terça-feira, junho 14, 2022

Petrolândia/Recife: Prefeito Fabiano Marques visita gabinete do deputado federal Silvio Costa em busca de projetos para o município

 

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) recebeu, nesta terça-feira (14), em seu gabinete em Recife, o prefeito de Petrolândia, Fabiano Jaques Marques. Durante a visita, o gestor solicitou ao deputado recursos para o município. Em rede social, Fabiano fez relato do encontro.

Iniciando a semana aqui no Recife em busca de mais ações e investimentos para nossa Petrolândia.

Estive no gabinete do nosso deputado federal Silvio Costa Filho, conversando sobre mais projetos para o município.

Forte abraço, vamos trabalhar.

Fabiano Marques
Prefeito de Petrolândia/PE

Petrolândia: Dr. Paulo Sobreira (Pediatra) atende na Climagem nesta quinta (16) a partir das14h; agende já a sua consulta


A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem, informa que Dr. Paulo Sobreira (Pediatra) atende nesta quinta-feira (16/06/2022) a partir das14 horas.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Tribunal de Contas de Pernambuco volta a recomendar o uso de máscaras em suas instalações





O Tribunal de Contas de Pernambuco voltou a recomendar a utilização de máscaras no interior de suas instalações.

A medida se deu em razão da ocorrência de novos casos de Covid no Estado, além do surgimento de infecções e viroses, por conta da chegada do inverno.

Atentos a essa situação e como medida de prevenção, o TCE passou a recomendar a proteção, tanto aos servidores, quanto ao público em geral, uma vez que o uso de máscaras funciona como barreira para possíveis respingos de gotículas, lembrando que a higiene das mãos também é fundamental.

O presidente do TCE, conselheiro Ranilson Ramos fez um apelo aos servidores e visitantes sobre a importância da recomendação. “Os números de Covid no Estado voltaram a crescer. Temos notícia que uma nova subvariante do vírus está em circulação entre nós e isso só reforça a necessidade de redobrarmos os cuidados e a proteção”, afirmou o conselheiro.

Prefeitura de Petrolândia informa: Tá na conta dos servidores municipais a 1ª parcela do 13º salário

 


Tá na conta! 

Pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário já está na conta dos servidores municipais.

Aqui tem compromisso com o funcionalismo público, uma nova história.

Divulgação/  Prefeitura de Petrolândia

Flamengo segue líder em nova pesquisa sobre tamanho das torcidas; veja ranking

 

Uma pesquisa da Sport Track, divulgada nesta terça-feira, em um relatório da consultoria Convocados, em parceria com a XP, mostrou que o Flamengo segue sendo o time de maior torcida do Brasil. Segundo o levantamento, o time carioca tem a preferência de 24% dos brasileiros, um números maior do que os 22,5% em 2020 e 19,5% em 2018. O Rubro-Negro é seguido por Corinthians (18%), São Paulo (11,5%) e Palmeiras (9,8%).

Outro número que chama atenção é em relação ao Vasco. O Cruzmaltino viu o Grêmio, que já tinha aparecido à sua frente na última pesquisa, se consolidar ainda mais como a quinta maior torcida do Brasil. O time carioca aparece com 4,1%, enquanto os gaúchos surgem com 4,7%. No entanto, na média geral do levantamento, que é feito desde 1992, o clube da Colina segue em vantagem.

Lula sobre suposto pedido de Bolsonaro a Biden: “É se humilhar demais”


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comentou, nesta terça-feira (14/6), a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ajuda do presidente norte-americano Joe Biden para vencer as eleições no Brasil. A informação foi divulgada pela agência Bloomberg e refere-se ao encontro privado do atual presidente brasileiro com o mandatário dos Estados Unidos, durante a Cúpula das Américas, realizada na semana passada, em Los Ângeles, na California.

“Quando ele (Bolsonaro) fala que a conversa (com Biden) foi extraordinária, que foi fantástica, diga o que conversou. Diga qual foi o acordo”, desafiou Lula em entrevista à rádio Vitoriosa FM de Uberlândia (MG).

“Ele foi lá, segundo a imprensa americana, pedir para o Biden não deixar eu ganhar as eleições? Será que isso é verdade? Eu vi ontem na imprensa americana que o presidente Bolsonaro foi aos Estados Unidos pedir para o Biden ajudar ele a nao deixar eu ganhar as eleições. Por Deus do céu, eu não acredito que seja verdade. Porque isso é se humilhar demais”, criticou o petista.

Após a repercussão da notícia, Bolsonaro negou que tenha feito o pedido, mas não revelou o conteúdo de sua conversa com o presidente norte-americano.

Lula ainda criticou as sucessivas motociatas realizadas pelo atual presidente dizendo que esses eventos servem para que Bolsonaro não precise conversar com o povo.

Paraná Pesquisas: em SC, Bolsonaro lidera com 45,1% e Lula tem 29%



Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, com eleitores do estado de Santa Catarina, aponta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera as intenções de voto para o Palácio do Planalto nas eleições de outubro. De acordo com levantamento estimulado, divulgado nesta terça-feira (14/6), 45,1% do eleitorado catarinense pretende votar no atual chefe do Executivo, contra 29% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o segundo colocado.

De acordo com a versão estimulada, na qual é apresentada uma lista de nomes ao entrevistado, a diferença entre os dois candidatos é de 16,1 pontos percentuais. Esta é a primeira consulta feita pelo instituto no estado, este ano, para saber em quem os eleitores pretendem votar nas próximas eleições para presidente da República.

Na sondagem, Ciro Gomes (PDT) aparece no terceiro lugar, com 6,2% de intenção de votos; seguido de Vera Lúcia (PSTU), que tem 1,6%. Na 5ª posição, a pré-candidata do MDB, Simone Tebet, soma 1,4%.

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta (15/06/2022 a partir das 14 h00; Confira novos serviços em ortopedia e agende sua consulta

   

A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62, informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira 15 de junho de 2022, a partir das 14h00.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às sextas-feiras a partir das 08h;00.

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira 14 de junho de 2022

 

Petrolândia: Mastologista Dr. Paulo Lucena atende nesta terça (14/06/2022) na CLIMAGEM a partir das 08:00 da manhã

 

A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o mastologista Dr. Paulo Lucena Júnior atenderá nesta terça-feira (14/06/2022), a partir das 08h:00 horas da manhã.

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

Petrolândia: Dra Raylla França (Ultrassonografia e Clínica Médica) atende na Petroclínica nesta quarta (15); agende já a sua consulta!

 


A PETROCLÍNICA, localizada em Petrolândia na rua José Benedito da Silva, nº 42, no centro da cidade (por trás da Eletroléo), informa que Dra Raylla França (Ultrassonografia e Clínica Médica) atende nesta quarta-feira, 15 de junho de 2022.

Agende sua avaliação pelos números 87 3851-2333 ou 87 99805-0774 (inclusive WhatsApp).

Manoel Gabriel Neto exaltar o ensaio fotográfico de Luciano Menezes ''VELHA PETROLÂNDIA/PE: REMINISCÊNCIAS E SAUDADES''

Inenarrável esse trabalho de Luciano Menezes. Comunhão de sociologia e ensaio fotográfico, em sintonia com outro belíssimo trabalho sobre o MST, do titã Sebastião Salgado. Estendo meus parabéns ao Amigo Assis Ramalho,  xamã das nossas memórias, tenho dito, em seus grandes feitos e realizações, faz bendazeja diferença no cenário provinciano.

Um abraço.

Manoel Gabriel Neto
* Formado em Direito, atualmente o advogado petrolandense Manoel Gabriel Neto mora em Belo Jardim/PE    - reveja abaixo o ensaio fotográfico de Luciano Menezes 


VELHA PETROLÂNDIA/PE: REMINISCÊNCIAS E SAUDADES - Por: Luciano Menezes

VELHA PETROLÂNDIA – PE: REMINISCÊNCIAS E SAUDADES 
Projeto: Luciano Menezes.

Nos dados, referentes aos setores rurais do município de Petrolândia, percebemos um pouco da complexidade das estruturas agrícolas, dos trabalhos e, consequentemente, dos fatores econômicos convergentes. Fica, portanto, perceptível a heterogeneidade dessas comunidades rurais, principalmente pelas diversidades dos grupos e categorias existentes nas esferas fundiárias.

Em relação a essa diversidade dos grupos camponeses atingidos pela Barragem de Itaparica, Araújo (2000) denomina como diferenciação camponesa. Noutras palavras, essa diferenciação significava a existência simultânea dos fazendeiros, dos assalariados, dos granjeiros, dos comodatários, dos parceiros - meeiros, dos arrendatários, dos posseiros e pequenos proprietários.

No entanto, toda essa diferenciação camponesa que era encontrada nos grupos ribeirinhos do sertão de Itaparica, sobretudo em Petrolândia, passaria, abruptamente, por um deslocamento compulsório. Seria, portanto, restringida às limitações dos novos núcleos agrícolas.

Esses “fundos de memórias” também esboçam novos quadros das mentalidades religiosas. Surgem com os seus ex-votos cênicos que sobrepujam a denominada “fé dos simples”. Os elementos votivos constituem um ramo prolífico dos ex-votos. Podem utilizar suportes variados: madeiras, telas, cartões e papel. Assim, não podemos ignorar elementos sutis presentes nas imagens, muito embora, não seja possível adentrar totalmente nas subjetividades e predisposições dos fotógrafos.


Por: Luciano Menezes

Recorde de público na Orla de Glória (BA) consagra festa de Santo Antônio como a melhor da região



A Festa de Santo Antônio promovida pela Prefeitura Municipal de Glória (BA), na gestão do prefeito David Cavalcanti (PP), na Orla de Glória, no Balneário Canto das Águas, ”O Litoral do Sertão”, foi um grande sucesso de público.

Nesse domingo,12 de junho, com recorde de mais de 35 mil pessoas, o evento superou todas as expectativas da organização com as apresentações de Juninho dos Teclados, Helinho Ventura, Jonas Esticado e Cassinho JS.

O prefeito David comemorou o sucesso do evento, “O nosso quarto dia da festa de Santo Antônio foi sensacional com a presença de mais de 35 mil pessoas na Orla de Glória”.

A festa seguiu na tarde desta segunda-feira,13, com as atrações Nadson Silva, Eternos AmigisKadu e KADU Monteiro.

À noite na quadra Santo Antônio, próximo a Igreja Matriz, às 20h, acontecerá o encerramento da Trezena de Santo Antônio com o show católico da Banda Recomeçar.

Promovida pela Prefeitura Municipal de Glória, com segurança, espaço para dançar, comidas típicas e a contagiante alegria dos glorienses, a festa de Santo Antônio é a mais tradicional e popular do município, e nesse ano de 2022, está sendo considerada como a melhor festa da região.

Petrolândia: Clínica Jaques tem Tomografia & Raio X funcionando 24 horas com laudo em até 2 horas

 


O futuro chegou em Petrolândia e região: Clínica e Laboratório JAQUES traz o mais novo e moderno aparelho de TOMOGRAFIA MULTISLICE fabricado pela GE: o Revolution ACT, com funcionamento 24 horas - com resultados de laudos em até 2 horas

Secretaria Estadual de Saúde confirma circulação de subvariante BA.4 da ômicron em Pernambuco



Depois de um período de queda, a pandemia de Covid-19 volta a dar sinais de agravamento, mesmo que ainda distante daquele grau de severidade verificado na última onda de transmissão, no começo deste ano.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou, nesta segunda-feira (13), os dados de um novo estudo de sequenciamento genético feito em parceria com o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE), que identificou a circulação de mais uma subvariante da ômicron: a BA.4. Além disso, no Recife, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tem registrado um aumento nos chamados de pacientes com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Encontrada pela primeira vez em Pernambuco, a BA.4 se junta a outras duas subvariantes já detectadas no Estado, a BA.2 e a BA.1 - a última delas responsável pelo surto mais recente no Brasil.

De acordo com a SES-PE, das 101 amostras positivas para Covid-19 analisadas, nove foram identificadas como pertencentes à BA.4. Foram cinco mulheres e quatro homens, dentre 22 e 74 anos, que tiveram as coletas extraídas no período de 16 a 23 de maio. Sete deles moram no Recife e os outros dois, em Paulista e Jaboatão dos Guararapes. Oito foram assintomáticos e um teve sintomas leves. Nenhum desenvolveu quadro de maior gravidade.

Outro dado que chama atenção foi o fato de que a maior parte dos pacientes não tinha concluído a vacinação contra a Covid-19. Das nove amostras, seis eram de pessoas sem o esquema completo. Três não estavam imunizadas, duas não tinham recebido a terceira dose e uma só tinha registro da primeira aplicação.

Aumento no Samu

Senado aprova projeto que limita ICMS sobre combustíveis, conta de luz, comunicações e transportes



O Senado aprovou nesta segunda-feira (13) o projeto que limita as alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS, um tributo estadual) incidentes sobre combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. O texto-base da proposta foi aprovado por 65 votos a 12.

A proposta tem origem na Câmara, onde foi aprovada no mês passado com o objetivo de reduzir os preços, principalmente, dos combustíveis e da conta de luz em ano eleitoral. Os sucessivos reajustes nesses itens contribuem para o aumento da inflação, o que afeta negativamente a popularidade do governo.

Por isso, parlamentares que apoiam o presidente Jair Bolsonaro se mobilizaram para a aprovação da proposta em uma semana de feriado e em plena segunda-feira – quando, geralmente, não há sessões no Senado.

O texto foi aprovado com modificações propostas pelo relator Fernando Bezerra (MDB-PE), ex-líder do governo no Senado, e por senadores. Os senadores também aprovaram um destaque (sugestão de alteração no conteúdo do projeto), apresentado pelo MDB, que garante os pisos constitucionais da saúde e da educação e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) (veja mais abaixo). Por isso, a proposta voltará para análise dos deputados.