segunda-feira, 1 de março de 2021

Petrolândia: MedClinic informa agenda de atendimento para essa semana; confira e marque sua consulta



Agende sua consulta pelos telefones: 87 9.9946-1544 - 87 38511879A MedClinic está localizada em Petrolândia na Av. Deputado Milvernes Cruz Lima, 292, na Orla de Petrolândia.


Blog de Assis Ramalho
Com informações da MedClinicDivulgação/MedClinic

Divulgação/MedClinic

Pernambuco proíbe atividades não essenciais das 20h às 5h durante a semana, e ao longo de todo o dia nos sábados e domingos



O Governo de Pernambuco, após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, anunciou, nesta segunda-feira (01.03), a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta em todo o Estado. Além disso, aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar. Também estarão fechados clubes sociais, praias e parques nos finais de semana. Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais. As medidas, anunciadas pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento, entram em vigor nesta quarta-feira (03.03) e são válidas até o dia 17 de março.

“Passamos o final de semana monitorando os dados da pandemia. O trabalho continuou nesta segunda-feira e, infelizmente, o cenário só se agravou, mesmo com a abertura de novos leitos de UTI. Estamos agora com 93% de ocupação em nossos leitos de terapia intensiva, e nada aponta para a melhora desse quadro. A contaminação e a hospitalização decorrentes da Covid-19 estão em aceleração, e precisamos reduzir o contato social para frear essa escalada dos números”, afirmou Paulo Câmara, lembrando ainda que supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina e serviços de delivery e pontos de coleta dos restaurantes permanecerão funcionando.

O governador anunciou também que o esforço de abertura de leitos de UTI continua. “Amanhã, teremos 18 novos leitos no Hospital Agamenon Magalhães em funcionamento, e até o final da semana chegaremos a 50 novas vagas. Estamos trabalhando com dedicação total para colocar em funcionamento a segunda maior rede de leitos de terapia intensiva do País”, reforçou Paulo Câmara, justificando que o cenário de aceleração da doença levou a taxa de ocupação para perto dos piores índices registrados no ano passado.

Nesta terça-feira (02.03), o governador estará em Brasília, para negociar a aquisição direta da vacina Sputnik. “Vamos buscar todas as possibilidades existentes para ampliar a imunização de todos os pernambucanos e pernambucanas”, finalizou.

Por Assessoria do Governo de Pernambuco

Lava Jato descartou grampo sobre tríplex por receio de ajudar tese de Lula de que ele não tinha envolvimento com o apartamento tríplex em Guarujá (SP)



A força-tarefa da Operação Lava Jato não incluiu em denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um diálogo captado em grampo telefônico que poderia dar voz à tese do político de que ele não tinha envolvimento com o apartamento tríplex em Guarujá (SP).

Procuradores do MPF-PR (Ministério Público Federal do Paraná) conversaram, em 13 de setembro de 2016, sobre a inclusão de um trecho obtido por meio de uma interceptação telefônica de Mariuza Marques, funcionária da empreiteira OAS, encarregada da supervisão do edifício.

"Pessoal, especialmente Deltan [Dallagnol, coordenador da Lava Jato], temos que pensar bem se vamos utilizar esse diálogo da MARIUZA, objeto da interceptação. O diálogo pode encaixar na tese do LULA de que não quis o apartamento. Pode ser ruim para nós", escreveu o procurador Athayde Ribeiro Costa.

Os diálogos, apresentados hoje pela defesa de Lula ao STF (Supremo Tribunal Federal), foram extraídos de mensagens obtidas por meio de um ataque hacker, alvo da Operação Spoofing.

O MPF-PR vem reiterando não reconhecer a autenticidade das mensagens, feitas em grupo no aplicativo Telegram. Procurado, o MPF-PR ainda não se manifestou sobre o ponto abordado pelos advogados de Lula na petição.

Marisa e a reforma

O procurador Athayde compartilhou com os colegas o trecho sobre o qual fez a observação. Para a Lava Jato, a interceptação telefônica deixava "claro que as reformas feitas no imóvel foram feitas no interesse de Marisa Letícia [esposa de Lula], e demonstrou a necessidade de ocultar essa informação.

Marisa possuía cota para um apartamento simples em um edifício da cooperativa Bancoop na cidade do litoral paulista. A cooperativa faliu e a OAS assumiu o empreendimento em 2009. O edifício ficou pronto em 2013. Marisa desistiu de sua cota dois anos depois, em 2015 —a Justiça paulista, inclusive, chegou a ordenar que OAS e Bancoop devolvessem valores referentes ao imóvel a Marisa. Ela e Lula chegaram a visitar o tríplex em 2014

. Uma conversa telefônica de Mariuza e Samara —a reportagem não identificou a interlocutora— indica porém que Marisa teria ligação com uma reforma no imóvel. O grampo é de 17 de novembro de 2015.

SAMARA: Putz! E a dona Mariza devolveu a cobertura, é isso? Tava no jornal outro dia? 
MARIUZA: É. Ela não quis pegar a cota dela. É isso mesmo. 

SAMARA: É sério? Eles devolveram? 
MARIUZA: Devolveram. Porque eles tinham cota né..da..cotas da BANCOOP. E aí ela por causa dessas... 

SAMARA: Não, mas se ela reformou a cobertura dela toda lá no Guarujá? 
MARIUZA: Pessoa, não pode falar, pessoa, aqui nesse telefone!

Em razão de Marisa ter desistido da cota, as mensagens de procuradores da Lava Jato dão a entender que o diálogo interceptado poderia ajudar na tese da defesa do ex-presidente e afastá-lo do imóvel. A grafia das mensagens foi mantida tal qual consta na perícia da defesa de Lula.

"Concordo com Athayde. eu não usaria esse dialogo [sic]. ao menos nao [sic] na denuncia", escreveu a procuradora Jerusa Viecili. Athayde, então, pergunta ao procurador Julio Noronha: "vamos tirar o dialogo [sic] da MARIUZA ne?" Noronha responde: "vamos".

O que a denúncia diz sobre a funcionária da OAS


A denúncia foi apresentada em 14 de setembro de 2016, um dia após as conversas. O diálogo com Samara não foi incluído na denúncia do tríplex, mas Mariuza é citada ao longo do documento.

Ela é apontada como uma das pessoas que confirmaria que o imóvel passou por um "um procedimento único, sem precedentes, da OAS Empreendimentos". Eletrodomésticos comprados para o imóvel foram entregues no apartamento tendo Mariuza como destinatária, afirma a denúncia.

A Lava Jato disse também que Mariuza foi enfática ao informar que:

*"Não houve, em nenhuma outra unidade, reformas estruturais e instalações de mobília e eletrodomésticos, tal como realizado no tríplex 164-A do Condomínio Solaris";

*"Não foram realizadas visitas de outros corretores e interessados na aquisição da unidade habitacional";

A denúncia não atribui a Mariuza a tese da Lava Jato de que o apartamento seria de Lula e sua família.iaecola

Lula foi condenado em razão do tríplex. O imóvel seria uma contrapartida por esquemas de corrupção envolvendo a OAS e a Petrobras. A sentença contra o petista, posteriormente, foi confirmada pela segunda instância da Justiça Federal e pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), o que levou à prisão do político. Ele está solto em razão de uma decisão do STF.

Defesa reclama de conduta da Lava Jato 

Para a defesa de Lula, capitaneada pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins, a interceptação telefônica de Mariuza "poderia subsidiar a Defesa Técnica do Reclamante [Lula]". "Quantas provas de inocência do Reclamante foram ocultadas?", questiona na petição enviada ao STF.

"A verdade, de qualquer forma, é que até mesmo a interceptação realizada contra a funcionária da OAS —sobre a qual não se tem notícia nos autos de origem— confirmou o que sempre foi dito pela Defesa Técnica: D. Marisa adquiriu e pagou uma cota e foi ao empreendimento pronto para verificar se havia interesse em utilizar a aplicação como parte do pagamento de uma unidade assumida pela OAS. E simplesmente não quis realizar a compra".

A defesa também pontua que a interceptação contra Mariuza não foi apresentada no processo do tríplex "para que ela fosse tratada como 'testemunha de acusação'".ecola

Jamil Chade e Nathan Lopes
Colunista do UOL, em Genebra, e do UOL, em São Paulo

Bandeira tarifária segue amarela em março e CELPE reforça dicas de economia no consumo de energia; confira



Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na última sexta-feira (26), que a bandeira tarifária segue amarela no mês de março, com custo de R$ 1,343 para cada 100kWh consumidos. Segundo a Aneel, a decisão de manter a cobrança se deve ao fato de “os principais reservatórios de hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional ainda apresentam estoques reduzidos para essa época do ano, em função do volume de chuvas muito abaixo do padrão histórico registrado entre setembro e janeiro”.

A Celpe, empresa do Grupo Neoenergia, lembra que é possível minimizar os impactos da cobrança extra das bandeiras tarifárias definidas pela Aneel todos os meses. Por isso, a distribuidora reforça a série de dicas de economia que divulga permanentemente e que podem ajudar os consumidores a mudarem alguns hábitos e atitudes do dia a dia, evitar o desperdício de energia elétrica e, claro, reduzir o valor da conta. Confira:

Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência)

Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas. Pesquise os modelos e potências para saber quais são mais eficientes. Na hora de usar, estude o manual para maximizar o uso e minimizar o gasto de energia.

Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora

Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. O monitor pode ser desligado sempre que o usuário se ausentar do ambiente. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.

Fique de olho no carregador de celular

Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, ele consome energia elétrica.

Aproveite a luz natural

Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.

Evite usar a função stand-by dos aparelhos


Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em "stand-by", o famoso "modo espera" que permite ligar o equipamento diretamente. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.

Escolha lâmpadas LED

Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais e consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais. Dê preferência sempre às lâmpadas de LED. Retire as lâmpadas fluorescentes compactas queimadas do bocal. O reator acoplado pode consumir energia, caso o interruptor esteja ligado.

Utilize a função “timer” das TVs

Evite dormir com televisores ligados. É um consumo de energia desnecessário. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.

Mantenha temperatura agradável do ar condicionado

Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar condicionado no calor. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor das contas. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.

DICAS DE SEGURANÇA CELPE

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “macaco” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone 116 da Celpe.

Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,7 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

Por: Companhia Energética de Pernambuco (Celpe)

Petrobras anuncia reajuste nas refinarias de 4,8% na gasolina e 5% no diesel, a partir desta terça (2)


A Petrobras anunciou, nesta segunda-feira (1º de março), novo reajuste nas refinarias de 4,8% na gasolina e 5% no diesel. Isso significa uma alta de R$ 0,12 no preço da gasolina para R$ 2,60 por litro e um acréscimo de R$ 0,13 no diesel para R$ 2,71 por litro. O reajuste passa a valer nesta terça (2).
Já o preço médio do gás de cozinha (GLP) para as distribuidoras passará a ser de R$ 3,05 por kg (equivalente a R$ 39,69 por 13kg), refletindo um aumento médio de R$ 0,15 por quilo (equivalente a R$ 1,90 por 13kg).

No ano, a gasolina já aumentou 42%, enquanto o diesel subiu 34% nas refinarias. Isso significou um avanço de 8,8% da gasolina nos postos de combustíveis no ano até esta segunda-feira. Se a alta anunciada nesta segunda-feira for repassada integralmente, a alta nas bombas de gasolina passará a ser de 14%.

Com a alta anunciada nesta segunda, chega ao fim a defasagem de 5% entre o preço da gasolina praticado pela Petrobras e o quanto o combustível deveria custar caso estivesse completamente alinhado com as cotações internacionais, segundo cálculos da corretora Ativa.

Aliás, o avanço dos preços foi o estopim para o presidente Jair Bolsonaro anunciar a substituição de Roberto Castello Branco pelo general Joaquim Silva e Luna no comando da Petrobras, em suas redes sociais, um dia depois do mais recente aumento.

A equipe do general já entrou em contato com a Petrobras para iniciar o processo de transição para a nova gestão da companhia, que deve ser iniciada entre o final de março e o início de abril. O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a realização de uma assembleia de acionistas da para aprovar o nome de Luna como conselheiro. O passo seguinte será elegê-lo presidente, no lugar de Castello Branco.

Em teleconferência com analistas para apresentar os resultados trimestral e anual da companhia, realizada na última quinta-feira (25), Castello Branco defendeu a política de preços de combustíveis da estatal, a Política de Paridade Internacional (PPI).

"É surpreendente dedicarmos tanta atenção ao tema da PPI no século 21. Petróleo é commodity, cobrada em dólar, não há como fugir", afirmou. "A empresa ainda é muito endividada, em dólar; como conciliar com receita em real?", disse o executivo, acrescentando que se o Brasil quer ser uma economia de mercado, tem que ter economia de mercado.

Por falar em resultado, a Petrobras teve o maior lucro trimestral da história das empresas de capital aberto no Brasil, segundo a empresa de análises econômicas Economatica. O lucro líquido foi de R$ 59,9 bilhões, um aumento de mais de 634% em relação ao mesmo período de 2019, quando havia lucrado R$ 8,15 bilhões.
Política de reajustes

Desde 2016, a Petrobras, que domina mais de 80% da oferta de combustíveis no país, adota uma política pela qual ela repassa integralmente a variação da cotação do petróleo, que é negociado em bolsas internacionais, para o preço da gasolina e do diesel que ela vende aqui. Como a cotação é em dólar, o preço também acompanha as variações do câmbio.

No ano, o dólar já subiu 8%, enquanto o barril de petróleo registra alta de 27,65% (em dólares).

Até 2018, essa correções chegaram a ser quase diárias, mas, depois da greve feita pelos caminhoneiros naquele ano, em protesto pelas altas do diesel, essas correções passaram a ser mais espaçadas.

Por: Natália Flach e André Jankavski, do CNN Brasil Business, em São Paulo

Petrolândia: Mês de março tem MEGA FEIRÃO DE PISOS E REVESTIMENTOS PISEBEM

Pisebem revestimentos, sempre presente na realização dos seus sonhos.  BR 316, nº 320 - Petrolândia-PE.

Durante todo o mês de março a Pisebem Revestimentos Petrolândia traz para você o mega feirão de pisos e revestimentos.

São produtos selecionados tipo A com até 40% de desconto à vista e 10% nos cartões além de argamassas à partir de R$6,99.

Não fique de fora dessa grande promoção.

Venha para o mega feirão de Pisos e Revestimentos Pisebem.

AV. Djalma Vanderlei, 320- BR 316

Pisebem revestimentos, sempre presente na realização dos seus sonhos.

Blog de Assis Ramalho
Informação: Pisebem Revestimentos Petrolândia 


Auxílio emergencial será de R$ 250 e irá até junho, diz presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira


Após o fim do auxílio emergencial, em dezembro, a pressão na sociedade pela volta do benefício parece ter incomodado o Planalto e o Congresso. Na manhã desta segunda-feira (1º/3), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse em entrevista ao jornal Fala Brasil, da Record, que o auxílio emergencial deverá voltar. Segundo ele, serão R$ 250 mensais até o mês de junho.

Após a entrevista, Lira anunciou a novidade em seu Twitter e falou também sobre a disponibilização de vacinas. "Anunciei que o governo vai entregar 140 milhões de vacinas para os meses de março, abril e maio. O assunto foi tratado ontem (domingo) na reunião com o presidente Bolsonaro. Também ficou acertado o auxílio emergencial, que deve ser de R$ 250 até junho", escreveu o deputado na rede social.

Na noite anterior, o presidente Jair Bolsonaro publicou uma foto ao lado de Lira e também do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Na publicação, apareceram também os ministros Eduardo Pazuello (Saúde), Paulo Guedes (Economia) e general Braga Netto (Casa Civil).

Na postagem, Bolsonaro adiantou que os assuntos tratados eram relacionados à vacinação, auxílio emergencial, PEC Emergencial, emprego e situação da pandemia. Segundo Lira, a reunião foi "bastante produtiva" e, além dos assuntos citados por Bolsonaro, o grupo também teria falado sobre o pacto federativo, que tramita no Senado.

Programa permanente

Lira revelou, ainda, que a perspectiva é criar, durante o período do pagamento do auxílio, um programa permanente de renda que permita atender aqueles que recebem o Bolsa-família e também novos beneficiários.

"A previsão é de que (o valor do auxílio) seja de R$ 250 por quatro meses, pagando em março, abril, maio e junho. Também com previsão de que, nesse período, tenhamos condições para criar um programa permanente, como Bolsa Verde-Amarela, Cidadã ou outro nome. Com possibilidade, dependendo das perspectivas, de um valor um pouco maior para atender também o Bolsa-família e os novos incluídos", disse ele.

Por Correio Braziliense

Petrolândia: Vereador Naldo da Ambulância solicita ao prefeito Fabiano Marques regulamentação de cargo de ''Condutor de Ambulância"

 

Na 3ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia [ legislatura 2021/2024], realizada na manhã de quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021, o vereador Ednaldo Cruz Oliveirs (Naldo da Ambulância - PSD), apresentou indicação para solicitação ao prefeito Fabiano Marques que viabilize as providências que fizerem necessária, objetivando o encaminhamento de Projeto de Lei ao poder legislativo, propondo a criação e regulamentação do cargo de ''Condutor de Ambulância"na âmbito da Administração Pública Municipal.

De acordo com a Lei Federal Nº 9.503 de 23 de setembro de 1997 - Código Brasileiro de Trânsito, através de alteração introdizida pela LeI 12.998/2014 Art. 145-A, o vereador salienta a necessidade de criar na estrutura funcional, ja existente, no município, a categoria de ''Condutor de Ambulância" havendo, neste contesto, a devida regularização dos profissionais, que hoje integram o quadro de motoristas de ambulância, como forma de reconhecimento, valorização e qualificação destes servidores públicos.

Urge salientar, ainda de acordo com o vereador, que o condutor de ambulância assume uma responsabilidade deferenciada, posto que, tem como função, lidar diretamente com vidas humanas em risco e situações de emergência.


O vereador também ressalta que, ainda neste contexto, cabe ressaltar que a normalização desta categoria proporcionará aos atuais condutores de ambulância, estabilidade em suas atribuições, bem como, qualificação específica, para o pleno exercício da profissão, despertando uma motivação extra para o desenvolvimento dos trabalhos. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Covid-19: Sem ação, em duas semanas Brasil viverá cenário de guerra, dizem especialistas


UTI leito
"Vamos ter pessoas morrendo em casa ou morrendo na porta dos hospitais, porque não vamos ter onde interná-las. Vamos ter um cenário de guerra”, avalia Thaís Guimarães, médica infectologista e presidente da Comissão de Infectologia do Hospital das Clínicas.

A análise ocorre no momento de maior recrudescimento da segunda onda da pandemia do novo coronavírus no país, em meio ao temor de um colapso no sistema público de saúde. O Brasil registrou na quinta-feira (25) o segundo maior número diário de mortes desde o início da pandemia, ao todo foram 1.541 óbitos por Covid-19 contabilizados em um período de 24h.

Em meio à crise da saúde pública, que ocorre nas cinco regiões do país, a CNN ouviu especialistas sobre as previsões para as próximas semanas epidemiológicas.

"O cenário da pandemia para as próximas semanas se revela dramático. O que foi vivenciado em Manaus é o que devemos ter no resto do país nas próximas semanas", diz Raquel Stucchi, professora da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Segundo a especialista, a alta transmissão da Covid-19 é um dos principais fatores responsáveis pelo agravamento da pandemia, assim como o deslocamento da faixa de idade dos pacientes internados para abaixo dos 50 anos — grupo que tende a aglomerar, em especial os jovens.

Para a professora de epidemiologia Ethel Maciel, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), as variantes da Covid-19 em circulação no país tendem a aumentar o índice de contaminação nas próximas semanas, principalmente quando combinadas com as aglomerações.

“O que podemos supor é que a P1 (variante identificada em Manaus) vai se tornar dominante e se espalhar rapidamente”, afirma.

Apesar da circulação acelerada das variantes, a epidemiologista avalia que os estados não devem colapsar ao mesmo tempo.

“Temos curvas epidêmicas diferentes em cada estado, por causa da adoção de medidas diferentes. É possível que a gente arraste essa pandemia no pior nível por mais tempo. Eu acredito que março vai ser muito ruim”, prevê.

"Se o país inteiro chegar ao nível de Manaus, com pessoas esperando tratamento de UTI, não é nem colapso, é tragédia. Médicos darão sentença de morte aos pacientes por conta do longo período de tempo esperando um leito.”

Ethel afirma que a vacinação em massa é a principal medida que poderia ser adotada para frear o avanço do vírus e suspender a transmissão das variantes.

“O que poderia mudar esse cenário é uma vacinação rápida, com mais de 1 milhão de pessoas sendo vacinadas por dia. Estamos colhendo agora a inação de 2020”, diz.
Efeito carnaval e colapso

A infectologista Raquel Stucchi explica que um colapso na saúde pública é caracterizado pela demanda de internação superior à capacidade de tratamento.

“100% de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) é o colapso instalado. Mas, acima de 90% já estamos em colapso, porque não temos como fazer a rotatividade de leitos”, explica Thaís Guimarães.

De acordo com dados revelados pelas secretarias de Saúde, pelo menos quatro estados brasileiros ultrapassam 90% da taxa de ocupação das UTIs.

A situação é mais crítica em Rondônia, que usa 97,5% de suas vagas. Depois aparecem Acre (93,3%), Roraima (92%) e Amazonas (91,9%) – os quatro localizados na região norte.

Apesar dos estados do norte estarem em colapso, diversas cidades de outras regiões do país vivem a mesma situação, como Araraquara, em São Paulo, que atingiu 100% da ocupação dos leitos de UTI no último dia 17 de fevereiro.

A crise no país ocorre poucas semanas depois do carnaval, cujas comemorações foram proibidas pelas autoridades em 202. No entanto, diversos casos de violações das medidas sanitárias foram observados neste período.

"O colapso está relacionado a este evento, mas não é só por conta do carnaval. Temos o efeito das variantes e das aglomerações que ocorreram naquele momento. Esses dois elementos tiveram uma combinação desastrosa. Mas pode ser que outras coisas estejam contribuindo para o agravamento da crise, e a gente não tem pesquisa para ter certeza”, diz Ethel Maciel.

Medidas restritivas

Segundo a epidemiologista Ethel Maciel, apenas medidas rígidas de restrição da circulação podem coibir o colapso.

"Deveríamos fazer lockdown, fechar tudo por 21 dias para evitar as mortes, mas não é possível neste momento por conta das pressões sofridas pelas autoridades. Deveríamos ter um plano nacional. O que fizermos agora vai refletir daqui 15 dias. A gente precisa de um pacto social para salvar vidas”, diz a professora.

Segundo levantamento da CNN, há oito estados em que há algum tipo de toque de recolher está em vigor: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Piauí e São Paulo. Na sexta-feira (26), o governo de SP decretou o retorno da Região Metropolitana de São Paulo para a fase laranja.

Em São Paulo e no Distrito Federal, os governadores adotaram medidas de restrição de circulação no período da noite.

Para a infectologista Thaís Guimarães do Hospital das Clínica, as restrições não são suficientes para evitar o colapso que se anuncia.

“A medida restritiva das 5h às 23h ou das 20h às 5h não adianta nada, porque é de manhã que as pessoas estão circulando nas ruas”, afirma. "Precisamos impedir que as pessoas usem serviços não essenciais, como restaurantes e bares.”

Apesar da recomendação dos especialistas de que reuniões sejam evitadas, cidades como o Rio de Janeiro voltaram às aulas no pior momento da pandemia. Em outros casos, como na Bahia e no Rio Grande do Sul, a Justiça vem intervindo na decisão de governadores de obrigarem o retorno dos jovens às escolas.

“É uma medida acertada não voltar às escolas em um momento de aceleração do vírus. Se a pandemia está acelerada no município, ela vai estar acelerada na escola porque ela está inserida nesse contexto”, diz Ethel Maciel.

Weslley Galzo, da CNN, em São Paulo

Galo que era explorado em rinha mata o próprio dono e é encaminhado para a delegacia

 



Um galo que era explorado em um rinha na Índia, matou o próprio dono com uma faca que tinha presa ao corpo. O homem agarrou a ave, quando ela tentava fugir antes de ser colocada na rinha. Nesse momento, a lâmina de 7 cm o atingiu a virilha.

O rapaz foi socorrido, mas morreu a caminho do hospital.

Segundo a autoridade policial indiana, pelo menos outras 15 pessoas estavam envolvidas na atividade, que se forem encontradas responderão por homicídio culposo e por organizar rinhas ilegais e apostas irregulares. Na Índia, a atividade é ilegal desde 1960, mas segue como tradição em áreas rurais, e no festival hindu de Sankranti.

Depois da morte do homem, o galo foi conduzido para a delegacia e mantido no local antes de ser transferido para uma fazenda. Quando o caso tiver andamento na Justiça da Índia, o galo será levado ao tribunal como evidência.

Por Portal Metrópoles

[VÍDEO] Padre da Paróquia de Guarabira (PB) chama Bolsonaro de “genocida” e “imoral”



O padre Adauto Tavares, da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarabira, Paraíba, fez um desabafo contra o presidente Jair Bolsonaro na manhã de hoje. O comentário do pároco, bastante indignado, foi realizado durante uma missa e versou sobre a condução do Governo Federal no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Ele chegou a chamar Bolsonaro de "imoral", "irresponsável" e "genocida". “Nós estamos em uma pandemia, não estamos numa brincadeira. Já basta aquele desorientado do presidente da República, que não tem moral. É um imoral. A palavra é essa. O presidente da República do Brasil é um imoral. Um homem que não tem moral nenhuma. É um irresponsável", criticou. "Eu estou com vontade de dizer outra coisa, mas não vou porque é pecado dizer na missa", prosseguiu.
 

"Podemos dizer (que é) um genocida, alguém que tem prazer em matar, em tirar a vida das pessoas. Até os aliados dele, como o primeiro-ministro de Israel, com um megafone na rua pedindo o povo para ficar em casa. E esse irresponsável sai no meio da rua, sem máscara, aglomerando, faltando com respeito às leis do Brasil. É um homem que não tem moral. Repito várias vezes: é sem moral. E quem vota nele também porque a gente precisa ter respeito pela vida dos outros. O Brasil está aí porque não tem planejamento", continuou o padre Adauto.

Via Blog do Magno

COMEÇA HOJE! Petrolândia inicia nesta segunda-feira (01) a vacinação dos idosos entre 80 e 84 anos de idade; Confira todos os locais de vacinação




Vacinação contra a COVID-19, FASE 02.

Petrolândia inicia nesta segunda-feira (01), a vacinação dos idosos entre 80 e 84 anos de idade.

Confira abaixo todos os locais de vacinação, horários e informações relevantes, através deste informativo.





Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação/Prefeitura de Petrolândia

Petrolândia conta com a Odonto Primus, a maior rede de clínicas odontológicas do Brasil

 

Odonto Primus, nova parceria de anúncio do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio AO LADO DE VAVÁ DO OURO - AGENDA PARA CONSULTAS 87 - 9.9968-3998. 

A cidade de Petrolandia conta com a maior rede de clínicas odontológicas do Brasil, a Odonto Primus

A Odonto está em 9 estados do Brasil oferecendo o que tem de melhor na odontologia nos serviços de restauração , tratamento de canal , estética , implantes , limpeza , extração dentaria , lentes de contato , harmonização facial , clareamento dentário.

A Odonto Primus está ocalizada na rua São Francisco ,07 - próximo a Clínica de Olhos Santa Luzia
Contato (87)9.9968.3998




Redação do Blog de Assis Ramalho