sábado, fevereiro 12, 2022

SEBRAE-PE apresenta projeto de acesso à tecnologia para Caprino-Ovinocultura no Polo da Rota do Cordeiro no Sertão Pernambucano


O SEBRAE-PE, realizou na última quinta-feira, 10/02/2022, reuniões nos municípios de Floresta, Belém do São Francisco e Petrolândia, no Sertão de Pernambuco. As palestras foram realizadas pela coordenadora de projetos, Raquel Alice da Silva, da Unidade do Sebrae de Serra Talhada e contou com a participação do consultor e especialista na atividade da Ovinocaprinocultura, José Lucas, da Super Berro.

Durante as reuniões foram apresentados os principais objetivos do Projeto de Acesso à Tecnologia para a Caprino-Ovinocultura dos Sertões de Pernambuco, projeto referente ao Edital de Chamamento Público 02DGFIAP/2021, da ADEPE – Agência de Desenvolvimento de Pernambuco, do Programa Força Local. A coordenadora do Sebrae, Raquel Alice, destacou que serão contemplados os criadores de caprinos e ovinos que foram capacitados e assistidos pelo Sebrae-PE, através do programa da Super Berro. Concluiu, enaltecendo o apoio e esforço de José Patriota, presidente da AMUPE - Associação Municipalista de Pernambuco, e Álvaro Eugênio, que atualmente está na assessoria técnica da FAEPE – Federação de Agricultura de Pernambuco.

O coordenador da Rota do Cordeiro no Polo Sertão de Itaparica Pernambuco, Edmundo Gomes, acompanhou as reuniões e participou de visita a propriedade com potencial de produção na atividade de caprinos e ovinos.

Segundo Edmundo Gomes, uma das formas de melhorar a produtividade na ovinocaprinocultura, no Brasil é através do melhoramento genético. A produtividade de corte, aqui no Brasil, ainda é baixa. Um dos principais problemas é a baixa qualidade genética dos rebanhos. Como solução este problema se encontra no melhoramento genético. Esta semente que será plantada com este projeto, daqui a alguns anos, teremos resultados surpreendentes, como melhor qualidade de animais, resultando em um melhor preço de carne, aumento do consumo do produto e uma melhor competitividade.

As palestras também foram acompanhadas pelo Agente de Desenvolvimento do BNB, Adelmo Azevedo, coordenador do Programa de Desenvolvimento Territorial – PRODETER no Sertão de Itaparica, que destacou a importância e incentivos dessas ações promovidas pelo Sebrae para a sustentabilidade e sucesso dos negócios gerados no campo para os pequenos criadores.

Os municípios do Território do Sertão de Itaparica são atendidos semanalmente pela equipe da Agência do BNB Floresta/PE, cujo representante, o Agente de Desenvolvimento Adelmo Azevedo, participou das palestras.

Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: Adelmo Azevedo e Edmundo Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário