferecer lanche a todos os participantes, além do sorteio de brindes.

Para um bom desenvolvimento do projeto, solicitamos a contribuição de pessoas ou entidades que estejam dispostos a particpar desse projeto que irá beneficiar as crianças de nossa cidade.

Grato,

Ivaldo…

MPPE recomenda respeito e liberdade aos maracatus rurais

Imagem
Foi reverenciada a matriz africana do maracatu, que mescla elementos de quilombos com outros de origens indígenas e portuguesas. (Foto: Maracatu Cambinda - Alexandre Severo)
Os maracatus de baque solto pernambucanos, também conhecidos como maracatus rurais, ganharam um importante documento de defesa para suas manifestações culturais. Nesta sexta-feira (10), o procurador-geral do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Aguinaldo Fenelon, anunciou uma recomendação aos promotores de Justiça para que eles atuem no sentido de garantir o respeito e a proteção às sambadas e aos ensaios das agremiações.

A recomendação se originou após análise de denúncias recebidas no início do ano, quando maracatuzeiros revelaram estarem sofrendo coação de policiais militares para que as brincadeiras parassem às 2h, quando pela tradição costumam ir até o raiar do dia.

O MPPE lembrou que o maracatu rural é um patrimônio cultural e imaterial, aprovado pela Unesco em outubro de 2003, e que suas práticas e expr…

Agricultura publica normas para registro genealógico de animais

Imagem
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou hoje (10) no Diário Oficial da União as normas para o registro genealógico de animais domésticos de interesse zootécnico e econômico para o país. Entre eles, caprinos, ovinos, bovinos e equinos. Segundo o ministério, em função de avanços genéticos e tecnológicos, as normas precisavam ser reformuladas.

A atualização era discutida desde 2010 e entre as principais mudanças está a descentralização de ações. De acordo com a assessoria de comunicação da pasta, tarefas que antes eram executadas apenas em Brasília, como fiscalização e concessão de registro, agora podem ser realizadas nas superintendências federais de Pecuária nos estados. As normas trazem ainda regras referentes à temporalidade e à forma de arquivamento dos documentos de registro dos animais.

O registro genealógico tem por objetivo contribuir para o melhoramento genético do animal, por meio de cruzamentos controlados. De acordo com o Ministério da Agricultura, iss…

Petrolândia: CAPS I Nova Mente promove café manhã especial no Dia da Saúde Mental

Imagem
Dra. Cíntia Campos, nutricionista, apresentou palestra sobre alimentação saudável Café da manhã foi seguido de atividades de recreação Servidoras do CAPS Nova Mente 
O Dia da Saúde Mental foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar nossa forma de ver as pessoas com doenças mentais. Em todo o mundo, há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas.
Em comemoração a este dia, o Caps do município realizou um café da manhã especial com a presença da nutricionista Cíntia Letícia Campos que demonstrou aos usuários do serviço como iniciar o dia de forma saudável.
O Caps I Nova Mente, de Petrolândia,  trabalha para melhorar a qualidade de vida dos seus usuários, bem como de seus familiares. A equipe do Centro oferece à população atendimentos multiprofissionais como psiquiatria e psicologia, assistência social, pedagogia, nutrição, equipe de enfermagem, edu…

Petrolândia: Ministério do Trabalho alerta empregadores para regularizar situação de funcionários informais

Imagem
Na tarde de terça-feira (07) foi realizada na sede da AABB-Petrolândia reunião entre o Ministério do Trabalho-Regional de Garanhuns e empregadores, contadores e sociedade local, interessados em debater a necessidade de regularização dos funcionários informais dos estabelecimentos existentes na cidade.

De acordo com Wilson Vasconcelos, Chefe da Fiscalização Garanhuns, o encontro de caráter educativo teve como objetivo orientar os empregadores e contadores do município para a urgência de regularizar a situação de empregados sem contrato de trabalho.

Vasconcelos alerta os empregadores que a cidade receberá fiscalização do trabalho que tem o objetivo de verificar o cumprimento, por parte das empresas, da legislação de proteção ao trabalhador, com o objetivo de combater a informalidade no mercado de trabalho e garantir a observância da legislação trabalhista.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: MTE-Regional Garanhuns

Petrolândia: Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Petrolândia inicia atividades nesta sexta, às 19h00, no Ginásio de Esportes.

Imagem
A Casa das Juventudes de Petrolândia convida a comunidade para participar da abertura do NUCA - Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, que será realizada nesta sexta-feira (10/10/2014) às 19h00m no Ginásio de Esportes.

O que é o NUCA? Um coletivo de adolescentes engajados nas transformações que queremos para nossa cidade; Um grupo que estuda sua fase de vida para ampliar direitos e viver os deveres; Uma articulação que possibilita uma participação efetiva dos adolescentes no processo do Selo.

Não percam!

Cleidinha Santos
Coordenadora da Casa das Juventudes

Petrolândia: Marcação de Consultas e Exames de 13 a 17 de outubro na Secretaria de Saúde

Imagem
O Blog de Assis Ramalho divulga as especialidades médicas e exames disponíveis para marcação de 13 a 17 de outubro de 2014, na sede da Secretaria de Saúde de Petrolândia. Confira:

Segunda-feira (13): Exames Laboratoriais, Colposcopia, Raio X (Coluna Lombar e Abdômen); Terça-feira (14): Nutricionista, Dentista, Preventivo;
Quarta-feira (15): Psicólogo, Ginecologista, Exames Laboratoriais;
Quinta-feira(16): Nutricionista, Clínico Geral;
Sexta-feira (17): Pediatra, Exames Laboratoriais, Raio X, Preventivo.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Secretaria de Saúde de Petrolândia

Justiça determina que ANA e Daee revejam retiradas de água do Cantareira

Imagem
A Justiça determinou, por meio de liminar, que a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (Daee) revejam as vazões de retiradas do Sistema Cantareira pela Companhia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Sabesp). O objetivo é garantir que o consumo da primeira parte da reserva técnica não se esgote antes de 30 de novembro e que não haja prejuízos às vazões para a bacia hidrográfica dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ).

A ação foi proposta pelos ministérios públicos Estadual (MPE-SP) e Federal (MPF). Conforme representantes do MPE e MPF, a Sabesp já solicitou a retirada da segunda parcela do volume morto e foi contra o planejamento definido pela ANA e pelo Daee.

A liminar determina que a ANA e o Daee definam semanalmente as vazões a serem cumpridas, incluindo a fixação de metas de restrição ou suspensão de utilização de água pelos usuários. Estabelece, ainda, que sejam adotadas medidas para que, em cinco anos, …

Tragédia na Bahia: Homem invade supermercado e mata mãe e filha a facadas

Imagem
Um homem matou uma mulher e uma criança, feriu uma pessoa e depois matou a si mesmo em um mercado do município de Varzedo, a cerca de 194 quilômetros de Salvador, na manhã desta sexta-feira (10). De acordo com o o delegado Luiz Castro Freaza, o caso aconteceu às 6h20, logo após a abertura do estabelecimento, que fica localizado na rua Coronel José Augusto.

Antonio Carlos França Santos, 48 anos, conhecido como "Tonhão", invadiu o mercado portando uma faca e desferiu diversos golpes contra uma mulher e a filha dela. Maria de Fátima Jesus Santana, 39 anos, era funcionária do mercado e se preparava para levar Larissa Santana da Silva, 8 anos, à escola. Ao serem atacadas, o dono do mercado, identificado como Nelson da Silva, 50 anos, tentou livrar as duas dos golpes e também acabou ferido.

Maria de Fátima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. A criança chegou a ser encaminhada para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), mas acabou morrendo na unidade méd…

Petrolândia: Panificadora e Lanchonete Veneza precisa de funcionárias

Imagem
A Panificadora e Lanchonete Veneza: Localizada na rua Cecília Delgado, 62 - centro de Petrolândia. Telefone (87) 3851-1248. 
A Panificadora e Lanchonete Veneza, do empresário Cícero, avisa que há há três vagas para serem ocupadas, preferencialmente, por pessoas do sexo feminino, com experiência no ramo de lanchonete, para compor o seu quadro de funcionários.

As interessadas deverão levar o currículo, em horário comercial, à administração da empresa, situada na rua Cecília Delgado, 62 - centro de Petrolândia. Telefone (87) 3851-1248.


Notícias relacionadas (clique para ler) >Petrolândia: Panificadora e Lanchonete Veneza inaugura instalações após reforma >Petrolândia: Gelo em cubos é o novo produto da Panificadora e Lanchonete Veneza >No dia do pão, prestamos a nossa homenagem a Padaria Veneza de Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Administração da empresa

Brasil e Argentina disputam neste sábado taça do Superclássico das Américas

Imagem
A bola vai rolar na manhã deste sábado (11) entre Brasil e Argentina, que se enfrentam pela disputa da taça do Superclássico das Américas no Estádio Ninho do Pássaro, em Pequim, a partir de 8h05, horário de Mato Grosso do Sul.

A seleção brasileira vem de duas vitórias por 1 x 0 nos últimos amistosos, contra a Colômbia e o Equador, com gols de Neymar e Willian, respectivamente. O desafio agora é enfrentar a bicampeã mundial Argentina.

O técnico Dunga treinou com alguns desfalques no treino e, portanto, ainda não definiu a escalação oficial do time. Por outro lado, a equipe canarinho comemorou a volta do goleiro Jefferson, recuperado de uma luxação no dedo mínimo. O Brasil ainda volta a campo na terça, dia 14, em um amistoso contra o Japão, em Cingapura.

Sob o comando de Tata Martino, substituto de Alejandro Sabella, a seleção argentina estreou em amistosos após a Copa do Mundo com uma categórica vitória por 4 a 2 sobre a Alemanha, em uma reedição da final do Mundial. Dos 19 convocados…

É o fim: Gian e Giovani anunciam separação

Imagem
A dupla sertaneja Gian e Giovani decidiu se separar. A confirmação foi divulgada nessa sexta-feira (10) através de um comunicado à imprensa publicado na rede social Instagram.

"Para afastar quaisquer dúvidas e informações equivocadas da imprensa em geral, a Agência Produtora, representante exclusiva da dupla Gian & Giovani, vem, por meio de seus canais oficiais, informar a todos fãs e contratantes que, a partir de 2015, não haverá tour da dupla Gian & Giovani. Informamos, outrossim, que todos os compromissos agendados e confirmados serão cumpridos à risca pela dupla, inclusive aqueles fechados para 2015, com o mesmo profissionalismo dos quase 30 anos de carreira, respeitando sempre seus fãs e contratantes. Agradecemos o carinho, respeito e admiração de todos. GIAN & GIOVANI", dizia o comunicado.

Na última quinta-feira (9), o cantor Giovani anunciou no seu Instagram o desejo que tem em fazer carreira solo. "Sempre coloquei muito amor nas músicas que passara…

Petrolândia: No mês de aniversário, Pisebem Revestimentos tem oferta relâmpago para sua reforma ou construção

Imagem
Pisebem Revestimento em Petrolândia (Fotos: Assis Ramalho) Nova parceria do Blog de Assis Ramalho, a Pisebem Revestimentos, no mês de aniversário de sua loja em Petrolândia, continua com a promoção 'Oferta Relâmpago'. Confira no encarte os produtos em promoção nas lojas de Petrolândia/PE e Delmiro Gouveia/AL. Você vai encontrar pisos a partir de R$ 9,90/m² nos pagamentos à vista.
Pisos, revestimentos, porcelanatos, pastilhas, revestimento HD, em vários tipos e padrões, procure na Pisebem Revestimentos, a loja especializada na área, onde você também encontra azulejos decorativos, frisos e outras peças para sua embelezar sua obra.

Vai construir ou reformar? Consulte na Pisebem Revestimentos os produtos mais indicados para cada ambiente, de acordo com a finalidade da construção (residência, comercial, industrial, área pública) e aproveite as condições facilitadas de pagamento.

A Pisebem Revestimentos parcela sua compra em até 10 vezes no cartão de crédito (Visa, Mastercard, Hiper…

Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe abre concurso com 1.386 vagas

Imagem
A Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe abriu nesta sexta-feira (10) as inscrições para o processo seletivo que oferta 1.386 vagas em diversos cargos para ensino médio e superior. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de novembro.

No site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação é possível ver o edital (acesse aqui). Os salários variam entre R$ 918,33 e R$ 7.271,63.

O concurso público será realizado com uma prova objetiva de múltipla escolha. As provas são de conhecimentos gerias (português, raciocínio lógico e legislação aplicada ao SUS) e específicos.

As inscrições podem ser feitas através do site www.ibfc.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 55 para nível superior e R$ 45 para nível médio.

Para os candidatos do ensino médio estão sendo ofertadas vagas de assistente de enfermagem, condutor de veículo de urgência e motociclista socorrista. Os cargos de nível superior são para enfermeiro e médico de emergência.

Estão sendo ofertadas vagas para Aracaju, Estância, Itabai…

Um roteiro seguro para nossas águas - Artigo de Washington Novaes

Imagem
Nascente do rio São Francisco: seca (Foto: Ricardo Coelho ASCOM/CBHSF)
É preocupante que a maior parte das discussões sobre a crise no abastecimento de água em várias regiões do País continue a admitir – explícita ou implicitamente – que a solução virá, neste fim de ano, apenas com a “normalização” do regime de chuvas, principalmente em São Paulo, Minas Gerais e no Cerrado. Será preciso muito mais.

Vai-se de susto em São Paulo. Pela primeira vez na história, a nascente do Rio São Francisco, na Serra da Canastra (MG), está “completamente seca” – e o rio também quase não recebe mais, ao longo de seus 2.700 quilômetros, água de seus tributários que nascem no Cerrado ou nele estão.

Há quase uma década o autor destas linhas registrava, em documentário para a TV Cultura, que o problema já estava presente no Verde Grande e outros afluentes do São Francisco, com o desmatamento no Cerrado; o então diretor de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, professor Bráulio S. Dias, dizia que um…

Tacaratu recebe curso de Capacitação do Projeto Mascate Cultural

Imagem
O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego, em parceria com a Secretaria de Governo de Tacaratu, visa fortalecer todas as manifestações culturais. Diante disso, em conjunto com o SEBRAE, oferece capacitação dos profissionais proporcionando uma maior inclusão social, com reflexos diretos na economia local.

Serão disponibilizadas 20 vagas para o curso de Capacitação do Projeto Mascate Cultural, e precisamos que seja feita a mobilização entre os empreendedores da Economia Criativa, procurando atrair os produtores culturais, músicos, pessoas que atuam no mercado de áudio visual, entre outros.

O curso terá duração de 20 horas e acontecerá nos dias 21 e 22 de Outubro em horário integral, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas e no dia 23 de Outubro, das 8 às 12 horas. A instrutora será a Sra. Antonieta, indicada pelo SEBRAE.
Ascom Prefeitura Municipal de Tacaratu

Seguro-desemprego será requerido pela internet a partir do ano que vem

Imagem
A partir de abril do ano que vem, os empregadores só poderão preencher o requerimento do seguro-desemprego e de comunicação de dispensa de trabalhadores por meio do aplicativo Empregado Web. O aplicativo está disponível no Portal Mais Emprego, do Ministério do Trabalho.

A determinação está em resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador, publicada na edição de hoje (10) do Diário Oficial da União.

Até 31 de março, os formulários de requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa impressos em gráficas ainda serão aceitos na rede de atendimento do Ministério do Trabalho.

O aplicativo permite o preenchimento do requerimento de seguro-desemprego e comunicação de dispensa de forma individual ou coletiva, mediante arquivo de dados.

Agência Brasil

Adolescente paquistanesa e indiano dividem Prêmio Nobel da Paz 2014

Imagem
A paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos, e o indiano Kailash Satyarthi venceram o Prêmio Nobel da Paz, anunciou hoje (10) a Academia Sueca.

A ativista paquistanesa era a mais jovem entre os favoritos a receber o prêmio. Kailash Satyarthi, 50 anos, é um indiano que luta contra o trabalho infantil.

Malala tornou-se um símbolo reconhecido internacionalmente de resistência aos esforços dos talibãs em negar educação e outros direitos às mulheres.

Kailash Satyarthi é um dos promotores da Marcha contra o Trabalho Infantil e já resgatou mais de 60 mil crianças trabalhadoras e também adultos mantidos sob regime de escravidão.

“As crianças devem ir à escola e não serem exploradas financeiramente”, disse o presidente do Comitê do Prêmio Nobel, Thorbjoern Jagland.
Agência Lusa em Agência Brasil

Paulo Rubem comandará campanha de Dilma nas redes sociais

Imagem
Além da mobilização online, deputado federal será interlocutor da candidatura junto às entidades de Educação e universidades em Pernambuco
O deputado federal Paulo Rubem (PDT) comandará, a partir desta sexta-feira (10), a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) nas redes sociais, entidades ligadas à Educação e universidades em Pernambuco. Faltando 16 dias para a eleição, o foco será intensificar a divulgação da campanha de Dilma nas redes sociais e garantir no dia 26 a reeleição da presidente, que venceu as eleições do Primeiro Turno com 44% das intenções de voto em todo País.

A reunião que decidiu o novo papel de Paulo Rubem na campanha nacional foi realizada na manha desta sexta-feira com os demais integrantes da campanha Dilma, coordenada pelo senador Humberto Costa.

“Vamos fazer pelo menos cinco debates pelas redes sociais (Face to Face), vamos propor a realização de debates nas universidades com representantes das candidaturas de Aécio e Dilma – UFPE, Unicap, UFRPE entre outras i…

Ministério Público Federal já recebeu 85 denúncias por ataques virtuais a nordestinos desde o domingo das eleições

Imagem
Cerca de 65% das declarações racistas registradas de domingo (das eleições) a quarta (dia 8) tinham como alvo moradores do Nordeste.

A reportagem é de María Martín e publicada pelo jornal El País, 09-10-2014.

Os nomes e perfis dos usuários que inundaram as redes sociais de ataques preconceituosos contra os nordestinos já estão no Ministério Público Federal. As unidades de todo o Brasil receberam de domingo a quarta-feira 131 denúncias por racismo nas redes sociais, 85 delas atacavam especificamente os nordestinos, mais de 20 por dia, conforme um levantamento feito para o EL PAÍS. A procuradoria analisará cada uma dessas denúncias individualmente.

Os ataques vêm de todos os cantos. Uma auditora de Trabalho de Cuiabá, no Mato Grosso, desabafou:

“Desculpem nordestinos, mas essa região do Brasil merecia uma bomba como em Nagasaki, para nunca mais nascer uma flor sequer em 70 anos. #pqp #votocensitáriojá [sic]”. A piada pode lhe custar o cargo, depois da denúncia feita na ouvidoria do pró…

Polícia apreende quase R$ 1 milhão em cédulas em Pernambuco

Imagem
A polícia apreendeu quase R$ 1 milhão, em cédulas, em dois carros, no bairro da Tamarineira, Zona Norte do Recife. Dois homens foram presos. A polícia suspeita que o dinheiro seria utilizado para comprar drogas. O caso foi apresentado nesta sexta-feira (10), na sede da Polícia Civil, na capital, mas ocorreu na quinta-feira (9). Segundo o Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), essa é a maior apreensão de dinheiro já feita no estado pela polícia.

A informação inicial da investigação é de que haveria uma entrega de drogas em um estabelecimento comercial no bairro da Tamarineira. As equipes sabiam que se tratava de uma caminhonete Hillux e um automóvel do tipo Corolla. Durante a vigília, a polícia avistou a Hillux, que estava com aproximadamente R$ 810 mil.

Os dois suspeitos foram encaminhados para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Um deles, que é pernambucano e estaria morando em Goiás, afirmou que o dinheiro era proveniente da venda de 780 cab…

Salve o Rio São Francisco: primeira reunião do grupo de discussão da crise no Lago de Itaparica acontece hoje no Centro Cultural, em Petrolândia

Imagem
Lago de Itaparica em Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier)
A partir das 19h00 desta sexta-feira (10), o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, coordena encontro no Centro Cultural da cidade, reunindo representantes do Poder Público e sociedade civil organizada. A reunião tem como objetivo discutir medidas emergenciais e de médio e longo prazo para enfrentar a iminência de colapso do Lago de Itaparica.

Conforme este Blog alerta há muito tempo, o nível da represa decai há meses. Os impactos da redução da vazão do rio São Francisco, solicitada pelo ONS-Operador Nacional do Sistema Elétrico e autorizada pela ANA-Agência Nacional de Águas, no início de 2013, começaram por transformar a paisagem em redor do Lago de Itaparica. Com a sucessiva prorrogação da redução da vazão, vigente até 31 de outubro, os impactos atingem a economia da região e o desabastecimento de água bate à porta da população ribeirinha. Em alguns locais do município a escassez de água já se instalou.

O ONS solicitou ao IBA…

Situação está sob controle, diz ministro sobre caso suspeito de ebola no Brasil

Imagem
Ao comentar o primeiro caso suspeito de ebola no Brasil, registrado no município de Cascavel (PR), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse hoje (10) que a situação está sob controle. "Todos os procedimentos realizados foram feitos em um tempo-resposta extremamente adequado e em cumprimento a todo os requisitos de protocolo."

Durante coletiva de imprensa, Chioro explicou que a identificação do caso foi feita pela Secretaria de Saúde de Cascavel que, em seguida, isolou o paciente e notificou a Secretaria de Saúde do Paraná e o Ministério da Saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo o governo brasileiro, já foi informada sobre o caso suspeito.

As informações da pasta indicam que o homem de 47 anos, solteiro, saiu da Guiné no dia 18 de setembro sem referir contato com pessoas infectadas pelo ebola. No dia 19 de setembro, ele desembarcou no aeroporto de Guarulhos. Ontem (9), procurou atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Cascavel relatando febre, tosse…

MPPE recomenda ações para preservar parque ecoturístico Cachoeira do Urubu

Imagem
Cachoeira do Urubu, município de Primavera (Foto: Blog do Marcelo França)
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Promotoria de Justiça de Primavera (Mata Sul), recomendou à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e aos gestores do Parque Estadual Ecoturístico da Cachoeira do Urubu a adoção de uma série de medidas emergenciais para responder às irregularidades encontradas em vistoria técnica do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente).

As ações mais urgentes deverão ser iniciadas pelos gestores do parque em até 30 dias. De acordo com o promotor de Justiça Petrônio Ralile, eles devem retirar os resíduos sólidos descartados inadequadamente, orientar os comerciantes que trabalham na área de preservação a utilizar contêineres específicos para receber o lixo, remover das dependências do parque animais domésticos ou domesticados, ampliar o programa de educação ambiental com o uso de sinalização…

Governo prorroga inscrição para bolsa de fomento a artistas e produtores negros

Imagem
Balé da Cultura Negra do Recife (Foto: Divulgação)
Foi prorrogada para o dia 3 de novembro a inscrição no edital Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros. O prazo venceria hoje (10). A portaria com a prorrogação foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União.

Com investimento de R$ 4 milhões, do Fundo Nacional de Cultura, a seleção vai contemplar projetos que promovam a reflexão, a pesquisa de linguagem e a criação nas áreas de artes visuais, circo, dança, música, teatro, preservação da memória e artes integradas. Ao todo, serão concedidas 45 bolsas.

Podem participar proponentes autodeclarados negros - pretos e pardos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Saiba Mais
>Inscrições para terceira edição do Prêmio Culturas Ciganas são prorrogadas
Agência Brasil

Não desisto do Velho Chico - Poema do petrolandense Alexandre Sertão

Imagem
Lago de Itaparica, em Petrolândia (Foto: Tony Xavier/Blog do Tony Xavier)
NÃO DESISTO DO VELHO CHICO

Eu não desisto do Velho Chico
A nossa salvação não pode morrer
E eu convido a você
E toda forma eu insisto
No que depender da gente
Viverá pra sempre
O Nosso Rio São Francisco.

Vamos contra um sistema que oprime
Achando que vamos ficar parado
Vendo o nosso rio sendo arrasado,
E de maneira covarde, seguindo insiste
Querendo fazer campanha no nosso sertão
Tirando água do nosso torrão
Com uma tirania sem limite

O governo que ai está
Perdeu o senso e a responsabilidade
Ele se tornou um governo covarde
Que só pensar em enricar
Quer usar as nossa riqueza
E nos deixar a pobreza
Sem pensar no que virá

Mas a hora já chegou
De partir para a luta
Vamos juntos nesta busca
Mostrar o nosso grande valor
Que somos fortes sertanejos
Orgulhosos de sermos brasileiros
Que não teme nenhum doutor.

Essa tal de transposição
Diz que é pra ajudar o sertanejo
Que vai realizar nossos desejos
Que essa É a solução
Mas eu acho que é mentira
Ela vai …

Petrolândia: Evânio Barbosa volta ao Maria Fumaça neste sábado (11)

Imagem
Dir. p/esquerda: Evânio Barbosa, Márcio Rivânio (Ry) e Ed Percussa (Foto: Assis Ramalho)
Após o período de luto, o cantor, poeta e compositor Evânio Barbosa volta neste sábado, dia 11, a apresentar-se no Bar e Restaurante Maria Fumaça, na Orla Fluvial de Petrolândia, a partir das 20h00.
No acompanhamento do show acústico, Ry (Seduzyr) e Ed Percussa.
Prestigie os talentos de Petrolândia e aprecie música de excelente qualidade.

Redação Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Casa das Juventudes de Petrolândia comemora o Dia das Crianças

Imagem
A Casa das Juventudes comemorou nessa quinta-feira (09) o Dia das Crianças com o grupo articulador Laço de Chita. Brincadeiras educativas, jogos pedagógicos, concurso de fantasias e dança, além de momento diálogo com o Tema Direito de ser Criança, foram as atrações da festa.

Os princípios do Direito das Crianças:
1 º princípio: Todas as crianças possuem os mesmos direitos sem nenhum tipo de distinção (raça, cor, sexo, língua, religião...)2 º princípio: A criança tem o direito de ser compreendida, protegida e deve ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social; de forma sadia e com liberdade.3 º princípio: Toda criança tem o direito a um nome e a uma nacionalidade.4 º princípio: A criança tem o direito de crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação recreação e assistência médica.5 º princípio: A criança incapacitada física ou mental tem direito a educação e cuidados especiais.6 º princípio: A criança tem direito ao amor e a compreensão…

Frases do dia 10/10/2014: Coletânea IHU Online

Imagem
Prendendo a atenção do eleitor

"O deputado federal mais votado em Goiás foi o Delegado Waldir (PSDB). Ele recebeu 274 mil votos. Para que os eleitores memorizassem o seu número, 4500, ele repetia na TV: “Vote 4500, 45 do calibre do revólver e 00 das algemas” - Ilimar Franco, jornalista - O Globo, 09-10-2014.

Carro colide com árvore e três pessoas morrem em Afogados

Imagem
Um carro colidiu com uma árvore e deixou três mortos e um ferido na Rua 21 de Abril, no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife, na manhã desta sexta-feira (10). O acidente aconteceu por volta das 6h30, nas proximidades da fábrica do Café Petinho. De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), veículo vinha de Jardim São Paulo, também na Zona Oeste, quando o motorista perdeu o controle e colidiu com a árvore.

No Celta preto estavam dois casais. Desses, dois homens e uma mulher morreram. O condutor estava sem cinto e foi arremessado para fora do veículo pelo forte impacto. As outras duas vítimas fatais ficaram presas nas ferragens e foi preciso ajuda do Corpo de Bombeiros para retira-las do veículo. A jovem que sobreviveu ficou gravemente ferida e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital da Restauração, área central do Recife. Ela aparenta ter aproximadamente 27 anos. Nenhuma das vítimas teve a identidade revelada.

O Insti…

Para socióloga, é preciso ir além dos protestos e 'fazer a parte chata'

Imagem
"Aqueles que estão no poder não se importam se você vai às ruas. Eles se importam se isso significa que há algo importante que eles devem levar em consideração", diz Zeynep Tufeckci.
Muito se falou do poder da tecnologia para mobilizar milhares de pessoas em torno de causas sociais.

Da Primavera Árabe, passando pelo Occupy Wall Street, nos Estados Unidos, e pelos protestos de junho de 2013 no Brasil, foi principalmente por meio das redes sociais e de outras ferramentas online que muita gente se uniu a um movimento e foi às ruas protestar por mudanças.

No entanto, essas 'armas' digitais podem ser uma faca de dois gumes na tentativa de mudar a política, segundo a socióloga turca Zeynep Tufeckci.

Ela estuda como essa mobilização digital afeta as estruturas tradicionais de poder e defende que, quando a passeata acaba, o verdadeiro trabalho está apenas começando - e que esta parte crucial do movimento por mudanças muitas vezes é deixada de lado.

Em sua palestra no TED Global, …

Ebola: sobe para 14 o número de pessoas isoladas em Madri

Imagem
Libéria, Serra Leoa e Guiné-Conacri são os países mais atingidos pela epidemia, que também já causou mortes na Nigéria, nos Estados Unidos e na Espanha.
O número de pessoas isoladas em observação em dois andares do Hospital Carlos III, em Madri, no âmbito do protocolo de prevenção do ebola, aumentou para 14, informou hoje (10) fonte hospitalar. Segundo a mesma fonte, há um caso confirmado de infecção, o da auxiliar de enfermagem Teresa Romero Ramos, um “caso em investigação” e 12 casos sob exame em razão de contatos de risco.

O número aumentou com a entrada no hospital, durante a noite de quinta-feira (9), de cinco homens e duas mulheres, tendo sido dada alta a um enfermeiro, também nas últimas horas, depois de as análises terem dado negativas. Todos os casos, exceto o da mulher infectada, são considerados assintomáticos, segundo a mesma fonte.

O “caso em investigação” é o de uma enfermeira, que já teve uma primeira análise negativa e espera ainda a segunda, que é realizada normalmente …

Rotary Club Garanhuns promove "Caminhada da Primavera" ao Colibri Eventos

Imagem
Informações: Blog do Ronaldo César

O mosquito e a falta d’água - artigo de André Trigueiro

Imagem
A dengue, como se sabe, segue sem controle em algumas regiões do país. Acontecerá o mesmo com a falta d’água?
Falta bom senso e sobra oportunismo político nesta crise de abastecimento de água que atinge a região mais populosa e economicamente importante do Brasil. A Bacia do rio Paraíba do Sul reúne aproximadamente 4 mil grandes usuários de água (indústrias, companhias de abastecimento, agricultores, etc) caprichosamente distribuídos nos 3 estados mais ricos da Federação. A falta de chuvas expôs a falta de planejamento para lidar com situações de crise – algo impedoável na Engenharia e na Hidrologia – agravadas pelo ano eleitoral.

No Brasil, a água das torneiras é a mesma que faz acender a lâmpada da sala. Desde o apagão de 2001 (durante o governo FHC) a palavra “racionamento” está associada a incompetência administrativa, razão pela qual nenhum governo do PSDB ou do PT se empenha em promover o uso racional de água, eficiência energética, ou qualquer outra medida que conspire em favor…

Afogados da Ingazeira: Prefeitura pavimenta rua no Residencial Miguel Arraes

Imagem
A usina de asfalto adquirida pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira está, segundo o popular, “botando pra moer”. Depois de pavimentar as ruas Roberto Nogueira Lima e Terezinha dos Santos Marques, ambas no centro, a usina seguiu para o Conjunto Residencial Miguel Arraes.

A rua projetada 6, que divide as quadras E e F do Conj. Residencial Miguel Arraes, tem 225 metros de extensão e seis de largura. Ela foi escolhida pela população em reunião recente com o Prefeito José Patriota. Foram utilizados dois caminhões-caçamba, um rolo compactador e a máquina de compactação de asfalto.

A população comemorou. O mototaxista Adalberto Barbosa elogiou a iniciativa. “Agora vou poder sair e chegar com mais conforto e comodidade. Aqui era muita lama quando chovia, tive que trocar os paralamas da moto diversas vezes,” afirmou.

A obra foi concluída no final da tarde e a rua já está aberta ao tráfego. Diferente do calçamento em paralelepípedos, a pavimentação asfáltica não requer o tempo de cura de 30 dia…

Brasil tem primeiro caso suspeito de ebola

Imagem
Autoridades sanitárias brasileiras investigam o primeiro caso suspeito de ebola no País. O caso foi comunicado na noite desta quinta-feira (09) pela secretaria Estadual do Paraná ao Ministério da Saúde. Informações preliminares indicam que o paciente veio de Conacre, capital da Guiné. O paciente foi encaminhado para um hospital de referência e material foi coletado para fazer o exames. A expectativa é a de que amanhã as amostras sejam enviadas para o Instituto Evandro Chagas, onde será feita a análise para confirmar se o paciente é ou não portador da doença.

A notícia ocorre no mesmo dia em que o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmar que, embora baixo, existia o risco de o Brasil registrar um caso da doença. Pela manhã, ele disse que o sistema de vigilância montado era adequado e que instituições de saúde estavam em treinamento constante para identificar casos suspeitos e para adotar as medidas de segurança necessárias, caso isso ocorresse.

Confira as manchetes dos principais jornais desta sexta-feira (10)

Imagem
O Blog de Assis Ramalho apresenta as manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira, 10 de outubro de 2014. Confira.

Folha de Pernambuco: Oito cidades do Estado devem criar comitês para investigar mortes por Aids e sífilis Diário do Nordeste-CE: Disputa ao Governo do Estado segue em tom acirrado Correio da Paraíba:  Prefeitura deBayeux poderá demitir mais de 700 temporários para contratar concursados Jornal do Dia-SE:Em Sergipe, Dilma defende política que valoriza o salário mínimo
A Tarde: Milionários baianos vão ocupar vagas no parlamento
Correio da Bahia: Salvador tem dois casos de chikungunya confirmados
Tribuna da Bahia: Dilma visita Santuário de Irmã Dulce e o Bonfim para agradecer
O Globo: Gravações revelam divisão de propinas na Petrobras; 3% do valor dos contratos iam para o PT
Folha de São Paulo: Ibope e Datafolha: Aécio tem 46%, contra 44% de Dilma
O Estado de São Paulo: Brasil tem primeiro caso suspeito de ebola em Cascavel, no Paraná
Correio Braziliense: Ibope e Datafolha…

Publicidade