Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 6, 2016
Publicidade

Petrolândia: Corpo de Roque de seu Dedinha é sepultado sob muita comoção

Imagem
Sob muita tristeza e dor foi sepultado no final da noite desta quarta-feira (06), no cemitério local de Petrolândia o corpo de Roque Alexandre Costa da Silva, mais conhecido como Roque de seu Dedinha. Ele foi encontrado caído em sua residência (Belo Jardim), já sem vida, por volta das 19 horas de  ontem.

Roque é irmão de Joãozinho (Jojó) que morreu no dia 23 de novembro do ano passado, vítima de infarto. Róque Alexandre, que tinha 45 anos, é Filho de José Costa (seu Dedinha) e Maria Costa (dona Luguinha). Ele deixa esposa e um casal de filhos.

Nossos pêsames aos familiares enlutados

Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Arquivo da família

ONS admite o uso do volume morto de Sobradinho; redução da vazão para 800 m3/s tem início amanhã

Imagem
A decisão de reduzir ainda mais a vazão dos reservatórios do São Francisco foi desaprovada por algumas entidades presentes à reunião na ANA, que alegaram prejuízos com a nova resolução, entre elas o CBHSF (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) admitiu pela primeira vez a possibilidade de utilizar a água alocada no volume morto da barragem de Sobradinho, na Bahia, caso o capacidade hídrica do reservatório chegue a zero. No sentido de evitar o esvaziamento da reservatório, que sofre os efeitos prolongados de uma estiagem severa de quatro anos, alcançando atualmente um patamar de 2,11% no seu volume útil, a Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou nesta terça-feira (07.01), na sede da agência reguladora, em Brasília, o início dos testes de redução para os 800 m3/s da água que é liberada (vazão) pela represa.

Mesmo não defendendo formalmente o uso do volume morto, o diretor geral do ONS, Hermes Chipp, considera que esta retirada de água em …

Mancha de lama no litoral do Espírito Santo triplica de tamanho, avaliam órgãos ambientais

Imagem
Na terça-feira (5), dia em que se completaram dois meses do rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), o tamanho da mancha de lama que se espalha pela superfície do mar do Espírito Santo, a partir da foz do Rio Doce, triplicou de tamanho em relação a domingo (3), e não há prazo para que os rejeitos de minério deixem de ser despejados no litoral.

O acompanhamento é feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), órgão ambiental do Espírito Santo.

Apesar de ter apresentado um recuo de cerca de 90% entre 29 de dezembro e o último domingo de 168 quilômetros quadrados (km²) para 19,3 km², a dimensão da mancha voltou a crescer no dia seguinte, atingindo 66,6 km².

Portal do Sisu está no ar; candidatos já podem consultar vagas disponíveis

Imagem
Os candidatos a entrar no ensino superior público já podem consultar as vagas disponíveis no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A consulta pode ser feita por instituição, por cidade ou por curso no site do Sisu.

Na primeira edição deste ano, o Sisu vai oferecer 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior. As inscrições poderão ser feitas do dia 11 ao dia 14 deste mês.

Para participar da seleção, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e obtido nota acima de 0 na prova de redação.

Fernando Bezerra Coelho visita Paulo Câmara e Porto Digital

Imagem
Fernando Bezerra Coelho e Paulo Câmara
O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) fez uma visita no final da tarde desta quarta-feira (06/01) ao governador Paulo Câmara. Ele foi ao Palácio do Campo das Princesas saudar o governador pela passagem de ano e aproveitou para conversar com o chefe do executivo sobre projetos de interesse do Estado que tramitam em Brasília.

"Pernambuco tem a expectativa de contratar operações de créditos da ordem de 700 milhões de dólares e estou disposto a ajudar na tramitação deste processo e também nos demais convênios relativos a obras projetos de infra estrutura", disse o senador, para quem é importante manter a capacidade de atrair novos investimentos, garantindo geração de empregos e renda. Ele avaliou que, mesmo enfrentando dificuldades, o Governo do Estado fechou o ano passado com investimentos superiores a R$ 1,1 bilhão, um fato positivo.

Rodrigo Novaes recebe vereadores de Petrolândia e anuncia mutirão da cidadania no município

Imagem
Zé Pezão, Rogério Novaes, Rodrigo Novaes e Fabiano
Vereadores de Petrolândia visitaram hoje (07) o deputado estadual Rodrigo Novaes, que divulgou em sua página em rede social a reunião e anunciou a realização de mutirão da cidade no município. 
"Recebendo meus amigos de Petrolândia, vereadores Zé Pezão, o pré-candidato a prefeito Fabiano Marques e a vice-prefeito, Rogerinho Novaes. Fechamos a programação do mutirão da cidadania, ação da Secretaria da Infância e Juventude, objeto de nossa emenda parlamentar. Exames de visão, mamografia, próstata; identidade, Cpf; casamento, divórcio, torneio de futebol, corte de cabelo... São mais de 50 serviços que serão prestados. Outras cidades da região também serão contempladas", adiantou o parlamentar.
Blog de Assis Ramalho Com informaçõesFacebook Rodrigo Novaes

Paulo Afonso (BA): Cansado de ser assaltado, empresário fecha posto de combustíveis

Imagem
Flagrante de um dos assaltos ocorridos em 2015
Um empresário da cidade de Paulo Afonso resolveu protestar contra a falta de segurança depois que sucessivos assaltos o levaram a fechar seu Posto de Combustíveis (Posto Tucunaré), que fica localizado às margens da BA- 210, a 500 metros da Delegacia de Polícia, Bairro Tancredo Neves I.

O empresário ficou indignado pelos três últimos assaltos sofridos que não foram solucionados pela polícia só em 2015. O empresário explica que a loja está fechada e que teve que demitir os funcionários, mostrando indignação com as autoridades responsáveis pela segurança pública. O empresário tem outros postos, mas foi a primeira vez que teve que fechar um deles por causa de assaltos. O que mais intriga é a ousadia dos elementos é que o estabelecimento fica a poucos metros da delegacia local, mesmo assim eles não se intimidaram.

Falta de energia provoca arrastão no BTN

AABB de Petrolândia promove som ao vivo nos próximos sábado e domingo; Confira programação

Imagem
A direção do AABB-Petrolândia preparou uma programação especial para esse segundo final de semana do ano. No sábado (09) acontece, a partir das 21h, o Esquenta Sabadão com Amigos do Samba com Erickson Seduzyr
Preço da entrada R$ 5,00

No domingo (10), a partir do meio dia, será a vez da cantora Larissa Gomes animar o domingão na AABB. A entrada é grátis.
A direção do AABB-Petrolândia também comunica aos seus sócios e clientes que o Bar da sede esta com nova direção. A partir do dia 20 de dezembro do ano passado a dministração passou para o comando de Patrícia do 'Badalado'.
Os sócios da AABB-Petrolândia, localizada na Orla Fluvial da cidade, têm a oportunidade de curtir as opções de lazer no clube, como as piscinas.
A AABB tem mesas de jogos, quadras de esportes e campo, piscina e área de lazer para as crianças, em instalações seguras.

Associe-se e desfrute da ampla e equipada sede da AABB-Petrolândia, seu espaço de esporte e lazer na Orla Fluvial de Petrolândia, com acesso r…

Bandidos que mataram dois em acidente em Salvador faziam arrastão ,diz polícia

Imagem
Os suspeitos de assalto que estavam no carro que matou duas pessoas e deixou uma mulher gravemente ferida no bairro de Jardim de Alah faziam arrastão desde Itapuã, segundo a polícia. O acidente aconteceu por volta das 13h30 desta quarta-feira (06), em frente ao antigo clube do Vitória, no sentido da Pituba. Os quatro assaltantes estavam em um Corsa Classic branco roubado, com placa de Feira de Santana.

De acordo com uma vítima que não quis se identificar, dois homens entraram no restaurante Brasa e Mar, no bairro da Boca do Rio, por volta das 12h30. Eles entraram no estabelecimento se passando por clientes e, logo em seguida, anunciaram o assalto. Conforme a vítima, quatro mesas estavam ocupadas por clientes.

Durante o assalto, os dois homens roubaram pertences das vítimas e fizeram ameaças verbais. Ninguém ficou ferido no assalto.

De porta em porta, agentes de saúde tentam conter proliferação do Aedes aegypti

Imagem
Cada fêmea do mosquito transmissor dos vírus zika, dengue e chikungunya coloca 1.500 ovos que sobrevivem por 400 dias (Foto: EBC)
Agentes de vigilância sanitária, saúde e ambiental estão em várias partes do País batendo de porta em porta para falar à população sobre os riscos do Aedes aegypti e prevenção às doenças provocadas pela picada do mosquito.

Pela primeira vez, o mosquito circula em todo Brasil transmitindo, ao mesmo tempo, os vírus da dengue, chikungunya e zika. Esse último, o temido agente causador de má formação do cérebro em fetos (microcefalia).

Segundo as informações mais recentes do Ministério da Saúde, até o momento há 2.401 casos de microcefalia com 29 mortes no País, com o maior número dos casos surgidos a partir de novembro. Em condições normais, os casos de microcefalia no País não chegam a 400 por ano. Em 2014 foram 147 casos.

Enap abre inscrições para 30 cursos gratuitos a distância

Imagem
A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) oferece 30 cursos a distância, cujas inscrições estão abertas e devem ser realizadas diretamente no Portal da Enap. No final de todas as capacitações, que acontecem nos meses de fevereiro, março e abril de 2016, os alunos receberão um certificado de conclusão. Há cursos direcionados exclusivamente aos agentes públicos dos três poderes e das três esferas de governo, mas também há capacitações destinadas a quaisquer cidadãos.

- (URB) Acesso aos Recursos de Saneamento - Curso 1: Regras Gerais
- (ORC) Orçamento Público: Conceitos Básicos
- (PES) A Previdência Social dos Servidores Públicos: regime próprio e regime de previdência
- (CON) Gestão da Informação e Documentação - Conceitos básicos em Gestão Documental
- (ETI) Controle Social
- (ETI) Um Por Todos e Todos por Um - Pela Ética e Cidadania

Prefeitura de Manaus multa quem não previne reprodução do mosquito da dengue

Imagem
Manaus fiscaliza o mesmo local a cada 15 dias antes de multar (Foto: Prefeitura de Manaus/Divulgação)
Os donos de 70 imóveis de Manaus foram multados nos últimos três meses de 2015, porque as suas instalações apresentaram condições favoráveis à proliferação do aedes aegypti. O mosquito transmite a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. As multas podem chegar a R$ 37 mil. A definição do valor depende do número de criadouros e larvas do mosquito encontrados no local.

Segundo o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária de Manaus, Marco Fabris, a fiscalização foi maior nos imóveis considerados de alto risco para a doença como terrenos baldios e oficinas; ferros-velhos, áreas em construção e condomínios.

Petrolândia: No seu 35º ano de existência, o Mais Barato Supermercado sorteia 35 prêmios no próximo sábado (09)

Imagem
Mais Barato Supermercado, do empresário Djalma Santos, de Petrolândia, parceiro do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, comunica à sua clientela que no próximo sábado (09) será realizado o sorteio de 35 prêmios entre os seus clientes.

Esse ano o MaisBarato Supermercado, o preço sem concorrência, comemora o seu 35º ano de existência e na compras a partir de R$ 100,00 o cliente recebe um cupom onde concorre as premiações a ser realizado no sábado a tarde.

Mais Barato Supermercado
Org. Djalma C. Santos
Rua Cecília Delgado, 86 - Centro
Petrolândia (PE)
Telefone (87) 3851-1283

Redação do Blog de Assis Ramalho Fotos: Assis Ramalho

MPPE recomenda que prefeito de Santa Cruz do Capibaribe pague os salários dos funcionários públicos

Imagem
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao prefeito de Santa cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado, Edson Vieira, o repasse do percentual previdenciário de 3%, referente aos meses de janeiro a abril de 2015, o pagamento de férias e o 13º salário aos Servidores Públicos.

A decisão acata pedido do Sindicato Municipal dos Servidores Públicos de Santa Cruz do Capibaribe (SINDSERVIDORESSANTACRUZ), que alega o não cumprimento, por parte da Prefeitura, da Lei Municipal nº 2356/2014, que trata acerca da criação do Regime Próprio de Previdência Social, e da Lei Municipal nº 930/90, que instaurou o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.

CPRH monitora Buscada de São Gonçalo em Itapissuma

Imagem
A ação será educativa e visa orientar donos de embarcações e público participante sobre os cuidados ambientais no local do evento. Buscada de Nossa Senhora do Pilar, na Ilha de Itamaracá, também será fiscalizada.
No próximo dia 10, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio da gestão da Área de Proteção Ambiental (Apa) de Santa Cruz, realiza uma ação conjunta de educação ambiental no evento religioso Buscada de São Gonçalo, em Itapissuma, litoral norte de Pernambuco.

Durante a atividade, serão distribuídos informativos que orientam a população sobre a existência da Apa de Santa Cruz e da importância desta Unidade de Conservação para a região, além de conscientizar os donos de embarcações sobre sua responsabilidade por qualquer dano ambiental causado pelos barcos ou passageiros, tais como: despejo de dejetos dos banheiros das embarcações, resíduos de óleo e o despejo de lixo nas praias do local onde irá acontecer o evento.

Depois de crimes contra vereador e ex-secretário de Agricultura, SDS monta força-tarefa em Triunfo, no Sertão de PE

Imagem
Policiamento ostensivo vai ser intensificado em Triunfo. Foto: Cleide Galdino/DP
A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) determinou à Polícia Civil prioridade nas investigações dos crimes relacionados à política que se repetiram em Triunfo, no Sertão do estado, nos últimos dias. Na noite da segunda, o vereador e ex-policial militar Lucimar Feitosa, 42, do PSB, foi assassinado a tiros às margens da PE-320. Na terça-feira, mais de 20 disparos foram feitos contra o ex-secretário de Agricultura do município, conhecido como Nilson do Sindicato.

A SDS também determinou o deslocamento de equipes da Companhia Independente de Operações de Sobrevivência na Caatinga (Ciosac) e da Polícia Militar para reforçar o policiamento ostensivo na área.

As investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia de Triunfo e, embora seja a hipótese mais provável, a polícia ainda não pode garantir, sem a conclusão dos inquéritos, que os crimes tenham necessariamente relação com política.

Universidade de Pernambuco abre inscrições para cursos do Prolinfo

Imagem
A Universidade de Pernambuco (UPE) abriu o período de matrículas para os cursos do Programa de Línguas e Informática (Prolinfo). Estão sendo oferecidos os cursos de Português, Inglês, Espanhol, Informática e Computação Gráfica, e as inscrições devem ser feitas até o dia 31 de janeiro, exclusivamente pelo site do programa, onde constam todas as informações necessárias, no edital 2016.1.

O estudante paga apenas a taxa de matrícula no valor de R$ 230,00, renovável a cada semestre. A exceção é o curso de computação gráfica, cuja matrícula custa R$ 330,00. Nenhum dos cursos têm mensalidades.

As aulas são ministradas por estudantes de licenciaturas da UPE nos campi dos municípios de Recife, Camaragibe, Nazaré da Mata, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina. Os encontros acontecem dois dias por semana (aulas com 1h30) ou em um único dia por semana (com 3h00 de duração). Cada semestre letivo cursado equivale a 48 horas-aula. Os cursos têm diferentes períodos de duração, conforme suas cargas horár…

Não é o planeta que está em jogo, é a raça humana

Imagem
"É então este o triste destino que nos espera?", questiona Carlo Petrini, chef italiano e fundador do movimento Slow Food, em artigo publicado por Il Manifesto, 31.12.2015. A tradução é de Ivan Pedro Lazzarotto.

Eis o artigo.

Como está a saúde do planeta? Essa pergunta certamente não é fácil de responder, acima de tudo porque depende de uma infinidade de aspectos e fatores que não são simples de se avaliar sob um mesmo ponto de vista. Questionar-se sobre qual é a qualidade no nosso lar comum, todavia, não é somente um dever como habitantes, mas uma necessidade cada vez mais urgente dado que, evidentemente, do estado em que se encontra nosso planeta dependem todas as nossas possibilidades de sobrevivência como espécie humana. Talvez aqui esteja o primeiro ponto de reflexão: o que está em risco, devido às mudanças climáticas, a destruição dos recursos naturais, a utilização desenfreada do ambiente para fins produtivos e erosão dos frágeis habitats devido à pressão demográfica…

Renato Augusto confirma ida para a China: "Não tinha como dizer não"

Imagem
Sem uniforme e de maneira discreta, Renato Augusto encerrou sua passagem pelo Corinthians logo no primeiro dia de pré-temporada do clube em 2016. Em entrevista coletiva nesta quarta-feira, o meia confirmou a ida para o Beijing Guoan, da China, e classificou a proposta recebida como impossível de não ser aceita. Renato vai ganhar R$ 2 milhões mensais no clube chinês.

– A minha ideia inicial era ficar, tinha proposta muito boa da Alemanha, três vezes mais do que ganho aqui. Pensei em ficar, o Tite pesou um pouco naquele momento, mas depois chega uma proposta que é irrecusável. Tenho de pensar na minha família, no meu futuro. Sou um cara com histórico grande de lesões. Começa a pensar que tem uma oportunidade ímpar... – explicou Renato.

Logo depois, porém, o meia foi mais direto:

– Conversei com todos, entenderam e foram a favor. Chegou uma hora que não tinha como dizer não.

Uso de sementes crioulas na resistência camponesa em ambiente agroecológico

Imagem
"Os Bancos de Sementes Crioulas se constitui como uma das principais formas agroecológicas de resistência adotada pelos movimentos sociais camponeses e agricultores, em oposição ao avanço das sementes controladas pelas corporações, sejam sementes híbridas ou transgênicas", esclarece Roberto Naime, colunista, Doutor em Geologia Ambiental e docente na Universidade Feevale, em artigo publicado por EcoDebate, 05-01-2016.

Eis o artigo.

SARAVELLE (2014) manifesta que a chamada “revolução verde” promoveu o uso de insumos e sementes modificadas, produzidos e comercializados por corporações internacionais, resultando na perda da autonomia alimentar, cultural e da agrobiodiversidade dos camponeses e agricultores. A agroecologia busca compreender os fenômenos relacionados à agricultura, focando na Soberania Alimentar, em especial através das sementes crioulas.

Universidade de Pernambuco (UPE) divulga listão dos aprovados no SSA3; confira

Imagem
Resultado foi divulgado na reitoria da instituição pouco depois das 11h desta quarta (6) (Fotos: Katherine Coutinho/G1)

Ana Beatriz Sena comemora a aprovação no curso de Ciências Sociais
A divulgação do listão do Sistema Seriado de Avaliação 3 (SSA 3) da Universidade de Pernambuco (UPE), na sede da instituição no Recife, nesta quarta-feira (6), foi marcada por correria, lágrimas e abraços. Os portões foram abertos às 11h20 e, logo após o resultado, muitos feras aproveitaram para já raspar a sobrancelha ou cabeça para comemorar a aprovação.

Confira o listão dos aprovados no vestibular seriado da UPE.

Aprovada para o curso de Ciências Sociais, Ana Beatriz Sena ostentava com orgulho o curativo que escondia a sobrancelha raspada. "Eu estou nervosa e feliz ao mesmo tempo. Tirei o primeiro lugar do meu curso e não esperava", explica Ana Beatriz. O fera Henrique Lavei conseguiu passar para Medicina pelo SSA. "O seriado é o melhor tipo de vestibular. Se você não vai bem em um an…

Petrolândia: Aniversariante do dia, Wniedia Bezerra recebe felicitações da família e de amigos

Imagem
Nesta quarta-feira, 06 de janeiro de 2016, familiares e amigos de Wniedia Bezerra do nascimento Lima (Academia C2) felicitam a jovem pela passagem do seu aniversário.

Blog de Assis Ramalho
Foto: Divulgação

Abeaço ensina a reciclar latas de aço pós-consumo

Imagem
Embalagens de milho, ervilha, creme de leite, figo e pêssego em calda são 100% recicláveis
Os alimentos enlatados são muito utilizados para preparar pratos das festas de Fim de Ano. Milho, ervilha, pêssego, ameixa, frutas em calda, leite condensado, entre outros, são procurados por sua praticidade e também pela qualidade. Por isso, a Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço) ensina a reciclar as latas de aço pós-consumo.

É muito simples reciclar, basta lavar e separar as latas para não misturar com o lixo orgânico. O indicado é aproveitar o produto ao máximo até que a lata esteja completamente vazia, para evitar o desperdício. “No caso das latas de alimentos o indicado é lavar com um fio de água para que não causem mau cheiro. Tampas de requeijão, geleias, molhos, sucos ou outros produtos, deve-se raspar os resíduos com uma colher e passar um papel toalha”, explica Thais Fagury, engenheira de alimentos e diretora executiva da Abeaço.

As latas separadas podem ser encaminhadas …

IBGE recebe autorização para abrir mais de 7 mil vagas

Imagem
Após receber autorização para abertura de mais de 82 mil vagas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) poderá abrir mais 7.825 oportunidades temporárias em um novo processo seletivo simplificado. Os profissionais devem atuar em pesquisas econômicas e sociodemográficas.
Do total de chances, 7,5 mil serão para o cargo de agente de pesquisa e mapeamento, 300 para agente de pesquisa por telefone e 25 para supervisor de entrevista por telefone.

De acordo com a portaria de autorização, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (6/1), os contratos terão duração de um ano com possibilidade de prorrogação de até três anos.

174 mil inscritos

CBF divulga calendário do futebol brasileiro para a temporada 2016; confira

Imagem
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o calendário esportivo para a temporada 2016. Assim como no ano passado, o Brasileirão não terá rodada realizada nas datas dos confrontos do Brasil nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

“Temos nossas diretrizes de trabalho passadas pelo presidente, e as medidas que tomamos seguem essa linha. Ouvimos os clubes, fazemos pesquisas com os torcedores e partimos para a atitude. Os jogos às 11h de domingo foram ampliados a pedido dos clubes. A cerimônia de entrada e a organização do entorno do gramado eram demandas do público, das emissoras e dos patrocinadores. Essa mudança no calendário é mais uma evolução”, afirma o diretor de competições, Manoel Flores.

Confira o cronograma completo das principais competições do calendário brasileiro para o próximo ano:

Codevasf fortalece inclusão produtiva no meio rural do norte da Bahia

Imagem
Foram atendidos os municípios de Abaré, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Casa Nova, Chorrochó, Curaçá, Glória, Jacobina, Jaguarari, Jeremoabo, Juazeiro, Macururé, Paulo Afonso, Pilão Arcado, Remanso, Rodelas, Santa Brígida, Sento Sé e Sobradinho (Foto: Divulgação/Codevasf)
Incentivar o desenvolvimento do meio rural gerando cada vez mais emprego e renda familiar. Esse é o objetivo da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio da Superintendência Regional de Juazeiro (BA), ao investir recursos da ordem de R$ 5 milhões na aquisição de máquinas e implementos agrícolas.

A concretização dessa iniciativa ocorreu na última quarta-feira (29), com a entrega de 31 kits agrícolas contendo tratores, roçadeiras, carretas, sulcadores, grades e arados para representantes de associações de pequenos produtores da Bahia.

Além disso, também foram distribuídos máquinas forrageiras, caminhões-pipa, um rolo compactador e um kit de equipamentos para proces…

Acidente com dois ônibus deixa 8 mortos e vários feridos em rodovia do PR

Imagem
Um dos ônibus envolvido no acidente ficou totalmente destruído (Foto: Gesli Franco / RPC )
Um acidente entre dois caminhões e dois ônibus durante a madrugada desta quarta-feira (6) deixou mortos e feridos em Engenheiro Beltrão, no noroeste doParaná. Às 11h50, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que oito pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas, três delas em estado grave. A colisão ocorreu na altura do km 213 da PR-082.

Os ônibus levavam trabalhadores rurais. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o motorista de uma das carretas tentou ultrapassar a outra, perdeu o controle da direção, e atingiu um dos ônibus. O veículo ficou totalmente destruído. O segundo ônibus conseguiu desviar do acidente e apenas saiu da pista. O motorista e os passageiros desse veículo não se feriram.

Fosfoetanolamina: Comissão de Ética analisará testes com substância contra câncer

Imagem
O coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Conselho Nacional de Saúde (Conep/CNS), Jorge Venâncio, informou hoje (6) àAgência Brasil que, até o final deste mês, deve ser dado um parecer final sobre o projeto de pesquisa clínica do governo paulista para os testes da substância fosfoetanolamina no combate ao câncer.

Ele afirmou que os profissionais da Conep analisaram, entre os dias 15 e 18 de dezembro último, a proposta apresentada. Na avaliação preliminar, segundo Venâncio, foi detectada a necessidade de mais esclarecimentos técnicos dos pesquisadores do Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP). Essas informações deverão ser repassadas à Conep até o próximo dia 18.

“A nossa expectativa é de que, antes do final do mês, tenhamos isso resolvido”, disse Venâncio. Cabe à Conep constatar se os procedimentos propostos asseguram os direitos dos pacientes de serem submetidos aos testes pelo governo paulista.

Fortaleza ensina receita deliciosa de Lasanha à Moda Barreado

Imagem
Informe publicitário

A Fortaleza, marca da M.Dias Branco S.A. Indústria e Comércio de Alimentos, ensina a preparar a suculenta Lasanha à Moda Barreado, que tem como toque especial os dois molhos: branco e de tomate. 
Lasanha à Moda Barreado

Ingredientes:

Recheio de Carne (Barreado):
3 cebolas grandes, picadas
3 tomates maduros, picados
3 dentes de alho, picados
100g de bacon, em cubinhos
1 kg de coxão mole ou patinho em cubos grandes
louro e salsinha a gosto
sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto

Molho Branco:
5 colheres (sopa) de Margarina Puro Sabor
5 colheres (sopa) de Farinha de Trigo Finna
2 litros de leite
sal, pimenta-do-reino e noz moscada a gosto

Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas desenvolvem telha sustentável

Imagem
Ecotelha é desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Divulgação Fapeam)

Pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estão desenvolvendo o protótipo de uma telha sustentável. Ela é feita, principalmente, com fibras naturais da Amazônia, como a malva e a juta, e com uma argamassa que inclui areia, resíduos de cerâmica e pouco cimento.

Essa composição, segundo o subcoordenador da pesquisa, o doutor em engenharia João de Almeida Melo Filho, dá mais resistência ao material e pode melhorar a sensação térmica nas residências localizadas nas regiões mais quentes do país. “Além de ter menos cimento em sua constituição, ela tem também areia, que se torna um material mais barato, além das fibras naturais. A matriz que utiliza o cimento é muito frágil e as fibras naturais é que vão dar a verdadeira resistência a esse material. O conjunto que a gente chama de "material compósito" vai produzir um material com maior resistência mecânica. E a gente já …

Afogados da Ingazeira: Patriota vistoria obras da Escola Domingos Teotônio, no Braz

Imagem
Em seu primeiro dia de trabalho em 2016, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, vistoriou as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Domingos Teotônio, no Bairro São Braz.

A obra está orçada em 648 mil Reais, e é uma parceria da Prefeitura com o Governo de Pernambuco. Serão utilizados recursos da Prefeitura e do FEM – Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios.

A Escola já não atende mais a grande demanda da comunidade escolar dos bairros São Braz, Sobreira (parte) e do Conjunto Residencial Laura Ramos. O objetivo da ampliação é transferir as nove salas de aula que hoje funcionam em anexos alugados pela Prefeitura, transferindo-os para a própria escola, garantindo instalações físicas e espaços pedagógicos adequados para Professores e alunos.

Barragem de Sobradinho tem baixo nível; teste para reduzir vazão começa amanhã

Imagem
Diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, em reunião sobre redução da vazão dos reservatórios das hidrelétricas de Sobradinho e Três Marias, no Rio São Francisco (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
As barragens do Rio São Francisco começaram o ano de 2016 apresentando números preocupantes. A começar pela maior delas: a barragem da Usina Hidrelétrica de Sobradinho (BA), onde encontra-se o terceiro maior lago artificial do mundo. O reservatório está com 2,11% de seu volume útil.

Nos três primeiros dias do ano, a vazão da barragem mostrou uma média de 970 m³/seg de água – o equivalente a 20,7% da média mensal histórica de vazão para o mês de janeiro, registrada entre 1931 e 2014 (4.677m³/seg). A pior marca para o mesmo mês ocorreu no ano passado: 1.106m³/seg.



Diante deste cenário, autoridades do setor de abastecimento de água e ambiental decidiram que, a partir de quinta-feira (7), terá início uma fase de testes para ver se é possível reduzir a vazão da represa de Sobradinho para 800 metros…

Petrolândia: Dois jogos dão sequência à 1ª Copa Super Mais Society nesta quarta-feira (06)

Imagem
Será realizado nesta quarta-feira(06) em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, mais uma rodada da 1ª Copa Super Mais Societyda Arena Society com os seguintes jogos;

20:45h: Baba do M x Expresso Tomate
21:45h Canarinho x Petrolândia FC

A Arena Society, administrada pelo jovem Bráulio Oliveira, conta com campo de futebol society, em grama sintética, bar, lanchonete, vestiário, banheiros, e espaço para eventos em geral, como casamentos, aniversários, confraternizações, churrascos e outras reuniões.

Para aluguel do espaço para eventos, agendamento de horários do campo na Arena Society e outras informações, entre em contato com Bráulio Oliveira, no celular (87) 9-9956-0236.
Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Paulo Câmara retira subsidio dado por Eduardo Campos e conta de luz ficou mais cara

Imagem
Lembra daquela promessa na campanha de 2006 e cumprida durante nove anos (tanto nos governos Eduardo Campos e João Lyra Neto como no primeiro ano do de Paulo Câmara), isentando de ICMS todo consumidor de energia elétrica que provasse ser de baixa renda? Já era! Desde o dia 1º, continuará com o benefício de não pagar 25% sobre a conta de energia da Celpe apenas quem consumir até 140 KWh/mês.

Isso quer dizer que mesmo estando cadastrada na companhia, agora uma família de baixa renda que consumir acima desse volume vai pagar o imposto sobre tudo o que for registrado no medidor. Uma conta de 140 kWh custa, hoje, R$ 35, e deve passar para R$ 50.

A decisão de voltar a cobrar ICMS nas contas de que quem consome acima de 140kWh/mês foi publicada no dia 22 no Diário Oficial (Decreto nº 42.527), que introduziu uma série de alterações na legislação. O decreto pôs fim ao convênio que vigorou desde o primeiro dia de governo de Eduardo Campos até o último dia 31.

ANA abrirá 6 mil vagas em cursos gratuitos sobre água a partir de 11 de janeiro

Imagem
A partir de 11 de janeiro, segunda-feira, a Agência Nacional de Águas (ANA) começará as inscrições para as primeiras vagas de 2016 em cursos gratuitos, na modalidade de ensino a distância (EaD). Os interessados pelas 6 mil vagas podem se inscrever através do sitehttp://eadana.hospedagemdesites.ws/ até 17 de janeiro ou antes desta data, caso todas as vagas sejam preenchidas. A seleção será feita por ordem de inscrição. A Agência oferecerá os seguintes temas:

• Introdução à Gestão Participativa (1000 vagas / 1 turma);
• Água e Floresta: Uso Sustentável da Caatinga (1000 vagas / 2 turmas);
• Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos no Nordeste (1000 vagas / 2 turmas);
• Lei das Águas (1000 vagas / 2 turmas);
• Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios (1000 vagas / 1 turma);
• Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias (1000 vagas / 1 turma).

PM e vigilante são sequestrados, espancados e assaltados no Sertão de PE

Imagem
Bandidos ainda levaram a arma ponto 40 do policial e três celulares.
Um policial militar, de 40 anos, e um vigilante, de 34 anos, foram sequestrados na noite da terça-feira (5) na PE-555 em Parnamirim, no Sertão pernambucano. O crime foi realizado por três homens que estavam em um carro de passeio na estrada e encontraram as vítimas trafegando do Povoado Jacaré para a cidade.

O PM e o vigilante foram espancados e colocados dentro do porta-malas do carro do policial. Eles conseguiram sair do automóvel, mas não conseguiram capturar os bandidos que fugiram levando, além do veículo, uma arma calibre ponto 40 e três celulares. As vítimas conseguiram abrigo na residência de um amigo.

Do G1 Petrolina

Coreia do Norte anuncia que realizou teste bem-sucedido com bomba de hidrogênio

Imagem
A Coreia do Norte anunciou nesta quarta-feira (5) que realizou, com sucesso, seu primeiro teste com uma forma mais poderosa de bomba nuclear, aumentando os desafios da política externa dos EUA e destacando os limites da capacidade da China de manter seu instável aliado sob controle.

A TV estatal norte-coreana noticiou que cientistas do país conduziram a detonação bem-sucedida de uma bomba de hidrogênio por volta das 10h desta quarta-feira, pelo horário local (11h30 de terça-feira, no horário de Brasília).

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) havia divulgado que um terremoto de magnitude 5,1 ocorreu por volta desse horário nas proximidades do local do teste nuclear, no nordeste da Coreia do Norte.

Especialistas dizem que ainda é incerto se os norte-coreanos desenvolveram a capacidade de construir uma bomba de hidrogênio. A magnitude da última explosão foi a mesma de um teste com uma bomba atômica realizado em 2013.

Peregrinos percorrem 190 quilômetros na X Caminhada de Santo Amaro, em Pernambuco

Imagem
Caminho de Santo Amaro (Fotos: Cris Dias) Por João Carvalho
Uma longa caminhada de fé, superação e disciplina. Fiéis, peregrinos, cheios de fé, partem na próxima sexta-feira (8) da Igreja Matriz de Santo Amaro, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, em direção à Igreja Matriz de Santo Amaro, na Praça dos Eucaliptos, na cidade de Taquaritinga do Norte, no Agreste do estado. Este ano, 70 pessoas, de vários estados, participam da caminhada.

O Caminho de Santo Amaro é um trajeto de 190 quilômetros em devoção ao Santo, padroeiro das duas cidades. A proposta é fazer com que os religiosos vivam a simplicidade, a humildade e a fraternidade, com paradas noturnas para reflexão. Ao longo dos seis dias, os fiéis vão vivenciar rituais de fé e viver as simbologias propostas pela organização.

Publicidade