quarta-feira, setembro 13, 2023

Irmãos são mortos em ônibus escolar em Santana do Ipanema; suspeito é preso em Canindé do São Francisco/SE

Irmãos Lucas e Erick da Silva foram assassinados dentro de um ônibus escolar em Santana do Ipanema, Alagoas — Foto: Reprodução/Redes sociais

Dois irmãos foram assassinados dentro de um ônibus escolar quando estavam a caminho de casa em Santana do Ipanema, no Sertão de Alagoas, na terça-feira (12). O suspeito do duplo homicídio é outro estudante, que foi preso nesta quarta (13) na cidade de Canindé do São Francisco, em Sergipe.

Ao g1, a delegada Daniella Andrade, que investiga o caso, disse que o assassino premeditou a morte dos dois alunos após uma discussão que teria sido iniciada há duas semanas, dentro do mesmo ônibus escolar.

"Os dois irmãos faziam esse mesmo trajeto para escola desde criança e, segundo depoimentos, eles nunca arrumaram confusão. Há duas semanas, um dos irmãos acabou esbarrando a mão, sem querer, no autor, que não gostou e tentou a todo custo causar uma briga. Os irmãos chegaram a pedir desculpa. O autor, no entanto, esperou passar esses dias para matar os dois", disse a delegada.

Os irmãos são Erick Alves da Silva, de 18 anos, e Lucas Matheus da Silva, de 22. Segundo a Polícia Civil, eles foram esfaqueados nas costas. Um deles chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital, enquanto que o outro teve a morte confirmada dentro do ônibus escolar.

"O autor estava cursando o EJA e há pouco tempo fazia o trajeto no mesmo ônibus dos irmãos. Ele tem fama de gostar de confusão. No dia do assassinato, o autor estava no fundo do ônibus e surpreendeu os irmãos por trás, chegou a dar uma gravata em um deles e depois esfaqueou os dois nas costas", disse a delegada.

O suspeito do crime tem 26 anos. Após matar os irmãos, ele fugiu para Canindé do São Francisco, onde moram os seus familiares. A cidade sergipana faz divisa com Alagoas.

A Polícia Civil sergipana ajudou na localização e na prisão do criminoso, que foi encaminhado para o sistema prisional alagoano.

Por Vivi Leão, g1 AL

STF julga 8 de janeiro: Nunes Marques diverge de Moraes e pede pena de dois anos e meio

O ministro Nunes Marques, durante sessão do STF — Foto: Carlos Moura/STF/01-06-2023

Revisor das ações penais, o ministro Nunes Marques divergiu do relator, Alexandre de Moraes, e pediu a condenação de dois dos cinco crimes — dano qualificado e deterioração do patrimônio público. Neste contexto, a pena seria de dois anos e seis meses e não 17 anos como havia sugerido Moraes. Em sua fala, o magistrado afirmou que, nos atos do 8 de janeiro, não houve o intuito de abolir o Estado Democrático de Direito ou os crimes de associação criminosa e golpe de Estado.

STF julga 8 de janeiro: Alexandre de Moraes manda 5 recados; saiba quais são
'Intervenção militar', vídeo no Senado e doação: veja as acusações que pesam contra primeiro réu do 8 de janeiro

— Que a conduta do autor tenha ao menos intuito de abolir o estado democrático de direito. No caso em exame, não se demonstrou ameaça aos agentes políticos, com aptidão real para abolir o estado democrático de direito. Apesar da gravidade dos atos de vandalismo, não houve alcance para concretizar o objetivo dos manifestantes.

Durante sua fala, o ministro aproveitou para reiterar seu posicionamento contrário aos ataques antidemocráticos que ocorreram na sede dos Três Poderes naquele domingo.

— Ao que concerne os crimes de dando e patrimônio, há imagens e relatórios preliminares. A destruição do patrimônio por meio dos tristes e graves atos que vimos devem ser repudiados. Portanto, reitero meu repúdio.

Governadora Raquel Lyra realiza nesta quinta (14) escutas populares em Floresta e Serra Talhada


A governadora Raquel Lyra continua, nesta quinta-feira (14), as escutas populares presenciais do programa Ouvir para Mudar. As plenárias, que fazem parte do processo de construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, serão realizadas em mais dois municípios: Floresta (Sertão de Itaparica), pela manhã, e Serra Talhada (Sertão do Pajeú), à tarde. A governadora Raquel Lyra atenderá à imprensa nos locais dos eventos.

As primeiras escutas do Ouvir para Mudar foram realizadas no início do mês em três municípios do Sertão: Petrolina (São Francisco), Ouricuri (Araripe) e Salgueiro (Central). Nos três lugares, a população solicitou diversas propostas nas salas temáticas. Essas propostas vão guiar as políticas públicas que serão desenvolvidas em Pernambuco nos próximos anos.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Floresta
Horário: 8h
Local: Escola Técnica Estadual Deputado Afonso Ferraz

Serra Talhada
Horário: 14h
Local: Escola Estadual Methodio Godoy

Lula dá posse a três ministros e cria ministério para pequena empresa

 

Foto: Ricardo Stucket - Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse, nesta quarta-feira (13), aos ministros Sílvio Costa Filho, André Fufuca e Márcio França. O ato ocorreu em reunião privada, no Palácio do Planalto, com a presença de familiares e algumas lideranças políticas.

Novos integrantes do governo, os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumiram os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente. Lula formalizou o convite aos parlamentares na semana passada.

As negociações vinham ocorrendo há meses e marcam a entrada, no primeiro escalão do governo, do partido Republicanos e do Partido Progressista (PP) – este último tendo como principal expoente o presidente da Câmara, Arthur Lira, que participou do evento. Fufuca assume o lugar de Ana Moser, enquanto Costa Filho sucede a Márcio França, filiado ao PSB. França assume, agora, o recém-criado Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte

Republicanos e PP estão entre as maiores bancadas parlamentares na Câmara dos Deputados, onde o governo busca consolidar uma base de apoio para aprovação de projetos.

Silvio Costa Filho toma posse no Ministério de Portos e Aeroportos e agradece a Lula; vídeo

Lula e Silvio Costa Filho - Reprodução / Instagram

O pernambucano Silvio Costa Filho (Republicanos) tomou posse no cargo de ministro de Portos e Aeroportos nesta quarta-feira (13). A cerimônia foi fechada e realizada no gabinete presidencial. Assista à transmissão do cargo:

Em suas redes sociais, o parlamentar afirmou que "o desafio é grande" e agradeceu a indicação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Além de Silvio Filho, foram nomeados Márcio França no Ministério da Micro e Pequena Empresa e André Fufuca para o Ministério dos Esportes.

Por Blog da Folha


Petrolândia: Clínica MAIS SAÚDE divulga agenda de especialistas que atendem nesta quinta e sexta-fera 14 e 15/09/2023; Agende sua consulta

 

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolând

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta  quinta e sexta-feira 14 e 15 de setembro de 2023.

VEJA NOS QUADROS DISPONIBILIZADOS

Agende sua consulta pelos números 87 3851-0533 ou 87 99902-8197 (inclusive WhatsApp)

Petrolândia: Procura-se gato desaparecido da Quadra 04

  


Procura-se um gato grande, srd siamês, com rabo curto, que desapareceu da Rua Pedrina Gomes Barbosa, na Quadra 04. 

O gato, chamado Bebezão, não tem costume de sair de casa, deve estar perdido e muito assustado. 

Quem encontrou ou encontrar o Bebezão, por favor, entrar em contato pelo número/WhatsApp 99996-6677.


Blog de Assis Ramalho
Informações e fotos: Mônica Lisboa

“Uma verdadeira organização criminosa”, diz PF sobre gabinete de intervenção federal no Rio e compra de coletes

Coletes balísticos seriam comprados para intervenção militar no Rio, em 2018Fernando Frazão/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) afirma que constatou “uma verdadeira organização criminosa” durante a investigação do contrato de compra de 9.360 coletes balísticos pelo Gabinete de Intervenção Federal do Rio de Janeiro, em 2018.

Segundo a PF, no inquérito a qual a CNN teve acesso, a organização foi “responsável por operar a fraude na licitação e corromper servidores públicos para que [a empresa] CTU Security LLC lograsse êxito na celebração do firmado no processo de dispensa de licitação no valor total de US$ 9.451.605,60 [9 milhões de dólares]”.

Na apuração dos investigadores, foi identificada a divisão de tarefas bem definidas entre financiadores, operadores e servidores públicos para que a empresa norte-americana CTU vencesse sua primeira licitação no Brasil, mesmo sem sede, no valor de aproximadamente R$ 35 milhões na cotação da época.

A investigação começou após autoridades dos Estados Unidos avisarem ao governo brasileiro sobre a empresa norte-americana que tinha contratos com o Brasil com um investigado deles, o venezuelano Antonio Intriago, dono da UCT.

O ponto de partida deles foi a assassinato do então presidente do Haiti Jovenel Moïse em 2021, pelo qual Intriago foi preso e denunciado pelo crime.

Moraes vota por condenar 1º réu por atos golpistas e propõe 17 anos de prisão



* O STF começa a julgar nesta quarta-feira (13) os réus acusados pelos atos golpistas do 8 de janeiro

* Os ministros vão discutir os casos de 4 denunciados por invadir e depredar as sedes dos Três Poderes. Veja quem são e por quais crimes respondem

* A PGR pediu a condenação do 1º acusado e disse que 'golpe de Estado é página virada na nossa história'. Leia a matéria

* Alexandre de Moraes é o primeiro a votar porque é relator. Revisor, Nunes Marques vota em seguida

* No total, a PGR apresentou mais de 1.300 denúncias contra pessoas acusadas de participação nos atos.

*Ainda não há data dos demais julgamentos

*Últimas atualizações

* Rosa Weber chama intervalo. Na volta, quem vota é o ministro Nunes Marques, revisor dos processos.

*Moraes propõe a pena somada de 17 anos de prisão para Aécio, começando com regime fechado.

Brasileirão volta nesta quarta-feira, veja onde assistir e horário das partidas entre Fla x Atlético/PR e Inter e São Paulo


Após uma pausa de dez dias por conta da Data FIFA, o Campeonato Brasileiro volta a ser disputado na noite desta quarta-feira (13/09/2023).

Logo depois da novela Terra e Paixão, Gustavo Villani narra para todo o país – excetos os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo – as emoções de Flamengo e Athletico-PR, direto de Cariacica, no Espírito Santo, ao lado dos comentaristas Diego Ribas e Pedrinho.

Já as duas outras praças acompanham Internacional x São Paulo, na voz de Everaldo Marques e com as análises de Caio Ribeiro e Júnior. As equipes carioca e paulista iniciam na tarde do próximo domingo a decisão da Copa do Brasil.

Quarta-feira, 13 de setembro

21h30 – Flamengo x Athletico-PR (Campeonato Brasileiro – Série A)
Transmissão: TV Globo (exceto São Paulo e Rio Grande do Sul)

21h30 – Internacional x São Paulo (Campeonato Brasileiro – Série A)
Transmissão: TV Globo para São Paulo e Rio Grande do Sul

Por ge


STF julga primeiros quatro réus por depredação do Congresso e Planalto no 8/1



Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga a partir das 9h30 desta quarta-feira (13) os primeiros quatro réus pelos atos de 8 de janeiro.

A análise será feita oito meses depois dos ataques que levaram à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Os primeiros réus a serem julgados são acusados de participar da execução do vandalismo. São eles: Aécio Lucio Costa Pereira; Thiago De Assis Mathar; Moacir Jose Dos Santos e Matheus Lima De Carvalho Lázaro. Três deles continuam presos de forma preventiva.

Aécio Pereira foi preso em flagrante dentro do Senado. Thiago Mathar e Moacir dos Santos, no Palácio do Planalto – este último teve a prisão revogada no começo de agosto. Já Matheus Lázaro invadiu o Congresso, mas foi preso na região da Praça do Buriti, a cerca de 5 quilômetros da Praça dos Três Poderes.

Como vai funcionar o julgamento

O relator de todas as ações sobre o 8 de janeiro na Corte é o ministro Alexandre de Moraes. O revisor é Nunes Marques. O julgamento será feito de forma individualizada. Ou seja, cada réu responde a uma ação penal específica e cada ação será analisada separadamente.

Assim que começar a sessão, a presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, vai chamar as ações para julgamento e passar a palavra para Moraes.

Em cada ação, o ministro vai ler o relatório do caso, que é um resumo das movimentações no processo.

Na sequência, Nunes Marques pode completar o relatório com pontos que entender relevante.

Em seguida, a Procuradoria-Geral da República (PGR) terá uma hora para se manifestar e trazer argumentos e provas pela condenação do réu em julgamento. O órgão foi o responsável pelas acusações apresentadas à Corte.

Silvio Costa Filho e Fufuca serão recebidos por Lula em reunião fechada e tomam posse nesta quarta (13), sem cerimônia

Alexandre Padilha com novos ministros do governo André Fufuca (à esquerda) e Silvio Costa Filho (à direita) - Foto: Reprodução

Os novos ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e André Fufuca (Esporte) tomarão posse nesta quarta-feira (13) sem cerimônia no Palácio do Planalto, ao contrário do que aconteceu na última troca na Esplanada, com a entrada de Celso Sabino no Turismo.

Os dois novos integrantes do primeiro escalão do governo serão apenas recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um encontro fechado, pela manhã.

Márcio França, que vai deixar a pasta de Portos e Aeroportos para assumir o novo Ministério da Micro e Pequenas Empresas, também participará da reunião com Lula. A expectativa é que a assessoria da Presidência divulgue uma foto de Lula com os ministros. No último dia 6, quando foi anunciada a nova configuração do governo para acomodar o Centrão, o presidente não posou para imagens com Costa Filho e Fufuca.

Carnaubeira da Penha/PE: Festejos de Nossa Senhora da Penha: Um marco na prosperidade do município


Carnaubeira da Penha viveu recentemente um momento único em sua história, com a realização da 128ª edição dos Festejos de Nossa Senhora da Penha. Este evento, que já faz parte do DNA da nossa comunidade, não apenas preservou suas tradições, mas também trouxe consigo um inegável impacto positivo na parte financeira para o comércio local.

O Pátio de Eventos se transformou em um verdadeiro epicentro de celebração, com multidões lotando cada centímetro disponível. O entusiasmo caloroso contagiou a todos, demonstrando o poder de união que essa festa tem sobre nossa cidade.

O que realmente marcou esta edição, entretanto, foi o impacto econômico notável. O comércio local registrou um aumento significativo nas vendas, à medida que visitantes de diversas regiões chegavam a Carnaubeira da Penha, em busca de entretenimento, cultura e tradição.

 Confira abaixo atrações que abrilhantaram os Festejos de Nossa Senhora da Penha

Petrolandense Fernando Cruz é palestrante no evento Trakto em Penedo, Alagoas



 Foi anunciado na live do Ceo Paulo Tenório junto ao Domingos Braga representante comercial do Traktor os nomes que vão compor os profissionais palestrantes no evento trakto show da cidade de Penedo que acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro.

 Na oportunidade, os nomes anunciados foram evidenciados com grande expectativa durante o anúncio da live. O evento, que conta com dois palcos, sendo um chamado de Arena Trakto pertence ao centro de convenções no Hotel São Francisco, para  700 pessoas,  e o outro  palco nomeado de velho Chico com na proximidade da orla de Penedo Al, fazendo aquela interatividade que o trakto possui.

O evento tem o objetivo de aquecer a economia local, através dos conteúdos ministrados, transformando aprendizado em negócio, tirar ideias do papel,  desenvolver novos projetos e sobretudo, a transformação social.

Com várias adaptações de entretenimento, cultura, turismo, Inovação, empreendedorismo, moda, educação entre outros. Também acontecerá shows, exposições, apresentação 

que vem do apoio do SEBRAE e da prefeitura municipal de Penedo, através do prefeito Ronaldo e do secretário Jair cedendo a organização do Traktor show de Penedo.

Será primordial para você conhecer esse evento que promete várias surpresas . Penedo é o destino certo para você viver o traktor show.


Blog de Assis Ramalho

Filé-mignon fica 17% mais barato e é carne com maior queda de preço no ano


Imagem: Getty Images

O filé-mignon foi a carne com maior redução de preço no ano até agora, com queda de 16,95%, segundo dados da inflação oficial do país divulgados ontem (12/09) pelo IBGE. As carnes no geral tiveram uma queda média de 9,65% no acumulado nos primeiros oito meses do ano, e de 1,9% em agosto.

O que aconteceu

Dentre as carnes, o filé-mignon teve a maior queda de preço no ano. Em seguida vêm a alcatra (-13,46%) e o contrafilé (-11,77%). Todas os cortes do subgrupo carnes da pesquisa do IBGE tiveram queda de preço no ano. 

* O filé-mignon também é destaque de queda entre todos os alimentos que compõem o IPCA. O corte nobre foi o sexto item com maior redução de preço no ano, atrás apenas de cebola (-43,71%), laranja (-36,14%), óleo de soja (-28,86%), abacate (-25,79%) e batata inglesa (-19,33%).

* O segmento de aves e ovos teve queda menor, de 6,30%. O frango em pedaços caiu 11,69% no ano, enquanto o frango inteiro caiu 9,79%. Em compensação, os ovos tiveram alta de 12,94% no ano.

* Pescados acumulam alta de 3,12% em 2023. A tainha foi o peixe com maior alta (11,68%), seguida pelo caranguejo (7,28%), e pela tilápia (6,99%). Mas houve também reduções de preço no segmento. O peroá teve queda de 14,58%, seguido pelo serra (-6,43%)

* O grupo dos alimentos e bebidas teve deflação pelo terceiro mês consecutivo. Em agosto, a queda foi de 0,85%. No acumulado no ano, a redução média nos preços é de 0,31%. Carnes é o subgrupo com a terceira maior queda no acumulado do ano (9,65%), atrás apenas de óleos e gorduras (-17,35%) e tubérculos, raízes e legumes (-15%).

* A inflação geral do país, medida pelo IPCA, ficou em 0,23% em agosto. Em 2023, inflação acumula alta de 3,23%. Já nos últimos 12 meses, está em 4,61%.

Por que o preço da carne caiu e o que esperar

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira 13 de setembro de 2023

 














Confira demais manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Bolsa Família e BPC terão nova revisão; veja calendário de convocação


O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome dará início, neste mês, a uma nova fase de revisão cadastral do Bolsa Família. O processo também envolverá beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada). As datas de convocação para a revisão e de corte do benefício foram anunciadas pelo órgão nesta segunda-feira (11).

A revisão dos cadastros tem sido feita de forma constante pelo ministério, diz o órgão. Em agosto, 1,4 milhão de famílias tiveram o benefício bloqueado ou suspenso e não puderam sacar a parcela liberada no mês passado. Para ter cesso ao benefício, precisam atualizar seus dados no CadÚnico (Cadastro Único).

Do total de 21,1 milhões de famílias atendidas pelo programa em agosto, cerca de 19,7 milhões tiveram o benefício liberado, somando R$ 14,3 bilhões liberados. O benefício médio foi de R$ 686,04. No BPC, segundo dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), há hoje mais de 5 milhões recebendo o benefício. Nem todos serão convocados.

Nesta fase da revisão cadastral, entram no lote famílias que atualizaram o cadastro pela última vez em 2018 ou 2019. O ministério informa que, neste ano, a revisão irá se voltar apenas a quem está com o cadastro desatualizado.

Governo vai adiantar R$ 10 bi para estados e municípios por ICMS

Padilha (foto) diz que a medida mostra "mais uma vez, que o presidente Lula não vira as costas para os municípios" (foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, anunciou nesta terça-feira (12/09) que o governo federal quer adiantar R$ 10 bilhões aos estados e municípios para compensar perdas no ICMS durante o governo Bolsonaro. O pagamento seria feito em 2024, mas será adiantado para este ano.

Além disso, Padilha anunciou repasse de R$ 2,5 bilhões aos municípios para compensar a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em julho, agosto e setembro. Ambas as medidas serão incluídas no Projeto de Lei Complementar (PLP) 136/2026, que deve ser votado até amanhã (13/09) na Câmara dos Deputados.

"O presidente [Lula] nos autorizou a discutir uma antecipação dessa compensação de 2024 para já nesse ano, o que significa R$ 10 bilhões a mais de compensação do ICMS. Com isso, cerca de 25% vai para os municípios, ou seja, R$ 2,5 bilhões a mais para os municípios brasileiros", declarou Padilha a jornalistas na porta do Palácio do Alvorada, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúne ministros para discutir medidas de combate à tragédia no Rio Grande do Sul por conta das chuvas.

Lula tratará do tema em reunião

Demandas de Manari e Tupanatinga são encaminhadas ao Governo; encontro com secretário-adjunto da Casa Civil foi mediado pelo ex-prefeito de Inajá Leonardo Martins


Em encontro mediado pelo ex-prefeito de Inajá e ex-presidente da Codeam, Leonardo Martins, o secretário-adjunto da Casa Civil, Rubens Júnior, deu encaminhamento às principais demandas das lideranças políticas dos municípios de Marari e Tupanatinga.

Em Manari, entre as reivindicações do prefeito Júnior de Audálio (PP), estão a retomada dos calçamentos na cidade e no distrito de Umbuzeiro Doce, além do apoio estatal nas festividades que acontecem em dezembro no distrito de Cercadinho e no mês de janeiro na própria Manari. Já em Tupanatinga, o ex-prefeito Manoel Tomé (PSB) solicitou mais atenção para ações de fomento ao desenvolvimento econômico do município. Tudo isso só foi possível porque Leonardo Martins construiu um bom canal com a governadora Raquel Lyra (PSDB).

(Assessoria)

D-20 tomba e mulher de 27 anos morre ao pular do carro ainda em movimento em Água Branca-AL


D-20 tomba e mulher de 27 anos morre ao pular do carro ainda em movimento em Água Branca-AL. Foto: Redes Sociais

Uma mulher identificada como Viviane Lima de Oliveira, 27 anos, morreu após uma caminhonete modelo D-20 que transportava passageiros tombar no início da tarde desta terça-feira (12), no Povoado Ouricuri, zona rural do município de Água Branca, Sertão de Alagoas,

No local, populares relataram que o veículo realizava o transporte de passageiros da cidade à zona rural do município, quando acabou perdendo a força ao tentar subir a ladeira e desceu de ré. Viviane teria aberto a porta e pulado do carro ainda em movimento e acabou morrendo.

Segundo a Polícia Militar, os demais passageiros e o condutor do veículo sofreram apenas ferimentos leves. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) foram acionados e estiveram no local para recolher elementos que possam ajudar nas investigações das causas do acidente.

O corpo da mulher foi recolhido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Arapiraca.

Por Redação, sitepa4 (via Todo Segundo)

Brasil vence o Peru com gol de Marquinhos no fim e lidera as eliminatórias

Marquinhos foi o autor do gol da vitória da Seleção em Lima (Foto: ERNESTO BENAVIDES / AFP)

O segundo jogo da era Diniz nem de perto teve a facilidade da goleada sobre a Bolívia, mas terminou com resultado positivo que deixou a Seleção na liderança das eliminatórias sul-americanas. Nesta terça-feira, jogando em Lima, o Brasil venceu o Peru por 1 a 0, com gol de Marquinhos aos 44 minutos do segundo tempo - de cabeça, após escanteio cobrado por Neymar -, e manteve 100% de aproveitamento.
Panorama

O Brasil chega a seis pontos em dois jogos, mesmo número da Argentina, mas leva a vantagem no saldo de gols e fica com a primeira posição. O Peru tem um ponto e divide o sexto lugar com o Paraguai. Veja a tabela das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026!
O jogo

O Brasil teve mais posse de bola (61%) e finalizou mais vezes (9 a 5), mas em muitos momentos teve dificuldades para levar perigo. O goleiro Gallese fez uma boa defesa em cada tempo, em chutes de Neymar e Raphinha. Por outro lado, Ederson pouco teve trabalho nos 90 minutos. No decorrer da partida, Vanderson, Joelinton, Raphael Veiga, Gabriel Martinelli e Gabriel Jesus entraram na equipe comandada por Fernando Diniz.

Dois gols anulados

Lula anuncia R$ 1 bilhão do BNDES para o Rio Grande do Sul


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na noite desta terça-feira (12), que o governo federal vai conceder R$ 1 bilhão em empréstimos por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para ajudar a recuperar a economia do Rio Grande do Sul, que sofre com os efeitos devastadores de um ciclone extratropical que atingiu diversas regiões do estado na última semana. Além disso, Lula informou que mais 354 mil trabalhadores com carteira assinada poderão acessar os recursos depositados nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

"Tomamos a decisão de fazer uma concessão de empréstimo do BNDES de R$ 1 bilhão para ajudar a recuperar a economia de todas as cidades e, ao mesmo tempo, a liberação de R$ 600 milhões do Fundo de Garantia [do Tempo de Serviço] para atender 354 mil trabalhadores que têm Fundo de Garantia", disse o presidente em vídeo postado nas redes sociais após reunião, no Palácio da Alvorada, com ministros que fazem parte de um grupo de trabalho montado para lidar com a situação no estado do Sul do país.

"O que eu posso garantir ao povo do Rio Grande do Sul, ao povo da região que foi prejudicada pela chuva, é que o governo federal não faltará no atendimento das necessidades do povo da região, seja pequeno e médio empresário, morador, pessoas que perderam as casas. Vamos cuidar do povo com muito carinho porque o povo não pode sofrer do jeito que está sofrendo", completou Lula.

No último domingo (10), o vice-presidente Geraldo Alckmin esteve pessoalmente na região, quando ocupava interinamente a Presidência da República em função da viagem de Lula à Índia. Na ocasião, Alckmin anunciou a disponibilização de R$ 741 milhões em ajuda ao governo gaúcho. Alckmin visitou o município gaúcho de Lajeado, na região do Vale do Taquari, um dos mais atingidos, onde se reuniu com prefeitos locais, ministros e o governador Eduardo Leite.

As chuvas no Rio Grande do Sul, que começaram na segunda-feira da semana passada (4), já deixaram quase 50 mortos e cerca de 8 mil pessoas desabrigadas.

Por Agência Brasil