sábado, fevereiro 12, 2022

Ministro da Saúde pede aos pais que levem seus filhos para vacinar contra covid


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou hoje (12) de um ato de vacinação infantil contra a covid-19 em Maceió (AL). Durante o ato, o ministro vacinou duas crianças e voltou a afirmar que, até o dia 15 de fevereiro, o ministério vai distribuir vacinas suficientes para aplicar a primeira dose em todas as crianças de 5 a 11 anos no país.

Na ocasião, o ministro voltou a defender a não obrigatoriedade da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, mas fez um apelo para que os pais levem seus filhos para vacinar. Na terça-feira (8), Queiroga informou que após 55 dias da aprovação da primeira vacina para uso infantil contra a covid-19 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o percentual de crianças de 5 a 11 anos que tomaram a primeira dose de imunizantes contra a doença não passa de 15%.

“Vamos disponibilizar as vacinas para os pais e eu exorto a cada pai e cada mãe que levem seus filhos para a sala de vacinação”, disse.

Queiroga também criticou a aplicação de uma segunda dose de reforço das vacinas contra a covid-19 e disse que o país precisa avançar antes na aplicação da dose de reforço ou terceira dose. A aplicação de uma quarta dose foi levantada pelo governo de São Paulo e pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

Moradora de São Paulo busca em Petrolândia parentes do falecido sr Alexandre França


Utilidade Pública

Em contato com a redação do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, uma moradora de São Paulo informou que busca parentes do falecido sr. Alexandre França, que morava em Petrolândia. A sra Maria Helena de França, filha do senhor Alexandre, procura informações do seu irmão José, que reside ou residiu com Ivanete França, sobrinha de dona Helena. 

Qualquer informação sobre o paradeiro de Ivanete França e do sr. José, por favor, entrar em contato pelo whatsapp 87 99628-5351 para encaminhamento à família interessada. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Prefeitura de Petrolândia vai disponibilizar transporte gratuito para estudantes universitários


Realizando mais um compromisso, a administração municipal disponibilizará transportes totalmente gratuitos para os estudantes universitários cadastrados.

Algo inédito em Petrolândia, onde ANTES os alunos pagavam 50% dos transportes e AGORA não precisam pagar mais nada.

São quase 250 estudantes que serão beneficiados, motivando o acesso à educação e proporcionando o conforto necessário no deslocamento. 

Mais detalhes no vídeo abaixo


Divulgação/Prefeitura de Petrolândia

Efeitos das mudanças climáticas já são sentidos na Bacia do São Francisco

“As cidades têm que se preparar, não para reverter, porque já está sinalizado em todas as cidades ribeirinhas o nível que a água pode atingir de acordo com a quantidade de vazão liberada. Então, o que precisa é que as cidades cumpram com as normas e não permitam construções ou ocupação da agricultura nessas áreas", ressalta Almacks Luiz Silva (Foto: Reservatório de Itaparica por Lúcia Xavier/Arquivo BlogAR)

Quando se falava nos efeitos da ação humana sobre o meio ambiente e mudanças climáticas em 1972 na primeira conferência ambiental do mundo, a Conferência de Estocolmo na Suécia, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), os discursos pareciam citar uma realidade distante de muitas gerações. Mas a conta chegou. As mudanças climáticas já são um fato consumado e repensar as atitudes individuais e coletivas se tornou ainda mais urgente. Na Bacia do Rio São Francisco, única inteiramente brasileira, é possível perceber como estes efeitos têm determinado a mudança de alguns padrões naturais e influenciado tudo à sua volta.

Desde o final do ano de 2021, a intensidade das chuvas registradas em toda a bacia do São Francisco, de acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) esteve acima da média, resultando no atual cenário de cheia. O fenômeno natural que não se via há muito tempo é provocado pela combinação de diferentes fatores como a ocorrência da La Niña, o aumento da temperatura dos oceanos e a ocorrência da Zona de Convergência do Atlântico Sul.

A situação de cheia na bacia do São Francisco, bem-vinda para todos que dependem das águas do Velho Chico, emite ainda um alerta importante. De acordo com o secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Almacks Luiz Silva, essa cheia quebra um ciclo histórico de pelo menos quatro outros eventos naturais acontecidos exatamente em intervalos de 30 anos.

“Com essa cheia, já percebemos que o cenário mudou. Em 1919, 1949, 1979 e 2009 ocorreram as grandes cheias em toda a bacia, sem considerar o trecho incremental do rio. Por exemplo, no estado do Pernambuco, há uns 12 anos houve uma grande cheia no rio Ipanema, que nasce no Pernambuco e deságua em Alagoas. Quando ocorre cheia nos rios afluentes, como o Paracatu e outros que estão a jusante de Três Marias, pode também ocorrer nesse trecho incremental, mas não em todo rio. Os afluentes baianos, como o Carinhanha, o Grande e o Corrente podem contribuir com cheias para Sobradinho, mas não no rio todo. É por isso que separamos as grandes cheias das cheias incrementais, e é exatamente nesse aspecto que temos vivenciado uma mudança. Da última cheia, em 2009, para a atual, em 2022, passaram-se 13 anos apenas, muito menos do que os habituais 30 anos, e isso mostra uma tendência de que a bacia tenha, a partir de agora, períodos irregulares de cheia”, explicou.

SEBRAE-PE apresenta projeto de acesso à tecnologia para Caprino-Ovinocultura no Polo da Rota do Cordeiro no Sertão Pernambucano


O SEBRAE-PE, realizou na última quinta-feira, 10/02/2022, reuniões nos municípios de Floresta, Belém do São Francisco e Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. As palestras foram realizadas pela coordenadora de projetos, Raquel Alice da Silva, da Unidade do Sebrae de Serra Talhada e contou com a participação do consultor e especialista na atividade da Ovinocaprinocultura, José Lucas, da Super Berro.

Durante as reuniões foram apresentados os principais objetivos do Projeto de Acesso à Tecnologia para a Caprino-Ovinocultura dos Sertões de Pernambuco, projeto referente ao Edital de Chamamento Público 02DGFIAP/2021, da ADEPE – Agência de Desenvolvimento de Pernambuco, do Programa Força Local. A coordenadora do Sebrae, Raquel Alice, destacou que serão contemplados os criadores de caprinos e ovinos que foram capacitados e assistidos pelo Sebrae-PE, através do programa da Super Berro. Concluiu, enaltecendo o apoio e esforço de José Patriota, presidente da AMUPE - Associação Municipalista de Pernambuco, e Álvaro Eugênio, que atualmente está na assessoria técnica da FAEPE – Federação de Agricultura de Pernambuco.

O coordenador da Rota do Cordeiro no Polo Sertão de Itaparica Pernambuco, Edmundo Gomes, acompanhou as reuniões e participou de visita a propriedade com potencial de produção na atividade de caprinos e ovinos.

Segundo Edmundo Gomes, uma das formas de melhorar a produtividade na ovinocaprinocultura, no Brasil é através do melhoramento genético. A produtividade de corte, aqui no Brasil, ainda é baixa. Um dos principais problemas é a baixa qualidade genética dos rebanhos. Como solução este problema se encontra no melhoramento genético. Esta semente que será plantada com este projeto, daqui a alguns anos, teremos resultados surpreendentes, como melhor qualidade de animais, resultando em um melhor preço de carne, aumento do consumo do produto e uma melhor competitividade.

As palestras também foram acompanhadas pelo Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, coordenador do Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER no Sertão de Itaparica, que destacou a importância e incentivos dessas ações promovidas pelo Sebrae para a sustentabilidade e sucesso dos negócios gerados no campo para os pequenos criadores.

Os municípios do Território do Sertão de Itaparica são atendidos semanalmente pela equipe da Agência do BNB Floresta/PE, cujo representante, o Agente de Desenvolvimento Adelmo Azevedo, participou das palestras.

Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Adelmo Azevedo e Edmundo Gomes

Petrolândia: Assista à grande final do Mundial de Clubes da FIFA entre Palmeiras e Chelsea no Maria Fumaça; funcionamento deste sábado é até às 24 horas


Chegou o grande dia! Palmeiras e Chelsea (Inglaterra) decidem neste sábado (12) a final do Mundial de Clubes da FIFA. A partida começa às 13h30 (horário de Brasília), no estádio Mohammed Bin Zayed Stadium, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Em Petrolândia, o torcedor assiste as emoçoes da grande decisão no Bar e Restaurante Maria Fumaça; funcionamento deste sábado é até às 24 horas.

O Verdão teve duas oportunidades. Em 1999 perdeu a final para o Manchester United (Inglaterra), e no ano passado, caiu na semifinal para o Tigres (México). Apesar disso, o clube paulista alega ter conquistado o Mundial em 1951, mas a FIFA, entidade máxima do futebol, não contabilizou essa conquista como Mundial de Clubes.

Já os “Blues”, por sua vez, disputou o Mundial de Clubes em apenas uma oportunidade. Em 2012, o time londrino perdeu a para o Corinthians, que inclusive, é o maior rival do Palmeiras.

Usufrua das delícias do Bar e Restaurante Maria Fumaça, cada vez melhor - APROVEITE!








Blog de Assis Ramalho
Informação: Bar e Restaurante Maria Fumaça

Tacaratu: Maria Júlia Xavier, aluna da Erem João Batista de Vasconcelos, se destaca na redação do ENEM 2021

 


A rede estadual está em clima de festa com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O desempenho dos estudantes na redação tem movimentado bastante as redes sociais e as comunidades escolares.

Em Tacaratu, no Sertão de Pernambuco, Maria Júlia Xavier, aluna da Erem João Batista de Vasconcelos, foi destaque na redação do ENEM 2021 tirando 960 pontos.

Parabéns!

Blog de Assis Ramalho
Informação: Tacaratu Ontem, Hoje e Sempre


Agora é oficial: Danilo Cabral é escolhido para disputar o Governo de Pernambuco pelo PSB

O governador Paulo Câmara bateu o martelo sobre o nome de Danilo Cabral para disputar o Governo do Estado nestas eleições - Reunião aconteceu no gabinete do Governador Paulo Câmara nesta sexta-feira (11) (Foto: Redes Sociais Paulo Câmara)

O deputado federal Danilo Cabral será o pré-candidato a governador do PSB e os ajustes para o anúncio oficial estão sendo definidos em reunião, realizada nesta sexta-feira (11), no Palácio do Campo das Princesas. O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, veio pessoalmente a Pernambuco para se encontrar com o parlamentar, o governador Paulo Câmara e o prefeito do Recife João Campos, e bater o martelo sobre os detalhes da apresentação da candidatura que ocorrerá nos próximos dias - cumprindo o prazo estipulado para este mês de fevereiro.

A escolha de Danilo Cabral, de 54 anos, reforça a tese do "perfil político", que ganhou força entre os socialistas desde o reiterado posicionamento do ex-prefeito do Recife e secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Julio, de que não seria candidato a governador mesmo sendo o nome natural do partido. Dentro do PSB, a leitura que foi feita é que nestas eleições não caberia mais bancar um postulante desconhecido com características puramente técnicas, a exemplo da própria candidatura do governador Paulo Câmara, em 2014, e de Geraldo Julio, em 2012.

Primeiro porque há a ausência de uma liderança como o ex-governador Eduardo Campos, morto em um acidente aéreo, durante a disputa presidencial em 2014. Outro ponto é que o foco da disputa eleitoral será derrotar o bolsonarismo e trabalhar para eleger o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Inclusive, Danilo já fez sinalizações importantes ao líder petista, afirmando em suas redes sociais, que "Pernambuco é Lula" e que "2022 será o ano em que iremos devolver o Brasil aos brasileiros".

Justiça Federal de Sergipe determina que concurso da PRF reserve 20% das vagas para negros


A Justiça Federal de Sergipe determinou nesta sexta-feira (11) que todos editais e resultados preliminares do concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sejam retificados para garantir aos candidatos negros a reserva de 20% das vagas em cada etapa do processo e não apenas no resultado final.

A decisão foi do juiz titular da 3ª Vara Federal de Sergipe, Edmilson da Silva Pimenta, e tomada depois de uma ação ajuizada pelo Ministério Público Federal.

A medida de reservar 20% das vagas para candidatos negros em cada etapa do processo vale também para os próximos concursos realizados pela União.

De acordo com a Justiça Federal, os candidatos negros devem constar tanto na lista de aprovados da ampla concorrência como na lista dos aprovados das vagas reservadas a candidatos negros, porque, segundo o MPF, "a Lei de Cotas lhes garante o direito de concorrer concomitantemente nas duas modalidades."

Dentro do Batalhão em Pernambuco: PM é atingido por tiro e morre; colegas dizem que ele derrubou arma no chão ao trocar de roupa


Um policial militar morreu após ser atingido por um tiro dentro do batalhão em que trabalhava, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. O caso ocorreu na manhã desta sexta-feira (11), e, segundo pessoas que trabalhavam com a vítima, o soldado Luan Chagas Ferreira derrubou no chão a arma, que disparou e o atingiu no peito.

O soldado, que não teve a idade divulgada, estava na sede do Batalhão Henrique Dias, o 6º Batalhão da Polícia Militar. Luan Chagas Ferreira foi aprovado em primeiro lugar no concurso da PM no ano de 2018. O 6º BPM fica na Estrada da Batalha, no bairro de Prazeres.

Funcionários do batalhão, que preferiram não se identificar, disseram que ele estaria trocando de roupa no momento em que derrubou a arma, o que ocasionou o disparo. A Polícia Militar informou que "as evidências apontam para um disparo acidental, mas isso somente poderá ser confirmado após a conclusão do trabalho dos peritos e do inquérito policial militar".

O policial militar foi socorrido para o Hospital Guararapes, que fica na Estrada da Batalha, mesma avenida do batalhão, a cerca de dois quilômetros de distância. Segundo o hospital, a vítima já chegou morta à unidade hospitalar.

Colegas de Luan Chagas disseram que o policial aguardava uma autorização para se mudar para o interior do estado, onde nasceu. Recentemente, a transferência foi aprovada, pouco antes de ele morrer.

O g1 entrou em contato com a Polícia Civil para saber de que forma a investigação deve ocorrer, mas a corporação não se pronunciou.

Por G1 PE

Vacinação de crianças contra Covid é obrigatória? Aluno pode ficar sem aula? Veja tira-dúvidas

Na foto, Laysa Kerexu Mirim, menina indígena de 7 anos, aparece mostrando o cartão de vacinação contra a Covid-19 depois de ser imunizada em São Paulo, no dia 17 de janeiro. — Foto: Carla Carniel/Reuters

De um lado, baixos índices de vacinação infantil contra Covid-19 no Brasil (23,31% da população entre cinco e 11 anos). Do outro, fake news e dúvidas sobre a obrigatoriedade da imunização: a vacinação é obrigatória? Um filho pode ser vacinado se um dos pais não concordar? O que diz a lei e qual o posicionamento da Justiça para essas e outras situações?

O g1 conversou com especialistas para responder essas e outras dúvidas que atrapalham o sucesso da campanha de vacinação contra o novo coronavírus.

Veja a lista das questões a seguir, e na sequência, todas as respostas:

1 - A vacinação contra a Covid-19 para crianças é obrigatória?

2 - Qual o ponto que é usado para levantar dúvidas sobre a obrigatoriedade?

3 - Quais os estatutos e leis brasileiras tratam deste tema e o que dizem?

4 - A obrigatoriedade da vacina está em debate em instâncias superiores da Justiça brasileira?

5 - Um estado/município pode obrigar a vacinação infantil contra Covid?

6 - Os pais estão sujeitos a quais sanções e penalidades caso não vacinem os filhos?

7 ~ Qual o papel dos pais e responsáveis quando o assunto é a imunização dos menores de idade?

8 - Um dos pais diz SIM para a vacina e o outro diz NÃO. O que fazer nesse caso?

9 - Uma criança pode optar por não se vacinar, como citou Queiroga?

10  - Alunos poderão ser impedidos de frequentar as aulas caso não sejam vacinados?

11 - Pais podem pedir atestados que liberem os filhos da vacinação?